Localizada no município de Imbituba, a 90km da capital catarinense, a Praia do Rosa é um desses destinos que não pode faltar na lista de quem ama praia. A baía do Rosa, que inclusive já foi eleita como uma das trinta mais lindas de todo o mundo, faz com que o destino seja um dos grandes destaques do litoral do sul do Brasil (e um dos nossos preferidos!).

Além da natureza exuberante, com águas cristalinas e muita área verde, a Praia do Rosa é bem extensa e possui uma diversidade grande de opções de passeios, barzinhos, restaurantes, esportes… Por causa de sua incrível versatilidade, acaba sendo um destino incrível para todos os tipos de turistas. É possível fazer uma viagem a dois, em família, com amigos ou até mesmo sozinho.

E se você não é do time dos fãs de praia, você não vai ficar parado! Há trilhas e passeios a cavalo. Isso sem contar que os meses de mais frio são uma delícia para um vinho e um fondue.

Montamos aqui uma lista com as melhores dicas para quem busca o que fazer na Praia do Rosa, os passeios e locais imperdíveis nesse paraíso!


Passeios imperdíveis nesta praia catarinense

O que fazer Praia do Rosa além do óbvio

Confira a seguir:


Onde fica a Praia do Rosa

Fica no município de Imbituba, em Santa Catarina e está localizado a apenas 90km da capital Floripa. A Praia do Rosa é conhecida pelo combo: ondas perfeitas, mar cristalino e natureza exuberante.

Como chegar na Praia do Rosa

O primeiro passo é viajar até Florianópolis. Do aeroporto para a Praia do Rosa são 90km de distância e o jeito mais confortável de chegar lá é de carro. A viagem leva 1h30 e basta seguir pela BR-101 sentido sul. Coloque no GPS que não tem erro.

Kombi na Praia do Rosa
Kombi na Praia do Rosa

Dica: a entrada para a Praia do Rosa em dias de chuva é um pouco complicada por conta das estradas de terra, e você pode acabar entrando em ruas bem esburacadas ou subidas complicadas. Um carro 4×4 cai bem neste caso – ou então procure ir pelo caminho principal, não se aventurando muito por ruas desconhecidas, ok?

Como chegar na Praia do Rosa de ônibus

O trajeto de ônibus é bem tranquilo. As viações Eucatur e Santo Anjo fazem a rota Rodoviária de Florianópolis – Rodoviária de Imbituba e a passagem custa entre R$30 e R$45.

O ideal é pedir para descer na altura de Campo D’una, de onde saem taxis e vans para a Praia do Rosa.

Pousadas na Praia do Rosa

A Pousada Vivenda do Rosa foi a nossa escolha! De lá dá para ir andando para os restaurantes, lojinhas e até mesmo para a praia. Além disso, a piscina é deliciosa e climatizada. O atendimento é excelente e os quartos são lindos, bem decorados e confortáveis.

Nossa pousada
Nossa pousada! Foto: divulgação Booking.

Outras duas ótimas opções são a Hospedaria das Brisas, que conta com terraço com uma piscina linda, além da Pousada Morada dos Sisais, que tem um visual de perder o fôlego e é perfeita para casais.


Leia a seguir:

10 pousadas mais charmosas da Praia do Rosa

Airbnb Praia do Rosa: as 10 casas de temporada mais incríveis


O que fazer na Praia do Rosa:

Agora vamos ao que interessa: o que fazer na Praia do Rosa? Quais são as melhores trilhas?  Quais são os passeios imperdíveis? Confira a lista abaixo para planejar sua viagem agora mesmo.

01. Nascer do sol na Praia do Rosa Sul

Para quem viaja pra lá, uma das dicas mais comuns é: apenas vá à praia ver o dia amanhecer! É um espetáculo simplesmente imperdível! Além da paisagem linda da praia, o céu se colore em vários tons de alaranjado. Vale a pena demais madrugar para assistir a este espetáculo da natureza!

Nascer do sol na Praia do Rosa Sul
Nascer do sol na Praia do Rosa Sul

02. Andar pelo centrinho da Praia do Rosa Sul

Depois de um dia de praia, uma opção bem legal é passear pelo Centrinho de Rosa Sul. Essa área consiste em basicamente uma rua, ótimo para dar aquela caminhada despretensiosa. Por lá, você encontra lojinhas, restaurantes, bares e algumas baladas que agitam a noite da região.

03. Observação de baleias (apenas em determinada época do ano)

A Praia do Rosa é um destino e tanto em qualquer época do ano, mas aqui vai uma atração para quem visita Imbituba no inverno.

Durante o período mais frio, de junho a outubro, o litoral sul é local por onde as baleias-franca passam para dar à luz a seus filhotes. Para ver as baleias, o ideal é procurar pontos altos, seja em trilhas ou em pousadas. Quem mora por lá diz que o melhor período é entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro.

04. Aulas de surfe

Como este é um dos locais mais procurados por surfistas, não poderia faltar a ideia de aprender a surfar por lá, né? Se você tem interesse pelo esporte e tem vontade de aprender, de repente o astral da praia te dá um empurrãozinho! Rosa Norte tem algumas opções de escolinhas como a Escola de Surf Rosa Norte e a Capitão David, que atendem a alunos de todas as idades e em turmas de grupos pequenos.

Surfe na Praia do Rosa
Surfe

05. Curtir a piscina natural da Rosa Norte

Rosa Norte tem um cantinho super especial que não pode ficar de fora do seu roteiro. No extremo esquerdo da praia está a trilha que segue para a Praia Vermelha. Basta fazer uma caminhada de cerca de cinco minutos que se vê uma incrível piscina natural próximo das pedras.

Piscina natural da Praia do Rosa Norte
Piscina natural da Praia do Rosa Norte

Atenção aos dias de maré cheia e mar muito forte, já que há muitas pedras no entorno! E procure chegar cedo, pois essa piscininha é disputada pelos turistas na alta temporada.

Casal na piscina natural
Chegamos antes das 8h e já tinha gente na área

06. Experimentar o pastel de camarão do Rosa Grill na Praia do Rosa Sul

Com uma vista linda para o mar, o Rosa Grill é uma opção de restaurante bem legal para quem fica na região de Rosa Sul. Além de pratos saborosos como peixes, frutos do mar, massas e petiscos, vale o destaque para o pastel de camarão. Eu nunca na vida comi um pastel tão recheado como esse!

Pastel de camarão
Pastel de camarão do Rosa Grill

Endereço: Ibiraquera, Imbituba
O Rosa Grill funciona diariamente de 12h às 19h.

O que fazer na Praia do Rosa: trilhas

Para quem curte aventura, aqui vão duas opções de trilha saindo da Praia do Rosa:

07. Trilha da Praia do Ouvidor até a Praia do Rosa

Saindo da Praia do Ouvidor, há uma trilha que leva até Rosa Norte, o canto de natureza mais selvagem da Praia do Rosa. Além das duas praias serem incríveis, você ainda passa pela Praia Vermelha, que só é possível acessar a pé.

Trilha Praia Vermelha Santa Catarina
Trilha limpa e sinalizada até a Praia Vermelha

Pelo caminho, há muito verde e algumas piscinas naturais (sempre bom ter cuidado com a maré para não ser surpreendido pelas ondas!). A trilha é bem fácil e possui inclusive escada em alguns trechos. É só separar a garrafa d’água, o protetor solar, a câmera fotográfica e aproveitar!

Travessia Praia do Ouvidor x Rosa Norte
Travessia Praia do Ouvidor x Rosa Norte

08. Trilha até a Praia do Luz

Outra coisa bacana da Praia do Rosa é que, além de ser linda, você ainda consegue aproveitar outras praias paradisíacas da região. Uma delas é a Praia do Luz.

Praia do Luz e Praia de Ibiraquera
Praia do Luz e Praia de Ibiraquera

Embora seja possível chegar até lá de carro, o modo mais gostoso é fazer a trilha. Saindo na Praia do Rosa Sul, onde há bastante estrutura de estacionamento e restaurantes, está a trilha que leva até a Praia do Luz. A caminhada é curta, cerca de 20 minutos, e de nível fácil, com apenas um trechinho mais íngreme.

O caminho tem paisagens incríveis, é cheio de verde e conta com vários pontos para curtir o visual do mar e para outras praias, como Ibiraquera e a Ilha do Batuta.

Arredores

Se você escolheu passar uns dias na Praia do Rosa para recarregar as energia, recomendo conhecer também os arredores. Garopaba e Imbituba contam com belíssimas praias e lagoas que merecem uma visita!

09. Passar o dia na Praia Vermelha

Como dissemos ali em cima, a Praia Vermelha fica no caminho entre a Praia do Ouvidor e o Rosa Norte. Por ser uma praia particular, o acesso não pode ser feito de carro, apenas a pé.

Praia Vermelha, Santa Catarina
Praia Vermelha, Santa Catarina

A Praia Vermelha  é cercada de verde e, por ser reserva, a natureza é deslumbrante por lá. O mar é de ondas fortes e de águas verdinhas e cristalinas.

10. SUP na Lagoa do Meio

Para os fãs de SUP ou pra quem viaja com crianças, um dos lugares mais indicados para a prática do esporte é a Lagoa do Meio, onde se encontram pontos de aluguel de prancha. Além de ser legal por sua paisagem bem diferente, a Lagoa do Meio é ótima para curtir águas mais calmas e quentinhas.


Para mais dicas sobre o destino, recomendo ler nosso post: Guia Praia do Rosa!


Pronto para montar seu roteiro pela Praia do Rosa (SC)?

Acho que deu pra perceber que sua viagem para a Praia do Rosa será super completa e com belezas naturais únicas, né?

O local tem uma ótima infraestrutura de turismo, com diversas pousadas, opções de camping, restaurantes, bares, baladas, lojinhas e, claro, diversas praias maravilhosas para você curtir suas férias.

Depois desse artigo, fica fácil entender por que tantas pessoas buscam essa praia como destino das férias de verão. E assim como eu, tenho certeza de que você também vai se apaixonar!

Espero que você faça uma boa viagem! E se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo que vamos adorar ajudá-lo (a) =)


Continue o planejamento da sua viagem por Santa Catarina:

Roteiro Santa Catarina: opções para 5, 7 e 10 dias de viagem

Garopaba (SC): como chegar, onde ficar, melhores praias e dicas imperdíveis

Quanto custa viajar para Florianópolis


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

7 respostas

    1. Oi Natalie! Há um estacionamento na Praia do Rosa, mas para chegar nas piscinas é necessário andar um pouco. Eu diria que leva cerca de 20min.

  1. Vou ir para o rosa com amigos e pretendemos acampar,
    você sabe se tem como/é seguro ficar até tarde nas piscinas naturais ou na praia mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *