Apesar do espanhol ser parecido com o português, não adianta achar que o “portunhol” vai te salvar toda vez que você precisar se comunicar nesse idioma. Se você gosta de explorar os países falantes dessa língua, ou pensa em trabalhar em áreas que utilizem o espanhol, é muito importante que você domine o conhecimento do idioma.

Nesse post você vai ver dicas de como aprender espanhol sozinho. Seja em cursos on line, vídeos, séries e podcasts, há diversas ferramentas que você pode usar. Assim sendo, continue lendo para conhecer mais sobre elas.


Como aprender Espanhol sozinho? Por onde começo?

Sei que pode parecer bem desafiador aprender um novo idioma do zero. Ainda mais se for sozinho. Mas calma, fique tranquilo, pois essa é uma coisa super possível de alcançar. Antes de tudo, você precisa ter em mente que sua dedicação é peça chave para o sucesso dessa empreitada.

Aliado com a dedicação, não esqueça do foco e da disciplina. Quando você estuda sozinho, tudo depende de você. Então, se sua intenção é realmente aprender espanhol sozinho, que tal já começar mudando o idioma do seu celular, assistir filmes e séries na língua, ouvir rádios locais, dentre outras ferramentas super práticas?

Com algumas mudanças diárias, logo você se sentirá mais confiante no espanhol. Quem sabe até já não arrisca uma viagem para um país vizinho para praticar seu aprendizado? No entanto, lembre-se de que você vai precisar praticar TODO DIA. A prática leva à perfeição, não é mesmo? Então com o espanhol não será diferente.

Continue sua leitura para aprender mais sobre algumas ferramentas que vão te ajudar muito em como aprender espanhol sozinho.

dicas para aprender espanhol
é importante se dedicar diariamente!

É fácil aprender espanhol?

Aqueles que ainda estão meio em dúvida sobre aprender uma outra língua sem um professor se perguntam se é realmente fácil aprender espanhol sozinho. A seguir, listei 3 motivos bastante convincentes de que é possível aprender espanhol por conta própria sem ser um gênio.

1. O espanhol é o segundo idioma mais fácil para se aprender:

Devido a sua proximidade com o português, o espanhol é a segunda língua mais fácil de se aprender para os brasileiros. Além disso, ele já é a terceira língua mais falada pelo mundo. Ele é falado em mais de 20 países! Você só tem a ganhar aprendendo espanhol.

2. Diversas palavras são semelhantes ao português:

Já percebeu que diversas palavras em espanhol são bem parecidas com o português? A gente até arrisca no famoso portunhol quando viajamos a um país de língua espanhola e não dominamos o idioma. Casa, beber, dormir, egoísta e rosa são apenas algumas das palavras que são idênticas nas duas línguas. Assim fica muito mais fácil né?

3. A gramática guarda semelhanças com o português:

Além do vocabulário, a gramática espanhola também guarda semelhanças com o português. Ambas trabalham com diversos tempos verbais e flexionam em gênero e número.


Leia também: Inglês para viajar: dicas para melhorar o inglês antes de viajar


Como aprender espanhol sozinho online?

Já que atualmente temos tanta tecnologia à disposição, nada melhor do que usá-la em nosso favor para aprender outras línguas. Existem tantas ferramentas na internet que só não aprende como falar espanhol sozinho quem não quer.

Para que você obtenha resultados mais consistentes, recomendo reservar horários em sua agenda como se fosse um curso regular. O início pode ser desafiador, mas nem pense em desistir logo de cara!

Vou compartilhar com você algumas ferramentas muito úteis que me ajudaram a melhorar muito no espanhol.

01. Lingopie

Lingopie é um aplicativo revolucionário que vai te ajudar muito em como aprender espanhol sozinho. Através de filmes e programas de TV ele vai te ajudar a desenvolver o novo idioma.

Os programas e filmes são exibidos com legendas no idioma original. Toda vez que você ver uma palavra ou expressão que não conheça, é possível clicar nelas para ver a tradução. Ao final, você trabalha com o vocabulário do vídeo. Além disso, o Lingopie aborda diversos aspectos gramaticais, listas de palavras e flashcards.

Sem dúvida, o que eu mais gosto no aplicativo é que eu posso estudar quando e onde eu quero. E nem preciso sair de casa se eu não quiser. Muito mais prático para quem possui uma vida corrida como eu.

Do iniciante ao avançado, o Lingopie está repleto de conteúdos atualizados e divertidos. Nunca foi tão fácil aprender um novo idioma sozinho.

como aprender espanhol
Lingopie é um app incrível para te ajudar a aprender espanhol sozinho!

02. Filmes para aprender espanhol

Em seguida, outra forma que vai te ajudar como aprender espanhol sozinho são os filmes. Eu adoro passar um tempão assistindo filmes e podendo praticar o espanhol, fica melhor ainda. Minha dica é que você comece com legenda em português e áudio original e aos poucos evolua, primeiro trocando a legenda para original e finalmente sem legenda.

Veja alguns filmes que você pode gostar:

  • Diários de Motocicleta: Dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles e estrelado por Gael Garcia Bernal, o filme conta a história de Ernesto Che Guevara. Situado em 1952 ele conta sobre a trajetória do líder da Revolução Cubana antes dele se tornar essa importante figura para a história.
  • O Labirinto do Fauno: Misturando o universo infantil com a ficção, o filme conta a história da menina Ofélia. Ela se torna a princesa de um mundo subterrâneo e vive em meio a criaturas bem diferentes.
  • Fale com ela: Dirigido pelo célebre Pedro Almodóvar, Fale com ela é um clássico do cinema. Ele conta a história de dois homens que que se conhecem em um hospital por conta das mulheres que cuidam e estão em coma.

03. Canais no YouTube para aprender espanhol

Se você gosta de assistir vídeos no YouTube, vai gostar de saber que existem diversos canais que podem te ajudar no espanhol.

  • Bora Falar Espanhol: Dos mexicanos Abraham García e Mike Ramírez, o canal tem muito conteúdo útil e voltado para o público brasileiro. Além de lições sobre o idioma, você aprende bastante sobre a cultura, gírias e vida no México.
  • Tu escuela de español: Nesse canal a professora Elena Pietro produz conteúdo para todos os níveis. Além de vídeos curtos, você encontra também aulas completas com 1 hora de duração.
  • Espanhol para brasileiros: Criado pela professora Driéli Mayresse, o espanhol para brasileiros apresenta o idioma de forma simples e descomplicada.

04. Podcasts para aprender espanhol

A vantagem dos podcasts é que você pode escutar enquanto vai para o trabalho, para faculdade e até dirigindo. Veja alguns podcasts bastante recomendados para quem quer ajuda em como aprender espanhol sozinho:

  • Hoy Hablamos: De fácil compreensão, o Hoy Hablamos é um podcast apresentado por Paco e Roi. Nele você encontra temas variados, atuais e histórias. Esse podcast é ótimo para quem está começando, pois os apresentadores possuem ótima cadência na fala.
  • Radio Ambulante: Apresentado por Daniel Alarcón, esse podcast já possui 10 anos de estrada. Nele você vai aprender sobre a variedade de culturas de nosso continente.
  • La Redada: Nesse podcast você encontra de tudo um pouco. Notícias, histórias, tendências e entretenimento. Tudo isso em espanhol para você se familiarizar com o idioma.
podcast espanhol
Aposte nos podcasts para aprender espanhol sozinho!

05. Séries para aprender espanhol

Se você é como eu que não dispensa uma boa série, que tal começar a assistir algumas em espanhol para aguçar o ouvido para o idioma? Existem ótimas opções nos serviços de streaming e eu selecionei algumas que podem te interessar.

  • La Casa de Papel: Taí uma série que dispensa apresentações! O grande sucesso do Netflix é cheio de suspense e te prende no sofá.
  • A casa das flores: Conta a história de uma matriarca que luta para manter as aparências após ter seus segredos revelados. Caos e comédia se misturam ao enredo.
  • Narcos: Essa série de ação conta a história de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de drogas do mundo. Além da dura realidade desse mercado negro, a série também aborda a política e a corrupção nas Américas.
séries para aprender espanhol
La casa de Papel, um sucesso que vale a pena você assistir!

Bônus: aprenda espanhol na prática!

E é claro que uma ótima forma de como aprender espanhol sozinho é na prática com nativos. Temos diversos países aqui pertinho que você pode planejar uma viagem rápida e colocar em prática o que você aprendeu. Sem dúvida, quando estamos imersos em um idioma 24h por dia, nosso nível melhora bastante.

A Espanha é um país belíssimo e repleto de atrações muito famosas. Contudo, nossos vizinhos da América do Sul também estão de braços abertos para te receber. Recentemente desbravei as belezas do deserto do Atacama e pude usar bastante meu espanhol. E se você curte passear pelo seu próprio continente, confira alguns destinos que você vai gostar de conhecer e de quebra praticar a língua que você está aprendendo:

Tenho certeza de que com todas essa dicas de como aprender espanhol sozinho, você vai se desenvolver mais na língua e arrasar!

cartagena
Que tal viajar para Cartagena, na Colômbia?

Aproveite para ler também:

Inglês para viajar: dicas para melhorar o inglês antes de viajar

Estudar no exterior: quais são os países que brasileiros não precisam de visto

Como aprender inglês sozinho: 5 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *