Considerada um dos destino turísticos naturais mais importantes do país, a Serra do Cipó, MG, é um dos lugares brasileiros mais incríveis que visitamos.

Por entre cânions, montanhas e cachoeiras, você será surpreendido com as belezas dessa região. E se você está planejando uma visita a esse paraíso e não sabe muito bem por onde começar a planejar seu roteiro Serra do Cipó, esse guia é tudo o que você procurava.

Vamos te mostrar quais são as principais trilhas e cachoeiras, não só no Parque Nacional da Serra do Cipó, como também nos arredores. Além disso, vamos compartilhar também informações de hospedagem, como chegar e muito mais. Continue sua leitura para descobrir tudo o que há para fazer na Serra do Cipó.

serra do cipó
A Serra do Cipó abriga cachoeiras maravilhosas!

Vale a pena conhecer a Serra do Cipó, MG?

Com certeza! A Serra do Cipó é um dos tesouros naturais que encontramos no Brasil. Bem pertinho da capital mineira, ela está entre os destinos turísticos mais importantes de Minas Gerais.

As cachoeiras encontradas por aqui estão entre as mais bonitas do Estado. Mas há muito mais o que se ver e fazer por lá. Os caminhos do lugar te levam a grutas, paredões rochosos, riachos refrescantes e cânions imponentes. Sem dúvida, ela é um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil.

O que mais gostamos é que a região se preocupa bastante com o turismo sustentável. A consciência de preservação do ambiente é bastante presente e mesmo as pousadas locais tentam produzir o menor impacto no ecossistema.

Se você é como a gente e curte o contato próximo com a natureza, temos certeza de que vai se encantar pela Serra do Cipó. Aliás, a região vai muito além do Parque Nacional da Serra do Cipó. São diversos vilarejos super charmosos para explorar e diversas trilhas para desbravar. Preparado para descobrir o que o destino tem a oferecer? Então, continue sua leitura.

Qual é a diferença entre a Serra do Cipó e o Parque Nacional da Serra do Cipó?

Antes de tudo, muitos viajantes se confundem achando que a Serra do Cipó e o Parque Nacional da Serra do Cipó são a mesma coisa, quando na verdade não são. Em primeiro lugar, existe a Serra do Cipó que é um distrito de Santana do Riacho, a cerca de 90km da capital mineira.

Porém, também existe uma região completa chamada Serra do Cipó que abrange a cidade de mesmo nome junto com outras regiões. Dentro dessa região, existe um parque, conhecido como o Parque Nacional da Serra do Cipó que é uma unidade de conservação.

O Parque, por sua vez, não está na cidade Serra do Cipó, mas sim faz parte da região Serra do Cipó, englobando um pouco de algumas cidades em seu território.

serra do cipo minas gerais
Estradas da região de Lapinha da Serra e Serra do Cipó – Foto: @gaiavani

Dicas de viagem: Serra do Cipó, MG

Temos certeza de que você quer logo descobrir quais são os melhores passeios na Serra do Cipó, mas antes disso, tenho algumas informações para compartilhar com você. São dicas importantes que serão muito úteis na hora de planejar seu roteiro. Vamos lá!

Onde fica a Serra do Cipó

Dentre as regiões mais belas do Brasil, a Serra do Cipó fica localizada no Estado de Minas Gerais, a 100 km de distância de Belo Horizonte. Ela fica na região da Serra do Espinhaço, bem próxima da cidade de Lagoa Santa.

Quais cidades fazem parte da Serra do Cipó?

A Serra do Cipó abrange diversas cidades, dentre elas citamos Santana do Riacho, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

Como chegar na Serra do Cipó

Chegar à Serra do Cipó é simples. O acesso se dá pela MG-010 até Lagoa Santa e de lá até Santana do Riacho. A estrada até seu destino final é asfaltada e o trajeto bem tranquilo.

De ônibus, a Viação Serro opera o trajeto com diversas saídas diárias. O valor da passagem custa R$54,12 e a viagem tem duração de cerca de 2h30.

Embora a região da Serra do Cipó seja acessível também de ônibus, como acabamos de mostrar, o carro é fundamental para o sucesso da sua viagem. Com o carro fica mais fácil percorrer as distâncias, já que os atrativos não estão situados na mesma cidade e nem são muito próximos uns dos outros.

Quantos tempo de BH à Serra do Cipó?

Conforme dito anteriormente, a distância entre Belo Horizonte e a Serra do Cipó é de 100 km. De carro, você chegará ao seu destino em 1h30 ou 2h, dependendo das condições do trânsito naquele dia.

serra do cipó belo horizonte
Embora a região da Serra do Cipó seja acessível também de ônibus, o carro é fundamental para o sucesso da sua viagem – Foto:@gaiavani

Qual a melhor época para ir na Serra do Cipó?

Por causa das muitas cachoeiras, a melhor época para programar sua viagem é entre os meses de maio a setembro. Nesse período, a incidência de chuvas é mínima e podemos aproveitar as cachoeiras. Além disso, a paisagem fica ainda mais bonita.

Viajar na temporada das chuvas pode acabar atrapalhando sua viagem. Recentemente, os atrativos do Parque Nacional Serra do Cipó tiveram que ser fechados temporariamente, com o alto risco de tromba d’água. Segurança em primeiro lugar.

Onde ficar na Serra do Cipó

Mas afinal, onde ficar na Serra do Cipó? A região está repleta de pousadas charmosas em meio a natureza para você que deseja relaxar e aproveitar ao máximo sua viagem com toda calma e tranquilidade.

Serra do Cipó, Lapinha da Serra e Conceição do Mato Dentro são as principais localidades onde se encontram opções bem interessantes de pousadas. Continue sua leitura para descobrir:

onde ficar na Serra do Cipó MG
Por aqui tudo é bem bucólico – Foto: @gaiavani

Pousadas na Serra do Cipó

A Pousada Bella Vista é uma das pousadas na Serra do Cipó com ótimo custo – benefício. Com clima de fazenda, a Pousada Grande Pedreira oferece quartos confortáveis e um atendimento maravilhoso. Ideal para casais, a Pousada Santa Vila conta até com banheira em seus quartos, uma super dica!

Pousadas em Lapinha da Serra

Em Lapinha da Serra, não deixe de conferir o Sítio Jatobá quando estiver buscando onde ficar na Serra do Cipó. Ele foi a nossa escolha de hospedagem e nós podemos afirmar que as acomodações são super completas e a pousada conta com uma piscina incrível ao ar livre.

Outra opção charmosa dentre as pousadas na Serra do Cipó é a Pousada Opicodocipo. Já a Pousada Safira é uma escolha para quem não quer sair muito do orçamento.

Se ainda não conseguiu se decidir, saiba que existem mais pousadas em Lapinha da Serra MG, não deixe de conferir.

Pousadas em Conceição do Mato Dentro

Ideal para famílias, o Sítio do Filipe é uma hospedagem na na Serra do Cipó aconchegante e cercada por natureza de todos os lados. Já a Hospedagem Cachoeira do Tabuleiro possui preços super acessíveis e pode ser a sua opção ideal.

Se quiser mais indicações, o post sobre as pousadas na Serra do Cipó pode te ajudar ainda mais!

serra do cipó o que fazer
Outro cânion de dimensões impressionantes na Serra do Cipó, MG é o do Travessão. Foto: @gaiavani

O que fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó: principais trilhas e cachoeiras

O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma das unidades de conservação ambiental do Brasil com 33.800 hectares. Chamada de o “Jardim do Brasil” pelo paisagista Burle Marx, o parque tem por objetivo preservar a fauna e a flora da região.

Não faltam trilhas e cachoeiras dentro do parque. Das mais simples até as mais complexas, você passará por paisagens únicas e exuberantes. Vamos conhecer então as principais trilhas e cachoeiras na Serra do Cipó.

01. Trilha da Cachoeira da Farofa

Não tem como começar essa lista senão por um dos principais passeios em qualquer roteiro Serra do Cipó. A Cachoeira da Farofa fica na região da Serra da Bandeirinha e possui uma queda de 25m de altura e um poço incrível para se refrescar naquele calorão do Cerrado.

O acesso à cachoeira se dá através de uma trilha com 7km de extensão. Apesar da trilha ser considerada fácil, ela é extensa e nós recomendamos que você a percorra com a companhia de um guia. Vale ressaltar que a entrada da trilha da Cachoeira da Farofa tem início na portaria de areias.

lugares para conhecer perto de bh
Uma das cachoeiras belíssimas da Serra do Cipó!

02. Trilha do Cânion das Bandeirinhas

Não esqueça de incluir na sua lista de o que fazer na Serra do Cipó a trilha do Cânion das Bandeirinhas. Esse cânion possui incríveis 6km de extensão e é permeado de cascatas e mata nativa. Muitos viajantes costumam até conjugar a visita ao cânion junto com a Cachoeira da Farofa, devido a proximidade (são cerca de 2km entre os dois atrativos).

A trilha que percorre o Cânion das Bandeirinhas possui cerca de 12km de extensão e é bem puxada, embora não haja a necessidade de percorrê-la com guia. A visitação é gratuita e o parque funciona diariamente das 8h às 16h.

O visual do cânion é de tirar o fôlego e o melhor de tudo é que existem vários poços de água cristalina para tomar um banho. Nossa dica é que você aproveite cada passo, porque a experiência é indescritível. Mas tenha fôlego para aguentar a aventura.

cachoeiras serra do cipó
Trilha do Cânion das Bandeirinhas – Foto: @gaiavani

03. Trilha do Cânion Travessão

Outro cânion na Serra do Cipó, em Minas Gerais, de dimensões impressionantes é o Cânion do Travessão. Ele fica na parte alta do parque e marca a divisa dos Rios Doce e São Francisco. A trilha por todo o cânion possui 18km de extensão e passa por diversas paisagens, incluindo cachoeiras belíssimas e até pinturas rupestres.

Não aconselhamos que você percorra a trilha do Cânion do Travessão sozinho, muito menos se não tiver prática. Ela é considerada de nível moderado a difícil e exige uma boa preparação do caminhante. Somado a isso, o sinal de celular por lá é inexistente e não existe brigada de resgate.

No mais, a caminhada é bastante agradável e rende fotos maravilhosas. Lá do alto, o visual é simplesmente incrível, principalmente no pôr do sol.

parque nacional serra do cipó
A Serra do Cipó é repleta de atrativos naturais, como o Cânion do Travessão. Foto: @gaiavani

04. Cachoeira do Tombador

Em seguida, a Cachoeira do Tombador foi uma das cachoeiras na Serra do Cipó favoritas em nossa viagem e não é por menos. Além de muito bonita, ela é perfeita para banho e cercada por mata nativa.

A cachoeira é formada por dois poços de águas cristalinas e uma queda de 12m de altura. Os poços são tão gostosos que até parecem uma banheira. Depois de entrar, temos certeza de que você não vai querer sair.

O acesso à Cachoeira do Tombador é feito pela Portaria Retiro do Parna Cipó. A partir daí, você deve seguir por uma trilha de 11km de extensão.

05. Cachoeira do Capão dos Palmitos

Em seguida, a Cachoeira do Capão dos Palmitos é uma das atrações do Parque Nacional Serra do Cipó que, para acessar, exige um pouco mais do turista. Seu acesso é feito a partir da portaria das aves e possui muitas subidas e descidas íngremes, impossibilitando o acesso de bicicleta.

A Cachoeira do Capão dos Palmitos não possui uma grande queda d’água, mas seu poço é perfeito para banho. Essa é uma recompensa merecida após o esforço feito durante a trilha a pé.

06. Circuito das Lagoas

O Circuito das Lagoas é um dos passeios Serra do Cipó que toda a família pode fazer. Sua caminhada é bem tranquila e são apenas 2km que podem ser percorridos de bicicleta ou a pé. No trajeto, o viajante pode apreciar toda a exuberância da fauna e da flora do cerrado brasileiro.

Claro que muitas lagoas estarão pelo caminho, como a Lagoa Bonita, a Lagoa Dourada e a Lagoa do Sumidouro. É possível até mesmo optar por roteiros mais longos que passam por cachoeiras, como a Cachoeira da Farofa, que mencionamos anteriormente.

Aproveite o passeio para um delicioso piquenique, mas também não deixe de se banhar nos poços do parque. Se você procura o que fazer na Serra do Cipó com crianças, temos certeza que todos vão se divertir aqui.

serra do cipó pousadas
Uma das lagoas pelo parque da Serra do Cipó

07. Cachoeira Congonhas de Baixo

Dentre as principais atrações do Parna Cipó, a Cachoeira de Congonhas chama atenção. Ela é formada, na verdade, por três quedas: Congonhas de cima, do meio e de baixo, sendo a última delas com a maior queda d’água e maior poço para banho. Ela possui 30m de altura e águas esverdeadas.

A Cachoeira de Congonhas de Baixo fica a aproximadamente 4,7 km de distância da portaria do parque. Se puder, faça o circuito conhecendo as três quedas. A distância entre cada uma delas não é maior do que 1 km.

08. Cachoeira João Fernandes

Chegar à Cachoeira João Fernandes não é para qualquer um. A trilha de acesso é bem difícil, inclusive com partes não demarcadas. Por isso, é recomendável que só a percorra na presença de um guia local e com bom preparo físico. A trilha tem início na Portaria Areias e são cerca de 32km até a cachoeira.

O esforço é sempre recompensado com um visual deslumbrante. A Cachoeira João Fernandes cai de um imponente paredão rochoso em um poço de água bem gelada. Em meio a mata mais fechada, essa é uma cachoeira com aspecto mais selvagem e por conta da sua dificuldade de acesso, temos a impressão de que somos os primeiros a chegar.

09. Poço do Rio do Cipó

Por sua vez, o Poço do Rio do Cipó se localiza em meio a mata fechada e é o lugar perfeito para um banho reenergizante. Além do mergulho, o poço também é bastante procurado por causa de sua tirolesa de 40m de extensão. Sem dúvida, um excelente lugar onde passear na Serra do Cipó.

serra do cipó cachoeira da farofa
Parque Nacional da Serra do Cipó – Foto: @gaiavani

O que fazer na Serra do Cipó: trilhas e cachoeiras fora do parque

Toda a região da Serra do Cipó (MG) não se resume apenas ao Parque Nacional, tanto que fora do parque você encontra diversas trilhas e cachoeiras que valem a pena conhecer. Separamos algumas que você vai gostar. Continue sua leitura para descobrir quais são.

10. Cachoeira Serra Morena

Localizada na Serra do Cipó, pertinho da cidade de Santana do Riacho, a Cachoeira Serra Morena é formada por duas quedas enormes chamadas de Serra Morena I e Serra Morena II. Com isso, ela é uma das maiores nas redondezas, com cerca de 100m de extensão.

As quedas d’água se juntam em uma belíssima piscina natural de 300m quadrados, perfeita para um banho refrescante. O cenário se completa com a mata no entorno da cachoeira.

A cachoeira Serra Morena fica na zona rural e para chegar até ela você deve pegar a estrada Vau da Lagoa. A cachoeira fica em uma propriedade privada e a taxa de entrada é de R$30,00. O horário de funcionamento é das 8h às 17h diariamente. A propriedade ainda oferece outras atividades, como tirolesa e rapel.

serra do cipó hospedagem
Cachoeira Serra Morena Serra do Cipó MG – Foto: @gaiavani

11. Cachoeira Grande

Em seguida, a Cachoeira Grande é considerada um dos principais cartões postais da Serra do Cipó (MG) e seu acesso é super fácil, são só 15 minutinhos de uma caminhada que não exige muito esforço.

A cachoeira possui 60m de extensão e 10m de altura. Sem dúvida, um visual de tirar o fôlego, ainda mais com o rio do Cipó que convida a um banho refrescante e as rochas ao redor que são perfeitas para relaxar tomando sol.

Uma informação importante sobre a Cachoeira Grande é que existe limitação com relação a quantidade de visitantes diários. Assim sendo, procure chegar cedo e se puder passe o dia por aqui, pois existem muitas outras atividades para se desfrutar no complexo.

O acesso é pago e custa R$30,00 por pessoa, mas você pode entrar e sair quantas vezes quiser. Não esqueça de levar alimentação e bebida, pois não existem restaurantes no complexo. Além disso, é proibido adentrar no local da cachoeira com bebidas alcoólicas, fazer fogueiras, acampar e levar animais domésticos.

cidades serra do cipó
Cachoeira Grande – Foto: @gaiavani

12. Trilha dos Escravos

Além de levar a um dos atrativos turísticos mais populares da Serra do Cipó, a Cachoeira Véu da Noiva, a Trilha dos Escravos possui grande importância histórica. Sua criação data do século XVIII e foi criada pelos escravos para levar metais preciosos e diamantes extraídos da Serra do Espinhaço.

A trilha possui um pouco mais de 2km de extensão e grande parte é “pavimentada” com pedras. O início dela é a 500m da portaria da ACM-MG. Não esqueça de levar água e comida, pois dificilmente você encontrará alguém que venda pelo caminho.

13. Cachoeira Véu da Noiva

Certamente, a Cachoeira Véu da Noiva é uma das mais bonitas e populares. E como você leu anteriormente, ela é acessada através da Trilha dos Escravos, ou seja, o seu roteiro Serra do Cipó, em Minas Gerais, pode muito bem ser otimizado dessa forma.

Por pertencer à ACM-MG, a entrada dessa cachoeira é paga e a diária custa R$30,00. A trilha que leva até ela é ótima, com direito até a corrimão em algumas partes. Tranquilo para todas as idades.


A cachoeira em si não possui muitos lugares nas margens, mas há uma grande piscina de água da cachoeira próximo à área de camping. Ela é ótima para se passar um dia inteiro. Vale saber que a Véu da Noiva fica em Santana do Riacho.

ecoturismo minas gerais
A flora do cerrado é linda.

14. Cachoeira da Caverna

Próxima a Cachoeira da Serra Morena, a Cachoeira da Caverna é mais uma atração para a sua lista de o que fazer na Serra do Cipó, MG. Seu acesso é fácil e ela fica em Santana do Riacho, na mesma estrada que leva à Conceição do Mato Dentro.

É importante ressaltar que a água por aqui é bem gelada, mas o visual é lindo. A vegetação no entorno da cachoeira dá um aspecto esverdeado para a água. O acesso à Cachoeira da Caverna é pago e custa R$20,00 por pessoa. Além disso, ela é uma das poucas que possui camping na propriedade.

15. Cachoeira da Capivara

A visita à Cachoeira da Capivara não é a coisa mais simples. Não pela dificuldade de acesso, porque a trilha até ela é bem tranquila, mas porque o acesso à ela é limitado. Essa cachoeira fica em uma propriedade privada, em Santana do Riacho, e nem sempre os caseiros liberam o acesso de pessoas à cachoeira.

Caso seja seu dia de sorte, você irá gostar do que vai ver por lá. A Cachoeira da Capivara é formada por diversas quedas e um ótimo poço para banho. Ao redor da cachoeira, você também encontra algumas pedras para tomar sol e relaxar.

serra do cipó clima
Cachoeira Grande vista do alto, um espetáculo! – Foto: @gaiavani

O que fazer na Serra do Cipó: outros passeios

E que tal buscar por passeios na Serra do Cipó fora do convencional? Temos algumas sugestões de experiências que fogem um pouco do roteiro tradicional, mas que valem muito a pena.

16. Escalada na Serra do Cipó

Para quem curte uma boa dose de adrenalina, a Serra do Cipó (MG) vai proporcionar momentos inesquecíveis. Você sabia que ela é o spot mais famoso de escalada esportiva no Brasil? Tanto que atualmente estima-se que existam cerca de 500 vias de escalada espalhadas pela área da serra.

Se você nunca experimentou esse esporte, a Climb Cipó organiza um batismo de escalada no Morro da Pedreira que é super interessante. O valor por pessoa custa R$250,00. Mas se você já possui alguma experiência, o rapel e a escalada guiada vão ser radicais. O rapel sai a R$100,00 por pessoa e a escalada é a partir de R$200,00.

Nós gostamos bastante dessa aventura e não perdemos a oportunidade. A Climb Cipó foi a nossa agência escolhida para explorar o turismo de aventura pela Serra do Cipó (MG). Escolhemos a empresa pensando na qualificação dos guias (que é excelente) e as condições dos equipamentos. Segurança em primeiro lugar, sempre.

o que fazer perto de belo horizonte
É emocionante!

Para maiores informações, entre em contato com a Climb Cipó pelo WhatsApp. Ah! Leitores do Mala de Aventuras ainda ganham 5% de desconto nos passeios. É só falar que é nosso seguidor.

17. Por do Sol na Estátua do Juquinha

Por sua vez, a Estátua do Juquinha é praticamente um patrimônio cultural da Serra do Cipó, MG. Ela foi esculpida pela artista plástica Virgínia Ferreira há mais de 30 anos em homenagem a um andarilho da região que se chamava Juquinha.

Ela fica no alto de um platô e é um excelente ponto para assistir ao pôr do sol na região. Partindo da praça central de Serra do Cipó são 17 km até a estátua. Você deve caminhar no sentido de Conceição do Mato Dentro e é possível ver a estátua de longe.

O que fazer na Serra do Cipó: arredores

Os arredores da Serra do Cipó também estão repletos de atrativos naturais fantásticos. Dependendo da quantidade de dias que você for passar na região, vale a pena separar uns dias para conhecer alguns desses pontos que mostraremos a seguir.

18. Trilha até o Pico da Lapinha

Para quem tem uma dose extra de disposição, a trilha do Pico da Lapinha será um desafio e tanto na Serra do Cipó, MG. Ela possui 9km de extensão e é considerada de nível médio/difícil, já que em alguns pontos será necessário escalar. Nós infelizmente não conseguimos fazer essa trilha, já que o tempo não colaborou.

A trilha começa ainda na praça central da cidade de Lapinha da Serra e dura por volta de 3 horas. Ao longo do caminho são muitas paisagens lindas, como o Poço da Pedra e a Cachoeira do Rapel. Mesmo com a subida puxada, o esforço vale a pena quando chegamos ao topo e temos uma vista magnífica da região a mais de 1600m de altura.

Essa é uma dica de o que fazer na Serra do Cipó e arredores para quem tem disposição e coragem. Jamais indicamos para crianças.

O que fazer na Serra do Cipó 1 dia?
Pico da Lapinha

19. Pinturas rupestres

Além de incontáveis riquezas naturais, a região da Serra do Cipó, MG, guarda importantes tesouros arqueológicos. Em diversas trilhas é possível observar vestígios de mais de 10 mil anos.

O curioso é que as pinturas rupestres da Serra do Cipó possuem uma peculiaridade. Enquanto a maioria foi feita com extratos vegetais, as encontradas por aqui foram produzidas a partir de óxidos e hidróxidos de manganês e ferro, materiais abundantes nessa região.

Mas onde encontrar as pinturas rupestres na Serra do Cipó? Alguns dos pontos são a Lapa da Sucupira, a Pedra do Elefante, a Lapa do Gentio e a Lapa do Monjolo.

pinturas rupestres serra do cipó
Pinturas rupestres na Serra do Cipó -MG – Foto: @gaiavani

20. Cachoeira do Bicame

Incrustada na Serra do Espinhaço, a Cachoeira do Bicame é parte de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e tem entrada limitada a 30 pessoas por dia. Chegar até ela não é tarefa fácil, sendo assim recomenda-se a contratação de um guia para percorrer os 9 km de trilha, para sua maior segurança.

Sem dúvida, a Cachoeira do Bicame é impressionante e muito bonita. A queda d’água possui 30m de altura e o poço em sua base é espetacular. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h ao meio dia e das 07h às 14h aos finais de semana. A entrada é gratuita.

Tem que pagar para entrar na Serra do Cipó?
Cachoeira do Bicame Lapinha MG

21. Cachoeira do Lajeado

No vilarejo de Lapinha da Serra, a Cachoeira do Lajeado é uma das mais procuradas pelos viajantes. Sua incrível queda em um paredão rochoso de 40m de altura termina em um delicioso poço onde é permitido o banho.

O acesso a esta cachoeira se dá através de uma trilha de aproximadamente 6 km considerada leve. Sugerimos que você faça a trilha com um guia para não correr o risco de se perder. A boa notícia é que a entrada é gratuita.

cachoeira do lajeado lapinha da serra
Cachoeira do Lajeado – Foto: @gaiavani

22. Cachoeira Boqueirão

Bem pertinho de Lapinha da Serra fica a Cachoeira do Boqueirão que é uma ótima dica de passeio na Serra do Cipó. Para chegar até ela basta apenas uma curta caminhada de 15 minutos. O visual da cachoeira é lindo e a água é uma delícia para mergulhar.

Tendo em vista que a Cachoeira Boqueirão fica em uma propriedade privada, para entrar é preciso pagar uma taxa. O valor é bem acessível, apenas R$15,00 por pessoa e você terá acesso às demais atrações da propriedade que é excelente para passar o dia.

23. Travessia Lapinha x Tabuleiro

Provavelmente essa é a trilha mais desafiadora da região: a Travessia Lapinha x Tabuleiro. São cerca de 30 km entre o povoado de Lapinha até a Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. Essa travessia pode ser feita entre 1 e 3 dias e é a que melhor mostra as nuances da Serra do Cipó.

A trilha é acessível a praticamente todas as idades, mas a presença do guia é fundamental. O trajeto é permeado de cânions, picos e cachoeiras diversas. Para quem tem disposição, não há trilha melhor. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.

Vale saber: se você que conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, mas não é tão aventureiro a ponto de fazer longas trilhas, existem passeios de 4×4 saindo da vila da Serra do Cipó até lá. Como tínhamos pouco tempo, foi o que optamos. Fizemos também com a Climb Cipó e a qualidade dos veículos nos surpreendeu, além do atendimento de primeira e a presteza dos guias experientes.


24. Sítio Arqueológico Dourado

Localizado na cidadezinha da Conceição do Mato Dentro, o Sítio Arqueológico Dourado é um dos locais onde é possível ver pinturas rupestres Serra do Cipó de mais de 8 mil anos de idade.

O Sítio do Dourado fica na estrada que leva ao distrito de Tabuleiro de Itacolomi. Você vai encontrar as pinturas na parte inferior de um paredão rochoso. Vale dizer que nesse sítio não há tantas pinturas e você consegue conhecê-las sem a presença de um guia. Contudo, se puder, contrate um para conhecer mais da história local.

trilhas serra do cipó
mais uma das lagoas da Serra do Cipó

Roteiro Serra do Cipó

De fato, existem muitas trilhas e cachoeiras para explorar nesse cantinho tão especial de Minas Gerais. Contudo, organizar tudo isso pode dar um certo trabalho. Então, resolvemos compartilhar 3 sugestões de roteiros pela Serra do Cipó incríveis para 2, 4 ou 7 dias.

O que fazer na Serra do Cipó em 2 dias

Com mais de 60 cachoeiras somente dentro do parque, a Serra do Cipó é um lugar onde se passaria facilmente um mês inteiro. Mas se você tem apenas um final de semana, não se preocupe, temos uma dica de roteiro Serra do Cipó 2 dias que vai te mostrar as atrações mais importantes:

  • Dia 01: Cachoeira Véu da Noiva + Cachoeira Grande
  • Dia 02: Vale do Travessão

O que fazer na Serra do Cipó em 4 dias – nosso roteiro

Passamos 4 dias pela região, mas ficamos com um gostinho de quero mais. Vamos compartilhar com você a seguir nosso roteiro Serra do Cipó 4 dias:

  • Dia 01: Cachoeira Grande + Cachoeira Serra Morena
  • Dia 02: Cânion Travessão (dentro do Parque)
  • Dia 03: Cachoeira da Farofa de bike (dentro do Parque) – obs: nosso planejamento incluía também a ida até o Cânion das Bandeirinhas, mas não deu tempo.
  • Dia 04: Lapinha da Serra: visita às pinturas rupestres e almoço no centrinho. Adoraríamos ter feito a trilha até o topo da Lapinha, mas não estava um bom dia para isso.
roteiro serra do Cipó
A fauna da Serra do Cipó é riquíssima

O que fazer na Serra do Cipó em 7 dias

Por fim, um roteiro Serra do Cipó 7 vai ser perfeito para explorar por completo a região. Dê uma olhada em nossa sugestão:

  • Dia 01: Chegada à Serra do Cipó + Cachoeira Grande
  • Dia 02: Cachoeira do Gavião + Cachoeira das Andorinhas
  • Dia 03: Cachoeira da Caverna + Cachoeira da Serra Morena
  • Dia 04: Subida ao topo da Lapinha + centrinho de Lapinha da Serra
  • Dia 05: Cachoeira dos Congonhas
  • Dia 06: Trilha dos escravos + Cachoeira Véu da Noiva
  • Dia 07: Cachoeira da Farofa
Qual a melhor época para ir na Serra do Cipó?
Apreciando o Cânion do Travessão – Foto: @gaiavani

Dúvidas frequentes de quem planeja uma viagem à Serra do Cipó MG

Ainda precisando de ajuda para planejar sua viagem à Serra do Cipó, MG? Veja a seguir mais algumas dicas sobre o assunto:

Quanto custa para entrar na Serra do Cipó?

O acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó é gratuito. De acordo com o site do Parna Cipó, a cobrança está suspensa temporariamente. Assim sendo, lembre-se de conferir antes para não ser surpreendido com alguma mudança na cobrança.

Melhores cachoeiras na Serra do Cipó

Eleger as melhores cachoeiras na Serra do Cipó pode ser uma tarefa complicada, mas vamos tentar:

  • Cachoeira Grande
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Cachoeira Serra Morena
  • Cachoeira da Caverna
  • Cachoeira Capivara
cachoeiras da Serra do Cipó MG
Cachoeira Serra Morena – Foto: @gaiavani

Melhores cachoeiras dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó

Com mais de 60 quedas d’água, fica difícil definir as melhores cachoeiras dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, mas vamos falar as nossas favoritas:

  • Cachoeira da Farofa
  • Cachoeira das Andorinhas
  • Cânion das Bandeirinhas
  • Cachoeira do Tombador
  • Cachoeira João Fernandes

Onde comer na Serra do Cipó

Tantos passeios abrirão seu apetite. Então, conheça os melhores lugares onde comer na Serra do Cipó e provar o melhor da culinária local:


Pronto para viajar para a Serra do Cipó, MG?

Esperamos que todas essas belezas da Serra do Cipó, MG, te encantem tanto quanto nos encantou! O Parna Cipó e seu entorno guarda tesouros naturais e culturais de grande importância para o país e a humanidade. Certamente, vale a pena colocar esse destino. E com nossas dicas será mais fácil montar seu roteiro. Depois volta aqui conta pra gente como foi sua experiência!


Leia também:

Lapinha da Serra MG: guia completo para os amantes de ecoturismo

Pousadas em Lapinha da Serra MG: as 15 mais aconchegantes

Pousadas na Serra do Cipó: as 15 mais surpreendentes


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *