Uma praia deserta, um mar azulzinho, uma extensa faixa de areia e coqueiros a beira mar. Essa é a Praia de Algodões, um paraíso ainda pouco conhecido na Península de Maraú.
Por ser afastada das praias mais badaladas da região, ela fica vazia até mesmo na alta temporada. Ou seja, ela é perfeita para quem busca sossego e isolamento.
Nesse post, vou contar um pouquinho da minha experiência nesse lugar mágico do litoral da Bahia durante nossas últimas viagens para lá em Fevereiro/2021 e Outubro/2022. Teve muito banho de mar, pôr do sol de tirar o fôlego, restaurantes deliciosos e muitas paisagens incríveis!
E se você está planejando uma viagem para lá, vem comigo descobrir os melhores passeios, pousadas e restaurantes da região!
Leia também: O que fazer na Península de Maraú, Barra Grande, Taipu de Fora, Algodões e Cassange

Praia de Algodões: uma das mais bonitas da Bahia!
Fizemos uma seleção com as praias baianas mais lindas que visitamos nos últimos anos e é claro que incluímos algumas das praias da Península de Maraú! Taipu de Fora e Algodões entraram na lista! Para conferir as demais, é só dar o play!
Melhor época para visitar a Praia de Algodões
O clima na Península de Maraú é quente e úmido o ano inteiro. Isso significa que o sol brilha de janeiro a janeiro e as chuvas são frequentes na Praia de Algodões. Mas não se preocupe, elas costumam ser passageiras e não devem atrapalhar a sua viagem.
O período mais seco vai de setembro a fevereiro, o que é ótimo para quem deseja aproveitar o verão, enquanto a época de chuvas vai de abril a agosto. Aliás, fique atento às condições das estradas nos meses mais chuvosos, pois elas podem se tornar intransitáveis para carros comuns. Caso haja previsão de chuva para a sua viagem, recomendo entrar em contato com sua pousada para verificar como está o acesso à Península de Maraú.
Dica: se você prefere agito, recomendo ir no auge da alta temporada, entre dezembro e fevereiro. Há grandes festas de réveillon na Praia de Algodões, os bares ganham programações que incluem DJs internacionais e os restaurantes estão em pleno funcionamento. Durante o restante do ano, muitos comércios fecham as portas e só reabrem quando chega o verão novamente.
Revéillon na Praia de Algodões
Os anos de 2019 e 2020 contaram com edições extraordinárias do XAMA, festival que rolou no Tikal Praia Bar com uma programação 100% nacional. Durante a virada do ano, festas na praia e boat parties também rolam com frequência. Ou seja, é o momento perfeito para quem curte agito.

A importância da tábua de marés
Assim como em outros destinos do nordeste, as marés influenciam bastante a sua experiência na Praia de Algodões. Ela varia muito de acordo com o calendário lunar e a maré mais baixa (seca) costuma ser na lua cheia.
A vantagem da maré baixa é que a praia ganha várias piscininhas para você curtir a vontade. O mesmo vale para dar um rolê de bike, que é melhor na areia batida da maré baixa. Enquanto na maré alta, as ondas ficam agitadas e tomam conta da faixa de areia todinha.
Se você nunca ouviu falar nessa tal de Tábua das Marés, ela nada mais é do que um calendário onde são calculadas as fases da lua naquele determinado mês. Para saber mais, recomendo checar o site Taipus.
Como chegar na Praia de Algodões
A Praia de Algodões é a primeira da extensa e contínua faixa de areia da Península de Maraú. Ela fica na Costa do Dendê, a 100km de Ilhéus e 250km de Salvador.

Praia de Algodões x Ilhéus
Para quem vem de longe e pretende ir direto para a Praia de Algodões para curtir ao máximo esse paraíso, a melhor forma de chegar lá é voando até Ilhéus.
Uma vez em Ilhéus, recomendo que você alugue um carro para que você possa explorar toda a Península de Maraú com mais flexibilidade. Eu sou fã de roadtrips e sempre alugo carro durante minhas viagens.
O trajeto Ilhéus x Algodões leva 2 horas e é feito pela BA-001 + BA-030. A primeira etapa da viagem é ótima: estrada pavimentada e em excelente estado. Já a segunda etapa é crítica: estrada de terra esburacada, especialmente após chuvas fortes. Portanto, opte por carros altos na hora da locação.
Praia de Algodões x Barra Grande / Taipu de Fora
Para quem está em Barra Grande ou Taipu de Fora e pretende apenas passar o dia na Praia de Algodões, o trajeto é pela esburacada BA-030. Dependendo das condições da estrada, a viagem pode levar entre 30 a 45 minutos.
Se você estiver de carro, você encontrará facilmente locais para estacionar nas ruas próximas à praia, que contam com várias vias de acesso. Outra alternativa é fazer esse trajeto de quadriciclo ou de táxi a partir do centro de Barra Grande.

Agora, se você quer ter na palma da sua mão tudo para conhecer não só a Praia de Algodões mas toda a Península de Maraú, monte o seu roteiro com o nosso MAPA Península de Maraú, na Bahia!
Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis, os melhores restaurantes e beach clubs, as melhores praias e piscinas naturais, trilhas pouco conhecidas pelos turistas, ótimas opções de hotéis e airbnb super bem localizados.
Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Por R$49,00, com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida.
Pousadas na Praia de Algodões
Não faz muito tempo que a pequena vila da Praia de Algodões começou a se desenvolver turisticamente, ou seja, não espere uma rede hoteleira super desenvolvida. Contudo, é possível encontrar pousadas e casas de temporada super charmosas! E muitas delas tem um detalhe mais que especial: acordar com o pé na areia!
Compartilho aqui minha seleção de TOP casas de temporada e pousadas na Praias de Algodões:
- Jardim das Bromélias: essa foi a nossa casinha durante nossa temporada em Algodões! O local é super exclusivo e conta com apenas 4 bangalôs com aquele ar rústico chic que a gente adora! E o melhor é que a propriedade possui uma estrutura excelente de frente para a praia, incluindo um espaço gourmet com churrasqueira, espreguiçadeiras, redes e lavabo. Tudo disponível para os hóspedes!
Essa casa de temporada e oferece toda a estrutura para você se sentir em casa durante a sua viagem! Há serviço de limpeza diário e é possível contratar a parte o serviço de cozinha e praia – uma alternativa sensacional para ficar com a família sem se preocupar com nada além de curtir o dia.

- Na Villa dos Algodões: se você prefere hospedar-se em uma pousada, essa é a minha dica para você! Ela tem avaliação excepcional pelos hóspedes, que elogiam bastante o café da manhã. São 7 chalés com varandinha e rede para descansar no fim da tarde. E ainda tem piscina para dar um mergulho depois da praia.
- Pousada Mahat: outra alternativa de pousada para você que curte ficar em meio à natureza e pertinho da praia. Dá até para ser embalado pelo barulho das ondas na hora de dormir. E o café da manhã é super elogiado pelos hóspedes, que o descrevem como delicioso e orgânico.
- Butterfly House: essa é uma pousada que eu quero muuuito me hospedar quando eu voltar à Península de Maraú! Ela não fica exatamente na Praia de Algodões, mas na vizinha Praia do Cassange. Os bangalôs ficam totalmente envoltos na natureza e o clima da pousada (que eu pude conhecer ao visitar o restaurante) é uma delícia.
- Casa Nengueta: recém inaugurada na Praia de Algodões, essa casa de temporada é puro charme. São 4 suítes, sendo uma delas um bangalô na beira da piscina, super confortável! Destaque para os travesseiros anatômicos e colchões de molas ensacadas da marca Guldi, proporcionando uma noite de descanso merecida.
Ficamos 4 noites na Casa Nengueta e a vontade era de não ir embora. A área de lazer com quadra, espaço zen (perfeito para começar o dia praticando yoga), almofadões espalhados pela grama e piscina agrada à todos, da para curtir bastante durante um churrasco com os amigos ou relaxar no pós praia.
A vibe da casa é muito boa, pertinho da praia e dos principais restaurantes da vila. O que mais amamos é que a casa foi projetada para ser toda integrada – os ambientes são todos abertos, pra galera ficar sempre junta! Com certeza é uma das melhores casas para alugar na Praia de Algodões.
Você pode reservar diretamente pelo whatsapp. Vale a pena reservar com antecedência, viu?

O que fazer na Praia de Algodões
Agora que você já tem todas as melhores dicas para o planejamento da sua viagem, vem comigo descobrir o que fazer na Praia de Algodões. Só deixo um aviso: as chances de você se apaixonar são altas!
Para você ter uma ideia, eu gostei tanto do local que considerei comprar um terreno para construir uma casinha e me mudar para lá no próximo verão! rsrs
01. Curtir uma praia quase deserta só pra você
A Praia de Algodões é hoje o que Taipu de Fora foi no passado. Sua extensa faixa de areia oferece tranquilidade e sossego, o que significa que ela é perfeita para quem busca isolamento social, mesmo na alta temporada.

A praia possui algumas opções de bares a beira mar, então pode ter certeza que vai ser fácil encontrar uma cervejinha gelada e algo para petiscar. Contudo, não espere encontrar aluguel de guarda sol e ambulantes vendendo bugingangas.
Para curtir o visual, tomar banhos de mar, comer e beber a vontade, recomendo os bares Tikal e Obaê. Mais abaixo compartilho detalhes sobre ambos.

Na sequência da Praia de Algodões, há outras praias que você pode conhecer durante sua viagem. São elas:
- Praia dos Arandis (região super residencial),
- Praia de Saquaíra (onde encontra-se um comércio local mais desenvolvido, com mercados, quitandas e farmácias);
- Praia do Cassange (há algumas pousadas e restaurantes bacanas por lá, como o Restaurante Anna Banana, da Pousada Butterfly).
O curioso é que a faixa de areia é a mesma, mas a vibe muda de acordo com a praia que você escolher. De modo geral, todas são bem vazias, com exceção da Praia de Saquaíra, que costuma ser mais frequentada pelos locais.
02. Tomar um açaí orgânico e fresquinho no Sítio do Outeiro
Este local é o refresco perfeito para os dias quentes do verão baiano. O Sítio do Outeiro pode ser visitado mediante agendamento prévio e o que torna a visita tão rica é a presença do anfitrião Karma. Ele te leva para conhecer sua agrofloresta em um tour sensorial em meio à natureza.
Ao final, você poderá experimentar um delicioso açaí fresquinho. E já aviso logo, é totalmente diferente do que você está acostumado a comer nas casas de suco do Rio de Janeiro.
Telefone para agendamento: 73 9983-5169

03. Fazer o passeio de barco até a Cachoeira do Tremembé
Para quem busca o que fazer na Praia de Algodões, recomendo separar ao menos um dia para este passeio de barco sensacional. Além de navegar rio adentro por paisagens belíssimas, o destino final é a Cachoeira do Tremembé. E o que torna este passeio tão especial é a entrada da lancha literalmente debaixo da cachoeira.
Há outras alternativas de roteiros, como o tradicional “lhas Tropicais”. Ele passa pela Ilha da Pedra Furada, Ilha Grande, Ilha do Goió, entre outras. E a boa notícia é que você não precisa ir até Barra Grande para encontrar estes passeios de barco. Há um píer que atende a região da Praia de Algodões. Ele se chama Porto do Jobel.
Nós fechamos nosso passeio de lancha privativa com o Marcelo. Ela é excelente para pequenos grupos de até 6 pessoas e o valor médio é de R$1.000, a depender da época do ano e do roteiro que se pretende fazer. Telefone: 21 97930-2227
04. Curtir o fim de tarde no Tikal Praia Bar
O Tikal é um dos melhores beach clubs da Península de Maraú. O local conta com shows de bandas locais e até DJs internacionais durante a alta temporada. Recomendo checar o Instagram deles para ficar por dentro da programação.
O cardápio possui deliciosas opções, incluindo alternativas para quem é vegano. Os drinks também merecem destaque, especialmente o drink regional de mel de cacau. Ele é simplesmente sensacional!
Vale saber: os melhores spots do local são os bangalôs de frente para praia. Eles são super reservados e possuem consumação de R$500. Vale a pena para quem pretende passar o dia todo por lá.

05. Visitar o Beco Blue
Esse café conta com doces incríveis e cafés especiais, além de uma seleção interessante de itens feitos por artesãos locais em sua lojinha. O Beco Blue também funciona como ponto de encontro de artistas, músicos, artesãos e outras formas de arte.
Ah! Recomendo visitar o local no fim da tarde para presenciar um pôr do sol espetacular!
06. Observar o nascer da lua cheia do mar
O que fazer na Praia de Algodões a noite? Essa resposta é fácil! Se for noite de lua cheia, esteja na praia no entardecer e aguarde o espetáculo que é ela surgir no horizonte com toda a sua imponência!
Se for noite sem lua, o espetáculo passa a ser o céu totalmente estrelado. Para os fotógrafos de plantão, montem o tripé e aproveitem para registrar essa maravilha da natureza.
07. SUP na Lagoa do Cassange
A Lagoa do Cassange é ótima para dar um role de kayak ou SUP, sendo possível alugar o equipamento à margem da lagoa. Durante sua visita, não deixe de experimentar os deliciosos pastéis do Bar Lagoa e Mar.
Eu adorei experimentar os sabores inusitados, como o pastel de aratu (um tipo de molusco da região) e o de moqueca de banana. E para acompanhar, nada como um suco geladinho de cajá!

#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem para Praia de Algodões de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso mapa personalizado da Península de Maraú.
Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis, os melhores restaurantes e beach clubs, as melhores praias e piscinas naturais, trilhas pouco conhecidas pelos turistas, ótimas opções de hotéis e airbnb super bem localizados… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão!
08. Piscinas naturais na maré baixa
Quando pensamos nas piscinas naturais da Península de Maraú, logo vem Taipu de Fora à mente. Mas o que muita gente não sabe é que também há piscinas naturais durante a maré baixa na Praia de Algodões.
O mar acalma, a vida marinha emerge e diversos peixinhos aparecem nas deliciosas piscininhas que se formam durante as horas de maré baixa. E eu te garanto que não vai dar vontade de sair do mar por nem um minuto sequer.
09. Forró de sexta feira na Pizzaria Aphrodite
Para curtir boa música, um céu estrelado e uma deliciosa pizza, recomendo ir na Pizzaria Aphrodite! Durante o verão, o local vira ponto de encontro de locais e turistas, com uma programação que inclui música ao vivo.
10. Trilha das Bromélias
A trilha das Bromélias é simplesmente imperdível! Ela costuma ser percorrida de quadriciclo e passa por lugares fantásticos, como a Lagoa do Cassange, a Lagoa Azul, o Farol de Taipu e chega até as piscinas naturais de Taipu de Fora.
Mas o grande atrativo da trilha são mesmo as exóticas e imponentes bromélias que chegam a mais de um metro de altura e se espalham pela terra e pelos galhos das árvores.

É possível percorrer a trilha a bordo de um carro off road também, mas evite ir em carros comuns. A chance de atolar é grande e o local não tem sinal, caso você precise de socorro.
O que fazer na Praia de Algodões com chuva
A verdade é que realmente não há muito o que fazer na Praia de Algodões com chuva, que foi nossa realidade durante alguns dias da viagem, mas seguem algumas dicas alternativas:
- Sentar num bom restaurante e comer uma moqueca baiana bem saborosa;
- Curtir o seu hotel (ou seja, mais um motivo para caprichar na hora da escolha do hotel!);
- Escolher algum dos restaurantes da região e curtir o visual: a natureza é sempre relaxante.
- Aproveitar para conhecer novas pessoas e colocar o bate-papo em dia com suas companhias de viagem.
Restaurantes na Praia de Algodões
Aqui vai um apanhado geral das melhores opções de restaurantes na Praia de Algodões! Mas já adianto logo: para um almoço com visual, o Tikal Praia Bar, e para a melhor moqueca: o Restaurante Anna Banana.
E aqui vai uma super dica: a maioria dos restaurantes abre todos os dias durante o verão, mas funciona apenas sob demanda no restante do ano. Portanto, a depender da data da sua viagem, é melhor entrar em contato com eles para reservar.

- Tikal Praia Bar: bar e restaurante de frente para o mar. Ambiente muito agradável, cardápio variado e comida saborosa. Perfeito para petiscar ou almoçar, curtindo a brisa do mar. Reservas: (73) 9848-0594
- Restaurante Anna Banana (Praia do Cassange): Pratos típicos da culinária baiana, brasileira e internacional são revisitados e seguindo conceitos de slow food. Culinária inclusiva, que vai além das opções tradicionais com opções para vegetarianos, veganos e restritivos. Reservas: (73) 99915 -113
- Restaurante Andaluz: culinária espanhola, ambiente familiar, vista para a lagoa. Quem come no restaurante pode curtir a refrescante piscina. Reservas: (73) 99953-3052
- Restaurante Casa del Mar: cardápio variado com comida local, espanhola, pratos asiáticos e vegetarianos, sendo o mais famoso a Paella de frutos do mar. Fica de frente para o mar. Reservas: (73) 99993-2282 / (73) 99998-6190
- Restaurante Obaê: fica na orla da praia, o ambiente é descontraído, a comida é muito gostosa, o cardápio é variado e criativo. Reservas: (11) 98179-7207
- Restaurante Massala: comida vegana muito saborosa, ambiente confortável e muita brisa do mar. Funciona apenas na temporada de verão. Reservas: (21) 96932-2662
- Restaurante Verdes Mares: comida baiana de primeira qualidade, sempre fresquinha, preparada com muito carinho. Reservas: (73) 99966-9243
- Aphrodite Pizza Bar: pizza deliciosa, ambiente encantador, ao lado da lagoa, música e alta astral. Reservas: (73) 9959-5426
- Mucha Playa: um mexicano deliciosoooo, vale a pena experimentar!
Essa listinha recheada de delícias foi fornecida pela Carol, nossa anfitriã super querida do Jardim das Bromélias!
Outros passeios imperdíveis na Península de Maraú!
A Península de Maraú é realmente fantástica! E se você pretende explorar outras praias da região, não deixe de conferir este vídeo com 5 passeios imperdíveis no combo: Barra Grande, Taipu de Fora, Cassange e Algodões!
Pronto para conhecer este paraíso chamado Praia de Algodões?
Tenho certeza que agora você poderá planejar a sua viagem com muito mais facilidade! E se ficou qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo (a)! =)
Que tal conhecer outros paraísos baianos?
Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem
Cumuruxatiba (Bahia): onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa
Caraíva: o que você precisa saber sobre esse lugar mágico na Bahia
O que fazer em Itacaré: 15 passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro

Muito massa adorei !!!
Algodões tornou-se uma das minhas praias preferidas da Bahia!! Adorei cada pedacinho de lá!
Olá!
Adorei as dicas!
Para ir de Algodões até o Cassange, dá pra ir a pé pela praia?
Oi Isa!! Dá super para ir andando pela areia. Recomendo levar uma garrafa d’água e usar uma camisa com proteção UV pra garantir que você vai fazer esse trecho de cerca de 10km sem perrengues.