Se você está planejando uma viagem para a Amazônia, não poderá deixar de viver a experiência de se hospedar em um Hotel de Selva. Escolhemos o Juma Amazon Lodge com sua estrutura construída em cima de palafitas, no meio da floresta, para nos sentirmos parte de toda aquela natureza. Entre passeios, refeições típicas e animais selvagens, vivemos dias inesquecíveis.

Nesse post eu te conto em detalhes como é se hospedar no Juma Amazon Lodge, um hotel no meio da floresta amazônica. Vem conferir e se encantar!


Juma Amazon Lodge: proposta sustentável em meio à floresta amazônica

A paisagem rústica, o contato com a natureza e a beleza ao seu redor fazem do Juma Amazon Lodge um lugar único.

Construído em terra firme sobre palafitas, método necessário para atender a época da cheia do rio, ele é totalmente integrado à Floresta Amazônica. Os materiais usados na construção são abundantes na região, criteriosamente extraídos da própria floresta, usando o mesmo processo utilizado pelos ribeirinhos em suas casas.

Manaus
Estrutura de palafitas do Juma Amazon Lodge. Na época da cheia do rio a água chega lá em cima! Foto: @nandahudson

Várias ações são pensadas para minimizar ao máximo o impacto no meio ambiente, como energia solar, aquecimento solar de água, sistema de tratamento de esgoto, reciclagem, palestras educacionais e mais.

Onde fica o Juma Amazon Lodge?

O Juma está localizado a mais ou menos 100km da cidade de Manaus, em uma área preservada de 7 mil hectares, no município de Autazes. Ele fica no Rio Juma, um afluente do Rio Negro.

Como chegar no Juma Amazon Lodge?

Você não vai precisar se preocupar com o transporte, pois está incluído no preço do pacote do Juma. A equipe entrará em contato com você para organizar os transfers. Eles poderão te pegar no seu hotel, no aeroporto ou qualquer lugar de Manaus, sem custos adicionais.

O trajeto é um pouco longo, com duração de 3h. O trecho 1 demora 45 minutos partindo em uma lancha do Porto de Manaus até a Vila do Careiro. Em seguida, pegamos uma van e andamos mais 1h por uma estradinha com cara de interior (quando está na época das cheias, eles fazem uma parada para os hóspedes verem vitórias régias). O último trecho é de lancha novamente, percorrendo as águas do Rio Maçarico até chegar no Rio Juma.

O trajeto é um pouco cansativo, mas bem bonito e interessante! E o melhor é não precisar se preocupar com nada, tudo muito bem organizado e equipe simpática e prestativa!

Quantos dias ficar no Juma Amazon Lodge?

Escolhemos o pacote de 3 noites no Juma, e adoramos! Achamos que foi a escolha certa de dias: pudemos fazer todos os passeios com calma, tivemos um tempinho entre um passeio e outro para descansar e aproveitar mais o hotel e pudemos nos conectar totalmente com a natureza durante esses dias <3

Eles também oferecem pacotes mais curtos, de duas noites e também mais longos, de cinco dias, onde você pode dormir no meio da selva e ter uma experiência ainda mais selvagem.

Qual é a melhor época para se hospedar no Juma Amazon Lodge?

A temperatura na região do Juma é sempre quente, devido à proximidade com a Linha do Equador, ficando em torno dos 27 graus.

A região pode ser visitada durante todo o ano – e pode ter certeza que você terá uma experiência diferente e verá paisagens inéditas toda vez que for até lá. Isso porque o nível do rio muda bastante durante as estações, que são divididas em duas: inverno amazônico (estação da cheia) e verão amazônico (estação da seca).

Estação da cheia

O inverno amazônico ocorre entre os meses de dezembro a junho, enquanto o período de cheia dos rios vai de março à agosto. O nível da água chega aos 15 metros durante estes meses e configuram a época ideal para visitar os igapós, como são conhecidas as terras inundadas. As palafitas que sustentam o hotel ficam totalmente cobertas pelo rio, deixando a paisagem linda!

Juma Amazon Lodge
Reflexo maravilhoso no Rio Juma. Foto: @nandahudson

Estação da Seca

Já o verão amazônico ocorre entre julho e novembro, que é o período de estiagem. Entre setembro e fevereiro o nível dos rios está baixo e a região passa pela estação da seca.

Visitei o Juma no mês de novembro e pude ver as palafitas do hotel totalmente descobertas, algumas ilhas ao longo do rio e muitos animais! Essa é a melhor época para pesca e para a focagem de jacaré.

A Amazônia possui clima tropical e, como você pode imaginar, chove bastante. Durante os 3 dias que estive no Juma, choveu apenas na última noite, sem atrapalhar nenhum passeio. O nosso guia disse que entre os meses de dezembro e fevereiro chove muuito, então a dica é evitá-los!


Como são os quartos do Juma Amazon Lodge?

O Juma Amazon Lodge possui 21 bangalôs, sendo 8 com vista para a floresta, 12 com vista para o rio e um panorâmico.

Os bangalôs com vista para a floresta ficam próximos da recepção e do restaurante. Eles se parecem com casinhas, bem pertinho umas das outras. Acredito que é uma boa opção para famílias que vão com crianças ou idosos que querem estar mais perto da área central do hotel, caso precisem de alguma coisa.

Nosso bangalô no Juma! Foto: @nandahudson

Já os bangalôs com vista para o rio ficam mais afastados e foram construídos com o intuito de se integrarem à natureza. O nosso era o número 17 e tínhamos que fazer uma boa caminhada para chegar no restaurante. O legal desses bangalôs é que eles  são bem afastados uns dos outros.

Juma Amazon Lodge
Apreciando a natureza maravilhosa do Juma Amazon Lodge. Foto: @nandahudson

E o bangalô panorâmico é puro luxo, com 32m² de área! Ele é super espaçoso, privativo e diferente. Tem uma porta própria, no meio dos decks (veja a foto abaixo) e até um chuveiro para se refrescar do lado de fora. Isso sem contar a varanda panorâmica com visual completo para o rio. Deve ser uma experiência incrível hospedar-se nele!

Juma Amazon Lodge
Na porta da Suíte Panorâmica! Foto: @nandahudson

Pode esquecer televisão, frigobar, ar condicionado e secador. Se hospedar no Juma significa estar 100% em contato com a natureza e respeita-la. Nada de secador ou ar condicionado, ali a energia é guardada apenas para o necessário. E você também não precisará de uma TV, podendo ver milhões de estrelas antes de dormir.


Como é a área de lazer do Juma Amazon Lodge?

Além dos passeios propostos pelo hotel (leia abaixo), o Juma Amazon Lodge uma boa estrutura de lazer para entreter os hóspedes. Confira a seguir:

Piscina de Rio

A piscina do Juma Amazon Lodge é super autêntica, possibilitando a interação dos hóspedes com o rio com segurança. Isso porque não é muito seguro mergulhar no rio – há jacarés, piranhas, antas… E por aí vai!

Mas calma, isso não quer dizer que você vai mergulhar no rio e vai sair de lá mordido por uma piranha. É claro que os animais tem medo da gente e se afastam, mas tenho certeza que você não vai ficar relaxado durante o seu mergulho, né?

Juma Amazon Lodge
De boa dando um mergulho na Piscina do Juma! Foto: @nandahudson

A piscina do Juma é toda cercada por grades, possibilitando aquele mergulho bem tranquilo. Ela está no deck flutuante, que vai acompanhando a altura do rio ao longo do ano(há uma variação de 15 metros!). Ou seja: não importa a época que você for, a piscina estará sempre ali para você dar um mergulho especial!

No deck há também espreguiçadeiras onde você pode pegar um sol, ler um livro e apreciar a paisagem linda do Rio Juma!

Redário

O redário é um bangalô bem grande, com várias redes, perfeito para tirar aquele cochilo depois do almoço. Ele fica perto da recepção, mas afastado o suficiente para você ouvir apenas o barulho da natureza. É um lugar maravilhoso para relaxar bastante!

Deck

O deck construído em frente à recepção é um ótimo lugar para sentar e observar a linda paisagem do Rio Juma. Você pode sentar um pouco, pedir boas caipirinhas e trocar ideia com outros hóspedes. Depois do jantar sempre tinha algumas pessoas por ali conversando e curtindo a noite estrelada.


Como são as refeições no Juma Amazon Lodge?

Todas as refeições estão incluídas no pacote do Juma – até porque não tem nada ali por perto. O restaurante mais perto deve estar há 3 horas de distância. rsrs Então, sim, o Juma é um hotel de selva all inclusive.

A comida é muito gostosa! No restaurante é servido o café da manhã, o almoço e o jantar. Há também um lanche da tarde. Na recepção, você encontrará um lanchinho simples, com café, chá, bolo e pãezinhos às 17h, um pouco antes do jantar.

Horários das refeições

Outra informação legal de ser mencionada aqui, é que todas as refeições tem horários certinhos para serem servidas: o café da manhã é de 7h às 8h, o almoço é de 12h às 13h e o jantar de 19h às 20h.

Juma Amazon Lodge
Frutas típicas no café da manhã! Foto: @nandahudson

No começo, achei que seria ruim ter o tempo tão contadinho assim, mas entendi que isso é necessário para a organização dos passeios e também dos funcionários. Outro ponto super positivo é que, dessa forma, todos os hóspedes e guias almoçam juntos, então é mais uma forma de você se relacionar e conhecer pessoas super legais!

O café da manhã era bem caprichado, com muuitas frutas regionais, suco de frutas, café, chá, pães, bolos, ovo cozinho ou mexido, tapioca feita na hora e até aipim cozido! Que delícia começar o dia assim!

Já o almoço e o jantar eram parecidos, sempre com uma opção de peixe regional (comemos pirarucu e tambaqui!), uma opção de ave, uma de carne, uma massa e salada. Havia sempre suco de frutas e frutas para a sobremesa, além de uma sobremesa especial como pudim de tapioca ou mousse de maracujá.

Achei tudo muuito gostoso e caprichado. O gostinho era de comida de avó, sabe? Feita em casa, com carinho. E não sou só eu que achei tudo gostoso não! Ao olhar os comentários sobre o hotel no Booking, você encontra muitos hóspedes elogiando o serviço:

“A localização do hotel é exatamente como prometido: uma imersão na Floresta Amazônia. O caminho de ida/volta, apesar de longo, quase não é percebido pela beleza do local. O transfer foi pontual e bastante confortável. A comida, apesar de simples e sem muita variedade, é muito gostosa.” Veridiana em 28 de novembro de 2021.

“A localização do hotel é maravilhosa. O local é lindíssimo e os passeios, principalmente de barco, são deslumbrantes. O hotel é surpreendente, sobre palafitas e é muito bonito e bem cuidado. O restaurante é fantástico. A equipe é extremamente simpática e acolhedora. Excelente estadia.” Mírian em 06 de março de 2022.


Como são os passeios no Juma Amazon Lodge?

Confesso que achei que seria um pouco entediante ficar hospedada em um hotel de selva amazônica sem acesso à internet. Fui preparada com um livro para ler nas horas de tédio e – acredite se quiser – mal encostei nele! A programação do Juma é intensa. Não paramos um minuto!

Assim que chegamos no hotel junto com os demais hóspedes, haviam alguns guias nos esperando, que ficariam responsáveis por cada grupo. O nosso guia foi o Norberto, meio peruano, meio brasileiro, filho de índios que ainda moram no meio da floresta. Ele era caladão, na dele, mas dava para ver que ele sabia muito sobre a floresta.

Juma Amazon Lodge
Fazíamos todos os passeios em um barquinho como esse, com capacidade para até 10 pessoas. Foto: @nandahudson

O Norberto conduziu todos os passeios do nosso grupo, que era composto por mim, meu marido, 3 amigos alemães que estavam viajando juntos pelo Brasil e uma família de brasileiros com dois filhos pequenos, de 2 e 4 anos.

Nos sentimos seguros durante todos os passeios e aproveitamos cada minuto! Abaixo compartilho um pouco dessa experiência com vocês:

 

Focagem de jacarés

A focagem de jacarés acontece à noite, logo depois do jantar. Saímos em um barquinho com o nosso guia e um ajudante, que comandava o barco. O guia foi na frente com a lanterna, para focar nos jacarés.

O curioso é que, quando a lanterna foca no olho do jacaré, ele fica paralisado. Assim o guia consegue pegá-lo e trazê-lo para dentro do barco para que a gente possa observar. Doido né? Mas eu achei muito muito legal e interessante!

juma amazon lodge
Jacaré de 1,5 metros na mão do nosso guia. Ele era muito forte então precisou ter a boca amarrada. Em seguida, o guia o devolveu para o Rio. Foto: @nandahudson

Meu marido levou a lanterna dele e nós também ficamos focando os jacarés. Era curioso ver os pontinhos brilhando ao longo das margens do Rio. Sim! Tinham muitos jacarés, por toda parte!

O jacaré que o Norberto pegou tinha 1 metro e pouco. Ele disse que ele era bem forte e precisou de ajuda para segurá-lo. Pudemos observá-lo de perto e, logo depois, ele o devolveu pro Rio. Uma experiência bem legal e com zero perigo!

Pescaria de piranha

Outro passeio bem legal e diferente é a pescaria de piranhas, peixe super típico da região. O guia Norberto escolheu um lugar bem distante e bonito para pararmos o barco e pescarmos. Ele levou a isca e as varas, e nós ficamos ali brincando.

juma amazon lodge
Pescaria de Piranha no Rio Juma. Foto: @nandahudson

E fiquem tranquilos, a gente pesca e depois devolve os peixinhos pro rio. Ali, no mesmo lugar que paramos para pescar, vimos váários botos nadando livremente. Lindo!

Canoagem

Que delícia foi remar pelo Rio Juma nessa canoa super rústica! O guia foi na frente e nos mostrou várias curiosidades da vegetação, alguns animais como jacarés e também avistamos botos durante o passeio.

Canoagem no Rio Juma. Foto: @brenomadeira

Foi muito bom estar tão pertinho da natureza, com aquela paisagem linda do Hotel Juma na frente. As fotos não deixam mentir como era lindo aquele lugar!

Caminhada com picnic na floresta

O passeio mais esperado e também um dos mais interessantes! Eu estava super curiosa para saber como seria esse picnic na floresta – nossa cabeça já vai imaginando mil coisas né? Na minha, por exemplo, vinham aranhas, cobras, sapos… kkk! Mas, nada disso: o passeio foi super organizado e com uma ótima estrutura.

Fomos de barco até um ponto da floresta e de lá seguimos para uma trilha onde vimos muitas plantas e flores diferentes, paramos nessa árvore enorme e super imponente, conhecemos uma árvore chama de “telefone de índio” por ter o tronco oco, tiramos “leite” da árvore e vimos um sapo venenoso. O guia nos falou que nesse passeio é possível também ver espécies diferentes de macacos, tucanos..! Tem que dar sorte!

Juma Amazon Lodge
Abraçando uma árvore enorme que encontramos na caminhada! Foto: @nandahudson.

Depois de cansar bastante na caminhada, fomos para um gazebo que pertence ao Juma, e lá, tivemos uma estrutura ótima para almoçar. O outro guia já estava preparando o nosso churrasco de Pirarucu, Tambaquí, linguiça e frango, e estava um cheiro delicioso.

Juma Amazon Lodge
Almoço delicioso no meio da selva! Foto: @nandahudson

Sentamos nos banquinhos e comemos com um vista linda para a floresta. Esse com certeza é um dos passeios maaais imperdíveis que o Juma oferece, não deixe de fazer!

Nicolau e Anita – os macaquinhos do Juma

Se já não bastasse o hotel ser maravilhoso, construído em cima de palafitas, no meio da selva, você ainda tem a oportunidade de conviver durante alguns dias com dois macaquinhos muito gente boa: o Nicolau e a Anita.

Juma Amazon Lodge
Nicolau, o macaquinho mais sapeca da Amazônia! Foto: @nandahudson

Eles escolheram morar lá no Juma, já que adoram as frutinhas que ganham do pessoal da cozinha e também adoram o carinho dos hóspedes. Sim, eles são livres pra irem embora quando quiserem, mas parece que se apegaram e vez ou outra você pode encontrar a Anita descansando na rede do seu quarto.

juma amazon lodge
Anita comendo uma uva! Foto: @nandahudson

Você com certeza vai encontrá-los na porta do restaurante durante todas as refeições. Eles ficam ali esperando você se distrair pra atacar a sua comida! Falando nisso, é proibido alimentá-los, tá?


Quanto custa se hospedar no Juma Amazon Lodge?

Por toda a experiência que o Juma proporciona e levando em consideração tudo o que está incluído no pacote, o preço é justíssimo. O valor da diária custa, em média, R$4.000 para um casal. E estão incluídos: transfer,  refeições e todos os passeios com guia. Apenas bebida alcoólica fica de fora do seu pacote.

Confira o comentário feito no Booking pela Maressa, que se hospedou no Juma em maio de 2022:

Lugar incrível! Para quem gosta de natureza é o melhor lugar. As instalações são limpas, confortáveis, os guias são mega atenciosos, te acompanham o dia todo nos passeios, a comida é muito gostosa e todas as refeições são incluídas. É meio salgado mas vale cada centavo porque todos os passeios estão incluídos, a natureza ao redor é incrivel e você não tem de se preocupar com nada. É um dos hotéis floresta mais afastados de Manaus o que permite experimentar natureza mais intacta.



Como foi a nossa experiência no Juma Amazon Lodge?

Quer ver a nossa experiência no Juma Amazon Lodge em vídeo?! É só apertar o play! Aproveita e comenta se você gostou!


Dúvidas frequentes de quem busca hotel de selva em Manaus

Um hotel no meio da floresta amazônica é uma experiência completamente fora da nossa zona de conforto, né? Por isso, é super comum que várias dúvidas apareçam enquanto planejamos nossa estadia! Mas fique tranquilo! Estamos aqui para te ajudar!

Quanto custa uma diária em um hotel de selva Manaus?

Os valores das diárias em um hotel de selva no meio da floresta amazônica podem assustar de primeira, já que todas as diárias se encontram acima dos R$1.300, mas se você pensar que todos os hotéis de selva são all inclusive e você não irá gastar nadinha com alimentação, o valor já compensa né?

Além disso, a maioria dos hotéis de selva de Manaus possuem inclusos nesse valor o transfer e também os passeios para os rios e florestas. Não deixe de confirmar isso ao reservar.

Melhor hotel de selva Manaus

Se você está se perguntando qual é o melhor hotel de selva Manaus, saiba que o Juma, o Alta Vista e o Amazon Eco Park estão no TOP 3!

Hotel de selva em Manaus barato

Hotel de selva all inclusive


Pronto para se hospedar no Juma Amazon Lodge?

Espero que vocês tenham gostado do meu relato e que inspire a comprar a primeira passagem para Manaus agora mesmo, para viver essa experiência incrível e inesquecível que é se hospedar no meio da selva <3


Aproveite para ler também:

O que fazer em Manaus: 20 pontos turísticos e experiências imperdíveis para incluir no roteiro

Onde ficar em Manaus 2022: 20 melhores hotéis e pousadas

Iguana Tour é confiável? Confira nossa experiência e de outros viajantes no TripAdvisor e Reclame Aqui.


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

13 respostas

  1. Tô louca para ir a Manaus e, uma das minhas vontades, é ir para algum lugar próximo que seja assim nesse estilo… Adorei a dica, principalmente a piscina!!!

    1. A piscina é super charmosa, refrescante e protegida dos animais que vivem no Rio! Uma super experiência! 🙂

  2. Taí um lugar que nao tenho muita vontade de ir. AMO a flora, mas nao sou muito amiga da fauna. :S
    Ainda mais a fauna selvagem.
    Mas muita gente me pede esse tipo de dica, entao, agora já tenho pra dar. 😉

  3. Achei o conceito do lodge super interessante, acho que daria muito uso ao redário depois do almoço 🙂
    O barulho da floresta de noite é intenso?

  4. Nanda, você escreve muito bem e acredito que não exagerou. Fico feliz por você ter levado da nossa região maravilhosas lembranças no coração e compartilhar no seu blog. Sou nativa e trabalho com o turismo regional temos vários pacotes a disposição de nossos clientes. É uma satisfação recebe-los aqui e proporcionar experiencias encantadoras. Um abraço.

  5. Uau! que belo post, fazia tempo que não via um texto tão gostoso de ler e tão cheio de detalhe sobre a minha terra. Amei ver que você teve uma experiência prazerosa como essa ? Parabéns pelo blog e por ter escolhido Manaus, porque é uma cidade pouco conhecida pelo resto do Brasil e tão cheia de encantos.

    1. Que bom que gostou do post, Tharsila! O Juma é uma experiência incrível, vai muito além de uma hospedagem! Com certeza você vai gostar =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *