Cercada de lagos de perder o fôlego e com montanhas nevadas como plano de fundo, encontra-se a pequena Jasper, uma cidade de apenas 5 mil habitantes localizada nas Montanhas Rochosas do Canadá. Esse paraíso gelado, com apenas 3 meses sem neve no ano, é um prato cheio para quem gosta de natureza e aventura.
Para quem está planejando uma viagem por Banff e Lake Louise, não deixe de incluir Jasper no roteiro. Eu mesma tive essa dúvida enquanto me preparava para a viagem, se valeria a pena ir até lá ou não, e digo que sim, vale muito a pena!!
Confira também: Roteiro de 5 dias pelas Montanhas Rochosas do Canadá

A vantagem da cidade é que ela é menos turística e mais família. Dá para sentir o clima de cidade pequena, onde todo mundo se conhece. A estrutura é menos comercial e os lagos nos arredores da cidade são alguns dos mais incríveis que visitei pelo Canadá. A desvantagem é que ela é uma cidade bem isolada. Os aeroportos mais próximos ficam a 360km (Edmonton) e 410km (Calgary) de distância.
Porém, para quem gosta de fotografia noturna, sua desvantagem se torna uma ótima vantagem! Devido ao seu afastamento de zonas urbanas, ela é um dos melhores locais para se fotografar a via láctea. Outro fenômeno que acontece por lá é a aurora boreal, mas tem que ter sorte para vê-la, pois não é todo dia que acontece.
Onde fica e como chegar em Jasper (Canadá)
A cidade de Jasper (Canadá) é o principal centro comercial do Jasper National Park, localizado nas montanhas rochosas canadenses. Para chegar até lá é necessário voar até uma das principais cidades da região, sendo elas Calgary (410km), Edmonton (360km) ou Vancouver (800km).
Eu voei até Calgary e de lá aluguei um carro, onde percorri o Banff National Park, a Icefields Parkway até Jasper. De lá, desci até Vancouver, que foi onde deixei o carro. Essa opção deixa o aluguel do carro mais caro, devido a taxa aplicada pela diferença entre o local de retirada e de devolução. E os 800km que separam Jasper de Vancouver tomam um dia inteiro da viagem. Mas para a gente valeu a pena, pois continuaríamos a viagem em Vancouver.
Uma boa opção, é alugar o carro em Calgary e ir até Jasper e voltar pela mesma estrada, dividindo as paradas entre a ida e a volta. O mesmo pode ser feito partindo de Edmonton.
Melhor época para visitar Jasper (Canadá)
Como falei ali em cima, Jasper é um paraíso gelado e tem apenas 3 meses sem neve (ou quase) no ano. Portanto a melhor época para ver os lagos lindos e os dias brilhantes é no verão, especialmente nos meses de julho e agosto.
Eu fui no início de junho e o tempo estava perfeito, com dias ensolarados, temperaturas em torno de 20 graus e mais de 18h de claridade no dia. Achei os dias longos especialmente legais para poder curtir toda a natureza ao redor de Jasper.

Onde ficar em Jasper (Canadá)
Jasper (Canadá) não é um local muito conectado nas tendências da internet. Não digo isso como uma coisa ruim, foi esse clima de cidade pequena que me encantou! Apenas constatei isso ao pesquisar por hotéis no Booking.com, que é onde costumo fazer minhas reservas de hotel. Encontrei poucas opções e a maioria já estava indisponível – e olha que fui no início de junho, iniciozinho da alta temporada.
Depois de todas as minhas buscas, consegui achar opções incríveis de hospedagem, e quando estive lá, também fiquei de olho nas melhores oportunidades para compartilhar aqui no blog com vocês. Listo abaixo algumas opções para todos os bolsos:
Fairmont JPL
O Fairmont JPL é, sem dúvidas, o melhor hotel da cidade! Localizado na beira do Lake Beauvert e com estrutura impecável, ele é perfeito para casais em lua de mel ou famílias com crianças. Digo isso pelo conforto que ele proporciona aos hóspedes, além de todas as atividades disponíveis, como aluguel de bicicletas e canoas canadenses, piscina aquecida, restaurantes, entre outros. Diárias a partir de CAD450.
Jasper Downtown Hostel
Essa é uma opção para viajantes que estão com um budget mais apertado. O Jasper Downtown Hostel é uma opção de albergue confortável e muito bem localizado, no coração da cidade. Eles oferecem bicicletas para alugar e carros compartilhados para os hóspedes. Diárias a partir de CAD120 em quartos privados. Conheça o hostel aqui.
Patricia Lake Bungalows
Como o nome deste hotel já indica, ele fica às margens do Patricia Lake. As suítes e os chalés acomodam até 4 pessoas e os preços são a partir de CAD225 na alta temporada. Aliás, isso é algo bem comum nos hoteis do Canadá: duas camas de casal no quarto ou em quartos separados.
Bed & Breakfast
Essa foi e opção que consegui disponibilidade quando pesquisei 2 meses antes de viajar, pois como falei anteriormente, quase não consegui opções disponíveis e dentro do meu orçamento na época em que fui. O site Stay in Jasper tem uma relação de diversas famílias que alugam quartos ou até chalés inteiros para turistas. Ficamos em um quarto super charmoso com entrada independente e em ótima localização na cidade. Confira o site aqui.
Passeios imperdíveis em Jasper (Canadá)
Vou listar aqui alguns dos principais locais para você visitar em Jasper, além dos passeios mais legais que experimentei por lá! Vale lembrar aqui que eu fiquei apenas 1 dia inteiro (duas noites) na cidade e não pude conhecer muito a região, sugiro ao menos dois dias inteiros (três noites) para explorar bem o que essa cidadezinha das rochosas canadenses tem a oferecer.
Estou partindo do princípio que você já conhece a Icefields Parkway, pois chegou a Jasper saindo de Banff. Ou no mínimo está indo no sentido contrário, de Jasper até Banff passando pela Icefields Parkway. Por esse motivo, não a inseri na lista.
Day use no Fairmont JPL
Este está no topo da minha lista e você vai entender o porquê! O charmoso hotel Fairmont tem uma estrutura tão legal que dá para passar um dia inteiro por lá curtindo a piscina com vista para o Lake Beauvert. Quando você cansar, é só alugar uma bicicleta (a partir de CAD30/hora) para dar uma volta agradável pelo lago.


A pausa para o almoço merece um ceaser (CAD18), drink típico canadense. Nós almoçamos no restaurante Emerald Lounge e a Chopped Kale Salad (CAD 16) que eu experimentei estava divina!



Na parte da tarde, alugamos kayaks e canoas (a partir de CAD40/hora) para percorrer este lago chamado “belo verde” em francês. Sua cor é fascinante e sua transparência permite que vejamos o fundo do lago com facilidade. As águas ficam bem convidativas para um mergulho, mas eu não tive coragem de nadar no lago, pois mesmo com a temperatura agradável a água ainda estava gelada!


Fotografar o Patricia Lake e o Pyramid Lake
O Patricia Lake é daqueles lagos “fundo de tela do Windows”! O reflexo da montanha nevada nas águas tranquilas e na paz daquele lugar é incrível! Não deixe de procurar as cadeiras vermelhas para compor uma foto linda (foto de capa do post)! Aliás, elas estão espalhadas pela cidade.

Seu vizinho, o Pyramid Lake é outro lago lindo e que dá para passar o dia todo contemplando suas águas calmas. Tudo depende do tempo que você tem disponível.

Pular nas águas geladas do Horseshoe Lake
Mesmo no auge do verão as águas dos lagos canadenses são congelantes. Mas para aqueles que se aventuram a dar um mergulho, o Horseshoe Lake é o spot perfeito! Há diversos locais para fazer cliff jumping, com alturas que variam de 7 a 18m. Esses locais não são sinalizados, então vale lembrar que é bom tomar cuidado!

Curtir a “praia” do Anette Lake
Imagine um dia de sol no verão canadense de uma pacata cidade como Jasper. Todo mundo vai curtir uma praia, claro! O Anette Lake tem areia em parte de sua margem e é de super fácil acesso, o que é convidativo para famílias com crianças.

Maligne Lake
O Maligne Lake tem um passeio de barco que parece ser bem legal! Eu fui apenas para caminhar pela beira do lago, mas a parte em que é possível fazer caminhada é apenas um trechinho do grande lago que pode ser percorrido de barco.

Observar as estrelas à noite
Depois da meia noite, quando estiver bem escuro, olhe para o céu e observe as estrelas e a via láctea brilhando lá em cima. Se você der sorte de pegar uma noite sem lua, vai ter a experiência mais incrível ainda para poder observá-las. Separe sua câmera e tripé e abuse das fotos noturnas!
Observar a vida selvagem
Para a viagem ficar completa, nada como observar os ursos, alces, esquilos e demais animais da região. O legal é que nem é necessário fazer esforço, encontramos muitos deles na beira da estrada. Os ursos adoram florzinhas amarelas, portanto se você vir um campo dessas flores, pode diminuir a velocidade do carro porque há grande chance de encontrar um dos ursinhos por lá.

Dicas gerais para a sua viagem à Jasper (Canadá)
– Compre um spray “anti-urso”. Essa foi a primeira recomendação que nos deram ao chegarmos no Centro de Informações de Banff. Isso não significa que você vai usar o spray contra um urso, é apenas uma precaução. Se um urso resolver te atacar, o que é pouco provável que aconteça, o primeiro passo é ficar junto com todo o grupo e falar alto, olhando para o urso, fazer sua presença ser notada. Se nada disso funcionar e ele for para cima de você, aí sim será necessário usar o spray.
– É importante ter em mãos um passe com permissão para entrar no parque. Você pode encontrar mais informações aqui. Ao longo de todo o ano de 2017, para comemorar os 150 anos do Canadá, eles criaram um programa de entrada gratuita em todos os parques do país. Portanto, não sei dizer o valor desse passe, já que fui em Junho/2017.

Aluguel de carro
Como essa viagem foi uma roadtrip, optamos por já sair aqui do Brasil com o carro alugado. Usamos o site RentCars para pesquisar preços, ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…) e funcionou super bem! A gente sempre usa e recomenda. Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.
Seguro viagem
Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.
Sempre fazemos o nosso pelo site do Seguros Promo, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.
Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Seguros Promo!
Chip internacional para celular
Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.
Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens.
Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.
Veja aqui o post completo que fizemos com dicas para você comprar o seu EasySim4U | Clique aqui para comprar o seu chip.

Vou para o Canadá agora, faremos leste x oeste. Achei seu blog em minhas pesquisas e amei! E as fotos? Uma mais linda do que a outra!! Ganhou uma seguidora, estou revirando o seu insta 🙂
Oi Dani, que demais! Deve ser incrível cruzar o país assim, tantas paisagens distintas, culturas… uma aventura e tanto!
Essa trip foi maravilhosaaa! Espero que vocês curtam muito Jasper e o Canadá inteiro. É um país surpreendente! Boa viagem =)
Gaia, amei seu post ! =)
Fiquei super interessada no “Day use no Fairmont”, você lembra o valor ?
Oi Jô!
Eu ameeei o day use no Fairmont. É uma delícia poder usufruir da estrutura deles sem ser necessariamente um hospede. Você paga por cada atividade que for fazer, ou seja, você pode curtir só a piscina (CAD25 por pessoa), ou passear de barco (a partir de CAD40 por hora), ou bicicleta, e por aí vai.
Eu não me lembro bem, mas acho que só cheguei lá e falei na recepção o que gostaria de fazer, mas acho que seria bom enviar um email antes pedindo informações sobre o dayuse e valores atualizados =)
Espero que você curta muitooo! Beijos e boa viagem!
Olá Gaia,
Estou fazendo inercâmbio em Calgary e minha namorada vem me visitar! Iremos para Jasper em agosto! Infelizmente todos hotéis com preços acessíveis estão lotados! Busquei quarto por esse site que você indicou em “Bed and Breakfast” e eles me mostraram o “Derksen Suite” porem não há fotos! foi esse que você ficou?
abraços!
Oi Juan! Puxa, tem poucas opções de acomodação na cidade né? Especialmente na alta temporada. Não foi esse não, mas sugiro que você entre em contato por email com eles solicitando as fotos. Acredito que eles tenham algo para enviar para vocês darem uma olhada. Boa sorte =)
ola, adorei as dicas e estou planejando para fazer essa rota também em julho com meu namorado.
Vcs dormiram em Canmore 3 noites e em Jasper 2 noites?
sugestão de hospedagem em Canmore? acharam mais barato que Banff? e o acesso aos atrativos de Banff é tranquilo por lá?