Está empolgado planejando uma viagem para a maravilhosa capital portuguesa, mas ainda não sabe onde ficar? Então esse post é o ideal para você! Aqui você encontrará uma lista com os melhores bairros para se hospedar em Lisboa e muitas dicas de hotéis incríveis para escolher!
É sempre bom, em qualquer viagem, ficar por dentro das dicas de localização, preço, tipo de estadia e outras informações essenciais para escolher uma acomodação que proporcione conforto e uma maior praticidade durante os dias de sua viagem.
E pensando nisso, nós vamos te contar sobre os bairros mais procurados pelos turistas em Lisboa, bem como aqueles que são mais indicados para quem quer economizar. Temos certeza que isso vai ajudar no seu processo de escolha da melhor hospedagem na capital portuguesa. Curioso para saber mais? Então vamos lá!
Por que viajar para Lisboa?
Lisboa dispensa apresentações. Além de ser encantadora, a cidade é uma verdadeira joia arquitetônica e histórica, reflexo dos tempos áureos do império português.
A facilidade da língua é algo que atrai muitos brasileiros. Os preços mais em conta também são um atrativo. É possível visitar a capital de forma bem fácil e econômica com o Lisboa Card (um cartão de descontos que dá entrada gratuita e descontos nos principais museus e atrações da cidade).
E somado a tudo isso, outro ponto que te fará se apaixonar por Lisboa é a culinária. Não tem como visitar a cidade e não provar um delicioso prato de bacalhau ou o tradicional pastel de Belém, por exemplo. Eles fazem parte de toda a experiência da capital portuguesa.
Com tanta coisa para explorar, deu pra ver que é importante estar bem localizado em Lisboa, não é mesmo? Para saber as dicas mais incríveis de hospedagem, é só continuar lendo o post.
TOP 10 melhores bairros para se hospedar em Lisboa
Conforme eu disse anteriormente, a capital portuguesa é uma cidade encantadora e seus bairros são todos muito bonitos e, em sua maioria, seguros. Mas para escolher o melhor bairro para se hospedar em Lisboa, é preciso levar em conta o seu perfil e o perfil de quem viaja com você.

Na minha opinião os melhores bairros de Lisboa são:
- Avenida da Liberdade
- Chiado
- Baixa / Rossio
- Bairro Alto
- Marquês de Pombal
- Alfama
- Cais do Sodré
- Alcântara
- Graça / São Vicente
- Príncipe Real
Se você busca ficar próximo aos principais pontos turísticos, é melhor se hospedar nos bairros mais centrais, como por exemplo a Baixa e o Chiado. Já para aqueles que buscam uma vida noturna mais agitada, minha dica é se hospedar no Bairro Alto, o bairro boêmio de Lisboa, Portugal.
A vantagem de se hospedar nos bairros mais centrais é que é possível fazer tudo a pé. E eu considero esses bairros, inclusive, como uma ótima opção de onde se hospedar em Lisboa em família, pois assim vocês evitam grandes deslocamentos quando estiverem todos juntos.
A seguir, selecionamos os melhores bairros para ficar em Lisboa levando em consideração localização e bom custo x benefício. Temos certeza de que vai te ajudar muito no planejamento da sua viagem!
Melhores bairros para se hospedar em Lisboa – os mais procurados pelos turistas
Em primeiro lugar, vamos começar com aqueles bairros que são os queridinhos dos turistas. Esses lugares estão entre os melhores bairros para ficar em Lisboa, por conta da sua centralidade na cidade e por serem os locais onde o comércio e os restaurantes se concentram.
1. Avenida Liberdade
Se Paris tem a Champs-Élysées, Lisboa tem a sua belíssima Avenida Liberdade! Sua extensão arborizada e todo o glamour das lojas de grife, fazem dessa região um dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa.

A Avenida Liberdade liga a Praça Marquês de Pombal até a Praça dos Restauradores e está repleta de lojas e restaurantes chiques e famosos, incluindo o famoso Solar dos Presuntos, onde você vai ter a oportunidade de provar o melhor da culinária portuguesa.
Com certeza dá para imaginar que é nesse bairro que estão os hotéis mais caros da capital portuguesa. E você está certo, portanto, se você pretende se hospedar por aqui, prepare bem o seu orçamento.
Conheça os hotéis que recomendamos na região:
- Inspira Santa Marta Hotel & Spa – Classificação 9,0 no Booking.com – $$$$
Para quem busca luxo e conforto, o Inspira Santa Marta promete transformar sua estadia em uma verdadeira experiência. E o que mais me chamou a atenção nesse hotel é que ele possui certificação ecológica, o que significa que eles se preocupam não só com os resíduos que produzem, mas também em oferecer estadias com pouco impacto para o meio ambiente.
Ele fica a 300m da Praça Marquês de Pombal e conta com um spa de primeira para os hóspedes e um restaurante de comida mediterrânea maravilhoso!
- Ibis Lisboa Liberdade – Classificação 8,6 no Booking.com – $$$
A famosa rede Ibis de hotéis tem sua unidade na Avenida Liberdade e está pronta para receber os hóspedes em seus quartos modernos e bem completos. Você vai estar perto do Jardim Botânico de Lisboa e da estação de metrô, facilitando assim a sua locomoção para diversas outras áreas da cidade.

Veja também: Praias de Portugal: as 10 melhores praias para visitar a partir de Lisboa
2. Baixa – Chiado (nossa escolha!)
Escolher se hospedar na Baixa ou no Chiado significa ficar perto dos principais pontos turísticos e ter a facilidade de conseguir visitar quase toda Lisboa a pé.
A Baixa é onde fica o centro comercial de Lisboa, já o Chiado é aquele tipo de bairro que nos faz voltar no tempo com seus prédios antigos e históricos.
No Chiado você encontra ótimos restaurantes, bares e muitas lojas. Esses bairros são, sem dúvida, os mais movimentados da cidade, além de serem muito procurados pelos turistas.
Ah! E eu tenho uma dica bem legal para você! Embora as acomodações nessa região da Baixa e do Chiado sejam um pouco mais caras, saiba que você encontra ótimas opções de hostel, inclusive com quartos privativos.

Aqui vão algumas das nossas sugestões de hospedagem na região:
- My Story Hotel Rossio – Classificação 9,4 no Booking.com – $$$ (nossa escolha!)
Localizado no coração de Lisboa, o My Story Hotel Rossio vai te proporcionar uma bela estadia em Lisboa, Portugal. Com suas acomodações modernas e confortáveis você vai se sentir muito bem acolhido.
O hotel fica a apenas 400m do Chiado e a 350m da famosa Avenida da Liberdade. E certamente a melhor coisa é que você não precisa se preocupar com transporte, pois vai conseguir ir a diversos lugares a pé.

- Lisbon Art Stay Apartments Baixa – Classificação 9,1 no Booking.com – $$
Para quem busca acomodações com mais autonomia o Lisbon Art Stay Apartments é uma ótima opção com boa relação custo x benefício, pois suas acomodações contam com uma cozinha compacta com geladeira, micro-onda e fogão elétrico, por exemplo.
Os quartos são um charme e a decoração é bem eclética e colorida. Além disso, você estará perto de pontos importantes como a Praça do Comércio. Aproveite também o terraço do hotel com sua bela vista para o Rio Tejo.
3. Bairro Alto
Quem vai a Lisboa e gosta da vida noturna, certamente o Bairro Alto é um dos melhores bairros onde se hospedar! A transformação das ruas do dia para a noite é incrível, pois durante o dia ele é um bairro relativamente calmo, enquanto à noite ele vira um reduto da boemia portuguesa.
Talvez ele não seja a melhor opção para se hospedar em Lisboa com a família, principalmente por conta do barulho na parte da noite. Da mesma forma que se você procura por mais sossego, o Bairro Alto não é a melhor opção.

Outro ponto importante para comentar, é que o Bairro Alto não possui muitas opções de transporte e você precisa percorrer uma distância maior para chegar até o metrô, por exemplo. Logo, recomendamos este bairro para pessoas mais jovens e que gostem de farrear.
Leia também: Lisboa no inverno: vale a pena? como é o clima? o que fazer?
Aqui vão nossas sugestões de hospedagem no Bairro Alto:
- No Limit Bairro Alto – Classificação 8,1 no Booking.com – $$$
Apesar de ser um hostel, o No limit também conta com acomodações com banheiro privativo bem confortáveis e modernas. Aliás, todo o hostel conta com uma decoração moderna e cores bem vivas, deixando o ambiente bem alegre.
Alguns quartos possuem cozinha, mas você também pode utilizar da cozinha compartilhada, bem como as demais áreas comuns do hostel. Todos os quartos possuem vista para a famosa Praça Luís de Camões.
- The Independente Hostel & Suites – Classificação 8,7 no Booking.com – $$$$ (excelente opção!)
O que um dia foi um palácio, hoje em dia abriga o Independente Hostel & Suites. O estilo Art Déco decora todo o hotel, que oferece tanto acomodações compartilhadas, quanto quartos privativos.

Com uma vista belíssima para São Pedro de Alcântara e o Rio Tejo, o hotel conta com um beer Garden e um restaurante com vista panorâmica. Certamente um convite para um belo jantar e alguns drinks apreciando a vista.
Melhores bairros para se hospedar em Lisboa – para quem quer economizar:
De uns tempos para cá, Lisboa teve um grande aumento do fluxo de turistas e isso fez com que os preços das acomodações aumentassem um pouco. Mas ainda assim, existem alguns bairros em Lisboa onde se encontram hotéis mais em conta, perfeitos para quem quer economizar.
Fizemos então uma lista com os melhores bairros para se hospedar, para quem está com o orçamento mais apertado, dá uma olhada:
4. Marquês de Pombal
O bairro Marquês de Pombal fica em uma região mais nova da capital portuguesa, logo depois da famosa Avenida da Liberdade. Ele conta com muitas opções de hotel mais modernos e com uma melhor relação custo x benefício do que aqueles que ficam nas regiões mais centrais.

E o bom dessa região é que ela é muito bem servida de transporte público, ainda mais com o Lisboa Card que inclusive, vale muito a pena de conhecer um pouco mais sobre o cartão.
- HF Fenix Garden – Classificação 8,9 no Booking.com – $$$$
A Rede HF Fenix conta com três hotéis na região de Marquês de Pombal que são exatamente um ao lado do outro: o Lisboa, o Garden e o Music. Cada qual com uma proposta bem diferente.
Essa rede de hotéis fica localizada bem perto do metrô, o que te garante acesso rápido ao centro e a outras atrações.
- Lisboa Central Hostel – Classificação 9,3 no Booking.com – $$
Com uma ótima relação custo x benefício, o Lisboa Central Hostel oferece quartos privativos e compartilhados para todos os gostos. As cores vivas espalhas pelo hotel e o atendimento muito simpático, deixam a sua estadia muito mais agradável.
Não deixe de aproveitar as atividades que o hostel organiza para integrar os hóspedes, como a segunda do Milkshake, onde você vai saborear diversos milkshakes de graça! Mas o melhor é que você estará a apenas 3 minutos da estação de metrô.

Leia também: 10 passeios imperdíveis em Lisboa
5. Cais do Sodré
O Cais do Sodré já foi uma região decadente de Lisboa, mas graças a todo um projeto de revitalização, ele está entre os melhores bairros para se hospedar em Lisboa atualmente. E para quem gosta de uma vida noturna agitada, sem precisar ficar subindo e descendo ladeira, essa é uma excelente região.
Se hospedando no Cais de Sodré ou em qualquer outra região de Lisboa, não deixe de conhecer o Mercado da Ribeira para experimentar muita comida boa e fresca, como só os portugueses sabem fazer.
Outra opção do que fazer na região do Cais do Sodré é conhecer a Pink Street à noite, com seus diversos bares e restaurantes descolados.
Aqui vão nossas sugestões de hotéis na região do Cais do Sodré, em Lisboa:
- LX Boutique Hotel – Classificação 8,9 no Booking.com – $$$
Esse hotel é um charme! E sua decoração em azul dá um toque especial, tanto em seu exterior quanto no interior. O LX Boutique Hotel é bem elegante e charmoso, vai agradar a todos os gostos.

- Sunset Destination Hostel – Classificação 9,0 no Booking.com – $$$
Conforme eu disse anteriormente, Lisboa conta com albergues muito bons e o Sunset Destination é um deles. Ele é todo muito moderno e perfeito para o público mais jovem.
Você pode aproveitar a piscina e o terraço que o hotel oferece e à noite visitar a Pink Street que fica a apenas 1 minuto a pé do hostel.
6. Alfama (um dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa!)
Aqui está um bairro especial em Lisboa. Alfama é onde nasceu o fado, gênero musical tipicamente português. Suas vielas, construções medievais e escadarias, dão um ar todo especial a esse bairro tão agradável e o mais antigo de Lisboa.
Ele fica em uma região mais alta da cidade e lá de cima você tem uma visão privilegiada de diversos pontos importantes, como a Catedral da Sé e o Castelo de São Jorge. Sem dúvida, o bairro Alfama está entre os melhores bairros para se hospedar em Lisboa.
- Memmo Alfama – Design Hotel – Classificação 9,2 no Booking.com – $$$$ (excelente escolha!)
O prédio do Memmo Alfama – Design Hotel pode até ser do século XIX, mas o luxo, o requinte e a modernidade tomam conta do seu interior e promete agradar até os hóspedes mais exigentes.
Com uma vista incrível para o Porto, conta com uma estrutura bem completa, te permitindo inclusive pedir pelo serviço de concierge que o hotel oferece.

- Hotel Convento do Salvador – Classificação 9,0 no Booking.com – $$$
O prédio já foi um convento, mas atualmente abriga o moderno Hotel Convento do Salvador, com acomodações muito confortáveis e próximo a pontos muito procurados de Lisboa, como a Catedral da Sé.
Onde NÃO ficar em Lisboa
Por fim, separei dois bairros legais de Lisboa, mas que não considero interessantes para pernoitar – não porque eles sejam perigosos ou ruins, mas pelo fato de que eles ficam mais deslocados do centro e você vai precisar de muito mais esforço para se locomover e chegar até os pontos turísticos principais.
Belém
Belém é um bairro com pontos turísticos importantes e que não podem ficar de fora do seu roteiro em Lisboa, como a Torre de Belém e o Mosteiros dos Jerônimos, no entanto ele fica bem mais afastado do centro histórico.
Então a minha recomendação é separar um dia para conhecer essa região e se hospedar nos bairros mais centrais.

Ah! E não deixe de visitar a famosa confeitaria Pastéis de Belém e provar o doce português mais emblemático de todos os tempos! Só vá preparado para enfrentar fila, mas eu posso dizer que vale muito a pena ficar em pé para experimentar esse doce divino!
Parque das Nações
A região do Parque das Nações fica bem próxima ao aeroporto. E apesar do Oceanário de Lisboa, não há outros grandes atrativos que justifiquem você ficar tão longe dos outros pontos turísticos da cidade.
Dicas extras para a sua viagem
Antes de ir embora eu ainda tenho umas dicas extras muito importantes para te passar sobre Lisboa, dá só uma olada:
Como usar o Booking para fazer a sua reserva
Toda vez que eu viajo, procuro os hotéis pelo Booking.com, pois além de garantir os melhores preços, você ainda consegue ver fotos e as avaliações de hóspedes do mundo todo. E para reservar no Booking é muito fácil:
- Primeiramente acesse o Booking.com clicando aqui.
- Em seguida, digite o seu destino de viagem, as datas e o número de hóspedes. Depois clique em “pesquisar” e você será direcionado para a página com os hotéis disponíveis. Você pode também digitar diretamente o nome de algum hotel, caso já tenha algum em mente.
- Após escolher o hotel que mais te agrada, proceda para a página de pagamento, onde você poderá acrescentar alguns adicionais, caso o hotel ofereça.

Viu como é fácil? Então, na sua próxima viagem não deixe de utilizar o Booking.
Agora que você já sabe os melhores bairros para se hospedar em Lisboa, é só continuar o planejamento da sua viagem!
Espero que depois de tantas dicas incríveis, você tenha conseguido escolher o melhor lugar para ficar durante a sua aventura pela capital portuguesa.
Se tiver ficado alguma dúvida ou se você tiver alguma sugestão de estadia, comenta aqui embaixo que vamos adorar saber. E não deixe de nos contar como foi a sua experiência na cidade, ok? Boa viagem!
Continue o planejamento da sua viagem para Lisboa:
Viagem de carro em Portugal: o melhor GUIA para montar seu roteiro
Praias de Portugal: as 10 melhores praias para visitar a partir de Lisboa
Lisboa no inverno: vale a pena? como é o clima? o que fazer?
5 passeios românticos em Lisboa para curtir a dois
