Quando pensamos em Rio de Janeiro, imediatamente surge em nossa mente praia, sol, mar e calor…Mas a verdade é que o estado do Rio vai muito além disso e, nesse post, vamos mostrar os melhores destinos para curtir o frio no Rio de Janeiro e arredores!

Mas quais são os lugares frios no Rio de Janeiro perfeitos para curtir um fim de semana em família? E para fazer uma viagem romântica? E para curtir trilhas e caminhadas com amigos? Fizemos uma seleção incrível de cidades que são ótimos destinos para quem busca o que fazer no frio no Rio de Janeiro e também em outros dois estados vizinhos: São Paulo e Minas Gerais.

O interessante é que, se você estiver de carro, é super fácil chegar a qualquer um desses destinos. Portanto, se você é um amante das baixas temperaturas e acha que não tem inverno no Rio de Janeiro, se prepare: vamos dar dicas de lugares para viajar no frio barato no RJ e arredores.

banner mapa região serrana


Frio no Rio de Janeiro: os melhores destinos

O Rio de Janeiro é muito mais do que só Copacabana, Ipanema, Leblon e Arpoador. Apesar da gente saber que o grande forte da capital fluminense é o turismo no verão, o estado do Rio de Janeiro está repleto de regiões incríveis para aproveitar nas épocas mais frias.

Inclusive é possível curtir a época de frio no Rio de Janeiro em cidades muito aconchegantes, até com um ar romântico que só a serra e o interior do estado podem te dar. Vem com a gente descobrir quais os melhores destinos de lugares frios no Rio de Janeiro que separamos para você!

Uma boa dica que pode te ajudar bastante no planejamento da sua viagem é o nosso mapa da região SerranaSão mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis, as melhores trilhas e travessias, cachoeiras paradisíacas, museus e monumentos históricos, ótimas opções de hotéis e airbnbs super bem localizados, para você curtir o friozinho bem aconchegado.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para se localizar ou anotar as principais informações para a sua viagem. Por R$49,00, com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida!


1. Petrópolis

Onde faz frio no Rio de Janeiro? Essa é muito fácil: Petrópolis, a famosa cidade de Pedro II, ganhou esse nome por ter conquistado o coração da Família Real Portuguesa, que buscava um refúgio do calor do Rio nos meses mais quentes do ano, durante o império.

E até hoje a cidade é um destino de inverno certo no Rio de Janeiro para pessoas que buscam aquele friozinho gostoso, especialmente casais. Petrópolis é uma cidade muito charmosa e que impressiona por conservar tão bem toda a arquitetura colonial dos casarões dos tempos de império.

Quais são os lugares mais frios do Rio de Janeiro?
Petrópolis é super charmosa e pertinho do Rio de Janeiro, perfeita para curtir o frio!

A apenas 66km de distância do Rio, é muito fácil chegar em Petrópolis, seja de ônibus ou de carro. A cidade é repleta de passeios imperdíveis, como o Museu Imperial, Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dummont, Catedral de São Pedro, entre outras atrações.

O legal é que a maior parte das atrações fica no coração do centro histórico da cidade e dá para fazer tudo a pé, inclusive contratando um tour guiado você fica por dentro de toda a história desses prédios incríveis. A cidade também conta com ótimas opções gastronômicas e polo cervejeiro. Aliás, você sabia que desde 2017  a cidade é a capital estadual da cerveja?

Para os aventureiros, a cidade conta com trilhas e passeios de ecoturismo super interessantes! E para os casais, são muitas as opções para um roteiro romântico em Petrópolis.

Onde ficar em Petrópolis:

frio no rio de janeiro casa rosa hotel boutique
O lindo quarto do Casa Rosa Hotel Boutique! (Foto: divulgação Booking)

Leia também: Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros, pousadas e mais dicas!


2. Itaipava

Outro destino de frio perfeito no Rio de Janeiro é Itaipava. Este distrito do município de Petrópolis fica a cerca de 100km do Rio e conta com cenários belíssimos em meio à mata atlântica. O lugar é o polo gastronômico mais importante da região serrana, então não deixe de conhecer os restaurantes daqui. Aliás, já deixamos aqui uma dica: gostamos muito do polo de restaurantes recém inaugurado chamado Villa May.

Além disso, a região é ótima para fazer trilhas, como a Pedra de Itaipava e a Cachoeira da Macumba.E se você curte turismo rural, não deixe de conhecer o Circuito Caminhos do Brejal.

Para quem curte fazer compras a Feirinha de Itaipava tem variadas lojinhas de artesanato e roupas e há outros shoppings na região com boa variedade de opções de gastronomia e lazer como o Shopping Vilarejo e o Shopping Itaipava.

lugares para viajar em junho rj
Que tal aproveitar os meses de inverno para fazer trilhas?

Com uma excelente infraestrutura turística, o local possui ótimas opções de hospedagem. Há pousadas em Itaipava super charmosas em meio à natureza e opções mais em conta e pertinho dos melhores bares e restaurantes.

Onde ficar em Itaipava:

frio no rio de janeiro locanda della mimosa
A Pousada Locanda della Mimosa é um verdadeiro encanto! Impossível não se apaixonar! (Foto: divulgação Booking)

Sugestão de leitura: Pousadas em Itaipava: as 10 opções mais charmosas


3. Teresópolis

Se Petrópolis é a cidade de Pedro II, Teresópolis é a cidade de Dona Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II. E chegando lá é possível entender por que a imperatriz se encantou pela região: temperatura super agradável no verão, muito verde e uma cadeia de montanhas lindíssima emoldurando a região.

Com seu ritmo bem sossegado, a cidade é outra que está entre as mais frias do Rio de Janeiro, especialmente porque no inverno as temperaturas ficam em torno de 10 graus! Para quem busca o que fazer em Teresópolis, recomendamos o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Mirante do Soberbo, com vista para o famoso Dedo de Deus, e a conhecida Cervejaria Therezópolis.

Há muitas cachoeiras para visitar, sendo a do Rio dos Frades a mais famosa. Quem curte trilhas vai gostar de conhecer a Trilha da Pedra da Tartaruga. Já o espaço Arabotânica é a dica para quem curte orquídeas e plantas ornamentais, e para fazer boas compras recomendamos explorar a Feirinha do Alto que rola aos sábados, domingos e feriados, onde é possível encontrar ótimos preços.

lugares para viajar em julho no rio de janeiro
O Dedo de Deus, em Teresópolis. O mais famoso ponto turístico da região.

Onde ficar em Teresópolis:

Leia mais sobre onde ficar em Teresópolis: as 12 pousadas e aibnbs mais charmosos.

Ah! E se você quer uma experiência diferenciada, não deixe de aproveitar essas sugestões com as 5 melhores cabanas de inverno perto do Rio de Janeiro. Vale a pena assistir, são apenas 7 segundos e as opções são incríveis:


4. Frio no Rio de Janeiro: Penedo

Penedo, sem dúvida, está entre os melhores destinos de inverno no Rio de Janeiro. A cidade também é chamada de ‘‘Pequena Finlândia’’ devido ao estilo arquitetônico das construções e do frio, uma vez que, no inverno, Penedo nos faz sentir como se estivéssemos na Europa.

Embora muito conhecida por conta do turismo gastronômico (não deixe de experimentar os chocolates quando estiver visitando a cidade, nem as trutas, que são a especialidade dos restaurantes locais!) Penedo também é famosa pelo ecoturismo: aos pés da Serra da Mantiqueira, temos muitas opções de trilhas e cachoeiras para conhecer e a cidade também está pertinho do Parque Nacional do Itatiaia.

O destino é perfeito para quem está programando uma viagem romântica para curtir o frio no Rio de Janeiro, por isso aproveite para ler também o nosso post O que fazer em Penedo RJ: 14 passeios imperdíveis na cidade e arredores.

Melhores pousadas em Penedo
Penedo fica próxima ao parque Nacional do Itatiaia

Onde ficar em Penedo:


Leia também: Hotéis no estado do Rio de Janeiro: 15 opções para quem ama natureza


5. Frio no Rio de Janeiro: Visconde de Mauá

Continuando nossa lista das cidades mais frias do Rio de Janeiro e arredores, um pouco mais para cima de Penedo, encontramos a charmosa Visconde de Mauá. A cidade é perfeita para quem gosta de aventuras, caminhadas e boa gastronomia, tendo em vista que a região possui muitas trilhas e cachoeiras, além de restaurantes aconchegantes e deliciosos.

Existem várias vilas na região e as duas mais conhecidas são a de Maromba e Maringá: ambas são bem pequenas e próximas umas das outras. Maringá inclusive é bem na divisa entre MG e RJ e encontramos muitas opções de bares e restaurantes, tanto do lado que pertence à Minas, quanto do lado que pertence ao Rio de Janeiro (para ir de um lado ao outro basta atravessar uma pequena ponte suspensa sobre o rio).

O lado mineiro possui hotéis e restaurantes mais sofisticados, é um lado mais tranquilo e com menos movimento. O lado do Rio é mais agitado, com muitas lojinhas e bares com música ao vivo.

cidades frias rio de janeiro
Visconde de Mauá tem belíssimas cachoeiras

Já Maromba tem uma vibe bem mais simples, descontraída e é aqui que encontramos a maioria das cachoeiras, como a Cachoeira do Escorrega, o Poção e a Cachoeira de Santa Clara. Não deixe de conferir as dicas de trilhas e cachoeiras da região no post o que fazer em Visconde de Mauá.

Onde ficar em Visconde de Mauá:


6. Serrinha do Alambari

Se você gosta de destinos mais rústicos no entanto, a Serrinha do Alambari, situada entre Penedo e Visconde de Mauá, é outra ótima opção de destino de frio no Rio de Janeiro 2024.

Transformada em Área de Preservação Ambiental desde os anos 90, a localidade impressiona pela conservação da natureza e pelo sossego. As atrações de Serrinha do Alambari ficam por conta das paisagens naturais e de cachoeiras como a linda Poço do Céu, que tem um formato de concha super diferente e o Poço do Dinossauro, de águas cristalinas.

Onde tem inverno em janeiro? serrinha do alambari
Lugares para viajar no frio RJ: cachoeiras com águas cristalinas na Serrinha do Alambari!

Aqui quem procura lugares de frio no RJ vai se encantar com a atmosfera rústica e simples do local, a natureza preservada e a paisagem montanhosa. Além de hospedagens charmosas a Serrinha possui lugares super agradáveis para comer e beber: a Cervejaria Elbers é um point com cervejas artesanais e música ao vivo, o Pé de Grumixama Bistrô serve uma comida vegetariana deliciosa e o Zur Sonne o melhor da culinária alemã. Se for acampar, não deixe de prova a comida caseira da  Cantina CCB (Camping Clube Serrinha do Alamabari).

Onde ficar na Serrinha do Alambari:


7. São Pedro da Serra

Sendo um dos distritos do município de Nova Friburgo, São Pedro da Serra é o tipo de lugar perfeito para se curtir o frio no Rio de Janeiro e esquecer da vida. Rodeado das maravilhas naturais da Mata Atlântica, São Pedro da Serra é muito procurado por viajantes em busca do ecoturismo e também por casais que buscam um local romântico e longe do tumulto da cidade grande.

lugar frio no rj
Igreja de São Pedro da Serra (Créditos da foto: Visite São Pedro da Serra)

A 14 km de São Pedro, na RJ 142 sentido Casimiro de Abreu está o Encontro dos Rios (onde o Rio Bonito se encontra com o Rio Macaé) e ali é possível tanto dar um mergulho (gelado rs!) na margem perto da estrada, quanto atravessar a ponte até a laje do Rio Bonito, onde se forma uma piscina natural. Se você é do time que não encara água gelada em nenhuma hipótese, vale fazer fotos e observar a bela natureza local. Outro destaque da região é a Pedra Aguda, que tem 1340 metros de altura e uma super vista panorâmica, perfeita para trilhas e caminhadas!

Onde ficar em São Pedro da Serra:


8. Lumiar

Outra dica para quem deseja curtir os lugares mais frios do Rio de Janeiro é Lumiar: ótimo destino para ter contato com a natureza intocada, num clima tranquilo e perfeito para casais.

Ainda no distrito de Nova Friburgo, Lumiar fica bem próximo a São Pedro da Serra e também oferece uma boa dose de emoção e aventura com trilhas, cachoeiras e corredeiras da região que são um convite para os amantes do rafting. Os locais mais famosos são a Cascata São José, Poço Feio, Poço Belo e Paraíso Vertical, entre outros.

destinos de frio no rio de janeiro
Eco Resort Villa São Romão. Foto: Divulgação Booking

Onde ficar em Lumiar:


9. Conservatória

Conhecida como cidade das serestas, Conservatória é uma cidade bem pequena, constituída de apenas algumas poucas ruas. No entanto, possui uma atmosfera bucólica e romântica, típica das cidadezinhas do interior. Para quem curte destinos de inverno, é uma excelente dica, uma vez que junho é frio no Rio de Janeiro e o clima fica perfeito para tomar um vinho ou comer um fondue.

O mais famoso atrativo da cidade são as rodas de seresta, que acontecem à noite, tanto na praça quanto pelas ruas. Os seresteiros cantam grandes sucessos românticos e os turistas vão acompanhando a apresentação.

 lugares para viajar em junho rj conservatória
Belíssimo pôr do sol na Serra da Beleza, próximo a Conservatória

Dentre as atrações da cidade estão o Teatro Sonora, a Serra da Beleza, a Locomotiva (aproveite para ir à loja Marco do Tempo bem em frente para alugar uma roupa de época e fazer uma foto!), o Túnel que chora (liga a estrada dos hotéis fazenda ao centro da cidade)e a bela Ponte dos Arcos.

Onde ficar em Conservatória:


Destinos de frio em Minas Gerais

Se tem inverno no Rio de Janeiro, imagine em Minas Gerais… esse estado maravilhoso, sempre tão receptivo com seus turistas. A culinária então, essa nem se fala: é uma das melhores desse Brasil!

Agora, existem alguns destinos em Minas Gerais que ficam bem próximos do Rio de Janeiro, sendo possível alugar um carro e chegar a esses lugares para aproveitar um final de semana inesquecível, seja sozinho, com amigos, família, ou à dois. Vamos então conhecer esses destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro, mas já em terras mineiras. Vamos lá?

10. Frio no Rio de Janeiro: Ibitipoca

A cerca de 270 km do Rio de Janeiro encontramos Ibitipoca, paraíso para os amantes do ecoturismo e para aqueles que querem dar um tempo na correria do dia a dia. Sua principal atração é o Parque Estadual do Ibitipoca com suas trilhas, cachoeiras e grutas, que são ótimas para serem percorridas em grupos ou a dois.

frio no rio de janeiro
Ibitipoca é o lugar perfeito para fazer trilhas!

Para entrar no parque, é cobrado uma entrada de R$ 25,00 por pessoa (R$ 30 nos finais de semana e feriados) e lá você pode escolher entre três lindos circuitos: a Janela do Céu, o circuito mais longo e mais famoso do parque, o Circuito das Águas e o Pico do Pião. E fique tranquilo, pois as trilhas são bem fáceis de seguir.

A Vila de Conceição do Ibitipoca embora pequenina é uma graça, com boas opções de cafés, restaurantes e algumas lojinhas com artesanato local. Quem quiser explorar a natureza local poderá fazer passeios de jipe ou caiaque, caminhadas e trilhas  pela região.

Há um pequeno shopping, o Portal da Serra, onde rola música ao vivo à noite e o pub The Wall  para aqueles bons drinks pós passeio. Para jantar há opções bem legais como o Ibitilua ou o Pedaço de Sol.

Onde ficar em Ibitipoca:


Leia também: Pousadas em Ibitipoca: as 10 opções mais charmosas



11. Tiradentes

Nada melhor do que aproveitar o frio nas cidades históricas de Minas. Todas aquelas casas, prédios e igrejas do período colonial fazem o passado e o presente conviverem harmonicamente. Temos certeza de que se você separar um final de semana para conhecer Tiradentes, você irá se apaixonar.

No inverno, com as temperaturas mais baixas, Tiradentes se transforma em um dos melhores destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro. Sobretudo porque em junho ocorre na cidade um festival de vinho e jazz e em agosto, um festival de cultura e gastronomia. Tudo a ver com o clima frio e intimista!

lugares para viajar no frio barato rj tiradentes mg
O charmoso Centro Histórico de Tiradentes. Foto: @gaiavani.

Tiradentes respira história e a prova disso é percorrer o centro com suas ruas de paralelepípedos, conhecendo construções centenárias como a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. E, caso você goste de passeios em meio a natureza, algumas empresas da região são especializadas em roteiros de aventura, como por exemplo a HLera OffRoad .

Onde ficar em Tiradentes:


12. Monte Verde

Para quem ainda não conhece, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia e ao longo dos anos vem se consolidando como um dos melhores destinos de frio do Brasil.

Suas construções lembram muito as casas típicas da Alemanha e Suíça e as baixas temperaturas o ano todo fazem a gente até esquecer que estamos no Brasil. E para chegar em Monte Verde, saiba que é bem tranquilo se você alugar um carro, uma vez que a estrada é muito boa e sinalizada.

O Festival de Inverno em Julho deixa a cidade ainda mais badalada, além disso, ao longo de todo o ano você pode aproveitar o charme das lojas do centro e fazer as trilhas da Serra da Mantiqueira. Ah…. e não vá embora sem visitar a cervejaria Fritz e a Fábrica de Chocolates Gressoney!

frio no rio de janeiro roots resort
O Roots Resort é encantador! Olha que paraíso! (Foto: divulgação Booking)

A natureza em Monte Verde é pra lá de generosa e vale demais fazer um tour de 4 x 4 pela região! As trilhas do Pico Selado e Pedra Redonda também são perfeitas para quem (como nós!) ama natureza e atividades ao ar livre.

Os entusiastas da bike vão adorar passear de bicicleta pela zona rural de Monte Verde, com estradinhas de terra, vales e visuais lindos das montanhas. A trilha é super tranquila, plana na maior parte do tempo e no final de deixam de volta no centrinho de carro, ou seja: a volta é bem relax!

Onde ficar em Monte Verde:


Destinos de frio em São Paulo

Continuando com nossas dicas de lugares para viajar no frio no RJ e MG seguimos rumo a São Paulo, onde encontramos cidades serranas que são perfeitas para aproveitar o frio e que ficam a poucas horas de carro do Rio de Janeiro. O clima romântico dessas cidades também é um convite para os casais apaixonados que buscam por momentos de sossego longe das grandes cidades. Vamos descobrir que cidades são essas para se curtir o frio?

13. Campos do Jordão

Para os amantes do frio, Campos do Jordão sempre se consagrou como um dos melhores destinos de frio do Brasil. Conhecido como a Suíça Brasileira, quando chegamos em Campos do Jordão parece que estamos desembarcando na Europa.

Destino sofisticado e muito romântico, Campos do Jordão é perfeito para se aproveitar em casal. São muitos restaurantes, bares, cafés e boates bem chiques pela cidade e todos com um atendimento excelente.

Quais são os lugares mais frios do Rio de Janeiro e arredores? campos do jordão
Campos do Jordão é um destino lindo e que super combina com um friozinho, além de ficar a poucas horas do Rio de Janeiro!

Mas nem só de romance e restaurantes vive Campos do Jordão; a cidade oferece trilhas como a Pedra do Baú, passeio de teleférico até o Morro do Elefante e um tour panorâmico que leva a gente a lugares incríveis como o Pico do Itapeva, o Mirante dos Castelos e a cachoeira Ducha de Prata. Agora, se a sua vibe é um bom off road, sugerimos um tour de quadriciclo para desbravar a região.

Quer adrenalina, tirolesa e se pendurar num balanço a 1.915 metros? Então, você não pode perder este passeio ao Prana Park: diversão garantida para toda a família! Certamente, há muito o que fazer em Campos do Jordão, então não deixe de reservar uns 5 dias para conhecer a cidade e seus arredores.

Onde ficar em Campos do Jordão:

Para ver dicas das melhores regiões para se hospedar, nosso artigo sobre onde ficar em Campos do Jordão pode ser bem providencial.

roteiro SP e arredores
Campos do Jordão é a Suíça brasileira

14. Santo Antônio do Pinhal

E por fim, mas não menos importante, Santo Antônio do Pinhal entra na nossa lista de destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro. O lugar conquista os corações de muita gente pelo seu charme e sossego, que só as cidades pequenas sabem oferecer.

Toda a arquitetura da cidade também se inspira nas cidades europeias. Não deixe de conhecer o centro da cidade e o Jardins dos Pinhais Ecoparque, o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil! E do Mirante Nossa Senhora Auxiliadora você tem uma visão privilegiada da região. Além é claro, das diversas trilhas e cachoeiras do local, como a Cachoeira do Lajeado.

Não deixe de degustar uma cerveja artesanal na Araukarien, visitar a simpática Praça do Artesão para uma foto (em maio acontece o festival da truta e do Pinhão) e o Boulevard Araucária para comprar uma lembrancinha e tomar um café.

frio em sao paulo
Santo Antônio do Pinhal é cheio de natureza. Perfeito para passar uns dias curtindo e descansando. (Créditos da foto: Viagem e Turismo)

Onde ficar em Santo Antônio do Pinhal:


#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem para a Região Serrana do RJ de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso mapa personalizado da Região Serrana do Rio de Janeiro

Reunimos informações como: lugares instagramáveis para fazer fotos incríveis, as melhores trilhas e travessias, cachoeiras paradisíacas, museus e monumentos históricos, rotas, excelentes opções de hotéis, pousadas e airbnbs super bem localizados para aproveitar o frio em acomodações bem aconchegantes. É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão por R$49,00!


roteiro petrópolis
Petrópolis é uma das cidades de frio no Rio de Janeiro mais procuradas pelos turistas. Foto: @maladeaventuras

Dúvidas frequentes de quem quer curtir o frio no Rio de Janeiro

“Qual o mês mais frio no Rio de Janeiro?”, “Em julho faz frio no Rio de Janeiro?” ou “Como é visitar a cidade nesse período?” Essas são algumas das perguntas que mais recebemos por aqui diariamente. Então, pensando em te facilitar ainda mais, vamos responder tudo a seguir:

Tem inverno no Rio de Janeiro?

Com certeza! Basta visitar cidades como Petrópolis ou Teresópolis (na região serrana do Rio) em junho, julho e agosto que você vai encontrar noites bem geladas, tomar vinho, comer fondue e aproveitar a lareira do seu hotel ou airbnb!

Quando faz frio no Rio de Janeiro capital?

Muita gente fica em dúvida sobre quando faz frio no Rio de Janeiro capital. A verdade é que as temperaturas mais baixas são entre junho e agosto, com temperatura variando entre 18 e 25º, clima bem ameno em relação à outras cidades do Brasil.

catedral-são-pedro-de-alcantara-petropolis
Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis. Foto: @maladeaventuras

Quando faz frio no Rio de Janeiro região serrana?

Na região serrana o período de frio é um pouquinho maior, se estendendo de maio a agosto, portanto, você terá bastante tempo para programar uma viagem para alguns dos destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro que sugerimos aqui.


O que fazer no frio no Rio de Janeiro?

O inverno no Rio tem temperaturas bem amenas, o que ajuda muito em alguns passeios pela cidade! Veja mais algumas dicas para você aproveitar a temporada de frio no RJ e curtir os passeios mais procurados:

Por que é imperdível? Link
Passeio ao Cristo Redentor Para conhecer o maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro Conferir preço
Entardecer no Pão de Açúcar + tour pelo RJ O passeio mais clássico do destino! Conferir preço
Tour pelo Jardim Botânico e Parque Lage Ponto turístico imperdível para todas as idades Conferir preços

 


Pronto para curtir o frio no Rio de Janeiro?

Por fim, o que vocês acharam dessas sugestões de destinos incríveis para aproveitar o frio no Rio de Janeiro e arredores? São tantas opções legais que vai ser até difícil escolher para qual destino ir primeiro…

Se você gostou, tem dúvidas ou quer compartilhar sua experiência em um desses destinos, escreve para a gente por aqui nos comentários! Vamos adorar ouvir as suas histórias!


Você também pode gostar de ler:

Para onde viajar em julho: TOP destinos no Brasil e no exterior

Lugares para viajar perto de SP, MG e RJ: 10 destinos de natureza

O que fazer em Petrópolis: 30 pontos turísticos e passeios imperdíveis


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

9 respostas

  1. Olá! Muito bom o seu post.
    Conheço a maioria desses lugares, são realmente incríveis, cada um com sua peculiaridade.
    Ainda não conheço Ibitipoca e a Serrinha do Alambari.
    Queria deixar registrado dois lugares que gostei muito quando me hospedei: Casa Centenária em Santo Antônio do Pinhal – O Ecoparque é um passeio muito bom. Em Visconde de Mauá me hospedei no Chalés do Lago, tem hidromassagem o café da manhã é bom demais!

  2. Oi, tem um equívoco na sua matéria. Itaipava não é uma cidade, é um bairro de Petrópolis.
    Todos nós, petropolitanos gostamos de reiterar isso pq parece que Itaipava é uma cidade a parte mas não é. É só um bairro de Petrópolis.

    1. Oi Lorena, tudo bem? Somos petropolitanas e sabemos muito bem disso. =)

      Mas pense como um turista: se você está buscando Petrópolis, é porque quer conhecer o centro histórico, as cervejarias, a Rua Teresa… Se você está procurando Itaipava, é porque quer conhecer as cachoeiras, as trilhas, os restaurantes dessa região. Portanto, nós, enquanto especialistas em roteiros de viagens, optamos por fazer essa distinção no post para facilitar o entendimento do turista que tem interesse em conhecer a Serra do Rio de Janeiro.

  3. Você como especialista em roteiros, deve passar a informação mais correta possível ao turista, sem parecer ocultar partes que é de seu conehcemento, para privilegiar um suposto roteiro da serra do Rio de Janeiro – que no seu ponto de vista individual, parece mais oportuno. Como turistas, queremos a informação clara e correta para poder optar o que de melhor será feito durante a visita em cada local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *