Está planejando sua viagem para o Amazonas? Localizada a 120 km de Manaus, a “Terra das Cachoeiras” é parada obrigatória de quem visita a capital amazonense e se você está se perguntando o que fazer em Presidente Figueiredo, vem comigo descobrir as cachoeiras e trilhas mais lindas da região!

Curiosos para descobrir o que essa cidade tem a oferecer? Então venha comigo descobrir as melhores cachoeiras Presidente Figueiredo, além de fervedouros, lagos azuis e outras paisagens inusitadas que você encontrará neste destino perfeito para quem curte ecoturismo.

O que fazer em Presidente Figueiredo
Cachoeira Asframa. Foto: @gaiavani

 

O que fazer em Presidente Figueiredo: as cachoeiras mais bonitas

Observando as fotos de cachoeiras de Presidente Figueiredo, logo de cara algumas já chamam a atenção. Conheça aquelas que estão entre as mais bonitas da região. 

Aqui abaixo você encontra aquelas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

01. Cachoeira Iracema

Uma das cachoeiras queridinhas dos turistas que visitam Presidente Figueiredo é a Cachoeira da Iracema. Suas águas descem por um paredão de 8m de altura e que (quando não estão com forte correnteza) fazem uma bela massagem.

Cachoeira Iracema Presidente Figueiredo
Cachoeira Iracema. Foto: @gaiavani

O acesso é feito no KM 998 da BR-174. Depois de um pequeno trecho de terra, você chega ao início da trilha. Com apenas 5 minutos de caminhada você se depara com uma bela piscina natural e uma grandiosa queda d’água. 


02. Cachoeira do Mutum

Acessível pelo KM 54 da AM-240, a Cachoeira do Mutum ficou famosa nas redes sociais devido aos seus poços profundos no meio da correnteza. 

Seguindo o curso das quedas você chega a uma prainha e uma queda maior para se banhar. Recomendamos ir no período de secas para aproveitar as piscinas naturais com tranquilidade. 

Durante o período das cheias não é possível avistar os badalados poços e a correnteza pode ser um pouco assustadora.


03. Cachoeira Pedra Furada

A Cachoeira da Pedra Furada é outra ótima sugestão de o que fazer em Presidente Figueiredo. Ela fica um pouco mais distante, no KM 57 da AM-240, mas recomendo não deixar de ir.

Após uma pequena trilha de 5 minutos você chega até uma piscina natural e uma enorme pedra com três buracos por onde a água cai. A paisagem é realmente deslumbrante!

cachoeiras presidente figueiredo
Cachoeira Pedra Furada. Foto @nandahudson

04. Cachoeira das Araras

Outra opção entre as cachoeiras de Presidente Figueiredo bem famosa é a Cachoeira das Araras. Essa cachoeira está entre as mais frequentadas da cidade. A trilha que dá acesso a essa beleza de lugar dura cerca de 15 minutos.

São dois pontos de quedas d’água e piscinas naturais bem convidativas para um banho refrescante. A região também possui algumas grutas.

Cachoeiras em Presidente Figueiredo na época das chuvas
A queda d’água da Cachoeira das Araras na época das chuvas é impressionante! Foto: @gaiavani

05. Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia

A Cachoeira do Maroaga e a Gruta da Judéia foram o ponto alto de minha visita a Presidente Figueiredo. O trajeto até esses pontos é feito por uma trilha floresta adentro e, com cerca de 30 minutos de caminhada, o primeiro ponto de parada é a Caverna do Maroaga. O que impressiona é a rede de túneis da caverna, que totalizam 700m! 

gruta da judeia presidente figueiredo
Um dos lugares mais lindos de Presidente Figueiredo: Gruta da Judeia!

Caminhando um pouco mais o viajante chega até o paredão rochoso da Gruta da Judéia. Uma queda d’água brota pelo paredão formando uma piscina natural super agradável.

Para conhecer essas atrações você deve agendar seu passeio com um guia local no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Geralmente os guias cobram cerca de R$100,00 por grupos de até 5 pessoas.

#DicaDaGaia: Está na dúvida sobre contratar um guia para visitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo? O MDA testou e aprovou a Iguana Tour. Eles organizam passeios incríveis pelo Amazonas! Clique aqui para entrar em contato com eles via WhatsApp. Aproveite o cupom MALADEAVENTURAS e ganhe 5% de desconto no valor do seu pacote com a empresa!


O que fazer em Presidente Figueiredo: cachoeiras para passar o dia

Em seguida, temos as cachoeiras de Presidente Figueiredo com boa infraestrutura para passar o dia. As cachoeiras que veremos a seguir são ótimas para ir com a família, pois contam com restaurante, lanchonete e área de piquenique.


06. Cachoeira Asframa

Quando se pega a BR-174, a Cachoeira do Asframa é logo uma das primeiras. Ela fica em uma propriedade particular e possui ótima infraestrutura, com bar e restaurante.

cachoeiras em presidente figueiredo para famílias
A estrutura da Cachoeira Asframa é perfeita para ir com a família. Foto: @gaiavani

Sua queda d’água possui 5m de altura máxima e desagua em uma bela piscina natural. Contudo, é preciso ficar atento para os trechos onde a correnteza é mais forte.

Dica: além do banho ser uma delícia, você terá uma grata surpresa ao entrar no cantinho esquerdo da cacheira.


07. Cachoeira da Porteira

Os amantes de camping não podem deixar de conhecer a Cachoeira da Porteira. Ela fica no KM-13 da AM-240 e o acesso até ela é bem tranquilo. Aos finais de semana ela costuma ficar bem cheia, então procure chegar cedo.

As quedas d’água são pequenas e você encontra trechos com mais ou menos correnteza. No local, há ainda área de camping, banheiros e mesas para fazer refeições.


08. Cachoeira do Santuário

Sem dúvidas, a cachoeira do Santuário é uma das mais famosas do roteiro cachoeiras de Presidente Figueiredo. Formada por três belas quedas, essa cachoeira recebeu esse nome por conta de um pequeno santuário em homenagem à Santa Clara que fica no meio das pedras.

melhores cachoeiras em presidente figueiredo
Você consegue ver a santa na queda da Cachoeira do Santuário? Foto @nandahudson

O acesso até ela é feito pelo KM 12 da AM-240. Nesse ponto da estrada você pega uma estradinha de terra até o início da trilha. Depois são só mais 10 minutos de caminhada até se deparar com as belas quedas d’água.

A estrutura é ótima. Lá você encontra chalés e restaurante.


09. Cachoeira da Onça

A Cachoeira da Onça é uma atração ótima para toda a família. O acesso se dá na BR-174 no KM 108 e a trilha até as quedas é super agradável.

A queda d’água possui 10m de altura e mesmo na época de cheias não é forte, propiciando um banho relaxante e seguro.


O que fazer em Presidente Figueiredo: trilhas que valem a pena

Embora nem todas as cachoeiras de Presidente Figueiredo tenham acesso fácil, algumas valem a pena o esforço. Vou te apresentar agora duas cachoeiras que, apesar de possuírem uma trilha de acesso mais puxada, valem cada gota de suor.

10. Cachoeira Sussuarana

Localizada no KM 86 da AM-240, para chegar até a Cachoeira Sussuarana o viajante precisa estar disposto a encarar uma hora de trilha floresta adentro. A cachoeira possui cerca de 15m de altura e sua queda d’água é belíssima.

Cachoeira Sussuarana Amazonas
Cachoeira Sussuarana. Foto: @gaiavani

Além de possuir uma piscina natural ótima para tomar banho, muitas pessoas procuram a Cachoeira Sussuarana para praticar rapel. Se você gosta de adrenalina, não deixe de experimentar. E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita, embora não exista infraestrutura por lá.

Dica: essa trilha é de difícil acesso e recomendo a visita apenas com guia.


11. Cachoeira da Neblina

Fora do roteiro das famosas cachoeiras de Presidente Figueiredo, a Cachoeira da Neblina é uma atração que vale a pena todo o esforço que se faz para chegar até ela.

Você tem que estar disposto a percorrer 7km por uma trilha na floresta. O caminho é relativamente plano, mas com bastante lama, então redobre a atenção para não escorregar.

O prêmio é um grande paredão rochoso e uma bela piscina natural. Na área é possível acampar e fazer rapel.

Dica: esse atrativo é ideal para os meses de seca, pois o acesso fica muito complicado na época das chuvas.


O que fazer em Presidente Figueiredo além das cachoeiras

Depois de conhecer tantas cachoeiras belíssimas, será que a Terra das Cachoeiras ainda pode surpreender? E a resposta é SIM! Descubra alguns outros pontos turísticos de Presidente Figueiredo que também possuem seu encanto.


12. Fervedouro do Maranhão

Se você achava que só era possível encontrar fervedouros no Jalapão está muito enganado. O Fervedouro do Maranhão faz parte da comunidade Nova Esperança e é uma ótima pedida para quem busca o que fazer em Presidente Figueiredo.

fervedouro do maranhão presidente figueiredo
Você sabia que existem fervedouros no Amazonas? Eu fiquei chocada quando descobri isso! Foto: @gaiavani

Esse fervedouro se formou graças a uma poderosa nascente do Aquífero das Guianas. A bela piscina só permite que apenas um visitante por vez entre, já que esse tipo de ambiente é muito sensível.


13. Lagoa Azul do Maranhão

Localizada na mesma propriedade que o Fervedouro do Maranhão, a Lagoa Azul do Maranhão possui o chão argiloso e a tonalidade da água chama a atenção.

Os visitantes que já pagaram ingresso para conhecer o Fervedouro não precisam pagar a mais para conhecer a Lagoa Azul do Maranhão.

lagoa do maranhão presidente figueiredo
A Lagoa Azul do Maranhão é um dos passeios ideias para a temporada das chuvas em Presidente Figueiredo. Foto: @gaiavani

14. Igarapé Vermelho

E para fechar com chave de ouro, reserve um espaço no seu roteiro para conhecer as belezas do Igarapé Vermelho. Ele também fica na mesma propriedade do Sr. Maranhão e o acesso é feito por uma trilha leve de cerca de 30 minutos.

Os tons avermelhados do Igarapé chamam a atenção. Essa tonalidade se dá por causa da vegetação às margens do Rio Vermelho e o contraste que se forma com a mata verde é lindo.

Depois desse trio incrível (Fervedouro + Lagoa Azul do Maranhão + Igarapé Vermelho), recomendo almoçar ali mesmo. É possível degustar deliciosos peixes locais no restaurante do Sr. Maranhão.

Igarapé Vermelho Amazônia
Igarapé Vermelho. Foto: @gaiavani

15. Lagoa Azul

Mesmo sendo conhecida como a “Terra das Cachoeiras”, Presidente Figueiredo esconde outros tesouros. Um deles é a Lagoa Azul. Essa lagoa está situada dentro de uma propriedade particular na BR-174, KM 120. 

O local é muito agradável e sossegado. A Lagoa Azul de Presidente Figueiredo só funciona entre os meses de fevereiro a agosto, pois é o período de cheia. Sua profundidade máxima é de 2,5m e sua tonalidade de azul da água impressiona. A água não é exatamente transparente, mas possui uma temperatura muito agradável.


Dúvidas frequentes de quem busca o que fazer em Presidente Figueiredo

Muitas dúvidas surgem na cabeça na hora de planejar sua viagem, né? Por exemplo, quantas cachoeiras têm em Presidente Figueiredo? É possível visitá-las sem o acompanhamento de um guia? Essas e outras dúvidas eu vou te ajudar a responder agora. Vamos lá!

Roteiro Presidente Figueiredo

Quer dicas de um roteiro imperdível em Presidente Figueiredo? Então anota aí:

  • Dia 01: Cachoeira do Asframa e Complexo da Lagoa Azul do Maranhão.
  • Dia 02: Lagoa Azul, Cachoeira de Iracema e Cachoeira das Araras OU Cachoeira da Neblina e Cachoeira do Santuário.
  • Dia 03: Caverna do Maroaga, Gruta da Judéia, Cachoeira da Pedra Furada e Cachoeira do Mutum.
Caverna do Maroaga Presidente Figueiredo
Caverna do Maroaga. Foto: @gaiavani

O que fazer em um dia em Presidente Figueiredo?

Se você tem apenas um dia, recomendo visitar a Caverna do Maroaga, a Gruta da Judéia e a Cachoeira do Mutum. Vale dizer que o mínimo para explorar Presidente Figueiredo devidamente são 3 dias.

O que fazer em Presidente Figueiredo com chuva?

Dependendo da época do ano, você certamente pegará uns dias de chuva em Presidente Figueiredo. Eu visitei a cidade no mês de março, temporada das chuvas, e estava apreensiva que isso pudesse atrapalhar minha viagem. De fato, choveu bastante, mas fizemos as trilhas e visitamos as cachoeiras mesmo assim.

Isso definitivamente não atrapalhou minha viagem, pois estávamos acompanhados de um guia experiente e que conseguiu reorganizar o itinerário, em caso de previsão de chuva forte. A Cachoeira da Neblina, por exemplo, teve que ficar de fora do roteiro devido a chuva, mas conseguimos substitui-la pela Cachoeira Sussuarana e foi sensacional!

Minha dica é: leve um casaco impermeável e vá com sapatilhas de trilha para poder usar nas caminhadas. Bota impermeável não é uma boa pedida, pois haverão trechos nas trilhas em que você terá que imergir os pés em riachos e ficar com o pé encharcado não é muito legal né? E o pior é que as botas não vão secar para os dias seguintes. Digo isso por experiência própria.

trilhas presidente figueiredo
Não deixe de incluir na mala um casaco impermeável. Foto: @gaiavani

Dá para visitar sozinho as cachoeiras de Presidente Figueiredo?

A grande maioria das cachoeiras de Presidente Figueiredo possuem acesso facilitado. Entretanto, algumas requerem a presença de um guia. Caso você opte por ir sem guia, minha dica é visitar o CAT do município e se informar. A saber, as mais famosas não precisam de acompanhamento de guia.

O que fazer em Presidente Figueiredo a noite

Não há restaurantes sofisticados na cidade, que possui infraestrutura turística bastante simples. Mas é possível encontrar alguns bares e restaurantes no centrinho para jantar e se divertir a noite. E se for final de semana, você certamente encontrará um forró animado!

Restaurantes em Presidente Figueiredo

Aqui vai minha listinha de lugares favoritos para comer em Presidente Figueiredo:

  • Café Regional Priscila
  • Restaurante TOP Grill
Café Regional Priscila
As tapiocas deliciosas e gigantes do Café Regional Priscila

Dica de guia para as cachoeiras Presidente Figueiredo

Quem organizou todos os meus passeios por Presidente Figueiredo e pelo Amazonas foi a Iguana Turismo. Além de uma equipe super preparada e atenciosa, eles conhecem cada cantinho da região. Nós testamos e aprovamos!

Aliás, para quem tem interesse em entrar em contato com a empresa, utilizando o cupom MALADEAVENTURAS você ainda garante 5% de desconto no valor do seu pacote. Você pode entrar em contato com eles via Whatsapp.

Pacote Presidente Figueiredo

Quer saber quanto custa viajar para Presidente Figueiredo? O pacote de 3 dias da Iguana Tour custa R$1.180 em quarto privativo, incluindo transporte, hospedagem, guia e entrada e todos os atrativos.

whatsapp-iguana-tour-manaus


Planeje sua viagem para Presidente Figueiredo

Você sabe qual a melhor época para visitar esse destino? Quantos dias precisa para conhecê-lo? Há opções de hospedagem na cidade? Após te apresentar as melhores cachoeiras Presidente Figueiredo, confira algumas dicas importantes que vão ajudar no seu planejamento de viagem. 

melhores cachoeiras presidente figueiredo
A deliciosa queda d’água da Cachoeira Sussuarana. Foto: @gaiavani

Quando visitar Presidente Figueiredo?

Se você tem dúvidas sobre quando visitar Presidente Figueiredo, sugiro planejar sua viagem para o período entre junho e novembro. Essa é a época da seca. No entanto, entre esses meses as águas estão em um volume seguro e a mata ainda está bastante verde.

Entre dezembro e maio as chuvas são frequentes na região e a maioria das cachoeiras e rios ficam cheios. Mas isso não significa que você não poderá visitar o destino na época das cheias. Eu mesma visitei Presidente Figueiredo no mês de março e apesar do volume d’água, tive uma experiência espetacular.

Enquanto algumas cachoeiras ficam muito cheias e perigosas para banho, como a Cachoeira das Araras, outras ficam ainda mais lindas nessa época do ano, como é o caso da Gruta da Judeia. Ou seja, em cada época do ano você encontrará uma beleza diferente.

cachoeira iracema em presidente figueiredo
Cachoeira Iracema na época da seca vista do alto! Foto @nandahudson

Quantos dias ficar em Presidente Figueiredo?

Para aproveitar as belezas naturais do destino, sugiro passar no mínimo 3 dias em Presidente Figueiredo. Dessa forma você curte sua viagem sem correria, aproveitando os melhores pontos turísticos de Presidente Figueiredo.

Onde fica e como chegar em Presidente Figueiredo?

Localizado a 120km de Manaus, Presidente Figueiredo é uma pequena cidade com apenas 33 mil habitantes. Existem duas formas de se chegar até lá.

De carro: Sem dúvida, uma das melhores formas de transporte. O trajeto de 120km é feito pela BR-174 e você pode alugar um carro no próprio aeroporto de Manaus. A estrada até Presidente Figueiredo é tranquila e o asfalto é bom.

Com uma empresa especializada: Por mais que eu opte por alugar carro e fazer minhas viagens por conta própria em quase todas as minhas viagens, eu recomendo fortemente esta opção.

grutas presidente figueiredo
Gruta do Maroaga. Foto: @gaiavani

O motivo você encontra a seguir: as cachoeiras de Presidente Figueiredo são muito melhor aproveitadas com um guia, pois ele saberá dizer como chegar, quais são os locais seguros para mergulhar e os melhores locais para fotos. Não dá para brincar com o volume d’água dos rios e cachoeiras da região.

A empresa que testamos e recomendamos é a Iguana Turismo. Você não precisa se preocupar com nada do planejamento da viagem, pois eles organizam todo o roteiro, reservam os hotéis e te levam a todas as cachoeiras com transporte e guia inclusos. 

Pousadas em Presidente Figueiredo

Nosso guia de cachoeiras em Presidente Figueiredo não estaria completo sem dicas de hospedagem, né? A cidade conta com uma infraestrutura bastante rústica para receber turistas e há apenas duas opções de pousadas.

A primeira delas é o Local Hostel Figueiredo, que além dos quartos coletivos, possui suítes privativas. Com uma estrutura um pouco maior, o Cuca Legal Hotel oferece quartos simples e aconchegantes para os viajantes.


onde se hospedar em presidente figueiredo
A vibe colorida do Local Hostel Figueiredo. Foto: Divulgação Booking

Pronto para conhecer as cachoeiras Presidente Figueiredo?

Gostou das dicas em Presidente Figueiredo? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em ajudar. E se você já conhece a região, compartilhe conosco suas experiências. 


Continue planejando sua viagem para Manaus:

Onde comer em Manaus (+ dicas de comidas regionais)

Onde ficar em Manaus 2022: 20 melhores hotéis e pousadas


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *