A Costa Amalfitana é um destino italiano onde tudo parece ter saído de um filme: você vai encontrar jardim suspenso, trilhas cênicas, bares de caverna, praias cristalinas e uma vibe super romântica. Sem dúvida, é o destino dos sonhos de muitos viajantes. No entanto, seu roteiro Costa Amalfitana pode se tornar um verdadeiro barco furado se você não estiver de posse de algumas informações essenciais!
Todo o glamour dessa região tem um preço…bem alto diga-se de passagem. Mas depois de aproveitarmos bem as cidadezinhas da Costa Amalfitana e passarmos alguns perrengues também, temos dicas ótimas para você montar seu itinerário sem cair em nenhuma furada.
Aqui você vai conhecer as principais cidades, praias, passeios e experiências da Costa Amalfitana e não vamos te esconder detalhe algum! Continue sua leitura e descubra o que preparamos.

Roteiro Costa Amalfitana: principais cidades para conhecer
E que tal conhecer logo as principais cidades da Costa Amalfitana? Ao longo das encostas elas crescem e trazem vida para a região, mas fique atento aos detalhes para não cair em uma furada.
Confira abaixo quais são as principais cidades da região e tire um tempo para ler mais sobre cada uma delas:
Cidades | Para quem indicamos |
---|---|
Positano | Cidades mais famosa da região; ideal para casais em busca de romance, viajantes que curtem badalação, lojas sofisticadas e cenário de tirar o fôlego. |
Amalfi | Com fácil acesso a outras cidades, Amalfi é perfeita para aqueles que buscam cenários históricos, arquitetura marcante e atmosfera vibrante. |
Ravello | Vila perfeita para os amantes de arte, jardins panorâmicos e concertos; um dos visuais mais bonitos da Costa Amalfitana |
Praiano | Indicada para os turistas que buscam tranquilidade, belas paisagens e pores do sol espetaculares. |
Maiori | Cidade bastante procurada por famílias que procuram boas praias e ótimo custo-benefício. |
Minori | Vila pequena e acolhedora; gastronomia local divina. |
Atrani | Perfeita para os viajantes que buscam charme medieval, ruas tranquilas e sentir a vida local. |
1. Positano
Em primeiro lugar, Positano é a cidade mais famosa da Costa Amalfitana. Este pequeno vilarejo à beira-mar é famoso por suas casinhas coloridas empilhadas nas encostas, vistas panorâmicas de tirar o fôlego e uma atmosfera romântica que atrai viajantes do mundo inteiro.
Contudo, temos que te contar que nem sempre o que vemos nas fotos condiz com a realidade. Achamos que Positano é uma cidade MUITO cheia! Ficamos até com uma sensação um tanto claustrofóbica por causa de tanta gente nas ruazinhas da cidade e o calor que estava fazendo.
Se você faz realmente questão de conhecer a cidade, o melhor é ir bem cedinho e, de preferência, antes das 10 para fugir da muvuca. Depois desse horário, melhor escolher uma praia e relaxar por lá.
Vale destacar que Positano é destino queridinho de muitas celebridades e viajantes de luxo. Assim, os preços por aqui são bem mais caros do que em outras cidades da Costa Amalfitana.
Nós achamos que é uma cidade overpriced. O preço de uma acomodação conforto por aqui facilmente será uma de luxo em muitas outras cidades da Itália.

O que conhecer em Positano
- Spiaggia Grande
- Chiesa di Santa Maria Assunta
- Fornillo Beach
- Sentiero degli Dei
- Museu Arqueológico Romano
- Via Cristoforo Colombo
2. Amalfi
Localizada no coração da região, Amalfi é uma cidade que não pode ficar de fora de sua viagem pela Costa Amalfitana. Ela é bem conectada com ônibus e ferrys, que facilitam bastante seu deslocamento pelas outras cidades.
Apesar da fama, Amalfi NÃO é isso tudo e não precisa de um dia inteiro no seu roteiro. Uma manhã é mais do que suficiente para você passear por suas ruazinhas.
Amalfi já foi a capital da República Marítima de Amalfi durante a Idade Média e hoje conquista viajantes com seu cenário de casas brancas salpicando as encostas, ruas sinuosas e vistas privilegiadas para o Mar Tirreno.
Além de sua rica história e das paisagens naturais, Amalfi possui rica culinária local, famosa pelo limoncello, um licor de limão super famoso que é produzido na região.
Assim como Positanos, o fluxo de turistas em Amalfi aumenta muito por volta da hora do almoço. Melhor evitar esse período do dia para circular pelas ruazinhas da cidade caso queria evitar perrengues.
#DicaDaGaia:Já que Amalfi não precisa de um dia inteiro só pra ela, nossa dica é combiná-la com Ravello OU Praiano. Em nosso caso, como estávamos em Ravello, optamos por conhecer Praiano.

O que conhecer em Amalfi
- Duomo di Amalfi.
- Fiordo di Furore.
- Chiostro del Paradiso.
- Antiga Arsenale della Repubblica
- Praia de Marina Grande
- Torre dello Ziro
3. Ravello
Ravello foi a cidade que utilizamos de base para conhecer a Costa Amalfitana. Ela é um destino ainda pouco conhecido na região, o que significa que será mais vazia que cidades como Positano e Amalfi. Para quem busca sossego e menos turismo de massa, esta é a cidade ideal.
Além disso, por ficar no alto, ela proporciona vistas espetaculares. Por outro lado, Ravello tem a desvantagem de que para se locomover você precisa de ônibus ou carro para descer à costa.
Com sua herança histórico-cultural única, Ravello ficou conhecida como uma das cidades mais elegantes da região. Ao caminhar pela cidade você vai se deparar com uma arquitetura apurada e muitas vezes com influência mourisca e jardins exuberantes.
Vale saber: O visual de Ravello é tão encantador que inspirou escritores, artistas e compositores ao longo dos séculos.

O que conhecer em Ravello:
- Villa Rufolo.
- Villa Cimbrone.
- Duomo di Ravello.
- Auditorium Oscar Niemeyer
- Igreja de San Giovanni del Toro
4. Praiano
Em seguida, Praiano é uma vila discreta e não tão conhecida quanto outras cidades, como Positano e Amalfi. A cidade oferece um ambiente mais reservado e acolhedor.
Sem dúvida, ela é perfeita para viajantes que buscam um roteiro Costa Amalfitana com uma pitada extra de sossego, mas sem abrir mãos das paisagens belíssimas.
Originalmente uma vila de pescadores, Praiano preserva até hoje sua atmosfera autêntica e tradições locais. Somado a isso, a região se destaca pelo por do sol invejável e pela vista para Positano e a Ilha de Capri.
A cidade também é ponto de partida para diversas trilhas, como o Sentiero degli Dei. Ah! E os restaurantes de frutos do mar frescos daqui estão entre os melhores.

O que conhecer em Praiano:
- Spiaggia della Gavitella
- Marina di Praia
- Chiesa di San Gennaro
- Gruta Esmeralda
- Chiesa di San Luca Evangelista
5. Maiori
Seguindo seu roteiro pela Costa Amalfitana, Maiori é uma das cidades que deve ser incluida em sua viagem. Adoramos como o clima por lá é bastante acolhedor e o povo sempre muito simpático.
Vale saber que a cidade conhecida por sua longa faixa de areia e um clima mais familiar, bem menos badalado, mas cheio de autenticidade.
Maiori consegue combinar, com sucesso, belas praias, gastronomia local deliciosa e importantes monumentos históricos, tudo isso no cenário clássico da Costa Amalfitana cercado por montanhas e pelo mar azul intenso do Mediterrâneo.
A cidade é uma ótima base, já que conta com fácil acesso a Amalfi, Minori e ainda conta com trilhas panorâmicas entre vilas. O calçadão à beira-mar de Maiori é repleto de lojas, sorveterias e restaurantes que deixam o clima sempre animado, principalmente durante o verão, mas sem ficar muvucado.
O que conhecer em Maiori:
- Spiaggia di Maiori
- Lungomare Amendola
- Castello di San Nicola de Thoro-Plano
- Collegiata di Santa Maria a Mare
- Sentiero dei Limoni
- Grotta di Pandora
6. Minori
Tida como o lado B do turismo na Costa Amalfitana, Minori é um destino encantador com excelente culinária local e clima bastante amigável. Com origens na Roma Antiga, a cidade foi um importante refúgio de verão para famílias nobres e até hoje é um lugar de paz, história e sabores marcantes.
Sua passagem por Minori vai incluir praias tranquilas, importantes sítios arqueológicos e igrejas históricas. Por entre os icônicos limoeiros da região, trattorias de famílias, confeitarias e trilhas, cada canto dessa charmosa vila transborda autenticidade e hospitalidade.
Vale destacar também que Minori pode ser uma ótima base para sua estadia na Costa Amalfitana. Ela oferece boas conexões de ônibus e balsa para outras cidades da região. Além disso, o preço das acomodações por aqui são mais em conta.

O que conhecer em Minori:
- Villa Romana Marittima
- Spiaggia di Minori
- Basilica di Santa Trofimena
- Sentiero dei Limoni
7. Atrani
Por fim, Atrani é a menor vila da Costa Amalfitana, mas não menos bonita ou encantadora. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a simpática vila tem como peculiaridade o fato de ter se mantido mais fiel à sua estrutura medieval original.
Você vai se sentir em uma viagem no tempo caminhando pelas vielas, pátios, arcos e chamadas scalinatelle, pequenas escadarias.
Atrani é conhecida por suas paisagens dramáticas. A cidade está delimitada por dois penhascos íngremes – o Monte Civita e o Monte Aureo. E ela já ser viu até de cenário de filmagens da série Ripley, da Netflix , e de O Protetor 3, com Denzel Washington.
Portanto, se você quer vivenciar um lado mais autêntico da Costa Amalitana, Atrani é parada quase que obrigatória em sua viagem. E como a cidade é pequena, você pode conhecê-la em um bate e volta.

O que conhecer em Atrani:
- Piazza Umberto I
- Chiesa di San Salvatore de Birecto
- Spiaggia di Atrani
- Grotta di Masaniello
- Santuario di Santa Maria del Bando
Roteiro Costa Amalfitana: principais pontos turísticos
Planejar uma viagem pela Costa Amalfitana exige muito planejamento. São diversos pontos turísticos para conhecer nas diversas cidades da região. Confira a seguir algumas atrações que farão sucesso em seu roteiro.
1. Duomo di Amalfi
Um dos principais pontos turísticos da Costa Amalfitana é o Duomo di Amalfi. A Catedral é impressionante, tanto por fora quanto por dentro. A pinturas são do período bizantino e o interior da catedral guarda as relíquias do apóstolo Santo André.
A entrada do Duomo di Amalfi custa EUR 4 e compensa bastante. É uma visita que não leva muito tempo, mas que é muito bonita e rende ótimas fotos.

2. Villa Rufolo
Na belíssima cidade de Ravello, a Villa Rufolo é uma charmosa villa do século XIII que surpreende os visitantes com jardins exuberantes, terraços floridos e arquitetura histórica. Aliás, é nela que ocorre o renomado Festival de Ravello.
Construída por uma rica família de comerciantes italianos, Villa Rufolo era uma das maiores e mais caras vilas da Costa Amalfitana, e chega havia muitas histórias sobre tesouros escondidos em suas instalações.
Depois de anos abandonada, ela foi comprada no século XIX por um botânico escocês, que deu inicio a uma grande reforma da propriedade. O compositor alemão Richard Wagner foi outra personalidade que esteve na villa e se encantou tanto que foi lá que ele escreveu o o segundo ato da sua obra, Parsifal.
Os jardins de Villa Rufolo estão abertos ao público durante todo o ano e o ingresso custa EUR 8. Além dos jardins deslumbrantes, outros pontos na propriedade incluem a Igreja da Annunziata e outras construções em estilo mouro.
3. Villa Cimbrone
Localizada em Ravello, a Villa Cimbrone é uma das dicas de o que não deixar de ver na Costa Amalfitana. No local encontramos um dos jardins mais bonitos da Itália! Ficamos encantadas com os penhascos dramáticos e os vilarejos de Maiori e Minori ao fundo. Surreal de tão bonito!
E o local é realmente um espetáculo, tiramos várias fotos incríveis por lá e o ambiente é super tranquilo. Uma das atrações na villa é a Terrazza Dell’Infinitno, um terraço com vista panorâmica da Costa Amalfitana e do Mar Mediterrâneo.
A história da Villa Cimbrone é bem curiosa. A propriedade pertencia a uma família nobre italiana, mas ficou abandonada por muitos séculos até ser adquirida por um inglês, no século passado, que implementou uma série de reformas para chegar ao que é hoje. A entrada custa EUR 10 e achamos valeu muito a pena.

4. Castello di San Nicola de Thoro-Plano
Em seguida, o Castello di San Nicola de Thoro-Plano é outra dica de o que fazer na Costa Amalfitana para quem está na regiãao de Maiori. As ruínas desse castelo já foram uma fortificação medieval do século IX e estão em bom estado de conservação.
Embora o trajeto até o castelo tenha cerca de 700 degraus, a vista panorâmica lá do alto compensa qualquer esforço. Ao chegar lá você encontrará Sr. Crescenzo De Martino — o atual castelão, cuja família é detentora da fortaleza há cerca de 2 séculos. Muito prestativamente, ele levará você por um passeio bastante agradável pela propriedade.
Vale saber: A visitação ao Castello di San Nicola de Thoro-Plano é gratuita. Contudo, sempre é esperado que o turista faça uma contribuição voluntária. Além disso, antes de planejar sua visita, recomendamos que você agende para evitar o risco de encontrá-lo fechado.
5. Via Cristoforo Colombo
Já a Via Cristoforo Colombo é uma das ruas mais importantes de Positano. Se estendendo pela encosta do vilarejo, ela conecta hotéis charmosos, boutiques e restaurantes e de quebra vocÊ ainda tem uma vista surreral de tão bonita.
Sem dúvida, caminhar pela Via Cristoforo Colombo é um passeio obrigatório para quem visita Positano, seja para admirar o visual, tirar fotos ou simplesmente sentir o clima da cidade.

Roteiro Costa Amalfitana: principais praias
Sem dúvida, as praias do Mediterrâneo são de fazer inveja. As praias da Costa Amalfitana são verdadeiros cartões-postais, famosas por suas águas cristalinas e paisagens dramáticas. A seguir você verá uma seleção das melhores praias da Costa Amalfitana para incluir em sua viagem.
6. Praia Grande (Spiaggia Grande)
Localizada em Positano, Spiaggia Grande é uma das principais praias da Costa Amalfitana. A praia tem uma super estrutura e o mar é maravilhoso. A temperatura da água é muito refrescante.
O acesso é fácil a pé para quem está hospedado na vila, mas também pode ser feito por barco-táxi ou pelos ferries que conectam Positano a outras cidades da costa. A praia possui cerca de 400 metros. Em seu lado direito, fica o píer de onde partem as balsas e ônibus para outras praias.
Próximo há também uma trilha que leva à Praia de Fornillo em cerca de 10 minutos. Já do lado esquerdo fica a parte com guarda-sóis e espreguiçadeiras pagas. Por fim, a região central da praia é gratuita para você se acomodar.

7. Marina di Praia
Outra praia bastante conhecida na região é a Marina di Praia. Ela fica em Praiano e é uma graça. Ela é bem pequena e sua “areia” são, na verdade, pedrinhas. Então, recomendamos vir pra cá com aquelas sapatilhas que dá para mergulhar.
A maior parte da praia fica tomada por guarda sóis e espreguiçadeiras pagas. Contudo, existe um pedacinho onde você pode estender a sua canga de forma gratuita. Nós adoramos a praia e demos um margulho refrescante. Marina di Praia é apaixonante.

8. Fiorde de Furore
Provavelmente você passará pelo Fiorde de Furore durante o passeio de barco saindo de Amalfi. Mas você também pode aproveitá-lo de terra firme. Localizado sob a Rodovia Estadual 163, ele é uma praia bem pequena escondida por falésias imensas. A faixa de praia mede cerca de 25m e é composta, principalmente de pequenas rochas.
Você pode alugar cadeiras por EUR 10 e há banheiros e um bar para comprar comida e bebidas. Ah! E não podemos deixar de mencionar que o local é super instagramável.

9. Arienzo
Também rodeada por falésias e pela vegetação mediterrânea típica da Costa Amalfitana, a praia de Arienzo em Positano é uma pequena praia metade livre e metade privada, acessível por barcos privados ou por uma longa escadaria.
Não é à toa que ela é conhecida como a praia dos 300 degraus. Ela também é uma praia de pedrinhas e bem mais tranquila do que Spiaggia Grande.
A estrutura da praia inclui um beach club que oferece serviço de bar e restaurante, bem como guarda-sóis e espreguiçadeiras para aluguel. Especialmente no verão, o Arienzo Beach Club é bastante procurado pelos turistas que querem curtir a praia com todo o conforto.
10. Duoglio
Por sua vez, Duoglio Beach é uma verdadeira joia nos arredores de Amalfi. A praia é composta por pedrinhas claras e mar bem tranquilo. O local é ideal para quem aprecia mergulho e esportes aquáticos, tanto que muitos jovens procuram a região.
O acesso à praia de Duoglio se dá através de uma escadaria com mais de 400 degraus a partir da estrada principal SS163. Na volta, quem quiser evitar a subida pode chamar o serviço de barco-táxi.
A estrutura de Duoglio Beach conta com dois pequenos beach clubs que oferecem aluguel de guarda-sóis, espreguiçadeiras, restaurante e bar. Caso prefira há uma área pública para quem deseja aproveitar a praia sem custos adicionais.
Roteiro Costa Amalfitana: principais passeios
Você sabe o que não deixar de ver na Costa Amalfitana? Aqui vão algumas dicas de passeios incríveis na região que não podem ficar de fora do seu roteiro pela Costa Amalfitana.
11. Sentiero Degli Dei
Para quem tem perfil mais aventureiro, a trilha de Sentiero Degli Dei não pode ficar de fora do seu roteiro Costa Amalfitana. Ela liga Bomerano a Positano e exige um certo condicionamento físico, pois são 4 horas de caminhada.
No geral, a trilha é bem marcada por placas. Além disso, existem diversos locais de parada para fotos e mesas para refeições.

Optamos por não ir até o final, por conta da logística de ter deixado nosso carro no início da trilha. Então, fomos até a metade do caminho e depois retornamos. Infelizmente quando chegamos ao topo da trilha, as nuvens chegaram junto com a gente, o que atrapalhou a visão panorâmica.
Aproveitamos que havia umas mesas de pic nic pra fazer um lanche e esperar pra ver se o tempo abria. E não é que demos sorte? Um pouco depois o tempo abriu e o visual era deslumbrante.
#DicaDaGaia: O melhor horário para fazer essa trilha é logo pela manhã, pois evita o sol a pino. Ah! E se você estiver de carro, em Bomerano, o estacionamento no início da trilha é gratuito.
12. Passeio de barco
Claro que se você está na Costa Amalfitana, não pode deixar de fazer um passeio de barco para conhecer a região de um outro ângulo. Nós bem que queríamos fazer um passeio privativo, mas infelizmente eles custam na faixa de EUR 300!
No entanto, conseguimos achar esse passeio de barco saindo de Amalfi com excelente custo-benefício. Ele custou EUR 36 por pessoa e nos atendeu super bem!
O passeio tem duração de 2 horas e passa por Amalfi, Atrani, Minori, Maiori, Furore Fjord e Praiano. E sabe o que é melhor? Há ainda uma parada para mergulho. A embarcação é ótima, com bastante espaço para circular e com banheiros limpinhos. Você ainda tem guias explicando ao longo do trajeto em inglês e italiano.

13. Bate e volta a Capri
Taí um passeio que nessa viagem não conseguimos fazer, mas que ficou em nossa lista para uma próxima vez na região. A Ilha de Capri fica ao sul do Golfo de Nápoles e é famosa por suas paisagens únicas, grutas azuis e ambiente sofisticado.
Conhecida pelas lojas elegantes e restaurantes com vista para o mar, Capri é um destino que combina beleza natural, história e luxo. Muitas pessoas que fazem turismo na Costa Amalfitana optam por fazer um bate e volta a partir das cidades da região, como Sorrento, Positano ou Amalfi, aproveitando a curta travessia de barco para explorar as atrações da ilha em um único dia.
A excursão de um dia a Capri é ótima, porque além do trecho marítimo que passa por alguns dos principais pontos turísticos como a Gruta Branca, o Arco Natural, a Villa Malaparte, os Rochedos Faraglioni, a Marina Piccola, a Gruta Pequena e a famosa Gruta Azul, há também uma parte em terra para você conhecer o centrinho da ilha.
Vale saber: O passeio de barco a Capri costuma esgotar com muita rapidez. Por isso, recomendamos reservar com antecedência clicando aqui.
14. Gruta Esmeralda
A cerca de 15 minutos de barco de Amalfi, a Gruta Esmeralda é uma atração na Costa Amalfitana inclusa em diversos passeios de barco da região. Seu nome tem origem na água entre o verde e o azul-turquesa da caverna que, quando a luz passa pela cavidade próxima a entrada cria um cenário incrível.
Vale saber que a gruta também é bastante procurada por mergulhadores, já que no fundo da caverna há um presépio submerso.
15. Sentiero dei Limoni
Ligando Maiori e Minori, a Sentiero dei Limoni, ou trilha dos limões é um dos caminhos mais bonitos de toda a Itália. Para quem deseja curtir as vistas deslumbrantes do Mediterrâneo e o sabor e aroma autêntico dos limões sicilianos, este é um passeio imperdível.
A saber, a trilha tem cerca de 3 km, é asfaltada e segura, mas bem íngreme e com muitos degraus. Normalmente os viajantes levam em torno de 3 horas para cruzá-la. Ao longo do caminho há muitas trattorias típicas com vista panorâmica. Você também encontrará áreas públicas para fazer um pic nic enquanto aprecia a vista de tirar o fôlego.

16. Caiaque pelas grutas de Maiori e Minori
Agora, se você tem aquela vibe mais atlética, então o passeio de caiaque pelas grutas de Maiori e Minori não pode ficar de fora da sua lista de passeios na Costa Amalfitana.
Você vai amar descobrir alguns cantinhos da costa que só são acessíveis por mar, grutas marinhas de todas as formas e tamanhos, cascatas de água doce que correm diretamente para o mar dentre outras atrações.
Este passeio tem duração de cerca de 2 horas e tem acompanhamento de guias locais durante todo o trajeto. Além disso, todo o equipamento utilizado, icluindo coletes salva-vidas, já estão inclusos no preço.
Roteiro Costa Amalfitana: experiências gastronômicas que valem a pena
Nós achamos que um roteiro pela Costa Amalfitana que se preze precisa incluir algumas experiências gastronômicas excepcionais. Então anote aí as nossas favoritas para experimentar também durante a sua estadia.
17. Delizia al Limone da Pasticceria Sal De Riso
Decidimos conhecer a Pasticceria Sal De Riso no mesmo dia que fizemos a trilha de Sentiero Degli Dei. Dirigimos até Minori só para conhecer a famosíssima Delizia al Limone e como valeu a pena!
O doce é um espetáculo. Ele tem formato de domo e é formado de três camadas: a primeira é um glacê super levinho e diferenciado que sobre o doce, seguido de um pão de ló e uma espécie de mousse de limão siciliano que equilibra todos os sabores com perfeição.
A Delizia al Limone custou EUR 6 e existem diversos outros doces saborosíssimos por lá.

18. Gelato al Limone do Angelo Cafe
Em seguida, o Angelo Cafe é uma patisserie em Positano que descobrimos e adoramos. Ela fica bem na via principal da cidade e conta com uma vista deslumbrante do Mediterrâneo.
A grande estrela da casa é o sorbet de limão siciliano que vem dentro de uma casca de limão. Super fofo e uma delícia. O sabor era algo indescritível.

19. Degustação de Limoncello na Amalfi Lemon Experience
Que o limão siciliano da Costa Amalfitana está entre os melhores você já sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele é a grande estrela no Amalfi Lemon Experience.
Nesse passeio temos a oportunidade de conhecer de perto o cultivo do limão de Amalfi, da plantação até a mesa. E você ainda vai aprender as técnicas de produção artesanal do limoncello, uma bebida super consumida na região e outros produtos derivados do limão.
O passeio termina com chave de ouro em uma degustação de limoncello e outras iguarias preparadas com a fruta. Nós encontramos esse passeio no GetYourGuide e você pode reservar com antecedência clicando aqui.

20. Spaghetti alle Vongole no Restaurante Da Adolfo
Por fim, essa é outra dica gastronômica que você precisa anotar. O Da Adolfo é um restaurante emblemático de Positano onde você pode saborear os melhores pratos de frutos do mar frescos.
Ele fica na Praia Laurito e oferece traslado gratuito de barco a partir da marina principal de Positano. Nossa dica por lá é o Spaghetti alle Vongole. A massa fresca é uma delícia e os frutos do mar de uma qualidade sem igual.

Roteiro Costa Amalfitana: opções para 3, 5 e 7 dias de viagem
Ufa! Não faltam lugares para incluir em seu roteiro Costa Amalfitana, né? Mas como incluir isso em um roteiro eficiente e econômico? Para te ajudar, agora vamos compartilhar 3 sugestões ótimas de roteiro pela região que você pode utilizar como estão, ou personalizar como achar melhor:
Roteiro Costa Amalfitana 3 dias
Vamos começar então com um roteiro mais enxuto pela região. Mesmo que um roteiro Costa Amalfitana 3 dias não seja suficiente, você pode utilizá-lo para desbravar os principais highlights desse destino italiano:
- Dia 01: Ravello + Minori
- Dia 02: Amalfi + Praiano
- Dia 03: Positano

Roteiro Costa Amalfitana 5 dias
Agora, se você procura uma sugestão de roteiro 5 dias na Costa Amalfitana, esse esquema a seguir pode funcionar super bem:
- Dia 01: Amalfi + Atrani
- Dia 02: Ravello
- Dia 03: Minori + Maiori
- Dia 04: Praiano
- Dia 05: Positano
Roteiro Costa Amalfitana 7 dias
Por fim, com 7 dias você já consegue degustar a região com mais calma. Assim sendo, confira nossa dica de roteiro Costa Amalfitana 7 dias:
- Dia 01: Amalfi + Atrani
- Dia 02: Sentiero Degli Dei
- Dia 03: Ravello
- Dia 04: Bate e volta à Ilha de Capri
- Dia 05: Maiori + Minori + Sentiero dei Limoni
- Dia 06: Praiano
- Dia 07: Positano
Dicas para você montar seu roteiro pela Costa Amalfitana
Na hora de montar um roteiro para visitar a Costa Amalfinata, existem diversas coisas que devemos levar em consideração para montar o itinerário que melhor lhe atenda. Abordamos as principais delas a seguir, mas se ainda ficarem dúvidas, não deixe de consultar esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.
Onde fica e como chegar na Costa Amalfitana?
Em primeiro lugar, a Costa Amalfitana é um destino localizado no sul da Itália, na região da Campânia e às margens do Mar Tirreno. Se estendendo por cerca de 50 km, a região é famosa pelas falésias dramáticas, estradinhas sinuosas, vilas charmosas e vistas de tirar o fôlego.
O caminho mais comum para chegar até a região é começando a viagem pelas cidades vizinhas de Nápoles ou Salerno. No geral, Nápoles é a principal cidade. Ela é facilmente acessível de trem a partir de Roma e avião a partir das principais cidades europeias, como Lisboa, Madri, Londres e Paris.
A partir de lá você pode pegar um trem até Sorrento e seguir de ônibus (SITA), táxi, transfer privado ou ferry até os vilarejos da costa, ou então alugar um carro.
Salerno também conta com uma estação de trem importante e é outra ótima porta de entrada para a costa. Você pode ir de ferry até Amalfi ou Positano, ou utilizar os ônibus regionais ou transfer para chegar até o vilarejo de sua acomodação.

Qual a melhor época para visitar a Costa Amalfitana?
Ultimamente, a Costa Amalfitana tem ficado muito cheia durante o ano todo. Entretanto, os meses de maio e outubro são as nossas indicações. Nesses meses da primavera e do outono, o clima costuma ser mais ameno e agradável, com temperaturas ideais para passeios e banhos de mar.
Outra vantagem importante é a menor quantidade de turistas em relação ao verão, garantindo ambientes mais tranquilos, preços mais acessíveis e maior disponibilidade de hospedagens e restaurantes.
#DicaDaGaia: Sem dúvida, a primavera e o início do outono são as estações do ano que oferecem o melhor equilíbrio entre clima, movimento e experiências autênticas na Costa Amalfitana.
Roteiro Costa Amalfitana verão
O verão, especialmente julho e agosto, é altíssima temporada na Costa Amalfitana. Apesar dos dias lindos e quentes, a região fica LOTADA de turistas, o trânsito fica caótico e os valores de hospedagem, restaurantes e passeios ficam super inflacionados. Portanto, recomendamos evitar.
Roteiro Costa Amalfitana inverno
Em contrapartida, o inverno da região é frio e chuvoso. Definitivamente não recomendamos fazer um roteiro Costa Amalfitana inverno. Some a isso o fato de que boa parte do comércio e acomodações fecha por causa da diminuição no número de turistas.
Quantos dias ficar na Costa Amalfitana
Mas afinal, quantos dias preciso para conhecer a Costa Amalfitana? Na verdade, isso depende muito do seu ritmo de viagem e do que se deseja conhecer, mas, em geral, recomenda-se entre 4 e 7 dias para vivenciar bem a região. Com 4 dias já dá para conhecer as principais cidades — como Positano, Amalfi e Ravello —, curtir as praias e apreciar a gastronomia local.
No entanto vale a pena estender seu roteiro pela Costa Amalfitana por 7 dias ou mais para fazer passeios com mais calma, explorar trilhas, visitar pequenas aldeias ou até mesmo fazer um bate-volta até Capri. Assim, você aproveita muito mais e tem uma experiência mais completa.

Como se locomover na Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana, na Itália, é famosa por suas paisagens deslumbrantes, mas a logística para se locomover por lá é algo que não pode ser subestimado.
As estradas da região são estreitas, sinuosas e muitas vezes congestionadas, como na alta temporada, por exemplo. Além disso, encontrar estacionamento em certas cidades é bem complicado e caro. Isso torna o uso de carro próprio uma experiência um tanto quanto estressante.
Muitos visitantes optam pelo transporte público, como ônibus regionais ou balsas que conectam as principais cidades. Sorrento e Salerno têm a vantagem de você chegar de trem e poder locomover-se de barco: são as opções mais econômicas.
Já Positano e Amalfi ficam no burburinho da Costa Amalfitana, e por isso, tem hospedagens com preços salgados. Ravello, por sua vez, é a cidade mais charmosa de todas, mas tem o inconveniente de ser no topo das montanhas.
Dito isso, priorize o sistema de ferry para deslocamentos e trechos a pé ou de ônibus. Além disso, planeje bem a sua hospedagem. Escolha um hotel ou pousada próximo aos pontos de interesse e com fácil acesso aos meios de transporte disponíveis pode facilitar os deslocamentos diários e evitar perda de tempo e cansaço desnecessários.
Vale saber: Não da para confiar no Google Maps para pegar ônibus na Costa Amalfitana. Vale destacar ainda que é necessário comprar ticket avulso em tabacarias ou com representantes da SITA (empresa de ônibus local).

Invista em um chip internacional para se comunicar
Estar conectado durante sua viagem pela Costa Amalfitana faz toda a diferença. Não só para compartilhar em tempo real todos os momentos da sua viagem, mas também para se locomover utilizando o GPS, buscar recomendações de restaurantes, consultar reservas e se comunicar e muito mais. Por isso achamos vale a pena adquirir um chip ou esim de internet.
#DicaDaGaia: Em nossa recente viagem à Costa Amalfitana, usamos o chip da SIM Local! Priorizamos o custo-benefício que ele oferece e não nos arrependemos: a internet funcionou perfeitamente durante toda a viagwem. E você ainda pode comprar seu chip com 15% desconto ao utilizar nosso cupom AVENTURAS15 no site da empresa.
Seguro Viagem: essencial para uma viagem a Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana é um destino italiano e como tal, faz parte da zona Schengen. Isso quer dizer que o seguro viagem Itália é item obrigatório para cruzar as fronteiras do país. Contudo, se atente ao fato de que sua apólice precisa ter cobertura mínima de EUR 30.000.
Sempre que precisamos encontrar a melhor oferta de seguro, utilizamos essa ferramenta de comparação. Nela conseguimos avaliar preços e coberturas de apólices das melhores seguradoras do mercado. E usamos tanto que descolamos até um cupom de desconto para nossos leitores que garante 15% OFF no preço final do seu seguro viagem. Clique aqui e faça sua cotação com o cupom AVENTURAS15 para contratar o seu seguro viagem Itália!
Pronto para montar seu roteiro pela Costa Amalfitana?
Depois de todas essas dicas será bem mais fácil montar um roteiro Costa Amalfitana, né? Procuramos ser 100% fiéis a nossa experiência, para que você não caia em nenhuma furada! E já sabe que se ficar alguma dúvida, não hesite em perguntar.
Você também vai gostar de ler:
Onde ficar na Costa Amalfitana: 14 dicas para não cair numa furada!
eSIM Itália: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?
Seguro viagem Itália 2025: como escolher o melhor para sua viagem, preços, dicas e desconto!
Roteiro Itália: o melhor para 4,7 ou 15 dias de viagem