Ter a oportunidade de passar, pelo menos, uma noite no Deserto do Saara Marrocos é uma oportunidade e tanto. Se você está planejando essa aventura, provavelmente já se perguntou: qual é o melhor tour, quanto custa e, no fim das contas, se realmente vale a pena incluir o Saara no seu roteiro.
Por isso, decidimos compartilhar nossa experiência dormindo sob o céu do deserto e vivendo um pedacinho do universo berbere. Quem nos levou para essa experiência foi a Rafa Marrocos, que oferece atendimento em português e diferentes roteiros saindo de Marrakech e Fez. Ainda assim, existem diversos outros tours disponíveis para o Deserto do Saara.
Continue sua leitura para descobrir tudo o que precisa para planejar seu tour Deserto do Saara Marrocos. Procuramos te dar respostas diretas e recomendações objetivas para garantir uma experiência segura, autêntica e inesquecível.

Como visitar o Deserto do Saara do Marrocos?
Antes de tudo, você precisa saber que existem diversas formas de se visitar o deserto. Normalmente eles saem de Marrakech, a cerca de 600 km de distância. Como a distância até Merzouga é bem grande, esse tipo de tour requer um mínimo de 3 dias.
Claro que o trajeto até Merzouga não será feito de forma direta. No geral, as excursões fazem paradas estratégicas a cada duas horas para ir ao banheiro, mas também em pontos de interesse.
Alguns dos lugares que você irá conhecer no trajeto até o deserto são o Passo Tizi n’Tichka nas Montanhas do Alto Atlas, o Ksar Aït Ben Haddou, que já serviu de cenário de diversos filmes, Vale do Todra e do Draa, Erfoud e Ouarzazate. Podemos garantir que sua viagem será tudo menos monótona.

E para já ir direto ao assunto, confira abaixo os principais passeios até o deserto do Saara no Marrocos:
| Passeio | Por que é imperdível? | Link |
|---|---|---|
| Passeio de 3 dias no deserto de Merzouga | Preço bom e serviço completo. Clientes satisfeitos. | Conferir preço |
| Excursão de 3 dias a Merzouga e ao Deserto do Saara | Muito bem recomendado por outros viajantes que utilizaram o serviço. | Conferir preço |
| Marrakech Tour Trips | Ideal para quem quer economizar. As tendas costumam ser mais simples. | Conferir preços |
| Excursão de 4 dias ao deserto de Merzouga | Um pouco mais completo, já que são 4 dias. Guia em português | Conferir preços |
| Rafa Marrocos | Ideal para quem busca uma experiência imersiva no país e ir além do Deserto do Saara. Tours bem completos e passam por todas as principais cidades do país. Nós fizemos o tour de 10 dias acompanhadas de um guia em português e foi simplesmente maravilhoso. | Conferir preços |
Onde fica o deserto do Saara no Marrocos?
O deserto do Saara possui dimensões continentais. No total, ele se extende por 9.200.000 km² e passa pelo território de 11 países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia.
No Marrocos, a fronteira com o deserto se extende de norte a sul ao longo da fronteira com a Argélia. E as principais cidades para visitar dentro do Saara são Merzouga, a 600km de Marrakesh e Zagora, distante 360km.

Como chegar no deserto do Saara do Marrocos?
Chegar ao deserto do Saara do Marrocos não é uma tarefa fácil. Nós vimos alguns poucos gringos indo por conta própria, então chegamos à conclusão de que é possível se aventurar e alugar um carro para chegar até lá.
Contudo, a língua e a cultura muito diferentes nos levaram a decidir contratar um tour para fazer este passeio. Foi uma escolha muito acertada, pois nos sentimos muito seguras. Foi então que decidimos contratar a Rafa Marrocos, pois ela possui muita experiência e fez com que tudo correse muito bem.
E que tal conhecer como funciona o passeio no deserto do Saara do Marrocos? A seguir vamos te contar como são os passeios de 3 e 4 dias.
Passeio até o Deserto do Saara Marrocos: 3 dias
Em primeiro lugar, o tour Deserto do Saara Marrocos 3 dias da Marrakech Tour Trips parte de Marrakech bem cedinho. Nesse primeiro dia a excursão passa pelas Montanhas do Alto Atlas, passando pelo Passo Tizi n’Tichka, a 2.270 metros acima do nível do mar. Ainda nesse dia, você vai conhecer o Ksar Aït Ben Haddou, Patrimônio Mundial da UNESCO e local de filmagem de filmes e séries como Gladiador , Game of Thrones e A Joia do Nilo.

Quando o segundo dia começa, ainda indo em direção ao deserto, a primeira parada será no Vale do Todra, onde ficam as famosas Gargantas do Todra, um cânion impressionante. Após o almoço chegaremos a Merzouga e você fará um passeio de camelo. E após retornar ao acampamento, um pouco antes do pôr do sol, haverá um jantar será seguido por música tradicional berbere ao redor da fogueira.
No terceiro e último dia a excursão parte de volta para Marrakech bem cedo. No caminho, o trajeto passa pelo Vale do Draa, Erfoud, Ouarzazate e as Montanhas do Alto Atlas.
Passeio até o Deserto do Saara Marrocos: 4 dias
Na excursão de 4 dias ao deserto de Merzouga, você terá todas as experiências do tour de 3 dias, mas com a vantagem de ficar uma noite a mais nas tendas de luxo no deserto do Saara do Marrocos.
O trajeto até Merzouga segue o mesmo trajeto. Inclusive com as mesmas paradas. A diferença é que nesse tour você irá visitar o povoado Kamlia, famoso por seus habitantes negros africanos e a sua música. Você vai amar mergulhar na cultura local.
#DicaDaGaia: Para uma experiência mais imersiva, vale considerar um tour completo pelo país. Nós optamos por uma agência especializada em brasileiros e foi uma escolha muito acertada. A Rafa Marrocos é uma das empresas mais antigas e conceituadas do país e oferecem roteiros impecáveis.
Como é dormir no Deserto do Marrocos?
Mas afinal, como é dormir em pleno Deserto do Saara? Durante seu passeio você terá a oportunidade de vivenciar de perto a cultura nômade e ter experiências memoráveis. Continue sua leitura para descobrir o que te espera em meio as areias do deserto.
Aliás, você pode conferir nossas aventuras no Marrocos nesse vídeo do nosso canal no You Tube:
Passeio de camelo
Provavelmente essa será a sua primeira atividade no deserto do Saara. Explorar as dunas em um passeio de camelo é uma experiência e tanto! Os camelos são um meio de trnasporte marroquino super tradicional e pode ser feito por qualquer idade.
Logo assim que você chega ao acampamento no deserto embarca nessa aventura pelas dunas do mesmo jeito que os nomades fazem a séculos. Nós adoramos o passeio de camelo e como nos conectamos com a natureza.
Por do sol nas dunas
O ponto alto do passeio de camelo é assistir ao por do sol nas dunas. Amamos o cenário dourado do sol com a areia. Você pode aproveitar para tirar muitas fotos sensacionais!

Jantar Amazigh
Um dos pontos altos da excursão é o jantar tradicional. No cardápio estão pratos tradicionais da cultura marroquina, como, por exemplo, o zaalouk, uma salada de berinjela, cuscuz de legumes, harira, uma sopa forte à base de legumes e carne de cordeiro ou novilho e tajine de frango.
O jantar acontece em volta de uma fogueira e embalado com música berbere. Além disso, os engolidores de fogo adicionam um toque peculiar a esta experiência.
Tendas no Deserto do Saara
Se você acha que dormir em meio ao deserto é sinal de perrengue está enganado! Você será surpreendido com tendas de luxo no deserto do Saara do Marrocos. Alguns acampamentos possuem tendas super equipadas e camas king size. Mesmo no meio do Saara você terá uma noite de sono espetacular.
Vale saber: Você vai encontrar diversas opções de acampamentos em Merzouga, dos mais luxuosos aos mais econômicos.

Visita ao povoado Khamilia
O povoado Khamlia vive nos arredores das dunas. Eles são super receptivos e adoram compartilhar sua cultura com a gente. Ficamos encantadas com suas histórias. A roda de conversa é regada a um chá tradicional do povo. O sabor é forte e marcante.
Além disso, eles ainda fazem uma apresentação de dança e música gnawa, típica do sul do Marrocos.
Visita aos povos nômades do Deserto do Saara
Apesar de não parecer, o deserto do Saara abriga uma vasta diversidade cultural. Há séculos, os nômades circulam pelas areias em busca de condições melhores de vida.
Os berberes são um desses grupos étnicos nômades encontrados na região do Marrocos. Embora não possuam residência fixa, eles usam algumas rotas para movimentarem-se em segurança pelo deserto e manterem uma rede de comércio entre si e com as cidades no trajeto. Nós conhecemos alguns berberes em nossa viagem e eles foram muito simpáticos e provevelmente você também os conhecerá.

Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelo Deserto do Saara do Marrocos
Fazer o passeio pelo Deserto do Saara do Marrocos é uma aventura e tanto. E é super normal surgirem dúvidas. Por isso, reunimos algumas delas para responder a seguir e ajudar o maior número de pessoas possível.
Em qual país está o Deserto do Saara?
Assim como a Floresta Amazônica, o Deserto do Saara possui dimensões que atravessam as fronteiras de diversos países. No total, são 11 países. Veja quais são:
- Argélia
- Chade
- Egito
- Líbia
- Mali
- Mauritânia
- Marrocos
- Níger
- Saara Ocidental
- Sudão
- Tunísia
Qual a cidade mais perto do Deserto do Saara?
Como ir de Marrakech ao Deserto do Saara?
Qual a melhor época para visitar o Deserto do Saara do Marrocos?
Qual a temperatura no Deserto do Saara do Marrocos?
A temperatura no Deserto do Saara do Marrocos pode variar bastante do dia para a noite e de uma estação para a outra. Durante o verão, as temperaturas diurnas no Saara tendem a ultrapassar os 40°C! Já à noite, os termômetros podem marcar abaixo de 10°C.
Contudo, nos meses de primavera e outono, as temperaturas são mais tranquilas, variando entre 20°C e 30°C durante o dia e ficando na casa dos 10°C à noite.
Tendas de luxo no deserto do Saara do Marrocos
Quem deseja dormir no deserto no Marrocos com todos os luxo deve considerar uma das opções a seguir:
Tendas econômicas no deserto do Saara do Marrocos
Mesmo com o orçamento mais enxuto você também vai encontrar ótimas Tendas no deserto do Saara:
Afinal, qual o melhor tour para o Deserto do Marrocos?
No final das contas, achamos que vale muito a pena investir em um tour completo pelo país, afinal, o Marrocos vai muito além do Deserto do Saara. Algumas cidades do país são memoráveis, como Fez,Casablanca e Chefchaouen. E para te levar em uma aventura desse tipo, a Rafa Marrocos é a melhor opção.
Agora, se você não tantos dias, nossa indicação é essa excursão de 4 dias ao deserto de Merzouga, já que conta com guias em português.
Você também vai gostar de ler:
Onde ficar em Marrakech: melhores regiões e hotéis
O que fazer em Marrakech em 2, 3 ou 5 dias de viagem
Roteiro Marrocos: o melhor do país em 5, 10 e 15 dias de viagem





