Botafogo é daqueles bairros onde você encontra de tudo: super residencial e tranquilo em algumas ruas, agitado e vibrante em outras. Isso sem contar a vida noturna que é animadíssima, com uma infinidade de barzinhos e lugares descolados para um encontro de amigos. Então, se você quer saber o que fazer em Botafogo, com todas as dicas e passeios pelo bairro, é só continuar lendo este post!

O que mais impressiona é que há sempre espaço para novidades. Andar por Botafogo é sempre um passeio com muitas opções. Basta sair do metrô que você encontra bares, restaurantes, lojas, brechós, galerias de arte e programação cultural de ótima qualidade.

A fama da boemia e o público jovem e animado que agita a região, tornam quase obrigatório uma noitada num dos bares em Botafogo, ou melhor, do Baixo Botafogo, como também é conhecida a Rua Arnaldo Quintela, eleita a 8ª rua mais legal do mundo.

Então, se você já está curioso para saber mais sobre o bairro, como chegar, onde ficar e quer conhecer os melhores lugares para comer em Botafogo, acompanhe abaixo todas as nossas dicas!

o que fazer em Botafogo, RJ
O que fazer em Botafogo, RJ: passear pela orla da enseada, com uma belíssima vista.

Por que visitar Botafogo?

Botafogo é um dos bairros mais democráticos da Zona Sul do Rio de Janeiro e é um dos mais charmosos e famosos também. É um bairro que mistura a tranquilidade de algumas ruas, com o movimento intenso de outras, com muitas opções de comércio e lazer. Uma ótima combinação para quem não curte uma rotina monótona ou repetitiva.

Não é difícil encontrar um lugar legal para conhecer, uma vez que sempre tem um café, loja ou barzinho diferente abrindo no bairro. Além disso, é um lugar que abraça todos os perfis de público e quem busca o que fazer em Botafogo de madrugada, certamente vai encontrar uma opção animada!

Mas se quiser aproveitar passeios em Botafogo pela manhã de um sábado ou domingo, saiba que feirinhas de rua são sempre boas opções. A Carioquíssima, por exemplo, acontece um final de semana por mês no bairro e trás entretenimento da manhã até a noite, sempre de graça. Ou seja, Botafogo é um cantinho privilegiado no Rio de Janeiro, com atrações praticamente 24h/dia para todos os bolsos e públicos.


Veja também: o que faze em Santa Teresa (Rio de Janeiro): 12 passeios imperdíveis


O que fazer em Botafogo: passeios imperdíveis pelo bairro

Para além das infinitas opções boêmias e gastronômicas, Botafogo também tem passeios e atrações culturais que podem ser alternativas legais para um dia de lazer. Aproveite a vibe do bairro para curtir passeios bem incríveis e diferentes pela zona sul do Rio de Janeiro. Veja abaixo o que tem para fazer em Botafogo:

01. Admirar a vista no Mirante do Pasmado

Ao ar livre, é possível conhecer o Mirante do Pasmado, que não é tão comum nos principais guias de turismo do Rio de Janeiro. Ele fica bem escondido, quase na Urca, mas é bem fácil de chegar de carro, taxi ou uber. A vista para o Cristo e para a enseada é super linda. E essa é sempre nossa primeira dica de o que fazer em Botafogo para quem quer fugir do óbvio.

O acesso é gratuito e o ideal é subir de carro pois não há muito fluxo de pedestres fazendo o caminho a pé, embora seja possível (são 10 minutos de subida em ladeira não muito forte).

o que fazer em Botafogo gratuito
O que fazer em Botafogo gratuito: uma das vistas do Mirante do Pasmado.

O mirante fica no Parque Yitzhak Rabin e a subida para o mirante é logo depois do túnel velho. Para chegar lá basta, pegar a Rua General Severiano e, em seguida, seguir por uma ladeira à esquerda em direção à Praça Engenheiro Bernardo Saião, perto do Casa & Gourmet Shopping .

Há um estacionamento gratuito e nos fins de semana há barraquinhas vendendo água de coco e lanchinhos. O local, que foi revitalizado há pouco tempo, também abriga um Memorial às Vítimas do Holocausto, com entrada igualmente gratuita, basta retirar o ingresso para visitação no site Sympla.

02. Conhecer a Casa Rui Barbosa

Outra dica cultural de o que fazer em Botafogo é a Casa Rui Barbosa, que fica numa antiga chácara, na Rua São Clemente, numa casa de construção histórica que foi residência de Rui Barbosa até 1923, o que já vale a visita. Hoje, o local é utilizado como museu, espaço de exposições, pesquisa, conservação e educação.

Os jardins podem ser visitados gratuitamente, dentro do horário de funcionamento. O acesso ao interior da casa também é gratuito, mediante visitas guiadas, cuja programação também pode ser conferidas aqui.

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 17h00

03. Passear de bike pela enseada de Botafogo

Para quem gosta de atividades ao ar livre, uma ótima pedida é fazer um passeio de bicicleta pela enseada da praia de Botafogo. Sobretudo se estiver um lindo dia de sol, esta é uma dica perfeita para curtir um dos visuais mais bonitos da cidade! É possível alugar uma bike nas estações do Itaú espalhadas pelas ruas.

Mas se quiser uma experiência ainda melhor, existem também passeios de bicicleta com guia. O passeio explora não só o bairro de Botafogo, mas também passa pela Praia do Flamengo e o Centro da cidade. Dá para conhecer um pouco mais sobre estes bairros em total segurança, com guias que conhecem bem a região.

O que fazer de graça em Botafogo?
O que fazer em Botafogo de dia: curtir o por do sol é uma das melhores coisas para finalizar um dia pelo bairro!

04.  Visitar o Museu do Índio

O Museu do Índio é uma dica de o que fazer em Botafogo com chuva que poucos conhecem. Nele, você encontrará um ótimo acervo das sociedades indígenas: peças etnográficas, pesquisas etnológicas, conteúdo audiovisual além de obras que remontam nos jardins dos museus, os modelos de casas de algumas aldeias indígenas.

Ah! O Museu do Índio também tem exposições temporárias, além de oferecer cursos e palestras. Vale a pena conferir a programação antes de fazer uma visita, tendo em vista que no momento o casarão está passando por uma reforma e apenas os jardins estão abertos ao público.

  • Endereço: Rua das Palmeiras, 55
  • Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h00.
  • Entrada gratuita – perfeito para quem procura o que fazer em Botafogo de graça, para não pesar no bolso.

*Atualmente o museu está fechado, mas em breve reabrirá para a visitação, basta ficar ligado no Museu do Índio.

05. Apreciar a vista do Botafogo Praia Shopping

Ainda está se perguntando o que tem para fazer em Botafogo? Uma dica legal é ir ao Praia Shopping, conhecido por nós cariocas como “Escadas Shopping” (são muitas escadas rolantes rs) de onde você pode tirar fotos irresistíveis a qualquer hora do dia, da belíssima vista da Enseada de Botafogo.

No último andar há uma praça de alimentação, que conta com um paredão de vidro e uma das vistas mais incríveis da cidade maravilhosa. Seja para fugir do calor do Rio, fazer uma pausa para o almoço, ou curtir um happy hour com cervejinha gelada, essa pode ser uma ótima ideia!

06. Visitar as Exposições da Casa Firjan

A Casa Firjan é um espaço super agradável no coração de Botafogo. Trata-se de um casarão muito bonito, com espaços instagramáveis, exposições, laboratório digital com amostras tecnológicas e bistrô (o Empório Jardim, que serve um delicioso café da manhã e costuma ficar bem cheio).

No exterior há um belo jardim, onde ocasionalmente acontecem feiras super legais como a Junta Local, sendo um espaço perfeito para piqueniques ou ainda para quem procura o que fazer em Botafogo com crianças.

  • Endereço: Entradas pelas ruas Guilhermina Guinle, 211 ou Dona Mariana 19
  • Horário de funcionamento: De terça à domingo, das 9h às 19h
  • Entrada gratuita – mais uma dica de o que fazer em Botafogo de graça, ein!

07. Curtir a Cobal do Humaitá

Outro ponto de encontro super famoso na região é a Cobal do Humaitá. Um espaço que abriga bares, floricultura, delicatessen, mini mercados, peixarias, restaurantes, pizzarias, entre outras atrações.

Vale ressaltar que o melhor é ir à Cobal de táxi, uber ou a pé, uma vez que o estacionamento é pequeno e bem caro! Uma ótima pedida para quem procura o que fazer em Botafogo à noite, o local costuma ficar bem cheio e animado. Amigos de todas as idades se reúnem aqui para momentos de descontração.

  • Endereço: Rua Voluntários da Pátria 448 – Humaitá
  • Horário de funcionamento: Lojas e Hortomercado de segunda à sábado, das 8h às 18h. Bares e restaurantes variam o horário de funcionamento.
  • Entrada gratuita – você só paga o que consumir no estabelecimento da sua escolha (se quiser consumir).

Leia também: O que fazer em Laranjeiras (RJ): 11 passeios incríveis


O que fazer em Botafogo: melhores bares e restaurantes

A gastronomia é um dos destaques do bairro e há excelentes opções de bares e restaurantes na região. Veja abaixo os melhores lugares para comer em Botafogo:

o que fazer em botafogo de dia
A cidade do Rio de Janeiro possui vistas incríveis como esta, da Praia de Botafogo.

08. Marchezinho

O Marchezinho é provavelmente o nosso restaurante preferido no bairro e uma de nossas dicas preferidas do que fazer em Botafogo! Localizado no coração do Baixo Botafogo, é um bistrô super charmoso, com vinhos deliciosos e um cardápio cheio de ótimas opções vegetarianas.

Para quem procura o que fazer em Botafogo durante o dia, vai encontrar aqui opções para o café da manhã, brunch ou almoço, num menu com pratos e sanduíches deliciosos. À noite, servem drinks e coisinhas para beliscar. Preços entre R$80 e R$150.

  • Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 46
  • Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 à 1h

09. Magna Cozinha

Outra dica para quem procura onde comer saudável e barato em Botafogo é o Magna Cozinha. Localizado num casarão antigo, o Magna oferece opções vegetarianas a quilo, com excelente qualidade e variedade.

Inaugurado há poucos meses em Botafogo (a primeira filial é na Tijuca) o restaurante é aconchegante e possui algumas mesinhas na varanda coberta. A comida tem preços super justos e é muito saborosa, com destaque para o delicioso sorvete de caramelo, feito na casa (100 gramas durante a semana sai a R$8,90).

  • Endereço: Rua Dona Mariana, 81
  • Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 11h às 16h, sábados e domingos das 12h às 17h

Leia também: Fotos no Rio de Janeiro: 25 lugares instagramáveis


10. Be+Co

Se a gente disse que Botafogo é o lugar onde não para de aparecer novidade, a última é o Be+Co: o espaço é uma vila formada por contêineres, com diversas opções de comes e bebes. Para quem gosta de novidades e procura algo além de bares em Botafogo, fica a dica.

Além de comida asiática, árabe e drinks, lá é o local de estreia do hambúrguer da chef Roberta Sudbrack. Há também exposições, música ao vivo e feiras. Cada vez mais, o Be+Co vem se tornando um complexo cultural.

  • Endereço: Rua da Matriz, 54
  • Horário de funcionamento: De terça a sábado, de 11h às 00h. Domingo, de 11h às 18h.
melhores lugares para comer em botafogo comida asiática
A cena gastronômica de Botafogo é intensa!

11. Naturalie Bistrô

O Naturalie Bistrô é outra opção para quem gosta de uma refeição mais leve e saudável. Os pratos são bonitos, bem apresentados e deliciosos. A moqueca de banana é muito saborosa, assim como a feijoada vegana e o risoto de abóbora com burrata. Para arrematar, de sobremesa, crumble de maçã. Imperdível!

O ambiente é moderno, clean, com música ambiente agradável e suave. Difícil é achar uma mesinha disponível, então procure chegar cedo. Preços entre R$80 e R$100.

  • Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 5
  • Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 16h
o que fazer em botafogo com crianças
A bela Enseada de Botafogo.

Veja também: Passeio Cristo Redentor: 7 dicas para planejar sua visita ao Corcovado


Dúvidas frequentes de quem pesquisa o que fazer em Botafogo

Reunimos abaixo as melhores dicas quando o assunto é o que fazer em Botafogo, para que você possa aproveitar todos os points deste charmoso bairro do Rio de Janeiro:

O que não pode deixar de fazer em Botafogo?

Nem só de bares e restaurantes vive o bairro, há diversas outras atividades e passeios que você poderá fazer para aproveitar sua estadia. Confira o que não deixar de fazer em Botafogo:

O que fazer de graça em Botafogo?

Mesmo com pouca grana dá para se divertir no Rio de Janeiro. Na verdade, este é um dos diferenciais desta cidade incrível, que oferece paisagens lindas a seus visitantes. Confira o que fazer de graça em Botafogo:

  • Caminhar pela Enseada da Praia de Botafogo
  • Explorar o Mirante do Pasmado ou o Mirante Dona Marta
  • Conhecer os shoppings do bairro: Rio Sul, Botafogo Praia Shopping ou Casa & Gourmet
  • Fazer um passeio de bike pela orla
  • Visitar a Casa Firjan ou a Casa Rui Barbosa

O que fazer em Botafogo com crianças?

Para quem está viajando ou passeando com os pequenos, confira o que fazer em Botafogo com crianças:

  • Fazer um piquenique nos jardins da Casa Firjan
  • Fazer uma escalada indoor
  • Crianças de 1 a 10 anos vão se divertir no Animasom, no Shopping Rio Sul.
  • Passear pela Enseada da Praia de Botafogo

O que fazer em Botafogo à noite?

Há muitos bares em Botafogo, para todo tipo de público. Selecionamos abaixo algumas sugestões de o que fazer em Botafogo a noite para uma noite super animada:

O que fazer em Botafogo com chuva?

Embora não seja o melhor dos mundos, Botafogo oferece opções de diversão para um dia chuvoso. Veja algumas sugestões:

o que fazer em Botafogo, RJ
Vista do Cristo Redentor, da Praia de Botafogo.

Dicas de viagem: Botafogo

Antes de encerrarmos o post, separamos algumas dicas de viagem que podem tornar a sua experiência em Botafogo ainda mais proveitosa. Veja só:

Como chegar em Botafogo, no Rio de Janeiro

Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, Botafogo possui diversas opções de transporte (há inúmeras linhas de ônibus que cruzam de um ponto a outro) sendo o metrô a melhor alternativa. Você pode conferir o mapa do metrô rio ou planejar a sua viagem usando o app de ônibus Moovit.

É super fácil e simples chegar no bairro através do metrô, uma vez que a estação fica localizada na linha principal (Linha 1) e perto de muitos outros bairros famosos da Zona Sul carioca, que provavelmente você também irá querer conhecer, tais como Copacabana, Ipanema, Cosme VelhoJardim Botânico.

o que fazer em botafogo com crianças
O que fazer em Botafogo de dia: que tal um passeio no famoso Bondinho do Pão de Açúcar?

É importante dizer que se você planeja fazer um tour e combinar Botafogo com outros bairros do Rio, você não chega a alguns deles utilizando somente o metrô (como o Cosme Velho ou Jardim Botânico, por exemplo). Para fazer essa junção de bairros, você precisará pegar outros transportes complementares. Portanto, fique atento aos mapas e informações.

Qual é a melhor época para conhecer Botafogo no Rio de Janeiro?

Assim como todo o Rio de Janeiro, Botafogo é um bairro que pode ser visitado o ano todo. Mas vale saber que durante os meses de verão, as temperaturas sobem junto com os preços das hospedagens e passeios. Isso porque estamos na alta temporada carioca.

Já durante os meses de primavera, outono e inverno, o clima é ameno e muito gostoso. Vale a pena visitar nessas épocas para fugir dos ambientes lotados.

Onde ficar em Botafogo, no Rio de Janeiro

Em Botafogo há muito o que fazer (seja dia ou noite), por isso listamos abaixo algumas sugestões de hospedagem, caso você deseje ficar pelo bairro mesmo durante seu passeio ou viagem pelo Rio. Veja onde ficar em Botafogo, RJ:

Yoo2 Rio de Janeiro by Intercity

Não dá nem pra pensar em hospedagem em Botafogo sem mencionar o Yoo2 Rio e sua vista incrível para o Pão de Açúcar. Bem de frente pra enseada, o hotel tem um design super moderno, descolado, além de uma decoração super agradável e bonita.

O hotel oferece uma piscina deliciosa, academia, restaurante, centro de bem estar e é pet friendly. Não deixe de dar um mergulho na piscina da cobertura e tomar um drink no bar, para curtir um visual incrível do Rio de Janeiro!

o que fazer em botafogo hotel yoo2
Onde ficar em Botafogo, RJ: um dos quartos lindíssimos do Yoo2. Foto: Booking.
  • Diárias (casal) a partir de R$1.155 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 8.6 /1.062  avaliações

Avaliação em destaque: 

“Os funcionários do hotel são muito gentis e simpáticos. Vista magnífica do Corcovado do quarto, que era espaçoso e tinha camas confortáveis. Café da manhã farto. “ Jovanka em 23 de abril de 2024

O Veleiro Bed & Breakfast

O Veleiro Bed & Breakfast é uma opção bem diferente e uma aposta pra quem gosta de ficar num lugar mais alternativo. Os quartos são super confortáveis e os anfitriões se preocupam com todos os detalhes, desde um café da manhã super bem servido a itens de banheiro.


O pequeno prédio fica em meio ao verde e oferece piscina, bar, estacionamento, terraço e serviço de transfer opcional para o aeroporto. Tudo isso com um ótimo custo benefício!

o que fazer em botafogo no rio de janeiro
O Veleiro Bed & Breakfast. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$350 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral / avaliação dos hóspedes: 9.3 / 279 avaliações

Avaliação em destaque: 

“Pousada perfeita para quem quer se desconectar da cidade grande. A acomodação é fantástica, tirando o clima agradável à noite. Funcionários bastante atenciosos e café da manhã perfeito. Com certeza voltaremos!” Henrique em 23 de abril de 2024

Gaia Hostel

Uma sugestão para quem procura onde ficar em Botafogo barato é o Gaia Hostel. Possui ótima localização, perto do metrô, de pontos turísticos do Rio de Janeiro, da praia e com bastante opção de comércio nas proximidades.

Oferece camas confortáveis em dormitórios mistos, masculinos ou femininos. Mas também é possível optar por quartos privativos, com banheiro, conforto e privacidade. Além disso, tem lavanderia, churrasqueira, bar e recepção 24 horas.

o que fazer em botafogo barato
Gaia Hostel. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$ 143 – VER PREÇOS
  • Nota geral / avaliação dos hóspedes: 8.5 / 766  avaliações

Avaliação em destaque: 

” Ótimos funcionários, energia sempre muito boa. Pretendo voltar um dia!” Marcos em 6 de maio de 2024


Pronto para decidir o que fazer em Botafogo, Rio de Janeiro?

Depois de todas essas dicas, a gente espera ter ajudado você a entender e conhecer um pouquinho desse bairro tão querido no Rio de Janeiro.

E aí, quando você pretende visitar esse lugar que é super a cara do Rio? Caso você já conheça, não deixe de contar a sua experiência para nós nos comentários e caso tenha ficado alguma dúvida, é só mandar para a gente responder! Boa viagem!  =)


Você pode gostar de ver também:

O que fazer em Santa Teresa (Rio de Janeiro): 12 passeios imperdíveis

Melhores praias do Rio de Janeiro: um GUIA completo sobre as praias da cidade maravilhosa

10 restaurantes para experimentar em Ipanema

O que fazer no Centro do Rio de Janeiro: 22 passeios pelo reduto da boemia carioca

Hotéis românticos no Rio de Janeiro: as 21 melhores opções para se hospedar


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

3 respostas

  1. Oie. Muito obrigada pelas dicas!

    É tranquilo andar no bairro a pé? Estava pesando em me hospedar no Ibis Budget Botafogo e queria saber se é tranquilo ir de dia a pé a altura da Slow Bakery, por ex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *