Londres é cosmopolita, vibrante (apesar dos seus dias cinzentos) e pulsa o tempo todo; é só olhar para o lado que vai ter sempre alguma coisa diferente acontecendo! Por isso, se você já está planejando a sua viagem, agora chegou a melhor parte: decidir o que fazer em Londres! Afinal, o que não pode ficar de fora do roteiro?
Bem, nós fizemos uma lista bastante diversificada – alguns passeios clássicos e turísticos, que são realmente imperdíveis (caso você esteja indo pela primeira vez) e também algumas dicas de passeios pouco conhecidos, achados de quem já morou na cidade e conhece cada cantinho.
Então, continue lendo para descobrir o que não pode deixar de conhecer em Londres!
O que fazer em Londres 2025
“Se você está cansado de Londres, está cansado da vida”. A frase célebre do escritor Samuel Johnson representa bem as muitas possibilidades que você encontra na cidade. Nossa redatora morou lá por mais de 2 anos e tem certeza que há muito ainda a explorar.
Os pontos turísticos são icônicos (alô Big Ben e Buckingham Palace), os parques são uma delícia pra se jogar em um fim de tarde, os museus (gratuitos!) são um prato cheio para quem gosta de arte e as feirinhas de rua trazem achados fantásticos.
Então, se você está procurando o que fazer em Londres, está no local certo. 🙂 Vamos compartilhar dicas e algumas das experiências mais legais que vivemos lá, dentro e fora do circuito “turistão” e esperamos que ajude na hora de montar o seu roteiro para essa cidade que oferece muitas possibilidades e momentos inesquecíveis!
O que vale a pena visitar em Londres? A gente diria: tudo! Mas, se você quer saber os passeios em Londres mais procurados pelos brasileiros, aqui estão eles:
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Abadia de Westminster | Palco de coroações reais e eventos britânicos importantes. | Conferir preço |
Torre de Londres | Antiga fortaleza e prisão, agora lar das Joias da Coroa. | Conferir preço |
London Eye | Roda-gigante icônica oferecendo vistas panorâmicas de Londres. | Conferir preços |
Cruzeiro pelo Tâmisa | Passeio relaxante com vistas deslumbrantes do horizonte de Londres. | Conferir preços |
British Museum | Uma jornada pelo tempo com artefatos de culturas antigas ao redor do mundo. | Conferir preços |
Agora, se assim como nós, você adora vivenciar experiências fora do óbvio nos lugares que passa, essas são as nossas sugestões pessoais:
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Tour do Harry Potter nos Estúdios Warner | Mergulhe no mundo mágico de Harry Potter com sets autênticos e bastidores encantadores. | Conferir preço |
Tour pelos bares históricos de Londres | Visite pubs históricos repletos de charme e histórias fascinantes. | Conferir preço |
Tour dos Beatles | Explore os locais icônicos ligados à lendária banda britânica. | Conferir preços |
Dica: você sabia que no site da Civitatis é possível parcelar ingressos e passeios em BRL e em até 12x? Essa é a melhor plataforma para comprar tudo antecipadamente sem ficar refém de impostos altos, como o IOF.
O que fazer em Londres: pontos turísticos imperdíveis
Qual o ponto turístico mais visitado de Londres? Chegou a hora de descobrir os lugares mais imperdíveis da Inglaterra! Confira!
1. Big Ben e o Parlamento
Um dos maiores cartões postais da cidade é o famoso Big Ben (nome dado ao grande sino que fica no interior da torre do relógio) que se encontra o parlamento inglês. Fica próximo à London Eye (combine o passeio no mesmo dia para um roteiro Londres funcional) e é uma das primeiras paradas dos turistas que visitam a cidade, sendo possível fazer visitas guiadas ao seu interior.
O Palácio de Westminster foi parcialmente destruído por um incêndio e em sua reconstrução foi idealizada a nova torre do relógio. Foi inaugurado em 1959 e à noite ganha uma bela iluminação, rendendo belas fotos com o rio Tâmisa à frente. Se você está planejando o que fazer em Londres em 1 dia, provavelmente o Big Ben deverá estar na sua lista!
- Horário de funcionamento: de segunda à domingo das 8 às 20h
- Ingresso: 25 libras
#DicaDaGaia: primeira vez em Londres e não sabe por onde começar? Que tal aproveitar um tour gratuito pela cidade? Assim, você já conhece brevemente os principais pontos turísticos e pode voltar depois naqueles que mais te chamaram a atenção.
O melhor de tudo é que os free tours não possuem preço fixo e você deve apenas oferecer uma gorjeta para o seu guia. Afinal, ele dedicou seu tempo e conhecido para que você conheça Londres como, praticamente, um morador local.
Que tal conferir nosso roteiro por Londres (com preços) em formato de vídeo? É só dar o PLAY:
2. Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da família real britânica e sem dúvida outra parada quase que obrigatória para quem visita Londres: até hoje a cerimônia da troca da guarda acontece, atraindo os olhares de turistas do mundo todo.
O palácio tem 775 quartos e inúmeros salões, alguns dos quais podem ser visitados de forma permanente como a Galeria da Rainha, os Estábulos Reais e os Salões do Estado. Já o interior do palácio só pode ser visitado nas férias da família real para sua residência de verão, na Escócia.
Por ser um dos pontos turísticos de Londres mais visitados, sugerimos que compre seu ingresso online para evitar longas filas de espera.
- Horário de funcionamento: segunda das 11 às 17 h, quinta a domingo as 11 às 17 hrs
- Ingresso: 32 libras
3. Abadia de Westminster
As igrejas mais famosas de Londres, sede de vários casamentos reais, coroações e importantes acontecimentos históricos, são a Catedral de St. Paul e a Abadia de Westminster. A última, por sua vez, é um belíssimo exemplo da arquitetura gótica e, além dos eventos importantes, é local de sepultamento de diversas personalidades históricas importantes como Isaac Newton e Charles Dickens.
Não deixe de observar o trabalho de escultura extraordinário feito no teto da ala Lady Chapel e os belos vitrais logo abaixo… Impossível não se impressionar. Se você busca o que vale a pena visitar em Londres, esse ponto turístico vale a pena mesmo que você não seja religioso.
- Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 9h30 às 14h30
- Ingresso: 26 libras
#DicaDaGaia: com um chip de internet ilimitada, você consegue se locomover e pesquisar em tempo real todas as dicas de restaurantes.
A gente sempre usa o chip da America Chip em nossas viagens, a internet é muito rápida e pega em todos os pontos da cidade. Além disso, é muito prático receber o chip em casa e chegar no destino já conectado! Compre pelo site, use o cupom MALADEAVENTURAS para aproveitar 10% de desconto e fugir dos perrengues sem internet!
4. London Eye
A London Eye nada mais é do que a roda gigante mais famosa da Europa e uma super dica de o que fazer em Londres no inverno ou no verão. Ela tem 121 metros de altura e foi inaugurada em 2000, se tornando sucesso entre os turistas que visitam a cidade. Com cerca de 30 minutos de duração, sua rotação é suave e proporciona vistas incríveis da cidade, além de também render muitas fotos legais.
Vale saber que a atração costuma ser bem concorrida, portanto, é bom se programar com antecedência. Dica: geralmente a parte da manhã costuma ter menos filas do que o final da tarde.
- Horário de funcionamento: de segunda à domingo das 11 às 18h
- Ingresso: 29.5 libras
5. Torre de Londres
A Torre de Londres é uma super dica de o que fazer em Londres com chuva. Ela já foi palco de prisões, execuções e tem muita história para contar… Além disso, abriga a Torre Branca, as Joias da Coroa, a Capela de São Pedro, os corvos de estimação, exposições diversas e lojinha de souvenirs.
Também é um passeio bastante concorrido, então prepare-se para filas, sobretudo se você for num fim de semana.
- Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 9h às 17h30 e domingos das 10h às 17h30
- Ingresso: 33 libras
#DicaDaGaia: quer economizar nos pontos turísticos de Londres? Aproveite o London Explorer Pass. Ele nada mais é do que um “pacote” de ingressos e, por ser um pacote, acaba saindo mais barato do que comprar individualmente cada ingresso. Além disso, com esse passe, você não precisa enfrentar filas para visitar os atrativos.
6. London Bridge
O que fazer em Londres em 3 dias? Certamente a London Bridge é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e que merece uma visita. A ponte foi construída para interligar a parte oeste e leste da cidade, e possui uma parte com suspensão hidráulica, para permitir a passagem de navios.
É possível visitar a parte interna da torre, que conta a história de sua construção, além de duas passarelas de onde se tem uma belíssima vista da cidade.
- Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 9h às 17h30 e domingos das 10h às 17h30
- Ingresso: 12 libras
7. St Paul’s Cathedral
Junto com a Abadia de Westminster, a Catedral de St Paul’s é uma das igrejas mais famosas de Londres. A construção é linda por dentro e uma boa forma de visitá-la sem pagar muito é assistir a algum concerto dentro dela.
Lá acontecem corais, concertos de música clássica, concerto de órgãos, etc. Ótimo para quem busca o que fazer em Londres a noite. Ao invés de pagar somente a taxa de entrada, você paga o ingresso do concerto e aí de brinde ainda conhece a igreja por dentro. Tendo em vista o valor da libra, é um baita negócio.
Para saber os concertos e eventos, clique aqui. Agora, se quiser comprar ingressos de visitação, sem eventos, você pode comprar antecipadamente aqui.
- Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 8h30 às 16h30 e quartas das 10h às 16h30
- Ingresso: 21 libras
8. Trafalgar Square
Esta famosa praça fica no coração da cidade e é uma boa dica de o que fazer em Londres de graça. A Trafalgar Square comemora a vitória da Marinha Real Britânica nas guerras Napoleônicas e possui um monumento central: a coluna Nelson, em homenagem ao major que foi líder da marinha inglesa.
Vale um passeio para observar o movimento, tirar fotos, ver o comércio local ou descansar enquanto toma um café.
9. Picadilly Circus
Essa famosa praça no coração de Londres é conhecida por seus luminosos de neon e telas de vídeo, similar às de Times Square. Inaugurada em 1819, ela conecta importantes ruas como Regent Street e Piccadilly. Um destaque é a Fonte de Shaftesbury, frequentemente chamada de Estátua de Eros.
Localizada no distrito dos teatros, Piccadilly Circus é cercada por lojas de moda, teatros e locais de entretenimento, tornando-a um ponto de encontro popular para turistas e londrinos. Próxima a atrações como Trafalgar Square e Leicester Square, é facilmente acessível pela estação de metrô Piccadilly Circus.
O que fazer em Londres: principais museus
A vida cultural pulsante é uma das melhores partes de Londres. Seus museus tem algumas das melhores coleções de arte do mundo e ainda são inteiramente gratuitos, visando estimular esse tipo de turismo.
Se você não sabe o que fazer em Londres com chuva, vale visitar alguns dos mais importantes museus da cidade:
10. National History Museum
O prédio do National History Museum por si só, já parece saído de um filme de Indiana Jones e o seu acervo contém cerca de 80 milhões de espécies de seres vivos, incluindo dinossauros, animais marinhos e pedras preciosas. Ótima sugestão de o que fazer em Londres com crianças (mas os adultos também vão aproveitar bastante!).
Separe pelo menos uma manhã ou uma tarde inteira para explorar todos os detalhes deste que é um dos melhores museus em Londres.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 10 às 17:50 hrs
- Gratuito
11. Victoria and Albert
Uma das experiências mais diferentes em Londres é que vários museus abrem suas portas à noite (geralmente uma vez por mês, às sextas) para fazer uma festa com DJ, bar e muita gente legal trocando ideia no meios das obras de arte.
Nossa sugestão é pegar essa dica de o que fazer em Londres a noite para conhecer o Victoria & Albert, um dos grandes museus de arte decorativa e design do mundo. Você pode saber mais sobre as festas aqui.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 10 às 17:45 hrs
- Gratuito
12. The National Gallery
O The National Gallery é um museu que possui uma das maiores coleções de pinturas do mundo. Para se ter uma ideia, artistas renomadíssimos, como Van Gogh, Da Vinci e Renoir têm obras originais aqui!
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 10 às 18 hrs
- Gratuito
13. Tate Modern
Picasso, Warhol, Dalí e outros ícones da arte moderna têm algumas de suas principais obras no Tate Modern. E a experiência já começa sendo agradável através das instalações do museu. O prédio é uma antiga fábrica, mas com a reforma, aspectos vintage e atuais se misturam com uma bossa sem igual.
Além disso, não deixe de subir até o último andar para apreciar a vista. Especialmente se estiver buscando o que fazer em Londres no verão.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 10 às 18 hrs
- Gratuito
14. British Museum
O British Museum e um dos museus em Londres mais relevantes do mundo inteiro, com peças que contam a história da humanidade, desde estátuas gregas à construções egípcias, artefatos arqueológicos e muito mais. Se preferir, você pode optar por um tour guiado para conhecer mais sobre cada instalação.
A arquitetura do prédio onde funciona o museu também é encantadora e você vai querer tirar fotos lindas.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 10 às 17 hrs (sextas até às 20h30)
- Gratuito
O que fazer em Londres: experiências incríveis
Para quem já visitou Londres (ou para quem vai ter um tempo a mais no destino) e gostaria de uma experiência um pouco diferente do roteiro turistão, há opções interessantes também. Veja abaixo algumas sugestões de o que fazer de diferente em Londres:
15. Compras na Harrods
A Harrods é uma das mais famosas e luxuosas lojas de departamento do mundo. Ela possui uma variedade de produtos, que vão desde alta costura e perfumaria até alimentos gourmet. Pra vocês terem uma ideia, vimos carne sendo vendida a 410 libras o quilo (!!!).
O interior do edifício é igualmente impressionante, com decorações luxuosas, incluindo o famoso Egyptian Hall e as escadas rolantes ornamentadas. A experiência de visitar o local é como entrar em um mundo de opulência e elegância, refletindo o melhor do comércio de luxo.
16. Cruzeiro pelo Tâmisa
O Rio Tâmisa, que serpenteia pela cidade de Londres, é ladeado por inúmeras atrações, e explorá-las a pé é uma das maneiras mais envolventes de conhecê-las. Começando pela icônica Tower Bridge, famosa por se abrir para a passagem de navios, você pode caminhar ao longo das margens do rio até chegar ao majestoso Big Ben.
A caminhada direta leva cerca de uma hora, mas pode facilmente se estender ao longo do dia, dado o rico conjunto de pontos turísticos ao longo do caminho. Entre eles estão a histórica Torre de Londres, o Shakespeare’s Globe, o Borough Market, o museu Tate Modern, a St. Paul’s Cathedral, a London Eye e o icônico Big Ben!
Poucos turistas sabem que também é possível incluir um passeio de barco pelo Tâmisa em seu roteiro. Esta é uma oportunidade imperdível para admirar o skyline de Londres a partir de uma perspectiva única e encantadora.
17. Gastronomia no Camden Market
Para quem adora um artesanato e uma feirinha alternativa, Londres é um prato cheio. Localizado no bairro mais rock’n’roll, conhecido também por ser o lar de Amy Winehouse, o Mercado de Camden tem de tudo um pouco: comida, roupas, brechós, artesanato e uma atmosfera muito gostosa ao longo dos seus canais.
Além de Camden Town, o Borough Market se destaca com pratos do mundo todo e o Greenwich Market, com artesanato e antiguidades (boas dicas para quem procura o que fazer em Londres de graça, já que olhar não custa nada hehe).
Outros mercados bem legais para visitar em Londres são:
- Portobello Road Market: localizado na famosa Notting Hill, o mercado de antiguidades acontece todos os sábados e é um dos mais famosos de Londres.
- Columbia Road Market: localizado na região mais alternativa de Londres (a East London), é um mercado de flores que acontece todos os domingos e tem também várias lojinhas e cafés legais próximos.
- Covent Garden: no centrão de Londres, é um centro comercial com várias lojinhas charmosas e restaurantes bacanas
18. Andar no ônibus de dois andares
Uma das coisas mais legais para fazer em Londres é andar nos famosos ônibus de dois andares. Você pode escolher entre três rotas diferentes: uma delas é uma rota noturna, uma boa pedida se você não sabe o que fazer em Londres à noite, por exemplo.
As rotas passam pelos principais pontos turísticos de Londres e é uma maneira divertida de conhecer a cidade, guardando energia para o dia seguinte. Outro ponto interessante é que o bilhete é válido por 48 horas e você pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser neste período.
19. Tour do Harry Potter
Para quem procura o fazer em Londres na pegada Harry Potter, uma sugestão é o tour de HP pelos lugares que inspiraram a escritora J.K. Rowling! O passeio, que conta com guia e tem um preço bem acessível, passa por alguns lugares onde foram filmadas algumas cenas dos filmes, assim como alguns outros que foram inspiradores.
Para quem está com mais tempo e é um super fã do filme, há este outro tour de Harry Potter até os estúdios Warner, ou seja, um passeio mais longo. Então, reserve uma boa parte do seu dia para ele, uma vez que o local das filmagens fica a 1 hora do centro de Londres e há muito o que ver por lá.
20. Se arrepiar com a história do Jack, o Estripador
Um dos grandes mistérios que permanece sem solução até hoje é a identidade de Jack, o Estripador, um dos serial killers mais famosos da história.
Se você gosta de histórias de suspense, certamente vai curtir este tour Jack Estripador, que passa pelos locais onde os crimes ocorreram, acompanhados por um guia que vai dando mais detalhes e curiosidades sobre os casos que tomaram uma proporção gigantesca. Você teria coragem?
21. Conhecer o estádio do time Arsenal
Para os amantes do esporte e principalmente do futebol, uma ótima pedida é fazer um tour pelo Emirates Stadium. Esse é o estádio do famoso time inglês Arsenal Football Club. Na experiência, é possível conhecer os vestiários, a sala de coletiva de imprensa, o túnel de acesso ao campo, entre outros lugares bem legais.
Já no museu do Arsenal Futebol Clube, você terá acesso aos troféus conquistados pelo time, um dos mais bem sucedidos do país, tendo conquistado o campeonato inglês por 13 vezes!
22. Passear por Notting Hill
Um dos passeios em Londres mais legais, sobretudo para quem viaja a dois, é dar uma volta por Notting Hill. Este bucólico bairro ficou super famoso ao servir de cenário para o filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” de 1999. Se você não resistir e quiser fazer uma foto nos cenários, já te damos as dicas:
- Westbourne Park Road 280 (casa do personagem de Hugh Grant)
- Portobello Road 142 (fachada da livraria)
É uma região mais tranquila, romântica e conta com lojinhas super charmosas, brechós e cafés. Ótima oportunidade para quem busca o que fazer em Londres a dois. Na Portobello Market, feirinha de rua com muitas barraquinhas espalhadas, pode se comprar de tudo um pouco.
#DicaDaGaia: você pode conhecer o bairro de um jeito diferente neste tour gratuito. Não tem nada melhor do que ter um guia para te acompanhar e dar detalhes históricos e culturais sobre cada spot. Vale saber que o tour gratuito não tem valor fixo, mas é de muito bom grado dar gorjetas para o seu guia.
23. Conhecer a Londres dos Beatles
Como ir à Londres e não fazer um tour dos Beatles? Seja atrapalhando o trânsito para tirar mil fotos enquanto atravessa a lendária Abbey Road (rua que serviu de capa para o álbum de mesmo nome), seja visitando a lojinha da Baker Street para ficar horas escolhendo o que levar.
Conhecer o que fazer em Londres dos Beatles é um programa imperdível e uma delícia para os fãs da maior banda de rock do mundo.
O que fazer em Londres: melhores parques
Você pode ter a imagem de Londres como uma grande metrópole (o que ela é), mas você sabia que a cidade tem uma das maiores quantidades de espaços verdes do mundo? Existe quase um parque em cada bairro e é ali que turistas e locais se encontram quando sai o sol. Pés descalços no gramado, a galera jogando futebol, lendo, fazendo um lanche ou simplesmente jogando conversa fora.
Não existe mar em Londres, mas em alguns parques você consegue nadar nos lagos em dias de calor. Recomendamos muito a experiência! Enfim, uma das coisas mais legais para quem procura o que fazer em Londres com crianças é conhecer os parques incríveis da cidade. Veja alguns deles:
24. Hyde Park
O maior e mais conhecido parque de Londres é o Hyde Park. Dá para passar um dia inteiro lá, seja vendo obras de arte na Serpentine Gallery, comendo um muffin na beira do lago ou até mesmo dando aquele mergulho no verão. Sim! Tem uma parte do lago que é liberada para banho!
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 5 às 24 hrs
- Gratuito
25. Regent’s Park
Um dos mais bonitos parques de Londres é o Regent’s Park. Trata-se de um enorme parque e, particularmente, nosso preferido! É bem diverso, tem desde jardins de rosas e lindas fontes a uma colina (Primrose Hill) com vista para toda a cidade.
Não deixe de incluí-lo na sua lista de o que fazer em Londres no verão.
- Horário de funcionamento: Abre às 5. Horário de fechamento depende do período do ano
- Gratuito
26. Greenwich Park
Greenwich fica a cerca de 20 minutos do centro de Londres e você pode chegar lá de metrô, ônibus, bondinho e, o mais legal ao nosso ver, de barco. O barco faz parte da malha de transporte público da cidade, então o valor da passagem não é tão mais alto que o metrô, por exemplo, e você já vai fazendo da viagem o próprio passeio.
O Greenwich Park é um parque grande e ótimo para piqueniques, perfeito para quem busca o que fazer em Londres em casal ou em família. Além do parque, um passeio pelo bairro de Greenwich como um todo é muito agradável, cheio de natureza, história e arte.
A Old Royal Naval College, por exemplo, tem em um dos seus prédios o que é considerado a capela sistina da Inglaterra, o Painted Hall, enquanto o Mercado de Greenwich é ideal para aquelas comprinhas de artesanato para levar de recordação ou presentear alguém especial.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 6 às 21 hrs
- Gratuito
27. St. James Park
Próximo de duas atrações famosas de Londres, o Big Ben e o Palácio de Buckingham, este belíssimo parque tem jardins super agradáveis, muitas flores, canteiros super bem cuidados e muitas espécies animais como esquilos, cisnes e gansos.
De determinado ponto do lago, dá para ver a London Eye ao fundo e fazer fotos bem legais. Se bater aquela fome enquanto caminha há uma cafeteria no local, a St James Café, com os famosos donuts.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 5 às 24 hrs
- Gratuito
28. Kensington Gardens
Os jardins de Kensington ficam ao redor do Palácio de mesmo nome e possuem enormes áreas verdes para sentar e relaxar ao sol. Separado do Hyde Park pela Serpentine Bridge, o parque abriga um memorial dedicado à Princesa Diana, assim como um memorial ao Príncipe Albert.
Os jardins italianos, com belas fontes e estátuas são outro ponto do parque que valem uma visita. Outra curiosidade é uma estátua dedicada à Peter Pan. Para um chá da tarde, você pode aproveitar a visita e conhecer o The Orangery, um restaurante café que fica num pavilhão dos jardins.
- Horário de funcionamento: Segunda à domingo das 6 às 19.45 hrs
- Gratuito
O que fazer em Londres: nos arredores
Como se não bastasse Londres ser uma cidade linda, com mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, seus arredores têm algumas das cidades mais bonitas da Inglaterra. Então, se você tem mais tempo de passeio, veja o que fazer nos arredores de Londres:
29. Stonehenge
Um dos passeios mais bonitos para um bate e volta de Londres, sem dúvida, é Stonehenge. Localizado em Wiltshire, Salisbury, este impressionante monumento atrai os olhares e a curiosidade de turistas de todo o mundo à respeito de sua finalidade de uso.
Estes blocos de pedra, com 5 metros de altura, aproximadamente 50 toneladas e ordenados em formato circular, levantaram várias teses e hipóteses ao longo dos anos: uns acreditam tratar-se de um santuário, outros de um local com finalidades de cura ou, ainda como outras teses sugerem, o monumento pode ter servido como um observatório astronômico.
Seja qual tenha sido sua finalidade, é um passeio super agradável (principalmente se você der a sorte de pegar um belo dia de sol!) e a 2 km do monumento há o centro de visitantes e lojinha de souvenirs, para levar uma recordação da sua visita.
30. Oxford
Situada no norte da Inglaterra, Oxford é outra boa opção de o que fazer nos arredores de Londres. A cidade abriga a universidade mais antiga do país e é conhecida como cidade das bicicletas, com centenas delas estacionadas por todos os cantos da cidade.
Para quem ama um bom mercadinho, vale uma visita ao Covered Market e suas mais de 50 lojas, cafés e bares. Como é um local coberto, vale a pena incluir na lista de o que fazer em Londres com chuva. O grande destaque da cidade de Oxford, no entanto, é a Universidade de Oxford e a biblioteca Bodleian, uma das mais antigas da Europa e que por si só já vale a visita!
31. Bath
Mais uma sugestão de passeio bate e volta saindo de Londres é a linda cidade de Bath que nos remete imediatamente aos romances da escritora Jane Austen.
Aliás, lá você poderá visitar o Jane Austen Centre, localizado na Gay Street. Se você é fã da escritora, vai adorar conhecer o museu, que embora pequeno, é encantador. No último andar, você poderá tomar seu chá das 5 à espera de Mr Darcy. Ou só saborear o chá e descansar mesmo!
Outros pontos de interesse de Bath são Royal Crescent, um conjunto de residências Georgianas construídas em formato semi circular, as Termas Romanas e o Museu da Moda.
32. Cambridge
Cambridge é conhecida pelas suas Universidades, mas a cidade por si só é uma delícia. A vibe universitária está mesmo lá, desde os muitos pubs, até o punting, um passeio de barco super legal pelo rio da cidade, que é conduzido por estudantes. Inclusive, se você quer incluir esse passeio super diferente na sua lista de o que fazer em Londres, clique aqui para reservar com antecedência, já que as vagas esgotam rápido.
Você pode também visitar os prédios históricos das Universidades (inclusive, as cenas de refeitório do filme Harry Potter eram filmadas na Kings College de Cambridge) ou somente pegar uma bicicleta e dar uma volta na cidade. Aliás, se você curte HP, recomendamos demais a leitura deste post do blog E Aí, Férias sobre roteiros baseados em livros: a Londres de Harry Potter.
Outra sugestão de o que fazer em Cambridge, Londres, é o tour privado com um morador local – ótima oportunidade para conhecer a cidade pelos olhares de quem mora lá.
Cambridge fica a 1h de Londres de trem e você pode checar todas as informações de horários e passagens no site da National Rail.
33. Canterbury
Canterbury é outra cidade histórica perfeita para um passeio bate e volta perto de Londres. Situada no condado de Kent, tem como principal atração a Catedral em estilo gótico, patrimônio da Unesco.
Outros destaques da cidade são o Castelo de Canterbury, a High Street com suas lojinhas e restaurantes, os Jardins Westgate e o Rio Stour, cujas margens floridas dão um toque todo especial à cidade.
34. Windsor
Não dá para falar em Londres sem falar no Castelo de Windsor, que foi residência da Rainha Elizabeth II. Este grandioso castelo (que não pode ter seu interior fotografado, por questões de segurança, vale registrar) fica a 40 km de Londres e nos mostra toda a opulência da realeza Britânica.
Possui belos jardins, com bancos e fontes, além da Igreja de São Jorge, onde foi realizado o casamento do Príncipe Harry. Dentre as alas mais famosas do castelo, estão o George’s Hall com muitas armaduras e brasões e a casa de bonecas da Rainha Mary. A troca da guarda ocorre às 11 horas todos os dias, de abril a junho.
35. Liverpool
Por fim, não poderia faltar a cidade natal dos Fab Four, Liverpool. Se você tem um tempinho a mais em Londres, este é outro bate e volta que vale a pena fazer.
Como Liverpool fica um pouco mais distante (cerca de 3 horas), este é um passeio para quem procura o que fazer em Londres em 7 dias ou mais. Claro que se você é um super fã, mesmo com poucos dias na cidade, vale a pena tirar um dia para tomar uma cerveja na Cavern Club, tirar uma foto na icônica Penny Lane ou fazer aquela selfie nos portões de Strawberry Fields!
Roteiro Londres: sugestões para 2, 4 ou 7 dias de viagem
Montamos abaixo algumas sugestões de roteiro para quem procura o que fazer em Londres em 2, 4 ou 7 dias. Claro que se você tiver mais tempo para aproveitar os arredores para passeios bate e volta, melhor ainda! Sempre bom lembrar que Londres fica próxima de várias outras cidades europeias, facilmente acessadas por trem, como Paris, Amsterdam e Bruxelas. Vale super combinar esses roteiros! 🙂
O que fazer em Londres em 2 dias
Apesar de ser pouquíssimo tempo para a quantidade de atrativos, se você procura o que fazer em Londres em 2 dias, veja nossas sugestões:
- Dia 1: Abadia de Westminster + Big Ben + London Eye + Parque St. James + Palácio de Buckingham + Hyde Park + Notting Hill
- Dia 2: Catedral de St Paul’s + London Bridge + Torre de Londres + Bourough Market + Southbank + Cruzeiro pelo rio Tâmisa
O que fazer em Londres em 4 dias
Com 4 dias será possível conhecer um pouco melhor a capital inglesa. Veja nossas sugestões de o que fazer em Londres em 4 dias:
- Dias anteriores +
- Dia 3: British Museum + Covent Garden + Trafalgar Square + Picadilly Circus + Museu Madame Tussaud’s
- Dia 4: Museu de História Natural + Camden Town + Regent’s Park + Abbey Road.
O que fazer em Londres em 7 dias
Com 7 dias, você consegue visitar os principais pontos turísticos de Londres e ainda fazer um passeio bate e volta! Preparado? Então, confira nossas sugestões de o que fazer em Londres em 7 dias:
- Dias anteriores +
- Dia 5: Tour do Harry Potter aos estúdios Warner OU Excursão a Liverpool
- Dia 6: Castelo de Windsor + Stonehenge + Oxford.
- Dia 7: Dover + Castelo de Leeds + Castelo de Canterbury
Dicas de viagem: Londres
Agora que você já sabe tudo o que fazer em Londres, veja as dicas de planejamento que preparamos para a sua viagem:
Como chegar em Londres
Várias companhias aéreas fazem o trajeto Brasil x Inglaterra e há voos diretos saindo do Rio e São Paulo (de outras capitais será necessário fazer uma conexão), com preços a partir de R$5.355 ida e volta (preço para voo sem conexão). O voo tem duração aproximada de 11 horas.
Para quem vem de outros destinos da Europa, além do avião, é possível também usar o Eurostar: o serviço de trem europeu. Há também outras companhias aéreas com preços promocionais bem interessantes como a Easyjet e a Ryanair. Elas são aquelas clássicas cias “low cost”.
Qual a melhor época para visitar Londres
Londres é um destino turístico super movimentado e apresenta diferentes atrativos em todas as estações de ano, portanto, cada mês tem algo único para oferecer aos viajantes.
Sobre o clima e a má fama de Londres como um lugar cinza e chuvoso, bom, é em parte verdade… De fato, os dias nublados reinam na terra da rainha, mas chove bem menos do que as pessoas imaginam (e é quase sempre aquelas chuvas fininhas e rápidas, muito raro ter temporal como as chuvas de verão que temos no Brasil, por exemplo).
Portanto, se você prefere uma temperatura mais agradável e não é lá muito fã do frio, a melhor época para visitar Londres é entre maio e outubro – os meses mais quentes na cidade.
O que fazer em Londres no inverno
Se você curte frio e quer saber o que fazer em Londres no inverno, por exemplo, há muitos programas legais: você pode patinar no gelo, tomar mulled wine (uma espécie de “quentão” feito com vinho), ver neve ou ainda assistir a concertos de Natal. No entanto, vale ressaltar que o inverno pode ser bem frio (ao menos para os nossos padrões brasileiros) – a temperatura costuma variar entre -2 e 5 graus.
O que fazer em Londres no verão
Já quem prefere um clima mais ameno e quer saber o que fazer em Londres no verão, vai encontrar uma cidade mais viva, com diversos festivais e eventos acontecendo.
Quando o sol aparece as pessoas ficam mais felizes e todos correm para os parques para aproveitar aquele solzinho gostoso, fazer um piquenique, ler um livro, pegar um bronze (sim, você vai encontrar gringos de biquíni ou roupa de banho no meio do parque!) ou simplesmente jogar conversa fora.
Então, independente de dias mais quentes ou mais frios, escolha Londres. A cidade te espera!
Quantos dias ficar em Londres
Há muitas coisas legais para fazer em Londres, mas é claro que nem sempre a gente viaja com tanto tempo disponível… Para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer pelo menos os pontos turísticos mais famosos, 4 dias são suficientes. No entanto, se você quiser fazer passeios mais alternativos e explorar com um pouco mais de calma os arredores, o ideal são 7 dias (ou mais!).
Como se locomover em Londres
Londres é uma cidade bem grande e não é possível conhecer seus principais pontos de interesse somente a pé, como em Paris. Por isso, a melhor maneira de se locomover por aqui, sem dúvida, é o metrô. As tarifas vão variar conforme a zona e o horário.
Para utilizar o metrô, você deverá adquirir um Oyster Card, um cartão utilizado no transporte público que te dá acesso não só ao metrô, mas também aos trens, ônibus, bondes elétricos, DLR, etc. Ao passar na catraca e encostar o cartão, os valores vão sendo debitados do seu crédito inicial. Ao sair, você passa o cartão novamente e finaliza sua viagem. Caso seus créditos acabem, é só inserir mais no próprio guichê do metrô ou numa cabine de atendimento automático.
Vale ressaltar que em Londres não é muito recomendado alugar um carro, tendo em vista a mão inglesa e o câmbio do carro ser numa posição diferente do que estamos acostumados…
No entanto, você pode escolher uma área de interesse, ir de metrô até o local e aí explorar a pé tudo que essa área pode oferecer. Por exemplo, o Big Ben, a Westminster Abbey, o St James Park e o Palácio de Buckingham podem ser incluídos no seu roteiro de o que fazer em Londres em 1 dia.
No site Transport for London, você pode planejar todos os seus trajetos na cidade.
#DicaDaGaia: não esqueça o seu seguro viagem! Afinal, você não quer desembolsar uma grana caso precise de uma consulta médica ou comprar algum medicamento, certo? Vários seguros cobrem esse tipo de despesa, inclusive malas extraviadas. Dessa maneira, você fica mais seguro e evita qualquer dor de cabeça.
Nós sempre usamos essa ferramenta de comparação que permite colocar lado a lado até 4 apólices. Isso facilita o modo de visualização, poupando nosso tempo e dinheiro. Para melhorar, o contrato é feito todo pelo site e você pode garantir 15% de desconto usando o cupom AVENTURAS15.
Onde ficar em Londres
Londres é uma cidade com custos um pouco mais elevados e a moeda local, a libra, não costuma ajudar muito nossos bolsos brasileiros, logo a hospedagem pode consumir uma boa parte do seu orçamento. Para quem quer algo mais em conta ao procurar onde ficar em Londres, além de albergues, uma boa opção de custo-benefício é o aluguel de apartamentos (pelo Booking) ou então hotéis de rede econômicas, como Ibis.
Abaixo listamos os melhores bairros e regiões para se hospedar em Londres. Confira:
1. Covent Garden
Para quem gosta de estar próximo de restaurantes, bares e cafés, além de uma grande variedade de lojas (das mais alternativas até as grifes mais conhecidas e famosas) vai gostar de se hospedar em Londres, no Covent Garden.
Outro ponto a favor é estar perto de algumas das principais atrações turísticas e possuir muitas opções de transporte. Claro que todos esses benefícios têm seu preço e a região costuma ter valores um pouco mais elevados… Veja onde ficar em Londres em Covent Garden:
- Hotéis luxo: NoMad London, Amano, Radisson Blu
- Hotéis conforto: Fielding Hotel, Strand Palace, Victory House
- Hotéis econômicos: The Z Covent Garden, The Z Hotel Strand, Assembly
2. Soho
Com a vantagem de estar perto do centro (pertinho de Covent Garden), o Soho também vai agradar quem procura o que fazer em Londres à noite. É um bairro mais agitado e animado, sobretudo em Oxford Street, que possui muitos teatros e grandes lojas de departamentos. Apesar de pequeno, é mais ‘underground’ e frequentado por artistas famosos e independentes, e pelo público LGBTQIA+.
Se você procura um bairro mais tranquilo e sossegado, talvez esta não seja a melhor opção. Veja onde ficar em Londres no Soho:
- Hotéis luxo: Karma Sanctum, The Piccadilly, Ham Yard
- Hotéis conforto: The Resident Soho, Club Quarters
- Hotéis econômicos: The Z Tottenham Court, Mimi’s Hotel, Maria
3. South Kensington
O bairro de melhor custo-benefício. É central sem ser muvuca, tem muitas estações de metrô, dá para ir a pé a várias atrações como o Museu de História Natural e o Hyde Park, além de ser uma área gostosa com vários cafés e restaurantes. Super tranquilo e sossegado, ideal para quem procura onde ficar em Londres em família por exemplo. Outra vantagem são os hotéis terem um preço mais baixo do que no centro.
- Hotéis luxo: The Ampersand, Milestone Hotel, The Pelham
- Hotéis conforto: Hux Hotel, Ashburn Hotel, The Queens Gate
- Hotéis econômicos: Ibis Styles, 54 Queens Gate, San Simeon
4. Camden
Camden possui uma atmosfera jovem, vibrante e colorida, com muita diversidade cultural e turistas do mundo inteiro. A atração mais famosa do bairro é o Camden Market, com vários stands de roupas, artesanato, comidinhas, objetos de decoração e muito mais.
O bairro, que tem uma vibe mais rock’n’roll possui muitos bares com música ao vivo e ainda o Camden Lock, um canal de onde partem barcos para quem deseja fazer um passeio e conhecer a região. A desvantagem (se é que se pode chamar assim estando em Londres) é estar um pouco mais afastado de alguns pontos turísticos e as ruas quase sempre bem cheias e barulhentas.
Veja onde ficar em Londres em Camden:
- Hotéis luxo: Megaro hotel, Holiday Inn, NYX Hotel
- Hotéis conforto: Camden Enterprise, The Wesley, York & Albany
- Hotéis econômicos: Kabannas St Pancras, Central Victorian House, Charlotte Guest House
Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Londres
São muitas as dúvidas na hora de organizar um roteiro para Londres. Sim, a gente pode imaginar! Mas fique tranquilo! Isso é perfeitamente normal! Veja algumas das perguntas recorrentes aqui no blog, para facilitar seu planejamento:
Onde comer em Londres
Reunimos algumas dicas legais de onde comer em Londres, para todo tipo de fome (e bolso):
- Camden Market
- Borough Market
- Covent Garden
- Bread Street Kitchen & Bar by Paul Ramsey
O que não pode deixar de conhecer em Londres
Uma vez na cidade, esses são lugares que você não pode deixar de conhecer em Londres:
- Passeio de barco pelo rio Tâmisa
- London Bridge + Torre de Londres
- Abbey Road
- Palácio de Buckingham
- Abadia de Westminster
Qual o ponto turístico mais visitado de Londres
Estes são os pontos turísticos mais visitados de Londres:
- Big Ben
- Abadia de Westminster
- London Eye
- Palácio de Buckingham
- E os parques Hyde / Kensigton / Regent / St James
O que fazer em Londres com chuva
Pegar chuva em Londres não é raridade, por isso há muita programação para dias chuvosos! Veja o que fazer em Londres com chuva:
- Museu Madame Tussaud’s
- Bourough Market
- Camden Market
- Visitar as belas catedrais da cidade
- Visitar os incríveis museus da cidade – eles são gratuitos!
O que fazer em Londres de graça
Londres não é uma cidade barata, fato, mas ainda assim há opções para se divertir gastando pouco. Confira o que fazer em Londres de graça:
- Museus da cidade (exceto Madame Tussaud’s que é pago)
- Os belos parques da cidade
- Passear pela Trafalgar Square, Picadilly Circus e Oxford Street
- Fazer um tour gratuito
- Passear pelo Covent Garden e Camden market
O que fazer em Londres à noite
Se depois de um dia de passeios ainda restou energia, veja o que fazer em Londres à noite:
- Passear pela região do Big Ben
- Fazer um cruzeiro pelo rio Tâmisa
- Fazer um tour noturno de ônibus panorâmico
- Fazer o tour de Jack o estripador
- Jantar no Soho e Badalar na Oxford Street
O que fazer em Londres com crianças
Está viajando em família? Veja o que fazer em Londres com crianças:
- Visitar o Museu de História Natural
- Science Museum
- Fazer o tour do Harry Potter
- Visitar o Sea Life
- Dar uma volta na London Eye
Pronto para decidir o que fazer em Londres?
Por fim, agora que você já decidiu o que fazer em Londres, esperamos que sua viagem seja incrível e você aproveite bastante cada minuto! Caso ainda tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário, é só deixar aqui embaixo! Vamos adorar poder te ajudar =)
Boa viagem!
Você também pode gostar de ler:
London Pass: vale a pena? quanto custa? onde comprar?
Chip de Internet para Londres: qual o melhor? como comprar?