Escolher o que fazer em Chicago, essa grande metrópole, pode ser uma longa tarefa. São inúmeras atrações culturais, praias, lagos e rios, várias pontes, arquitetura emblemática repleta de arranha-céus em meio a muitas áreas verdes e para arrematar ainda a gastronomia espetacular.

A 3ª maior cidade dos Estados Unidos é chamada também pelo nome de Wind City, graças aos ventos que perduram o ano todo. A neve e o frio rigoroso do inverno atraem muitos turistas que se divertem patinando nos lagos congelados, já os dias quentes de verão fazem suas praias, parques e o Lago Michigan lotarem.

Movimentada e vibrante são alguns adjetivos que podemos usar para descrever Chicago. Simplesmente uma combinação plural de muito entretenimento, lazer, história, belas paisagens naturais e urbanas. Não à toa foi inspiração para a criação da fictícia Gotham City e cenário em muitos filmes famosos, incluindo um do próprio Batman.

Porém, como uma boa cidade grande repleta de atrativos legais, é importante montar um roteiro funcional. Por isso, agora você irá conferir um guia completo sobre os pontos turísticos de Chicago além de passeios imperdíveis e outras dicas para turbinar a sua viagem. Vem com a gente!

parques em Chicago
Obras interativas no Millenuim Park as Crown fountains – Foto: @gaiavani

O que fazer em Chicago 2024

Definitivamente há muito o que fazer em Chicago para os mais diversos perfis de viajantes. A começar pelos museus de história natural onde há fósseis impressionantes de dinossauros, além daqueles mais convencionais com obras de grandes nomes como Vincent van Gogh, Pablo Picasso e René Magritte, entre outros.

Praias de lago, esculturas a céu aberto e casas de espetáculos com apresentações de jazz e blues sempre atraem turistas e locais, além das grandes lojas de outlet. Quem procura o que fazer em Chicago a noite pode ir a um dos ótimos restaurantes, bares e pubs com culinária e drinks ótimos, acompanhados por boa música. Não deixe de provar a deep dish pizza, o prato mais famoso daqui.

Podemos dizer que só observar a cidade já vale muito a visita, mas também é uma delícia pedalar sem pressa no verão, depois ver um filme ao ar livre no Jay Pritzker Pavillion. Também vale a pena andar de caiaque ou fazer stand up paddle no Rio Chicago e ir do fim de tarde até noite adentro curtindo o Navy Pier e aproveitando a vista privilegiada da cidade.

Agora, se você quer saber os passeios em Chicago mais procurados pelos brasileiros, aqui estão eles. Até a gente colocou essas opções no roteiro. Veja só:

Por que é imperdível? Link
Passeio em ônibus turístico aberto hop-on hop-off Alternativa prática de percorrer os principais pontos turísticos de Chicago com conforto e visão privilegiada. Excelente para roteiros enxutos. Conferir preço
Ingresso do 360 Chicago Observation Deck Vá ao mirante mais disputado da cidade com seu ingresso em mão, sem precisar perder horas na fila. Conferir preço
Cruzeiro guiado de barco pelo Rio Chicago sobre a arquitetura local Para conferir a arquitetura de Chicago, navegando pelo coração da cidade Conferir preços
Tour gastronômico por Chicago Oportunidade de experimentar o melhor da culinária local nos principais restaurantes. Conferir preço
Ingresso do Willis Tower Skydeck Mais um mirante incrível todo envidraçado para ver a cidade de um novo ângulo Conferir preços

O que fazer em Chicago: pontos turísticos

Muitos são os pontos turísticos de Chicago, por isso é importante saber quais valem mais a pena para incluir no seu roteiro. Então, antes de mais nada, nós iremos te contar quais são as paradas praticamente obrigatórias para você não deixar de fora.

1. Cloud Gate (The Bean)

O Cloud Gate ou The Bean está para Chicago assim como o Cristo Redentor para o Rio de Janeiro. O cartão postal, símbolo que identifica exatamente essa cidade no mundo, então é praticamente pré-requisito na sua lista de o que fazer em Chicago. A Cloud Gate possui 10 m de altura, 13 m de largura, 20 m de comprimento e pesa mais de 100 toneladas.

A escultura metálica espelhada de aço inoxidável está no Millenium Park desde 2006 e desde então se tornou o ponto turístico mais visitado diariamente. O cenário é perfeito para fotos criativas de recordação da viagem. Seja uma selfie, uma pose como a de uma foto no espelho ou passando no vão embaixo dela, o que vale é se divertir.

pontos turisticos de Chicago
Amei a diversão no Cloud Bean! – Foto: @gaiavani

2. Navy Pier

O Navy Pier é um dos principais pontos turísticos de Chicago que fica as margens do Lago Michigan. Originalmente, o píer era um ponto de embarque e desembarque de passageiros, mas ao longo dos anos foi se transformando e hoje é um enorme centro de entretenimento e cultura, um lugar super animado e descolado da cidade.

Uma das diversas atrações disponíveis no local é a Centennial Wheel, uma roda gigante que oferece vista panorâmica da cidade e do Lago Michigan, claro que vale o passeio. Além dela, existe um parque de diversões, inúmeros restaurantes, teatros, lojas e museus. Especialmente durante o verão é um local muito agradável e procurado, com shows de fogos de artifício semanais e muitos outros eventos ao ar livre.

Mas vale saber que o Navy Pier também continua sendo ponto de partida de embarcações que fazem passeios turísticos no Lago Michigan. O passeio de barco é super bacana, dura 45 minutos, tem início e fim aqui nesse cais. Caso tenha ficado interessado pode reservar seu lugar e conferir mais detalhes aqui neste link.

o que fazer em Chicago a noite
Passeando pelo Navy Pier a noite – Foto: @gaiavani

3. Chicago 360

Até aqui já ficou claro que vislumbrar a cidade é por si só um atrativo e tanto. Por isso vale tanto a pena ir atrás dos melhores e mais privilegiados ângulos e pontos de observação. Um dos melhores e mais visitados é o Chicago 360, uma plataforma no edifício John Hancock com visão panorâmica completa.

Se você estiver com um roteiro enxuto e precisar saber o que fazer em Chicago em 1 dia, por exemplo, esse atrativo não tem erro. Lá do alto, você vai conseguir ver basicamente a cidade inteira incluindo o Lago Michigan, os arranha-céus e o cais. Mas atenção, porque só fica aberto de quinta a segunda, das 09:00 às 21:00 horas. Adquirir o ingresso aqui com antecedência é muito melhor.

O ingresso que compramos dava direito a 3 experiências:

  1. acesso ao último andar do prédio
  2. um drink no rooftop
  3. o Tilt: uma experiência muito diferente, tipo uma janela de vidro onde você se apoia e ela inclina para a frente, te deixando quase deitado sobre o vidro para apreciar a paisagem! Você encararia essa aventura?

 

Vale saber que ele está incluso no Chicago City Pass.

#DicaDaGaia: Chicago City Pass 

O valor da entrada nos principais mirantes de Chicago é salgado (especialmente se considerarmos que o valor é em dólar, né? a cotação não está das melhores para nós brasileiros!). Então já pega essa dica que vai te ajudar a economizar algumas doletas:

Vale investir em um Chicago City Pass! Esse “pacote de ingressos” gera uma economia de quase 50% (nós fizemos as contas!) do valor de entrada das principais atrações da cidade. Achamos que valeu muita a pena, porque conseguimos conhecer os highlights da cidade por um preço bem mais em conta!

bares em Chicago
Apreciando o Lago Michigan com meu drink lá no Chicago 360° – Foto: @gaiavani

4. Willis Tower e Skydeck

A Willis Tower fica no Loop, bairro mais central da cidade e se destaca pela arquitetura bonita e mais ainda pelo seu tamanho. Esse arranha-céu tem 442 metros de altura, onde funciona um prédio comercial de 108 andares e no 103º andar tem o observatório Skydeck, que atrai centenas de turistas que procuram o que fazer em Chicago.

A torre possui quatro entradas, uma na Wacker Drive, outra na Jackson Boulevard, mais uma na Adams Street e a última na Franklin Street. O prédio em si abre todos os dias do ano sem exceção. Já o Skydeck Chicago funciona das 9h às 22h nas estações mais quentes entre abril e setembro, e das 10h às 20h nas estações mais frias entre outubro e março.

Vale dizer que os ingressos para o Skydeck chegam a custar US$ 27 e as filas para conseguir são bem demoradas, mesmo abrindo todos os dias. A nossa dica para não pesar no bolso e nem desperdiçar tempo de viagem é comprar o ingresso antecipado com entrada prioritária inclusa.

passeios em Chicago
Eu no Skydeck! Amei a experiência! e aí? Tem coragem? – Foto: @gaiavani

5. Adler Planetarium

Assim como o fundo do mar, o espaço e seus mistérios despertam curiosidade em todos nós. Por isso, o planetário Adler é mais uma boa ideia de o que fazer em Chicago com crianças ou sem elas! Localizado no Grant Park, esse é um museu dedicado ao estudo da astronomia e da astrofísica, que te faz sentir em uma verdadeira viagem ao espaço.

O Adler Planetarium funciona todos os dias das 09:00 até às 16:00, com exposições interativas, laboratórios de visualização, réplicas de planetas e asteroides, show de projeção do Universo e áreas direcionadas as crianças. Tem também o maior telescópio da cidade, uma lanchonete e uma loja de souvenirs.

Se você optar pelo City Pass, tem como selecionar o planetário como uma das 5 atrações e assim poupar mais dólares com ingresso e tempo de fila. Foi o que fizemos em Chicago e achamos que valeu super apena. Comprando avulso o ingresso completo sai a U$ 50 por adulto e U$ 39 para crianças.

6. Aquário de Shedd

O Aquário Shedd localizado no Grant Park é sucesso na cidade desde a sua inauguração há mais de 90 anos. Trata-se do terceiro maior aquário do ocidente, que contém 32.000 animais marinhos de 1.500 espécies diferentes. De todos os pontos turísticos de Chicago, esse é um dos que mais faz sucesso com todas as idades. Inclusive está aberto todos os dias das 09:00 à 18:00.

O Shedd protege espécies ameaçadas, resgatando e reabilitando animais que precisam. Os ambientes imersivos e interativos nos fazem sentir literalmente no fundo do mar em meio a baleias, tubarões, pinguins, arraias e até urso polar. O bom é que o ingresso já é incluso no City Pass, então economiza tempo de fila e ainda sai mais em conta do que comprando separado.

o que fazer em chicago a noite
O Teatro Chicago fica no centro da cidade – Foto: @gaiavani

7. Teatro Chicago

Se você busca o que fazer em Chicago à noite não deixe de ir ao Teatro Chicago, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade localizado bem no centro. O que inicialmente foi o primeiro cinema grandioso do país, porém malsucedido, mais tarde a construção de estilo barroco francês passou a ser palco de espetáculos teatrais e musicais.

Nesse lugar está reunido muita história, cultura e arte, aliás estão expostos autógrafos de artistas que passaram por ali. Para quem estiver com tempo de sobra melhor do que visitar o teatro só mesmo assistir a uma apresentação. Ele abre para tours diariamente às 12h, com duração de uma hora e custo de US$ 15, mas tem que agendar com antecedência.

O mais bacana mesmo, para que sua experiência seja completa, é fazer um tour guiado com um guia especializado, confira aqui.

8. Chicago Riverwalk

O que poderia ser apenas uma área pública a céu aberto, na verdade é ponto de encontro de muitos turistas e locais. Situado ao sul do Rio que leva o nome da cidade, o Chicago Riverwalk se estende do Lago Michigan até a Lake Street e surpreende com lazer durante o dia e à noite.

Essa é uma das paradas quase obrigatórias para o seu roteiro Chicago. Lá você encontra arte pública, museus, atividades aquáticas como caiaque, pesca e passeio de barco, bares e restaurantes muito bons. Também é um lugar agradável para sentar e bater papo sem pressa.

passeios de graça em Chicago
A Chicago River Walk é um must no verão! – Foto: @gaiavani

O que fazer em Chicago: museus

Os museus compõem boa parte da lista de o que fazer em Chicago. Eles são numerosos na cidade e contam com acervos de altíssima qualidade, não é à toa que são referência no assunto e recebem milhares de turistas o ano todo, principalmente no inverno. Então, confira agora as nossas indicações dos melhores e o que se destaca em cada um.

9. Art Institute of Chicago

Um dos principais e mais visitados pontos turísticos de Chicago é o renomado Art Institute of Chicago. Mas já adiantamos logo de cara que a opção mais prática para não perder horas na fila é comprar a pré-reserva do ingresso com fast pass. Quanto ao funcionamento, ele abre quinta 11:00 h às 20:00 h e de sexta a segunda até as 17:00 h.

Prepare-se para ver de perto pinturas de Monet, Van Gogh, Picasso, Dalí, Matisse e outros nomes de peso. A coleção desse museu contém obras que datam 5.000 anos de arte mundial de objetos egípcios antigos até arte asiática, também da África, Europa e das Américas. Imperdível!

o que fazer em Chjicago com chuva
Apreciando o visual da janela do Chicago Art Institute – Foto: @gaiavani

10. Field Museum of Natural History

Sabe o que não pode deixar de fazer em Chicago? Ir ao Museu Field de História Natural com certeza é uma das respostas. Localizado no Grant Park, às margens do Lago Michigan ele abre das 09:00 h às 17:00 h, mas é muito concorrido e dividido por exposição, então para aproveitar ter uma experiência completa compensa comprar o ingresso vip antecipado com acesso total.

São mais de 35 exposições renomadas mundialmente, contando com dinossauros, artefatos antigos, cultura, ciência, pedras preciosas, histórias da Idade do Gelo, sobre templos dos incas e astecas, mamutes e dinossauros. É lá que está Sue, o maior e melhor preservado T-Rex.

11. Chicago Cultural Center

Uma dica de o que fazer em Chicago em 3 dias é visitar o Chicago Cultural Center, edifício histórico da cidade operado pelo Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais de Chicago. Ele é super tradicional, mas só começou a receber espetáculos em 1991. Desde então é referência e palco para artistas e manifestações de arte, concertos de música clássica e exposições artísticas temporárias.

A entrada é grátis, abre todos os dias de quarta a sábado, das 10:00 h às 17:00 h. Mas vale dizer que o prédio é tão impressionante quanto seu acervo. O teto, o chão e a escadaria, por exemplo possuem detalhes históricos belíssimos.

Anote essa que é uma das melhores dicas de o que fazer em Chicago de graça!

o que fazer em Chicago de graça
Chicago Cultural Center.

12. Museum of Illusions Chicago

Para quem está na dúvida sobre o que fazer em Chicago com crianças, ir ao Museum of Illusions Chicago é uma escolha certeira. São mais de 60 exposições divertidas em salas imersivas com ilusão de ótica que desafiam o cérebro humano e te permitem desafiar a gravidade, mudar de tamanho ou até andar nas paredes. A melhor parte são as fotos inusitadas que ficam registradas.

Localizado no coração do Chicago Loop, o museu abre de diariamente a partir das 10:00 e fecha às 21:00 de domingo a quinta e às 21:00 sexta e sábado. Recomendamos programar o seu ingresso para garantir sua vaga. Os espaços mais concorridos são a Sala Inclinada, a Sala Ames, a Sala Rotacionada, a Sala do Infinito, o Vortex Tunnel e a Smart Playroom.

13. Museum of Science and Industry

No Museum of Science and Industry você se depara com o maior centro científico do ocidente, onde as exposições reúnem 35.000 itens que dão vida a tecnologia, a engenharia e a ciência. Super fácil de encaixar no seu roteiro Chicago já que funciona todos os dias das 09:30 h até as 17:30 h.

O ingresso dá direito a participar de atividades práticas e experimentos como provocar uma avalanche, correr em uma roda de hamster em tamanho humano e visitar uma casa ecológica em funcionamento. Além disso estão inclusos eventos especiais e exibições de filmes em 3D. Confira aqui pelo site mais detalhes e garanta seu ingresso aqui.

o que fazer em chicago 2024
Jay Pritzker Pavillion no Millenium Park – Foto: @gaiavani

O que fazer em Chicago: parques

Não é exagero dizer que deveria ser obrigatório visitar pelo menos um dos parques dessa cidade. É um mais lindo que o outro em todas as estações do ano, mas sem dúvidas esse é um excelente passeio principalmente para quem busca o que fazer em Chicago no verão. Aqui vão os melhores na nossa opinião.

14. Garfield Park Conservatory

O Garfield Park Conservatory é um parque gratuito que possui mais de 50.000 m², não à toa o terceiro maior conservatório verde coberto do mundo. Só a parte de jardins internos se estendem por 8.000 m² e os externos por 40.000 m². Ambos compostos por plantas das mais diversas espécies, inclusive várias exóticas e inéditas criadas lá mesmo.

O local também oferece aos seus visitantes piscina, lago para pescar, área esportiva e quadras de tênis. O diferencial desse parque é que eles mudam a exposição várias vezes ao longo do ano, então a cada visita você terá algo novo para admirar.

Os espaços são divididos em categorias, uma área só para palmeiras bem altas, outro só para cactos e suculentas, por aí vai. Mas fique de olho no calendário, apesar de ser uma excelente opção de o que fazer em Chicago de graça, esse parque só abre de quarta a domingo das 10:00 às 17:00.

15. Grant Park

Na dúvida sobre o que fazer em Chicago, outro lugar gratuito que agrada a todos é o Grant Park. O principal da cidade e um dos maiores do país e se encontra no coração da cidade entre a Avenida Michigan e o Lago de mesmo nome. Lá você encontra o Millennium Park, o Museu Field de História Natural e o Art Institute of Chicago, além de eventos musicais e culturais.


Além da enorme área verde, museus, campos esportivos, centros portuários e obras de arte expostas ao ar livre, outro destaque do Grant Park é a icônica Buckingham Fountain, uma das maiores do mundo. Inspirada na fonte Latona do Palácio de Versalhes, ela representa o lago Michigan. Seus 133 canhões coreografam a água a mais de 40 metros de altura. Imperdível!

16. Lincoln Park Conservatory

Sem dúvidas o Lincoln Park Conservatory está na lista dos melhores pontos turísticos de Chicago. Um verdadeiro oásis, um jardim botânico em pleno centro urbano! Os horários de visita são agendados pelo site e acontecem a cada 15 minutos das 10:00 h até as 16:15 h, mas nos fins de semana costumam esgotar as vagas.

Praticamente um santuário da fauna e da flora cheio de ar puro, perfume das flores, palmeiras, orquídeas e outras plantas internacionais. De quebra na sua visita dá para conhecer o Lincoln Park Zoo, zoológico gratuito com animais selvagens incluindo: leões, primatas, répteis, flamingos cor-de-rosa e urso polar. Você pode reservar um dia todinho só para explorar essa área.

É também no Lincoln Park que fica a escultura Honeycomb, mais precisamente na Zoo’s Nature Boardwalk, na saída leste do Zoo. A estrutura se assemelha a uma colmeia e através do seu arco na direção Sul, temos uma bela visão do John Hancock Building no centro de Chicago.

A escultura pode render fotos incríveis para o seu Instagram. Quem ama fotografar não pode deixar de visitá-la.

parques de Chicago
Honeycomb, escultura no Lincoln Park em Chicago

17. Milton Lee Olive Park

O Milton Lee Olive Park tem seu charme particular e merece um espaço na sua lista de o que fazer em Chicago. Esse parque público fica do ladinho da Ohio Street Beach e funciona diariamente das 07:00 às 20:00.

Ele tem nada mais nada menos que uma extensão de 40.000 m² onde a maior parte é repleta de verde e ainda tem vista panorâmica do lago Michigan. Você também vai encontrar muitas áreas recreativas, espaço para correr, pedalar e fontes circulares, que jorram água até 30 m de altura.

O que fazer em Chicago: praias

Se a sua viagem estiver agendada para a época do calor e você procura o que fazer em Chicago no verão, não deixe de curtir as praias do Lago Michigan. Descubra aqui abaixo o nosso top 3 e veja qual delas te agrada mais:

o que fazer em Chicago praias
A boa do verão em Chicago é curtir as praias do Lago Michigan – Foto: @gaiavani

18. North Avenue Beach

Quem busca a melhor praia para incluir no roteiro Chicago já pode anotar esse nome aí: North Avenue Beach. Banhada pelo grandioso Michigan Lake e conectada ao Lincoln Park, ela tem uma grande extensão de águas calmas e geladas, ideal para se refrescar nos dias quentes.

Como todas as praias de Chicago, ela só abre para banho no final da primavera e por quase todo o verão, entre maio e setembro. No inverno o lago congela e a paisagem se transforma. Mas a faixa de areia branquinha e fofa pode ser e é frequentada o ano inteiro por locais e turistas.

Além de curtir a praia em si e a vista da cidade que é incrível nesse ponto, há várias opções de lazer na North Beach. Tem quadra de esportes, ciclovia, passeios de stand up paddle e caiaque, bem como um bar dentro de um grande barco muito animado principalmente no happy hour.

praias de Chicago - Foto: @gaiavani
As praias do Lago Michigan são procuradíssimas no verão – Foto: @gaiavani

19. Ohio Street Beach

A Ohio Street Beach é uma excelente opção para quem procura o que fazer em Chicago no verão. Esse é um passeio digno de dedicar um dia inteiro da viagem. Afinal ela possui a infraestrutura mais completa em relação as demais e ainda tem um ambiente super familiar.

Cercada por um monte de arranha-céus, a Ohio Street Beach oferece aos visitantes uma grande faixa de areia que se encontra com águas muito tranquilas sem ondas, perfeitas para nadar e levar crianças. Atente-se pois o nado só é permitido das 11:00 às 19:00 na presença dos salva-vidas.

Além dessa paisagem, você irá encontrar por lá áreas específicas para fazer churrasco, bares com comida, aluguel de espreguiçadeiras e a ciclovia ao redor onde dá para pedalar com bikes alugadas ali na hora mesmo.

20. Hollywood Beach

Outra praia que vale muito a pena incluir na sua lista de o que fazer em Chicago no verão é a Kathy Osterman Beach, conhecida como Hollywood Beach. Boa para nadar e surfar, ela também se destaca por ser um símbolo da diversidade já que é muito receptiva com os visitantes LGBT+.

O acesso é público e fica disponível na temporada entre o final de maio ao início de setembro, funcionando diariamente das 6h até as 23h. Porém só pode nadar na água das 11h até as 19h que é quando os salva-vidas estão presentes. Fora desse horário dá para ficar na areia curtindo e admirando a beleza local.

Localizada perto do Lincoln Park, essa praia conta com uma faixa de areia super extensa e larga, a água tem dias mais calmos e outros mais agitados, porém está sempre em um tom de azul claro muito bonito. Vale dizer também que a estrutura é boa e conta com banheiros e sinal de wi-fi gratuitos.

O que fazer em Chicago: gastronomia

Não dá para ir a Chicago e não experimentar as iguarias super famosas e tipicamente americanas. Checamos cada uma delas e vamos dar as dicas dos melhores lugares e restaurantes para fazer isso! Digamos que é uma experiência gastronômica imersiva e bem calórica, rs.

21. Deep Dish Pizza

Essa é uma pizza bem diferente de tudo que você já viu por aí, mas muito tradicional de Chicago. Sua massa é bem grossa (como se fosse de quiche) e ela vem lotada de queijo e com bastante recheio!

Nós fomos na Lou Malnati’s Pizzaria e no Giordano’s Pizzas para provar! Está aí uma dica apetitosa de o que fazer em Chicago!

22. Hot Dog

Agora, se você quiser provar um hot dog super conceituado, vá ao Portillo’s & Barnelli’s. Há quem diga que é o melhor do mundo. O lugar é todo decorado na vibe anos 60/70, o que já transforma o local em um atrativo por si só, mas outro destaque vai para o preço do lanche, que é bem em conta.

Além dos tradicionais hot dogs de rua, comemos um no Wrigley Field, quando fomos assistir a um jogo de baseball do Cubs. Sem mistérios, era o tradicional que vemos nos filmes.

23. Pipoca

Fomos experimentar a pipoca da Garrett para conferir se ela faz jus a fama de melhor pipoca do mundo. Pedimos dois sabores misturados, um salgado e outro doce.

Foi uma explosão de sabores na boca, mas fica difícil dizer que é a melhor do mundo! Que é gostosa, é! Mas esteja preparado para as suas muitas calorias também.

Chicago gastronomia
Provamos a famosa “Garrett Popcorn” de Chicago! – Foto: @gaiavani

24. Burger

Quem não gosta dessa iguaria tipicamente americana? No Au Cheval, eles servem o burguer mais disputado de Chicago. Sim, esse hamburguer é famoso por estar entre os melhores dos EUA. Nós testamos e aprovamos! Mas saiba que o lugar não aceita reservas e as filas são gigantescas, então é bom chegar cedo.

#DicaDaGaia: O Au Cheval fica no Fulton Market District, o distrito gastronômico de Chicago.  Lá você também encontrará alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, além do Time Out Market, um mercado gastronômico com especialidades de todo o mundo em um só lugar.

mlehores restaurantes Chicago
Testamos e aprovamos o burger do Au Cheval – Foto: @gaiavani

Bônus: passeios imperdíveis em Chicago

A nossa dica de ouro para você inovar e melhorar ainda mais o seu roteiro é acrescentar alguns passeios além dos pontos turísticos em Chicago. Aqui vão as nossas sugestões para quem quer sair do óbvio.

25. Passeio de barco pelo Rio Chicago para conhecer a arquitetura da cidade

Já foi possível perceber que, além dos diversos pontos turísticos legais para visitar, uma das coisas mais tradicionais de se fazer na Wind City é tirar um tempo para apreciá-la, né? E para isso existem alguns jeitos diferentes.

Um dos melhores e mais diferentes meios de incluir essa observação no seu roteiro é o passeio de barco pelo Rio Chicago. Você aprenderá sobre a arquitetura de Chicago e seus prédios icônicos nesse passeio com 1h30 de duração, onde a história da arquitetura local é comentada por um guia super experiente.


passeios imperdíveis em Chicago
Passear de barco pelo Rio Chicago é simplesmente uma experiência fantástica! – Foto: 2gaiavani

26. Passeio de kayak pelo Rio Chicago

Para quem procura o que fazer em Chicago no verão, você irá encontrar também um passeio guiado de kayak pelo Rio Chicago. Essa é uma programação descontraída e nada óbvia para contemplar a beleza da cidade por outro ângulo (que é um dos mais privilegiados, na nossa opinião!).

Nós alugamos o equipamento com a Urban Kayaks (US$ 35 a hora) e aproveitamos demais o dia lindo que estava fazendo. Achamos incrível ter um rio verdinho desses no meio de uma metrópole como Chicago!

passeios imperdíveis Chicago
Foi incrível ver a cidade de outro ângulo! Adorei – Foto: @gaiavani

27. Flyover Chicago

O Flyover Chicago é um simulador de voo ultrarrealista que te permite apreciar as paisagens, as histórias, a cultura, os sons e os aromas da cidade de Chicago.

Além de ver os principais bairros de cima, os pés ficam balançando, o que dá a sensação de estarmos sobrevoando as paisagens naturais e arquitetônicas da Wind City. Esse passeio é muito legal por si só, mas também pode ser um ótimo plano B em dias de mal tempo. Portanto, está aí uma boa dica de o que fazer em Chicago com chuva!

passeios de graça em Chicago
E do nada, caminhando por Chicago você se depara com uma escultura de Juan Miró na calçada! – Foto: @gaiavani

28. Assistir a uma partida de baseball

Nossa experiência em Chicago não estaria completa se não fôssemos assistir a um jogo de baseball do Cubs, um dos maiores times de baseball dos EUA, no Wrigley Field. Quer experiência mais autêntica do que essa?

A gente nunca imaginou vivenciar isso e a experiência foi muito divertida. Confessamos que não entendemos muita coisa, mas seguimos a torcida e sentimos toda a energia e empolgação! Para viver a experiência completa na arquibancada, ainda compramos um clássico hot dog para comer no intervalo!

o que fazer em Chicago
Eu fui e aprovei! É super bacana, um experiência imersiva! – Foto: @gaiavani

Dicas de viagem: Chicago

Muito além de definir o que fazer em Chicago existem alguns detalhes importantes para resolver que fazem diferença. Então como dica boa é dica compartilhada, nós traremos a seguir algumas informações úteis que vão alavancar o seu planejamento.

Qual é a melhor época para visitar Chicago?

Como já mencionamos anteriormente, o clima em Chicago é um fator determinante que indica qual tipo de aproveitamento você terá na sua viagem. No inverno – entre dezembro e março – por exemplo, a paisagem fica toda coberta de neve bem branquinha, sendo os atrativos mais procurados os rinques de patinação no gelo, os museus e outros ambientes aquecidos.

Por outro lado, na estação mais quente do ano – entre junho e setembro – é a melhor época para visitar Chicago se você quiser um roteiro mais completo incluindo atividades ao ar livre. As mais comuns além de simplesmente caminhar pela cidade são pedalar, desfrutar das praias, o passeio de barco no rio, o tour no ônibus turístico aberto e os parques gratuitos e enormes.

Mas não dá para ignorar também o fator alta e baixa temporada. Afinal isso implica no custo da sua viagem. Viajar tanto em pleno inverno, quanto em pleno verão sai muito caro, porque os preços das passagens, dos hotéis e até das atrações sobem.

Assim sendo, consideramos o período da primavera – entre o final de setembro a meados de dezembro – um momento ótimo para conseguir dias com clima mais agradável, ameno e os preços mais amigáveis.

o que fazer em Chicago no inverno
O inverno em Chicago é congelante!

O que fazer em Chicago no inverno

Quem está se organizando para viajar na estação mais gelada e ainda não sabe o que fazer em Chicago no inverno, precisa saber que mesmo assim ainda há muitas opções de lazer e entretenimento. Passar horas nos museus é um clássico e tem seu valor, então não deixe de visitar pelo menos um ou dois.

No entanto, além deles outras sugestões são os restaurantes e as casas de jazz para curtir uma boa música. Fazer um boneco de neve em um dos parques e tirar muitas fotos na paisagem branca também é uma boa pedida.

O que fazer em Chicago no verão

Quando o assunto é o que fazer em Chicago no verão as possibilidades são muitas. Dá para tomar um banho refrescante em uma das praias de lago, andar de caiaque, fazer stand up paddle e fazer um piquenique no parque. Ah, e um dos melhores lugares para curtir happy hour e assistir ao pôr do sol nessa época do ano é no Navy Pier.

Outra programação imperdível é marcar presença em algum dos festivais de música que acontecem por lá. O Lollapalooza é o mais popular entre os brasileiros, mas outros que atraem multidões são o Chicago Blues Festival, o Spring Awakening Music Festival e o Fiesta del Sol.

o que fazer em Chicago no evrão
Fomos no verão, então… Lollapalooza! – Foto: @gaiavani

Quantos dias ficar em Chicago?

Depois de perceber a quantidade enorme de atrações e pontos turísticos na cidade, você deve estar se perguntando: Quantos dias preciso para conhecer Chicago? Nós indicamos passar, no mínimo, 4 dias inteiros lá. Assim, é possível ter um panorama legal da cidade.

Caso você possa dar uma esticada e ficar uma semaninha é melhor ainda. Dessa forma fica mais fácil de fazer um roteiro super completo e em um ritmo mais agradável. Nesse caso, vale incluir um dia de compras e, quem sabe, um festival no seu roteiro.

Como se locomover em Chicago?

A locomoção em Chicago pode ser bem variada considerando os meios de transporte convencionais e outros mais diferentões como o ônibus turístico de Chicago e o táxi-barco. Mas você também pode explorar a cidade a pé, pedalando, de carro ou utilizando o transporte público.

O meio mais escolhido pelos turistas brasileiros costuma ser o aluguel de automóvel. Essa opção sai por um preço bom e compensa muito por causa da autonomia de explorar a cidade no seu próprio ritmo. Sem contar que todos os carros já vem com gps, o que ajuda muito.

Já no transporte público o mais vantajoso e prático é o metrô que dá acesso a vários pontos turísticos de Chicago, sem gastar tanto tempo e dinheiro no deslocamento.

Lembrando que a cidade é grande, então caminhar entre uma atração e outra pode ser demorado e cansativo. Mas é conveniente se deslocar a pé em algumas ruas, como a Michigan Avenue, que concentra várias lojas.

#DicaDaGaia: Caso você opte pelo aluguel de carro, sugerimos que pesquise nessa plataforma. Sempre usamos quando precisamos em nossas viagens e com sucesso!

Onde ficar em Chicago?

A melhor área onde ficar em Chicago é no centro e nos seus arredores. A cidade é enorme e a maior concentração dos pontos turísticos está nessa parte mais central chamada de Chicago Loop. Ao se hospedar por ali você não perde muito tempo de deslocamento. Por isso, recomendamos escolher algum hotel no The Loop, na Magnificent Mile ou no South Side.

onde ficar em Chicago loop
Ficamos no Stay Pineapple em Chicago Loop! Excelente e super bem localizado! – Foto: Booking

Chicago Loop

O Chicago Loop é um bairro que fica bem no coração da cidade, onde estão dezenas de pontos turísticos como o Lago Michigan, o Chicago River e a Torre Willis. O local também conta com muitos shoppings, parques, museus, teatros e restaurantes. A rede hoteleira tem uma ótima estrutura, porém as diárias são um pouco mais salgadas devido a sua excelente localização.

Nós ficamos no Stay Pineapple e foi sensacional! Essas são as nossas outras indicações na região:

hotéis em Chicago
O elegante Four Seasons em Magnificente Mile, Chicago – Foto: Booking

Magnificent Mile

Já o Magnificent Mile é um bairro vizinho ao norte de Chicago Loop que é basicamente um grande centro comercial a céu aberto. Para quem quer fazer comprinhas, esse é o lugar ideal. Também é nesse bairro que estão concentrados os museus, teatros, cinemas e clubes de jazz.

Veja as nossas sugestões de hospedagem:

acomodações em Chicago
Você pode se hospedar em um loft descolado com bom custo benefício em Chicago South Side – Foto: Booking

South Side

Outro bairro interessante é o South Side, que apesar de estar mais afastado do centro, fica perto do Lago Michigan, do Aquário e do Grant Park. Além disso, ele tem fácil acesso ao metrô.


O diferencial dessa região é um clima mais sossegado. Aqui estão algumas opções de hospedagem:

Preciso de seguro-viagem para os EUA?

Não é obrigatório ter um seguro viagem EUA para conseguir entrar no país, mas é altamente recomendável e útil. Ninguém está livre de se deparar com imprevistos, nem mesmo durante uma viagem a lazer. E esse investimento além de trazer mais tranquilidade é mais barato do que parece.

Nós nunca viajamos para o exterior sem ter um seguro viagem internacional. Inclusive sempre encontramos as melhores seguradoras e preços acessíveis nessa plataforma de comparação. A saúde nos EUA é caríssima e um simples atendimento de emergência médica pode resultar um gasto exorbitante.

Sem contar que dependendo da época do ano em que você for viajar é possível ser surpreendido com atraso ou cancelamento de voo devido a mal tempo por causa de neve por exemplo. Diante disso sua mala pode acabar sendo extraviada também e para arcar por conta própria com todos esses custos sairia bem caro.

A vantagem de estar coberto por um seguro viagem Estados Unidos é ter uma solução rápida e eficiente que resolve tudo para você, sem pesar no bolso. Falando em economia, nessa mesma plataforma de comparação que nós usamos, ao inserir o cupom AVENTURAS15 você ganha 15% de desconto no valor final da compra.

o que fazer em chicago
A arquitetura de Chicago é fantástica! – Foto: @gaiavani

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Chicago

Quando o assunto é o que fazer em Chicago, é normal surgirem dúvidas diante de tantas opções de atrativos. Pensando em te facilitar com essas escolhas, vamos responder agora as principais perguntas que recebemos sobre esse destino tão intenso. Confira:

O que fazer em Chicago de graça

É verdade que muitos atrativos da Wind City são pagos e alguns têm um custo salgado, mas também há alternativas legais de entretenimento gratuito. Aqui vão algumas ideias de o que fazer em Chicago de graça. Para mais opções, recomendamos essa outra leitura.

  • Chicago Riverwalk
  • Hollywood Beach
  • Milton Lee Olive Park
  • Chicago Cultural Center
  • Cloud Gate (The Bean)

O que fazer em Chicago com crianças

Diante de tantas possibilidades pode ficar até confuso montar um roteiro para quem vai viajar com os filhos. Se esse é o seu caso e você não sabe o que fazer em Chicago com crianças, dê uma olhada nessas dicas:

  • Legoland Discovery Center
  • Aquário Shedd
  • Millennium Park
  • Parque de diversões no Navy Pier
  • WNDR Museum
o que fazer em Chicago com crianças
Navy Pier, lugar ideal em Chicago com crianças

O que fazer em Chicago a noite

Quem procura o que fazer em Chicago a noite encontra muitas opções, principalmente de bares e restaurantes. Mas se você estiver na dúvida e quiser acertar de primeira na escolha, confira as nossas indicações:

O que fazer em Chicago com chuva

Anteriormente já mencionamos o quanto o clima na Wind City influencia no roteiro, dias com sol quente no verã o e dias com neve no inverno. Mas agora você irá descobrir o que fazer em Chicago com chuva:

melhores restaurantes em Chicago
Nós fomos ao famoso Giordano’s! – Foto: @gaiavani

Melhores restaurantes de Chicago

Uma das melhores partes de um roteiro é a hora das refeições, quando recarregamos as energias e conhecemos a cultura da culinária local. Assim sendo, nada mais justo do que te contar quais são os melhores restaurantes de Chicago:

Melhores bares de Chicago

Para quem gosta de curtir um happy hour, provar cervejas novas e virar a noite festejando, recomendamos a seguir os melhores bares de Chicago:

o que fazer em Chicago a noite
Kingston Mines o tradicional jazz nightclub no Lincoln Park, Chicago, Illinois. À noite em Chicago a boa é ir ao Kingston Mines – Foto: @gaiavani

Melhores cafés de Chicago

Viajar é incrível, mas cansa bastante e um dos lugares que não tem erro fazer uma pausa para descansar é em uma cafeteria. Descubra agora quais são os melhores cafés de Chicago:

Lugares instagramáveis em Chicago

Quem leu o post completo percebeu que a beleza da cidade também é um dos destaques à parte do roteiro né. Por isso se o assunto é o que fazer em Chicago vale a pena ir até esses lugares instagramáveis para garantir clicks incríveis que irão eternizar essa viagem. Aqui vão eles:

  • Cloud Gate (The Bean)
  • The Wrigley Building
  • DuSable Bridge
  • Skydeck
  • Education Pavilion (Honeycomb)

Pronto para curtir as melhores opções de o que fazer em Chicago?

Quem chegou até aqui tem plenas condições de acertar nas escolhas que irão compor o seu roteiro. Então agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Chicago, quais são os principais pontos turísticos e passeios que não podem faltar no roteiro, só falta decidir quem vai embarcar junto nessa. É sempre bom ter você por aqui. Até a próxima!


Leia também:

Onde ficar em Chicago

Roteiro Chicago: sugestões para 2, 3 e 5 dias de viagem

Seguro Viagem Estados Unidos: é obrigatório? quanto custa? como comprar?

Chip de Internet Estados Unidos: qual é o melhor? como comprar?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *