Uma das cidades mais importantes da região Norte do Brasil, Manaus é também conhecida como a “Paris brasileira”. Além de porta de entrada para a selva Amazônica, a capital do Estado está repleta de atrações bem interessantes.

E se você está planejando uma viagem para esse destino, vem comigo descobrir o que fazer em Manaus. Descubra aqui o que há de interessante para se fazer e conhecer na cidade e nos arredores.

Pronto para desvendar os segredos da capital manauara? Então embarque com a gente e fique por dentro das melhores dicas de Manaus.


Vale a pena conhecer Manaus?

SIM! Manaus é uma cidade com imenso potencial turístico. Sua cultura é riquíssima e a natureza da região é exuberante. E é claro que não podemos nos esquecer da culinária manauara. São tantas cores, texturas e sabores diferentes que cada mordida se tem uma nova descoberta.

Vale a pena incluir 1 ou 2 dias em seu roteiro antes de seguir viagem para a Selva Amazônica ou Presidente Figueiredo. Há muito o que fazer em Manaus!

pontos turísticos manaus
Teatro Amazonas. Foto: @gaiavani

Dicas de viagem Manaus

Manaus é um destino incrível e a cada dia vem sendo mais apreciado pelo turista brasileiro. A cidade viveu seu auge durante o ciclo da borracha e possui uma história riquíssima. No Centro Histórico é possível admirar as construções desse período. A cultura local é bastante diversa. Você percebe a influência de diversos povos, mas a presença indígena é forte e muito rica.

As paisagens são únicas. Os rios, igapós, praias e a floresta criam um cenário único. São tantos cenários bonitos que sua câmera vai voltar lotada de fotos dos pontos turísticos de Manaus.

Na cidade e em seus arredores você encontra atrações culturais, históricas e naturais. Todas surpreendentes e apaixonantes. E para você não perder nada de importante, temos algumas dicas preciosas para te passar. Veja só:

floresta amazônica manaus
Vista aérea da floresta amazônica. Foto: @gaiavani

Como chegar em Manaus

Sem dúvida, a melhor forma de se chegar em Manaus é por via aérea. O aeroporto de Manaus opera voos diários para diversas partes do país e do mundo e está a 14 km do centro da cidade.

Como se locomover em Manaus

Já para se locomover dentro da cidade, recomendo utilizar o transporte por aplicativo. É super tranquilo de pegar Uber na cidade.

Qual é a melhor época para visitar Manaus

O clima em Manaus se divide basicamente em duas estações: o verão e o inverno amazônico.

O inverno amazônico é a estação das chuvas e, pode até parecer confuso, mas coincide com o verão na região sudeste. Nesse período, fortes chuvas caem na região e o nível das águas pode subir em até 15 metros.

Conhecer as cachoeiras nessa época pode não ser a melhor das opções, pois o volume de água fica bem acima do normal e em muitas cachoeiras não será permitido banho. Por outro lado, não se preocupe com trombas d’águas, isso não ocorre na Amazônia.

cachoeiras presidente figueiredo
As cachoeiras mais incríveis do Amazonas estão em Presidente Figueiredo a menos de 2h de distância de Manaus. Foto: @gaiavani

Já o verão amazônico, que é o período das secas, acontece quando o nível da água baixa e formam-se ótimas praias de rio. As temperaturas aumentam e fica bastante calor entre junho e outubro. A incidência de mosquitos também é maior.

Mas afinal, quando visitar Manaus? No inverno você encontrará temperaturas amenas e incidência de chuva quase todos os dias. Já no verão você terá que conviver com o calor, mas terá mais dias de sol, além da oportunidade de curtir mais as cachoeiras.

Onde se hospedar em Manaus

A cidade conta com boas opções de hospedagem em diversos bairros. Em minha viagem, fiquei hospedada no Hotel Seringal. Ele fica bem no Centro Histórico e apresenta ótimo custo-benefício.

Por outro lado, se você prefere uma opção mais econômica, o Local Hostel é sempre bem recomendado. Já na categoria luxo, o Juma Ópera oferece quartos luxuosos para agradar até os clientes mais exigentes.

Procurando mais opções de onde ficar em Manaus? Temos um post bem completo pra você com os 20 melhores hotéis e pousadas! Não deixe de conferir!

onde ficar em manaus
A vista incrível da piscina do Hotel Juma Ópera! Foto: Divulgação Booking

Pontos turísticos de Manaus

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a cidade, chegou a hora de explorar os principais pontos turísticos de Manaus. Continue sua leitura para conhecê-los.

O que fazer em Manaus: Centro Histórico

No Centro Histórico se concentram importantes atrações da cidade. É uma excelente forma de revisitar o passado de Manaus e ver as influências que o ciclo da borracha deixou na capital.

01. Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é o local que melhor representa o que foi o auge do ciclo da borracha na região. Inaugurado em 1896, o local ainda hoje recebe diversos espetáculos semanalmente. Vale a pena conferir a programação para tentar assistir a algum concerto ou peça no deslumbrante salão principal.

Outra atividade imperdível é o tour guiado. É incrível observar a arquitetura do prédio com traços do renascimento. Alguns dos pontos altos da visita são o salão nobre e a cúpula.

teatro amazonas manaus
Teatro Amazonas. Foto: @gaiavani

No salão nobre há uma obra impactante, uma pintura de Peri salvando Ceci no clássico romance “O Guarani”, de José de Alencar. Já a cúpula em mosaico é uma bela homenagem à bandeira do Brasil e suas telhas esmaltadas vieram da Alsácia (França).

As visitas ocorrem de terça à sábado sempre das 9h às 17h. O valor do passeio é R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia entrada.


02. Igreja de São Sebastião

Bem pertinho do Teatro Amazonas, a Igreja de São Sebastião é um dos lugares para passear em Manaus pelo centro.

Ela foi construída em 1859, contudo, era apenas uma simples capelinha. Com o passar dos anos, a Igreja passou por reformas e hoje é uma das mais importantes da cidade.

Uma curiosidade é que os sinos da Igreja sempre tocam ao meio-dia e às 18h para lembrar a população de agradecer ao almoço e à janta.


03. Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Sem dúvida, visitar o Mercado Municipal foi uma das minhas partes preferidas da viagem. Eu simplesmente AMO apreciar todas as cores, texturas e sabores dos lugares por onde passo.

Ele fica às margens do Rio Negro e lá você encontra todos os produtos da região, incluindo comidas, artesanato e muito mais. Foi lá que eu tive a oportunidade de provar o tucumã, uma frutinha bastante comum na região e que é utilizado no famoso sanduíche regional chamado de x-caboclinho.

roteiro manaus
Castanhas da Amazônia in natura no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Foto: @gaiavani

04. Porto de Manaus

Seguindo nossa lista de dicas de Manaus, o Porto de Manaus é outro atrativo da cidade bem importante. Considerado o maior porto fluvial do mundo, já dá pra imaginar que ele é bastante movimentado, né?

Lá você verá os curiosos postos de combustíveis dentro rio e poderá presenciar a grande movimentação de barcos que chegam e partem para diversas partes da região Norte do país.

pontos turísticos de manaus porto de manaus
O Porto de Manaus é muito extenso!

05. Palácio Rio Negro

O prédio que outrora foi palacete de Karl Waldemar Scholz, um dos maiores barões da borracha de Manaus, hoje funciona como espaço cultural. O local é um dos lugares para passear com a família em Manaus.

No Palácio existem exposições abertas à visitação e você também pode aprender muito sobre a história da região. A visitação é gratuita e funciona de terça à sábado, das 9h às 17h.

 


O que fazer em Manaus: restaurantes

Essa programação intensa vai acabar abrindo o seu apetite, né? Então, nada melhor do que ficar por dentro dos melhores restaurantes em Manaus. Não deixe de saborear os deliciosos pratos típicos dessa culinária tão rica.

06. Banzeiro

Sem dúvidas, o melhor restaurante de comida regional de Manaus é o Banzeiro. O ambiente é agradável e decorado com artesanatos locais. E no cardápio, delícias como a costela de tambaqui, o pirarucu amazônico, pastel de pato, dadinhos de tapioca e muito mais. Os pratos são lindos e o sabor então, melhor nem comentar!


07. Tambaqui de Banda

Bem próximo ao Teatro Amazonas, o Tambaqui de Banda é outro restaurante imperdível! O ambiente é agradável e o atendimento é excelente. À noite ele fica bem disputado, tanto do lado de dentro, quanto nas mesas que ficam na calçada.

Além de um bom chopp gelado, no Tambaqui de Banda você prova deliciosos pratos regionais. Destaque para o tambaqui (carro chefe da casa), a moqueca, a isca crocante de pirarucu, o tacacá e o matrinxã com vinagrete.

melhores restaurantes manaus
O Tambaqui de Banda tem vista para o cartão postal da cidade: o Teatro Amazonas

08. Caxiri

Localizado em um casarão histórico, o Caxiri é um restaurante elegante e cheio de charme. Lá você consegue provar o melhor dos sabores da Amazônia. Utilizando ótimos ingredientes locais, os pratos são muito bem montados e enchem os olhos.

Recomendamos o tambaqui com pirão e legumes, a matrinxã assada e os peixes inteiros. Ah! As sobremesas também são imperdíveis! Uma melhor do que a outra.

restaurantes-manaus
Prato executivo com Pirarucu

09. Taberna do Chef Procópio

A Taberna do Chef Procópio foi um verdadeiro achado em minha viagem à Manaus. Ele fica meio escondido nas proximidades do Mercadão e é especializado em culinária regional. Os pratos são muito bem servidos e o preço é super acessível.

Eu experimentei a linguiça de tambaqui com farofa, banana e arroz, mas existem muitos outros pratos saborosíssimos no cardápio. Destaque para o caldo de piranha e pirarucu defumado com coco que é sempre muito elogiado.

onde comer em manaus
Restaurante simples, preço acessível e cardápio super interessante

10. Café Regional Priscila

Considerado um dos pontos turísticos de Manaus em Ponta Negra, o Café Regional Priscila é quase parada obrigatória para quem visita a cidade. O atendimento de primeira e pratos com os sabores únicos da Amazônia tornam o local muito procurado por turistas.

As tapiocas são famosas no cardápio e devo avisar que são gigantes! Você facilmente consegue dividir com outra pessoa. Lá também é o local ideal para você provar o famoso x-caboclinho.

restaurantes-manaus
Tapioca grande de banana da terra com queijo coalho no Café Priscila

O que fazer em Manaus: arredores da cidade

Saindo um pouco da cidade, você vai se deparar com a imensidão da Floresta Amazônica. Claro que também existem diversas atrações por lá, então veja o que fazer em Manaus nos arredores da cidade. Selecionei os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro.

11. MUSA

O Museu da Amazônia – MUSA é uma espécie de Jardim Botânico com diversas trilhas que levam a exposições e laboratórios experimentais de animais locais. Sem dúvida, é um dos passeios em Manaus para quem quer fugir do óbvio. E de brinde, há ainda uma torre de observação da floresta a 42m de altura de onde é possível tirar fotos incríveis.

O MUSA funciona diariamente, exceto às quartas. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, mas chegue antes das 16h, pois o portão fecha para entrada de novos turistas após esse horário. O ingresso custa R$30,00 e com trilha guiada o valor sobe para R$50,00.

o que fazer em manaus
MUSA. Foto: @gaiavani

> Confira o valor do ticket de entrada no MUSA


12. Conhecer o boto cor de rosa

Um dos símbolos da Amazônia é o boto-cor-de-rosa. E ter a oportunidade de conhecer esse animal fantástico certamente deve entrar na sua lista de o que fazer em Manaus.

passeios em manaus
Impossível não se apaixonar por esta criatura! Foto: @gaiavani

Normalmente as agências te levam de barco até pontos mais tranquilos do Rio Negro e lá você pode observar, alimentar e até nadar com os botos. Mas atenção, certifique-se de ir com uma agência que se preocupa com a preservação dos animais e que não estão ali apenas pela exploração turística. 

> Confira o valor do passeio para encontrar o Boto Cor de Rosa. 


13. Encontro das Águas

Dentre os principais pontos turísticos de Manaus, um que não pode ficar de fora do seu roteiro é o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. Enquanto as águas do Rio Negro são escuras, as do Rio Solimões são barrentas. Isso forma um verdadeiro espetáculo da natureza quando os rios finalmente se encontram.

encontro das águas manaus
Observar este fenômeno da natureza de pertinho é realmente incrível! Foto: @gaiavani

É possível observar o fenômeno do Mirante da Embratel no bairro Colônia Antônio Aleixo ou então fazer o tour de barco até o ponto exato do encontro. Eu, particularmente, prefiro o passeio de barco, já que você pode colocar a mão na água e sentir até a diferença de temperatura de cada lado.

> Confira o valor do passeio de barco para ver o Encontro das Águas


14. Visitar uma comunidade indígena

Se você vai a Manaus não vai perder a chance de conhecer uma comunidade indígena, né? É muito interessante poder conhecer mais da vida dos povos indígenas e aprender sobre sua cultura.

o que fazer em manaus arredores
É muito interessante visitar povos indígenas e conhecer um pouco de sua cultura. Foto: @gaiavani

Algumas aldeias nos arredores de Manaus são abertas à visitação. Chegando na aldeia, você será convidado a apreciar e participar de danças, experimentar suas comidas, fazer pinturas corporais e conhecer o artesanato indígena.

> Confira o valor do passeio para visitar uma comunidade indígena


15. Parque Ecológico Janauari

Considerado um dos principais parques ecológicos do Amazonas, o Janauari é um dos principais pontos turísticos de Manaus.

A área de preservação conta com mais de mil hectares e engloba terra firme, igapós e várzeas. Você pode fazer os passeios de barco que duram o dia inteiro. No entanto, esses passeios precisam ser agendados com as agências de turismo receptivo de Manaus.

 


O que fazer em Manaus: hotel de selva

Para uma experiência de total imersão na selva, muitos turistas optam por dividir sua estadia entre o centro de Manaus e os chamados hotéis de selva. A seguir, separei 3 que tenho certeza de que vão te deixar doido/a para viver essa experiência.

16. Amazon Mutuca

O Amazon Mutuca é um hotel localizado na margem esquerda do Igarapé Tucumã e é uma ótima oportunidade de ter uma experiência única de hospedagem em meio a selva.

Os chalés podem ser tanto em terra firme quanto sob o rio. Todos possuem varanda com vista para o rio. Nos arredores do hotel é possível fazer trilhas e passear de canoa. O café servido diariamente é repleto de delícias tradicionais.

pontos turísticos de manaus hotel de selva
Amazon Mutuca Lodge. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias (casal) a partir de: R$2.200 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 9,0 / 01 avaliação


17. Dolphin Lodge

Às margens do Rio Mamori e a cerca de 120km de distância de Manaus, o Dolphin Lodge é um refúgio de tranquilidade.

As acomodações são ótimas, com bastante luz natural e uma vista espetacular do rio. Diversas atividades podem ser praticadas nos arredores do hotel, dentre elas o pesque e solte. Uma área de descanso com redes fica à disposição do hóspede.

hoteis de selva em Manaus
Dolphin Lodge. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias a partir de: R$1.900 – VER PREÇOS
  • Café da manhã, almoço e jantar inclusos
  • Nota geral dos hóspedes: 9,3 / 128 avaliações

Avaliação em destaque:

“O lugar é maravilhoso! O bangalô muito aconchegante. O staff é de uma delicadeza impressionante. Fiquei com um guia espetacular, o DJ, rapaz muito experiente na floresta, pescaria, e soube captar exatamente os passeios que eu queria fazer. Recomendo pernoitar no acampamento na floresta. Os sons da natureza são curativos. Sobre a comida é simples mas muito saborosa, as refeições são bem completas e frescas. A caipirinha da Elsa é imperdível! Sugiro a de cupuaçu. Essa foi uma viagem maravilhosa. Recomendo mil vezes esse lugar.” Claudia em 10 de abril de 2022.


18. Alta Vista Amazon Lodge

Já no Alta Vista Amazon Lodge, os quartos ficam num nível acima da beira do rio, criando uma vista única e especial. Ele fica em Manacapuru a cerca de 110km de Manaus e oferece transfer gratuito do aeroporto ao hotel. Na área externa o hóspede conta com restaurante, bar e jardim.

pontos turísticos de manaus alta vista amazon lodge
Alta Vista Amazon Lodge. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$1.800 – VER PREÇOS
  • ALL inclusive
  • Nota geral dos hóspedes: 9,7 / 34 avaliações

Avaliação em destaque:

“A família dona do hotel é muito acolhedora (sr. Milton, dona Maria e Danilo) contribuindo muito para o bem estar de todos os hóspedes, nos fazendo sentir muito bem vindos . Refeições deliciosas, conversas muito agradáveis e passeios diários no rio Manacupuru tornaram a estadia inesquecível. Danilo demonstra ter muito conhecimento sobre a região e as espécies de animais. Sr. Milton também sempre traz muitas histórias sobre a cultural local. A hospedagem é muito bem cuidada e as preguiças que se alimentam aos arredores tornam tudo mais especial. Os passeios são realizados sem interferências ao habitat e respeitando sempre os animais.” Alisson em 29 de janeiro de 2020.



O que fazer em Manaus: cruzeiro fluvial

Já o cruzeiro fluvial é a oportunidade de conhecer a Amazônia de um outro ângulo. Existem duas empresas principais que operam esse tipo de experiência. Veja só:

19. Iguana Tour

Recentemente, a Iguana Turismo lançou um passeio de barco de 3 dias pelo Rio Negro que eu tive a oportunidade de testar e adorei! Além de pontos de banho de rio, nadar com os botos e observar as belezas da selva, você ainda passa uma noite em um acampamento no meio da selva!

cruzeiro fluvial amazônia
Cruzeiro fluvial Iguana Tour. Foto: @gaiavani

Foi uma experiência incrível e um verdadeiro misto de emoções. Poder adentrar a floresta e ver toda a riqueza que ela possui tão de perto é algo que todos deveriam ter a oportunidade de fazer.

Você pode fazer uma cotação diretamente com a Iguana Tour via Whatsapp. Nós conseguimos um cupom de 5% de desconto para nossos leitores! Não esqueça de falar que viu o contato deles aqui no Mala de Aventuras para garantir seu voucher! Isso nos ajuda a manter parceiros incríveis para suas próximas viagens! <3


20. Iberostar

Com uma pegada mais luxuosa, a Iberostar oferece um cruzeiro 5 estrelas pelos rios amazônicos. Os pacotes possuem de 3 a 7 dias e as acomodações são bastante confortáveis.

O Grand Amazon dispõe de restaurantes, piscina, sauna e diversas outras comodidades.

cruzeiros fluviais na amazonia
Cruzeiro Iberostar. Foto: Divulgação Booking

Dicas de roteiro em Manaus

E que tal agora pegar algumas dicas de roteiro em Manaus? Montamos 3 opções para 1, 2 ou 3 dias na capital do Amazonas.

O que fazer em Manaus em 1 dia

Em primeiro lugar, se você vai embarcar em um cruzeiro fluvial ou vai para um hotel de selva e deseja saber o que fazer em Manaus em 1 dia, recomendo ficar pelo Centro Histórico. Lá você encontra os principais pontos turísticos Manaus, então pode partir para seu próximo destino em seguida.

O que fazer em Manaus em 2 dias

A seguir, veja a sugestão de o que fazer em Manaus em 2 dias:

  • Dia 01: Tour pelo Centro Histórico + Mercado Municipal e Porto de Manaus.
  • Dia 02: Encontro das águas + Reserva Janauari.

O que fazer em Manaus em 3 dias

Por fim, vejamos o que fazer em Manaus em 3 dias e aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer.

  • Dia 01: Tour pelo Centro Histórico + Mercado Municipal e Porto de Manaus.
  • Dia 02: MUSA + mergulho com os botos.
  • Dia 03: Encontro das águas + Reserva Janauari.
parque janauari manaus
Parque Janauari. Foto: @gaiavani

Perguntas frequentes de quem pesquisa o que fazer em Manaus

Muitos seguidores e leitores me perguntaram “Onde passear em Manaus? O que há para fazer à noite? Existem passeios românticos na região?”. Juntei essas e outras perguntas mais frequentes para responder aqui e ajudar você a planejar sua viagem.

Quantos dias em Manaus?

Para conhecer apenas a capital, recomendo que você separe 2 ou 3 dias. Contudo, caso deseje uma experiência diferente, como se hospedar na selva ou fazer um cruzeiro fluvial, separe entre 5 e 7 dias. Uma dica interessante também é usar Manaus como base e fazer daytours para conhecer a região.

pontos turísticos de manaus centro
A região central de Manaus vista do alto

Guia turístico em Manaus

Quem me levou para conhecer as melhores atrações da cidade e mesmo os lugares escondidos em Manaus foi a Iguana Turismo. Eles possuem mais de 25 anos de experiência na região e promovem viagens inesquecíveis por Manaus e pela selva.

#DicaDaGaia: nossos leitores têm 5% de desconto na Iguana Tour! Basta entrar em contato com eles via Whatsapp e dizer que pegou a dica aqui no Mala de Aventuras! O serviço oferecido por eles é excelente!

Lugares para passear a noite em Manaus

Ao contrário do que muitos pensam, a noite em Manaus costuma ser bem agitada. Existem diversos bares para conhecer e se divertir. Alguns mais famosos são o Bar do Armando, a Casa do Pensador e o bar O Chefão.

Lugares românticos em Manaus

Quer surpreender seu amor com uma noite romântica? Alguns restaurantes na cidade têm a atmosfera perfeita para um jantar à dois perfeito. Um deles é o La Famiglia, com decoração a base de luz de velas. O Belle Époque também faz sucesso entre os casais.

Lugares para ver o pôr do sol em Manaus

O belo momento de ver o sol se pôr no Rio Negro pode ser apreciado de alguns pontos da cidade. Um deles é a Praia de Ponta Negra. A Ponte do Rio Negro também é um dos lugares para ver o pôr do sol em Manaus bastante conhecido.

dicas de manaus
Um dos lugares mais procurados para o pôr do sol em Manaus. Foto: @gaiavani

Lugares para passear com a família em Manaus

Por fim, quem está viajando com os pequenos precisa incluir no roteiro alguns lugares bem legais. As crianças vão adorar!

  • Zoológico do CIGS
  • MUSA
  • Praia de Ponta Negra
  • Visitar as comunidades indígenas

Pronto para viajar para Manaus?

Agora vai ficar mais fácil planejar sua viagem para Manaus, né? Se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que vamos te ajudar.


Continue planejando sua viagem por Manaus:

Manaus: as melhores dicas para planejar a sua viagem

Onde comer em Manaus (+ dicas de comidas regionais)

Onde ficar em Manaus 2022: 20 melhores hotéis e pousadas

Iguana Tour é confiável? Vale a pena contratar?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

1 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *