Você já deve ter ouvido (ou feito?) aquela piadinha batida de que a melhor vista de Niterói é para o Rio, né? Então, para acabar de vez com essa história e mostrar que Nikiti (apelido carinhoso dos locais) é sim um lugar único e incrível de se visitar, nós vamos te dar as melhores dicas de 10 lugares incríveis para você conhecer em Niterói. Por isso, decidimos fazer esta lista para você se apaixonar por Niterói, assim como nós.

Niterói faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e seus principais acessos são a Ponte Rio-Niterói e as linhas de barcas que você tem acesso pelo centro da cidade do Rio até Niterói. Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais, sendo umas das melhores cidades brasileiras para negócios. Você sabia disso? Demais, não é mesmo?

E além disso tudo, a estrutura turística da cidade ainda é excelente, atraindo muitos turistas pela sua arquitetura e cultura. E pensando nisso, nós fizemos esse post para te ajudar a organizar a sua viagem ou passeio pela cidade de Niterói. São muitos lugares maravilhosos para ver. E para saber quais são esses lugares, é só continuar lendo o post!


Lugares incríveis para conhecer em Niterói: os 10 melhores passeios

Para quem está planejando uma viagem ao Rio, por que não incluir esse roteiro em seus dias na Cidade Maravilhosa? Ele é ideal para 2 dias por Niterói. Se você é carioca, sem essa de que é longe, hein? São só 13 km de distância. É só pegar a barca, curtir o visual no caminho e em 30 minutinhos já chegou na terra de Arariboia

Niterói possui belíssimas praias, fortes histórias da época do Brasil Colônia e várias opções de ecoturismo para fazer, como trilhas, rapel e muito mais. Aqui selecionamos os 10 passeios mais incríveis pela cidade. Então já pega papel e caneta para anotar todas as atrações e montar o seu roteiro para visitar Niterói. Vamos lá!

1. Praia de Itacoatiara

Localizada na Região Oceânica, é a praia mais bonita da cidade. A restinga preservada em toda a sua extensão, a água cristalina (e geladíssima!) e formação rochosa compõem um cenário paradisíaco. Não é à toa que também é conhecida como Itacoatiaradise.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói itacoatiara
É impossível não se apaixonar por Itacoatiara.

Suas altas ondas atraem sufistas de diferentes lugares. Não é raro se deparar com um campeonato de surf na praia. Não deixe de experimentar a dupla tradicional mate gelado (com chorinho!) + sanduíche natural. Uma delícia!

O legal de Itacoatiara, é que além de ser lindíssima, ela se mantem muito mais tranquila do que qualquer outra praia carioca, até mesmo nos dias mais quentes do verão. Isso sem falar no contato com a natureza, da vibe do lugar e nas opções de comes e bebes, tanto na areia, quanto nos quiosques.


Leia também: todas as dicas da Mala de Aventuras Explora: Praia de Itacoatiara + Trilha do Costão 


 2. Trilha do Costão

E quem for à Itacoatiara, não pode deixar de subir o Costão. Com 2km de extensão, a trilha é fácil, mas um pouco cansativa. Você leva, em média, 30 minutos para subir e mais 30 para voltar. Como alguns trechos são bem íngremes, é bom ir com tênis próprio para caminhada (nada de chinelo!) e levar bastante água e protetor solar. Mas o esforço compensa. De lá do alto, você tem uma vista incrível das principais praias e picos da região oceânica de Niterói.

Uma dica muito legal da Trilha do Costão, é se programar para chegar num horário legal para admirar o pôr-do-sol, o mar da praia costuma ficar alaranjado nessa hora, o que é uma visão incrível para aproveitar e até tirar umas fotos bem lindas.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói trilha vista
Não deixe de fazer a Trilha do Costão. É uma das mais queridas da cidade.

3. Trilha da Pedra do Elefante

A trilha do Alto do Mourão, também conhecida como Pedra do Elefante, localiza-se entre as praias de Itacoatiara e Itaipuaçu, no município de Maricá. Considerada de nível moderado, o percurso pode ser feito entre 5h a 6h (ida e volta), em média, e possui subidas íngremes e terrenos rochosos, sendo necessário usar mãos e pés em alguns trechos.

Não se esqueça de usar um calçado adequado, levar bastante água e protetor solar. Ao chegar no topo, a recompensa: uma vista panorâmica do Morro das Andorinhas, Baía da Guanabara, Pão de Açúcar, Corcovado, Pedra da Gávea, os picos da Floresta da Tijuca, Serra dos Órgãos e Região Serrana.

4. Mirante de Piratininga

O legal da Praia de Piratininga é que é uma praia bem democrática. Você encontra todo o tipo de pessoa por lá, ou seja, vá despreocupado, pois você não se sentirá deslocado. É uma praia bem frequentada por surfistas, jovens e famílias também. O que você mais encontrará por lá, são famílias com crianças, mas como já dissemos, você não se sentirá deslocado seja lá como você for. Além de uma linda vista do horizonte, da orla nós conseguimos avistar a praia de Copacabana ao fundo.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói alto
Aproveite para ver a vista do alto!

Depois da praia, vale a pena assistir ao belíssimo pôr do sol do Mirante de Piratininga. Muito procurado, principalmente em dias de sol, deste mirante você tem uma ampla vista para toda a extensão da praia de Piratinga, Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Morro Dois Irmãos. O acesso fica no início da orla da Praia de Piratininga, logo após o DPO, na R. Manuel Raul de Albuquerque, esquina com uma padaria. A dica é: aproveite e chegue mais cedo para curtir a Praia do Sossego, que é pertinho dali.


Veja também: 25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro


 5. Praia do Sossego

“O que eu quero? Sossego! Quero Sossego!” já dizia Tim Maia. Se o síndico se referia a esta praia eu não sei, mas com certeza quem conhece a Praia do Sossego se encanta. Escondidinha entre as praias Camboinhas e Piratininga, as areias são fininhas e douradas, a água é esverdeada e o mar é mais tranquilo, com poucas ondas, se comparado às outras praias da Região Oceânica. O acesso restrito, feito através de uma trilha no final da Rua Des. Nicolau Mary Junior, em Camboinhas, torna a praia pouco frequentada e ideal para quem quer tranquilidade.

Com uma vegetação litorânea preservada e cheia de morros grandes e maravilhoso, essa praia é perfeita para quem procura por sossego, literalmente e tranquilidade, daí a origem de seu nome. Mas não se engane, a Praia do Sossego não possui nenhum tipo de infra-estrutura para consumo e atendimento. Portanto, leve o seu próprio lanche e bebidas para consumir.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói praia do sossego
A linda Praia do Sossego durante o pôr do sol.

6. Trilha do Morro das Andorinhas

Localizado no Parque Nacional da Serra da Tiririca, o Morro das Andorinhas marca a divisão das praias de Itacoatiara e Itaipu. Com 196 metros de altitude, a trilha é leve e o percurso demora, aproximadamente, 2 horas. A trilha se inicia nas proximidades da Igreja de São Sebastião e segue numa pequena rua, com poucas casas, que vai se estreitando até formar uma trilha.

A primeira etapa, mais conhecida, dura cerca de 25 min (1km) para subir cerca de 140 metros de altitude. A caminhada é leve e em seu final, há uma “trifurcação”, que em poucos metros, por qualquer um dos caminhos, você consegue avistar e tirar fotos de belas paisagens.

Ao chegar no topo, você tem uma ampla visão da praia de Itaipu, Itacoatiara, Camboinhas, Pedra do Costão, Pão de Açúcar, Corcovado e Pedra da Gávea. Vale reforçar para não esquecer da água, óculos de sol, protetor solar e calçado apropriado para fazer trilhas.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói trilha do morro das andorinhas
Essa é a trilha do Morro das Andorinhas.

 7. Restaurante Seu Antônio

Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Seu Antônio se destaca pelo seu delicioso cardápio de frutos do mar. Um dos pratos mais famosos é o camarão no coco, que serve bem até 4 pessoas com fome. O movimento no restaurante não para, inclusive aos fins de semana. Por isso, eles criaram o “Bar da Fila”, uma extensão do restaurante do outro lado da rua em que você pode pedir uma entrada para tornar a espera por uma mesa mais agradável. Eu adoro a porção de bolinho de bacalhau acompanhado da caneca de chope zero grau.

Com a construção do túnel que liga os bairros de Charitas e Cafuba, quem vem do Rio chega no restaurante ainda mais rápido.

Endereço: Rua Dr. Heleno de Gregório, 132 – Cafubá, Niterói (RJ).


Leia também: Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ


8. Feijoada do Grotão

No Engenho do Mato está um dos maiores símbolos da resistência cultural afro-brasileira: o Quilombo do Grotão. Lá, você encontra rodas de capoeira, samba e, claro, a boa e venha feijoada. É um dos lugares mais incríveis e ricos culturalmente e historicamente. Só para você saber um pouco da história, o Quilombo do Grotão começou nos anos de 1920, quando o senhor Manoel Bonfim, descendente de escravos no Sergipe, chegou ao local, que hoje conhecemos como Engenho do Mato, como colono, para trabalhar em uma das fazendas de abastecimento na Serra da Tiririca.

E com o fim dos trabalhos na fazenda, muitas águas rolaram, o Quilombo do Grotão foi aberto e até hoje é mantido pela família de Manoel Bonfim, mais precisamente pela 5ª geração familiar. Acompanhe pela página do Facebook para saber mais informações. O local reúne cerca de 300 pessoas, além de pesquisadores da UFF e Uerj.

A melhor forma de chegar lá é de carro. O endereço é: Rua 41, Sítio Manoel Bonfim, Serra da Tiririca, Engenho do Mato – Niterói (RJ).

9. Parque da Cidade

Prepare-se para uma vista de tirar o fôlego! Localizado no bairro de São Francisco, o Parque da Cidade tem o pôr do sol mais fantástico de Niterói. No alto dos 270 metros, você tem uma vista privilegiada para a Lagoa de Piratininga, Itaipu, São Francisco, Charitas, Baía de Guanabara e Cristo Redentor. O local também é bastante procurado para quem gosta de voo livre. Lá também é servido um delicioso café da manhã, mas como é bastante disputado não deixe de reservar com antecedência aqui.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói cidade
Conheça a cidade de todos os ângulos.

A melhor forma de chegar é de carro, bike ou à pé. Mas quem optar pelas duas últimas opções tem que estar preparado, pois a subida é bem íngreme e cansativa. A melhor forma é ir de carro, já que não há ônibus que faça esse percurso. Localizado a 270 metros de altitude, do Parque da Cidade é possível contemplar uma área de preservação ambiental, uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, duas rampas para voo livre e lagoas e praias oceânicas de Niterói.


Veja também: Parque da Cidade (Niterói): o por do sol mais bonito do Rio de Janeiro


FOTO POR DO SOL

10. ­Caneco Gelado do Mário

No centro de Niterói, pertinho do Terminal Rodoviário João Goulart, está um dos mais tradicionais e queridos “pé sujos” da cidade. O Caneco Gelado do Mário, famoso pelo chope em canecas de alumínio e pelos bolinhos de bacalhau, é uma ótima sugestão para encerrar o dia. Não é exagero nenhum dizer que os bolinhos de bacalhau do Caneco Gelado do Mário é o melhor do Rio de Janeiro.

O bar foi aberto em 1969, pelo Sr. Mario, um português nascido em 1941, em Braga. O mais legal, é que até hoje ele está à frente do negócio, não deixando nada passar sem a sua supervisão. No total, são mais de 46 anos cuidando da cozinha. Incrível, né?

Recentemente, expandiu e ganhou refrigeração interna. O endereço é na Rua Visconde do Uruguai, 288 – lojas 5,6 e 7, próximo às barcas e a uma das principais saídas para o Rio.

10 lugares incríveis para conhecer em niterói ponte
A famosa Ponte Rio-Niterói.

Pronto para curtir muito Niterói?

E aí, curtiu as dicas? Depois de tantas sugestões legais de passeios por Niterói, a gente espera ter ajudado você a montar o roteiro perfeito para conhecer essa cidade que faz parte do Rio, mas ao mesmo tempo é super diferente e especial. Conta pra gente o que você achou e se tiver mais alguma outra dica de lugar imperdível deixe nos comentários. Não esqueça de nos contar também como foi a sua experiência por Niterói, ok? Nós amamos saber das viagens de vocês!


Outros posts que podem te interessar: 

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @maladeaventuras
Lusiane

3 respostas

  1. Deve incluir visitar o caminho Niemeyer. É o segundo maior acervo de obras do Brasil deste gênio da arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *