Você também sempre se surpreende com as belezas naturais do Brasil? Uma de nossas últimas aventuras desbravando nosso país foi Mambaí (Goiás), uma pequena cidade no interior goiano com diversas trilhas, cachoeiras e outras atividades de ecoturismo.

Essa é a viagem perfeita para quem curte estar em contato com a natureza em um lugar ainda pouco explorado. Neste post você encontrará todas as informações para você planejar o seu roteiro por Mambaí: onde fica e como chegar, a melhor época para ir, onde se hospedar, os melhores passeios e outras dicas!

Essa viagem foi decidida de última hora e foi realizada em um feriadão. Mas se eu tivesse mais tempo para explorar Goiás, com certeza faria uma viagem de carro visitando outros destinos de natureza exuberante do estado: a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis. Se você tiver estes dias a mais, fica a dica!

01. Onde fica Mambaí (Goiás)

O aeroporto mais próximo de Mambaí é Brasília. Portanto, se você está saindo do Rio ou de São Paulo, fique de olho em promoções de passagens aéreas para o BSB (Aeroporto Internacional de Brasília). É possível encontrar voos por R$200 se você comprar com antecedência.

De Brasília à Mambaí, o tempo de estrada será de cerca de 4 horas. O ideal é alugar um carro para fazer este trajeto com tranquilidade e, também, para que você possa se locomover para os passeios.

Estradas de Goiás
Dica: alugue um carro

Caso você opte por transporte público, seguem algumas dicas que podem auxiliar o seu planejamento:

Há uma empresa que faz o trajeto Brasília x Mambaí. Anota aí: Real Sul. Outra opção é pegar um ônibus para Alvorada do Norte e de lá pegar outro ônibus com destino a Mambaí. Este passa por volta das 18h em diante. Empresas de ônibus que param em Alvorada do Norte: Real Expresso, Rápido Federal, Novo Horizonte.

*Não podemos confirmar com certeza o trajeto de ônibus. As informações que compartilhamos aqui com vocês foram baseadas no que moradores locais de Mambaí nos sugeriram.

Curte ecoturismo? Confira esse roteiro de 10 dias pela Chapada das Mesas + Lençóis Maranhenses.

02. Melhor época para visitar Mambaí (Goiás)

Procure evitar os meses de Novembro a Abril, pois é a época das chuvas e a probabilidade de você não conseguir realizar determinados passeios por conta do nível da água é grande. Além disso, um dos principais passeios de Mambaí (Goiás) são os Poços Azuis, que ficam turvos com as chuvas.

O ideal é buscar os meses mais secos, entre Maio e Outubro. Nós fomos em Setembro e encontramos céu limpo, temperaturas amenas e noites estreladas! Aliás, para quem curte fotografia noturna, prepare câmera e tripé, porque vale a pena gastar algumas horinhas observando as estrelas.

03. Onde se hospedar em Mambaí (Goiás)

Hotel em Mambaí
Hospedagem em Mambaí

Uma opção de pousada bem legal é a Mambaí Inn, principalmente, por ser bem localizada, já que fica em uma área bem sossegada da cidade. Os chalés são bem confortáveis e espaçosos. Mesmo sendo bem simples é um lugar agradável, bem acolhedor e a equipe que trabalha lá é nota 10.

Para quem quer economizar e estar ainda mais em contato com a natureza, nós indicamos o camping Luar Encantado. Além da paisagem que é sensacional, com um riacho ao fundo, as instalações são excepcionais. Tem cozinha coletiva, banheiros com água quente, wi-fi e até piscina. Você também pode optar por incluir ou não o café da manhã.

04. Passeios imperdíveis em Mambaí (Goiás)

A maioria dos passeios em Mambaí (Goiás) necessita de guia. Por isso, já deixamos aqui a dica da empresa que contratamos todos os passeios: a Cerrado Aventura. Eles foram bastante atenciosos e nos auxiliaram em toda a pré-viagem, inclusive com dicas de hotéis e restaurantes.

Paraíso do Cerrado

Cachoeira Paraíso do Cerrado
Cachoeira Paraíso do Cerrado

A Cachoeira Paraíso do Cerrado tem um poço enorme e é uma delicia para nadar. Ela fica localizada em um município vizinho, chamado Damianápolis. Saindo do Centro de Mambaí, são cerca de 40 minutos até você chegar no início da trilha. Depois de pagar a entrada, que custa R$10 por pessoa (ela fica em propriedade privada), é só descer por uma trilha que leva cerca de 15 minutos.

O ideal é conhecer essa cachoeira entre 11h e 15h, pois a partir das 16h já começa a escurecer e a água já não fica tão clara e verdejante sem a incidência do sol. Eu cheguei por volta das 16h e o sol já tinha começado a se esconder. Ela continuou sendo uma bela cachoeira, mas aconselho você a chegar mais cedo para aproveitar o dia.

OBS: esta cachoeira não necessita de guia.

Poços Azuis

Poço Azul, Mambaí
Poço Azul, Mambaí

Essa trilha requer guia e disposição, que são recompensados ao chegar em três poços de coloração azul esverdeada muito lindos! A trilha é considerada de nível médio e leva cerca de 1:30h.

Outra atividade legal que pode ser combinada com a visita aos Poços Azuis é a tirolesa de 320m de comprimento e 102m de altura que fica no mesmo terreno.

Leia mais sobre o Poço Azul de Mambaí neste post completo sobre este passeio.

Rapel na Cachoeira do Funil

Rapel na Cachoeira do Funil
Rapel na Cachoeira do Funil

Para os mais aventureiros, esse rapel é imperdível! Vá na parte da manhã e garanta um visual incrível com direito a arco íris. Aliás, tem um post completo com todas as informações sobre esse passeio para a Cachoeira do Funil aqui no blog.

É possível também fazer um pêndulo na cachoeira. E depois de experimentar uma boa dose de adrenalina, nada como relaxar nos poços da Cachoeira do Funil.

Cachoeira do Alemão

Cachoeira do Alemão
Cachoeira do Alemão

A Cachoeira do Alemão é acessível por uma trilha leve, que não leva mais do que 10 minutos. A cachoeira tem uma queda deliciosa e mais parece uma prainha no cerrado. O fundo é de areia e a água é quentinha, ou seja, uma delicia para nadar!

Para chegar até lá, é necessário o acompanhamento de um guia, pois ela fica em propriedade privada.

Por do sol na divisa GO/BA

Por do sol no Cerrado
Por do sol no Cerrado

Uma dica que recebemos dos nossos guias foi ir até a estrada que marca a divisa entre os estados de Goiás e da Bahia. O lugar não tem nome nem marcação, mas com as direções que eles nos passaram, pudemos observar o sol se por lentamente em uma explosão de tons alaranjados no céu.

05. Checklist para a viagem

Embora as trilhas de Mambaí (Goiás) sejam de nível leve a médio, tem alguns itens que não podem faltar na sua mochila. Fizemos um checklist para te ajudar a lembrar de todos eles.

– Tênis ou bota para trilha
– Mochila de ataque
– Legging ou calça confortável para este tipo de atividade
– Blusa com filtro UV
– Boné ou chapéu
– Protetor solar
– Repelente
– Capa a prova d’água para o celular
– Saco estanque para itens valiosos, como carteira e cameras
– Bateria externa para o celular

Pronto para explorar Mambaí, em Goiás?

Depois de todas essas dicas, tenho certeza que você estará pronto para explorar esse pequeno paraíso de ecoturismo no interior de Goiás. E se ficar qualquer dúvida, é só deixar um comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo(a) a planejar a sua viagem =)


Outros destinos incríveis em Goiás:

Conheça o Caminho de Cora Coralina

Roteiro Chapada dos Veadeiros: sugestões para 3, 5 ou 7 dias de viagem

Roteiro de um final de semana em Pirenópolis


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

8 respostas

  1. Preezados

    Qual a melhor rota de carro, para quem sai do Rio de Janeiro e não quer passar por Brasilia ?

    Obrigado

    1. Oi Cesar! É chão até lá viu? rsrs
      São cerca de 1.400km saindo do Rio. O caminho que eu sugiro pra você é pela BR040. Passa pertinho de BH e segue viagem pelo interior, sem ter que passar por Brasília. Acho que vale conferir as alternativas no Google Maps ou outro app de mapa de sua preferência =)

  2. boa tarde, gostaria de saber o que fazer por lá a noite, tem barzinho, restaurantes legais, como é? grata, Ana

    1. Oi Ana! A cidade é bem simples. Cidadezinha de interior sabe? Então não espere uma noite muito agitada nem restaurantes badalados.

  3. Olá!!! Em 1975 minha família saiu de Horizontina/RS e fomos residir em Mambaí/Go, onde meu pai, junto com a família do meu tio que também foi junto, iniciaram o plantio de arroz numa propriedade adquirida na época por um dos sócios da SLC(atual John Deere) de Horizontina, onde meu pai trabalhava. Naquela época, eu tinha 11 anos de idade e a cidade era pouco mais do que uma vila, tendo apenas uma pequena igreja na praça central e duas ou três ruas! Hoje resido em Cascavel/PR, mas estou me programando para fazer uma viagem de moto e ir até Mambaí no ano de 2025. Se tudo der certo, estarei me programando para sair de Cascavel em maio de 2025.

    1. Oi Noli! Que bacana conhecer sua história. Espero que consiga conhecer as belezas de Mambaí de pertinho em 2025. =)

  4. Retomando o meu trabalho com o Turismo pós Pandemia e neste momento aqui pesquisando outros destinos. Porém, maior parte de meu Publico e pessoa idosa. O que me diz sobre esta cidade para este Público? Indicaria?

    1. Oi Ademir, acho que Mambaí tem um perfil de viagem mais aventureiro. Dentre os passeios que fiz durante minha breve passagem pela cidade, acho que eles não seriam recomendados para idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *