O que fazer em Atins: 8 passeios para incluir no seu roteiro
O que fazer em Atins: 8 passeios para incluir no seu roteiro

O que fazer em Atins: 8 passeios para incluir no seu roteiro

Se você está pesquisando o que fazer em Atins, saiba que este destino ainda é um paraíso escondido no Maranhão! Apesar do difícil acesso, Atins recebe muito bem turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e experiências inesquecíveis.

Portanto, além de conhecer as dunas e lagoas maravilhosas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, você ainda vai ter o privilégio de assistir a um belíssimo pôr do sol, experimentar a gastronomia local e viver momentos únicos nesse pequeno vilarejo.

Assim sendo, continue lendo este post para descobrir o que fazer em Atins (Maranhão) e pescar outras dicas de viagem!

maranhão
Passeando pelas lagoas de Atins – Foto: @gaiavani

O que fazer em Atins, Lençóis Maranhenses

Se você está sem tempo de ler o post completo agora, já listamos abaixo os passeios TOP 8 que este destino incrível oferece, contudo, não deixe de ler tudo com calma depois, para conhecer todas as dicas!

Passeio O que você verá
Circuito Lagoa do Atins Conhecer as dunas e lagoas mais famosas da região.
Canto de Atins Apreciar o sossego deste cantinho bucólico de Atins.
Alugar um quadriciclo Se divertir conhecendo Atins inteiro.
Assistir ao pôr do sol na beira do Rio Preguiças Um por do sol singular.
Velejar de kitesurf Um dos melhores destinos para a prática do esporte no Brasil.
Cavalgadas Passear pelas dunas de Atins em contato total com a natureza, sem barulho de motores.
Experimentar o camarão do Antônio e dona Dona Luiza Famosos camarões em um restaurante pé na areia, super clássico.
Revoada dos Guarás O espetáculo dos pássaros avermelhados nos céus de Atins.

Agências de turismo que recomendamos para os passeios em Atins:

Enjoy Maranhão: a escolha perfeita para quem quer conhecer o Maranhão com conforto!

Taguatur: uma das empresas mais tradicionais do Maranhão. Ela atua há mais de 40 anos na prestação de serviços relacionados ao turismo no estado.

Importante saber: é altamente importante se planejar com antecedência, especialmente se a sua viagem for na alta temporada (junho, julho e feriados), quando os destinos ficam mais cheios e os muitos serviços esgotam!

O que fazer em Atins: melhores passeios

Quais lugares vale a pena conhecer em Atins? Fizemos uma lista bem completa de todos os atrativos deste destino tão especial, para quem curte belas paisagens e a boa comida caseira. Confira abaixo com mais detalhes os passeios listados na tabela acima.

01. Circuito Lagoas do Atins

Antes de mais nada, acho válido mencionar que fechamos todo o nosso roteiro pelos Lençóis Maranhenses com Enjoy Maranhão. Eles são especializados em roteiros personalizados e entregam absolutamente o MELHOR serviço para quem busca conforto e uma viagem zero estresse (como era o nosso caso).

Eles nos buscaram às 9h no hotel, em um carro 4×4 (jardineira), para fazer o Circuito das Lagoas de Atins. Andamos cerca de 1h até chegar nas primeiras dunas, passando por paisagens lindas.  Diferente de Barreirinhas, em Atins é possível andar com o carro pelas dunas.

Os guias escolheram as lagoas mais cheias e bonitas para nos levar. As mais famosas da região são: Lagoa da Capivara, Lagoa Tropical e Lagoa das Sete Mulheres. Confesso que eu não lembro qual lagoa é qual e nem se fomos em todas essas – o que vale é explorar as dunas e lagoas e ir descobrindo uma paisagem mais linda do que a outra pelo caminho.

foto aérea Atins
Foto aérea de uma das lagoas de Atins! / Foto: Breno Madeira – @mountain_drone

Se você está buscando mais informações para planejar a sua viagem para Atins, sugiro ler o post completo sobre: Atins: o vilarejo mais charmoso dos Lençois Maranhenses. Você vai encontrar dicas de como chegar, qual a melhor época para ir, onde se hospedar, onde comer, o que levar e etc!

02. Canto de Atins

O Canto de Atins é um clássico para quem busca o que fazer em Atins! Essa região é acessível de 4×4 ou quadriciclo. Nós fomos no conforto do 4×4 e, cerca de 1 hora depois, chegamos no “cantinho” de Atins, uma área localizada na extremidade do vilarejo de Atins, próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O local é conhecido por suas paisagens rústicas e naturais, onde o rio encontra o mar, formando cenários únicos de praias desertas, dunas e lagoas cristalinas. Além disso, o Canto de Atins é famoso pela sua gastronomia. Há dois restaurantes: o da Luzia e o do Sr Antônio, que são famosos pelo camarão grelhado.

Você pode andar pela beira da praia, que é super extensa, e parar para dar um mergulho! Aliás, esse é o destino perfeito para relaxar, explorar a natureza e vivenciar a tranquilidade característica dessa região.

Ali por perto dos restaurante tem vários animais soltos – vimos ovelhas, vacas, cavalos… e por ali também você vai observar muita movimentação das jardineiras que levam os turistas para as dunas e lagoas.

03. Alugar um quadriciclo

Esse foi o passeio em Atins que mais gostamos!  Iniciamos nosso tour pelo centrinho, fomos na praia ver os praticantes de kitesurf, paramos para almoçar no Restaurante da Sesé (experimentamos o tradicional Risoto de Camarão no Abacaxi) e depois seguimos para o Canto de Atins, até chegar nas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Conseguimos andar pelas dunas, exploramos lagoas azuis super vazias e, pra completar, vimos um pôr do sol maravilhoso. Sem dúvidas, um dos meus passeios preferidos quando me perguntarem o que fazer em Atins.

Clique aqui para reservar esse passeio com a Enjoy Maranhão

lençois maranhenses
Andamos de quadriciclo nas Lagoas de Atins!

Leia também: Pousadas em Atins: 12 pousadas mais charmosas em Atins


04. Assistir ao pôr do sol na Beira do Rio Preguiças

Lugares para assistir ao pôr do sol não vão faltar em Atins! A natureza é realmente caprichada nesse pedacinho do Maranhão e você pode esperar um verdadeiro espetáculo nas últimas horas do dia!

São três lugares imperdíveis para assistir ao pôr do sol enquanto você estiver Atins:

por do sol Lençóis
O por do sol por aqui é deslumbrante! – Foto: @gaiavani

Praia de Atins / Rio Preguiças

Se você tiver um dia livre para relaxar e passear pelo vilarejo, sugiro reservar o finalzinho de tarde para escolher algum dos barzinhos que fica na beira da praia (fomos no Bar.Co), pedir um drink e esperar a hora mágica de frente para o Rio Preguiças.

Provavelmente terão muitos kitesurfistas na praia, velejando de um lado pro outro, o que deixa a paisagem ainda mais bonita e especial. Está aí uma dica perfeita de o que fazer em Atins de graça!

Canto de Atins

Vale a pena caminhar até o Canto de Atins (prepare-se, pois são alguns bons quilômetros!) ou fazer um tour para ir até lá e assistir o sol morrer na água, bem pertinho de você… Lindo demais!

Lagoas de Atins

Você também pode optar por fazer o passeio para as Lagoas de Atins no final da tarde e ficar lá até o sol se pôr. Nós alugamos um quadriciclo por um dia inteiro e fomos até as dunas e lagoas.

Acabamos ficando até tarde e vimos um dos pores do sol mais bonitos da vida. Ele vai baixando por trás das dunas e deixando o céu com uma cor única. Vale a pena demais!

melhores passeios em atins
Pôr do sol incrível visto das dunas de Atins – Foto: @nandahudson

05. Fazer aulas de Kitesurf

Atins foi eleito um dos top lugares no mundo para praticar o Kitesurf. O vento mais forte acontece a partir de agosto e vai até dezembro, época em que o pequeno vilarejo fica super movimentado com os kitesurfistas, principalmente gringos!

A água plana e rasa oferece condições ideais não só para iniciantes no esporte, mas também os mais experientes. O principal ponto para velejar é na Praia de Atins, onde acontece o encontro do Rio Preguiças com o Oceano Atlântico, mas alguns velejadores mais experientes vão até as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para praticar. Uma delícia!

 lençois maranhenses
Kitesurfers na praia de Atins! Foto: @nandahudson

Se você quiser incluir no seu roteiro o que fazer em Atins as aulas de kitesurf, já vai preparando o bolso e o tempo. O valor é salgado e é necessário, no mínimo, 3 dias para você aprender e andar. O preço médio fica em torno de R$800,00 para dois dias de aula com aluguel de equipamento.

Recomendo a escola AtinsKiteboarding, que tem uma estrutura super completa e ótimos profissionais.

06. Cavalgada

Já pensou em cavalgar pelas dunas e lagoas de Atins? Essa é outra boa sugestão de o que fazer em Atins com crianças, inclusive. Esse é um passeio bastante comum e toda hora víamos turistas cavalgando pela praia, pelo vilarejo e também nas dunas.

o que fazer em atins a dois
Cavalgada nas dunas! Foto: sematinscavalgada.com.br

Se você ama animais e quer se conectar ainda mais com a natureza, pode apostar nesse passeio. Encontrei o site do Facundo, um argentino apaixonado por cavalos que oferece esse passeio exclusivo em Atins. Tem a opção de passeio de um dia inteiro e também de três dias, com tudo incluído.

Vale a pena acessar o site e entrar em contato para se informar melhor: www.sempreatinscavalgadas.com

07. Experimentar o camarão do Sr. Antônio e da Dona Luzia

Os dois restaurantes já viraram pontos turísticos de Atins: não tem como conhecer o vilarejo e não experimentar o camarão grelhado no Restaurante do Sr Antonio. É realmente uma delícia e os valores são super convidativos.

Antes de mais nada… Não vá achando que é fácil chegar. Os restaurantes são super simples, pé na areia e ficam bem afastados do centrinho de Atins. Na verdade, eles estão localizados no Canto de Atins, próximo das dunas e lagoas da região.

Os camarões são marinados em uma receitinha secreta e especial e depois grelhados em uma grelha de ferro. São muito saborosos! O prato com camarão grelhado para duas pessoas custa em torno de R$200,00, então já anote essa dica de onde comer em Atins.

08. Revoada dos Guarás

Por fim, outra excelente sugestão de o que fazer em Atins é assistir a revoada dos Guarás. Os passeios acontecem sempre ao final da tarde, com a sua agência de turismo em Atins buscando você na pousada por volta das 16:30 para um delicioso passeio pelo Rio Preguiças.

Nesse passeio, você poderá apreciar a confluência entre o Rio Preguiças, a Praia de Atins, o Oceano Atlântico e os manguezais. O passeio é feito de rabeta (canoa com pequeno motor) ou lancha voadeira até um determinado ponto do rio, próximo à região do mangue, para ver o pôr do sol e observar os pássaros.

Atenção: é necessário ficar em silêncio para evitar que os pássaros se assustem. Você vai poder contemplar bandos de variados tamanhos, com uma magnífica coloração vermelha, cruzando os céus para se reunir e dormir nas árvores.

Um espetáculo lindo e imperdível da natureza! Então, lembre-se sempre de respeitar as instruções do seu guia e de não jogar lixo no rio.

revoada dos Guarás
É um espetáculo da natureza! – Foto: @gaiavani

Preciso de uma agência de turismo em Atins?

Sim! É muito importante para destinos de aventura contar com uma empresa séria, confiável e que conheça muito bem a região, para oferecer passeios com segurança e responsabilidade. Além disso, somente carros 4×4 credenciados podem entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Por isso, na hora de decidir o que fazer em Atins, não deixe de contratar uma agência profissional. Temos uma lista completa com as melhores agências dos Lençóis Maranhenses, mas já deixamos aqui nossa sugestão: a Enjoy Maranhão. Eles foram os responsáveis por organizarem nossa viagem de 2025. Atendimento super profissional, com guias especializados e carros muito bons.

Clique aqui para fazer contato com a Enjoy Maranhão

Dicas de viagem, Atins

O que fazer em Atins (MA)? Quantos dias devo programar para esta viagem? É muito difícil chegar? Abaixo você vai encontrar dicas práticas e objetivas para facilitar sua viagem:

Onde fica Atins

Atins é um pequeno vilarejo localizado no estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil. Ele fica na entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, à margem do Rio Preguiças e próximo ao encontro do rio com o Oceano Atlântico. O vilarejo pertence ao município de Barreirinhas e é acessível de barco ou por veículos 4×4.

Como chegar em Atins, Maranhão

Para quem tem dúvidas de como chegar em Atins, no Maranhão, aqui vão duas opções a partir de Barreirinhas:

  • De voadeira: você vai gastar em torno de R$80,00 dependendo do período do ano, mas você também pode optar por ir nos barcos maiores e mais baratos, pois cabem mais pessoas.
  • De carro: você vai desembolsar algo entre R$80,00 e R$160,00 para andar nas chamadas jardineiras – caminhonetes com bancos adaptados na traseira.

Lembrando que para chegar em Barreirinhas há dois aeroportos: o Aeroporto Internacional da Paraíba, que fica a 187 km de distância e o Aeroporto Internacional de São Luís, a 255 km. O mais utilizado é o de São Luís, que apesar de ser mais distante, tem mais opções de voos e horários.

Melhor época para visitar Atins

O melhor período para visitar Atins, nos Lençóis Maranhenses é, sem dúvidas, entre junho e setembro. Neste período as chuvas do começo do ano já ocorreram e as lagoas estão cheias e lindas.

Contudo, a expansão do turismo está tornando o local tumultuado. Se você busca sossego, considere viajar entre abril e início de junho, período em que:

  • as lagoas já estão cheias e lindas;
  • o destino ainda está mais tranquilo, exclusivo e autêntico;
  • há possibilidade de algumas chuvas, mas elas não comprometem a experiência.

Depois de setembro, as lagoas já estão mais vazias. Dessa forma sua experiência pode não ser a mesma…

Canto de Atins
Canto de Atins no período da seca.

Quantos dias em Atins

Outra pergunta recorrente é sobre quantos dias ficar em Atins, no Maranhão. Eu diria que três dias inteiros serão suficientes para você curtir o clima calmo e relaxado do lugar, aproveitando ao máximo a beleza natural desta pequena vila dos Lençóis Maranhenses.

Caso opte por ficar mais dias, lembre-se de que estamos falando de um destino charmoso, mas rústico. Então, esteja preparado para se desconectar! Até mesmo o wi-fi aqui é bem devagar.

Como se locomover em Atins

Se você quer entender como se locomover em Atins, devo logo te avisar que apenas veículos autorizados podem circular na região. Assim, você precisará de um guia para fazer os passeios. Outro ponto a ser levado em conta é que as ruas do vilarejo são arenosas, portanto carros de passeio não são uma opção. Andar pelas ruas de areia a pé também é bem cansativo.

Assim sendo, o ideal mesmo é tentar se hospedar próximo às praias e contratar uma agência de turismo para fazer os passeios pela região. Como mencionei ao longo do artigo, a agência de turismo em Atins que nós indicamos é a Enjoy Maranhão. Você pode, inclusive, entrar em contato com eles via Whatsapp para reservar seus passeios:

Clique aqui para fazer contato com a Enjoy Maranhão

Para a noite, é possível passear pelo centrinho de Atins a pé ou utilizar serviço de buggy para sair para jantar em restaurantes mais distantes.

Onde ficar em Atins?

Embora seja um vilarejo pequeno, você vai encontrar ótimas opções para se hospedar com conforto. Veja abaixo nossas sugestões de onde ficar em Atins para diferentes tipos de orçamento:

01. La Ferme de Georges (nossa escolha!)

Este hotel é lindíssimo, um charme só. Para quem quer ficar bem hospedado, sem dúvidas, o La Ferme de Georges é uma excelente escolha. Já nos hospedamos nesse hotel por 2x e adoramos a elegância rústica que ele oferece.

Seus quartos são super aconchegantes e confortáveis, além de contarem com uma decoração clean super charmosa, que combina com o astral de Atins. Nas áreas comuns, encontramos um belíssimo jardim, uma piscina bem convidativa e, redes espalhadas pela propriedade. Além disso, o café da manhã caprichado é elogiasdíssimo pelos hóspedes, além do atendimento da equipe que é muito simpática e solícita.

onde ficar em atins
Aproveitando a piscina incrícel do lugar!! – Foto: @gaiavani
  • Diárias (casal) a partir de R$2.410 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 8.5 / 109 avaliações

Avaliação em destaque:

“O espaço todo é muito bonito, com jardim e piscina bem agradáveis. O hotel tem um canal de comunicação bastante eficiente pelo WhatsApp e dão todo suporte tanto no transfer de chegada e saída de Atins como na organização de passeios diversos. A equipe é muito simpática e solícita. A comida é excelente no café da manhã que oferece boas opções tanto no buffet quanto nos itens que a cozinha prepara na hora. Vale a pena também jantar no restaurante do hotel, com comida excelente e drinks muito bem executados. Anna em 01 de junho de 2025

CLIQUE AQUI PARA RESERVAR O SEU HOTEL

02. Pousada Lanea Experience

Essa aconchegante pousada fica a 500 metros da praia e é uma excelente opção de onde se hospedar em Atins. A Lanea Experience possui padrão 5 estrelas, com acomodações super confortáveis, instalações novas, limpas e pensadas para proporcionar o máximo de conforto. Além de tudo, os chalés de sapê são um charme só.

atins pousada lanea
Os chalés de sape são um charme – Foto: Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$886 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 9,7 / 244 avaliações

Avaliação em destaque:


“Tudo perfeito. Atenção aos detalhes. Lugar muito bem cuidado. Dois quadriciclos disponíveis para levar os hóspedes até as barracas de praia, restaurantes ou porto. Simpatia e cuidado do dono Franz e da gerente Katarina, sempre solícitos e educados.!!!!” davi em 23 de junho de 2025.

Clique aqui para reservar seu hotel

 03. Casa Serena

Para quem busca uma opção charmosa e econômica, a Casa Serena pode ser uma excelente opção! A gente já se hospedou aqui e gostamos muito da localização. A Praia de Atins fica bem pertinho, a uma caminhada de apenas 7 minutos. A acomodação possui quartos super arejados e agradáveis com varandas equipadas com redes e vista para o jardim.

casa lanea atins
A casa oferece um excelente custo benefício – Foto: Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$314 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 9,2 / 32 avaliações

Avaliação em destaque:

“Gian muito simpático e solicito, estava à disposição quando acionávamos ele e foi proativo em nos mandar contatos de agências de turismo e quadri táxi. A casa muito limpa, organizada e bem cuidada, um excelente custo benefício. Larissa em 05 de junho de 2025

Clique aqui para reservar seu hotel

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Atins

Percebi que, depois da minha viagem, muitos leitores do blog comentaram que têm muitas perguntas sobre o que fazer em Atins. Por isso, separei as mais frequentes para responder agora, junto com sugestões bem legais. Aproveite para descobrir o que fazer em Atins além dos Lençóis Maranhenses e outras dicas. Veja só:

O que fazer em Atins à noite

Embora seja um pequeno vilarejo, há opções legais para quem procura o que fazer em Atins a noite:

  • Jantar num dos restaurantes da vila
  • Tomar drinks nos barzinhos
  • Se informar com os locais se há alguma festinha rolando (vale saber que o ponto de encontro costuma ser o Jungle Burguer)
  • Curtir um show no Charme Beach Bar
Atins com chuva, o que fazer?

Certamente, não é o ideal pegar chuva num destino de natureza, contudo, sempre há algo para se fazer. Sendo assim, veja nossas sugestões de o que fazer em Atins com chuva para salvar sua viagem:

  • Conhecer a cachoeira do Bonzinho, que é uma pequena queda de água, formada no período de chuvas, pelas águas que transbordam das lagoas.
  • Se aventurar numa trilha de quadriciclo, afinal estes veículos foram feitos para isso =)
  • Almoçar ou jantar num dos restaurantes da vila
  • Fazer uma aula de yoga ou massagem com um profissional local
O que fazer em Atins com crianças

Caso esteja viajando com pequenos, estes passeios com certeza são ótimas dicas de o que fazer em Atins com crianças:

  • Curtir as praias
  • Conhecer as lagoas
  • Ver a revoada dos guarás
  • Andar de caiaque ou stand up paddle
  • Descer pelas dunas nas lagoas
Onde comer em Atins

Apesar de ser um vilarejo pequeno, você vai poder experimentar ótimas opções de bares e restaurantes em Atins. Veja abaixo nossas dicas:

Melhores praias de Atins

Sem dúvida, o grande destaque da região são as praias e lagoas, essas são as mais famosas:

  • Canto de Atins
  • Praia de Atins
  • Lagoa Tropical
  • Lagoa das Sete Mulheres
  • Lagoa da Capivara

Pronto para decidir o que fazer em Atins?

Por fim, espero que tenha curtido nossas dicas! Agora que você já sabe os melhores passeios nesse charmoso vilarejo, poderá organizar a sua viagem de maneira mais prática. Mas, caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em comentar aqui!


Aproveite e leia também:

Chapada das Mesas + Lençois Maranhenses: roteiro de 10 dias

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses

5 passeios Imperdíveis nos Lençóis Maranhenses


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Nanda Hudson
Nanda Hudson

Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

25 comentários em “O que fazer em Atins: 8 passeios para incluir no seu roteiro”

  1. Olá.
    Queria tirar uma duvida 😀
    Em Atins vocês fizeram um passeio de 4×4 e outro de Quadriciclo.
    Minha duvida é se você acha valido fazer os dois,ou so um deles é o necessario apenas. Pelo post me pareceu q voces viram as mesmas coisas,mas com o o Quadriciclo vcs ficaram mais a vontade e deve ter saido mais barato.

    Bjs

    1. Olá Dani!

      Realmente, vimos praticamente as mesmas lagoas nos dois passeios – a paisagem é sempre parecida! E sim, ficamos mais livres com o quadriciclo, foi o meu passeio preferido!

      1. E é fácil circular por lá com o quadricículo, no sentido dos caminhos, como chegar nas dunas, Canto de Atins, etc? Uma pessoa que n fez o passeio de 4×4 conseguiria cobrir os mesmos locais, sem “se perder”?

        1. Eu não achei tão fácil de me localizar, principalmente na ida para as lagoas. Meu namorado tem uma boa noção de direção, então ele soube direitinho o caminho, mas recomendo que vc vá com um guia para não se perder. No centrinho é mais fácil de andar sozinho!

  2. Olá pessoal!! Adorei o blog! Muito rico em informações, parabéns! Estou programando para fazer a rota das emoções em final de Outubro. E queria saber se por um acaso vocês fizeram algum passeio de Atins para a Lagoa Azul e Lagoa Bonita? Sei que a melhor opção é saindo de Barreirinhas, mas terei alguns dias livres em Atins. E outra dúvida, li alguns blogs de Atins só vejo os viajantes comentarem de passeios em quadriciclo ou jardineira. Há opção em passeio de buggy?
    Obrigada! abraços

    1. Nanda Hudson

      Olá!!

      Acredito que não tenha saída de Atins para fazer o passeio para a lagoa bonita e lagoa azul. Barreirinhas fica bem distante de atins! é preciso pegar barco ou um carro 4×4. É melhor ficar 1 ou 2 noites em Barreirinhas pra fazer esses passeios!

      Eu não vi bugre em Atins… O mais comum era jardineira e quadriciclo mesmo. Vi também passeios à cavalo! Espero ter ajudado! Aproveite esse paraíso!

  3. Olá boa noite Nanda, estou indo para Atins em Junho e tenho interesse em alugar um quadriciclo durante um dia inteiro igual vocês fizeram, você tem o contato da pessoa que alugou ?

    1. Nanda Hudson

      Olá! Já tem alguns anos essa viagem, então acredito que tenha mudado o esquema do quadriciclo. Alugamos com um funcionário do nosso hotel. Sugiro que você pergunte na cidade se conhecem alguém que faz o aluguel do quadri ou vá em alguma agência de passeios!

  4. RICARDO DECHICHI MACEDO

    Bom dia. Se puder, gostaria de uma informação. Mas antes, parabéns pelo blog.
    Do centro de Atins, até o canto de Atins, sabe me dizer qual a distância, para uma caminhada?
    Desde já, agradeço.
    Ricardo.

    1. Oi Ricardo! Puxa, não sei dizer a distância até o canto de Atins. A maioria das pessoas faz esse trajeto com uma jardineira, não é muito comum andar até lá.

      Uma vez em Atins, você certamente conseguirá essa informação na sua pousada ou mesmo com algum local.

    1. Nanda Hudson

      O Renata!
      Eu fiz esse passeio de quadriciclo em 2018, acredito que o rapaz que alugou pra mim, não esteja mais fazendo esse serviço. Você pode contatar a Caetés, agência de turismo que a gente indica nos Lençois!

  5. Primeiramente, parabéns pelo blog Nanda. 🙂
    A diária de um quadriciclo hoje em Atins, está em torno de R$ 500 a R$ 600.
    (98)98703-5558 contato para informações sobre passeios em Atins.

  6. Caroline Reinbach

    Olá Nanda, gostei muito do seu blog!

    Só fiquei com uma dúvida, no passeio realizado de quadriciclo, vocês estavam sozinhos ou acompanhados por um guia durante todo percurso? E caso estivessem sozinhos, foi tranquilo se localizar? Muito obrigada.

    1. Nanda Hudson

      Oi Carol!

      Como fomos há um tempo, alugamos o quadriciclo com o funcionário do nosso hotel, mas acredito que por agencia vc só consiga fazer esse passeio com guia! Soubemos nos localizar pois tínhamso feito o passeio de jardineira um dia antes e não fomos muito longe!

  7. ANNE LOUISE Barros

    O passeio para a revoada dos guarás sai de atins de barco e volta para atins? Esse passeio é do delta do parnaíba? Ja da pra ficar por la pra seguir viagem?

    1. Oi Anne! São passeios distintos. O Delta do Parnaíba fica láaaa no Piauí. rsrs

      Contudo, quem visita Atins, tem a possibilidade de ver os guarás também, já que eles habitam toda essa região.

  8. Bom dia! Tudo bem? Por favor, sabe se é possível casal com criança de 6 anos e meio em um quadriciclo (eu não piloto)? Conjugaria Atins com St Amaro apenas por esse passeio. Acha que vale a pena o investimento?

    1. Nanda Hudson

      Olá Viviane! Tudo bem?

      Tem algumas empresas que oferecem passeios de quadriciclo, acho que vale a pena ir com guia, ainda mais com criança pequena. Mas é super divertido e lindo, vale a pena.

      Quando eu fui, fiquei 2 dias em Barreirinhas e 3 dias em Atins, e gostei muito mais de Atins, por ser mais preservado, ter praia e muitas lagoas bonitas. Também estava bem mais vazio do que Barreirinhas. De fato, é mais longe, então o ideal seria você fazer o passeio de um dia inteiro em Atins ou se hospedar por lá – dessa forma você vai conseguir aproveitar mais o deslocamento!

  9. Olá, já fui a Barrerinhas e Atins (com pouco tempo) e estou voltando agora para fazer Atins (com mais tempo) e St Amaro.
    Por estar voltando tinha interesse de fazer tudo que nao fiz na viagem anterior. Dai o questionamento, vale a pena fazer o passeio dos planctons bioluminescentes? vejo as agencias oferecendo mas não encontro pessoas que fizeram. Qual sua opniao? Obrigada.

    1. Oi Tay! Você acabou de apresentar pra gente um novo passeio em Atins! rsrs Nunca tínhamos ouvido falar dos plânctons bioluminescentes por lá, então não poderemos te ajudar com essa questão. Se você for, conta pra gente a experiência? Ficamos super curiosas a respeito.

      Beijos e boa viagem!
      Gaia

  10. Olá Gaia! Que blog ótimo o seu, parabéns, ótimas informações e indicações!!
    Uma pergunta: estamos nos planejando para visitar São Luís e Lençóis. Eu gostei muito da proposta de hospedagem em Atins. Teremos 6 dias em Lençóis. Na sua experiência você acha que valeria a pena ficar 2 dias em Barreirinhas antes de seguir para Atins? Ou Barreirinhas é dispensável? Obrigada

    1. Oi Sandra! Atins é muito mais charmosa e tem uma vibe bem tranquila. Se é isso que você busca, então vale super a pena ficar somente em Atins. Aliás, fiz um passeio em minha última visita ao destino que foi surpreendente: o povoado Bar da Hora. Eles ficam entre Atins e Mandacaru e promovem Turismo de Base Comunitária, integrando sustentabilidade e cultura caiçara. E a gastronomia local é gerenciada por pescadores utilizando ingredientes frescos e sazonais. Comemos um peixe com caju que estava divino!! Se você curte destinos autênticos, acho que vale incluir no roteiro.

      Em relação a Barreirinhas, as duas lagoas mais famosas dos Lençóis Maranhenses ficam por lá. Elas costumam ficar cheias na alta temporada. Daí fica a seu critério visitar ou não. Vou deixar aqui um outro artigo onde falamos sobre os principais atrativos de cada cidade da região:
      https://www.maladeaventuras.com/passeios-lencois-maranhenses/

      Acho que o artigo não menciona o Povoado Tapuio e Marcelino. Esse passeio é bem legal para mergulhar na cultura local. A saída é de Barreirinhas. Então, nesse caso, valeria a pena ficar umas 2 noites em Barreirinhas.

      Vou deixar aqui uma sugestão de roteiro com base nas informações que você passou:
      Dia 01: manhã: Povoado Tatuio e Marcelino OU sobrevoo dos Lençóis Maranhenses + tarde: Lagoa Bonita OU Lagoa Azul (pernoite em Barreirinhas)
      Dia 02: Passeio de traslado Barreirinhas > Atins: Vassouras, Mandacaru e Caburé
      Dia 03: Praia em Atins
      Dia 04: Circuito Canto de Atins + picnic no por do sol
      Dia 05: manhã: Povoado Bar da Hora + tarde: Revoada dos Guarás
      Dia 06: Circuito Lagoas de Atins

      Espero ter ajudado =)
      Beijos,
      Gaia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima