Vai conhecer a capital paulista? Então, nossa dica é ter um roteiro São Paulo funcional para agilizar a sua vida. Pensando nisso, preparamos um post bem completo, com todas as dicas necessárias para te ajudar a organizar a sua viagem do seu jeito.

Além de te apresentar os principais pontos turísticos da cidade, trouxemos também sugestões de roteiro SP já montados, com os melhores e mais procurados passeios da capital. Você poderá utilizá-los como base para planejar o seu itinerário ou, então, aproveitá-los do jeito que estão.

Continue a leitura para conhecer todas as nossas dicas e descobrir qual é a melhor maneira de montar o seu roteiro São Paulo para ganhar tempo de viagem.

dicas roteiro São Paulo
Vem com a gente saber o porquê de conhecer São Paulo – Foto: @gaiavani

Por que viajar para São Paulo?

Seja qual for a sua cidade natal, ao pensar em um roteiro SP, você encara uma oportunidade irresistível de conhecer pessoalmente e explorar uma cidade que está sempre em movimento. Outra coisa que chama muito a atenção é a diversidade e a pluralidade que você encontra por lá. São Paulo é para todos.

São diversos tipos de entretenimento, desde aqueles ao ar livre (como os parques que são oásis no meio dos prédios enormes), até aqueles em ambientes fechados, como museus e galerias de arte. Aliás, há sempre o que fazer em São Paulo com chuva, já que a vida paulista também acontece indoors.

Além disso, a culinária em SP também impressiona. Na capital, você encontrará restaurantes dos mais variados tipos, oferecendo pratos de todo o mundo, seja você vegano ou não. A decoração desses ambientes também é bastante atrativa, o que gera um plus na experiência gastronômica.

Mas afinal… Por que investir em um roteiro São Paulo? Será que vale a pena mergulhar no ritmo intenso e frenético da capital paulista? A resposta é e sempre vai ser: SIM! Esse é um ótimo destino para quem gosta de fazer novas conexões, passeios culturais, rolês gastronômicos, festas, compras e estar rodeado por inúmeras possibilidades. Faça chuva ou faça sol.

Prepare-se para conhecer um comércio diversificado, repleto de lojas de todo tipo e para todos os bolsos (moda, casa, decoração, eletrônicos, artigos importados…) pastelarias de rua e cafeterias descoladas. Além de ter também lugares instagramáveis, museus, livrarias, shoppings, baladas e ruas famosas. Não é à toa que esse é um destino turístico tão cobiçado mundialmente!

roteiro São paulo 7 dias
Viaduto Santa Ifigênia, São paulo – Foto: @gaiavani

Dicas para montar um roteiro São Paulo

Agora, vamos compartilhar algumas dicas práticas, que são essenciais para a organização do seu roteiro de viagem São Paulo. Elas irão te ajudar a saber coisas como: quando viajar, quanto tempo ficar e qual melhor jeito de se locomover por lá.

Qual melhor época para ir a São Paulo

É difícil definir qual melhor época para ir a São Paulo já que a capital paulista é sempre cheia independente da época do ano. Portanto, nossas dicas se basearão na possibilidade de encontrar uma SP um pouco menos lotada para que sua experiência seja mais agradável, especialmente nos pontos turísticos.

Pensando também no clima, devemos levar em consideração que a cidade tem a fama de ser chuvosa. Os dias no inverno costumam ser bem frios e os dias de verão bem quentes. Então, recomendamos que você opte pelos meses entre março e junho ou setembro e novembro. Nesses períodos, você irá encontrar um clima mais ameno e uma cidade um pouquinho menos agitada.

Contudo, vale lembrar de evitar feriados nacionais. E os períodos perto das épocas de natal e ano novo também, já que a capital paulista é super procurada por seu comércio de rua para revendedores.

roteiro São Paulo 4 dias
É bom evitar o mês mais chuvoso da Terra da Garoa

Qual mês mais chuvoso em São Paulo?

Apelidada carinhosamente de Terra da Garoa, a capital paulista tem fama de enfrentar muitos dias chuvosos ao longo do ano. Então, é interessante organizar o seu roteiro São Paulo para a época do ano que tiver menor quantidade de chuva possível.

Geralmente, o mês mais chuvoso em São Paulo é o de janeiro, bem no ápice do verão. Por isso, não recomendamos viajar nesse mês, especialmente se você quiser aproveitar os passeios ao ar livre. Mas, se você só puder viajar nessa época, vale incluir atrativos em locais fechados no seu roteiro.

Quantos dias ficar em São Paulo

A capital paulista é muito grande e tem alguns bairros turísticos que ficam distantes uns dos outros, portanto nós recomendamos um mínimo de 4 dias completos para quem quer saber quantos dias ficar em São Paulo. Dessa forma, você vai conseguir cumprir um roteiro interessante com calma.

Agora, se você não tem a cidade como destino final, mas está fazendo uma escala e quer saber o que fazer em São Paulo em pouco tempo, sugerimos o tour para quem está no aeroporto. Com ele você conhece em apenas 1 hora, vários pontos turísticos da cidade.

como se locomover em São Paulo
O metrô é o meio de transporte mais adequado em São Paulo

Como se locomover em São Paulo

O melhor jeito de se locomover em São Paulo é usando o transporte público ferroviário, assim como os transportes de aplicativo, que também funcionam muito bem.

O metrô conta com 15 linhas ao todo e a passagem custa R$4,30, o que acaba sendo muito prático e econômico para quem pretende conhecer vários locais distantes entre si, gastando menos tempo e dinheiro.

Enquanto isso, os carros por aplicativo são bem populares pela cidade. Então, em qualquer horário do dia você sempre vai encontrar algum motorista disponível. Mas vale lembrar que o preço varia conforme a distância a ser percorrida, o itinerário, o clima e a quantidade de engarrafamento.

Dependendo da composição do seu roteiro, indicamos usar a combinação metrô + uber, que funciona super bem. Outras maneiras legais de explorar São Paulo é caminhar e pedalar por aí, mas uma dica geral para você seguir em qualquer trajeto é sempre ter atenção com seus pertences.

onde ficar em São Paulo centro
No centro de São Paulo suas escolhas devem ser cuidadosas

Onde ficar em São Paulo

Antes de mais nada, reunimos a seguir um top 5 com os melhores bairros para se hospedar enquanto você conhece a cidade. Antes de escolher onde ficar em São Paulo, verifique qual desses bairros vai atender melhor o seu roteiro SP.

1. Centro

A Zona Central de São Paulo é muito importante historicamente para a cidade como um todo, afinal foi aqui onde se deu toda a sua construção inicial. A região fica realmente no centro de tudo, perfeita para um roteiro SP que seja mais básico, porém objetivo e direcionado.

Não se engane, há muito o que fazer em São Paulo no centro, especialmente se você gosta de visitar monumentos históricos, praças, restaurantes, templos religiosos e edifícios de arquitetura antiga. Vale tirar um dia para sair caminhando a partir do Marco Zero na Praça da Sé e ir parando nos atrativos mais próximos.

roteiro são paulo 7 dias
Street art no centro de São Paulo – Foto: @gaiavani

Hotéis no centro de São Paulo:

2. Av. Paulista

A famosa e frenética Avenida Paulista é o ícone da cidade e um dos principais pontos turísticos em São Paulo! A sua fama se dá por ser um lugar onde tem tudo, quase como uma área independente.

Alguns fatores que podem te convencer a escolher essa região para se hospedar em São Paulo são o acesso do metrô, ciclovia, aluguel de bikes e patinetes elétricos, lanchonetes, restaurantes, mercado 24h, faculdades, prédios empresariais, cafeterias, shopping e casas culturais.

Com todas essas facilidades, já deu para perceber que é uma ótima opção de onde ficar em São Paulo bem localizado. Mas além disso, você também vai encontrar vários dos hotéis de luxo em SP nessa região. Ah, e se você estiver por lá no domingo, pode aproveitar que fecham a rua para os transeuntes curtirem com mais calma. 

Hotéis na Av. Paulista em São Paulo:

pontos turísticos em São Paulo
A famosa e frenética Avenida Paulista.

3. Ibirapuera

O bairro do Ibirapuera é uma região nobre repleta de áreas verdes, ciclovias, lagos, pistas de corrida, espaços culturais e ambientes ao ar livre. Basicamente, a localização ideal para quem vai fazer um roteiro turístico São Paulo em um ritmo mais desacelerado.

Se você procura onde ficar em SP com crianças, considere essa localização para o seu roteiro, mas saiba que fica um pouco mais afastado dos principais pontos turísticos em São Paulo e das estações de metrô. Então, vale a pena ter um carro à disposição para se hospedar aqui.

A grande vantagem é estar sempre pertinho do Parque Ibirapuera. O lugar é um espaço verde enorme, repleto de atrativos para todas as idades.

Hotéis no Ibirapuera em São Paulo:

roteiro São Paulo com crianças
Se você procura onde ficar em SP com crianças, considere essa localização para o seu roteiro SP. Vocês poderão aproveitar o que o Parque Ibirapuera oferece!

4. Vila Madalena

Trazemos boas notícias para quem está montando um roteiro São Paulo e ama uma boa dose de arte, cultura, gastronomia, vista bonita e economia. Saiba que tudo isso você vai encontrar reunido no bairro de Vila Madalena.

Ah, na região você tem também ótimas opções de onde ficar em SP barato, o que é perfeito para quem está com o orçamento mais curto. Além de hotéis e airbnbs, você também encontra hostels bem em conta nesse bairro.

Entre os principais pontos turísticos em São Paulo localizados na Vila Madalena, podemos citar o Beco do Batman, lugar cheio de paredes grafitadas que os turistas vão para conhecer e tirar fotos da arte urbana nesse espaço tão instagramável. Outro lugar incrível é a Praça Pôr do Sol, que faz jus ao nome e tem uma vista privilegiada desse momento. Definitivamente, esse é nosso bairro preferido.

roteiro São Paulo 2 dias
O famoso beco do Batman – Foto @gaiavani

5. Pinheiros

Esse é mais um bairro queridinho de muitos turistas e locais. Ele é cheio de diversidade e tem um clima mais jovem e ao mesmo tempo exclusivo, simplesmente uma delícia de opção onde ficar em São Paulo. Sem contar que fica em uma área mais nobre, o que acaba sendo também mais seguro.

Apesar de ser um bairro mais distante do centro, em Pinheiros não faltam opções de pontos turísticos bem legais, como o Mercado de Pinheiros, que funciona aos sábados e é cheio de barracas com comida de rua, antiguidades e música ao vivo. Tem também a praça do Por do sol, que por ser no alto proporciona um ótimo ponto para apreciar um fim de tarde.

Temos também o Parque Villa Lobos, lugar excelente com atrações para todas as idades, como ciclovias, quadras, campo de futebol e um belo bosque e até um belo orquidário. Algo bem interessante também é a Escadaria das Bailarinas, uma simples escadaria que foi embelezada pelo incrível grafiteiro Kobra, um colírio para quem aprecia arte.

Não importa se o seu roteiro de viagem São Paulo é turístico ou de trabalho, a vantagem de ficar em Pinheiros é que você encontra também bares, bistrôs, galerias de arte, música ao vivo e cafeterias bem legais. Além de tudo o bairro é muito bem servido pelo transporte público, existem 3 estações da linha amarela do metrô, estações de trem da CPTM que beiram a marginal Pinheiros, além de corredores de ônibus com diversas linhas.

onde ficar em São paulo Pinheiros
Por do sol do George V Pinheiros – Foto: Divulgação Booking

Leia também: Hotéis românticos em São Paulo: as 21 melhores opções para casais


Roteiro São Paulo: bairros para visitar

Para compor um bom roteiro turístico São Paulo, reunimos a seguir os bairros mais icônicos da capital paulista e que valem muito a pena conhecer.

1. Bairro Liberdade

Um dos bairros que podem ser considerados pontos turísticos em São Paulo e que você deve incluir no seu roteiro por SP é o Bairro da Liberdade. Imagina um pedacinho oriental localizado em solo brasileiro? É exatamente isso que você vai encontrar por lá.

Vale tirar um dia inteiro para percorrer as ruas do bairro com calma, conhecer as lojas de produtos e comidinhas orientais, experimentar pratos típicos nos restaurantes, tirar fotos com os personagens vivos (eles pedem uma gorjeta em troca!), visitar o jardim japonês, e conhecer o Museu da Imigração Japonesa.

Para uma experiência mais completa, você também pode optar por um tour pela Liberdade. O seu guia vai poder compartilhar melhor a história da região.

roteiro turístico são Paulo bairro Liberdade
Um pedacinho oriental em São Paulo, o bairro Liberdade

2. Vila Madalena

Para quem tem um perfil bem animado enquanto viaja, a Vila Madalena é imperdível para um quem busca um roteiro por São Paulo. Trata-se de um dos bairros mais descolados e boêmios da selva de pedra, onde vale muito a pena fazer um tour de bares e arte, para conhecer os melhores lugares e entender como o lugar tomou as características que tem hoje.

Quando o assunto é o que fazer em São Paulo na Vila Madalena, os turistas encontram galerias de arte contemporânea, arte urbana, uma vida social bem animada graças aos bares e restaurantes e o famoso Beco do Batman. Visitar essa região é sempre um sucesso.

Roteiro São Paulo
O Beco do Batman tem grafittis incríveis – Foto: @gaiavani

3. Vila Olímpia

Um dos bairros mais nobres de SP é a Vila Olímpia, onde há muitos edifícios empresariais, shopping com lojas de grife e arranha-céus de luxo. Durante o dia, vale a pena visitar os shoppings para um passeio. Mas a região é mais badalada durante a noite.

Espere encontrar aqui uma vida noturna bem movimentada, com pubs, bares de vinho e casas noturnas com músicas para todos os gostos: eletrônica, flashback disco e sertanejo moderno. Para quem procura o que fazer em São Paulo à noite, esse bairro não tem erro.

roteiro SP 5 dias
Os prédios modernos em Vila Olimpia

4. Av. Paulista

A Avenida Paulista é um dos pontos turísticos em São Paulo mais cobiçados pelos turistas, porque é onde tudo acontece. A sensação é de um lugar que nunca para e está sempre acordado, tem de tudo um pouco.

Além de ser uma das principais vias da cidade, a Av. Paulista reúne hotéis de luxo, várias franquias famosas de comida e inúmeros atrativos culturais, como o MASP, Parque Trianon, Sesc Av. Paulista, Itaú Cultural, entre outros. Um dos melhores dias para visitar a Av. é no domingo, quando ela está fechada para carros e dá para caminhar, bater papo, andar de patins, patinete ou bike.

pontos turísticos em São Paulo
A icônica Avenida Paulista.

5. Oscar Freire

A Oscar Freire é um centro comercial mega sofisticado, que merece um lugar especial no seu roteiro turístico São Paulo. Esse é o lugar certo para quem gosta de caminhar sossegado olhando vitrines e fazendo compras de marcas luxuosas.

Entre vestuário, acessórios, itens de beleza, maquiagem, perfumaria, joalherias e comidinhas, você vai encontrar lojas como: Versace, Dudalina, Calvin Klein, Rolex BT House, Le Lis Blanc, Cartier, Osklen, Tommy Hilfiger, Schutz, John John, Président, Ben & Jerry’s e etc.

roteiros turístico em São Paulo
São Paulo tem muito a oferecer!

Roteiro São Paulo: principais pontos turísticos de SP

Vai conhecer a cidade pela primeira vez? Então, existem alguns pontos turísticos em São Paulo que você precisa visitar! Eles são imperdíveis para um roteiro e uma sugestão para explorá-los em um primeiro momento é o tour gratuito pelo centro da cidade. Essa é a opção perfeita para quem quer sentir a essência do lugar e entrar no clima.

Mas vale saber: apesar de ser um tour gratuito, vale dar gorjetas ao final para o seu guia. Afinal, ele se disponibilizou a compartilhar conhecimento e tempo para que sua experiência na capital paulista seja especial.

6. Pinacoteca de São Paulo

Ao lado do Parque Jardim da Luz, na chamada Praça da Luz, fica a icônica Pinacoteca de São Paulo, que é o museu mais antigo da cidade e expõe obras de artes visuais desde o século XIX até hoje. Um dos pontos altos das exposições é que elas sempre dão ênfase à arte brasileira, o que reforça a força que nossos artistas têm.


O prédio tem 2 andares que são reservados exclusivamente para exposições temporárias além de um auditório e uma cafeteria maravilhosa. Mas, a arquitetura do edifício por si só, já é uma atração à parte. E com esse acervo artístico excepcional, fica realmente imperdível incluir no seu roteiro São Paulo.

  • Ingresso R$30 inteira R$15 meia entrada
melhores passeios em São Paulo
O belo prédio da Pinacoteca de São Paulo – Foto: @gaiavani

7. Museu da Língua Portuguesa

Após a reconstrução para se recuperar do estrago causado por um incêndio que aconteceu em 2015, o Museu de Língua Portuguesa está renovado e pronto para integrar o seu roteiro São Paulo. A experiência da visitação é muito interessante para aprender mais sobre a história da nossa língua materna e toda a sua importância.

Os visitantes encontram no Museu exposições fixas, temporárias, biblioteca e regularmente há dias onde as visitas são gratuitas. Vale saber que tudo é interativo e todas as idades aproveitam.

Uma grande vantagem de incluir esse atrativo no seu roteiro São Paulo é que acaba sendo uma oportunidade de conhecer não só o museu, mas a famosa Estação da Luz.

  • Ingresso R$20

8. Estação da Luz

A estação da Luz poderia ser apenas mais uma estação ferroviária da capital paulista, mas na verdade é um monumento histórico, muito bonito e que se tornou um dos principais pontos turísticos em São Paulo.

A arquitetura chama a atenção, graças ao design semelhante ao do Big Ben, que inclusive foi construído com estruturas que vieram diretamente da Inglaterra. É muito bonito mesmo! Como dissemos anteriormente, para um roteiro em São Paulo prático e funcional, você pode combinar esse passeio com o Museu da Língua Portuguesa.

E se você quiser otimizar ainda mais o seu roteiro por São Paulo, a nossa sugestão é o tour pela Pinacoteca + Museu da Língua Portuguesa + Estação da Luz. Nada melhor do que um guia para explicar a história local sem te fazer perder tempo tentando entender as particularidades de cada atrativo.

roteiro São paulo 7 dias
A belíssima Estação da Luz

9. Museu de Arte de São Paulo – MASP

O MASP é aquele prédio icônico assim, meio retangular, com enormes colunas vermelhas, que volta e meia aparece nos noticiários. Esse foi o primeiro museu moderno do país e o vão criado entre as grandes colunas bastante chamativas foi idealizado para abrigar uma praça por lá, o que funcionou muito bem.

Além de conferir as exposições dentro do museu, você pode aproveitar para curtir as feiras, os eventos e as apresentações musicais que acontecem com frequência ali no vão do MASP. Temos certeza que você não vai se arrepender de reservar um tempo do seu roteiro SP para visitar um dos mais famosos museus da Av. Paulista.

  • Ingresso R$50 inteira e R$25 meia entrada

10. Praça da Sé

Um dos mais importantes pontos turísticos em São Paulo é a Praça da Sé. Aqui é, justamente, de onde a cidade surgiu do zero. Foi aqui que a cidade nasceu, basicamente. O lugar em que sua primeira construção foi erguida em 1554.

Aqui você encontra o monumento hexagonal do Marco Zero e a grandiosa Catedral da Sé, que vale muito a pena conhecer por dentro também, para ver os vitrais e os demais detalhes decorativos.

Para um roteiro SP mais completo, você pode sair caminhando ali por perto da Praça mesmo e ir até a Caixa Cultural e o Pateo do Collegio, um complexo histórico, cultural e religioso que conta com várias atividades. Dali, também vale visitar o Mosteiro de São Bento e assistir a uma apresentação de canto gregoriano.

roteiro São Paulo 3 dias
Não deixe a Praça da Sé fora do seu roteiro.

11. Farol Santander

O Farol Santander é um dos principais pontos turísticos em São Paulo, que fica em um dos prédios mais altos do Brasil, o famoso Banespão, inspirado no icônico Empire State Building de Nova York. O imponente edifício é um centro de cultura, lazer e eventos, ainda conta com um mirante no 26º andar, onde dá acesso para vistas panorâmicas da cidade.

No prédio, você encontra além dos mirantes, uma pista indoor de skate, exposições de arte, museu, cafeteria e até hospedagem. Para quem gosta de passeios culturais e uma bela vista da cidade, esse é o lugar certo, já que reúne tudo isso no mesmo edifício.

  • Ingresso R$25
pontos turísticos em São Paulo
O Farol Santander é um dos principais pontos turísticos em São Paulo – Foto: @gaiavani

12. Theatro Municipal

Um dos lugares mais icônicos da capital paulista é o Theatro Municipal, que incialmente já impressiona graças a sua arquitetura inspirada na Ópera de Paris. Mas o lugar é ainda mais lindo por dentro e você pode fazer uma visita guiada gratuita, agendada no site no dia anterior. Ah! e no subsolo ainda tem o Bar dos Arcos, onde dá para fazer um brunch ou almoçar, com direito a sobremesa.

Se você tiver a oportunidade, use um tempo do seu roteiro São Paulo para assistir a um espetáculo por lá. Não pode ser fotografado, nem filmado, mas a experiência é única e marcante! Os bilhetes podem ser comprados no site ou presencialmente. As apresentações que acontecem no Theatro variam entre concertos de orquestra, ópera, peças, coral e balé.

roteiro SP pontos turísticos
O Theatro Municipal de São Paulo

13. Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá tem grande importância histórica, pois foi o primeiro viaduto a ser construído na cidade, bem no Vale do Anhangabaú, no centro. Ele recebeu esse nome porque antigamente nas proximidades era possível encontrar uma área de cultivo de chá.

Atualmente, o Viaduto do Chá continua sendo um dos maiores cartões postais da cidade, portanto, merece um espaço para visita no seu roteiro São Paulo. Sem contar que a vista dele é muito bonita, podemos avistar o belo Vale do Anhangabaú com suas palmeiras centenárias.

pontos turísticos de São paulo Viaduto do Chá
O famoso Viaduto do Chá na capital paulista

14. Mercado Municipal de São Paulo

Quem acompanha o Mala de Aventuras há mais tempo sabe que nós amamos conhecer os mercados municipais das cidades que visitamos. Afinal, tem jeito melhor de conhecer a essência de um lugar do que explorando seus sabores? A gente acha que não!

Então, para um roteiro gastronômico por São Paulo, o famoso Mercado Municipal é simplesmente imperdível. Não deixe de provar o sanduíche gigante de mortadela e o pastel no Bar do Mané.

roteiro São Paulo 5 dias
Você não pode deixar de experimentar o famoso sanduíche de mortadela do marcado Municipal de São Paulo – Foto: @gaiavani

Além de ficar pertinho da famosa rua 25 de março, o mercado é coberto então pode ser uma boa opção de o que fazer em São Paulo com chuva. Em meio aos corredores repletos de lojas e restaurantes, você vai encontrar as famosas frutas diferentonas, produtos importados, especiarias e muito mais.

o que fazer em São Paulo com chuva Mercado Municipal
Não deixe de visitar o Mercado Municipal e provar as iguarias de lá!

15. Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um enorme espaço verde no meio da cidade, que proporciona aos paulistanos e aos turistas vários pontos de lazer. O lugar é realmente muito grande, então você pode conhecer o parque em um passeio a pé ou dá para alugar uma bicicleta ou patinete elétrico lá mesmo.

Para incluir esse passeio no seu roteiro São Paulo com crianças, recomendamos que use roupas leves e tênis confortável. Existe também a opção de fazer um tour guiado pelo Parque Ibirapuera o vale muito a pena, porque assim você conhece logo de cara os melhores spots para piquenique, descobre onde ficam os museus, o rio, o planetário, o jardim de esculturas e onde tem as melhores vistas do parque.

roteiro São paulo 3 dias
O lindo Parque Ibirapuera, você precisa conhecer!

16. 25 de março

A rua 25 de Março é o paraíso das compras na capital Paulista, que aliás é considerado o maior centro comercial da América Latina. Se você optar por incluir essa região no seu roteiro São Paulo, você vai encontrar infinitas opções de lojas e barracas, vendendo todo tipo de coisa. Só tome cuidado e não deixe itens pessoais de valor à mostra.

Ali mesmo na 25 de março, é possível encontrar preços bem em conta de vestuário, brinquedos, eletrônicos, acessórios, tecidos, itens para casa itens de beleza e até artigos para pet.

Dica: não espere um atendimento de primeira linha, especialmente se estiver comprando no varejo. Os lojistas aqui priorizam os atacadistas e podem acabar te dando pouca atenção. Além disso, não é possível experimentar as roupas antes de comprá-las.

17. Beco do Batman

O Beco do Batman fica no coração da Vila Madalena e há anos atrai todo tipo de turista que não abre mão de dedicar um tempo do roteiro São Paulo para apreciar os painéis com a arte de rua paulista. Os grafites expostos são bem coloridos e bem detalhados e, além disso, são ótimos cenários para fotos.


Por essa região, você também vai encontrar mais de 200 lojas, camelódromo e galerias, então o que não falta é opção onde comprar lembrancinhas e itens para presentear. Ah, por ali também sempre tem música ao vivo, que deixa o clima ainda mais animado.

roteiro São Paulo 3 dias
No seu roteiro São Paulo o Beco do Batman é o melhor lugar para apreciar os painéis com a arte de rua – Foto: @gaiavani

18. Museu do Futebol

Se você é um amante do esporte, não pode deixar de incluir o museu do futebol no seu roteiro de viagem para São Paulo. Esse é um espaço dedicado a todos os assuntos relacionados à história, à prática e às curiosidades do futebol nacional e mundial.

A visita no local é feita em grupo e de maneira guiada, o que possibilita uma experiência mais completa e uma troca bem legal com os demais visitantes. Lá você pode escutar narrativas, ver filmagens de partidas históricas ou somente interagir com alguns equipamentos. Portanto a visita pode levar entre 2 a 4 horas dependendo do seu interesse no assunto.

  • Ingressos a partir de R$20
roteiro são paulo Museu do Futebol
Museu do Futebol – Foto: @gaiavani

19. Praça Benedito Calixto

A Praça Benedito Calixto fica em Pinheiros e conta com uma feira cultural de antiguidades que é frequentada por paulistanos e turistas todos as tardes de sábado desde 1987. São mais de 300 expositores que vendem de móveis, artigos domésticos, vinis, selos, moedas antigas, artesanato e petiscos deliciosos.

Por lá você também vai encontrar muita animação e música ao vivo. Além de ser uma programação bem legal por si só, dá para agregar a outros pontos turísticos em São Paulo que ficam pertinho, como o Beco do Batman, a Oscar Freire e a CineSala.

roteiro gastronômico São Paulo
Na Praça Benedito Calixto você também encontrará a feira com antiguidades e também barracas com deliciosos petiscos

20. Sampa Sky

Uma dica para os amantes de vistas bonitas e exclusivas das cidades: o Sampa Sky não pode ficar de fora do seu roteiro São Paulo! Esse mirante de vidro fica localizado no 42º andar do edifício Mirante do Vale, com uma vista fora de sério, bem no centro histórico de SP.

Os visitantes podem ficar até 1 minuto e meio nos decks com chão e paredes de vidro, para tirar fotos e contemplar a vista surreal. A experiência é bem divertida e um pouco desafiadora para quem não é muito fã de altura, mas tudo é bem seguro e rende clicks lindos para guardar de recordação.

  • Ingressos a partir de R$50

21. Edifício Martinelli

O Edifício Martinelli é uma construção de 1929, com arquitetura clássica francesa, que foi idealizado pelo Conde Giuseppe Martinelli. Ele lançou esse projeto que logo depois veio a se tornar o primeiro arranha-céu de São Paulo. É um verdadeiro monumento arquitetônico e simboliza o período de grande crescimento da capital paulista.

Era possível fazer visitas guiadas para conhecer o interior do edifício, mas elas estão suspensas por período indeterminado, já há alguns anos. Vale tirar uma foto ao lado de fora mesmo e ficar de olho, caso reabra para visitação durante o seu roteiro de viagem São Paulo.

principais pontos turísticos de São Paulo
Vale a pena apreciar a arquitetura do Edifício Martinelli.

22. Roda Rico

Por último, mas não menos importante, recomendamos incluir no seu roteiro SP a Roda Rico, que nada mais é do que uma roda gigante de observação, inspirada na famosa London Eye. Então, assim como funciona no atrativo de Londres, as cabines comportam uma quantidade de pessoas que podem fazer o passeio para ver a cidade de São Paulo por um ângulo diferente.

No total, a Roda Gigante de SP tem capacidade para transportar 333 pessoas ao mesmo tempo, proporcionando uma vista privilegiada do horizonte durante 30 minutos. Imagina uma vista da capital paulista a 91 metros de altura, bem de frente para o Rio Pinheiros? Demais, né?!

  • Ingressos a partir de R$50
pontos turísticos em São Paulo
A Roda Rico é um passeio bem legal! – Foto: @gaiavani

Roteiro São Paulo: o que fazer nos arredores de SP

Depois de completar a sua lista de o que fazer em São Paulo, que tal visitar algumas cidades vizinhas? Você pode dar uma esticada no seu roteiro e aproveitar uma experiência completa. Listamos abaixo 4 cidades no estado que são bem disputadas por pessoas de todo o país.

23. Aparecida

A cidade de Aparecida é um lugar especial para incluir em um roteiro SP, especialmente para os católicos, que se deslocam ao longo do ano inteiro para agradecer, pedir e fazer promessas para Nossa Senhora de Aparecida. Os fiéis aproveitam para conhecer o Santuário Nacional e o seu teleférico que ficam no coração da cidade que leva o nome da santa.

Também conhecida como Aparecida do Norte, a cidade atrai pessoas de todas as regiões do país. Inclusive, uma vez por ano, os devotos fazem uma peregrinação a pé ou de bicicleta, em agradecimento aos pedidos atendidos pela santa. A Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida é muito bonita, vale a pena conhecer por dentro e depois andar no bondinho para ver a cidade de cima.

A distância entre São Paulo e Aparecida é de 178 km, o que leva aproximadamente 1h50min de carro pela BR-116. A maneira mais prática de visitar o lugar é com uma excursão, assim você não vai precisar se preocupar com trajetos, pedágios ou estacionamentos. Especialmente porque esse destino é muito procurado por viagens de bate e volta no mesmo dia.

roteiros São Paulo e earredores
Lugar especial e muito bonito. Os católicos especialmente ficarão encantados.

24. Campos do Jordão

Se você tiver um tempinho a mais no seu roteiro de viagem São Paulo, vale a pena um bate volta em Campos do Jordão, conhecida como a Suíça brasileira. Lá você vai curtir o clima mais frio, enquanto aprecia as paisagens alpinas que ficam ainda mais lindas combinando com as casinhas de madeira em estilo germânico.

O destino é muito popular na região da Serra da Mantiqueira e acaba sendo um pouco caro. Mas enquanto estiver lá não deixe de conhecer o Palácio Boa Vista, a Vila inglesa, a Ducha de Prata no Alto Capivari, o Parque Amantikir, as feirinhas de artesanato, as lojas de roupa de couro e, claro, as lojas de fábricas de chocolates, queijos, vinhos e doces artesanais.

Para chegar em Campos do Jordão são 167 km que tomam 2 horas de viagem aproximadamente. Para quem sai de São Paulo, tem duas estradas que podem ser usadas no caminho à serra: a Carvalho Pinto/Ayrton Senna e a Rodovia Presidente Dutra (BR-116).

Se você dispuser de mais tempo, na nossa opinião, a cidade é muito cativante para fazer somente um bate e volta no mesmo dia. Então, caso vá de carro, vale a pena ficar ao menos uma noite por lá. Se você gostou dessa sugestão, temos algumas sugestões de acomodações para todos os gostos.

Para quem gosta de luxo e não está preocupado com orçamento, sugerimos o L.A.H Hostellerie. Para quem quer conforto na medida certa, o Euro Suítes Campos do Jordão by Nacional Inn vai servir bem. E para quem prefere uma hospedagem mais econômica sugerimos o Alpes dos Manacás.

Agora, se você não tem tanta disponibilidade, mas não quer deixar esse destino tão charmoso fora do roteiro, a excursão bate e volta pode ser bem providencial.

roteiro SP e arredores
Campos do Jordão é a Suíça brasileira e tem diversas atrações.

25. Holambra

Essa cidade é literalmente um pedacinho da Holanda no Brasil, encantadora e colorida graças aos campos floridos da região. A melhor época para visitá-la é em setembro após o início da primavera, porque é quando estão desabrochando as tulipas, os crisântemos, as margaridas e as demais flores, que os produtores cuidam com tanto zelo.

Outros pontos turísticos em SP que Holambra oferece são o deck do amor, a lagoa Vitória Régia, a praça Van Gogh, o portal da cidade, o moinho Povos Unidos e a Casa Museu dos Pioneiros. Esse é o destino perfeito para casais com estilo mais romântico e para todos que amam a beleza e os aromas das flores.

De quebra, você ainda se sente como se estivesse de fato na Holanda, mas há duas horinhas da capital paulista.

roteiros em São paulo e arredores Holambra
Portal de entrada da cidade de Holambra, um pedacinho da Holanda no Brasil

26. Embu das Artes

Se você quer dar uma incrementada no seu roteiro São Paulo e ama arte, vale a pena fazer um bate e volta até a charmosa Embu das Artes, que fica há 40 minutinhos da selva de Pedra. A pegada é totalmente diferente da capital, já que lá você se depara com uma cidade toda colorida e pacata.


Nessa cidadezinha, você vai encontrar construções antigas e um museu de arte sacra dos jesuítas, mas o destaque é a feira de arte e artesanato, que conta com itens de decoração, acessórios, antiguidades, velas aromatizadas e várias coisinhas feitas pelos locais.

É muito interessante conhecer o lugar e descobrir a história dessa cidade, que apesar de pequena é mundialmente reconhecida por suas representações artísticas.

Roteiro São Paulo: opções para 2, 4 e 7 dias de viagem

Entendemos que pode ser um pouco desafiador na hora de montar um roteiro São Paulo que seja personalizado e funcional, diante de tantos atrativos disponíveis. Portanto, preparamos 3 opções diferentes para você seguir como está ou, então, adaptar ao estilo da sua viagem. Aproveite!

Roteiro São Paulo 2 dias

Pela nossa experiência, podemos afirmar que um roteiro São Paulo 2 dias é muito pouco para conseguir aproveitar os principais pontos turísticos da capital. Mas se você tiver apenas esse tempo disponível, siga nossas próximas dicas para garantir uma experiência bem legal:

  • Dia 01: Chegada em SP com destino a Av. Paulista, onde dá para passar o dia conhecendo prédios históricos, o Conjunto Nacional, o MASP, dar uma relaxada no Parque Trianon e finalizar o dia lanchando no Méqui 1000.
  • Dia 02: Antes de se despedir da cidade, finalize o seu roteiro São Paulo visitando a Praça da Sé, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca.
roteiro São Paulo 7 dias
Um belo visual da terra da garoa , Avenida Paulista

Roteiro São Paulo 4 dias

Conforme mencionamos anteriormente, um roteiro São Paulo 4 dias é o mínimo ideal para conseguir conhecer mais lugares e com mais calma. Para te agilizar, preparamos a seguinte sugestão:

  • Dia 01: Logo de cara, inicie o seu roteiro São Paulo visitando o Beco do Batman, o Museu do Futebol e experimentando o tradicional sanduíche de mortadela no Mercado Municipal. Em seguida, dê uma volta na Roda Rico para relaxar e finalize seu dia com um tour de bares e arte na Vila Madalena.
  • Dia 02: No segundo dia do seu roteiro São Paulo, passeie pelo centro da cidade, visite a Praça da Sé, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca. Você pode curtir o visual do Farol Santander na hora do por do sol e o Sampa Sky para ver as luzes da cidade a noite.
  • Dia 03: Aqui vale desacelerar e dedicar o dia para relaxar no Parque Ibirapuera e conhecer museus. Dali, você pode incrementar esse roteiro SP jantando em um restaurante chique na Vila Olímpia.
  • Dia 04: No último dia, não deixe de percorrer a Av. Paulista, passe o dia conhecendo prédios históricos, o Conjunto Nacional, o MASP, dê uma relaxada no Parque Trianon conheça a Galeria do Rock. Depois, aprecie uma deliciosa pizza paulistana (sem ketchup!).
o que fazer em são paulo
A Marginal Pinheiros com a bela ponte estaiada em São Paulo

Roteiro São Paulo 7 dias

Quando o assunto é o que fazer em SP, são tantas opções que talvez levaria alguns meses para conseguir visitar todos os lugares legais na cidade. Mas fazer um roteiro São Paulo 7 dias já é uma ótima alternativa para as próximas férias, então confere aí o que preparamos para você:

  • Dia 01: Chegada em São Paulo e passear pela icônica Av. Paulista com direito à uma visita ao MASP.
  • Dia 02: Se você gosta de compras, tire o dia para fazer isso na 25 de Março. Finalize o dia indo jantar em algum bom restaurante na Vila Olímpia para se recuperar das compras e recarregar as baterias para seu terceiro dia.
  • Dia 03: Hora de conhecer alguns dos mais antigos pontos turísticos em São Paulo, como a Praça e a Catedral da Sé, o Pateo do Colégio, a Estação Luz, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca. Caso seja fã do esporte, pode também pode visitar o Museu do Futebol.
  • Dia 05: Passeio pelo Beco do Batman. Aproveite e escolha para almoçar um dos restaurantes de chefs famosos e lugares instagramáveis, como: Mocotó, Président, Cão Véio, La Guapa, Bachir ou Eat Asia. Na parte da tarde visite o Museu do Ipiranga.
  • Dia 06: No penúltimo dia, aproveite para fazer um bate e volta até a charmosa Embu das Artes ou Holambra ou até um pouquinho mais longe, Campos do Jordão quem sabe?
  • Dia 07: Por fim, aproveite para descansar um pouco no hotel, almoce naquele restaurante bacana que você ficou desejando durante a viagem e se despeça da selva de pedra no Sampa Sky, com uma vista única da cidade.

 

Dúvidas frequentes ao montar um roteiro para São Paulo

Ainda precisa de uma ajudinha extra para organizar o seu roteiro para São Paulo? Não se preocupe! Reunimos a seguir as principais questões levantadas pelos nossos leitores e vamos respondê-las:

Roteiro São Paulo com crianças

Não tem nada melhor do que viajar em boa companhia, não é mesmo? Selecionamos algumas dicas de lugares para visitar, para você montar um roteiro São Paulo com crianças, dá uma olhada:

O que fazer em São Paulo de graça

Uma grande vantagem para quem vai conhecer a capital paulista é que há muito o que fazer em São Paulo de graça. Listamos algumas das delas aqui:

  • Caminhar pelo centro da cidade
  • Ler um livro no parque Ibirapuera
  • Tirar fotos no Beco do Batman
  • Visitar o Centro Cultural do Banco do Brasil
  • Pedalar na Paulista em um domingo
o que fazer em São Paulo à noite
Há muito o que se fazer em São Paulo à noite!

O que fazer em São Paulo a noite

Ao visitar a capital paulista, curtir a vida noturna é indispensável, afinal esse é um dos melhores jeitos de aproveitar a viagem. Por isso, reunimos algumas opções abaixo, para você incluir no seu roteiro SP:

Melhores museus em São Paulo

Em um destino como esse que respira arte e cultura, vale a pena incluir os melhores museus da cidade no seu roteiro São Paulo. Listamos eles para você conferir a seguir:

museus em São Paulo
O Museu do Ipiranga em São Paulo

Melhores restaurantes em São Paulo

Preparado para se deliciar em um roteiro gastronômico por São Paulo? As opções são quase infinitas, tanto em variedade de culinária, quanto de valores e ambientes. Confira essa seleção que fizemos com os melhores restaurantes da capital:

Qual época mais barata para viajar para São Paulo?

No geral, a época do ano mais econômica para viajar costuma ser durante a baixa temporada, que acontece nas meias estações: primavera e outono. Basicamente, o preço das passagens aéreas, hotéis e até os ingressos dos pontos turísticos em São Paulo são mais baixos nesse período.

Nossa sugestão pessoal é o mês de março. Nele os preços costumam ser mais acessíveis já que o período não possui datas comemorativas.


Pronto para montar o seu roteiro São Paulo?

Estamos felizes porque agora você já tem autonomia suficiente para montar o seu roteiro São Paulo ideal. Caso tenha restado alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários, que vamos te responder logo. Depois de voltar da viagem, conte como foi a sua experiência e manda uma foto para a gente te ver nos pontos turísticos em São Paulo.

Boa viagem!


Leia também:

Cabanas em São Paulo: 15 opções charmosas no interior de São Paulo 

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais

Pousadas em Ubatuba para casal: as 12 pousadas mais charmosas


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @monsanto.andrea
Andrea
Admiradora de arte e apaixonada por viagens e natureza, a colaboradora do Mala de Aventuras está sempre de olho nas dicas e novos destinos de viagem!
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *