Localizada entre o sul da Europa e o norte da África, o pequeno arquipélago de Malta é um destino já consagrado entre os europeus. Cheia de charme e atraindo cada vez mais os olhares do turismo internacional, há muito o que fazer em Malta, e neste post, você conhecerá 20 pontos turísticos imperdíveis!
Com cidades que fazem parte do Patrimônio da Unesco, clima agradável, praias de água azul turquesa e preços mais acessíveis do que outros destinos do continente, dá para entender porque o turismo em Malta cresce cada vez mais. Além disso, a cultura é riquíssima, com influências árabes, francesas e italianas, que se traduzem na arte, no idioma, nos hábitos, na gastronomia e na arquitetura.
Portanto, se você está planejando sua viagem para esse pequeno país do Mediterrâneo, vem com a gente descobrir o que visitar em Malta. Montamos um guia completo para você fazer valer seus euros e aproveitar todas as atrações, atividades e experiências locais!
O que fazer em Malta 2024
Com cenários de tirar o fôlego, Malta é um destino que nos cativou e não podíamos deixar de compartilhar com vocês nossas experiências por lá. Entre os atrativos do arquipélago, há locais históricos, passeios culturais, algumas das mais belas praias da Europa e uma gastronomia de primeira!
O país inclusive caiu no gosto dos brasileiros e passou a ser conhecido como uma Europa mais barata, com muitos estudantes de intercâmbio e jovens em busca de novas oportunidades de trabalho.
Há muitas coisas legais para fazer em Malta, por isso, esse post vai te levar em um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade. Mas, para te auxiliar diante de tantos atrativos, confira a seguir os top passeios mais procurados pelos brasileiros:
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Blue Lagoon | Para conhecer a lagoa azul mais famosa do Mediterrâneo | Conferir preço |
As três cidades de Malta | Para conhecer cidades históricas incríveis | Conferir preço |
Blue Grotto | Para ver de pertinho templos megalíticos e águas turquesas cristalinas | Conferir preços |
#DicadaGaia: uma dica imperdível para quem procura o que fazer em Malta no verão é sem dúvida, aproveitar para fazer um cruzeiro pelas belíssimas praias. É uma experiência deliciosa e inesquecível explorar as belezas naturais locais, relaxar ao sol e ainda dar aquele mergulho refrescante… Adoramos!
O que fazer em Malta: os pontos turísticos imperdíveis
Vilas de pescadores com mercadinhos locais, cidades com séculos de história, paisagens cinematográficas, praias e catedrais: tudo isso você vai encontrar por aqui e são passeios em Malta que não podem faltar no seu roteiro de viagem.
Por isso, se você já está ansioso para explorar tudo, vamos começar pelas atrações imperdíveis do país:
01. Blue Lagoon
Localizada na Ilha de Comino, a Lagoa Azul é um dos cartões postais de Malta. Diariamente, barcos vem das vizinhas Malta e Gozo com turistas ávidos para conhecer as águas azul-turquesa desta praia deliciosa.
Por ser muito movimentada, recomendamos que você compre seu tour pelas ilhas antecipadamente, sobretudo se sua viagem estiver programada para julho ou agosto, que são os meses de alta temporada e o passeio fica disputadíssimo…
A estrutura do local é bem boa e conta com banheiros, restaurantes, bares, aluguel de guarda-sol. Além disso, é possível fazer parasail ou dar uma volta de SUP.
Por conta da fama, o local costuma ficar beeem cheio durante a alta temporada, assim sendo, a boa é chegar cedo para garantir seu espacinho com guarda sol. Outra opção é caminhar para longe da muvuca e encontrar outros locais belíssimos para mergulhar mais sossegado.
Os passeios para a Blue Lagoon não custam caro. Numa faixa de R$185,00 comprando antecipado, você consegue encontrar boas opções. A nossa favorita, se você quiser saber, é essa experiência aqui.
02. St. Peter’s Pool
St. Peter’s Pool está entre os mais belos pontos turísticos de Malta! Essa pequena baía em formato de ferradura possui águas clarinhas e é parada obrigatória de quem visita o país no verão.
Não há quem não se desafie a pular das pedras, mergulhando na belíssima piscina natural rodeada por falésias de calcário. Quando estivemos lá, até um cachorrinho seguiu seu dono em um mergulho refrescante!
St. Peter’s Pool está a apenas 10 minutos de carro da vila de pescadores de Marsaxlokk. Aliás, seus restaurantes e mercados de peixe são um charme e também valem a visita.
Vale saber: a atração não possui nenhum tipo de taxa e existe um estacionamento gratuito bem próximo. Também é importante saber que dependendo da época do ano que você visite o local, não poderá entrar na água, por conta das ondas e da forte correnteza.
O Rafah Meirelles, do blog Viajante sem Fim, esteve lá no inverno e teve uma experiência totalmente diferente da nossa. Confira o relato dele aqui.
03. As três cidades de Malta
Em seguida, para quem gosta de turismo cultural e curte arquitetura, um dos passeios imperdíveis é o tour pelas cidades históricas de Senglea, Birgu e Cospicua.
No passado estas cidades eram fortificadas e eram consideradas pontos estratégicos para defender Malta durante as guerras, que eram frequentes. O mais legal para não perder nenhum detalhe da rica história local é fazer um tour guiado, isso sem contar a praticidade e comodidade de ter alguém te buscando no hotel! Aliás, você pode reservar aqui o tour que nós fizemos.
As cidades são acessíveis por barco e o ticket até Birgu custa 5 euros. A partir dela, você chega nas demais. Além de apreciar uma bela vista de Valletta, vale incluir no roteiro os seguintes pontos turísticos:
- O Forte de São Angelo
- O Palácio do Inquisidor
- O Museu Marítimo de Malta
- Os Jardins Gardjola
04. Gruta Azul
A 2 km da cidade de Zurrieq, a Gruta Azul é um ponto de observação fantástico! A tonalidade azul da água é ainda mais realçada pelas rochas brancas do entorno, criando um cenário de perder o fôlego.
Recomendamos fazer este passeio para explorar não só a belíssima Gruta Azul, como também o mercadinho de Marsaxlokk, com produtos frescos, artesanatos e outras delícias locais. Passar um dia por ali é um passeio delicioso e uma ótima dica para quem procura o que fazer em Malta em família.
É possível visualizar a gruta através de uma plataforma na estrada, ou então nos passeios de barco. Importante também saber que o melhor horário para admirar a beleza do local é de manhã: nesse horário o sol brilha dentro dela, deixando o cenário para as fotos ainda mais incrível.
Como você pode imaginar, esse é um dos principais passeios em Malta, especialmente durante o verão. Então, para não correr o risco de ficar de fora, o ideal é reservar sua vaga antecipadamente. Saiba mais detalhes aqui.
05. Cidade Medieval de Mdina
Mdina foi a capital de Malta durante o período medieval e hoje ela é uma das queridinhas dos turistas que querem aprender mais sobre a história de Malta. Ao chegar você já se depara com a Porta de Mdina, uma belíssima mistura dos estilos arquitetônicos barroco e medieval.
Passado o impacto (e as várias fotos!) você atravessa o muro da cidade para conhecer outras atrações turísticas lindas como a Catedral de São Paulo, o Palácio de Vilhena e o Palazzo Falson. Ah… E não deixe de visitar o jardim, onde era o antigo fosso: de lá você tem uma vista exuberante das muralhas!
Outro ponto alto da região são os impressionantes Penhascos de Dingli , um dos mais belos monumentos naturais da região. Fazendo o passeio completo de um dia, você consegue aproveitar o melhor das duas atrações turísticas, com um ótimo custo benefício tendo em vista que além dos guias experientes, cenários fantásticos e deslocamentos, ainda rola um almoço super gostoso com vinho =)
Para garantir os melhores preços, pagar em R$ e ainda parcelar em até 12x, compre antecipado.
O que fazer em Malta: Valletta
Quer saber o que fazer em Valletta (Malta)? A atual capital de Malta é um local vibrante e sempre cheio de turistas. Confira a seguir o que não pode ficar de fora do seu roteiro:
06. Tour à pé por Valletta
Na nossa opinião, uma das melhores opções formas de se explorar a capital é fazendo um tour a pé pelas ruazinhas. Nesse sentido, fazer o passeio com um guia mais experiente e que conheça a fundo a história local torna a experiência muito mais enriquecedora.
O passeio tem duração de cerca de 4 horas e durante o trajeto você conhecerá alguns dos pontos mais emblemáticos da capital:
- Praça de São Jorge
- Jardins Upper Barrakka
- Forte San Elmo
- Concatedral de São João
- Malta Experience
- Palácio do Grão Mestre
Para conferir todo o itinerário, preços e outros detalhes, acesse aqui.
07. Forte de Santo Elmo (Fort St. Elmo)
Outra sugestão de o que fazer em Valletta (Malta) é conhecer o Forte de Santo Elmo. Construído para proteger a cidade durante o cerco de Malta, o forte atualmente abriga o Museu da Guerra e conta com uma vasta coleção de objetos que datam até da pré-história! Além de muita informação histórica, o forte garante uma vista surreal do Mar Mediterrâneo.
Dica extra: Tem apenas 4 horas disponíveis e quer conhecer o melhor das duas cidades mais importantes de Malta? Então, este tour para quem está fazendo cruzeiros é uma super dica! Aqui você vai explorar as ruas e atrações destas belas cidades com guias que conhecem tudo, otimizando seu tempo – perfeito para você conhecer a cidade mais a fundo e mergulhar de cabeça na cultura e na gastronomia local.
08. Catedral de São João (St. John’s Co-Cathedral)
No coração de Valletta, a Catedral de São João é super imponente e impressiona por seu interior rico em detalhes: ela foi construída no século XVI pelos cavaleiros de Malta e segue o belíssimo estilo barroco. Dentro da catedral, algumas obras de arte chamam a atenção, como pinturas impactantes de Caravaggio.
Caso sua viagem seja durante durante os meses mais frios, saiba que essa visitar a Co-Catedral de São João é uma ótima sugestão para quem procura o que fazer em Malta no inverno.
O ingresso para conhecer a igreja custa 15 euros e você pode visitá-la diariamente das 9ho0 às 16h15 (fecha aos domingos). Se quiser comprar seu ticket antecipadamente, esse é o melhor link.
09. Portão da Cidade e Fonte de Tritão (City Gate and Triton Fountain)
Talvez o City Gate e a Triton Fountain sejam um dos primeiros pontos turísticos em Malta que os turistas procuram. A fonte é composta por três tritões esculpidos em bronze e eles ficam olhando em direção a entrada da cidade.
Além de muito interessante, o local rende fotos ótimas. Não deixe de visitá-lo!
10. Upper e Lower Barrakka Gardens
Valletta é uma cidade repleta de construções históricas. Os jardins de Barrakka são ótimos para quem busca um local mais tranquilo para passar uma tarde. Eles ficam na porção sudeste da cidade, bem próximos ao Castille Palace.
Do alto dos terraços, você tem uma das vistas mais bonitas de Malta. Nós super recomendamos passar uma tarde nos jardins e finalizar o passeio no quiosque tomando uma bebida refrescante.
Os jardins estão abertos diariamente das 7h às 22h e uma ótima dica para quem viaja com o orçamento mais justo, uma vez que a entrada é gratuita. Um passeio perfeito para quem busca o que fazer em Malta de graça.
O que fazer em Malta: praias
Dente os melhores passeios em Malta, não podíamos deixar de fora as praias das ilhas de Malta, famosas por suas águas azul-turquesa e conhecidas como as mais limpas da Europa!
Ficamos impressionadas com a beleza delas e de como a água possui uma temperatura tão agradável… Não dava vontade de sair de dentro d’água para nada. Uma deliiiicia!
Com tantas opções incríveis, selecionamos aquelas que certamente vão te encantar! Então, continue sua leitura para descobrir as melhores praias de Malta:
11. Paradise Bay
Em primeiro lugar, Paradise Bay está entre as 10 melhores praias de Malta. Ela fica no noroeste da ilha e é uma belíssima praia de enseada, cercada por penhascos. Além disso, as cavernas e enseadas rochosas criam ótimos pontos de mergulho: vale levar um snorkel!
As águas de Paradise Bay são cristalinas e ótimas para banho. O turista encontra banheiros, chuveiros, lanchonete e aluguel de equipamentos esportivos. Os mais aventureiros vão adorar alugar um caiaque e passear pela costa.
A melhor forma de chegar até lá é de carro. Para quem está em Gozo, por exemplo, será preciso pegar um ferry até Cirkewwa e de lá pegar um Uber (aproximadamente 5 minutos).
12. Għajn Tuffieħa
A 2 km de Golden Bay, chegar em Ghajn Tuffieha exige um certo esforço, já que é preciso encarar uma escadaria com 200 degraus. Contudo, tudo vale a pena ao chegar nas águas calmas dessa praia de falésia.
Se você curte praias mais tranquilas, certamente irá adorar Ghajn Tuffieha. A estrutura aqui é básica, com banheiros, lanchonete e aluguel de espreguiçadeiras, mas bem agradável para passar o dia. Um guarda-vidas fica de prontidão na praia para garantir a segurança dos turistas.
13. Mellieħa Bay / Għadira
Também chamada de Ghadira, a Mellieha Bay é a maior e mais popular praia de Malta. Com 800m de extensão,Mellieha Bay possui o título de bandeira azul por conta da excelente qualidade da água.
Essa praia é ótima para famílias e possui ótima infraestrutura para os frequentadores. Além disso Mellieha Bay é um ótimo point para esportes aquáticos, como caiaque, windsurfe e SUP.
Para chegar é bem simples: fica na mesma estrada que vai de Valetta ao porto de Cirkewwa e tem estacionamento gratuito ao longo da praia, contudo, costumam ficar bem cheios e lotam rapidamente. Por isso, chegue cedo!
Se estiver de ônibus várias linhas tem parada por lá como X1, 41 e 42, 49, 101, 221 e 222, 250 e N11.
14. Golden Bay
Localizada na ilha de Malta, Golden Bay é uma das praias de Malta queridinhas das famílias. Ela alia ótima infraestrutura com a natureza exuberante. Golden Bay possui extensa faixa de areia e é emoldurada por penhascos que protegem a praia do vento.
Suas águas azul-turquesa impressionam e a temperatura é tão agradável que você não tem vontade de sair do mar. A estrutura do local inclui banheiros públicos, vestiários, aluguel de barracas e espreguiçadeiras e um bar que serve comidas e bebidas.
Para quem sai de Valletta de ônibus para Golden Bay deverá usar a linha 44 até Ghjan Tuffieha (1 hora até a parada mais próxima da praia e mais 10 minutos caminhando). Já saindo de Sliema ou São Julião, você poderá pegar a linha 225.
15. Pretty Bay / Birzebbuga
Por fim, temos uma praia bem peculiar de Malta, localizada em Birzebbuga a 0,3 km do centro (pertinho também de Marsaxlokk- em menos de 10 minutos de carro você chega lá!). Pretty Bay foi construída pelo homem e não pela natureza, entretanto, isso não tira a beleza dessa praia com águas límpidas. Aliás, ela é uma das favoritas dos moradores locais.
A orla possui diversos restaurantes e bares, além de instalações que incluem banheiros e aluguel de barracas. Diferentemente de outras praias, em Pretty Bay não existem salva-vidas, mas as água são bem calmas.
Saindo de Valletta utilize a linha de ônibus 82 (27 minutos). Para quem está de carro ou vai de táxi, são 12 km de distância (aproximadamente 13 minutos)
O que fazer em Malta: experiências imperdíveis
Seguindo com nossas dicas de o que visitar em Malta, temos algumas indicações de experiências bem legais para você incluir no seu roteiro. Quando estamos planejando uma viagem, adoramos incluir experiências que vão além de uma viagem tradicional para dar check nos atrativos turísticos.
Adoramos descobrir passeios que fogem do óbvio, e por isso, abaixo vamos compartilhar algumas das nossas descobertas:
16. Visitar o Popeye Village
Sabe aquela sensação de voltar a ser criança? Não imaginávamos nos divertir tanto no Popeye Village! Aproveitamos demais cada segundo nesse parque temático e adoramos os brinquedos aquáticos disponíveis nas deliciosas águas em tons de verde e azul de Anchor Bay.
O parque fica a 26km de distância da capital, Valletta, e é possível chegar de carro ou de ônibus. O ingresso custa 20 euros e inclui todas as atrações do complexo, mas comprando o ingresso antecipado, você consegue escapar das filas, o que é ótimo (ainda mais em alta temporada!)
O complexo é constituído pelos cenários usados nos filmes Popeye da década de 80, que não fizeram lá muito sucesso, mas o local ficou tão bonito que houve uma mobilização para manter o cenário e surgiu a ideia de transformá-lo em parque.
O parque funciona de novembro a março das 9h30 às 18h e de outubro a março das 10h às 17h. Compre seu ingresso aqui.
17. Comer frutos do mar em Marsaxlokk
Em seguida, Marsaxlokk é um dos lugares em Malta que conserva o ar de vila de pescadores antiga. Ela fica na parte sudeste da ilha de Malta e sua marca mais famosa são os barquinhos coloridos atracados no porto.
Você ainda pode comprar produtos locais no mercado de Marsaxlokk, ou então passear pelas ruazinhas da vila.
E já que a região é tradicional pesqueira, por que não experimentar frutos do mar fresquinhos? Não vão faltar opções de onde comer em Malta em Marsaxlokk, veja só:
- Tartarun Fish Restaurant – Especializado em culinária Mediterrânea, Europeia e frutos do mar o Tratarun serve pratos chiques e saborosos, com direito a estrela Michelin. O atendimento é sempre bastante elogiado.
- T’Anna Mari – Serve almoço e jantar num ambiente simples e aconchegante. Peixes e frutos do mar sempre muito frescos. Preços médios entre 10 e 28 euros.
- Tá Mattew– Restaurante pequeno e acolhedor em frente ao porto . Serve frutos do mar e também possui opções vegetarianas (as porções são generosas). Preços médios entre 20 e 30 euros.
18. Conhecer a noite agitada de St. Julian’s
Gosta do agito noturno? Então não deixe de conhecer a noite em St. Julian’s! A cidade é considerada a mais badalada de Malta e está repleta de opções de bares, restaurantes e boates descolados.
De fato, existe muito mais o que se ver em St. Julian’s, mas se você quer saber o que fazer em Malta à noite, certamente nós diríamos que vale a pena guardar energia para aproveitar a noite por lá!
O bairro onde o agito acontece se chama Paceville. Os bares e boates são bem ecléticos e até música brasileira se escuta por lá! E sabe o que é melhor? A maioria dos bares possui entrada gratuita =)
Anote aí algumas dicas de bares e restaurantes em Malta (St. Julian’s):
- Fuego Speakeasy – Música boa, ótimos drinks e opções de pizzas e lanches no cardápio. Super descontraído e moderno.
- Tiffany – Com um ambiente requintado, o Tiffany serve pratos elegantes e muito saborosos (e um hambúrguer gourmet incrível também!). Ótima seleção de vinhos e drinks.
- Chalice Bar & Lounge – Possui uma carta de drinks surpreendente, com opções saborosas e lindas visualmente. O ambiente não é grande, mas muito elegante, com boa música (fica bem cheio nos fins de semana). A equipe também é muito atenciosa.
19. Day trip até Gozo
Segunda ilha mais importante de Malta, Gozo possui ares mais rurais e tranquilos. A ilha possui apenas 30.000 habitantes e está repleta de pontos turísticos para explorar.
Era lá que ficava a famosa Azure Window, um arco natural de calcário gigantesco que parecia mesmo uma “janela” no mar. Este, que era considerado um dos mais famosos pontos turísticos de Malta, infelizmente foi destruído pela força dos ventos e das ondas durante uma tempestade em março de 2017.
Hoje, ainda é possível visitar o local, que guarda belas falésias e um por do sol bastante interessante. Contudo, há outras atividades mais interessantes para quem busca o que fazer em Gozo (Malta), dentre eles os Templos Ggantija, trilhas e belas praias com costões para mergulho.
E que tal separar um dia para conhecer a ilha de Gozo? Caso você tenha alguns dias a mais em Malta, nós super recomendamos conhecer essa outra ilha, que possui atrações muito interessantes como as famosas Grutas Xlendi e a impressionante Fungus Rock. As daytrips até Gozo podem ser reservadas antecipadamente por aqui.
20. Kayak até Hofriet Window ou Munxar Window
As rochas da costa de Malta formaram, ao longo dos séculos, espécies de arcos por conta da erosão causada pelo mar e pelo vento. Conhecidas como janelas (windows), elas formam verdadeiros cartões postais naturais e atraem muitos turistas, uma vez que o cenário não poderia gerar fotos mais bonitas.
Uma outra forma de explorar estas janelas é fazendo passeios de caiaque: uma alternativa super agradável para conhecer a região, se você gosta de esportes aquáticos. Temos certeza de que vai adorar a experiência! Vale saber que é possível fazer o passeio tanto para Hofriet Window (Marsalokk), quanto para Munxar Window (Marsascala) com preços muito acessíveis e de forma segura! Confira os detalhes aqui.
O que fazer em Malta: sugestões de roteiros para 3, 5 e 7 dias
Agora que você já sabe o que fazer em Malta, vamos falar sobre o planejamento do roteiro? Quantos dias você terá em Malta? Confira o que fazer nas ilhas em 3, 5 e 7 dias de viagem.
O que fazer em Malta em 3 dias
Em primeiro lugar, três dias é o mínimo que você precisa para explorar o país. Em nossa sugestão de roteiro com o que fazer em Malta em 3 dias buscamos priorizar as atrações mais conhecidas:
- Dia 01: Após chegar em Malta e deixar suas coisas no hotel, que tal explorar a cidade de Valletta? A capital de Malta é belíssima e transborda história. Se houver algum tour a pé pela cidade disponível, nós super recomendamos.
- Dia 02: Acorde cedo, coloque suas roupas de banho e vá conhecer Blue Lagoon. O passeio de barco que passa por outras cavernas próximas é ótimo. À noite não deixe de aproveitar a agitada noite de Malta.
- Dia 03: Em seu último dia em Malta temos duas sugestões de passeios: no primeiro deles você irá à Cidade Medieval de Mdina (ideal para quem gosta de turismo cultural ou quando o tempo não estiver bom) ou poderá conhecer St. Peter’s Pool e Marsaxlokk se o dia estiver mais quente.
O que fazer em Malta em 5 dias
Sem dúvida, dois dias a mais possibilitam um roteiro muito mais completo pelo arquipélago. Vem com a gente descobrir o que fazer em Malta em 5 dias:
Nos primeiros 3 dias você pode seguir a programação sugerida acima. E aqui vai nossa sugestão para os dias seguintes:
- Dia 04: recomendamos reservar o quarto dia para as três cidades de Malta. Definitivamente é um passeio belíssimo e muito agradável.
- Dia 05: por fim, no quinto dia você pode embarcar em um passeio até a cidade de Gozo.
O que fazer em Malta em 7 dias
Enfim chegamos à sugestão de roteiro com o que fazer em Malta em 7 dias. Além do que já sugerimos para os 5 dias anteriores, inclua mais esses dois dias de passeios inesquecíveis:
- Dia 06: Que tal virar criança e visitar a Popeye Village? Temos certeza de que você vai adorar a experiência!
- Dia 07: Antes de retornar para casa, não deixa de conhecer uma (ou várias!) das praias de Malta. Recomendamos visitar Għajn Tuffieħa, Golden Bay e Paradise Bay.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa o que fazer em Malta
Viajar é sair da nossa zona de conforto, sobretudo em destinos menos conhecidos, (como Malta por exemplo) podem surgir muitas dúvidas. Confira abaixo as mais comuns:
O que não pode deixar de fazer em Malta?
Alguns passeios em Malta não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Os principais atrativos turísticos são:
- Tour pelo centro histórico de Valletta
- Cidade Medieval de Mdina
- Blue Lagoon
- As três cidades de Malta
- Blue Grotto
O que fazer em Malta no verão
O verão é a época perfeita para se deliciar com as paisagens cênicas e belezas naturais das praias e grutas das Ilhas de Malta. Veja algumas sugestões para curtir dias de sol, sal e mar:
- Passeio de barco para Gozo e Comino
- Ir à St. Peter’s Pool
- Blue Grotto
- Explorar as três cidades de Malta
- Passeio a Hofriet Window (Marsalokk)
O que fazer em Malta no inverno
O inverno pode ser mais complicado em regiões de praia, entretanto é possível encontrar boas alternativas de passeio, além de preços mais em conta (sem falar que o inverno por aqui é menos rigoroso). Veja o que fazer em Malta no inverno:
- Aproveitar para degustar a gastronomia local nos restaurantes e bares
- Conhecer a cidade Medieval de Mdina
- Fazer compras no Bay Street Shopping Complex
- Visitar as igrejas, catedrais e museus da região
Coisas legais para fazer em Malta
O mais difícil é escolher quais das atrações turísticas de Malta fazer ao montar seu roteiro de viagem. De qualquer forma, gostamos muito de alguns passeios e vamos compartilhar abaixo:
- Tour pelas três cidades de Malta
- Passeio de barco para Gozo e Comino
- Fazer um tour a pé pela cidade de Valletta
- Passeio a Hofriet Window (Marsalokk)
- Visitar o Portão da Cidade e a Fonte de Tritão
O que fazer em Malta de graça
Mesmo com pouca grana dá para se divertir quando estamos viajando. Tudo vai depender de planejar seu roteiro com antecedência e fazer escolhas acertadas. Veja algumas dicas do que fazer em Malta de graça:
- Visitar Upper e Lower Barrakka Gardens
- Explorar o centro histórico da cidade
- Caminhar pelo centro histórico de Mdina
- Conhecer o mercadinho de Marsaxlokk
- Relaxar nas belas praias locais
O que fazer em Malta com chuva
Dias chuvosos não devem impedir seus passeios por Malta. Claro que não é o melhor dos mundos, mas dá para se divertir bastante. Veja só o que fazer em Malta com chuva:
- Visitar a Co-Catedral de São João
- Explorar os museus da cidade
- Ir ao Malta National Aquarium
- Visitar o The Malta Experience
- Visitar o Forte de St Elmo
O que fazer em Malta em família
Para quem viaja em família (e com crianças), vai gostar das sugestões de programas abaixo. Confira algumas opções:
- St. Peter’s Pool
- Ir à Popeye Village
- Fazer um passeio de barco para Gozo e Comino
- Upper e Lower Barrakka Gardens
- Visitar o Malta National Aquarium
O que fazer em Malta a dois
Se você viaja em clima de romance, vai gostar das nossas sugestões. Veja o que fazer em Malta a dois:
- Relaxar numa das praias paradisíacas
- Conhecer a cidade Medieval de Mdina
- Tour pelo centro histórico de Valletta
- Fazer um passeio a Blue Grotto
- Passeio a Hofriet Window (Marsalokk)
Dicas de viagem: Malta
Como dissemos ao longo do post, o arquipélago é composto por três ilhas habitadas principais: Malta, Gozo e Comino. As demais permanecem preservadas e sem habitantes, como é o caso de Cominotto, Delimara, Filfla, Ilha de São Paulo e Ilha Manuel.
E depois de todas as dicas de passeio, abaixo vamos compartilhar algumas informações importantes para te ajudar a planejar a sua viagem:
Qual é a melhor época para visitar Malta
Com uma média de 300 dias de sol ao ano, sem dúvidas, Malta é um destino que pode ser visitado durante todo o ano. Entretanto, ao considerarmos qual o melhor mês para ir à Malta, existem alguns pontos que precisam ser levantados.
Os meses de julho e agosto são os mais procurados pelos turistas por conta do calor do verão e das águas deliciosas para um mergulho.
De fato, é uma delícia visitar Malta na alta temporada (fomos em agosto!), mas o calor atrai multidões de turistas para o país, o que significa que tudo fica mais cheio e mais caro.
Se você é do time que não curte muvucas, melhor evitar os meses mais quentes do ano. Por outro lado, se você quer badalação, não pense duas vezes e agende sua viagem para este período.
Entre maio e junho, setembro e outubro o clima fica ótimo e os preços costumam ser mais acessíveis do que na alta temporada. Portanto, essa pode ser considerada a melhor época para visitar Malta.
O que fazer em Malta no verão
Sua viagem para esse destino é durante a época mais quente do ano e você quer saber o que fazer em Malta no verão? Claro que a principal atração são as praias. A água fica em uma temperatura super agradável e perfeita para o mergulho. Além disso, diversos festivais agitam a região, tais como o Festival de Jazz, em julho, e o Glitch Festival, em agosto.
O que fazer em Malta no inverno
Por outro lado, os meses de inverno coincidem com as chuvas em Malta. Dezembro e janeiro, por exemplo, são meses bem chuvosos. Com isso, pouco se aproveita das praias. Assim, nossa recomendação é focar a viagem em passeios a museus e sítios arqueológicos.
Quantos dias em Malta?
Durante o inverno e a primavera, 4 dias são mais do que suficientes para explorar Malta. No entanto, durante os meses mais quentes, recomendamos entre 7 a 10 dias para poder aproveitar tanto as praias da região quanto os sítios históricos.
Como se locomover em Malta?
Locomover-se para fazer os passeios imperdíveis em Malta é bem tranquilo. Dentre as diversas opções disponíveis na ilha, você pode alugar um carro, passear de ônibus, táxis e outros. Outra ótima opção para quem prefere comodidade é contratar um transfer.
Em nossas viagens, sempre damos preferência a aluguel de carro, pois ele dá mais liberdade de locomoção. Costumamos fazer utilizar esta ferramenta de comparação para a locação: é ótimo poder comparar os preços das principais locadoras disponíveis na região de maneira simples e rápida (e dá para pagar com o cartão de crédito!).
Se você não curte a ideia de dirigir em outro país ou está em busca de soluções econômicas de transporte, saiba que o sistema de transporte público também funciona muito bem em Malta.
Você chega à maioria dos lugares de ônibus e a passagem tem um preço bem acessível. Por apenas 2 euros você pega a condução e ainda pode fazer baldeação dentro de 2 horas. O único ponto negativo é que isso implica em andar bastante dos pontos de ônibus até as atrações turísticas.
Onde ficar em Malta?
Estar bem localizado é importante no aproveitamento de uma viagem, e nós mesmas tivemos muitas dúvidas sobre onde ficar em Malta enquanto planejávamos nossa viagem… Assim sendo, depois de entender o funcionamento da ilha, separamos algumas regiões para facilitar seu planejamento:
Valletta
É a principal cidade, a capital. Possui uma atmosfera descontraída e com muitas opções de comércio, bares e restaurantes. Perfeita para quem gosta de turismo cultural, com muitos museus e pequenas ruas que nos fazem viajar no tempo.
Há muitas opções de transporte para outros pontos da ilha, facilitando bastante o deslocamento. Veja onde ficar em Valletta, Malta:
- Hotéis luxo: Grand Hotel Excelsior, Rosselli AX Privilege, The Phoenicia Malta
- Hotéis conforto: Casa Ellul, Ursulino Valletta, Palazzo Paolina
- Hotéis econômicos: The Vincent, Valletta Dream Suites
St Julian’s
Se sua vibe é curtir a vida noturna agitada de Malta, St. Julian’s é a boa pedida. Fica perto de outros pontos turísticos da ilha e oferece grande variedade de bares e boates para quem curte badalação.
A região mais animada em destaque é Paceville. Veja onde ficar em St. Julian’s:
- Hotéis luxo: Hyatt Regency, Juliani, Westin Dragonara
- Hotéis conforto: Mercure, Hotel Argento
- Hotéis econômicos: Antoniel Suítes, District hotel
St. Paul’s Bay
As famílias adoram a tranquilidade de St. Paul’s Bay, uma região mais calma, muito organizada e habitada majoritariamente pelos locais.
A praia é grande, com as águas cristalinas e muito azuis, típicas da região. Além disso, o mar é muito calmo, perfeito para relaxar. Confira onde ficar em St. Paul’s Bay:
- Hotéis luxo: Best Western, Gillieru Harbour, Mayflower Hotel
- Hotéis conforto: Salini Resort, Double Tree Hilton
- Hotéis econômicos: For Rest Aparthotel
Outra super dica é quebrar a sua estadia em duas ou mais regiões. Dessa forma, você vai otimizar sua viagem e aproveitar cada cantinho do arquipélago sem gastar tanto tempo com deslocamento.
Recomendamos conferir o post completo sobre onde se hospedar em Malta para entender mais a fundo sobre cada uma das regiões da ilha.
Seguro-viagem Malta
Sim, por estar dentro da zona do Tratado de Schengen, o seguro-viagem Malta é obrigatório para entrar no país. Você precisará de uma apólice válida com cobertura de, pelo menos, € 30 mil. Mas fica tranquilo, o investimento é mais barato do que você imagina!
Toda vez que fazemos alguma viagem internacional, nós avaliamos as melhores opções disponíveis para o destino através dessa ferramenta de comparação. Esse site seleciona as melhores seguradoras brasileiras e te dá a possibilidade de fazer um comparativo das apólices de cada uma delas para que você avalie a que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Você contrata tudo pelo próprio site e ainda consegue parcelar no cartão de crédito. E se você usar o cupom AVENTURAS15 ainda garante 15% de desconto na hora de fechar sua compra.
Pronto para escolher o que fazer em Malta?
Por fim, agora que você já sabe o que fazer em Malta, apostamos que você já está doido para arrumar suas malas!
Em caso de dúvidas, deixe nos comentários aqui embaixo que iremos te ajudar. Ah… E se você já esteve por lá, compartilhe suas experiências conosco! Adoramos saber das suas viagens.
Continue o planejamento da sua viagem por Malta:
Onde ficar em Malta: Valletta, St. Julian’s ou praias?
Valletta (Malta): 15 pontos turísticos imperdíveis
Qual o melhor chip para viagem internacional? como comprar com desconto?
Melhor seguro viagem Europa: como encontrar os melhores preços e opções
Roteiro Malta: o melhor de Malta em 5, 7 e 10 dias de viagem
Seguro Viagem Malta (2024): qual é o melhor seguro-viagem para Malta
GOSTAMOS DAS DICAS E INFORMACOES UTEIS. ESTAREMOS EM MALTA NO PROXIMO MES OUTUBRO. VAMOS SEGUIR ESTE ROTEIRO MUITO BOM OBRIGADO.
Oi Osvaldo! Espero que faça uma boa viagem à Malta. País lindo e muito interessante culturalmente falando.