No litoral norte de São Paulo, Ubatuba é um balneário famoso por suas praias paradisíacas e natureza preservada. Mas você sabe qual é a melhor praia de Ubatuba?

Se você ainda não conhece, preparamos uma lista com as 15 melhores praias Ubatuba para você montar um roteiro inesquecível. Das mais badalas até as que parecem desertas, Ubatuba tem praia para todos os gostos.

Continue sua leitura para descobrir qual a praia mais bonita de Ubatuba.


Ubatuba: porque conhecer

Próximo à capital paulista, Ubatuba é um destino que todos deveriam conhecer. O local é perfeito para quem quer ter contato com a natureza. Suas praias são margeadas pela Mata Atlântica e estão entre as mais preservadas do país. Sem dúvida, a floresta e o mar vivem em perfeita harmonia por lá.

Em seu litoral de mais de 80km de extensão você irá encontrar mais de 100 praias e cada uma tem sua própria identidade. Algumas são bem tranquilas e ótimas para um banho relaxantes, já outras possuem ondas que atraem turistas de todos os lugares.

A Mata Atlântica também foi generosa com a região. As diversas trilhas te levam a lugares ainda pouco explorados e com natureza super preservada. Vale a pena se aventurar.

Com tantos lugares interessantes para conhecer, tenho certeza de que você vai se apaixonar por Ubatuba. Mas cuidado, corre o risco de você querer voltar muitas vezes!


Aproveite para ler também: 20 destinos próximos ao Rio de Janeiro para visitar no verão


Onde fica e como chegar em Ubatuba

Ubatuba é uma cidade do litoral norte de São Paulo, na chamada região da Costa Verde. Esse pedaço do litoral encanta por suas praias paradisíacas de águas cristalinas, que se encontram com a belíssima Mata Atlântica.

A cidade está a 220km de distância de São Paulo e a 70km de Paraty. Com isso, é bem comum que os turistas visitem as duas cidades, dependendo de quantos dias ficarão na região.

Os aeroportos mais próximos de Ubatuba, são os da capital paulista. O aeroporto de Congonhas está a 235km de distância e o e Guarulhos está a 208km. A partir deles você pode chegar até seu destino final de carro, transfer ou ônibus.

Sem dúvida o carro é uma ótima opção para chegar até Ubatuba, ainda mais porque ele será bastante útil para se locomover entre as praias da cidade. A partir de São Paulo, o melhor trajeto utiliza a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070) até Taubaté e em seguida seguir pela SP-125 até Ubatuba.

Já de ônibus, a empresa Pássaro Marrom oferta saídas regulares ao longo de todo dia com destino a Ubatuba. A viagem tem duração de 5h e o valor da passagem é de R$91,60.


Quantas praias tem em Ubatuba?

Antes de conhecer as melhores praias Ubatuba, nada melhor do que ter uma visão geral da região. Ao longo dos seus 80km de litoral, Ubatuba possui 102 praias catalogadas, distribuídas entre a costa continental e as ilhas.

As praias são divididas em três regiões: região sul, se aproximando de Caraguatatuba, região norte, indo em direção à Paraty e região central. Além delas, há ainda as praias das ilhas, mas elas são acessíveis apenas de barco.

Das mais agitadas até as mais tranquilas, as praias de Ubatuba são incríveis e é até difícil decidir qual a melhor praia de Ubatuba (SP). Algumas são ainda ponto de desague de rios, criando um cenário de filme. O bom é que com tantas opções, mesmo nos períodos mais movimentados da cidade, você ainda consegue encontrar um cantinho em uma praia para chamar de seu e curtir o dia todo.

melhores praias de ubatuba
Praia da Fazenda, uma das nossas preferidas!

Praias do Litoral Sul de Ubatuba

O litoral sul de Ubatuba concentra o maior número das praias da região. Elas ficam a curtas distâncias umas das outras e, no geral, apresentam boa estrutura de comércio. Além disso, o litoral sul apresenta ótimas sugestões de acomodação e você pode aproveitar e esticar o passeio até outras cidades próximas, como Caraguatatuba e São Sebastião.

Confira a lista das melhores praias Ubatuba no litoral sul:

  • Praia Grande
  • Praia das Toninhas
  • Praia de Maranduba
  • Praia da Lagoinha
  • Praia do Sapê
  • Praia da Enseada
  • Praia Perequê-Mirim
  • Praia da Santa Rita
  • Praia do Lázaro
  • Praia da Sununga
  • Praia das Sete Fontes
  • Praia Domingas dias
  • Praia do Lamberto
  • Praia do Flamengo
  • Saco do Ribeira
  • Praia Dura
  • Vermelha do Sul
  • Praia da Caçandoca

Praias do Litoral Norte de Ubatuba

Por outro lado, o litoral norte é marcado por praias mais rústicas e com aquele ar de deserta que eu adoro! Muitas das praias dessa região são acessíveis por trilhas e são as queridinhas dos aventureiros. Os amantes do mergulho também preferem as praias do litoral norte.

Diferentemente das praias da região central e do litoral sul, as do litoral norte não costumam ficar tão cheias na alta temporada. Assim, se você prefere fugir do agito já tem um ideal de qual a melhor praia pra fica em Ubatuba.

Veja agora a lista com as melhores praias Ubatuba no litoral norte:

  • Praia de Itamambuca
  • Praia do Félix
  • Praia de Prumirim
  • Praia das Conchas
  • Praia de Ubatumirim
  • Praia da Almada
  • Praia de Camburi
  • Praia Vermelha do Norte
  • Praia Estaleiro do Padre
  • Praia da Fazenda
  • Praia do Português
  • Praia do Puruba
  • Praia do Engenho
  • Praia do Leo
  • Praia Brava de Cambiru
  • Praia de Picinguaba

TOP 15 melhores praias de Ubatuba

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as praias do litoral sul e norte, chegou a hora de conhecer qual é a melhor praia de Ubatuba. Confesso que foi uma tarefa bem difícil eleger as melhores praias Ubatuba, mas chegamos a uma conclusão e temos certeza de que você vai adorar!

01. Praia do Félix

Vamos começar então pela belíssima Praia do Félix. Ela fica localizada no litoral norte de Ubatuba e se você perguntar qual a melhor praia de Ubatuba (SP), muita gente vai dizer que é ela. Suas areias brancas combinam perfeitamente com o mar azul esverdeado e com a mata que fica na parte de trás da praia.

O bom da Praia do Félix é que ela é bem democrática. Enquanto o lado esquerdo é ótimo para a prática do surfe, o canto direito da praia é calminho e forma-se até uma piscina natural. Aliás, a praia é ótima para mergulhar nesse canto direito.

melhores praias ubatuba
No canto esquerdo, a Praia do Português. No canto direito, um trecho da belíssima Praia do Félix! Foto: @brenomadeira

A estrutura da praia é boa e você encontra quiosques, restaurantes e vendedores ambulantes que percorrem a orla da praia. O acesso à Praia do Félix se dá no condomínio Cachoeira do Sobrado, que fica a 15km de distância do centro de Ubatuba em direção à Paraty.

Onde se hospedar na Praia do Félix: Villa Félix Suítes e Chalés.


02. Praia do Português

Seguindo por uma trilha a partir do canto direito da Praia do Félix você chega na Praia do Português. A trilha é bem tranquila e logo você chega até uma das praias mais bonitas de Ubatuba.

Ela é bem pequenininha e cercada de rochas, o que propicia um ótimo mergulho de snorkel. Sua faixa de areia é bem pequena e os coqueiros na beira da praia completam o visual. Ah! Devo avisar que você não encontra quiosques nessa praia, então leve bebida e comida com você para garantir caso tenha sede ou fome.

praia do português costa verde ubatuba
A lindíssima Praia do Português | Foto: @brenomadeira

03. Praia das Conchas

Em seguida, continuando nossa lista de qual é a melhor praia de Ubatuba temos a Praia das Conchas. Ela também é acessível pela Praia do Félix, no entanto, pelo lado esquerdo em uma trilha de 10 minutos. Outra opção de acesso é pela BR-101 no km 34.

Ela também é bem pequena e rodeada por pedras. No chão, você entende o porquê do nome, Praia das Conchas. Praticamente não se vê a areia, apenas conchinhas por toda a parte que são trazidas pelo mar. O azul turquesa dessa praia impressiona e deixa o cenário ainda mais bonito.

melhores praias de ubatuba
A aconchegante Praia das Conchas, em Ubatuba! Foto: @brenomadeira

04. Itamambuca

Queridinha dos surfistas e da galera jovem, a Praia de Itamambuca é famosa no mundo todo por ser uma das melhores praias do Brasil para surfar. Mas além do surfe, outros esportes aquáticos fazem sucesso em Itamambuca, como o caiaque e o SUP.

Com dois quilômetros de extensão, a Praia de Itamambuca é um verdadeiro paraíso no litoral norte de Ubatuba. De um lado o mar, do outro a Mata Atlântica e para completar, o Rio Itamambuca deságua na praia, criando um local mais calminho para quem quer aproveitar um banho refrescante.

Praia de Itamambuca em Ubatuba
Não deixe de conhecer a Praia de Itamambuca! Foto: @brenomadeira

Se você me perguntar qual a melhor praia para ficar em Ubatuba, diria que Itamambuca é uma forte concorrente. Além do visual deslumbrante, a praia conta com excelente infraestrutura. Sem dúvida é uma praia ótima para toda a família. O acesso pode ser feito a pé a partir da Vila de Itamambuca.

Onde se hospedar na Praia de Itamambuca: Moksha Surf e Yoga


05. Praia da Fazenda

Rústica e deserta são adjetivos que descrevem bem a Praia da Fazenda. Ela é sede do Parque Estadual da Serra do MarNúcleo Picinguaba e é um dos locais mais preservados do litoral norte de São Paulo. Ao longo dos seus 3 km você não encontra nada além da natureza preservada.

Diferentemente de outras praias da região, a areia da Praia da Fazenda é mais escura e batida, perfeita para uma caminhada ou corrida. Já a água é bem clarinha e propícia à prática de SUP. O manguezal é também um ótimo lugar para conhecer na região, mas não esqueça do repelente, pois os mosquitos são cruéis.

praia da fazenda
Praia da Fazenda, uma das nossas preferidas! Foto: @brenomadeira

A Praia da Fazenda fica a 37km do Centro de Ubatuba. Não há opções de hospedagem nem quiosques na praia, então leve sua comida, bebida e cadeira com você.


06. Praia da Sununga

Outra que disputa acirradamente qual a praia mais bonita de Ubatuba é a Praia da Sununga. Embora suas águas sejam bem agitadas e mais perigosas, não sendo muito recomendável o banho de mar, o visual dessa praia é paradisíaco. 

Ela fica à esquerda da Praia do Lázaro, no litoral sul de Ubatuba. Além do acesso pela Praia do Lázaro, no km 63,8 há indicações de como chegar à Praia da Sununga de carro.

Sua característica de mar de tombo (areia grossa e profundidade que muda abruptamente), a Praia da Sununga atrai muitos praticantes de skimboard. Um ponto bastante procurado na Praia da Sununga é a Gruta que Chora, de onde brota água de suas paredes.

Onde se hospedar próximo à Praia da Sununga: Pousada Vivenda do Flamboyant.


07. Praia Vermelha do Norte

Seguindo nossa lista, a Praia Vermelha do Norte é outra que possui mar de tombo e por isso é uma das queridinhas dos surfistas. No entanto, apesar do banho não ser indicado por aqui, vale a pena conhecer as belezas dessa praia. As ondas fortes quebram na grande faixa de areia, onde é possível fazer caminhadas bem gostosas.

No canto esquerdo da praia você encontra alguns quiosques. Já no lado direito há uma trilha que leva a outras praias, como Barra Seca e Saco da Mãe Maria. O acesso à Praia Vermelha do Norte é no km 41 da BR-101.

Onde se hospedar na Praia vermelha do Norte: Oré Suítes e Chalés.


08. Domingas Dias

Ao lado da Praia do Lázaro, a Praia de Domingas Dias é uma das melhores praias Ubatuba. O mar por lá é bem calmo e no canto esquerdo da praia se forma uma piscina natural muito agradável. Ao longo da praia, grandes pedras completam o cenário junto com a mata.

No lado direito da praia há um pequeno córrego de água doce e uma bica de onde é possível beber água à vontade. Ah! É importante ressaltar que não há qualquer estrutura na praia, então leve o que for necessário.

Para chegar a esse pedaço de paraíso você deve entrar pelo condomínio Pedra Verde, ou então ir caminhando a partir da Praia do Lázaro.


09. Ilha das Couves

A Ilha das Couves é bem famosinha em Ubatuba, e não é por menos: a água cristalina e calminha deixa a pequena praia da Ilha ainda mais charmosa e instagramável.

Para chegar, você deve ir até o povoado de Picinguaba (fica entre Paraty e Ubatuba, bem no meio do caminho!) e pagar um barqueiro para te levar e busca da ilha. O valor por pessoa é R$65 ida e volta, mas você também pode fechar um barco privativo para ter mais flexibilidade de horário.

Para conhecer a Ilha das Couves, sugiro que você vá durante a semana, na maré baixa. Quando a maré está alta, a faixa de areia fica super curta e o mar bem agitado. E essa é uma praia que costuma ficar bem cheia nos finais de semana, portanto, vale a pena evitar!

ilha das couves
Ilha das Couves | Foto: @brenomadeira

10. Ilha dos Porcos

A Ilha dos Porcos fica bem pertinho da Ilha das Couves, e você pode conhecê-la no mesmo dia! Foi o que nós fizemos: reservamos um tour, saindo de Picinguaba, que passava nas duas ilhas. Você também pode ver algum passeio de lancha em Ubatuba, há várias empresas que fazer o tour de um dia.

A Ilha dos Porcos possui apenas uma praia, cercada por um mar cristalino! O que mais chama atenção é o formato da praia, que é uma meia lua. Lá nessa ilha tem uma casa enorme, privada. Imagina se hospedar ali?!

ilha dos poucos ubatuba
A belíssima Ilha dos Porcos! Foto: @brenomadeira

11. Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha serve como ponto de partida e chegada para a Trilha das Sete Praias. É uma praia de mar muito calmo e de cor mais escura. Suas areias são firmes o que propicia a prática de esportes como futebol, corrida e vôlei. Sua orla possui 2km de extensão e é muito procurada por famílias com crianças.

A infraestrutura da praia é razoável. No lado direito da praia há alguns quiosques onde é possível fazer refeições e comprar bebidas. Já o canto esquerdo é mais vazio e possui ótimos lugares para mergulhar.

Para chegar até a Praia da Lagoinha você deve seguir até o km 77 da BR-101.

Onde se hospedar na Praia da Lagoinha: Aldeia da Lagoinha.


12. Praia do Ubatumirim

Quer paz e sossego? Pois a Praia do Ubatumirim é perfeita para passar o dia inteiro relaxando à beira mar. Ela fica mais distante do Centro de Ubatuba e sua grande faixa de areia faz com que a praia pareça exclusiva, já que todo mundo se espalha bem por lá.

O mar em Ubatumirim é bem calmo e agradável. Além de ótimo para famílias com crianças, é super convidativo para a prática de SUP. Já na areia, os grupinhos se formam para jogar vôlei, futebol, frescobol e futevôlei.

Para chegar na Praia do Ubatumirim você deve seguir até o km 19 da BR-101 sentido Paraty. A partir desse ponto é mais 1,5km em uma estrada de terra que exige um pouco mais de cuidado.

Onde se hospedar próximo à Praia do Ubatumirim: Banana Bamboo Ecolodge.


13. Praia da Almada

Quer saber qual a melhor praia de Ubatuba para passar o dia com a família? Certamente a Praia da Almada é uma das melhores opções. Semelhante à Praia do Félix, ela fica um pouco mais afastada do Centro da cidade e caba sendo mais vazia.

A faixa de areia é grande e as águas são rasinhas e calmas, ótima para ficar com as crianças. Ao longo da faixa de areia, bares e restaurantes oferecem pratos e petiscos deliciosos e bebidas refrescantes. Além do banho de mar, a praia também é ótima para praticar esportes como caminhadas, SUP e caiaque.

O acesso até a Praia da Almada é a partir do km 38 da BR-101. Em seguida, são mais 3,5 km de estrada de chão até essa praia incrível.

Onde ficar próximo à Praia da Almada: Pousada Rancho do Onofre.


14. Praia de Prumirim

A Praia de Prumirim é ponto de partida para o passeio da Ilha de Prumirim. Mas não ache que ela serve apenas de ponto de parada dos barcos, porque é totalmente o contrário.

O mar da Praia de Prumirim é belíssimo, embora não seja bom para banho o ano inteiro, por causa das ondas e correntezas. Mas os surfistas adoram pegar ondas por aqui. A areia é branquinha e os quiosques na orla são ótimos para fazer refeições. E se você cansar da água salgada, basta caminhar até a Cachoeira de Prumirim e se refrescar na água doce geladinha!

qual a melhor praia ubatuba
Praia de Prumirim

A Praia de Prumirim fica no km31 da BR-101 sentido Paraty.

Onde ficar próximo à Praia de Prumirim: Solar das Canoas.


15. Praia do Cedro

Por fim, também conhecida como Praia do Cedrinho, essa praia é acessível apenas por uma trilha de 3km a partir da Praia do Tenório. E apesar de ficar na região central de Ubatuba, a sensação que temos ao chegar na Praia do Cedro é de exclusividade.

A praia em si é pequena e cercada por uma faixa densa de floresta. O mar esmeralda é calminho e perfeito para o mergulho de snorkel. Há ainda um quiosque na raia onde é possível comprar bebidas e alguns petiscos para passar o dia.


Por ser meio afastada, não encontramos opções de acomodações próximas à Praia do Cedro. 


Qual é a melhor praia de Ubatuba? Nossa favorita!

E é claro que não poderia faltar nossa opinião na escolha de qual é a melhor praia de Ubatuba. Dentre tantas opções belíssimas, uma delas nos encantou. Veja qual é ela:

>> Praia da Puruba

Nós adoramos praias com ares de deserta e a Praia da Puruba foi o nosso local favorito em Ubatuba. Essa praia é uma verdadeira pintura da natureza e você fica impressionado com tanta beleza.

Ela possui 1,5km de extensão e uma faixa de areia e mata separam a praia do Rio Puruba. Apesar de ser uma praia de tombo, com mais ondas, vale a pena dar um mergulho rápido e em seguida cair no rio para se refrescar.

praia puruba melhor praia ubatuba
Puruba, uma das praias mais lindas da região! foto: @brenomadeira

Chegar até à Praia da Puruba depende muito da maré. Ela está a 26km de distância do Centro de Ubatuba em direção à Paraty. Após um trecho de estrada de terra até à vila dos pescadores, você pode ir a pé, ou de barco caso a maré esteja cheia.

Não há hotéis ou pousadas na região, mas muitas pessoas ficam por lá para acampar. Imagine só como deve ser linda a noite por lá.

Depois de conhecer essas praias divinas, qual a melhor praia de Ubatuba na sua opinião? Deixa aqui nos comentários sua resposta e se sua favorita não estiver por aqui, faça a sua recomendação. Adoramos interagir com você!


Fotos de drone: @brenomadeira. Vale à pena conferir o trabalho dele no Instagram!


Aproveite para ler também:

Praias do Brasil: conheça as 20 praias brasileiras mais bonitas
Lugares para viajar perto de SP, MG e RJ: 10 destinos de natureza
Passeios no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

1 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *