Está pensando em fugir da rotina? Então esse post é o ideal para você! Ele está cheio de destinos perfeitos para dar aquela relaxada e incluir um pouco de aventura na vida. Se você mora perto do Rio de Janeiro ou arredores, precisa conferir nossa lista com 10 lugares para acampar no RJ.

O Rio é um Estado repleto de muita natureza e ecoturismo, portanto, você já pode imaginar que deve ter muitos destinos nos quais você pode acampar e ainda fazer passeios incríveis.

E pensando nisso, nós listamos nesse post, os 10 melhores lugares para quem deseja acampar no Rio de Janeiro. Se você está curioso para saber um pouco mais de cada um, é só continuar a leitura!


Lugares para acampar RJ: por que acampar em terras fluminenses?

Como já dissemos anteriormente, o Rio de Janeiro é um dos Estados mais famosos e bem avaliados no quesito de ecoturismo, então acampar por aqui é uma atividade super interessante, pela variedade de destinos que você encontra, às vezes, um bem pertinho do outro.

Esse é um dos pontos positivos de escolher lugares para acampar no RJ: é tudo muito perto. Então você facilmente consegue fazer uma integração de passeios e lugares, para conhecer ao máximo tudo o que você puder.

Além de tudo isso, o Rio ainda possui lugares belíssimos, quase escondidos, que vão encantar você desde o momento que você chegar e não quiser mais ir embora.


Lugares para acampar RJ: como chegar?

Quase todos os destinos são próximos entre si, então você concorda comigo que ficar pegando ônibus o tempo todo para conhecer cada um, pode ser muito desconfortável. E é mesmo! Apesar de ser possível chegar de ônibus, através da rodoviária Novo Rio, o que nós recomendamos é que você vá de carro para ter mais liberdade e mobilidade.

serra do rio de janeiro carro
Vá de carro e aproveite para explorar bem as estradas e conhecer as belezas naturais antes mesmo de chegar no destino.

Lugares para acampar RJ: os melhores destinos

Agora chegou a hora tão esperada! A de descobrir quais são os melhores lugares para você já preparar a barraca e a mochila e se jogar no acampamento! Vamos conhecer?

1. Praia do Sono – Paraty

Não poderia começar essa lista sem falar da queridinha Praia do Sono! Quem acompanha o blog provavelmente já viu muitas dicas e fotos desse destino. A Praia fica em Paraty, cidade localizada há 245km do Rio de Janeiro.

Lá, há vários campings disponíveis: alguns na beira da praia e outros mais pra dentro, no gramado. A estrutura é ótima, com muitos restaurantes simples oferecendo PFs com peixe fresquinho, moradores vendendo bolo de cenoura e tem até pizzaria! O contato com a natureza e a beleza do lugar com certeza vão te encantar. É uma viagem perfeita para fazer em feriados ou até finais de semana.

lugares para acampar rj paraty
A Praia do Sono é maravilhosa! Você não vai se arrepender de ir para lá.

Veja também: Praia do Sono: como chegar, como é acampar, onde comer, passeios e mais!


2. Martim de Sá – Paraty

Martim segue o mesmo estilo da Praia do Sono: uma praia incrível, trilhas e cachoeiras. Porém, o que diferencia as duas, além do tamanho das praias, é a estrutura. Martim é menor, não tem luz e poucos restaurantes.

São três opções para chegar até lá: você pode pegar um barco até a praia de Pouso da Cajaíba por R$25,00 e de lá percorrer uma trilha de 1h30; ir de barco até a praia de Martim, dependendo das condições do mar (dizem que é perrengue, já que é preciso passar em alto mar e o barco balança muito!) ou, a última delas, percorrer uma trilha a partir da Praia do Sono, passando por mata fechada e diversas praias.

Dessa maneira, é recomendável ir acampando nas praias até chegar a Martim, podendo levar até dias de trilha! Mas, com certeza, vale a pena todo o esforço!


3. Aventureiro – Ilha Grande

Céu azul, areia branca, água cristalina e muito verde. Toda a Ilha Grande é incrível, mas Aventureiro é especial! Lá é o lugar para ouvir as ondas do mar e curtir a noite à luz de velas ou à luz do luar. Muita paz e calmaria para relaxar bastante e recarregar as energias! São 500m de areia branca, com diversos campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Tudo muito simples e com a estrutura necessária.

praia do aventureiro
Foto do cantinho da Praia do Aventureiro, tirada com o drone pelo @BrenoMadeira

Para chegar até lá, você pode pegar barcos direto de Angra dos Reis ou de Abraão, a vila mais povoada da Ilha Grande. Também há a possibilidade de fazer uma trilha partindo da Praia de Provetá. É importante saber: há uma capacidade máxima de pessoas na praia, então, evite ir para lá em feriados ou alta temporada!


4. Lugares para acampar RJ: Praia Brava das Palmas – Ilha Grande

Também localizada na Ilha Grande, a Praia Brava de Palmas encanta por ser pequena e aconchegante! Lá, há apenas a estrutura das Cabanas Paraíso, uma pousada que oferece cabanas e camping. Há também restaurante e passeios.

Para chegar até lá, é preciso pegar um barco em Abraão, de apenas 15 minutos, ou fazer uma trilha de 1h30 também partindo de lá. Se você gosta de ficar em um lugar calmo, com pouca gente e um pouco mais de estrutura, pode apostar nesse destino!


5. Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

A Gaia esteve recentemente em Visconde de Mauá, e já já vai fazer uma série de posts sobre lá! Já adianto que o lugar é cercado por muita natureza, diversas cachoeiras e restaurantes super charmosos. O lugar é perfeito para passar um final de semana muito gostoso, relaxando e fazendo programas diferentes!

viagem a dois visconde de maua
A Cachoeira do Santuário é super conhecida na região.

A região de Visconde de Mauá está no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas. 

Acampar em Maromba, uma das vilas da região, pode ser uma boa opção, pois assim você fica bem próximo das cachoeiras mais badaladas. E não deixe de fazer a trilha da Pedra Selada.


6. Carrancas – Minas Gerais

Carrancas é o destino perfeito para uma roadtrip com os amigos. Se você puder esticar o final de semana para percorrer os 414 km com calma, se prepare para explorar estradas de terra, muitas cachoeiras e degustar comida mineira em qualquer esquina!

São vários campings espalhados pela cidade, mas eu recomendo o “Camping da Ponte“, que foi a nossa escolha quando estive por lá. A estrutura era ótima, com vários banheiros e chuveiros, restaurante e, o mais legal: um rio que passava por dentro do camping, se transformando no nosso quintal.

lugares-para-acampar-rj-carrancas
Carrancas é um destino mais diferente, mas que vale super a pena conhecer.

Dormir com o barulhinho da água foi sensacional! Por lá, você poderá fazer diversos passeios, como andar de bike nas estradas de terra cercadas por árvores, conhecer cachoeiras incríveis como a Esmeralda e o Complexo da Zilda e passear pelo centro histórico da cidade!


Leia também: Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


7. Lugares para acampar RJ: Ibitipoca – Minas Gerais

Imagina acampar dentro de um parque cheio de cachoeiras? Isso é possível em Ibitipoca, no Parque Estadual do Ibitipoca. Já tem um tempo que eu fui conhecer a região, mas fiquei hospedada em chalés próximos ao parque. Descobri esses dias que é possível ter o privilégio de acampar dentro do parque, e já estou super empolgada de voltar lá nesse esquema!

A estrutura parece boa, com cantina, restaurantes e vestiários, e o melhor: você já está lá dentro, prontinho para acordar cedo e explorar o parque! Não deixe de fazer a trilha até a Janela do Céu. Com certeza você vai se surpreender com esse lugar tão lindo! A minha experiência, inclusive, foi de uma viagem em um final de semana, indo no sábado bem cedinho e voltando domingo à noite! É cansativo, mas vale a pena!

Ibitipoca é um dos destino queridinhos para ecoturismo e para acampamento. Super famoso!

8. São Thomé das Letras – Minas Gerais

Ainda não fomos conferir São Thomé, mas já ouvimos por aí que o lugar tem uma vibe muito boa, além de claro, muita natureza! A cidade oferece também a prática de diversos esportes radicais como rappel, off road, trekking, mountain bike e outros.

Mas, o principal motivo de ir até lá, são as cachoeiras, como a Véu da Noiva, muito frequentada pelos turistas. É claro que devem ter outras escondidas por lá, que só explorando a região para descobrir. Há campings espalhados por toda a cidade, com boa estrutura e preço bem em conta. São Thomé fica em Minas Gerais, há 324 km do Rio de Janeiro.


9. Lumiar – Nova Friburgo

Lumiar está há 30km de Nova Friburgo, e é o destino perfeito para quem busca contato com a natureza, que por lá é abundante, formada por cachoeiras, rios, corredeiras e Mata Atlântica.

As cachoeiras que se espalham pelos arredores são os destaques de Lumiar. Já li que uma das mais famosas é Indiana Jones, que corre por um estreito cânion e termina com um escorrega natural. Que delícia! Há muitas outras opções, como Poço Verde e a Toca da Onça. Dá para explorar bastante a região!

lugares para acampar rj lumiar
Lumiar é pequenininho, mas super especial!

Você vai encontrar alguns campings próximos às cachoeiras e outros mais pro centrinho da cidade. O clima perfeito para relaxar e recarregar as energias em um final de semana!


10. Lugares para acampar RJ: Ubatuba – São Paulo

Ubatuba pertence ao estado de São Paulo, mas está tão pertinho do Rio que vale reservar três dias para acampar pela região! São 315km até lá, e é bem fácil de chegar.

São inúmeras praias e passeios diferentes, mas a Praia de Itamambuca é a minha recomendação! A praia oferece altas ondas, e é um dos picos mais procurados do Brasil pelos surfistas.

A hospedagem em Itamambuca se desenvolveu levando em conta a preservação da praia e a identidade com a natureza. Você vai encontrar pousadas, hotéis e campings super descolados! São vários restaurantes por lá, opções não vão faltar! Outra boa dica é ir de carro, para poder andar pela região sem se preocupar.

lugares para acampar rj ubatuba
Ubatuba é lindíssima! Temos certeza de que você não irá se arrepender de visitar.

Leia também: 5 praias maravilhosas na região da Costa Verde, Rio de Janeiro


Lugares para acampar RJ: equipamentos

Para praticar acampar, é importante investir em alguns equipamentos e vestimenta adequados. Por isso, pensamos em listar aqui alguns itens que são essenciais para a sua aventura. Veja abaixo:

Quando precisamos de produtos específicos, sempre damos uma olhadinha no site da Columbia, que tem excelentes roupas para esportes e passeios de aventura. Também adoramos o site da Decatlhon para comprar equipamentos como saco de dormir, barraca de camping, snorkel e etc.

Nós temos um cupom de desconto no site da Columbia! É só usar MALADEAVENTURAS10 no final da sua compra para garantir 10% de desconto. Aproveite para ler o post que preparamos com dicas de excelentes roupas e calçados da Columbia:



E aí, qual é a sua escolha para o próximo final de semana ou feriado?

De todos esses lugares para acampar no RJ que falamos por aqui, qual é o seu favorito? Conseguiu decidir? Seja lá qual você escolha, saiba que todos são incríveis opções para quem quer se aventurar um pouco mais. Se você já tiver acampado em algum desses lugares, conta a sua experiência aqui para a gente! E caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar aqui também para a gente responder, está bem? Boa viagem!


Outros posts que você pode gostar: 

Serra do Rio de Janeiro: 10 destinos imperdíveis para conhecer na região

Tudo o que você precisa saber sobre a Praia do Sono

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza

Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

10 respostas

  1. só para deixar claro, o barco para o Pouso da Caijaíba, caminho para martim de Sá, não sai por menos de R$ 50 por pessoa.

    para a Praia do Sono, acesso por trilha (1:30hrs) ou de barco via laranjeiras, R$ 25 por pessoa

      1. Tem mesmo, como vários que incluímos no artigo!! Mas são tão pertinhos e acessíveis de carro, que aumentamos a lista para outros estados também!

  2. Eu procuro sempre um lugar perto de Rio corrente com ou sem cachoeira para acampar, gosto de montar barraca e passar meses aproveitando a natureza, gosto de ficar cozinhando com meu fogão improvisado que tenho,sou cicloviajante,tenho interesse em acampar dentro do estado do Rio mesmo, já acampei muito em outros estados,falta só explorar as maravilhas da natureza dentro do estado mesmo, gostaria que alguém me indicasse um desses destinos pra mim aqui no Rio de janeiro, valeu. ?

    1. – Praia do Sono, em Paraty
      – Aventureiro, Ilha Grande
      – Praia da Macumba, Rio de Janeiro

      São apenas algumas das opções =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *