Se você está planejando conhecer um dos pontos mais bonitos do litoral do Rio Grande, a cerca de 85km da capital, Pipa é uma vila super simpática que conquista a todos, seja por suas praias deslumbrantes, seu povo acolhedor ou mesmo a gastronomia sem igual. E se você ainda não sabe o que fazer em Pipa, nós podemos te ajudar.
Nós estivemos por lá algumas vezes e adoramos cada cantinho da região. E é claro que usamos nossa experiência para trazer as melhores dicas de passeios e praias para quem está planejando uma viagem para esse pedaço do RN. Quer descobrir tudo o que Pipa tem a oferecer? Então continue sua leitura e surpreenda-se com esse destino mágico do Nordeste brasileiro!

O que fazer em Pipa 2025
Pipa é um destino a menos de 100 km de distância de Natal e muitos viajantes que vão conhecer a capital potiguar aproveitar para esticar até a simpática vila e vice e versa. Nesse sentido, se você quer ir direto ao ponto, vale a pena conhecer os principais passeios em Pipa:
- Passeio de buggy por Pipa.
- Lagoa de Guaraíra
- Praia do Amor
- Barra do Cunhaú.
#DicaDaGaia: Se você estiver em Natal e quiser fazer alguns passeios bate e volta até Pipa, a MarAzul Receptivo pode te ajudar. Com mais de 30 anos atuando na região, eles oferecem atendimento impecável e ótimos pacotes e passeios avulsos. Não esqueça de mencionar que é nosso seguidor para garantir 5% de desconto em qualquer passeio. Fale com eles via Whatsapp.
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO COM A MARAZUL RECEPTIVO
O que fazer em pipa: melhores praias
Dentre os principais pontos turísticos de Pipa, certamente as praias merecem destaque. Ao longo do litoral você vai encontrar desde as mais tranquilas até as mais badaladas. O melhor é que a maioria delas está a uma curta distância de carro umas das outras.
01. Praia do Madeiro
Primeiramente, a Praia do Madeiro fica no município de Tibau do Sul, bem próximo à vila de Pipa. Com águas em tom verde esmeralda e calminhas, ela é super convidativa para passar o dia relaxando. A praia possui extensa faixa de areia dourada e você ainda pode caminhar de uma ponta a outra.
Apesar da vibe rústica, a Praia do Madeiro oferece alguma estrutura para passar um dia confortável na praia. Encontramos alguns quiosques à beira-mar com bebidas, petiscos e pratos de frutos do mar sempre muito frescos. Algumas dessas barracas oferecem cadeiras e guarda-sóis para locação.
Vale saber: A praia do Madeiro é ótima para iniciantes do surf, com escolas e aluguel de pranchas. E aí, será que você teria coragem de se aventurar nas ondas?
Como chegar a Praia do Madeiro: A partir de Pipa, são cerca de 4 km pela RN-003 em direção a Praia de Cacimbinhas. Há estacionamento pago em cima das falésias, e o acesso à praia é feito por uma escadaria.

02. Praia do Amor
Em seguida, a Praia do Amor é a queridinha dos surfistas no RN. Não é à toa que importantes competições de surf da região são decididas aqui. Ah! E seu nome vem do desenho em formato de coração que a areia faz na maré baixa.
A Praia do Amor é ótima para caminhadas, dar aquela corridinha, ou jogar frescobol. O mar possui ondas, mas existem trechos próprios para banho mais calmos, principalmente próximo às piscinas naturais. Em termos de estrutura, ela é mais desenvolvida em comparação a outras praias da região. Há alguns restaurantes com ótimos cardápios de almoço e petiscos.
Como chegar na Praia do Amor: A entrada principal fica pertinho do centrinho de Pipa. Basta seguir pela avenida principal e descer as escadarias nas extremidades do Chapadão.

03. Praia do Giz
Com uma vibe mais rústica, a Praia do Giz é ideal para quem deseja fugir da muvuca. Extensa e pouco urbanizada, a sua maraca são as belíssimas falésias de tons avermelhados, vegetação nativa e um mar incrível de águas esverdeadas. Durante a maré baixa você verá piscinas naturais entre as pedras. Sem dúvida, o visual aqui é de cair o queixo!
Embora tenha mais cara de praia deserta, é possível encontrar alguma estrutura na Praia do Giz. Você encontrará algumas barracas com barracas e cadeira, bem como comidas e bebidas.
Como chegar na praia do Giz: Siga pela RN-003 a partir do centro de Tibau do Sul ou de Pipa. O acesso à praia é sinalizado e o estacionamento geralmente é fácil.

04. Sibaúma
Outra praia que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Pipa, RN é Sibaúma. Ela fica logo após o famoso Chapadão, e tem aquele visual de praia intocada que a gente adora. Além disso, um dos pontos altos daqui é o encontro do rio Catú com o oceano, formando uma paisagem de cair o queixo. O bom é que podemos tomar banho tanto de água doce quanto salgada.
A estrutura da praia é simples. Próximo há um vilarejo quilombola, onde encontramos pequenos bares e restaurantes de praia e até algumas pousadas familiares. Apesar de simples, o atendimento costuma ser bastante atencioso e com preços mais acessíveis.
Como chegar em Sibaúma: O acesso é feito pela RN-003, pelo centro de Tibau do Sul, continuando sentido sul. A entrada de Sibaúma está bem sinalizada e a estrada é asfaltada.

05. Tibau do Sul
Há quem diga que a praia de Tibau do Sul é a mais bonita de região e por isso, não deve ficar de fora da sua lista de o que fazer em Pipa durante o dia. Difícil questionar isso quando chegamos e vemos de um lado pelo mar, de outro a entrada da Lagoa de Guaraíra e as dunas. O mar por aqui é mais calmo, tornando a praia ótima para um banho de mar relaxado.
A praia é extensa, com diversos trechos de areia e pedras. Além disso bancos de areia surgem conforme a maré baixa. Na orla de Tibau do Sul há restaurantes à beira-mar e à margem da lagoa, bares, barracas e pousadas. Diversos bares contam com cadeiras e guarda-sóis para locação.
#DicaDaGaia: O pôr do sol por aqui é considerado um dos mais bonitos do Rio Grande do Norte. Então vale a pena fica até o final do dia por aqui e apreciar esse espetáculo da natureza.
Como chegar em Tibau do Sul: O acesso é fácil pela RN-003, a partir de Natal ou Pipa.

06. Baía dos Golfinhos
Por fim, a Baía dos Golfinhos tem esse nome por causa da presença ilustre dos golfinhos rotadores, que nadam livremente pelas duas águas. Ela possui acesso mais restrito e é uma das mais preservadas de Pipa. A praia é cercada por falésias coloridas, areia fina e um mar de águas calmas, com tons que variam do verde ao azul. O visual por aqui é paradisíaco.
Não há restaurantes na Baía dos Golfinhos, apenas algumas barracas que disponibilizam o aluguel de cadeiras e guarda-sóis e servem bebidas e alguns petiscos. Venha sabendo que o principal atrativo por aqui é a própria natureza.
Como chegar na Baía dos Golfinhos: O único acesso é a pé pela areia, a partir da Praia do Centro (Pipa) ou da Praia do Madeiro. O trajeto deve ser feito sempre durante a maré baixa. As falésias cercam toda a baía e não existe acesso direto por estradas ou escadarias.
#DicaDaGaia: Consulte sempre a tábua de marés antes de planejar sua visita à Baía dos Golfinhos para garantir a volta em segurança, pois a maré alta cobre toda a faixa de areia e pode isolar banhistas contra as falésias.

O que fazer em Pipa: passeios imperdíveis
Além das praias, existem ótimos passeios na região. Vamos compartilhar a seguir os nossos favoritos. Continue lendo para descobrir.
07. Lagoa de Guaraíra
Um dos principais passeios em Pipa é a Lagoa de Guaraíra. Localizada em Tibau do Sul, ela é um verdadeiro santuário natural, com biodiversidade riquíssima e um dos mais belos pores do sol do RN. Curiosamente, a lagoa já teve suas águas puramente doces, mas devido a fenômenos naturais foi aberta ao mar.
A lagoa está rodeada por áreas de manguezal, dunas, mata nativa e falésias o que cria um visual único. Uma boa dica para curtir essa atração é fazer o passeio até a Lagoa de Guaraíra. Ele dura cerca de 6 horas e inclui transfer de ida e volta ao seu hotel. No passeio, você navega pelas águas calmas da lagoa a bordo de uma escuna, fazendo paradas para mergulho e também para ver a histórica Ilha do Flamengo. A aventura inclui ainda um almoço a bordo!
#DicaDaGaia: Ao longo da Lagoa de Guaraíra você encontra alguns bares. Dentre eles, nós amamos a Creperia Marinas. Vale a pena conhecer!

08. Barra do Cunhaú
Em nossa lista de o que fazer em Pipa, não poderíamos deixar Barra do Cunhaú de fora, até porque foi nosso passeio favorito. O local é conhecido pelo encontro das águas do rio Curimataú com o mar e por ser um destino ainda relativamente tranquilo. Além disso, a praia aqui é deslumbrante. Nós amamos a tranquilidade que reina nesse vilarejo.
Em Barra do Cunhaú venta bastante, isso faz com que a região seja muito procurada por praticantes de kitesurf. A presença do rio Curimataú cria áreas de banho tanto em água doce quanto na salgada.
#DicaDaGaia: Nós fizemos um passeio de barco até o outro lado do rio, na Praia da Restinga, onde comemos uma lagosta maravilhosa e bebemos água de coco docinha. Tivemos um dia de muito sossego, só curtindo a natureza.

09. Passeio de quadriciclo
Agora se você quer uma dose extra de aventura, vale a pena embarcar no passeio de quadriciclo por Pipa. Nesse tour você vai passar por algumas das praias clássicas de Pipa, como a Praia do Amor e a Praia das Minas.
Você pode optar pelo passeio até Sibaúma, com duração de 2 horas, ou então até Barra do Cunhaú, com total de 3 horas. Lembrando que para participar desse tour e pilotar os quadriciclos é necessário ter idade mínima de 18 anos.
10. Santuário Ecológico de Pipa
Os passeios em Pipa não estão completos sem uma ida ao Santuário Ecológico de Pipa. Localizado em Tibau do Sul, este lugar foi criado com o objetivo de preservar a fauna e flora da região. O mais legal é que o santuário oferece uma verdadeira imersão na natureza. Lá dentro encontramos trilhas e mirantes de onde é possível ver a baía dos golfinhos. Todas elas são bem sinalizadas.
Nós amamos saber que o santuário realiza diversas atividades de educação ambiental, tanto na comunidade, quanto para os turistas. Os biólogos do local se empenham em promover práticas sustentáveis de proteção da fauna e flora locais.
11. Conhecer o centrinho de Pipa
Por fim, vale a pena separar um tempinho para bater perna no centrinho de Pipa. Sua rua principal é super charmosa e instagramável. Por lá você vai encontrar lojinhas, bares e restaurantes. Aliás, esta é uma ótima dica de o que fazer em Pipa à noite, pois não falta agitação por aqui. Coloque uma roupa confortável e seu par de chinelos e vá bater perna pelas ruazinhas da vila.

Dicas de viagem: Pipa
Agora que você já sabe o que fazer em Pipa, temos algumas dicas que vão ajudar MUITO no planejamento de sua viagem. São informações práticas que todo viajante gostaria de saber.
Qual é a melhor época para visitar Pipa?
Antes de tudo, a melhor época para visitar Pipa é entre os meses de setembro a março. Durante esse tempo você vai pegar dias de céu azul e bastante calor. Já no período de abril a julho, a chance de pegar chuvas na região é bem maior. Dessa forma, é bom evitar esses meses, especialmente se você quer aproveitar os passeios em Pipa com tempo bom.
Como se locomover em Pipa?
Caso você esteja hospedado no centrinho de Pipa, vai conseguir fazer bastante coisa a pé. No entanto, para conhecer algumas das atrações mais afastadas você vai precisar do carro, ou então utilizar as vans que circulam na região. Nós optamos por alugar um carro e valeu muito a pena no final das contas.

Onde ficar em Pipa?
Em Pipa você encontra opções de hospedagem super charmosas. A maioria delas tem aquele charme rústico e praiano que a gente adora! Confira a seguir algumas das nossas escolhas de hotéis em Pipa, mas se quiser uma visão mais completa, temos um post super interessante com dicas de onde ficar em Pipa aqui no blog.
Hotel | Nota | Valor |
---|---|---|
Boutique Hotel Marlin’s | 9,6 | $$$$$ |
Flor da Mata | 9,4 | $$$$ |
Pipa Golfinhos Pousada | 8,9 | $$ |
Pousada TANGO | 9,0 | $$$ |
Exótica Boutique Hotel | 9,5 | $$$$$ |
Onde comer em Pipa?
É claro que para esse post ficar ainda mais completo, não podíamos deixar de compartilhar dicas de locais para comer em Pipa, né? Como as acomodações servem apenas café da manhã, nada melhor do que conhecer alguns restaurantes e bares que vão proporcionar uma ótima experiência:
- Camurim Cozinha De Experiência – Restaurante intimista e acolhedor, em meio à mata; cozinha refinada e muito saborosa.
- Casa do Abacate – Point super animado em Pipa; possui um forró arretado todos os domingos a partir das 17h.
- 567BURGER – Especializado em hambúrgueres defumados com sabor marcante.
- Muxima’s Restaurante – Serve cozinha angolana; pratos com sabores únicos e impactantes; atendimento excepcional.
- OCA by Toca Restaurant – Ambiente elegante; ótimo para casais que buscam uma refeição especial; menu requintado que mescla a culinária regional brasileira à gastronomia contemporânea.
Pronto para decidir o que fazer em Pipa?
E aí, gostou das nossas dicas de o que fazer em Pipa? Agora vai ser bem mais fácil planejar sua viagem para esse pedaço de paraíso no Rio Grande do Norte. Ah! E caso fique alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que iremos te ajudar. E não esquece de voltar para contar como foi sua experiência por lá.
Você também vai gostar de ler:
Onde ficar em Pipa: melhores hotéis para se hospedar na Praia de Pipa
Dica imperdível para você planejar sua viagem para Natal e Pipa: a influência das marés
Passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa