A terceira idade está cada vez mais ativa quando o assunto é viagem. Viajar com a família para curtir um resort, fazer trilhas e caminhadas, ir para parques de diversão com os netos e viver aventuras pelo Brasil são as principais escolhas dos mais velhos. Afinal, viajar está cada vez mais fácil e acessível – por que não aproveitar cada momento da vida com os nossos avôs e avós?

Contratar um seguro viagem é recomendado para todas as pessoas e em todas as circunstâncias, mas deve-se ter um cuidado ainda maior com pessoas idosas. Pela idade, eles acabam se tornando mais vulneráveis e sensíveis e se você está planejando uma viagem e se preocupa em saber mais informações e tirar as suas dúvidas sobre seguro viagem para idosos, esse post vai ser muito útil para você!


Qual o melhor seguro viagem para idosos?

Naturalmente quando se trata de idosos, o melhor seguro é aquele mais abrangente.

Caso você esteja ansioso e queira ir direto ao assunto, selecionamos 03 com coberturas mais completas que achamos adequado avaliar. Confira abaixo:

Travel Assist 150 USA +Covid-19 

Com faixa etária de 0 a 75 anos, o Travel Assist 150 inclui Estados Unidos e Canadá. Cobre gastos referentes à Covid19 até USD$10.000 e despesas médico-hospitalares até USD$150,000. Cobre também até 10 dias de convalescença em hotel e garante retorno de acompanhante até o valor de USD$ 2.000. Tem cobertura suplementar de bagagem extraviada de USD$1.500.

É um plano que atende bem aos requisitos necessários para uma viagem tranquila com idosos.

Conferir preço.

GTA 100 Full Europa

A faixa etária do GTA 100 Full Europa é de zero a 85 anos. Válido na Europa, a cobertura médico hospitalar deste plano é de USD$ 100,000.

Vale lembrar que não cobre gastos referentes a despesas médico hospitalares decorrentes da contração do vírus Covid19. Apesar disso, é um plano com boa cobertura.

Conferir preço.

AC 60 Europa Covid-19

Como o Covid ainda está por aí, resolvemos dar uma pesquisada no AC 60 Europa Covid-19. A faixa etária vai de zero a 85 anos. Válido na Europa, a cobertura médico hospitalar deste plano é de USD$ 60,000.

Plano com bom custo x beneficio levando em conta que cobre gastos referentes à Covid e também inclui muitas outras vantagens.

Conferir preço.

A gente sempre usa e recomenda essa ferramenta de comparação, pois ela permite que você coloque lado a lado os preços e coberturas das melhores seguradoras do mercado (Travel Ace, Assist Card, GTA, Affinity…).

Eles apresentam de maneira resumida as melhores opções disponíveis no mercado, o que poupa um bom tempo que você gastaria com pesquisa. E o bom é que você faz o contrato dentro do próprio site de maneira prática e rápida!

Seguro Viagem para Idosos é obrigatório?

A pergunta mais importante a se fazer ao planejar qualquer viagem internacional, em primeiro lugar, é se o país de destino exige o seguro viagem aos turistas. Caso a resposta seja positiva, não tem nem como pensar duas vezes, o seguro tem que ser contratado. Este é o caso dos países europeus signatários do Tratado de Schengen como por exemplo a Alemanha, França, Itália…

Evidentemente, mesmo que não seja obrigatório, contratar um seguro viagem para idosos é altamente recomendável. Sabemos que eles são mais suscetíveis a doenças ou quedas por exemplo. Para evitar transtornos mais sérios na sua viagem é imprescindível a contratação de um seguro.


Ir para a praia com os vovôs sabendo que será amparado caso aconteça contratempos? Não tem preço! Um seguro garante sua tranquilidade!

Por que contratar um seguro viagem para idosos?

Bem, já sabemos que os idosos estão mais propensos a problemas de saúde ou quedas, abaixo listo os 3 principais motivos que eu considero essenciais para você contratar um seguro viagem para idosos:

1) Um seguro viagem pode te poupar de gastos estratosféricos

Idosos estão mais propensos a ter problemas de saúde, podem levar um tombo durante a viagem ou até mesmo pegar um resfriado. No caso de você não ter contratado um seguro ficará a mercê dos valores cobrados por médicos ou hospitais no país que estiver visitando.

2) O atendimento médico a turistas pode custar muito caro

A grande maioria dos países não tem atendimento gratuito para turistas. Acredite, os valores de consultas médicas ou gastos hospitalares pode chegar a somas exorbitantes. Você não vai querer deixar que um contratempo transforme sua viagem em um pesadelo, vai?

3) Orientações e suporte por parte da seguradora.

Lidar com situações que fogem ao nosso controle já é uma tarefa árdua dentro do nosso próprio país, imagina em um país estranho onde talvez você nem fale a língua? Você terá orientações diretamente da seguradora, em português, e não só para assuntos médicos. Também no caso de outro incidentes, como por exemplo bagagens extraviadas, você pode ter auxílio.

Viajar com idosos: dicas para uma viagem sem perrengues

Antes de falarmos sobre como funciona o seguro viagem para idosos, preparamos uma lista com algumas dicas bem relevantes, para evitar perrengues e deixar as férias mais agradáveis quando há pessoas com mais idade envolvidas. Viajar com idosos exige planejamento e algumas precauções:

Clima: se a saúde da pessoa idosa já estiver um pouco debilitada, é muito importante se atentar ao clima do local. Escolha épocas onde as temperaturas estão mais amenas, como na primavera e no outono. Evite temperaturas extremas – nem tão frio e nem tão calor.

Vacinação: antes da viagem, é importante que a carteira de vacinação esteja atualizada, uma vez que a imunização ajuda na prevenção de doenças infecciosas, evitando possíveis descontroles de doenças cardíacas, diabetes e hipertensão, por exemplo.

Hospedagem: é muito importante verificar se o hotel ou pousada que você está reservando tem facilidades para idosos – evite locais com muita escada, opte por lugares bem limpos e confortáveis. Uma boa noite de sono é essencial para renovar as energias para mais um dia de viagem.

Localização: esse é um ponto muito importante. Escolher uma acomodação perto dos principais pontos turísticos é fundamental para garantir a segurança e mobilidade dos viajantes.

Documentação: antes de embarcar em uma viagem com idosos, é importantíssimo verificar se todos os documentos estão separados. Então, segue a listinha para não esquecer:

  • Passaporte (em caso de viagens internacionais)
  • Documento de identidade
  • Seguro Viagem para Idosos
  • Passagem aérea
  • Reserva de hotéis
  • Ingressos de passeios, se já foram adquiridos
seguro viagem para idosos
É muito importante garantir o seguro viagem para viajar com pessoas mais velhas!

O que é o seguro viagem para idosos e qual sua cobertura?

Basicamente, é o mesmo seguro tradicional. A diferença do seguro viagem “tradicional” para o seguro viagem para idosos varia, dependendo da seguradora escolhida. É considerado “seguro viagem para idosos” qualquer plano que atenda pessoas acima de 65 anos.

É muito importante pesquisar quais são as melhores seguradoras e quais oferecem um plano mais vantajoso para pessoas idosas. Afinal, como sabemos, eles estão mais propícios a ter problemas de saúde,  podem levar um tombo durante a viagem ou pegar uma gripe.

Para você conseguir entender melhor, nós listamos as 5 melhores e principais vantagens de ter um seguro viagem para idosos para mostrar como é diferente e bem mais específico do que o seguro convencional.

1. Cobertura de assistência médica e odontológica mais abrangente

A cobertura de assistência médica é obrigatória em todos os tipos de seguro viagem, mas no caso dos idosos, a cobertura é ainda mais abrangente, incluindo outros serviços e atendimentos.

Isso vale também para a cobertura odontológica, que geralmente é mais simples nos casos dos adultos, mas que para os idosos a assistência é bem mais ampla.

2. Cobertura de despesas farmacêuticas

Esse tipo de cobertura é uma que geralmente não tem para seguros viagem de crianças e adultos, a não ser que você procure por um plano mais completo e opte por pagar a mais por isso.

Já nos planos para idosos a cobertura de despesas farmacêuticas é presente em quase todas as seguradoras. Mas ainda assim, é prudente sempre verificar, porque lembre-se, cada empresa oferece serviços diferentes, então se certifique de que tudo o que é necessário está realmente incluso.

seguro viagem idosos
É muito vantajoso garantir um seguro viagem para idosos!

3. Internação com direito a acompanhante

A internação em alguns seguros para adultos não está inclusa e em outros está, mas para os idosos ela é uma das principais assistências e que não falta nunca. Sem falar no direito de ter um acompanhante durante o período internado.

É sempre recomendado ter uma pessoa ajudando e auxiliando no momento da emergência, mas muitas vezes a cobertura não oferece esse benefício, principalmente no caso dos adultos. E essa é uma das diferenças entre seguro viagem tradicional e seguro viagem para idosos.

4. Cobertura de doenças pré-existentes

Essa é uma assistência que você também pode ter no seu plano de seguro viagem, caso você queira. Mas lembre-se de que você terá que escolher um plano mais caro para ter acesso a ela.

E já no caso dos idosos isso não é necessário. Pois a cobertura de doenças preexistentes é bem comum. A cobertura de doenças preexistentes é quando o idoso tem algum problema de saúde preexistente e precisa de acompanhamento, atenção ou tratamento.

5. Prolongamento de estadia

Essa é uma das assistências mais importantes em caso de alguma internação ou acidente ocorrido. Muitas vezes a pessoa não consegue ou não pode voltar para o seu país na mesma hora e precisa de um prolongamento de estadia para se recuperar até conseguir embarcar.

E no caso do seguro viagem para idosos, essa é uma cobertura quase que comum, diferente de um seguro viagem tradicional para adultos. Mas por precaução, vale sempre verificar se no plano escolhido está incluso esse atendimento.

seguro idade mais velhos
O passeio tranquilo de quem contratou um seguro…

Cobertura de seguros viagem

Veja abaixo as ocorrências cobertas pela maioria das seguradoras:

  • Despesa médica, hospitalar ou odontológica
  • Cobertura farmacêutica
  • Repatriação em caso de morte (regresso sanitário e traslado de corpo)
  • Garantia de viagem de regresso devido a morte ou doença grave de um membro da família
  • Assistência jurídica por acidente de trânsito
  • Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito

Atenção: Há seguros mais abrangentes, com adicionais ( idosos se encaixam nos seguros mais abrangentes )

  • COVID 19
  • Gestante
  • Idoso
  • Prática de esportes
  • Bagagem extraviada ou danificada
  • Hospedagem de Acompanhante e/ou Familiar garantido;
  • Assistência Farmacêutica –a partir de USD 500;

Como escolher um seguro viagem para o idoso?

Agora que você viu o que deve constar na apólice de um seguro viagem para idoso, uma boa dica é acessar o site Seguros Promo (que a gente SEMPRE usa para garantir o nosso seguro viagem). Esse site é ótimo, pois possui um comparador de seguradoras, então você pode acessar todas as informações importantes de uma só vez.

seguro viagem idosos
Estar protegido contra qualquer problema é essencial para uma viagem mais feliz e tranquila!

A Assist Card, por exemplo, possui planos específicos para idosos – além da cobertura mínima ser um pouco maior, eles garantem mais dias, em caso de uma internação hospitalar. Outro ponto é o acompanhamento de parentes e visitantes no hospital, que acaba sendo mais flexível do que nos demais planos.

Já a Travel Ace oferece planos especiais que atendem pessoas de até 120 anos. A Intermac Assistance, cobre seguro saúde em pessoas de até 100 anos.

É importante fazer um levantamento para ver qual plano e qual seguradora apresentam mais vantagens para o idoso. Você pode fazer isso através do comparador do Seguros Promo – é só selecionar 2 a 4 planos e avaliar quais são as vantagens e desvantagens de cada um.

  • Acesse a ferramenta clicando aqui;
  • Insira o seu destino, além do período de sua viagem;
  • Você será direcionado para uma lista com todas as opções disponíveis para aquele destino;
  • Selecione até 4 planos de diferentes seguradoras para ver lado a lado quais são as diferenças entre eles. Assim você conseguirá encontrar o que melhor funciona para a sua viagem.

Nossa dica é analisar com calma todos os itens que cada cobertura oferece, dando uma atenção especial para as coberturas relacionadas às necessidades dos idosos como listamos acima.

  • Você estará com idosos: Fique atento, já que os seguros acabam sendo diferentes para cada especificidade e alguns planos cobrem idosos apenas até os 70 anos.
  • É uma viagem de longa duração ou existe algum risco da viagem ser cancelada? Esses dois fatores são super importantes para você escolher qual seguro abarca melhor sua realidade de roteiro.
  • Afinal, o perfil de vovós e vovôs mudou. A população idosa está cada dia mais ativa, independente e cheia de vontades. E claro, uma delas é desbravar o mundo, conhecer novos lugares e experimentar novos sabores.
  • Veja mais uma vez resumidamente o que é importante conter em um seguro viagem para idosos:
    • Cobertura de DMH de, no mínimo, USD 60 mil.
    • Assistência Médica por Enfermidade e/ou Preexistente
    • Assistência Odontológica – a partir de USD 800;
    • Assistência Farmacêutica –a partir de USD 500;
    • Regresso Sanitário – com cobertura de no mínimo USD 30 mil;
    • Traslado de Corpo e
    • Assistência Farmacêutica –a partir de USD 500;
    • Traslado médico garantido;
    • Hospedagem de Acompanhante e/ou Familiar garantido;
    • Passagem Aérea Ida e Volta para um Familiar garantido;
    • Orientação em Caso de Perda de Documentos e Cartão de Crédito;
    • Garantia de Viagem de Regresso;
    • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito garantido;
    • Seguro Por Morte Acidental;

Veja também: Seguro Viagem para Mochileiros: qual escolher e como comprar


Quanto custa um seguro viagem para idosos?

Em nossas pesquisas encontramos várias opções. Aqui apresentamos algumas. Lembrando que as coberturas são diferenciadas. Não se deve levar em conta somente o preço, em geral o seguro para idosos requer maior investimento.

Ainda assim, se você pensar em todos os imprevistos que podem acontecer durante sua viagem e no valor que você teria que desembolsar para isso, vale muito a pena.

Com aproximadamente R$ 50,00 por dia você poupará gastos exorbitantes caso haja algum imprevisto.

Travel Assist 150 USA +Covid-19Para uma semana o investimento será de R$370,00

GTA 100 Full Europa –  Já este plano específico para Europa fica em R$425,00 por semana.

AC 60 Europa Covid19 –  Esse outro, incluindo gastos com Covid, fica em R$670,00 para uma semana.


Seguro viagem para idosos 2022: Cobertura Covid-19

Sabemos que o planejamento de uma viagem internacional sempre foi trabalhoso. Especialmente incluindo idosos, e após dois anos de pandemia então, tornou-se uma verdadeira maratona! Além de preparar malas e checar toda a documentação necessária para realizar a viagem tão sonhada com seus vovôs, a contratação de um seguro viagem tornou-se quase que item obrigatório para evitar dores de cabeça futuras.

Mesmo vacinados, não estamos inibidos da doença, ademais idosos são mais suscetíveis, e por isso, é importante pensar em um seguro que tenha cobertura, para prevenir, caso eles contraiam o vírus.

Imagina precisar ficar no país de quarentena com idosos antes de retornar ao Brasil?


Qual é o melhor seguro viagem de idoso para a COVID-19?

AC 60 EUROPA COVID-19

A faixa etária do AC 60 EUROPA COVID-19 é de 0 a 85 anos. Válido na Europa, a cobertura médico hospitalar deste plano é de USD$ 60,000. Plano com bom custo x beneficio considerando que cobre gastos referentes à Covid e a faixa etária que vai até 85 anos.

Travel Assist 150 USA +Covid-19 

Com faixa etária de 0 a 75 anos o Travel Assist 150 USA+ Covid19 é válido somente nos Estados Unidos, cobre gastos referentes à Covid19 e despesas médico-hospitalares até USD$150,000.


Como acionar o seguro viagem para o idoso? 

Caso precise do seguro durante sua viagem, basta acionar a seguradora ligando para o número de telefone disponível em sua apólice, que é o documento emitido pela seguradora onde o seguro é contratado.

É possível fazer essa ligação de qualquer lugar do mundo e o atendimento será sempre em português. Vale saber que algumas seguradoras oferecem o atendimento até mesmo por Skype, WhatsApp ou aplicativo próprio. Leia atentamente sua apólice antes da viagem para ter estes contatos em mãos caso seja necessário acioná-los.

seguro viagem idosos
Viajar com avós é inesquecível!

Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre seguro viagem para idosos:

  • O que é um seguro viagem para idosos?

O seguro viagem é um serviço que vai oferecer para você segurança, suporte e tranquilidade durante sua viagem internacional, garantindo suporte necessário em variadas situações de emergência. O seguro viagem para idosos é este mesmo seguro, porém com apólice mais abrangente.

  • Precisa de seguro viagem para o idoso?

Dependendo qual for seu destino o seguro pode ser obrigatório ou não, mas para evitar eventuais dificuldades e dores de cabeça, especialmente no caso e idosos, recomendamos o investimento.

  • Posso viajar sem seguro viagem para o idoso?

Dependendo do destino, pode, mas lembre-se que caso algum evento inesperado aconteça você deverá arcar com todas as despesas. Em geral não há atendimento gratuito de saúde para turistas. Logo, você teria que pagar valores mais altos do que o próprio seguro para conseguir arcar com qualquer eventualidade.

  • Quanto custa um seguro viagem para idosos? 

A média de preço dos seguros para idosos é em geral mais alta do que dos seguros convencionais, porém se você considerar a quantia que teria que desembolsar caso algum imprevisto acontecer, vale muito a pena. Os preços sempre variam entre R$300 e R$900, aproximadamente, considerando uma semana de viagem. Clique aqui e faça sua cotação do seguro viagem para idosos.

seguro viagem mais velhos
A tranquilidade de saber que caso imprevistos aconteçam seu seguro vai te amparar!
  • Qual seguro viagem mais barato para o idoso? 

Travel Assist 150 USA +Covid-19 e o AC 150 C/ Franquia +Covid19 Renovação & em viagem são opções econômicas. Ambos com cobertura de USD$ 150 mil em despesas médico-hospitalares incluindo a cobertura de gastos referentes a contração do vírus da Covid19.


  • O que o seguro viagem para o idoso cobre?

O seguro viagem garante muitas possibilidades para melhor lhe atender, oferecendo assistência médica, odontológica, jurídica, farmacêutica, extravio de bagagem, cancelamento de voos, acompanhante em hospital, transmissão de mensagens urgentes e muito mais. No caso dos idosos as apólices são sempre mais abrangentes e com coberturas de valores mais altos.

 

  • O que o seguro viagem para o idoso não cobre?

Sim, existem muitas situações que o seguro viagem não cobre, exatamente como nos seguros tradicionais, como por exemplo acidentes causados por viajantes alcoolizados ou com substâncias ilícitas, porte de armas ou qualquer outro tipo de comportamento irresponsáveis. E todas essas regras estão disponíveis na apólice, então se atente a elas!

  • Posso estender o seguro viagem durante a viagem?

Sim! O que indicamos é que fique de olho no vencimento da apólice, já que depois do vencimento não seria possível estender… mas, é possível estender o seguro viagem quantas vezes for necessário.


A melhor parte é que aqui no Mala de Aventuras nós temos um presentinho para os nossos leitores! Usando o código MALADEAVENTURAS você ganha 10% de desconto para garantir o seu pelo site Seguros Promo!


Pronto para escolher o seguro para o idoso?

Depois de tantas dicas sobre seguro viagem para idosos, esperamos que você se sinta mais preparado para planejar sua viagem com os vovôs e vovós sem maiores preocupações. Boa viagem !!!


Caso queira saber mais sobre seguro viagem dê uma olhadinha aqui embaixo:

Seguro viagem Europa: é necessário? quanto custa? qual é o melhor?

Seguro Viagem para cruzeiro: qual a diferença para o seguro tradicional?

Seguro Viagem América do Sul: quanto custa, qual o melhor e como contratar


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *