Atins ainda é um paraíso escondido e de difícil acesso que recebe muito bem turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e experiências inesquecíveis.
Além de conhecer as dunas e lagoas maravilhosas do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, você vai ter o privilégio de assistir a um belíssimo pôr do sol, experimentar a gastronomia local e viver momentos únicos nesse pequeno vilarejo.
Veja nesse post o que fazer em Atins e anote as nossas dicas de 7 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro!
O que fazer em Atins: Circuito Lagoas do Atins
Fechamos o passeio com a agência de turismo Caetés Expedições. Eles nos buscaram às 9h no hotel, em um carro 4×4 (jardineira), para fazer o circuito das lagoas de Atins.
Andamos cerca de 1h até chegar nas primeiras dunas, passando por paisagens lindas. Em Atins podemos andar com o carro pelas dunas, diferente de Barreirinhas. Os guias costumam levar os turistas nas lagoas que estão mais cheias e bonitas. As mais famosas da região são: Lagoa da Capivara, Lagoa Tropical e Lagoa das Sete Mulheres.
Confesso que eu não lembro qual lagoa é qual e nem se fomos em todas essas – o que vale é explorar as dunas e lagoas e ir descobrindo uma paisagem mais linda do que a outra!
Depois de caminhar bastante pelas dunas, paramos para almoçar no Canto de Atins, no Restaurante da Luzia, pra fechar o passeio com um camarão delicioso!
Atins: conheça o charmoso vilarejo dos Lençois Maranhenses
O que fazer em Atins: Canto de Atins
O Canto de Atins é uma região há 1 hora do centrinho do vilarejo. Lá tem apenas dois restaurantes: da Dona Luzia e do Sr Antônio, que são famosos pelo camarão grelhado (veja mais abaixo!).
É legal ir até lá de quadriciclo para poder andar tranquilamente pela região. Você pode andar pela beira da praia do Canto de Atins, que é super extensa. Nós chegamos a ir até o finalzinho da praia, e apesar de ter umas construções meio abandonadas, é super bonito. Vale a pena parar e dar um mergulho!

Ali por perto dos restaurante tem vários animais soltos – vimos ovelhas, vacas, cavalos…!
É a região de passagem dos carros 4×4 que levam os turistas para as dunas e lagos, que ficam ali perto dos restaurantes.
O que fazer em Atins: Alugar um quadriciclo
Esse foi o nosso passeio preferido! Você pode procurar agências de passeios para alugar o quadriciclo. Nós alugamos com um morador que já não faz mais o aluguel, então nem adianta colocar o contato aqui pra vc.

Passamos pelo centrinho, fomos na praia ver os praticantes de kitesurf, paramos para almoçar no Restaurante da Sesé (experimentamos o tradicional Risoto de Camarão no Abacaxi) e depois seguimos para o Canto de Atins, até chegar nas dunas do Parque Nacional.
Conseguimos andar pelas dunas, exploramos lagoas azuis e super vazias e pra completar vimos um pôr do sol maravilhoso. Sem dúvidas o passeio mais lindo e especial que fizemos em Atins!
Veja também: Onde se hospedar em Atins: conheça o incrível La Ferme De Georges
O que fazer em Atins: Assistir ao pôr do sol
Lugares para assistir ao pôr do sol não vão faltar em Atins, e pode esperar um verdadeiro espetáculo. Realmente a natureza caprichou nesse pedacinho do Maranhão!
São três lugares imperdíveis para assistir o nascer do sol enquanto você estiver Atins:
- Praia de Atins
Se você tiver um dia livre para relaxar e passear pelo vilarejo, sugiro reservar o finalzinho de tarde para escolher algum dos barzinhos que fica na beira da praia (fomos no Bar.Co), pedir um drink e esperar a hora mágica de frente pro mar.
Porvavelmente terão muitos kitesurfers na praia, velejando de um lado pro outro, o que deixa a paisagem ainda mais bonita e especial.

- Canto de Atins
Vale a pena caminhar até o Canto de Atins (prepare-se, são alguns bons kilômetros) ou alugar um quadriciclo e ir até lá assistir o sol morrer na água e bem mais pertinho de você. Lindo demais!
- Lagoas de Atins
Você pode optar por fazer o passeio para as lagoas de Atins no final da tarde e ficar lá até o sol se pôr. Nós alugamos um quadriciclo por um dia inteiro e fomos até as dunas e lagoas. Acabamos ficando até tarde e vimos um dos pores do sol mais bonitos da vida. Ele vai indo embora por trás das dunas e deixando o céu com uma cor única. Vale a pena demais!

Recomendamos o Booking.com para você encontrar ótimos hotéis com bom custo x benefício em Atins. Clique aqui e faça a sua reserva!
O que fazer em Atins: Velejar de Kitesurf
Atins foi eleito um dos top lugares no mundo para praticar o Kitesurf. O vento mais forte acontece a partir de Agosto e vai até Dezembro, época que o pequeno vilarejo fica movimentado, principalmente de gringos!
A água plana e rasa oferece condições ideais para iniciantes no esporte e também os mais experientes. O principal ponto para velejar é na Praia de Atins, onde acontece o encontro do Rio Preguiça com o Oceano Atlântico, mas alguns velejadores mais experientes vão até as lagoas no Parque Nacional dos Lençois Maranhenses para praticar. Demais né?

Se você quiser fazer aulas, já vai preparando o bolso e o tempo. O valor é salgado e é necessário, no mínimo, 3 dias para você aprender e andar. O preço médio fica em torno de R$700 para dois dias de aula com aluguel de equipamento.
Recomendo a escola Atins Kiteboarding, que tem uma estrutura super completa e ótimos profissionais.
O que fazer em Atins: Cavalgada
Já pensou em cavalgar pelas dunas e lagoas de Atins? Esse é outro passeio bastante comum por lá – toda hora víamos turistas cavalgando pela praia, vilarejo e nas dunas.

Se você ama animais e quer se conectar ainda mais com a natureza, pode apostar nesse passeio. Encontrei o site do Facundo, um argentino apaixonado por cavalos que oferece esse passeio exclusivo em Atins. Tem a opção de passeio de um dia inteiro e também de três dias, com tudo incluído. Vale a pena acessar o site e entrar em contato para se informar melhor!
O que fazer em Atins: Experimentar o camarão do Antônio e da Dona Luzia
Os dois restaurantes já viraram ponto turístico: não tem como ir a Atins e não experimentar o camarão grelhado. É realmente uma delícia e os valores são super convidativos.
Antes de mais nada… Não vá achando que é fácil chegar. Os restaurantes são super simples, pé na areia e ficam bem afastados do centrinho de Atins. Na verdade, eles estão localizados no Canto de Atins, próximo das dunas e lagoas da região.

Fomos duas vezes até: durante o passeio em uma 4×4 para ir até as lagoas e de quadriciclo, no dia que alugamos e andamos por conta própria.

Os camarões são marinados em uma receitinha secreta e especial e depois grelhados em uma grelha de ferro. São muito saborosos!! O prato com camarão e acompanhamentos simples (arroz, feijão, salada, etc) custa R$45.

E aí, curtiu as nossas dicas? Agora que você já sabe o que fazer em Atins poderá gostar de ler outros artigos sobre os Lençois Maranhenses:

Olá.
Queria tirar uma duvida 😀
Em Atins vocês fizeram um passeio de 4×4 e outro de Quadriciclo.
Minha duvida é se você acha valido fazer os dois,ou so um deles é o necessario apenas. Pelo post me pareceu q voces viram as mesmas coisas,mas com o o Quadriciclo vcs ficaram mais a vontade e deve ter saido mais barato.
Bjs
Olá Dani!
Realmente, vimos praticamente as mesmas lagoas nos dois passeios – a paisagem é sempre parecida! E sim, ficamos mais livres com o quadriciclo, foi o meu passeio preferido!
E é fácil circular por lá com o quadricículo, no sentido dos caminhos, como chegar nas dunas, Canto de Atins, etc? Uma pessoa que n fez o passeio de 4×4 conseguiria cobrir os mesmos locais, sem “se perder”?
Eu não achei tão fácil de me localizar, principalmente na ida para as lagoas. Meu namorado tem uma boa noção de direção, então ele soube direitinho o caminho, mas recomendo que vc vá com um guia para não se perder. No centrinho é mais fácil de andar sozinho!
Olá bom dia pessoal. Sou guia galego em santo Amaro e barrerinhas e atins lençóis maranhense parque Nacional Nordeste. Vários Tipos de passeios várias informações vários roteiros chamar meu Whatsapp (98) 988588396 Guia Galego.
Olá pessoal!! Adorei o blog! Muito rico em informações, parabéns! Estou programando para fazer a rota das emoções em final de Outubro. E queria saber se por um acaso vocês fizeram algum passeio de Atins para a Lagoa Azul e Lagoa Bonita? Sei que a melhor opção é saindo de Barreirinhas, mas terei alguns dias livres em Atins. E outra dúvida, li alguns blogs de Atins só vejo os viajantes comentarem de passeios em quadriciclo ou jardineira. Há opção em passeio de buggy?
Obrigada! abraços
Olá!!
Acredito que não tenha saída de Atins para fazer o passeio para a lagoa bonita e lagoa azul. Barreirinhas fica bem distante de atins! é preciso pegar barco ou um carro 4×4. É melhor ficar 1 ou 2 noites em Barreirinhas pra fazer esses passeios!
Eu não vi bugre em Atins… O mais comum era jardineira e quadriciclo mesmo. Vi também passeios à cavalo! Espero ter ajudado! Aproveite esse paraíso!
Olá boa noite Nanda, estou indo para Atins em Junho e tenho interesse em alugar um quadriciclo durante um dia inteiro igual vocês fizeram, você tem o contato da pessoa que alugou ?
Olá! Já tem alguns anos essa viagem, então acredito que tenha mudado o esquema do quadriciclo. Alugamos com um funcionário do nosso hotel. Sugiro que você pergunte na cidade se conhecem alguém que faz o aluguel do quadri ou vá em alguma agência de passeios!
Bom dia. Se puder, gostaria de uma informação. Mas antes, parabéns pelo blog.
Do centro de Atins, até o canto de Atins, sabe me dizer qual a distância, para uma caminhada?
Desde já, agradeço.
Ricardo.
Oi Ricardo! Puxa, não sei dizer a distância até o canto de Atins. A maioria das pessoas faz esse trajeto com uma jardineira, não é muito comum andar até lá.
Uma vez em Atins, você certamente conseguirá essa informação na sua pousada ou mesmo com algum local.
8km
ola, gostaria do contato do quadriciclo para alugar em atins. att renata
O Renata!
Eu fiz esse passeio de quadriciclo em 2018, acredito que o rapaz que alugou pra mim, não esteja mais fazendo esse serviço. Você pode contatar a Caetés, agência de turismo que a gente indica nos Lençois!
Primeiramente, parabéns pelo blog Nanda. 🙂
A diária de um quadriciclo hoje em Atins, está em torno de R$ 500 a R$ 600.
(98)98703-5558 contato para informações sobre passeios em Atins.
Olá Nanda, gostei muito do seu blog!
Só fiquei com uma dúvida, no passeio realizado de quadriciclo, vocês estavam sozinhos ou acompanhados por um guia durante todo percurso? E caso estivessem sozinhos, foi tranquilo se localizar? Muito obrigada.
Oi Carol!
Como fomos há um tempo, alugamos o quadriciclo com o funcionário do nosso hotel, mas acredito que por agencia vc só consiga fazer esse passeio com guia! Soubemos nos localizar pois tínhamso feito o passeio de jardineira um dia antes e não fomos muito longe!