Se você está planejando uma viagem para conhecer os Lençois Maranhenses, não pode deixar de incluir ao menos 3 dias no roteiro para conhecer Atins – um pequeno vilarejo pé na areia, point do kitesurf e cercado por dunas e lagoas incríveis. É lá em Atins que está o maravilhoso La Ferme de Georges, um Hotel Boutique charmosíssimo super conectado com a natureza local. Veja nesse post como foi a nossa experiência!

La Ferme de Georges

O hotel boutique La Ferme de Georges pertence a um casal gringo (um francês e uma belga) que se apaixonaram pela região, compraram um terreno e construíram o hotel com todo cuidado e carinho.

A beleza da natureza serviu de inspiração para o arquiteto e o designer do La Ferme – eles usaram materiais típicos da costa brasileira para construir os chalés. Madeira local, tijolo e palha são a base de todas as construções, que são lindas e de muito bom gosto.

A propriedade fica perto do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, uma área de 1.500km² de dunas e lagoas pouco explorada turisticamente, com uma beleza sem igual. Os hóspedes do La Ferme buscam exatamente isso: contato com a natureza, paisagens de tirar o fôlego e uma hospedagem que oferece experiências inesquecíveis.


Onde fica

O La Ferme de Georges fica no vilarejo de Atins, a 5h do aeroporto internacional de São Luis, no Maranhão.


Como chegar

Para chegar até lá é preciso ir de carro até Barreirinhas (247km) e depois pegar um barco para navegar pelo Rio Preguiça até Atins (1h30). O transfer até o hotel não está incluído no valor da diária, mas eles indicam bons motoristas para fazer o trajeto.

rio preguiça no maranhão
Navegando no Rio Preguiça em direção a Atins

Montamos o nosso roteiro para não precisar fazer essa viagem longa de uma vez só – ficamos duas noites em Barreirinhas para conhecer as lagoas da região e, no terceiro dia, fizemos o passeio pelo Rio Preguiças, parando em pequenas praias e comunidades do caminho. No final do passeio, outro barco nos levou até Atins, onde ficamos por 3 noites.

Mas se você quiser ir direto, todo o trajeto deve durar em média 5h – é longe, mas vale a pena demais chegar nesse paraíso!


Veja também: Chapada das Mesas + Lençois Maranhenses: roteiro de 10 dias


Acomodações

O La Ferme de Georges possui 9 chalés espalhados pelo enorme terreno da propriedade. Todos eles foram planejados para aproveitar ao máximo a brisa fresca e a ventilação natural – não tem ar condicionado em nenhum deles!

chalé dunas
Chalé Dunas, no incrível La Ferme de Georges!

A experiência de não ter ar condicionado e dormir com a brisa fresquinha da natureza foi muito parecida com a que vivenciei no Juma Amazon Lodge, hotel de selva que me hospedei na Amazônia em 2017.

O ventilador de teto e o de chão dão uma trégua no calor. Para evitar mosquitos, todos os chalés tem um mosquiteiro ao redor da cama, que fazem muito bem o seu papel.

Cama La Ferme de Georges
Cama maravilhosa e o mosqueteiro em volta!

Os chalés são equipados com cama king size 2M (maravilhosa, por sinal!), 2 sofás-cama, chuveiro quente e pias duplas, cofre e frigobar. Nada de televisão, o que importa aqui, é se conectar com a natureza!

banheiro do hotel la ferme de georges
Pia dupla no banheiro do nosso chalé!

Todos os chalés são separados pela vegetação, totalmente privativos. Há uma rede na varanda e um sofázinho perto da porta, perfeito para observar as estrelas e relaxar depois de um dia de passeio.

São várias categorias de chalés – nos hospedamos no Chalé Dunas e adoramos a experiências. Há também o Chalé River, que acomoda até dois casais e o Chalé Árvores, que é incrível e parece uma casa na árvore. Do segundo andar do chalé, você pode ver as dunas e lagoas de longe. Imagina o pôr do sol visto dali?


Clique aqui para fazer a sua reserva através do Booking!


Área externa

Além de curtir bastante o chalé rústico e romântico do La Ferme de Georges, reserve um tempo para aproveitar a área externa também. Piscina, restaurante, barzinho e um lounge com revistas, livros e jogos esperam por você!

área externa la ferme de georges
Entrada da área social do La Ferme de Georges

Piscina

A piscina do La Ferme de Georges foi inaugurada em Setembro de 2018, bem na época que estávamos lá! Fomos um dos primeiros a estreá-la e claro que aproveitamos para tirar fotos aéreas com o drone para registrar o momento.

Piscina hotel La Ferme de Georges
Foto aérea da piscina do hotel // foto: @mountain_drone

A obra ainda não estava 100% pronta – faltava a parte da decoração e alguns últimos ajustes. A gerente nos contou que é muito complicado fazer qualquer tipo de obra por lá, por conta do deslocamento dos materiais. É longe, né?

piscina la ferme de georges em atins
Aproveitando a piscina delícia do La Ferme de Georges!

Vale a pena tirar um tempinho do seu dia para se refrescar na piscina e relaxar em uma das espreguiçadeiras. Os dálmatas fofos e curiosos que vivem na propriedade com certeza vão aparecer durante o seu mergulho!


Bar e Restaurante

O La Ferme de Georges conta com um bar e um restaurante na sua área externa, perto da piscina. O bar funciona durante o dia e é gerenciado por um italiano – você pode consumir drinks especiais, massas e petiscos.

restaurante la ferme
Área externa do Restaurante! // foto: georges.life

No café da manhã e no jantar, as refeições são servidas no restaurante que leva o mesmo nome do hotel. Apenas a primeira refeição está incluída na diária. Para o jantar, todos os pratos são cobrados a parte.

Eu fiquei apaixonada pelo café da manhã do La Ferme de Georges – não dava para parar de comer e a gente quase perdia a hora de todos os passeios por conta disso! Pão feito na hora, frutas, sucos, bolos, geléias, pastinhas e um ovo mexido francês sem igual me conquistaram. Tudo muito gostoso, fresco e saboroso.

Café da manhã maravilhoso do La Ferme de Georges

Falando em fresco e saboroso, todos os ingredientes usados na cozinha do restaurante são orgânicos e a maioria colhidos na hortinha do hotel. A inspiração dos pratos vem da cozinha internacional, mas sempre usando os ingredientes da estação.

jantar no restaurante do hotel
Massa caseira recheada com espinafre e saladinha de folhas para acompanhar!

Jantamos no restaurante La Ferme de Georges um dia e escolhemos uma massa muito gostosa. A minha era recheada com espinafre e vinha acompanhada de uma saladinha de folhas. Para a sobremesa, uma torta de chocolate maravilhosa!

sobremesa no restaurante la ferme de georges
Tortinha de Chocolate com sorvete

Veja também: Restaurantes em Atins: onde comer no pequeno vilarejo dos Lençois Maranhenses


Fórum

Eles chamam de fórum a área social da propriedade – onde está a recepção e tem muitos sofás e redes espalhados, com revistas, livros, jogos e outros entretenimentos.

área externa do hotel
Redes espalhadas na área social do La Ferme de Georges

Ah! Muito importante citar a internet né? Atins é um vilarejo bem distante do centro de qualquer cidade maior, então o sinal de internet e celular por lá é escasso. O hotel conta com internet via satélite, e o melhor ponto de sinal é no fórum.

Antes e depois do jantar pode esperar encontrar muitos hóspedes espalhados nos sofás com o celular na mão. É a hora boa pra atualizar as redes sociais e se comunicar com a família!


Quando ir?

A melhor época para conhecer os Lençois Maranhenses e consequentemente Atins é de Junho a Outubro, quando as lagoas estão cheias de água, a chuva já deu uma trégua e os dias de céu azul são mais constantes.

Atins Lençois Maranhenses
Encontro da lagoa com o mar de Atins!

Fomos em Setembro de 2018 e achamos a época muito boa: dias lindos de sol e céu azul e lagoas cheias o suficiente para aproveitarmos bastante. Também era temporada de kitesurf – vimos muitos praticantes na praia de Atins, navegando pra lá e pra cá! Se você curte o esporte, vale a pena praticar por lá!


Veja também: O que fazer em Atins: 7 passeios para incluir no seu roteiro


Quantos dias

Recomendo que você fique no mínimo duas noites no La Ferme de Georges para ter uma boa experiência no hotel. Se puder, fique de 3 a 4 dias, é o ideal para você fazer os passeios em Atins e ainda tirar um tempo maior para aproveitar ao máximo o hotel.


Quanto custa se hospedar no La Ferme de Georges

O valor da diária do Chalé Dunas, para duas pessoas, é R$950 na baixa temporada. Já o Chalé Árvores, que é maior, custa R$1.500.

Chalé Dunas
Chalé Dunas no La Ferme de Georges

Você encontra opções mais em conta em Atins, como a Pousada Jurará e a Pousada Céu  Aberto, mas, posso garantir que é difícil encontrar a experiência, o cuidado e o capricho do La Ferme de Georges em outros hotéis. É o tipo de hospedagem perfeita para quem não quer apenas um quarto para dormir, e sim uma imersão na natureza!

Recomendo o La Ferme de Georges para casais que vão comemorar alguma data especial, como aniversário de namoro, noivado ou até lua de mel. O capricho dos detalhes e clima romântico dos chalés são perfeitos para essas ocasiões!


Mais informações

  • Além de reservar um tempo para aproveitar o chalé do hotel e a piscina, faça os passeios principais para conhecer Atins! Conhecer as lagoas do Canto de Atins, andar de quadriciclo pelas dunas, andar à cavalo e ver o pôr do sol na praia são só alguns dos passeios imperdíveis por lá!
  • Nos disseram que não haveria sinal nenhum de celular no vilarejo, mas conseguimos sinal da Vivo em alguns pontos! Wifi é realmente escasso – nos locais que tem, é internet via satélite, então as vezes o sinal é bom e as vezes não!
  • Leve dinheiro em espécie, pois lá não há caixa eletrônico e você pode precisar de dinheiro em algumas situações. Achamos que nenhum lugar aceitaria cartão, mas nos restaurantes principais e nos hotéis, aceitam sim.

Se você está procurando mais opções de hospedagens em Atins, veja o post: 10 pousadas charmosas em Atins


Quando você faz a sua reserva através dos links do blog, você está nos ajudando a deixá-lo ativo e sempre atualizado! Aproveite e clique aqui para fazer a sua reserva!


Você também pode gostar de ler:


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *