Quando falamos em safari, a primeira imagem que vem em nossa mente são as Savanas Africanas, não é mesmo? A boa notícia é que você não precisa sair do país, basta embarcar em um safari no Pantanal e apreciar as belezas desse bioma único.

Além de ser um passeio único e uma excelente oportunidade de ver de pertinho a grandiosidade da fauna e flora pantaneira, o safari é um dos passeios no Pantanal mais disputados atualmente. Turista de todo o Brasil e do mundo vêm para ver onças, jacarés, aves e muitos outros animais mais.

onça pintada pantanal
Uma onça descansando em seu habitat natural! Foto: @nandahudson

 

E se você já está curioso sobre como fazer um safari no Pantanal, continue sua leitura porque tenho ótimas dicas para você.


Pantanal: onde fica e como chegar

Muitos seguidores do Mala de Aventuras ficaram surpresos e nos perguntaram “Ué, tem safari no Brasil?”. E nossa resposta é que não só tem, como o melhor local para fazê-lo é no Pantanal, região Centro Oeste do país.

Também chamado de “Reino das Águas”, o Pantanal é um dos biomas mais delicados que temos no país e um dos mais ameaçados. A cada ano as secas estão mais severas e as queimadas destroem milhares de hectares, tirando inúmeros animais de seus habitats naturais. Entretanto, basta chegar a época das chuvas para apreciarmos a capacidade de regeneração dessas terras.

Considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, o Pantanal se estende por uma área de 250 mil metros quadrados. Abarca os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Isso acabou gerando uma nomenclatura para as duas áreas: Pantanal Norte e Pantanal Sul.

Para chegar ao Pantanal Norte (Mato Grosso), a melhor estratégia é ir de avião até Cuiabá e de lá pegar um transfer ou alugar um carro até Poconé. Essa é a cidade considerada a porta de entrada do Pantanal no Estado. A partir de Poconé, recomendo seguir pela rodovia Transpantaneira. Essa é uma rodovia importante na região e leva até outras cidades, como Porto Jofre.

transpantaneira pantanal
A famosa Transpantaneira, no Patanal Norte. Foto: @brenomadeira

No caso do Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul), recomendo um voo até Campo Grande. De lá, siga para Corumbá, conhecida como capital do Pantanal Sul.


Como fazer safari no Pantanal?

Chegando ao seu destino final, chegou a hora de explorar as belezas naturais da região. Mas você sabe quanto custa um safari no Pantanal? Sabe de onde partem os barcos e carros? A seguir você vai descobrir como fazer um jaguar safari.

Se você nunca teve essa experiência já deve começar a considerá-la a partir de agora! Esse foi meu segundo safari. Na primeira vez estava na África do Sul e tive o prazer de fazer o safari. No Pantanal pude reviver mesma sensação! A cada momento vemos animais diferentes, é realmente incrível!

Para que a sua experiência seja tão incrível quanto a minha, separei algumas dicas especiais sobre como fazer safari no Pantanal!

safari no pantanal
Já imaginou fazer um safari flutuante no Pantanal? Foto: @brenomadeira

01. Ir até Porto Jofre, o melhor lugar para ver onças

Quer saber como ver a onça-pintada no Pantanal? Então a melhor opção é Porto Jofre. O local concentra o maior grupo de onças da região.

Porto Jofre é a última cidade da Transpantaneira e diversas pousadas da cidade organizam safaris para seus hóspedes. Geralmente o valor do passeio já está incluso nas diárias. A média de preço de uma diária para casal em Porto Jofre é R$1.000,00.

02. Se hospedar em um hotel flutuante

Em seguida, essa foi a minha escolha. Nós optamos por fechar toda a nossa viagem com a agência Abercrombie & Kent Brazil. Ela é uma agência focada em viagens de luxo e especializada em safaris por diversos lugares do mundo. O bom é que eles organizam tudo, desde compra de passagem aérea, transfer, hospedagem até os passeios que fizemos.

Nossa hospedagem foi no South Wild Flotel. Ele fica ancorado no rio bem pertinho de onças, jacarés, ariranhas e outros animais selvagens. O próprio hotel organiza os safaris fotográficos. Existem diversas saídas ao longo do dia, basta escolher a que deseja.

safari no pantanal
Nosso quarto no Flotel.

Eu adorei a experiência porque no hotel flutuante o contato com a natureza é bastante intenso. Super recomendo o safari hotel flutuante.

03. Fazer passeios de barco pelos rios do Pantanal

Por fim, outra opção de safari no Pantanal são os passeios de barco. Os passeios costumam sair de Porto Jofre e tem duração de 2 a 3 horas. Dependendo da época é possível até fazer paradas para nadar (você teria coragem?).

Alguns dos rios onde se costuma fazer esse passeio são:

  • Rio Miranda
  • Rio Abobral
  • Rio Aquidauana
  • Rio Negro
  • Rio Vermelho
safari no pantanal norte
Os barcos se amontoam nas margens dos rios e o silêncio impera entre os turistas que esperam os animais.

Onça pintada no Pantanal

Consideradas as grandes estrelas da região, a onça pintada é o maior felino da Américas e símbolo do bioma do Pantanal. Mas antes de fazer um safari onça Pantanal, é legal conhecer mais sobre esse animal. Vamos lá?!

Um pouco sobre a onça pintada

De acordo com a WWF, a onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, ficando atrás apenas dos leões e tigres. Nas Américas, a onça é soberana e está presente em praticamente todos os biomas, exceto nos Pampas. Estima-se que existam cerca de 10 mil exemplares na região do Pantanal e em Porto Jofre esse número já chegou a 100.

As onças-pintadas podem chegar a 135kg e sua mordida é a mais forte entre os felinos. Contudo, apesar de ser um animal de topo de cadeia, a onça não está imune ao perigo da extinção. As maiores ameaças do animal são a destruição de seu habitat natural para a criação de lavouras e pastagens e a retaliação de locais quando seus animais domésticos e gado são mortos pelas onças. Claro que também não podemos esquecer da caça ilegal.

onça pintada no pantanal
Prepare-se para fazer fotos incríveis da onça pintada. Elas ficam pertinho mesmo.

Atualmente, diversas ONGs atuam na região visando a proteção e conservação das onças no Pantanal.

É fácil encontrar onça pintada no Pantanal?

Normalmente, o objetivo de quem busca esse tipo de viagem é fazer o safari para ver onça pintada. E é fácil encontrá-las, principalmente na região de Porto Jofre.

Conforme os barcos percorrem os rios da região, você observa esses animais majestosos na margem dos rios muito tranquilas. Parece até que elas já estão acostumadas com as lentes das câmeras.

No safari Porto Jofre as onças têm seu ambiente respeitado ao máximo. Embora haja diversos barcos fazendo a observação, tudo ocorre de uma forma para que o animal não fique estressado e que não tenha sua rotina alterada.

Em retribuição, as onças se exibem lindamente. Mães e filhotes ou casais trocam carícias e brincam nas árvores e margens dos rios. Há quem tenha um pouco mais de sorte e consiga ver as rainhas do pantanal caçando um jacaré ou nadando no rio. Sem dúvida uma experiência única.

o que levar para o pantanal
Calças leves e blusas de manga comprida são indicadas para usar no Pantanal. Foto: @nandahudson

Safari no Pantanal: quais animais você pode ver

Definitivamente, a natureza foi bastante generosa com o Pantanal quando falamos em biodiversidade. O bioma conta com 102 espécies de mamíferos, 264 de peixes, 652 de aves, 40 de anfíbios e 177 de répteis.

Por isso, durante seu safari fotográfico Pantanal, diversos outros animais podem ser avistados além da onça-pintada. Quer saber que animais são esses? Então confira a lista a seguir:

  • Ariranhas: Com um corpo meio esquisito e cara de poucos amigos, a ariranha vive nos rios e lagos do Pantanal. Conhecidas por serem barulhentas, elas comem peixes, cobras e até filhotes de jacaré. Infelizmente essa espécie também está ameaçada de extinção.
  • Arara-Azul: Na minha opinião, a arara-azul é uma das aves mais bonitas do Pantanal. Ela adora se exibir para os humanos. Sua plumagem impressiona e desperta a cobiça de caçadores ilegais.
  • Piranha: Bastante comum nos rios pantaneiros, a piranha é famosa por ser um predador voraz. No entanto, seus ataques só ocorrem quando o grupo é estimulado, principalmente pelo sangue na água.
  • Jacaré: Os jacarés-do-pantanal parecem bem assustadores quando ficam nas margens dos rios, mas a verdade é que eles têm bastante medo dos humanos. Durante meu safari Pantanal Norte vi muitos grupos. Esses animais possuem longa expectativa de vida.
  • Tuiuiú: Ave símbolo do Pantanal e é conhecida também como Jaburu. Vivem em bandos e se alimentam basicamente de peixes, moluscos, insetos e répteis.
  • Sucuri: Ficou famosa na TV por conta do Velho do Rio. É a maior serpente do mundo, podendo ultrapassar os 3m de comprimento. Não possui veneno, mas seu abraço é mortal e é assim que elas matam as presas para comer.
  • Tamanduá Bandeira: Um dos bichos mais simpáticos do Pantanal e um dos que mais corre risco de extinção. Geralmente vivem sozinhos e são bem pacíficos.
  • Veados: Existem duas espécies principais de veados no Pantanal, o veado-campeiro e o veado-catingueiro. Embora sejam dóceis, não gostam muito do contato com humanos.
  • Capivaras: Possuem uma carinha bem simpática e são um dos animais queridinhos do Pantanal. Elas costumam andar em bandos e podem chegar a incríveis 45kg.
  • Lobo-Guará: Chegando até 1,5m de comprimento, essa espécie corre grande risco de extinção. Da mesma forma que as onças, existem grupos de conservação desses animais.
quais animais tem no pantanal
Ver os jacarés de pertinho é muito impressionante!

Safari no Pantanal: qual é a melhor época

Sem dúvida, a melhor época de safari no Brasil no Pantanal é durante os meses de junho a novembro. Esses meses coincidem com o período das secas e é quando temos a maior probabilidade de avistar os mais diversos animais.

Na época das secas os jacarés de amontoam em grandes grupos nos rios para tomar sol. Já as onças aproveitam para tomar um banho refrescante e caçar.

passeios no pantanal
Observando onças pintadas no Pantanal! Foto: @brenomadeira e @nandahudson

Safari no Pantanal: como planejar a sua viagem

Conforme vimos anteriormente aqui no post, existem diversas formas de fazer um safari no Pantanal. Uma delas é entrado em contato diretamente com sua pousada, já que a maioria delas organiza esse tipo de passeio.

No entanto, nós fomos a convite da Abercrombie & Kent Brazil e acho que foi a melhor opção. A agência preparou todo o roteiro dos 10 dias de viagem e não tivemos que nos preocupar com absolutamente nada.

Toda a equipe é extremamente competente e prestativa. Os guias durante a viagem fornecem informações valiosas sobre o bioma, os animais e as plantas que estamos observando. As acomodações também foram surpreendentes e não deixaram nem um pouco a desejar. Assim sendo, eu super recomendo procurar a Abercrombie & Kent para organizar seu safari fotográfico Pantanal.

visitar o pantanal
Não esqueça do binóculo na hora de sair para ver os animais!

Pronto para fazer um safari no Pantanal?

E aí, curtiu conhecer mais sobre o safari no Pantanal? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo que iremos te ajudar o mais breve possível. Ah! E se você já vivenciou essa experiência incrível, conta para nós o que achou.


Aproveite para ler também:

Turismo no Pantanal: descubra como visitar o Pantanal

Onde ficar no Pantanal: 10 pousadas no Pantanal Norte


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

2 respostas

  1. Muito legal, sou do estado do RN, temho muita vomtade de fazer essa viagem, comhecer essa região principalmente o pantanal, estou aguardando sair umas grana q tá na justiça, na hora q der certo se Deus quizer eu irei fazer essa viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *