Conservatória é uma pequena cidade histórica, que fica perto de Valença, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A primeira vez que ouvi falar nessa cidade foi pelos meus sogros, que adoram passear por lá nos finais de semana.

Conservatória RJ é conhecida como a cidade da seresta, ou da serenata! A tradição começou em 1938, quando um grupo de músicos apaixonados saiu pela madrugada para cantar na frente da janela de suas namoradas. Até hoje a tradição se mantém, e, por conta disso, tudo gira em torno da música!

É um ótimo destino para fazer um bate e volta ou passar um final de semana para conhecer mais à fundo os principais pontos turísticos e natureza ao redor. Há algumas cachoeiras, mirantes e hotéis fazenda que agradam todos os públicos.

Continue lendo para anotar todas as dicas de Conservatória RJ!


Conservatória RJ: a cidade da Seresta

Dizem que a tradição das serestas em Conservatória começou quando um professor de música resolveu tocar seu violino na praça da cidade e atraiu várias pessoas ao tocar seu violino pelas ruas. E assim, em noites estreladas, as pessoas se reuniam para ouvir suas canções.

As serenatas embalam a cidadezinha nas noites de sexta e sábado e nas manhãs de sábado e domingo, quando músicos e turistas saem pelas ruas emolduradas por prédios coloniais entoando cantigas de amor e recitando poemas.

conservatória rj
Casinhas charmosas no centro história de conservatória

Essa história tem mais de 140 anos e de lá pra cá a cidade se tornou a Capital das Serestas.

Conservatória teve seu crescimento no período do ciclo do café. Por lá, você encontra fazendas, prédios coloniais e montanhas que cercam a cidade, embelezando a pequena região.


Conservatória RJ: onde fica e como chegar

Conservatória é um ótimo destino de final de semana, principalmente para quem mora no Rio de Janeiro e cidades próximas como Petrópolis, Volta Redonda, Barra do Piraí e Teresópolis. Também fica pertinho de algumas cidades mineiras como Juiz de Fora, São Lourenço, Bocana de Minas…

A forma mais prática e fácil de chegar em Conservatória é de carro. Nós saímos de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e levamos cerca de 2h30 até a pequena cidade, em uma estrada tranquila de dirigir.

É ideal ir de carro para você conseguir fazer os passeios na região! O burburinho acontece na rua principal da cidade, mas há algumas cachoeiras, mirantes e hotéis fazenda um pouco mais afastado, então a praticidade de ter o carro a qualquer hora para se locomover facilita.

onde fica conservatória
Conservatória fica próxima de Valença!

Se você optar por ir de ônibus, apenas três empresas levam passageiros a Conservatória: Viação Barra do Piraí (que parte da cidade homônima), Útil (que sai do Rio de Janeiro) e Viação Senhor dos Passos (com saídas diárias do terminal de Valença).


Quantos dias ficar em Conservatória RJ

Um final de semana (ou dois dias) é o suficiente para conhecer Conservatória e aproveitar um pouco do clima de interior e música que rolam durante todo o dia na cidade, além de conseguir também conhecer alguns lugares próximos, como cachoeiras e mirantes.

o que fazer conservatoria
Cafés charmosos pelas ruas de Conservatória

É um ótimo destino de final de semana para quem mora nas cidades próximas como Juiz de Fora, Valença, Rio de Janeiro, Três Rios, Petrópolis… Com apenas algumas horas de estrada (boa!) você chega na pequena cidade e aproveita para descansar, comer bem e passear!


Conservatória RJ: onde se hospedar

O destaque da rede hoteleira de Conservatória fica por conta dos Hotéis Fazenda, que são perfeito para famílias, idosos e casais que buscam descanso e praticidade – já que os hotéis oferecem o sistema all inclusive, com todas as refeições!

Mas, se você prefere curtir os restaurantes e o centrinho da cidade durante todo o tempo, pode optar pelas pequenas pousadas ao redor. Não espere nada muito luxuoso, mas sim um lugar confortável para passar à noite, com bom café da manhã.

Separamos as principais opções de onde se hospedar em Conservatória (RJ) para te ajudar:

1. Pousadas baratas em Conservatória RJ

Quem não quer passar um final de semana diferente, mas economizando? Há boas opções de pousadinhas próximas do centro história de Conservatória, com bons preços! Dá uma olhadinha nas dicas abaixo:

  • House Bike Sonora

Conservatória é um bom destino para quem curte bike! E a House Bike Sonora é toda decorada dentro do tema, com quartos confortáveis e equipados, além de um bom café da manhã reforçado!

As unidades da pousada dispõem de TV de tela plana a cabo, cozinha compacta e área para refeições. Todas as unidades do House Bike Sonora dispõem de ar-condicionado e mesa de trabalho.

conservatoria onde ficar
Dica de pousada barata em Conservatória

Diárias a partir de R$250 para casais. Aproveite e faça a sua reserva com antecedência!


  • Chalés Verde Mar

Que tal uma opção de hospedagem diferente e com valor super em conta? Os Chalés Verde Mar são charmosos, contam com banheiro privativo e um belo jardim, a 600m do centro de Conservatória. As diárias começam em R$120, sem café da manhã.

Os hóspedes elogiaram a limpeza do local e o atendimento.

chalé em conservatória
Que tal se hospedar em Chalé, em Conservatória?


2. Pousadas no centro de Conservatória RJ

Que tal boas opções de pousadas no centro de Conservatória? Facilita bastante para quem não quer ficar pegando o carro, sem problemas de tomar aquela cervejinha ou um bom vinho à noite na rua principal! Veja as dicas que separamos para você:

  • Pousada Solmaior

Uma das melhores opções de pousadas com bom custo x benefício no centro de Conservatória, a Pousada Solmaior oferece quartos amplos, confortáveis e bem equipados. O que os hóspedes mais elogiam é a limpeza, atendimento dos funcionários e o café da manhã, super farto para começar bem o dia!

A pousada ainda conta com uma área externa, oferecendo restaurante, piscina ao ar livre, bar e lounge compartilhado em Conservatória. A propriedade dispõe de jardim e terraço, além de sauna, entretenimento noturno e recepção 24 horas.

pousada em conservatoria
A Pousada Solmaior é uma ótima dica de hospedagem em Conservatória


3. Hotel Fazenda em Conservatória RJ

Uma ótima opção para famílias com crianças, idosos e casais. Fica a dica também para famílias que querem comemorar aniversário e passar um tempo junto, sem preocupação e descansando muito em meio à natureza!

  • Hotel Fazenda Florença

Começando pelo tradicional Hotel Fazenda Florença, uma das construções mais icônicas da cidade, construída pela família Teixeira Leite em 1852, no período do ciclo do café.

É uma belíssima fazenda onde você pode se hospedar em quartos confortáveis e equipados com ar condicionado e frigobar. Os banheiros privativos contam com secador de cabelo. Você poderá apreciar a vista para o jardim a partir do seu quarto. As comodidades extras incluem uma mesa de trabalho, roupa de cama e ventilador!

hotel fazenda em conservatoria
Hotel Fazenda Florença

Na área externa, O All Inclusive oferece piscina ao ar livre durante todo o ano e vista do jardim. A propriedade também oferece restaurante e bar, e você pode se divertir no salão de jogos. O Wi-Fi gratuito está disponível em toda a propriedade.


  • Hotel Fazenda Vilarejo

Outra opção super agradável para famílias, é o Hotel Fazenda Vilarejo, também all inclusive! Há opções de suítes, bangalôs e casas, para quem vai em grupos. O entretenimento para as crianças é super completo: fazendinha para ver muitos animais, recreação com equipe especializada, e ainda o espaço Vilarejo Radical,  imperdível para curtir a natureza com toda a liberdade. Duas mega tirolesas, arvorismo com 16 estações, rapel e escalada em uma aventura deliciosa!

hotel fazenda em conservatoria
Hotel Fazenda Vilarejo

Quanto ao All Inclusive, os alimentos frescos saem de horta orgânica para a mesa. Tudo feito de maneira primorosa, com tempero caseiro da autêntica comida de roça. Além do restaurante, você encontra muitas delícias durante o dia, como lanches e petiscos nos bares.


  • Hotel Fazenda Rochedo

Essa foi a nossa escolha para um final de semana em família! O hotel conta com quartos simples e espaçosos, bem estruturados. Destaque para a área de lazer, com um lago para praticar SUP e caiaque, piscina aquecida com vista para o jardim e recreação o tempo todo para as crianças!

hotel fazenda em conservatoria
Piscina aquecida no Hotel Fazenda Rochedo

O esquema também é All Inclusive e nós achamos a comida gostosa, mas com pouca variedade. É um bom custo x benefício para quem busca um lugar para descansar e não se preocupar com nada, apenas curtir a natureza local!

O Hotel Fazenda Rochedo fica perto do centro história, de carro você leva em torno de 10 minutinhos até a rua principal!


O que fazer em Conservatória RJ: pontos turísticos

Caminhar pelo centrinho de Conservatória já é um passeio super legal para fazer o seu primeiro dia na cidade. Ali mesmo estão reunidos os principais pontos turísticos de Conservatória e você pode fazer tudo à pé.

O que fazer em Conservatória RJ: conhecer a Locomotiva 206

A Antiga Estação Ferroviária é o cartão postal de Conservatória, um exemplar que rodou entre 1912 e 1926 e presenciou os tempos de glória do Vale do Café.

A linha que levava até a estação de Conservatória foi inaugurada em 21 de novembro de 1883 e contou com a presença do imperador Dom Pedro II. Serviu para carregamento de café e transporte de passageiros durante 78 anos, até que foi desativada, em agosto de 1961.

Vale uma pausa para fazer umas fotos – e você pode inclusive tirar fotos ali na frente, com roupas de época! Vimos um casal fazendo isso com fotógrafo profissional que oferece o serviço. Uma boa lembrança!

o que fazer conservatoria
Locomotiva, ponto turístico em Conservatória

O que fazer em Conservatória RJ: Rodoviária de Conservatória

Adorei as construções de Conservatória, que, em um dia lindo de céu azul, embelezam a cidade.

A antiga estação ferroviária deu lugar à atual rodoviária de Conservatória. Nela também funciona um museu e o Destacamento de Policiamento Ostensivo, unidade básica de apoio da Polícia Militar.

o que fazer conservatoria
Rodoviária de Conservatória

O que fazer em Conservatória RJ: Túnel que chora

Achei divertidíssimo passar no túnel que chora. Nada mais é do que um túnel mesmo, onde, no final dele, há uma pequena queda de água, formando uma cachoeira! Você pode passar por ele de carro ou à pé. Quando fomos, estava com um túnel de luz, já preparado para o natal.

O túnel possui 100 metros de comprimento e 5 de altura e foi inaugurado em 1883.


O que fazer em Conservatória RJ: lojinhas de artesanato

Conservatória me lembrou bastante Tiradentes, outra cidade história e charmosa, que fica em Minas Gerais. As casinhas coloridas merecem fotos e as lojinhas de artesanato pedem uma visita! Vi bastante coisas feitas de palha, decorações diversas para a sua casa, lojinhas fofas de roupas e acessórios e também algumas cafeterias charmosas!

o que fazer conservatoria
Vale à pena passear pelas lojinhas!

O que fazer em Conservatória RJ: Cachaçaria Vilarejo

Um lugar que adoramos conhecer foi a Cachaçaria Vilarejo! É mais afastada da cidade – precisa ir de carro, com lugar fácil para estacionar – mas é bem charmosinha! Por lá, você aprende sobre a fabricação da cachaça e há uma loja com produtos locais e, claro, muitas cachaças para você levar para casa!

o que fazer conservatoria
Cachaçaria Vilarejo

O que fazer em Conservatória RJ: Museus

Se você é fã de museus, vai gostar de conhecer os dois principais da cidade, o Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu e também o Museu da Seresta de Conservatória, que conta com um belo acervo da história da seresta na cidade.

Em tempo, você também deve separar um tempinho para conhecer outros pontos turísticos de Conservatória:

  • Marco do Tempo
  • Cine Centímetro
  • Teatro Sonora
  • Igreja Matriz de Santo Antônio

O que fazer em Conservatória RJ: Ponte dos Arcos

No caminho para o lugar onde assistimos ao pôr do sol (contei abaixo, no próximo tópico!) passamos pela Ponte dos Arcos, uma construção centenária!

Ela foi inaugurada em 1883 e fazia parte da Estrada de Ferro Santa Isabel, por onde passava o trem que transportava café e passageiros. A linha foi desativada no início dos anos 1960, mas os arcos continuam intactos, e são bem bonitos! Vale uma pausa para fotos!

o que fazer conservatoria
A icônica Ponte dos Arcos

O que fazer em Conservatória RJ: onde assistir ao pôr do sol

Pegamos o carro e fomos em direção à um lugar chamado Beleza da Serra, que descobrimos pesquisando no Google. É um restaurante (bem simples, aliás) mas que conta com uma vista bem bonita das montanhas da região e, claro, um pôr do sol lindo!

o que fazer conservatoria
Belíssimo pôr do sol, próximo a Conservatória

Dirigimos cerca de 30 minutos até lá, saindo do centro de Conservatória. Passamos por uma serrinha e depois uma pequena estrada de terra, até chegar no local. Vale à pena se você curte separar um tempo do seu dia para apreciar o sol de pôr – é realmente bonito em dias de céu aberto!

Destaque para o balanço, que rende fotos bem bonitas! Não chegamos a comer no restaurante, mas pode ser um passeio gostoso para fazer em família. Me pareceu bem simples, mas estava movimento. O horário de funcionamento do restaurante é até às 17h.


Vale à pena conhecer Conservatória?

Siiim! Eu gostei bastante de passar um final de semana na cidade da Seresta. Confesso que estava achando que seria chato, já que o público principal que visita à cidade é a terceira idade e famílias com crianças, mas, tem sim o que fazer por lá e você pode passar dias bem animados, além de claro, conhecer mais uma cidade histórica.

Acredito que não vale à pena se você for fazer um deslocamento muito grande, somente para visitar a cidade. Mas, se estiver na sua rota ou você morar por perto, super vale um final de semana por lá. Se hospedar em um bom hotel também faz diferença para poder curtir o clima do local e a natureza abundante.

Gostou das dicas? Se ficar alguma dúvida, é só deixar nos comentários!


Aproveite para ler também:

Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ

Petrópolis: roteiro para um final de semana romântico

Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais



OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *