Se você está prestes a embarcar para a Riviera Maya, mas ainda não decidiu o que fazer em Playa del Carmen, vem comigo descobrir como montar seu roteiro!

Quando se fala em viajar para o Caribe Mexicano, as possibilidades de destino são bem variadas e cada uma tem uma personalidade distinta.

Eu mesma fiquei super na dúvida na hora de planejar minha viagem. Qual é a melhor cidade para utilizar como base para conhecer a região: Cancun, Tulum ou Playa del Carmen?

banner mapa méxico


quinta avenida playa del carmen
A noite da Quinta Avenida é vibrante e descontraída! Foto: @gaiavani

Além disso: quais são os cenotes mais bonitos? Quais são os pontos turísticos imperdíveis? Vale a pena ir até Cozumel? Como se locomover entre as praias?

Depois de passar 2 semanas na Península de Yucatán, no México, montei esse SUPER GUIA para que você possa planejar sua viagem com facilidade. São dicas que eu gostaria de ter lido antes de minha viagem e que certamente vão facilitar a sua vida.

Nesse post você vai ver: ocultar

O que fazer em Playa del Carmen 2024

A charmosa cidade de Playa del Carmen é uma das mais vibrantes da Península de Yucatán. Ela é ideal para quem gosta de destinos com boa infraestrutura turística, com hotéis de excelência e restaurantes variados.

Essa pequena cidade litorânea é totalmente voltada ao turismo e é famosa pelas praias com abundância de palmeiras e recifes de corais de uma beleza única. Sem dúvidas, esse é um destino incrível para os amantes da natureza e que gostam de estar sempre com o pé na areia.

onde ficar em playa del carmen a beira mar
Playa del Carmen é um misto de belas praias e agito

No entanto, nem só de praias é feito o turismo local. Por isso, preparei uma lista recheada de dicas que vão muito além das melhores praias em Playa del Carmen. Dessa forma, você vai saber quais são os melhores passeios e as outras possibilidades de lazer nesse destino surpreendente.

Se você estiver com um pouco de pressa, já pode conferir abaixo essa seleção com os passeios em Playa del Carmen mais procurados pelos brasileiros. Se tiver um tempinho a mais, vale muito a pena fazer a leitura completa e ficar por dentro de cada detalhe dessas atrações turísticas.

  1. Caminhar pela Quinta Avenida
  2. Conhecer as ruínas maias
  3. Parque X-caret
  4. Espetáculo Joya do Cirque du Soleil
  5. Passeio de catamarã até Isla Mujeres
  6. Bate e volta Cozumel
  7. Daytrip até Tulum
  8. Boate Coco Bongo
  9. Mamita’s Beach Club
  10. Praia Punta Esmeralda

 

E se você quiser adicionar uma pitada de passeios diferentes no roteiro, essa é minha sugestão pessoal:

  1. Praia de Akumal
  2. Tour pelos cenotes
  3. Tour gastronômico
  4. Passear de quadriciclo pela selva maia
  5. Curtir o entardecer em um barco

Planeje sua viagem em até 12x!


orla playa del carmen
É paraíso que fala?

Dicas de viagem: Playa del Carmen

Antes de começar a falar sobre cada ponto turístico de Playa del Carmen, vou trazer algumas dicas de viagem para você usar enquanto estiver na cidade. Confira abaixo essas informações que vão te ajudar a organizar cada passo do seu passeio:

Quais são os cenotes mais bonitos? Quais são os pontos turísticos imperdíveis? Vale a pena ir até Cozumel? Como se locomover entre as praias?

Pensando em algo mais que pudesse facilitar o planejamento da sua viagem para Playa del Carmen, montamos também um MAPA MÉXICO. Já pensou em ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem?

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis pelo México, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, os melhores museus e monumentos históricos e muito mais.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida por R$49. Ficou interessado? Clique aqui!

Qual é a melhor época para visitar Playa del Carmen?

Para uma viagem de praia, a época ideal será sempre a que tiver aquele céu azul com sol bem brilhante no céu. Portanto, se você pretende se refrescar no mar de águas azuis turquesa nas próximas férias, atente-se para as estações do ano.

A alta temporada acontece no inverno mexicano, que é entre os meses de dezembro a abril. Essa é a época seca, com pouca incidência de chuvas e um clima super agradável. No entanto, as desvantagens de viajar nesse período são os preços bem mais altos e as atrações bem mais disputadas.

as melhores praias de playa del carmen
A melhor época para visitar as praias do Caribe Mexicano é no inverno, entre os meses de dezembro e março

Entre maio e novembro, os viajantes tendem a ficar longe devido ao calor escaldante, às tempestades tropicais e ao sargaço.

Desde 2011, parte do Caribe (incluindo a Riviera Maya) tem sofrido com grandes quantidades dessas algas marinhas chegando às suas costas. Isso geralmente acontece entre maio e agosto, mas é imprevisível. Durante essa temporada, a praia pode estar coberta de algas em alguns dias e totalmente limpa em outros.

E quando é a temporada de furacões na região? Nos meses de outono (setembro a novembro) é comum presenciar ventos fortes, chuvas torrenciais e falta de energia. Se você estiver planejando visitar Playa del Carmen durante esaa temporada, é aconselhável acompanhar de perto as notícias de avisos de furacões.

Afinal: qual o melhor mês para ir à Playa del Carmen? Seguindo esse calendário, um mês interessante de shoulder season seria abril. Ou seja, ele já está dentro da baixa temporada, mas ainda garante uma experiência muito boa antes do sargaço chegar.

Qual a época do sargaço em Playa del Carmen?

Muita gente sonha em conhecer as praias paradisíacas de Cancun e Playa del Carmen, mas não sabe que elas não ficam com aquela cor bonita e transparente durante o ano inteiro. Existe um fenômeno natural que acontece anualmente, deixando a água com a coloração escura, aspecto turvo e até com mau cheiro.

Esse fenômeno é a presença do sargaço na orla da praia. Sargaço nada mais é do que uma alga marinha de cor marrom, que é comum estar presente nas praias da Riviera Maya. No entanto, em alguns momentos ao longo do ano há maior concentração dessas algas na superfície.

sargaço em playa del carmen
O sargaço tem sido cada vez mais imprevisível nas praias da Riviera Maya. Foto: @gaiavani

A quantidade de algas na água se deve ao excesso de nutrientes no mar e até a temperatura mais alta da água por conta do aquecimento global. Por esse motivo, não é possível dizer com muita precisão quando o mar vai estar mais limpo. A boa notícia é que algumas praias são menos afetadas e outras recebem cuidados diários pelo governo local para garantir que o banho de mar seja agradável.

Enfim, a época em que se encontra maior quantidade de sargaço nas praias de Playa del Carmen é entre maio e setembro. Porém, nem todas as praias são completamente comprometidas. Muitos viajantes que viajam na alta temporada conseguem desfrutar do mar azul caribenho normalmente.

Quantos dias ficar em Playa del Carmen?

Quanto tempo ficar em Playa del Carmen? Essa é uma dúvida bem comum entre os viajantes que pretendem visitar o México. Portanto aqui vai minha sugestão:

  • 1 semana: se esse for o seu único destino no Caribe Mexicano. Dessa forma, você pode curtir os resorts e praias da região e ainda incluir alguns passeios no roteiro, como um bate e volta à Cozumel.
  • 3 dias inteiros: se você pretende fazer um roteiro completo pela Península de Yucatán, incluindo Cancun, Tulum, Bacalar, Holbox ou Valladolid no roteiro.
bate volta cozumel
Imperdível em Playa del Carmen: um bate e volta até Cozumel. Foto: @gaiavani

Eu tinha 12 dias de viagem no México e dividi da seguinte forma: 6 dias em Tulum, 3 dias em Holbox e 3 dias em Playa del Carmen. Gostei bastante do meu roteiro dessa forma! Só faltou mesmo uns diazinhos em Bacalar, mas esse destino ficou para uma próxima.

Como chegar em Playa del Carmen?

Quando se trata da viagem de Cancun para Playa del Carmen, você tem as três opções abaixo para fazer esse trajeto:

O Aeroporto Internacional de Cancún (código: CUN) é o aeroporto mais próximo de Playa del Carmen aberto a voos comerciais. Ele está localizado ao sul da cidade de Cancun, portanto a viagem até Playa del Carmen é rápida e eficiente, tomando a única estrada principal para o sul. São apenas 55 km em uma viagem que demora cerca de 45 minutos a 1 hora.

O transfer privado é uma maneira eficiente, segura e confiável de ir do Aeroporto de Cancun para Playa del Carmen. Reservando com antecedência, é a forma mais fácil, barata e rápida de chegar direto na porta do seu hotel para curtir a praia o quanto antes.

Por outro lado, se você pretende conhecer outros destinos da Península de Yucatán, recomendo o aluguel de carro para que você possa transitar com facilidade entre Cancun, Tulum, Bacalar, etc.

como chegar em tulum
As estradas da Riviera Maya são boas, especialmente entre Cancun e Tulum

E por fim, os ônibus ADO são a maneira mais econômica de ir e vir do Aeroporto de Cancún. Eles são modernos, limpos, têm banheiro e wi-fi a bordo. Para a programação exata e para ver se os horários de partida estão alinhados com o horário de chegada do seu voo, consulte o site oficial da ADO, disponível apenas em espanhol.

Como se locomover em Playa del Carmen?

Ter um carro não é algo imprescindível se o seu hotel for localizado na Quinta Avenida de Playa del Carmen. Além disso, há uma farta oferta de tours com transporte incluído a partir de Playa del Carmen para os principais pontos turísticos e cidades próximas. Então, é possível fazer alguns passeios mais próximos a pé e os mais distantes nesses tours.

Por outro lado, ter um carro à disposição traz uma liberdade fantástica para poder explorar a região. Uma das vantagens é a praticidade que se tem ao sair de uma atração e não precisar esperar todo um grupo para se deslocar até a próxima. Para ter esse conforto, o melhor jeito é se locomover de carro mesmo.

Nós alugamos um carro com antecedência pelo site Rent Cars. Aliás, fica a dica para quem estiver planejando uma viagem para a Riviera Maya ou qualquer outro destino: o Rent Cars é um ótimo buscador e compara preços entre as principais locadoras disponíveis no seu destino. Clique aqui para fazer a sua cotação.

Onde ficar em Playa del Carmen?

Um item fundamental para o sucesso da sua viagem é definir onde ficar em Playa del Carmen, porque isso influencia demais o funcionamento do seu roteiro. Pensando nisso, listamos as principais regiões e hotéis para você se hospedar.

Eu optei pela Quinta Avenida, pela localização estratégia próxima de tudo. Consegui fazer boa parte dos passeios a pé, sem depender de carro. Achei uma excelente escolha!

onde ficar em playa del carmen na quinta avenida
A Quinta Avenida é definitivamente a melhor localização em Playa del Carmen para fazer tudo a pé e não depender de carro pra nada

1. Quinta Avenida

A Quinta Avenida é a mais badalada da cidade e que oferece muitas opções de o que fazer em Playa del Carmen. Na região, que é o coração da área urbana da cidade, você encontra uma variedade grande de lojas, bares e restaurantes.

Se você quiser se hospedar nesse endereço bem animado e movimentado, vai gostar das sugestões a seguir:

2. Norte de Playa del Carmen

Se você sonha em ficar hospedado pertinho do mar na Riviera Maya, saiba que existem inúmeras opções de bons hotéis e resorts na região de Playa del Carmen para você escolher.

hoteis em mayakoba méxico
Mayakoba significa luxo a beira mar no Caribe Mexicano

Os bairros de Balam Tun, San Miguelito e Mayakoba possuem praias lindas e perfeitas tanto para relaxar como para praticar mergulho com snorkel.

Portanto, se você pretende minimizar ao máximo seu deslocamento e quer uma hospedagem entre Playa del Carmen e Cancun, aqui você encontra hotéis mais reservados, onde o luxo é o toque especial para a sua viagem.

3. Sul de Playa del Carmen

Mais ao sul de Playa del Carmen estaremos bem próximos da cidade queridinha dos turistas: Tulum! Quem opta por se hospedar aqui tem a facilidade de estar mais próximo dos cenotes e outros grandes atrativos da Riviera Maya.

onde se hospedar em playa del carmen
O trajeto de 60km entre Playa del Carmen e Tulum está recheado de belos hotéis e resorts a beira mar

As praias nessa região sul de Playa encantam os turistas. Os tons de azul da água do mar impressionam a todos que por aqui passam alguns dias.


Para se aprofundar no assunto e tomar uma decisão mais seguro, recomendo nosso artigo completo sobre o tema: Onde ficar em Playa del Carmen: Centro, Quinta Avenida, Playacar ou Mayakoba?


Preciso de seguro viagem para o México?

O seguro viagem não é algo obrigatório para que o turista possa entrar no México. Por outro lado, a gente sempre recomenda que você adquira um para a sua viagem.

Isso porque ele permite que você tenha praticidade (e inclusive economia!) na hora de custear alguns imprevistos. Coberturas para despesas médicas e farmacêuticas e imprevistos com voo ou bagagem no aeroporto são algumas das vantagens de ter um seguro viagem de qualidade.

Ao planejar uma viagem internacional, eu utilizo essa ferramenta de comparação para conferir as opções de seguro viagem disponíveis para o meu destino com os preços e apólices lado a lado.


Leia também: Seguro viagem México: qual é o melhor seguro? quanto custa?


O que fazer em Playa del Carmen: melhores praias

Chegou a hora de conhecer as melhores praias de Playa del Carmen e ainda ficar por dentro sobre os detalhes de cada uma. Se você quer saber como são essas praias, o que tem de bom para curtir em cada uma delas e se valem a pena, é só seguir com a leitura.

centro de playa del carmen
Não é preciso ir muito longe para encontrar uma boa praia em Playa del Carmen

1. Praia de Playa del Carmen

Uma das praias mais visitadas de Playa del Carmen fica a poucos passos da famosa Quinta Avenida. Na orla, você encontra uma variedade de bares para beber bons drinks com uma vista incrível do mar turquesa. E o legal é que alguns deles tem música ao vivo até altas horas da madrugada.

2. Praia Punta Esmeralda

A Praia Punta Esmeralda é uma das praias públicas queridinhas dos moradores locais. Isso porque ela é bem tranquila cercada por muito verde. Portanto, se você está procurando uma faixa de areia sossegada para se refrescar, essa é a boa pedida!

Por esse mesmo motivo, essa é uma ótima pedida para quem busca o que fazer em Playa del Carmen com crianças, já que as águas aqui são bem calminhas e gostosas!

E uma curiosidade muito legal é que essa é uma praia inclusiva, com estrutura própria para receber cadeirantes.

melhroes praias de playa del carmen
A Punta Esmeralda é uma das melhores praias de Playa del Carmen. Foto: @gaiavani

3. Praia Mamitas

A Praia Mamitas é uma das mais animadas da região, tanto durante o dia, quanto à noite. A areia é bem branquinha e complementa muito bem a paisagem com o mar cristalino. Por ser um dos hot points de Playa del Carmen, atrai muita gente de todos os lugares do mundo e tem um clima bem jovem.

Na orla, você encontra vários beach clubs, com DJs e os mais variados ritmos musicais. Inclusive, aqui acontece anualmente um festival de jazz da Riviera Maya.

4. Praia de Puerto Morelos

A vantagem de visitar a Praia de Puerto Morelos é que ela é sossegada, possui mar calmo e com água quentinha. O mar dessa praia é como se fosse uma verdadeira piscina natural, em um tom de turquesa lindíssimo.

Assim como as demais faixas de areia listadas até aqui, essa também é uma praia pública, então não é preciso pagar taxa de entrada.

puerto morelos méxico
Puerto Morelos é uma praia de água cristalina que fica entre Cancun e Playa del Carmen

5. Praia de Akumal

Por último, mas não menos importante, a Praia de Akumal é uma das mais bonitas de toda a Riviera Maya. A faixa de areia é bem ampla, o mar dessa praia é super convidativo para tomar banhos bem refrescantes.

Um dos principais atrativos de Akumal é a vida marinha abundante. Aliás, uma experiência inesquecível aqui é nadar com as tartarugas.

A cor da água dessa praia é bem cristalina e a infraestrutura é boa, porém não é uma praia gratuita. É necessário pagar uma pequena taxa para acessá-la e outra para usar cadeiras e guarda-sóis.


akumal beach mexico
Akumal Beach: uma das mais belas praias da Riviera Maya

O que fazer em Playa del Carmen: beach clubs

Os beach clubs são os hot points queridinhos dos viajantes que tem um perfil mais festeiro e animado. Em Playa del Carmen existem opções bem interessantes para gosta de frequentar lugares assim descolados e com um clima mais jovem. Veja agora quais são os melhores beach clubs em Playa del Carmen:

6. Coralina Beach Club

O descolado Coralina possui praia privativa e um clima muito animado! O estilo mais luxuoso e exclusivo é o que deixa esse beach club em Playa del Carmen ainda mais interessante. Esse é o lugar certo para quem gosta de festejar durante o dia, com agito, paquera, curtição e música eletrônica!

A consumação mínima é de USD 100 por pessoa, mas os preços são um tanto altos, então não é muito difícil alcançar esse requisito. Os pratos servidos variam desde porções de petiscos, até tacos e hambúrgueres.

7. Mamita’s Beach Club

O Mamita’s Beach Club é um lugar que exala elegância, desde a decoração do ambiente até os pratos servidos. O legal é que você tem a opção de frequentar o beach club ou apenas o restaurante, o que vale muito a pena porque o lugar é realmente especial.

Outro diferencial desse beach club em Playa del Carmen é o spa à beira-mar, para você relaxar diante de uma vista única. Ele fica na Rua 28, em um dos pontos mais disputados da orla, e para uso das espreguiçadeiras e guarda-sol a taxa é de USD 85, enquanto a consumação mínima fica em  USD 60.

beach club praia del carmen
Nada como curtir a praia com uma boa infraestrutura de espreguiçadeiras, guarda-sóis e serviço de bar

O que fazer em Playa del Carmen: melhores passeios

Chegou o momento em que vou te falar sobre as melhores opções de passeios para fazer nessa cidade paradisíaca. Para quem pergunta o que não deixar de fazer em Playa del Carmen? A resposta você vai conferir aqui abaixo.

8. Caminhar pela Quinta Avenida

A Quinta Avenida de Playa del Carmen é a rua mais famosa e vibrante da cidade. Aqui você encontra uma variedade de bares, restaurantes e lojas que funcionam animadamente até altas horas.

Esse burburinho é perfeito para uma caminhada a noite após um dia de praia e passeios. Você certamente encontrará um bom restaurante para se sentar (recomendo o Primo e o Sonora Prime) e souveniers com ótimos preços.

Dá até para reabastecer a necessaire de makes na Sephora ou sair de lá com um sapato novo da Vans ou da Birkenstock. Sim, você encontra diversas marcas estrangeiras famosas por lá!

Não deixe de incluir no seu roteiro uma caminhada sem compromisso entre o Parque Los Fundadores e a Quinta Avenida, já que esses são alguns dos principais pontos turísticos de Playa del Carmen. Aliás, é provável que você faça isso vários dias seguidos!

parque los fundadores playa del carmen
Cartão postal de Playa del Carmen: Parque los Fundadores. Foto: @gaiavani

9. Fazer um tour pelos cenotes

Os cenotes da Riviera Maya são umas das atrações mais procuradas quando o assunto é o que fazer em Playa del Carmen. A fama não é à toa, viu? A beleza desses poços naturais é SURREAL! Essas piscinas naturais ficam em cavernas inundadas e são um atrativo típico da região, que se formam devido a fenômenos naturais.

Além de nadar e contemplar as belezas da caverna e da cor da água, você pode praticar snorkel e se deslumbrar com a vida aquática presente ali. Não deixe de reservar um dia da sua viagem para fazer um tour pelos cenotes! Eu amei essa experiência e faria de novo mil e uma vezes!

cenote casa tortuga tulum
Cenote Casa Tortuga. Foto: @gaiavani

10. Conhecer as ruínas maias

Visitar a Riviera Maya e não conhecer as ruínas de Chichén Itzá é quase como viajar ao Rio de Janeiro e não ir ao Cristo Redentor. Esse sítio arqueológico é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das sete maravilhas do mundo moderno! Não é à toa que esse é um dos passeios em Playa del Carmen mais concorridos.

Por ser um passeio tão concorrido, recomendo que reserve seu tour pelas ruínas maias com antecedência. Lá você vai conhecer um pouco mais sobre uma das maiores civilizações das Américas: os maias. Se você gosta desse estilo de passeio com perfil histórico, vai amar esse tour.

como chegar em chichen itza
Chichen Itza é um bate e volta imperdível a partir de Playa del Carmen. Foto: @gaiavani

11. Ir ao parque X-caret

O Xcaret é um dos parques de aventura mais populares do México. São mais de 50 atrações dentro de sua enorme propriedade onde os visitantes podem mergulhar na cultura e história mexicana.

Esse parque também é uma verdadeira experiência de imersão na fauna e na flora da Península de Yucatán. É possível passear por aviários ao ar livre, pelo Butterfly Pavilion, pelo Coral Reef Aquarium e interagir com tartarugas marinhas e peixes-boi. O local conta ainda com ruínas maias!

Essa é uma ótima pedida para quem busca o que fazer em Playa del Carmen com crianças, mas vale ressaltar que o parque é para todas as idades! Eu não consegui visitar durante minha breve passagem pela cidade, mas minha irmã foi com amigos e saiu de lá maravilhada com a experiência. Fiquei morrendo de vontade de incluir em minha próxima viagem à Riviera Maya.

xcaret playa del carmen
O Xcaret é um dos parques mais famosos do México!

O que fazer em Playa del Carmen: experiências imperdíveis

Uma das coisas que a gente mais gosta ao viajar para um novo destino é buscar experiência autênticas e que vão muito além de fazer compras de souveniers e visitar os pontos turísticos famosos.

Se você também de sair do óbvio e viver passeios diferentes durante sua viagem, confere só essa seleção de experiências em Playa del Carmen para incluir no roteiro,

12. Tour de tacos

Você sabia que a culinária mexicana é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2010 pela UNESCO? Seus principais  ingredientes são o milho, o feijão, as pimentas e outros produtos de origem indígenas, como o tomate, a abóbora, o abacate, o cacau e a baunilha.

As tortilhas são a base dos pratos mexicanos e elas nada mais são do que pães assados em formato de disco (parecidas com panquecas). O que faz a diferença nos pratos é o preparo, pois elas podem ser fritsa, assadas, abertas, enroladas e por aí vai. Os recheios também são bem variados México afora.

onde comer em playa del carmen
Comida de rua em Playa del Carmen: uma verdadeira experiência mexicana! Foto: @gaiavani

Uma viagem ao país não ficaria completa sem um tour gastronômico para conhecer de perto essa variedade de sabores. Eu amei essa experiência porque fui em lugares fora da rota turística! Nada como uma boa comida de rua para mergulhar nos temperos tradicionais e entender um pouco mais sobre a cultura local, né?

13. Assistir ao espetáculo Joya do Cirque du Soleil

Ir ao Cirque du Soleil é uma experiência única, não importa qual seja o lugar no mundo. Os espetáculos são extremamente bem estruturados, de uma beleza e expressão artística fora do comum. Desde as crianças até os idosos, todos se encantam com as apresentações do grupo.

Se você quer uma sugestão certeira para o que fazer em Playa del Carmen a noite, não deixe de garantir o seu ingresso no espetáculo Joyà do Cirque du Soleil. Esse é o primeiro show mexicano permanente, então você pode esperar nada menos do que excelência e uma atmosfera mágica.

14. Ir na boate Coco Bongo

Para quem curte uma boa dose de agito, vai curtir muito a festa Coco Bongo. Essa é uma casa noturna famosa mundialmente que dispõe de shows, balada, muita festa e animação musical liderada por DJs. O ingresso de entrada inclui acesso aos shows,  comida e open bar de bebida.

Esse é aquele lugar perfeito para os viajantes festeiros que buscam o que fazer em Playa del Carmen a noite. As festas iniciam por volta das 23h e duram até o amanhecer. Esteja preparado para se divertir até altas horas!

coco bongo playa del carmen
A Coco Bongo é diversão garantida nas noites de Playa del Carmen

15. Passear de quadriciclo pela selva maia

Esse é o passeio ideal para os aventureiros de plantão que gostam de incluir um pouco de adrenalina no roteiro de viagem. Conhecer a selva maia e seus segredos pode ser ainda mais incrível em um tour de quadriciclo que leva a cenotes e rios subterrâneos. E ainda dá para sentir um frio na barriga nas tirolesa sobre a floresta!


16. Curtir o entardecer em um barco

Se tem um passeio que deveria ser obrigatório em destinos de praia é curtir o entardecer navegando. Essa é uma experiência que merece um espaço especial no seu roteiro.

Um passeio de barco ao entardecer te proporciona uma vista excepcional e uma excelente oportunidade para se reconectar com a natureza. Nada mais relaxante do que ver o sol se pôr, enquanto ouve o som das ondas e sente a brisa refrescante do mar.

passeios em playa del carmen
Impossível ir à Playa del Carmen e não fazer um passeio de barco para curtir o delicioso mar do Caribe Mexicano

O que fazer nos arredores de Playa del Carmen

Agora que você já sabe o que fazer em Playa del Carmen, vale muito a pena reservar um tempinho da sua viagem para visitar os arredores da cidade. As opções que você vai ver a seguir são praticamente irrecusáveis, então se a sua viagem for mais curta, pense em dar uma esticada.

17. Bate e volta em Cancún

Tirar um dia da viagem para ir até Cancún vale muito a pena! Esse é um passeio quase obrigatório para quem estiver com um tempinho de sobra em Playa del Carmen. Inclusive, se você sempre quis conhecer Cancún, mas acha muito caro, essa pode ser uma boa estratégia para economizar.

O deslocamento de Playa del Carmen até Cancún não é muito longo, então é possível aproveitar bem um dia inteiro passeando por lá. Se juntar a uma excursão de confiança pode ser a melhor maneira de fazer esse bate e volta, porque assim você conhece as principais atrações da cidade, inclusive a Praia dos Golfinhos, onde fica o letreiro de Cancún.

o que fazer em cancun no méxico
As praias mais lindas da Península de Yucatán encontram-se em Cancun

18. Visitar a Isla Mujeres

Pertinho de Cancún fica a charmosa Isla Mujeres, rodeada pelo mar com vários tons de azul que só o Caribe tem. Esse é um destino muito procurado por viajantes que desejam passar as férias em um lugar paradisíaco, onde encontram agito e sossego na medida certa e no mesmo lugar.

Em Isla Mujeres, você encontra o cenário perfeito para fazer mergulho com snorkel, conhecer ruínas maias e um santuário de tartarugas marinhas. Vale muito a pena reservar um tempo para curtir a praia e até o comércio de artesanato. A excursão de catamarã pode ser uma experiência interessante para conhecer a ilha.

melhores passeios playa del carmen
Isla Mujeres é daqueles destinos com o turquesômetro explodindo, sabe?

19. Bate e volta Cozumel

A ilha mais próxima de Playa del Carmen é Cozumel e fazer um passeio no estilo daytrip até lá pode ser a melhor opção para quem estiver hospedado em Playa. O estilo de turismo que o viajante encontra em Cozumel envolve ecoturismo, observação de jardins subaquáticos e interação com a biodiversidade marinha.

Uma dica muito importante é que você procure por uma empresa de confiança ao selecionar uma excursão, para não passar perrengue, como eu passei. Acabei caindo na lábia de um vendedor ambulante de passeios quando estava na praia de Playa del Carmen e contratei o passeio ali mesmo para o dia seguinte.

Na hora, tudo pareceu bem prático e atrativo. Mas, na verdade, eu tive uma experiência ruim com um tour que não cumpriu o prometido e me vi frustrada no final. Para evitar que você também passe por isso, sugiro que você reserve com antecedência o passeio de buggy + snorkel.

el cielo cozumel
Mergulhar nas águas cristalinas de Cozumel é um excelente bate e volta a partir de Playa del Carmen. Foto: @gaiavani

20. Fazer uma daytrip até Tulum

A cidade de Tulum é uma das queridinhas do Caribe mexicano graças a variedade de paisagens naturais e lazer na natureza. As atrações mais procuradas pelos turistas são as praias de areia branquinha e mar azul turquesa, os encantadores cenotes e as ruínas maias bem conservadas.

Se você fizer uma viagem um pouco mais longa à Playa del Carmen, não deixe de incluir no seu roteiro uma excursão a Tulum. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer a beleza natural de Tulum e a história dos ancestrais e suas culturas que influenciam o estilo de vida de lá até hoje.

melhores beach clubs de tulum
Tulum é um destino rústico chic com uma harmonia perfeita entre a natureza e um estilo de vida sustentável. Foto: @gaiavani

#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado que montamos sobre o México. Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, spots para tirar fotos, passeios incríveis, melhores praias… É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver!


Roteiro Playa del Carmen

Preparar um roteiro completo para uma viagem internacional pode ser um pouco desafiador. São tantos detalhes para pensar, organizar e decidir que uma ajudinha cai bem, né?

Pensando nisso, vou te apresentar a seguir 3 sugestões de roteiros Playa del Carmen prontos, mas você pode ficar a vontade para alterar conforme sua necessidade.

Montei cada um deles com base na minha experiência de viagem, com o que eu gostei do meu próprio roteiro e com o que eu faria diferente. Dessa forma, você já tem tudo o que precisa em mãos para planejar suas férias para o Caribe Mexicano.

O que não deixar de fazer em Playa del Carmen? Isso você já sabe, agora vou te mostrar como organizar essas atividades de acordo com o período de viagem que você tem disponível.

 

O que fazer em Playa del Carmen em 1 dia

Está passeando pela Península de Yucatán e pretende fazer um bate até Playa del Carmen? Ou está navegando em um cruzeiro com parada nesse paraíso? Abaixo você vai conferir um roteiro bem coringa, perfeito para quem deseja saber o que fazer em Playa del Carmen em 1 dia:

  • É claro que quem chega em Playa del Carmen quer conhecer as maravilhosas praias da região, então reserve a parte da manhã para curtir a brisa do mar. Você pode aproveitar e conhecer um dos melhores beach clubs de Playa del Carmen, como o Mamita’s ou o Coralina.
  • No final da tarde, aproveite para caminhar pela Quinta Avenida e conhecer as lojinhas de artesanato locais antes de voltar para a sua origem. Recomendo um jantar no Primo ou no Sonora Prime.

O que fazer em Playa del Carmen em 3 dias

Pretende hospedar-se por 2 ou 3 noites na cidade? Eu tive exatamente esse período em Playa del Carmen, mas confesso que achei muito corrido. Gostaria de ter ficado mais alguns dias para explorar os parques e cenotes da região.

o que fazer em playa del carmen na quinta Avenida
A Quinta Avenida é a pedida perfeita para encontrar souveniers para a família. Foto: @gaiavani

O que fazer em Playa del Carmen em 5 dias

É uma grande vantagem ter um tempinho a mais para curtir essa cidade tão charmosa com mais calma. Playa del Carmen em 5 dias, veja como ele se encaixa na sua viagem:

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Playa del Carmen

É normal que fiquem algumas dúvidas enquanto você está organizando uma viagem, ainda mais quando o destino é internacional. A seguir, você vai ver algumas dicas práticas sobre o que fazer em Playa del Carmen, em ocasiões mais específicas.

Onde comer em Playa del Carmen

Claro que almoçar ou jantar em um lugar legal faz a diferença no roteiro. Veja então nossas sugestões de melhores restaurantes em Playa del Carmen:

  • Primo (Fica pertinho da Quinta Avenida. Eu pedi um brisket que estava simplesmente divino!!!)
  • Sonora Prime (Ótima opção na Quinta Avenida. Seleção de carnes excepcional!)
  • Harry’s Prime Steakhouse (Traveller’s Choice no TripAdvisor 2022 na Quinta Avenida)
  • The Traveler’s Table (Sabe quando o restaurante é um destino? É o caso desse, que fica a 25 min de Playa.)
  • El Fogón (Restaurante popular que serve tacos.)
  • El Chuleton (Outra opção para bons tacos.)
restaurantes em playa del carmen
Excelente jantar a lenha e coquetéis criativos no Primo, um elegante restaurante ao ar livre pertinho da Quinta Avenida. Foto: @gaiavani

O que fazer em Playa del Carmen com chuva

Dias chuvosos não são os mais convidativos para os turistas, especialmente em um destino de praia como esse. Como o clima é algo que pode ser imprevisível, separei algumas ideias para você que não sabe o que fazer em Playa del Carmen com chuva. Confira abaixo:


O que fazer em Playa del Carmen de graça

Está com o orçamento apertado? Isso não significa que você não poderá se divertir e aproveitar muito esse destino. Veja só minhas sugestões de o que fazer em Playa del Carmen de graça:

  • Caminhar na vívida Quinta Avenida
  • Ir à Praia Punta Esmeralda ou Puerto Morelos
  • Conhecer os shoppings Paseo del Carmen e o Quinta Alegria
  • Visitar o Parque Los Fundadores e observar os espetáculos multiculturais que acontecem por lá (os Voadores de Papantla são realmente incríveis!)
voadores de playa del carmen
Um dos espetáculos mais autênticos que presenciei em Playa del Carmen foram os voadores de Papantla. Foto: @gaiavani

O que fazer em Playa del Carmen a noite

Para os viajantes que não se cansam tão fácil assim após um dia de praia e passeios, reuni algumas opções de atrativos que combinem com o seu estilo. Veja abaixo essa lista sobre o que fazer em Playa del Carmen à noite:

O que fazer em Playa del Carmen com crianças

Viajar com a família completa é muito bom, mas pode ser desafiador para encontrar lazer que agrade a todas as idades. Se esse for o seu caso, vai gostar da lista abaixo. Dá só uma olhada:

mergulho em playa del carmen
Um dos melhores pontos para apreciar a vida marinha da região é Akumal

O que visitar perto de Playa del Carmen

Por fim, descubra o que visitar perto de Playa del Carmen. Cancun é apenas uma dentre variadas sugestões que vão incrementar ainda mais o seu roteiro:


Pronto para decidir o que fazer em Playa del Carmen?

Essas foram todas as nossas melhores sugestões e dicas sobre os passeios em Playa del Carmen, no México. Faça bom uso e compartilhe com quem vai viajar com você! Desejamos uma viagem incrível, dias de sol bem lindos e muita curtição! Conta aqui nos comentários o que você mais gostou desse destino e qual será o próximo.


Você pode se interessar:

O que fazer em Cancun: 9 passeios incríveis para incluir no seu roteiro

Tudo sobre Cancun: 20 dicas essenciais para quem vai viajar para Cancun

Melhores resorts de Cancun: conheça as melhores opções para você se hospedar


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *