Tudo pronto para a sua viagem para Londres? Agora, chegou a melhor parte: decidir o que fazer em Londres. Nesse post você vai encontrar uma lista com 10 passeios imperdíveis que não podem faltar no seu roteiro.

Fizemos uma lista bastante diversificada – alguns passeios clássicos e turísticos, que são realmente imperdíveis caso você esteja indo pela primeira vez e também demos algumas dicas de passeios pouco conhecidos, achados de quem já morou na cidade e conhece cada cantinho.

Continue lendo e já prepara o papel e a caneta para anotar tudo!


Porque viajar para Londres?

“Se você está cansado de Londres, está cansado da vida”. A frase célebre do escritor Samuel Johnson representa bem a multitude de possibilidades que você encontra na cidade. Eu morei lá por mais de 2 anos e tenho certeza que há muito ainda a explorar.

Os pontos turísticos são icônicos (alô Big Ben e Buckingham Palace), os parques são uma delícia pra se jogar em um fim de tarde, os museus (gratuitos!) são um prato cheio para quem gosta de arte e as feirinhas de rua trazem achados fantásticos.

o que fazer em londres
London Bridge

Londres é cosmopolita, vibrante (apesar dos seus dias cinzentos) e pulsa o tempo todo; é só olhar para o lado que vai ter alguma coisa diferente acontecendo.

Então, se você está procurando o que fazer em Londres, está no local certo. 🙂 Vou compartilhar dicas e algumas das experiências mais legais que vivi lá, dentro e fora do circuito “turistão” e espero que ajude na hora de montar o seu roteiro para essa cidade que oferece muitas possibilidades e momentos inesquecíveis!


Quando ir para Londres

Londres apresenta diferentes atrativos em todas as estações de ano. No inverno, por exemplo, você pode patinar no gelo, tomar mulled wine (uma espécie de “quentão” feito com vinho), ver neve ou assistir a concertos de Natal.

No entanto, o inverno pode ser bem frio (ao menos para os nossos padrões brasileiros) – a temperatura costuma variar entre -2 e 5 graus. Logo, recomendo ir nos meses mais quentes, entre maio e outubro.

Nesta época, a cidade fica mais viva, tem diversos festivais e eventos acontecendo, as pessoas ficam mais felizes e até rola de vez em quando um solzinho gostoso.

o que fazer em londres clima
Pôr do sol lindo em Londres!

Sobre o clima e a má fama de Londres como um lugar cinza e chuvoso, bom, é em parte verdade. De fato os dias nublados reinam na terra da rainha mas chove bem menos do que as pessoas imaginam (e é quase sempre aquelas chuvas fininhas e rápidas, muito raro ter temporal que nem as chuvas de verão que temos no Brasil, por exemplo).

Mas o sol aparece e, quando ele vem, todos correm para os parques para fazer um piquenique, ler um livro, pegar um bronze (sim, você vai encontrar gringos de bíquini ou roupa de banho no meio do parque) ou só jogar conversa fora.

Então, independente de dias mais quentes ou mais frios, escolha Londres. A cidade te espera!


Onde se hospedar em Londres

Londres é uma cidade com custos um pouco mais elevados e a moeda local, a libra, não costuma ajudar muito nossos bolsos brasileiros, logo a hospedagem pode consumir uma boa parte do seu orçamento.

Para quem quer algo mais em conta, além de albergues, uma boa opção de custo-benefício é o aluguel de apartamentos (pelo booking) ou então hotéis de rede (como Travelodge, Holiday Inn, Ibis, etc).

Abaixo listei os melhores bairros e regiões para se hospedar em Londres. Confira:

  • Kensington: o melhor custo-benefício na minha opinião. É central sem ser muvuca, tem muitas estações de metrô, dá para ir a pé a várias atrações como o Museu de História Natural e o Hyde Park, é uma área gostosa com vários cafés e restaurantes e os hotéis tem um preço mais baixo do que no grande centro.
  • Grande centro (Westminster, Piccadilly, Oxford Circus): essa é a parte mais mainstream de Londres, onde ficam várias das atrações mais conhecidas como o Big Ben, Buckingham Palace, Westminster Abbey, Trafalgar Square, etc). É uma boa região para quem quer conhecer esses pontos turísticos a pé, mas os preços costumam ser mais elevados.
  • Shoreditch/ Liverpool Street: localizado no leste de Londres, fica um pouco fora do Grande Centro, mas ainda perto o suficiente se for de metrô. É o bairro cool/hipster de Londres, com vários brechós, cafés independentes e mercados de rua.

Alguns ótimos hotéis super bem recomendados para se hospedar em Londres:

Mercure London Kensington Hotel

Knaresborough Boutique Apartments

K Hotel


Como andar por Londres

Antes de começarmos com a nossa lista de O que fazer em Londres, precisamos dar mais uma dica.

Londres é uma cidade bem grande e não é possível conhecer seus principais pontos de interesse somente a pé, como em Paris por exemplo.

o que fazer em londres
A melhor maneira de andar em Londres, é caminhando!

No entanto, você pode escolher uma área de interesse, ir de metrô até o local e aí explorar a pé tudo que essa área pode oferecer. Por exemplo, o Big Ben, a Westminster Abbey, o St James Park e o Palácio de Buckingham podem ser todos conhecidos em um dia.

No site Transport for London, você pode planejar todos os seus trajetos na cidade.


#DicaDaNanda: não esqueça o seu Seguro Viagem! Afinal, você não quer desembolsar uma grana caso precise de uma consulta médica ou comprar algum medicamento, né? Vários seguros cobrem esse tipo de despesa, inclusive mala extraviada. Você fica mais seguro e evita qualquer dor de cabeça.


O que fazer em Londres: passeios e experiências imperdíveis

Depois dessa breve introdução com dicas valiosas para a sua viagem, chegou a hora de compartilhar a nossa lista de o que fazer em Londres – passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro. Confira!


01. Caminhada na beira do rio Tâmisa

O Tâmisa, o rio que corta a cidade de Londres, tem diversas atrações no seu caminho e uma das formas mais legais de conhecê-las é caminhando ao longo das suas margens.

Começando pela Tower Bridge (a ponte mais famosa de Londres, que abre para os navios passarem), você pode ir seguindo pela beira do Rio até chegar ao Big Ben. Indo direto, a caminhada dura em torno de 1h, mas pode durar também o dia inteiro pois existem muitos locais importantes no caminho, como:

o-que-fazer-londres
O famoso Big Ben!
  • Torre de Londres: castelo histórico que já serviu de residência real e prisão
  • Shakespeare’s Globe: teatro a céu aberto somente com peças de Shakespeare
  • Borough Market: mercado com inúmeras barraquinhas de comidas deliciosas
  • Tate Modern: um dos maiores museus de arte moderna do mundo
  • St Paul’s Cathedral: catedral da cidade e Igreja histórica, palco do casamento do Príncipe Charles e Princesa Diana
  • London Eye: a famosa roda gigante, tem uma vista incrível da cidade
  • Big Ben: o Parlamento Britânico é um complexo arquitetônico de impressionar e provavelmente o maior cartão postal da cidade


02. Colocar um pé de cada lado do hemisfério no Observatório de Greenwich

Lembra daquelas aulas da geografia na escola que a gente aprendia sobre meridianos? Tudo bem se não lembrar, mas provavelmente você já ouviu falar do meridiano de Greenwich, que divide o globo terrestre em ocidente e oriente.

Pois bem, na parte sul de Londres, você encontra o Observatório Real que desenvolve conhecimentos astronômicos (lá dentro tem até um planetário) e tem a linha que divide os hemisférios marcada no chão. Sabe aquele ditado de estar em dois lugares ao mesmo tempo? Aqui é, literalmente, verdade.

Além do observatório, vale um passeio no bairro de Greenwich como um todo, que é muito agradável, cheio de natureza, história e arte. A Old Royal Naval College, por exemplo, tem em um dos seus prédios o que é considerado a capela sistina da Inglaterra, o Painted Hall. Tem também o Mercado de Greenwich, ideal para aquelas comprinhas de artesanato e o Greenwich Park, um parque grande e ótimo para piqueniques.

Greenwich fica a cerca de 20 minutos do centro de Londres e você pode chegar lá de metrô, ônibus, bondinho e, o mais legal ao meu ver, de barco.  O barco faz parte da malha de transporte público de Londres, então o valor da passagem não é tão mais alto que o metrô, por exemplo, e você já vai fazendo da viagem o próprio passeio.


03. Assistir a um concerto dentro da St Paul’s Cathedral ou Westminster Abbey

As igrejas mais famosas de Londres, sede de vários casamentos reais, coroações e importantes acontecimentos históricos são a catedral de St Paul e a abadia de Westminster.

As construções são lindas por dentro e uma boa forma de visitá-las sem pagar muito é assistir a algum concerto dentro delas. Podem ser corais, música clássica, concerto de órgãos, etc. Ao invés de pagar somente a taxa de entrada, você paga o ingresso do concerto e aí de brinde ainda conhece a Igreja por dentro. Um baita negócio, né?

O que fazer em Londres
St. Paul’s Cathedral

04. Passar um domingo (ou qualquer outro dia) no parque

Você pode ter a imagem de Londres como uma grande metrópole (o que ela é), mas você sabia que a cidade tem uma das maiores quantidades de espaços verdes do mundo?

Existe quase um parque em cada bairro e é ali que turistas e locais se encontram quando sai o sol. Pés descalços no gramado, a galera jogando futebol, lendo, fazendo um lanche ou simplesmente jogando conversa fora.

Quase dá para imaginar uma praia no Rio de Janeiro né? Não existe mar em Londres mas em alguns parques você consegue nadar nos lagos em dias de calor. Recomendo muito a experiência! Alguns dos parques mais legais de Londres são:

  • Hyde Park: o maior e mais conhecido, dá para passar um dia inteiro lá, seja vendo obras de arte na Serpentine Gallery, comendo um muffin na beira-lago ou dando um tchibum no verão (tem uma parte do lago que é liberada para banho).
  • Regent’s Park: também um grande parque e, particularmente, meu preferido. É bem diverso, tem desde jardins de rosas e lindas fontes a uma colina (Primrose Hill) com vista para toda a cidade.
  • Hampstead Heath: também um dos maiores parques, um pouco fora do circuito turístico mas igualmente lindo. É também o melhor lugar para nadar em lagos da cidade.

#DicaDaNanda: com um chip de internet ilimitada, você consegue se locomover e pesquisar em tempo real dicas de restaurantes

. A gente sempre usar o chip da Yes Brasil nas nossas viagens – internet muito rápida e pega em praticamente todos os pontos da cidade, além da praticidade de receber o chip em casa e chegar no destino já com o celular conectado.

Clique aqui para comprar o seu!


05. Ver a história da arte na sua frente, de graça

A vida cultural pulsante é das melhores partes de Londres. Seus museus tem algumas das melhores coleções de arte do mundo e ainda são inteiramente gratuitos. Alguns dos mais importantes são:

  • British Museum: um dos museus mais relevantes do mundo, com peças que contam a história da humanidade, desde estátuas gregas a construções egípcias, artefatos arqueológicos e muito mais.
  • National Gallery: uma das maiores coleções de pinturas do mundo. Artistas como Van Gogh, Da Vinci e Renoir tem obras aqui.
  • Tate Modern: Picasso, Warhol, Dalí e outros ícones da arte moderna tem algumas de suas principais obras na Tate. O prédio do museu é uma antiga fábrica e seu espaço é muito agradável, além de ter uma linda vista do último andar.
  • Museu de História Natural: o prédio em si já parece saído de um filme de Indiana Jones e o seu acervo contém cerca de 80 milhões de espécies de seres vivos, incluindo dinossauros, animais marinhos e pedras preciosas. Ótimo para ir com crianças (e adultos também!).
o-que-fazer-londres-museu
Os museus de Londres são imperdíveis!

06. Curtir um mercado ou feirinha de rua

Para quem adora um artesanato e uma feirinha, Londres é um prato cheio. Além dos já citados Borough Market (comidas do mundo todo) e Greenwich Market (artesanato e antiguidades), alguns outros bem legais são:

  • Portobello Road Market: localizado na famosa Notting Hill, o mercado de antiguidades acontece todos os sábados e é um dos mais famosos de Londres
  • Columbia Road Market: localizado na região mais alternativa de Londres (a East London), é um mercado de flores que acontece todos os domingos e tem também várias lojinhas e cafés legais próximos
  • Covent Garden: no centrão de Londres, é um centro comercial com várias lojinhas charmosas e restaurantes bacanas
  • Camden Market: localizado no bairro mais rock’n’roll de Londres, conhecido também por ser o lar de Amy Winehouse, o mercado de Camden tem de tudo um pouco: comida, roupas, artesanato e uma atmosfera muito gostosa ao longo dos seus canais.
o-que-fazer-em-londres
Você vai encontrar vários achadinhos nos mercados de Londres!

07. Assistir a um show no Royal Albert Hall

O Royal Albert Hall é como se fosse o teatro municipal da cidade e sua construção em si é linda. Fica próximo ao Hyde Park e abriga shows de música clássica e contemporânea. Tem todos os tipos de preços e, para alguns concertos, existem ingressos a partir de 10 libras. Vale checar a programação e conferir um showzaço em uma das casas de espetáculo mais bonitas do mundo.

Você também pode fazer um tour guiado no Royal Albert Hall. Clique aqui e reserve com antecedência!


08. Dançar em um museu à noite

pensou em rebolar até o chão no meio de um museu? (tá bom, rebolar até o chão é meio forte considerando a Inglaterra, mas pelo menos uns passinhos pra cá e pra lá rola fácil). Umas das experiências mais diferentes em Londres é de que vários museus abrem as suas portas à noite (geralmente uma vez por mês, em uma sexta-feira) para fazer uma festa com DJ, bar e muita gente legal trocando ideia no meio de obras de arte.

Um dos mais bacanas é o do Victoria & Albert,  um dos grandes museus de arte decorativa e design do mundo. 

Mais informações: https://www.vam.ac.uk/info/friday-late


09. Assistir a um filme ao ar livre

Durante a temporada de primavera e verão, vários locais da cidade exibem filmes clássicos e lançamentos ao ar livre. Podem ser em parques, em rooftops (terraços) ou até mesmo em uma piscina! Alguns tem espreguiçadeiras e pipoca de graça; em outros você senta no chão e leva o seu próprio farnel. De qualquer jeito, é uma experiência muito legal e que, desculpem o trocadilho, faz a gente se sentir dentro de um filme.

Mais informações: https://rooftopfilmclub.com/london/


10. Fazer um bate-volta para Cambridge

Cambridge é conhecida pelas suas Universidades mas a cidade por si só é uma delícia. A vibe universitária está mesmo lá, desde os muitos pubs, até o punting, um passeio de barco super legal pelo rio da cidade, que é conduzido por estudantes (clique aqui para reservar esse passeio com antecedência).

Você pode também visitar os prédios históricos das Universidades (inclusive, as cenas de refeitório do filme Harry Potter eram filmadas na Kings College de Cambridge) ou somente pegar uma bicicleta e dar uma volta na cidade.

Aliás, se você curte HP, recomendo demais a leitura deste post do blog E Aí, Férias sobre roteiros baseados em livros: a Londres de Harry Potter.

o que fazer em londres
Cantinhos charmosos de Cambridge!

Encontramos um passeio bem legal: Tour privado em Cambridge com um local. Uma ótima oportunidade para conhecer a cidade pelos olhares de que mora lá! Clique aqui para fazer a sua reserva.

Cambridge fica a 1h de Londres de trem e você pode checar todas as informações de horários e passagens no site da National Rail.

Londres ainda fica próxima de várias outras cidades europeias, facilmente acessadas por trem, como Paris (França), Amsterdam (Holanda) e Bruxelas (Bélgica). Vale super combinar esses roteiros! 🙂


Não esqueça de contratar o seu Seguro viagem

Na Inglaterra, o sistema de saúde é gratuito para os residentes mas infelizmente os turistas não podem usufruir dele sem pagar. Logo, é bom ir preparado para qualquer imprevisto e fazer um seguro viagem para garantir uma viagem tranquila.

Sempre indicamos o site Seguros Promo, que é super confiável e tem bom preço. Use o código MALADEAVENTURAS e garanta 5% de desconto!


Você também pode gostar de ler:

PROVENCE (FRANÇA): 10 CIDADES IMPERDÍVEIS PARA VISITAR NA REGIÃO DA PROVENÇA

ONDE FICAR EM PARIS: QUAIS SÃO OS BAIRROS BEM LOCALIZADOS (E MAIS BARATOS!) PARA SE HOSPEDAR

SEGURO VIAGEM PARA MOCHILEIROS: QUAL ESCOLHER E COMO COMPRAR


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @paulamvaraujo
Paula
Apaixonada por arte, cultura e por expandir seus horizontes. Tem um mundo dentro de si e uma paixão por explorar mundo afora. Gosta de contar histórias sobre viagens e, mais do que isso, de vivê-las.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *