Você já se imaginou em um lugar com praias, cachoeiras, montanhas e até mesmo vulcões? A Costa Rica traz todas essas atrações e muito mais! Aqui nós vamos te ajudar com o que fazer na Costa Rica e você vai ver que, mesmo sendo um país pequeno, há várias atividades para fazer e lugares incríveis para visitar por lá.

A Costa Rica é conhecida por ser “a nação mais feliz do mundo”, bem como “o país mais verde do mundo”, o que não é nenhuma surpresa, considerando a abundância de praias mundialmente conhecidas, tanto no Oceano Pacífico quanto no Mar do Caribe, com cultura, flora, fauna e paisagens incrivelmente diversificadas.

Sua capital, San José, abriga instituições culturais como o museu do ouro pré colombiano e cerca de um quarto do território do país é ocupado por floresta protegida cheias de diferentes espécies da vida selvagem. São ao todo 35 Parques Nacionais e 8 Reservas Biológicas.

Florestas, águas azul turquesa, praias de areia fina e muita fauna e flora. Um lugar perfeito para o ecoturismo, não é mesmo?


Dicas de viagem: Costa Rica

Mas antes de descobrir os melhores lugares, passeios e experiências, nós temos algumas dicas para que a sua viagem para a Costa Rica seja perfeita. Você vai descobrir o que saber antes de ir para a Costa Rica, qual é a melhor época para viajar, quais são os documentos necessários e muito mais.

Qual é a melhor época para visitar a Costa Rica?

Se você quer saber qual é a melhor época para visitar a Costa Rica, pode apostar na época seca, ou seja, entre os meses de dezembro e abril. É nessa época que chove menos por lá. Nos demais meses, as chances de pegar chuva aumentam e podem atrapalhar bastante os passeios.

A época chuvosa na Costa Rica costuma ir do começo de maio ao final de novembro. Porém, os meses de setembro a outubro são os que mais chovem. Então, se puder, evite essas datas.

Por experiência própria: evitem os meses que são considerados mais chuvosos. Nós fomos em Novembro de 2022 para a região de La Fortuna e Manuel Antonio. Achamos que, por ser transição de estações, pegaríamos dias ensolarados e um pouco de chuva, mas, não foi assim. Pegamos uma semana inteira de bastante chuva e isso acabou atrapalhando o nosso roteiro, já que os passeios na Costa Rica são trilhas e praias. Não há muito o que fazer com chuva.

Esse é um tipo de viagem que você precisa ir na melhor época para ter a melhor experiência!

la fortuna costa rica
Cachoeiras imponentes na região de La Fortuna! Foto: @maladeaventuras

Quantos dias passar na Costa Rica?

Em um destino com tantos lugares lindos para ver e visitar, a pergunta “quantos dias passar na Costa Rica?” é super pertinente. Podemos dizer que 7 dias nesse paraíso acaba sendo muito pouco. O tempo ideal para poder conhecer todos os lugares imperdíveis que a Costa Rica tem a oferecer é de 10 a 15 dias.

Se você dispor de apenas 7 dias, recomendamos escolher ao menos duas regiões como La Fortuna e Manuel Antonio. Agora, se você possui de 10 a 15 dias, saiba que esse é o tempo ideal para conhecer as principais regiões com calma. Apesar de ser um país pequeno, as principais regiões turísticas ficam afastadas e você precisa de mais tempo para conseguir conhecer tudo sem pressa.

Como se locomover na Costa Rica?

Há diferentes formas de se locomover no país que vão desde alugar um carro a até mesmo pegar um voo doméstico. Abaixo, você verá todas as opções e quais as que a gente mais recomenda.

01. Carro alugado (nossa escolha!)

A melhor forma de se locomover na Costa Rica (a que a gente mais recomenda) é alugando um carro. Assim você irá conseguir chegar aos principais destinos com mais tranquilidade sem se preocupar tanto com os horários.

Essa opção também sai mais em conta, ainda mais se você estiver viajando com mais pessoas e puder dividir esse valor.

Algumas informações necessárias sobre alugar carro na Costa Rica:

  • É possível alugar um carro somente com sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não sendo necessário tirar a PID (Permissão Internacional de direção)
  • Outro requisito é ter acima de 23 anos
  • Também é necessário levar um cartão de crédito internacional com limite liberado para uso no exterior. As locadoras costumam bloquear um valor referente a um caução que é liberado ao final do seu período de aluguel se você não tiver causado nenhum prejuízo ao carro alugado.
  • Também é recomendado, se possível, que você opte por um veículo 4×4 devido às estradas de chão.

Com relação às estradas, de uma forma geral são todas muito bem sinalizadas e o que pode mudar são as condições do asfalto. Uma informação importante é que as ruas na Costa Rica não tem nome e sim números. Portanto, para evitar se perder, recomendamos que utilize o Waze.

Para aluguel de carro, nós recomendamos essa ferramenta de comparação. A RentCars disponibiliza um serviço 100% online onde você pode comparar os preços das melhores locadoras da região e escolher o que fica melhor para você. Você faz a reserva online, paga e lá na hora apenas retira o carro. Poupa tempo e dinheiro, né?

Nós utilizamos tanto o serviço que conseguimos um descontinho para os leitores do blog. Usando o cupom MALADEAVENTURAS no site da RentCars, você ainda garante 5% de desconto!

carro costa rica
Estar com um bom carro faz diferença na viagem! Foto: @maladeaventuras

02. Transfer

Há também a opção de transfer que irá te deixar nos principais destinos na Costa Rica. Nós recomendamos a Best of Costa Rica que possui roteiros incríveis.

Eles contam com várias opções de roteiros e possuem guias que falam português além de serem extremamente pontuais e profissionais. Para maiores informações é só preencher o formulário no final deste post. Ah, e como leitor do Mala de Aventuras vai garantir um desconto também.

03. Voos domésticos

Optar por fazer voos domésticos pode ser uma boa forma de viajar pela Costa Rica. Você poupará tempo e irá desfrutar de vistas incríveis pela região. também é mais fácil de chegar a destinos como Tortuguero que são mais difíceis de alcançar por via terrestre.

Porém, por ser uma opção mais rápida, acaba sendo mais caro. Então, vale a pena fazer as contas e pesar os prós e contras para assim definir se essa opção é a melhor para você.


Principais pontos turísticos na Costa Rica

Agora que você já viu as nossas melhores dicas de viagem, chegou a hora de conhecer o principais pontos turísticos na Costa Rica. Vamos lá:

01. La Fortuna

La Fortuna é uma das melhores regiões para quem procura o que fazer na Costa Rica e adora aventura e contato com a natureza. Lá você vai encontrar águas termais, passear pelas lavas de um vulcão e se refrescar nas cachoeiras de cor azul celeste!

São tantas opções que pode ser até um pouco difícil escolher quais são as melhores para você, mas calma que iremos te ajudar.

Com certeza o Vulcão Arenal deve estar em primeiro lugar de sua lista e ele é um grande símbolo da região. A melhor maneira de visitá-lo é indo até o Arenal Volcano National Park onde é possível percorrer pelas trilhas que são feitas pela própria lava do vulcão.

A Catarata La Fortuna também é um lugar incrível. Possui uma queda d’água de 75 metros e é realmente impressionante. Se tiver disposição, você pode descer os 500 degraus até a base da cachoeira e tomar um banho refrescante. Só cuidado com o volume da água. Se ele estiver muito alto, infelizmente não será possível entrar na cachoeira. Essa atração é paga e custa $18 e dispõe de banheiros e chuveiros.

o que fazer costa rica cachoeiras
A belíssima Catarata La Fortuna! Foto: @maladeaventuras

Em La Fortuna você também irá encontrar várias Águas Termais que são aquecidas devido ao Vulcão Arenal. Existem vários hotéis e resorts que possuem acesso a águas termais em suas propriedades, mas também há uma opção gratuita. Porém, por ser gratuita ela acaba sendo mais concorrida e ficando mais cheia.

Nós tivemos uma experiência bem legal no Ecotermales Fortuna, um “santuário” de águas termais para você relaxar bastante! Por lá, você paga o day use e pode aproveitar o dia todo as piscinas quentinhas que estão espalhadas pelo lugar. Bastante natureza em volta, uma boa estrutura com banheiros, lockers e restaurante. Vale a pena reservar ao menos uma tarde do seu roteiro para viver essa experiência bem relax!

o que fazer na costa rica aguas termais
É uma delícia aproveitar o dia nas água termais! Foto: @maladeaventuras

Você pode visitar diversos pontos de águas termais em uma excursão de 1 dia. Reserve seu lugar online e garanta uma experiência incrível!

Se você gosta de esportes radicais, em La Fortuna é possível fazer rafting também. Uma opção é o rafting no Rio Balsa que possui classificação II e III. Ou seja, é um nível relativamente fácil e é ótimo para quem busca aventura. Não deixe de garantir a sua reserva.

reserva getyourguide


02. Monteverde

Monteverde é considerada uma das maravilhas naturais da Costa Rica e é o lugar ideal para quem busca aventura e natureza. Uma das principais características deste lugar é a chuva frequente e grande presença de nuvens.

Devido às condições climáticas e a altitude elevada do local, o tempo fica constantemente nublado. A neblina que dá um toque pra lá de especial em Monteverde, mas é claro em dias de sol você conseguirá aproveitar mais e ver a belíssima paisagem para ao vulcão Arenal.

Você vai encontrar várias atividades na região e uma das principais é a tirolesa. São vários ecoparques que oferecem essa opção, entre eles: SkyAdventures, Selvatura Park e o Extremo Park. Todos são incríveis.

passeios na costa rica
Passeando pelas pontes suspensas do Sky Adventure Park! Foto: @maladeaventuras

Outra atração são as “cloud forests” ou florestas nubladas. Essas florestas estão acima dos 1500 metros de altitude. Elas possuem trilhas com uma boa estrutura e de fácil acesso que podem variar entre 1 e 5 km de extensão e você pode ir por conta própria ou contratando um guia local.

Em Monteverde, também é possível caminhar pelas pelas pontes suspensas em meio a floresta e também observar a vida animal. Existem mais de 400 espécies de aves no local e dentre as mais famosas estão os beija-flores e tucanos. O GetYourGuide oferece um passeio onde você poderá caminhar pelas pontes e também conhecer um santuário de preguiças e um jardim de borboletas!

reserva getyourguide


03. Manuel Antonio

O Parque Manuel Antonio é o menor parque do país, mas é o mais visitado e você pode facilmente passar o dia inteiro! Com seus 683 hectares, possui as mais variadas e belas paisagens. Aqui, é possível observar vários animais como tamanduás, macacos cara brancas, bichos preguiças, guaxinins, iguanas, entre outros.

manuel antonio dicas
Avistamos macaquinhos, iguanas, bicho preguiça e muitos outros animais na nossa visita ao parque Manuel Antonio. Foto: @gaiavani

Para avistar os animais, você irá percorrer as trilhas do local e todas são tranquilas. O parque conta ainda com três praias: Playa Manuel Antonio, Playa Espadilla Sur e Playa Gemelas.

A Playa Manuel Antonio é a mais bonita. Tem areia branquinha e fica a uma caminhada de 30 minutos desde a entrada do parque. Costuma também ser a mais cheia. Já a Playa Espadilla Sur é mais calma e também fica próximo a entrada do parque. A Playa Gemelas recebe esse nome devido a formação rochosa que acaba formando duas praias (pois gemelas = gêmeas) mas apenas uma delas é acessível.

Parque Manuel Antonio dicas
Parque Manuel Antonio, visita imperdível! Foto: @maladeaventuras

O parque funciona de terça a domingo das 7h às 16h e a entrada custa $16. Infelizmente não é permitido entrar com comida no parque, mas lá você encontra opções para comer (mas não tão baratas). Caso seu objetivo for avistar os animais, recomendamos que contrate um guia. Nós fizemos isso e foi incrível observar tantos animais em seu habitat. E é impressionante como que os guias conseguem encontrar animais que estão bem escondidos!

Aliás, vale a pena dizer que durante todo o passeio eles levam um monóculo para a gente observar os animais bem de pertinho, já que muitos deles, como a preguiça por exemplo, ficam no topo das árvores.

reserva getyourguide


04. Santa Teresa

Santa Teresa fica localizada no lado oeste da Península de Nicoya e, ao mesmo tempo que ela é bem turística, possui um clima meio selvagem como se fosse um lugar ainda não explorado. Tem uma vibe relaxada e praias lindas.,

Existem várias praias no local e a principal é a Playa Santa Teresa. Por lá rolam muitas aulas de surf e yoga, além de várias pessoas relaxando e tomando sol. A 7 km de Santa Teresa você vai encontrar Mal Pais, uma vila de pescadores com praia de mesmo nome. E, entre as duas praias temos Carmen. Por lá, você encontra opções de restaurantes, mercadinhos e várias lojas.

santa teresa
O pôr do sol em Santa Teresa é imperdível!

Não podemos deixar de fora a Playa Hermosa, localizada ao norte da Playa de Santa Teresa, ela é a mais indicada aos iniciantes do surf. Temos ainda a Playa Manzanillo e, que embora não faça parte de Santa Teresa em si, é uma praia maravilhosa e praticamente deserta que você pode incluir em seu roteiro.


05. Tamarindo

Tamarindo é uma cidade agitada e turística, mas que mantém seu charme com bons restaurantes e praias lindas. Dentre as muitas opções de praias, a mais famosa é a Playa Tamarindo. Com sua grande faixa de areia, ela é ótima para curtir uma tarde e fazer caminhadas. O pôr do sol por aqui é incrível pois o céu fica todo colorido e as cores refletem na areia molhada da praia.

Inclusive, você pode fazer um passeio de catamarã para mergulhar em uma praia isolada e depois ver o por do sol da Playa Tamarindo.

Tamarindo também é um lugar conhecido por oferecer aulas de surf. Você pode fechar um curso no estilo intensivão e curtir muito esse esporte.

praia tamarindo
A belíssima praia Tamarindo, na Costa Rica

Algumas outras praias da região são: Playa Calzón de Pobre, Playa Flamingo com areia branca e águas claras, Playa Conchal (embora tenha esse nome, não vimos muitas conchas por lá), Playa Minas, que possui um mirante incrível, entre tantas outras.

Aqui não faltam opções e um dia pode acabar sendo pouco para você conseguir conhecer e aproveitar bem essa região, mas a gente fala disso mais pra frente.


06. Caribe da Costa Rica

Não faltam praias lindas com cenários paradisíacos na Costa Rica. O país conta com o oceano pacífico e com o mar do caribe e é desse lado que temos Puerto Viejo.

Essa é uma pequena e charmosa cidade com influência jamaicana. Fica bem próxima à fronteira com o Panamá, na região sudeste da Costa Rica e a maioria das praias estão a menos de 30 minutos de distância uma da outra.

A principal praia da região é a Playa Puerto Viejo que conta com restaurantes, lojinhas e comércio. A Playa Cocles é a mais indicada para surfistas e costuma ser mais movimentada. Já a Playa Punta Uva possui palmeiras que quase tocam o mar. É linda demais!

 


07. Tortuguero

Em Tortuguero temos um grande parque nacional de mesmo nome que abriga uma grande diversidade ecológica, uma rica fauna e flora e é famoso por ser um dos pontos principais de desova de tartarugas marinhas em todo o mundo.

O único acesso ao parque se dá através de um barco pelo Rio La Suerte e o principal atrativo da região são os passeios para observação de animais e vegetação.

O parque está aberto diariamente das 8h às 15:30h e a entrada para estrangeiros custa $5.


Onde ficar na Costa Rica: top 10 hotéis

Existem ótimas opções de resorts, hotéis e pousadas charmosas na região e selecionamos para você uma lista com os melhores hotéis na Costa Rica para que você possa analisar e selecionar a opção ideal para a sua viagem!

01. Nayara Tented Camp (La Fortuna)

O Nayara Tented Camp fica localizado em La Fortuna e possui restaurante, piscina, bar e academia. Também conta com sauna e hidromassagem além de paisagens de tirar o fôlego. Por ser um dos melhores hotéis da região, o preço é mais elevado.

o que fazer na costa rica
Nayara Tented Camp. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$6.200,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota no Booking: 9,7 / 57 avaliações

Avaliação em destaque:

“Impecável! Superou nossas expectativas em todos os quesitos. As instalações são novas, bem decoradas, os quartos contam com todas as comodidades e as áreas comuns (piscinas, espreguiçadeiras) contam com todo o conforto. O staff é impecável, muito educados e solícitos. Os restaurantes também são fantásticos. Muita natureza, durante nossa estada vimos bicho preguiça, macacos, guaxinim, esquilos e muitas mariposas.” Patricia em 17 de agosto de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


02. Volcano Lodge (La Fortuna)

Situado aos pés do Vulcão Arenal, o Volcano Lodge Hotel & Thermal Experience é um hotel que conta com jardins lindíssimos e dispõe de piscina e outras opções de lazer. Também conta com serviço de quarto e há estacionamento disponível no local.


hotel em la fortuna costa rica
Adoramos nos hospedar no incrível Volcano Lodge! Foto: divulgação
  • Diárias para casal a partir de: R$1.023,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota no Booking: 8,9 / 1385 avaliações

Avaliação em destaque:

“As nossas expectativas foram excedidas assim que chegamos ao hotel! A estrutura é ótima, o quarto é muito confortável, o café da manhã é sensacional e a vista é de tirar o fôlego! Fomos surpreendidos com o serviço e a presteza de todos os funcionários. Algo que vale mencionar é que o hotel possui piscinas de águas termais (não sabíamos até chegar!). Foi perfeito!” Charyelle em 24 de janeiro de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


03. Montana Del Fuego (La Fortuna) – nossa escolha!

O Montana Del Fuego foi a nossa escolha para ficar em La Fortuna, bem próximo de todas as atrações. O resort oferece vistas de tirar o fôlego do vulcão de Arenal além de dispor de belas acomodações situadas entre jardins e uma floresta tropical regenerativa. Nos hospedamos em um chalé bem amplo, com cama super confortável e muito bem equipado com ar condicionado, frigobar e hidromassagem.

Na área externa, você vai encontrar piscina ao ar livre, piscina infantil, piscinas com águas termais. Com certeza é uma excelente opção de onde ficar na Costa Rica!

Hotel em costa rica
O visual do Vulcão Arena (encoberto por nuvens) de frente para o nosso quarto! Foto: @nandahudson
  • Diárias para casal a partir de: R$2.240,00 – VER PREÇOS
  • Serviço All-inclusive
  • Nota no Booking: 8,0 / 148 avaliações

Avaliação em destaque:

“Tudo perfeito. As vistas, os tratamentos de spa gratuitos, os coquetéis, o barman, a piscina termal, a vista do quarto, a trilha a pé” Abby em 05 de abril de 2022.

reserva hotel


04. Shana By The Beach (Manuel Antônio) – nossa escolha!

O Shana By The Beach é um hotel boutique elegante situado em uma colina de Punta Quepos, a 5 minutos a pé da Praia Biesanz (linda demais!) e a 10 minutos da praia do Parque Nacional Manuel Antonio! Esse hotel é, sem dúvidas, a melhor opção para quem quer uma hospedagem incrível em Manuel Atonio.

Nós ficamos duas noites por lá e adoramos a experiência, desde o café da manhã que é bem completo, até a piscina reservada apenas para adultos, com uma vista espetacular para o topo das árvores e o mar. Não podemos deixar de citar a quantidade de macacos que vimos por perto do hotel. Macaco Bugio e macaco cappucino são os mais avistados ao redor do hotel.

onde ficar costa fica dica
Visual lindíssimo da piscina reservada para adultos! Foto: @nandahudson

O quarto é muito confortável, amplo e com uma decoração bem bonita. Destaque também para o banheiro, com um chuveiro super tecnológico!

Oferece Wi-Fi gratuito, piscina ao ar livre com terraço e um spa luxuoso com banheira de hidromassagem. Também possui ótima localização.

roteiro costa rica
Shana By The Beach. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$997,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota no Booking: 8,8 / 1461 avaliações

Avaliação em destaque:

“Quarto muito bom, café da manhã sensacional e funcionários muito atenciosos” Rafael em 24 de setembro de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


05. Selina (Manuel Antonio)

O Selina Manuel Antonio não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores hotéis da Costa Rica. Esse é um hotel com ótima localização e dispõe de piscina e deck de yoga com vista 360º para a floresta. Conta ainda com cozinha compartilhada, restaurante e atividades ao ar livre como rafting.

A rede Selina oferece quartos compartilhados e suítes. Tem uma vibe mais jovem, descolada. É uma ótima opção para quem vai viajar sozinho e quer conhecer novas pessoas!

onde se hospedar na costa rica
Selina. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$472,00 – VER PREÇOS
  • Nota no Booking: 7,9 / 1285 avaliações

Avaliação em destaque:

“As instalações são realmente maravilhosas, uma vista incrível da selva, a piscina, o conforto dos quartos. A localização também é muito boa.” Angelica em 10 de fevereiro de 202o.

reserva hotel

reserva hotel


06. Hotel Costa Verde (Manuel Antonio)

O Hotel Costa Verde é bem diferentão e você pode se hospedar em um quarto que foi construído dentro de um avião! Mas, para garantir essa experiência fantástica, você precisará fazer a sua reserva com antecedência, já que esses quartos são bem concorridos.

Não chegamos a nos hospedar por lá, mas fomos visitar a hospedagem e ficamos encantadas. Ainda deu para subir o drone e fazer uma foto aérea do quarto principal, dentro de um avião, para te deixar com ainda mais vontade de viver essa experiência!

O hotel possui ainda três piscinas e estacionamento gratuito. Fica muito bem localizado, vale a pena investir nessa hospedagem!

  • Diárias para casal a partir de: R$1247,00 – VER PREÇOS
  • Nota no Booking: 9,0 / 248 avaliações

Avaliação em destaque:

“Realmente gostei deste lugar, o quarto era muito confortável e espaçoso, a vista incrível. Vimos macacos e preguiças na propriedade. Também é bem localizado e perto de restaurantes. A equipe é incrível e faz você se sentir em casa também.” Carmen em 08 de novembro de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


07. Canaima Chill House (Santa Teresa)

O Canaima Chill House é um hotel boutique eco-friendly e oferece suítes rústicas, hidromassagem ao ar livre, piscina e serviços de massagem. Possui estacionamento grátis e fica somente a 500 metros da praia de Santa Teresa.

hoteis de luxo costa rica
Canaima Chill House. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$644,00 – VER PREÇOS
  • Nota no Booking: 8,5 / 266 avaliações

Avaliação em destaque:

“Canaima Chill House é o hotel boutique perfeito para um casal ou família. Nos divertimos muito. A cozinha é de bom uso e bem equipada.” Alice em 06 de julho de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


08. Hostel Somos (Santa Teresa)

O Hostel Somos é um belo hostel que fica localizado a apenas 200 metros da praia de Santa Teresa e oferece estacionamento privativo grátis, além de piscina e cozinha compartilhada. Alguns quartos ainda possuem varanda com terraço e pequena sala de estar.

melhores hostels na costa rica
Hostel Somos. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$1940,00 – VER PREÇOS
  • Nota no Booking: 8,6 / 161 avaliações

Avaliação em destaque:

“O hostel é muito bonito, parece super novo. Piscina e ambientes compartilhados super estilosos. Tem também um rooftop mais tranquilo para quem precisa trabalhar ou fazer uma ligação com menos barulho. O bar/restaurante é mto bom e tem noites movimentadas.” Teina em 18 de agosto de 2021.

reserva hotel

reserva hotel


09. Jardin Del Eden Boutique Hotel (Tamarindo)

O Jardin Del Eden é um hotel exclusivo para adultos e oferece acomodações com vista para o mar e jardim. Possui também uma praia privativa no centro da Praia de Tamarindo. Está localizado na melhor área de Tamarindo com restaurantes e atrações por perto. Olha essa piscina no meio da natureza que incrível!

hoteis na costa rica
Jardin Del Eden Boutique Hotel. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$2.000,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã e jantar incluídos
  • Nota no Booking: 9,2 / 310 avaliações

Avaliação em destaque:

“Localização excelente, funcionários muito simpáticos e atenciosos, café da manha muito bom, quarto ótimo” Bianca em 06 de abril de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


10. Zulu Surf Hotel (Tamarindo)

Finalizando nossa lista dos melhores hotéis na Costa Rica, temos o Zulu Surf Hotel que também é exclusivo para adultos e possui restaurante, bar e terraço. Todos os quartos possuem banheiro privativo e ar condicionado e alguns tem também área de estar.

onde se hospedar na costa rica
Zulu Surf Hotel. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$1.517 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluído
  • Nota no Booking: 8,3 / 135 avaliações

Avaliação em destaque:

“Seguro, limpo e amigável – perfeito para uma parada rápida. Amei a geladeira do quarto! Super bem localizado, a uma curta distância de tudo.” Katy em 21 de novembro de 2022.

reserva hotel

reserva hotel


Preciso de seguro viagem para a Costa Rica?

Essa é uma das principais dúvidas de todo viajante e a resposta é… não! Não é obrigatória a contratação de um seguro viagem para sua viagem com destino a Costa Rica.

Até abril de 2022, a Costa Rica exigia um seguro viagem para viajantes não vacinados contra a Covid-19 e um certificado de vacinação para os que já estivessem vacinados. Mas essa exigência caiu e não se faz mais necessária a contratação de um seguro viagem.


Porém, a Costa Rica é um país que oferece diversas atrações ao ar livre e uma grande variedade de esportes radicais, atividades que não são isentas de risco e podem acabar comprometendo toda a sua viagem em caso de imprevisto.

Além disso, uma simples consulta médica pode custar 45 mil colones, algo em torno de 90 dólares! Isso sem falar em remédios, exames, internações, etc. Esses gastos, juntos, podem somar o valor da sua viagem inteira ou até mais. Por isso, a gente sempre indica que você contrate um seguro viagem Costa Rica.

Gostamos de contratar a Seguros Promo e você pode utilizar essa ferramenta de busca para fazer a cotação de um bom seguro viagem Costa Rica. Usamos tanto o serviço que temos um CUPOM MALADEAVENTURAS15 para garantir um descontinho na hora de fechar a compra.


O que fazer na Costa Rica? Roteiros para 7, 10 e 15 dias de viagem

Aqui nós vamos te dar opções de roteiro para 7, 10 e 15 dias de viagem e fazer com que seus dias na Costa Rica sejam os melhores!

O que fazer na Costa Rica em 7 dias?

Se você dispõe de 7 dias inteiros para ficar no país, recomendamos que reserve 5 dias em La Fortuna e 2 em Manuel Antonio.

  • Durante seus 5 dias em La Fortuna, visite o Vulcão Arenal e faça as trilhas que levam até o vulcão. Não deixe de ir à catarata La Fortuna e ao Rio Celeste. Outro passeio imperdível para quem curte aventuras é o Sky Adventure Park, com tirolesas e trilhas. E, para fechar com chave de ouro, visite uma ou mais águas termais da região. Com certeza você não irá se arrepender.
  • Já em Manuel Antonio, visite o Parque Manuel Antonio e aproveite para observar os animais. Depois, vá à praia Manuel Antonio e curta as águas calmas com areia fina de lá. Se for fã de atividades radicais, aproveite para fazer rapel e tirolesa nas cachoeiras.
Praia Manuel Antonio, lindíssima! Foto: @maladeaventuras

O que fazer na Costa Rica em 10 dias?

Se você procura o que fazer na Costa Rica em 10 dias, saiba que nós achamos que esse é o tempo ideal para sua viagem. Após ficar 5 dias em La Fortuna e 2 em Manuel Antonio, recomendamos que fique os outros 3 dias em Santa Teresa.

Lá você pode visitar a principal praia da região, Playa Santa Teresa e fazer uma ou mais aulas de surf. Visite também o centrinho da cidade e aproveite o fato de ainda não ser um lugar tão explorado e relaxe por lá.

iguana na costa rica
É super comum ver iguanas nas praias da Costa Rica! Foto: @gaiavani

Roteiro Costa Rica 15 dias

Caso você disponha de 15 dias na Costa Rica, você pode ficar mais tempo em La Fortuna, Manuel Antonio e Santa Teresa e também adicionar Tortuguero em seu roteiro.

  • Comece por Tortuguero e aproveite 3 dias pela região. Visite seu grande parque nacional e aproveite para observar a desova de tartarugas marinhas. Também é possível realizar passeios e excursões ecológicas pela natureza.
  • Depois siga para La Fortuna. Você pode conhecer o melhor da região em 7 dias, assim poderá fazer os passeios com calma e tem margem para reagendar algum tour por conta da chuva, por exemplo.
  • Nos próximos 5 dias, vá para Manuel Antonio e aproveite para curtir as praias e parques com tranquilidade.
  • Finalize a sua viagem em Santa Teresa num ritmo mais leve.

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer na Costa Rica

Aqui estão algumas das dúvidas mais frequentes dos nossos leitores para uma viagem Costa Rica. Caso a sua pergunta não esteja aqui, não deixe de tirar sua dúvida nos comentários.

Qual a melhor época para ir para a Costa Rica?

A melhor época para ir para a Costa Rica é durante o mês de Janeiro. Por mais que seja um mês de férias escolares (tanto aqui no Brasil quanto na Costa Rica), é a melhor época para se visitar o país por conta do clima mais seco na região que é marcada pelas chuvas.

Além disso, janeiro também é a época mais quente do ano com a temperatura máxima média chegando a 31 ºC e a mínima de 21ºC.

Quais são as melhores praias da Costa Rica?

A Costa Rica possui praias lindíssimas com paisagens exuberantes. Dentre as muitas opções, três delas se destacam e estão no nosso top 3 e também no do TripAdvisor. Veja agora quais são as melhores praias da Costa Rica:

  • Playa Manuel Antonio: Localizada dentro do parque com o mesmo nome com entrada a $16. A água do mar é bem quentinha com areia branca e fina e como o parque limita o número de visitantes, acaba não ficando tão cheia.
  • Playa Tamarindo: Possui águas calmas e com estrutura de restaurantes e banheiros. O pôr do sol é lindo, mas a praia possui areia mais escura que as demais.
  • Playa Samara: Praia com grande extensão de estrutura com vários bares e restaurantes na orla. Possui várias atividades na água como surf, aluguel de caiaque e pranchas de stand up paddle. Ambulantes passam vendendo água de coco, bebidas e comidas.

Quantos dias ficar na Costa Rica?

A Costa Rica é um país incrível cheio de coisas para fazer e lugares para se visitar. Nós consideramos que 10 dias é o tempo ideal para você conseguir montar um bom roteiro sem deixar nada de fora.

O que fazer em 7 dias na Costa Rica?

Acreditamos que 7 dias pode não ser o tempo ideal para aproveitar tudo o que esse país maravilhoso tem para oferecer, mas com certeza você irá conseguir conhecer e visitar os melhores lugares da região.

Sendo assim, nossa sugestão de o que fazer em 7 dias na Costa Rica é: divida sua estadia entre La Fortuna e Manuel Antonio. Recomendamos 5 dias em La Fortuna e 2 em Miguel Antonio. Visite os parques nacionais e praias e não deixe de realizar as atividades aquáticas. Há aulas de surf para iniciantes e em geral, os viajantes costumam gostar muito.

cachoeiras costa rica
Escolher a época certa faz toda a diferença na sua viagem!

Qual é o melhor hotel para ficar na Costa Rica?

São inúmeras opções de hotéis para você se hospedar na Costa Rica mas, aqui nós vamos falar sobre três que consideramos com melhor relação custo/benefício.

É seguro viajar pela Costa Rica?

Muita gente se pergunta se é seguro viajar pela Costa Rica, mas, na verdade, a Costa Rica é o país mais seguro da parte central do continente americano e é o que mais recebe mulheres viajando sozinhas. É considerado também um dos países mais seguros do mundo, sendo comparado a lugares como Espanha e Itália.

A economia do país vem, principalmente, do turismo e os costarriquenhos se importam muito com o bem-estar de seus visitantes para que voltem sempre. Mas é claro que, por se tratar de uma cidade grande, algumas medidas de segurança devem ser adotadas, tais como evitar deixar objetos pessoais sem supervisão, evitar andar sozinho altas horas da noite, etc.

Qual moeda levar para a Costa Rica?

Uma das maiores dúvidas de quem está planejando ir à Costa Rica é saber qual moeda levar. A moeda oficial do país é o Colón costa-riquenho, mas no Brasil você dificilmente irá encontrá-lo. E, caso consiga, a cotação não será nada favorável.

Os meios de pagamento aceitos no país são: Colón costa-riquenho, dólares americanos, cartão de crédito, cartão de débito e cartão pré-pago. O real não tem aceitação no mercado costarriquenho então você vai sempre precisar realizar câmbio.

Recomendamos levar dólares e trocar também pela moeda local em casas de câmbio. Também é possível ir até um caixa eletrônico e realizar um saque utilizando seu cartão de débito ou crédito. Só cuidado com as taxas do cartão. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38% e a cotação será a do dia da transação.

Quais documentos são necessários para viajar para a Costa Rica?

Para viajar a Costa Rica, você precisará de alguns documentos. São eles:

  • Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.
  • Ter comprovação dos voos de ida e volta.
  • Ter comprovação de hospedagem.
  • Vacina contra febre amarela que deve ter sido tomada pelo menos 10 dias antes da data da sua viagem.

É importante ressaltar que não é necessário visto para viajar para a Costa Rica se sua estadia for de até 90 dias. Além disso, seguro viagem, teste de Covid-19 e/ou comprovante de vacinação contra Covid-19 também não são mais necessários para entrar no país.

documentos costa rica
Atenção aos documentos necessários para viajar para a Costa Rica!

Chip de Internet para a Costa Rica

É praticamente impossível viajar hoje em dia sem conexão com internet. A gente depende de uma internet estável para quase tudo e é importantíssimo poder contar com um serviço de qualidade e evitar perrengues na nossa tão sonhada viagem.


Para sua viagem a Costa Rica, nós recomendamos o chip America Chip que possui um serviço de ótima qualidade e internet ilimitada! Além disso, todo o processo de compra do chip é simples e online. Você só precisa acessar o site da marca, efetuar a compra e aguardar o chip chegar no seu endereço! Outra super vantagem é que o valor total pode ser parcelado no cartão de crédito.

Se você gostou da ideia de ter internet ilimitada na sua viagem Costa Rica, aproveite o nosso cupom de desconto MALADEAVENTURAS para ganhar 5% de desconto na compra do seu chip America Chip.

Seguidores do Mala de Aventuras têm desconto especial!

E para encerrar com chave de ouro, temos um presente para os seguidores do Mala de Aventuras. Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações e valores sobre transfers e passeios da Best of Costa Rica. Seguidores do Mala de Aventuras têm um desconto especial, é só preencher o formulário com os seus dados para receber!


    Pronto para escolher o que fazer na Costa Rica?

    Agora que você sabe o que esse país tem a oferecer, aposto que está cheio de vontade de viajar logo para a Costa Rica, né? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários aqui embaixo que iremos te ajudar. Ah! E se você já esteve por lá, compartilhe suas experiências conosco!


    OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
    Quem escreve | @nandahudson
    Quem escreve
    Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
    • Sobre
      Sobre o Mala de Aventuras
      Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
    • Organize a sua viagem!
      Descubra quais ferramentas nós e
      outros viajantes profissionais usamos
      para economizar nas viagens!
    • NEWSLETTER
    • Nossos presets!

      Sua fotos incríveis com apenas um clique!
      Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

    • Posts em destaque
    • E-Book fotografia
      ebookMDA
    • Publicidade

    1 resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *