Dizem que Pipa é a patricinha das praias do litoral do Rio Grande do Norte e é lá mesmo que você vai encontrar a maior concentração de hotéis legais, restaurantes de culinária internacional, uma grande oferta de passeios, gente de todos os lugares do mundo, além do agito noturno com várias opções de bares e boates. Por isso, confira nesse post as 10 opções incríveis de lugares para conhecer em Pipa.

Enquanto o arredor é composto de pequenas cidades, praias mais desertas e simplicidade, Pipa é mais movimentada e cheia de gente nas ruas. Portanto, se você está buscando tranquilidade e um cantinho só seu, lá não é o seu lugar.

Por lá não existe essa coisa de baixa temporada. Durante o ano inteiro a região recebe turistas, durante as nossas férias e feriados sempre está bem cheio e fica difícil até de encontrar vagas nos hotéis e pousadas. Apesar disso o lugar é mágico!

dicas-de-viagem-pipa-rn
Esse lugar é um paraíso! – Foto: @gaiavani

Veja também: Passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa


Por que conhecer Pipa?

Para começar, Pipa é um vilarejo super charmoso! Ruas de paralelepípedo, lojinhas de artesanato e uma atmosfera leve e descontraída encanta todos que a visitam. Mas não é só isso: as belezas naturais do lugar também fascinam. São paisagens lindas com falésias coloridas, dunas, mirantes, praias paradisíacas e áreas de reserva natural protegida.

Suas praias vão desde aquelas mais tranquilas até aquelas mais movimentadas e ideais para esportes aquáticos, como a Praia do Amor famosa entre surfistas. O ecoturismo também é forte por aqui, existem trilhas ecológicas, passeios de caiaque, stand-up-paddle e de barco.

Resumindo, o lugar tem atrativos que agradam a todos. Existem atividades ao ar livre, lugares para apreciar e contemplar, mas também badalação, barzinhos e restaurantes com gastronomia local que misturam frutos do mar frescos e pratos originais.

Certamente vale a pena visitar Pipa! Você vai curtir muito suas férias com bastante sol e céu azul!  Agora, vamos descobrir os melhores lugares para conhecer em Pipa!


Aproveite para ler: Onde ficar em Pipa: melhores hotéis para se hospedar na Praia de Pipa


lugares para conhecer em Pipa RN
Vista aérea de toda a beleza de Pipa, RN – Foto: @gaiavani

Lugares para conhecer em Pipa: melhores praias

Fizemos uma seleção com dicas dos lugares imperdíveis de Pipa que não podem ficar fora do seu roteiro. Se você estiver de carro, é bem mais tranquilo fazer todos esses passeios, pois assim você poderá gastar o tempo que quiser em cada lugar. Mas há também a opção de fazer um dos famosos passeios no Pau de Arara. São passeios de um dia inteiro que incluem a maioria desses pontos no roteiro.

Para montar do seu roteiro, segue um mapa das Praias de Pipa para facilitar sua vida. Todas as praias são bem próximas, se você fizer esse percurso de ponta a ponta (sem paradas), deve dar no máximo 40min.

Praia de Pipa
Fonte: pipa.com.br

01. Praia do Amor

Nós não praticamos surfe, mas bem que gostaríamos! Se praticássemos o esporte, com certeza iríamos para a Praia do Amor curtir umas ondas. Descobrimos no site oficial de Pipa que algumas das mais importantes competições de surf da região são decididas nesta praia, que deu a fama que a Pipa tem.

A praia é ótima pra pegar sol também, um pouco agitada para banhistas, mas super bonita e agradável. O canto direito é mais calmo e no canto esquerdo, existem umas pedras que formam um cantinho especial, que vale ser explorado.

Esse é um dos principais lugares para conhecer em Pipa, e para chegar até ele, basta seguir pela rua principal, a Av. Baia dos Golfinhos, até a interseção com a rua que dá acesso a praia. Tem várias placas indicando o caminho, portanto, não tem erro. De lá é só pegar a escadaria próxima ao estacionamento.

melhores lugares para conhecer em Pipa
Praia do Amor em Pipa, RN

02. Praia do Madeiro

Essa praia é uma delícia para relaxar, com águas em tom verde esmeralda, calminhas e convidativas. Uma caminhada pela praia com um mergulho no cair da tarde pode ser uma excelente maneira de terminar o dia. Com o reflexo das falésias e das árvores na água, o que você encontra é praticamente um quadro pintado à mão na sua frente.

Localizada entre a Cacimbinhas e a Baía dos Golfinhos, você tem acesso pela rua principal podendo estacionar o carro na parte superior das falésias próximo ao Santuário Ecológico. Dali você verá o acesso pelas escadarias.

Lá tem escola de surfe, pranchas de SUP e kaiak para alugar, a vista perfeita para jogar um frescobol ou dar uma caminhada na praia. Um dos incríveis passeios em Pipa, imperdível!

lugares para conhecer em pipa praia do madero
A cor da água da Praia do Madero impressiona a todos! Foto: @gaiavani

03. Tibau do sul

Esse é daqueles lugares para conhecer em Pipa para se aplaudir, de um lado o mar, de outro a entrada da Lagoa de Guaraíra e, em frente, dunas quase virgens. Em meio a isso tudo, o sol se pondo à sua frente, por trás da lagoa e das dunas.

Não bastasse isso, o mar é uma delícia para banho e as águas calmas são quase piscininhas. Lembrando que a água no Nordeste é quentinha! Um dos melhores passeios em Pipa, especialmente se você estiver com crianças.

Quer mais uma dica mais que especial? Vá na Creperia Marina para assistir o sol se pôr.

melhores lugares para conhecer em pipa
O incrível por do sol em Tibau do Sul. Foto: @gaiavani

04. Sibaúma

Uma praia quase deserta onde a tranquilidade é total, foi isso que encontramos ao fazer uma parada em Sibaúma. Apesar de linda de morrer, o pessoal do nosso hotel aconselhou que não ficássemos em locais desertos assim, só para não correr o risco de aparecer alguém com uma peixeira na mão.

A pesca é a principal atividade do vilarejo, antiga comunidade quilombola, mas o turismo vem chegando e na alta temporada a praia fica com bastante movimento.

É possível chegar de buggy, carro ou bike. A Praia de Sibaúma fica após o famoso Chapadão, o mirante no alto das falésias. Então, se você estiver na Av. Baía dos Golfinhos, siga na direção sul e você chegará lá.

Para quem quer saber o que fazer em Pipa, bacana também é optar por um tour de quadriciclo pela região. Com o quadriciclo, você terá possibilidade de visitar mais lugares em menos tempo, pode ser bem interessante.

o que conhecer em Pipa
Praia de Sibaúma

05. Cacimbinhas

O Mirante da Praia de Cacimbinhas é parada obrigatória ao percorrer a estrada RN-003. E a praia é um dos melhores lugares para conhecer em Pipa.

Entre Tibau e a Praia do Madeiro, fica localizada a Cacimbinhas. Você pode chegar na praia descendo a escadaria da rodovia a beira mar ou caminhando pela praia. Por lá, encontram-se muitos praticantes do kitesurf, existem dunas propícias para a prática de sandboard e falésias que são base para voo livre, super bacana de se ver.

Este é um dos lugares para ir em Pipa para quem gosta de praticar esportes, além de ser lindíssimo e super agradável.

o que fazer em Pipa
Praia da Cacimbinha

06. Praia do Giz

A Praia do Giz fica em Tibau do Sul e é famosa por suas falésias multicoloridas, com tons que variam entre o vermelho, laranja e o branco. Mais rústica e sossegada do que as demais praias da região, esse é um dos lugares para conhecer em Pipa se você está em busca de sossego.

O colorido das falésias em contraste com os diversos tons de azul do mar, fazem com que o lugar seja procurado por amantes da fotografia. Suas falésias dão à praia uma aparência única! Além disso, é aqui na Praia do Giz que é possível ver o encontro das águas da Lagoa de Guaraíras com o oceano. É um espetáculo imperdível, especialmente ao por do sol.

A Praia do Giz também é procurada por praticantes de kitesurf e stand-up paddle, no entanto, é bem menos movimentada do que a Praia do Amor ou a baía dos Golfinhos, devido a sua localização mais remota.

Por todos estes motivos a Praia do Giz é uma das 10 opções incríveis dos lugares para se conhecer em Pipa.

melhores lugares para conhecer em Pipa
As falésias em contraste com o azul do mar em Pipa

Lugares para conhecer em Pipa: além das praias

Para você que quer saber o que conhecer em Pipa, saiba que há lugares paradisíacos e curiosos além das belas praias por lá. Continue sua leitura e descubra quais são eles!

07. Chapadão

Indo além das praias, o Chapadão é um lugar incrível para conhecer em Pipa. Trata-se de um mirante no alto de falésias avermelhadas, que vão ganhando forma conforme o sol vai surgindo no horizonte. Se o céu estiver com nuvens, o colorido fica ainda mais espetacular. É um lugar lindo e perfeito pra recarregar a mente.

Lá de cima do Mirante do Chapadão é possível admirar a Praia do Amor e a Praia das Minas. O contraste das falésias avermelhadas com o mar e o céu azul impressiona.

Para aproveitar mais ainda o local e muito mais de Pipa, a dica é fazer um tour de quadriciclo pela região. O tour passa pelo Chapadão e a gente achou super prático e divertido, mas lembre-se de agendar com antecedência para não ficar sem o seu quadriciclo. Há duas opções de roteiro, um com duração e 2h e outro com duração de 3h. Ambos são bem legais e você pode fazer sua reserva aqui.

Se estiver por conta própria, para chegar até o mirante é fácil: a partir da rua principal, a Av Baía dos Golfinhos, é só seguir as placas que sinalizam o Chapadão. Fica uns 500m após a entrada para a Praia do Amor.

pontos turísticos pipa
Chapadão, um dos pontos turísticos de Pipa – Foto: @gaiavani

Veja também: Amanhecer no Chapadão, Pipa RN


08. Lagoa de Guaraíra 

Esse é um dos lugares para conhecer em Pipa que, infelizmente, ficou pra uma próxima viagem. A gente não se planejou bem e esquecemos de checar quando sairia o passeio, que é guiado, no dia que iríamos para lá. O horário varia de acordo com a maré, pois subimos rio acima quando a maré está quase cheia, e pegamos carona de volta com a maré quando ela estiver esvaziando.

O passeio até a Lagoa de Guaraíra dura em torno de 6 horas e inclui transfer de ida e volta ao seu hotel, o que achamos bem prático. Quem se programa, consegue ir a bordo de uma escuna pelas águas da lagoa, fazendo paradas para mergulho e também para ver a histórica Ilha do Flamengo – onde há ruínas de um Forte holandês. A aventura inclui um almoço a bordo!

Você pode se organizar e já reservar a sua vaga aqui. Nós ficamos com um aperto no coração por termos perdido essa experiência.

Pipa o que fazer
Praia de Barra do Cunhaú

09. Barra do Cunhaú

A combinação de mar, rio e mangue faz de Barra do Cunhaú um recanto único. O lugar é um destino para quem busca sossego e contato com a natureza. Além disso, o Rio Curimataú, que desemboca no mar na Barra do Cunhaú, tem águas entre tons azuis e verdes que oferecem excelentes condições para praticantes de kitesurf e stand-up paddle.

Esse foi um dos nossos lugares preferidos em Pipa e merece um post inteiro dedicado a ele. Tranquilidade é a palavra que define o vilarejo onde você encontra algumas jangadas estacionadas na margem do braço de rio a sua frente e muito vento, para a alegria dos praticantes de kitesurf.

Nós fizemos um passeio de barco até o outro lado do rio, na Praia da Restinga, onde comemos uma lagosta e bebemos água de coco. Um dia de muito sossegado, só curtindo a natureza.


Veja também: Passeio de jangada de Barra de Cunhaú à Baía Formosa


o que conhecer em Pipa
Barra do Cunhaú, Rio Curimataú

10. Santuário Ecológico de Pipa

Finalizando os melhores lugares para conhecer em Pipa, vem o Santuário Ecológico de Pipa, que fica em Tibau do Sul. O lugar foi criado com a finalidade de preservar a fauna e flora daquela região e oferece ao visitante uma experiência imersiva na natureza. Lá existem diversas trilhas onde há mirantes de onde é possível ver a baía dos golfinhos.

Em toda a sua área, é possível encontrar uma rica biodiversidade com espécies de aves, macacos-prego, preguiças e inúmeras plantas nativas. Além disso, o local é um ponto importante de preservação das tartarugas marinhas que utilizam praias próximas como área de desova.

Bacana de saber que o santuário realiza atividades de educação ambiental, tanto para a comunidade, quanto para os turistas. O objetivo é promover práticas sustentáveis para a proteção ambiental. Além de ser um belo passeio, é também muito instrutivo.

Suas trilhas são bem sinalizadas, existem áreas para pique niques e um centro de visitantes onde é possível obter mais informações a respeito do lugar. Vale o passeio.

dicas de Pipa
Veja nossas dicas sobre Pipa e aproveite tanto quanto nós! – Foto: @nandahudson

Dicas para planejar sua viagem a Pipa

Com planejamento, maior a chance de você viver momentos únicos e inesquecíveis em sua viagem para Pipa. Por este motivo, trouxemos dicas úteis para te ajudar na organização da sua viagem.

Como chegar em Pipa, RN?

Há voos diretos para Natal (capital do RN) saindo do Rio de Janeiro, de São Paulo e de outras capitais brasileiras. As passagens aéreas ficam geralmente entre R$1.000,00 e R$1.600,00 aproximadamente. Os preços flutuam dependendo da época e de com quanta antecedência você faz a compra da passagem.

De carro

Ao chegar na capital potiguar, nossa sugestão é que você alugue um carro para ter mais liberdade para explorar a região e não precisar ficar pegando ônibus para cima e para baixo. Aliás, o sistema de transporte público de lá não é exatamente prático.

O trajeto é bem tranquilo. Basta seguir pela BR-101, em seguida pegar a RN-269 até o litoral e a RN-003. Com GPS é super fácil, não tem erro.

#DicaDaGaia: Caso vá alugar um carro, nossa dica é pesquisar aqui nesta plataforma. Nós fazemos isso quando precisamos alugar carro durante nossas viagens, e sempre encontramos bons resultados! Eles mostram as melhores opções dentre as empresas do destino e você consegue consultar facilmente preços e benefícios.

roteiro pipa RN
Nós optamos por alugar um veículo e foi ótimo! Foto: @nandahudson

De ônibus

De ônibus, o trajeto é bem mais cansativo, mas a beleza local vale a pena. A rodoviária de Goianinha é a mais próxima de Pipa, de lá saem vans a cada 10 minutos. Como é bem pertinho, vale a pena até verificar se o hotel tem transfer ou os preços de táxis.

Para quem sai do aeroporto de Pipa há várias opções de vans bem ali no corredor do desembarque, o preço é tabelado e fica em torno de R$60. O legal é que as vans acompanham os horários dos voos, então não precisa se preocupar muito se terá que ficar mofando no aeroporto. Além disso, muitos hotéis também oferecem o serviço de transfer do aeroporto.

Também há uma linha de ônibus disponível, operado pela Viação Riograndense. Os horários de saída podem ser vistos neste site.

Quando ir à Pipa?

A época de muito sol é céu azul é entre os meses de setembro e março. Já o período onde existe maior probabilidade de chuvas é entre os meses de abril e julho, portanto é bom evitá-los se você quer aproveitar os melhores lugares para conhecer em Pipa.

lugares para conhecer em pipa rn
Pipa é um daqueles destinos que você já vai embora querendo voltar! Foto: @gaiavani

Quantos dias ficar em Pipa?

Vale ficar, no mínimo, entre 4 e 5 dias em Pipa. Dessa forma, você terá tempo para conhecer diversas praias e ainda passear por lugares próximos.

Onde ficar em Pipa?

Pipa tem uma rede hoteleira muito boa, com opções para todos os bolsos! Há excelentes resorts para quem viaja em família, pousadas mais em conta, e ótimas opções de hostel para quem prefere este tipo de acomodação. Abaixo algumas sugestões:

Hotel Nota Valor Link
Pousada Mediterrânea 8.8 $ Ver detalhes
Hotel Sombra e Água Fresca 9.6 $$$$ Ver detalhes
Boutique Hotel Marlin’s 9.5 $$$ Ver detalhes
Paua Hotel Boutique 9.5 $$ Ver detalhes
Pousada Waikiki Boutique 9.1 $ Ver detalhes

Aproveite para conferir nossa viagem por Natal e Pipa:


E aí, já sabe os melhores lugares para conhecer em Pipa?

Agora que você já tem as dicas dos melhores lugares para conhecer em Pipa, é só arrumar as malas! Já deu para perceber que existem muitas opções incríveis por lá.

Espero que nossas informações tenham ajudado você a planejar a sua viagem. Caso ainda tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário! Tentaremos te ajudar!


Você pode gostar de ver também:

Lugares para você conhecer no litoral do Rio Grande do Norte: 8 cidades que não podem ficar de fora do seu radar

Fotografias do amanhecer no Chapadão de Pipa

Mergulho nos parrachos de Maracajaú

Roteiro de 1 dia para conhecer a cidade de Natal


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *