Marrocos | Mala de Aventuras
Marrocos

Marrocos

Marrocos

Poucos lugares no mundo conseguem despertar tanta curiosidade quanto o Marrocos. O país combina cultura vibrante, paisagens exóticas e experiências inesquecíveis em meio ao deserto do Saara.

Localizado no norte da África e de frente para a Europa, o país é uma mistura envolvente de tradições milenares, cenários que parecem saídos de um filme e uma hospitalidade única. Eu, como mulher viajando sozinha, não me senti desconfortável em nenhum momento e só tenho elogios para tecer sobre o destino.

Marrocos – dicas práticas sobre o país

Uma viagem para o Marrocos é surpreendente. Para chegar ao país, os brasileiros devem enfrentar cerca de 12h / 15h de voo saindo das principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. As cias aéreas que oferecem voos para diversos destinos marroquinos são a Royal Air Maroc,a  TAP Air Portugal, a Lufthansa e a Air France.

Dica: você pode combinar um stopover em alguma cidade europeia antes de seguir rumo ao Marrocos.

Agora, aproveite outras dicas práticas sobre o país:

  • Língua oficial: o Marrocos possui dois idiomas oficiais, o árabe e o berbere, que é falado mais no interior. O francês também é muito falado em todo o país e para fins turísticos, o inglês também é mais difundido.
  • Moeda: a moeda oficial do Marrocos é o Dirham marroquino, representado pela sigla MAD e pelo símbolo DH. Você encontrará circulando no país moedas chamadas santimats, que são como os nossos centavos e também notas de 20, 50, 100 e 200 dirham.
  • Visto: para viagens de turismo, os viajantes brasileiros não precisam de visto para o Marrocos. Entretanto, o tempo de permanência no país não pode ser superior a 90 dias.
  • Seguro viagem: não, o seguro viagem Marrocos não é obrigatório, mas nós não recomendamos que você viaje sem essa proteção. Clima, gastronomia e rotina diferentes podem causar problemas de saúde e estar amparado vai fazer a diferença na sua viagem. Fora que o seguro viagem ainda cobre outras intercorrências, como extravio de bagagem e atraso de voo.
  • Saúde: o Marrocos conta com um sistema público de saúde, mas existem muitos relatos sobre a falta de qualidade desse serviço. Por outro lado, existem também hospitais e clínicas particulares onde você poderá pagar pelo atendimento, mas o céu é o limite para os gastos com saúde e o seu prejuízo pode ser enorme se não estiver com um seguro viagem contratado.
  • Vacinas: atualmente, o Marrocos não exige nenhuma vacina para entrada no país.
  • Internet: tão diferente em idioma e cultura, ficar sem internet pode ser complicado. Não deixe de comprar um eSIM Marrocos para já chegar ao país conectado e evitar perrengues.
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão do Marrocos é de 220v e as tomadas são do tipo C e/ou E, com dois pinos redondos e um pino de aterramento ao meio, bem similares com algumas tomadas brasileiras. De todo modo, recomendamos viajar sempre com um adaptador de tomadas universal.

Turismo no Marrocos

Se você é apaixonado por culturas diferentes, paisagens que parecem de outro mundo e experiências que misturam tradição e modernidade, fazer turismo no Marrocos vai ser inesquecível. O país reúne desde cidades vibrantes até cenários desérticos que prometem encantar todos os turistas.

Agora, vamos entender as principais regiões turísticas do país para você montar um roteiro pelo Marrocos que realmente capture a essência do país:

Cidades Imperiais

Quem visita o Marrocos não pode deixar de explorar pelo menos uma das cidades imperiais: Marrakech, Fez, Meknès e Rabat. Elas são consideradas imperiais por terem sido antigas capitais históricas e ainda conservam palácios, medinas e monumentos importantes para a história do país.

Por isso, amantes de passeios histórico-culturais se apaixonam tanto pelos destaques dessa região.

Norte do Marrocos

A região mais ao norte do Marrocos tem forte influência mediterrânea devido à sua maior proximidade com a Europa. A porta de entrada é a cidade de Tânger, mas Chefchaouen, conhecida como a “cidade azul”, também é muito procurada por conta de suas ruas, portas, janelas e vasos de plantas pintados em tons vibrantes.

Por aqui existem muitas montanhas, vilarejos e uma vibe super tranquila. Aqueles que procuram fugir do agito das grandes cidades, podem apostar nas cidades marroquinas da região Norte.

Deserto do Saara

Pensar em Marrocos é também pensar em Deserto do Saara! E o legal é que você pode viver experiências incríveis em meio ao deserto mais icônico do mundo, como andar de camelo, se aventurar de jeep, dormir em acampamentos locais e apreciar um belíssimo por do sol.

Nós estávamos com a agência Rafa Marrocos e tivemos a oportunidade de conhecer Merzouga, uma cidade pequena e tranquila em pleno Deserto do Saara e pudemos explorar o Marrocos raiz, conhecendo seus povos, cultura e culinária, além de, claro, as dunas clássicas.

Região do Atlas

A região do Atlas é representada por um cordilheira que praticamente corta o país de leste a oeste. Como você pode imaginar, montanhas e florestas são bastante comuns e, com isso, as cidades tendem a ser mais frescas no verão marroquino. Não deixe de aproveitar o clima para conhecer comunidades berberes tradicionais.

Já no inverno, é possível encontrar neve nas montanhas do Atlas! Inclusive, algumas estações de ski, como em Oukaimeden, abrem as portas para viajantes aventureiros que vão poder dizer que já esquiaram no Marrocos. Parece inusitado, não?

Costa Atlântica

Super badalada no verão, a Costa Atlântica também merece destaque entre as regiões turísticas do país. Com mais de 1.800km de extensão, você vai encontrar praias para todos os gostos!

A cidade de combina muralhas históricas com atmosfera boêmia. Já Agadir é o destino ideal para quem procura resorts à beira mar. Ambas oferecem boa infraestrutura e clima fresco realmente agradável no verão.

Muitos turistas optam por finalizar seus roteiros no litoral. Após passeios em cidades históricas mais abafadas, nada melhor do que relaxar curtindo a brisa do mar.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o Marrocos:

Quando viajar para o Marrocos?

Honestamente, você pode viajar para o Marrocos em qualquer época do ano, já que o país possui regiões de clima bem diferentes: desertos, montanhas e litoral. Sendo assim, sua experiência será distinta dependendo dos lugares que pretende visitar!

Verão no Marrocos

O verão no Marrocos acontece durante os meses de junho e setembro, com temperaturas que facilmente passam dos 30ºC (ou 35ºC nas regiões próximas ao deserto). Essa estação é famosa por ser quente e seca, por isso pode ser complicado explorar cidades como Marrakech e Fez, por exemplo.

Já na região litorânea, o clima é bastante agradável com ventos refrescantes e praias animadas durante essa época. Aposte nas cidades como Essaouira e Agadir.

Vale mencionar que essa é a alta temporada para os turistas europeus e para os moradores locais que viajam dentro do país em busca de dias de férias. Os hotéis tendem a ficar mais caros, assim como os passeios no Marrocos.

Destinos para conhecer no Marrocos no verão:

  • Essaouira
  • Agadir
  • Chefchaouen
  • Tânger
  • Casablanca

Inverno no Marrocos

O inverno no Marrocos, que vai de dezembro até março, é bem diferente do que muitos turistas pensam. Em regiões desérticas, as noites são muito geladas, mas os dias agradáveis. Esse clima pode complicar experiências em meio ao deserto do Saara, especialmente se você não estiver preparado para o frio.

Na região montanhosa do Atlas os turistas podem encontrar neve e existem até mesmo opções para aventureiros que desejam esquiar.

Já nas cidades imperiais, como as clássicas Marrakech e Fez, as temperaturas ficam mais amenas (entre 8ºC e 15ºC) e fazer passeios pelas medinas é muito mais agradável do que no calorão do verão.

Destinos para conhecer no Marrocos no inverno:

  • Marrakech
  • Fez
  • Atlas

Primavera e Outono no Marrocos

A primavera (março a maio) e o outono (setembro a dezembro) são estações intermediárias incríveis para quem quer fugir das multidões do verão e do frio do inverno. Os preços também costumam ser bem atraentes, então sugerimos apostar nesses períodos.


Aproveite para conferir nossa viagem para o Marrocos com detalhes sobre o nosso roteiro de 10 dias explorando os principais destinos do país!


Principais cidades para conhecer no Marrocos

Se você ficou interessado em fazer turismo no Marrocos, o seu roteiro certamente vai passar por uma (ou mais) dessas cidades. Então, vamos conhecê-las um pouco melhor!

Marrakech

Marrakech é aquele destino colorido, vibrante e exótico. O grande agito do Marrocos acontece aqui, já que essa é a principal cidade da região central do país, conhecida como Região Imperial. O turismo por aqui é intenso!

Se você está em dúvida sobre o que fazer em Marrakech, não deixe de começar pela maior mesquita da cidade, a Mesquita Koutoubia. Aproveite também o Palácio da Bahia, com toda sua beleza arquitetônica e histórica, e os Jardins Majorelle, um refúgio azul criado por Yves Saint Lauren. Os mercados, conhecidos como Souks, também são bons atrativos, especialmente se você gosta de barganhar e comprar souvenirs. Vale lembrar que a barganha é praticamente obrigatória!

E mesmo com tantos passeios, o coração de Marrakech está mesmo na Praça Jemaa el-Fna. Duvido você não ficar impressionado com tudo o que se vê por ali: encantadores de serpentes, contadores de histórias, músicos, vendedores e barracas de comida típica marroquina.

Para explorar todos os destaques da cidade, sugerimos um roteiro de 3 a 5 dias. É possível encontrar opções bem agradável onde ficar em Marrakech antes de partir para seu próximo destino.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Marrakech:

Rabat

Apesar de não ser tão agitada quanto Marrakech, Rabat é uma cidade muito importante para o Marrocos. Estamos falando da capital política do país e sua capacidade de misturar história, modernidade e tradição de um jeito único.

Rabat é super autêntica é surpreende a todos com sua tranquilidade. Ao invés de paisagens áridas, você vai encontrar cenários com bastante verde junto de povo acolhedor. Para mergulhar em sua história, não deixe de visitar a Torre Hassan e o o Mausoléu de Mohammed V, o governante mais importante do país, por ter negociado a independência do povo marroquino.

Casablanca

Podemos dizer que Casablanca é a cidade mais cosmopolita do Marrocos e, com certeza, merece um destaque no seu roteiro pelo país. Com prédios modernos misturados com construções coloniais, o destino respira ares europeus combinados com a cultura islâmica e berbere.

A grande dica de o que fazer em Casablanca Marrocos fica por conta da grandiosa Mesquita Hassan II. Ela é uma das maiores do mundo todo, construída parcialmente sobre o mar e com a torre minarete mais alta do planeta! Aqui, contrariando a maioria das mesquitas do país, muçulmanos não podem entrar.

E para mais dicas de passeios em Casablanca, sugerimos a Praça Mohamed V que é super animada e a a orla conhecida como Corniche de Ain Diab. Lá você pode fazer caminhadas, curtir um belo por do sol, aproveitar a praia e ainda comer nos restaurantes locais.

Tânger

Tânger é a cidade mais próxima da Espanha (apenas 14km pelo Estreito de Gibraltar) e também pode ser considerada a porta de entrada do país, especialmente para quem está vindo na Europa. Estamos falando de um destino multicultural e super interessante para você incluir no seu roteiro Marrocos.

Esse destino litorâneo está repleto de surpresas, portanto não deixe de se perder pela medina de Tânger, que é um labirinto de ruelas com lojinhas de tecido, especiarias e souvenirs. Já em Kasbah, a parte mais alta da cidade, muralhas antigas e museus contam a história local. Visite o antigo Palácio Dar-el-Makhzen e os vestígios arqueológicos de cidades romanas, como Volubilis.

A formação rochosa chamada de Gruta de Hércules também é um ponto turístico no Marrocos belíssimo e a orla de Tânger tem seu charme especial para quem quer relaxar e curtir um por do sol inesquecível.

Chefchaouen

Já comentamos que Chefchaouen é conhecida como a Cidade Azul, certo? Isso se dá porque tudo por aqui é realmente azul: paredes, portas, janelas, escadas, vasos de flor, ruas… É impressionante! Dizem que o azul ajuda a afastar os mosquitos, mas já ouvimos dizer que a cor é para amenizar o calor e até que essa tradição começou com os judeus.

Cada rua e viela é um cenário instagramável, mas recomendamos seguir rumo a Mesquita Espanhola que, além de ser um ponto turístico, possui um dos mais bonitos entardeceres do Marrocos. O caminho é rápido, são apenas 10 minutinhos partindo do centro da cidade.

Fez

Fez é uma cidade clássica com ares antigos e, claro, que respira história. Com ruas estreitas e Mesquitas de arquitetura rebuscada e encantadora, não há quem não queira fotografar cada detalhe.

Não deixe de caminhar pelas agitadas vilas da Medina de Fez, uma das mais extensas do país, além de ser considerada a mais antiga e uma das mais bem preservadas até os dias de hoje. Você certamente se surpreenderá ainda mais com cada construção e experiência autêntica de imersão na cultura marroquina.

Ao longo da sua caminhada, você vai reparar muitas lojas e tendas que vendem os mais diversos itens em couro legítimo. Isso porque Fez abriga as mais famosas tinturarias de couro, e você ainda pode acompanhar o processo bem de perto.

Merzouga

Em pleno Deserto do Saara, Merzouga é uma vila tranquila, não uma cidade em si. Entretanto, o destino é bastante procurado por aqueles que desejam conhecer uma porção de terra do mais clássico ponto turístico do Marrocos.

Partindo de Merzouga, turistas podem explorar uma extensa faixa de dunas de areia, que podem chegar até surpreendentes 150 metros, chamada de Erg Chebbi, mas não recomendamos viver essa aventura sem a presença de um guia. Existem opções de passeios de camelo ou de carros 4×4.

Além disso, existem opções bem autênticas de se explorar o deserto do Saara, como dormir em tendas tradicionais do povo berbere, comer a gastronomia típica da região e se aquecer ao redor de uma fogueira nas noites frias clássicas do clima desértico.

Pronto para organizar sua viagem para o Marrocos?

Agora que você conferiu as melhores dicas para organizar a sua viagem para o Marrocos, basta arrumar as malas e partir para um dos destinos mais curiosos do mundo! Boa viagem!

Mala de Aventuras
Rolar para cima