Conhecemos Lapinha da Serra (MG) recentemente e descobrimos, simplesmente, um prato cheio para quem curte contato com a natureza. A vila está cercada por montanhas imponentes que parecem ter sido esculpidas à mão, tem uma belíssima represa além de cachoeiras refrescantes e proporciona o sossego de uma vila de interior.

Por ser um destino rústico e ainda pouco explorado pelos brasileiros, você não encontrará muitas informações por aí. Trata-se de um pequeno vilarejo do município de Santana do Riacho que, por sua vez, faz parte da conhecida Serra do Cipó.

E para te ajudar com o planejamento da sua viagem para o destino, montamos esse super guia com as melhores dicas sobre o destino. Então vem com a gente mergulhar nas cachoeiras e ir atrás das mais belas paisagens naturais de Lapinha da Serra!

onde fica Lapinha da Serra MG
A vila de Lapinha da Serra vista de cima – Foto: @gaiavani

Lapinha da Serra (MG): vale a pena conhecer?

Com toda a certeza: SIM! A Lapinha da Serra (MG) é o destino ideal para quem tem espírito aventureiro e quer se desconectar da vida agitada da cidade, já que ela é uma pequena vila rústica e aconchegante.

A infraestrutura turística não é tão desenvolvida, e por isso mesmo é ideal para quem curte uma viagem com uma pitada de aventura. Por outro lado, há excelentes casas de temporada e alguns poucos e bons restaurantes, além de pequenas mercearias e botecos, como toda vila de interior.

E por ser uma vila a apenas 120km do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, você pode conhecer esse destino em um bate e volta de final de semana ou feriado prolongado. É só alugar um carro a partir do CNF e você chegará no destino em cerca de 2h20.

o que fazer em Lapinha da Serra MG
Acho que deu para perceber que vale a pena conhecer Lapinha da Serra… – Foto: @gaiavani

Onde fica a cidade de Lapinha da Serra (MG)

Lapinha da Serra fica no município de Santana do Riacho, a apenas 120km de Belo Horizonte. Ela é muito visitada pelos belo horizontinos, devido à proximidade com a capital mineira.

O local faz parte de uma região turística chamada Serra do Cipó, que vai muito além do Parque Nacional da Serra do Cipó e engloba outras trilhas e cachoeiras incríveis nas adjacências.

E aqui vai uma super dica para você que está planejando sua viagem para lá: vá preparado para apreciar as paisagens sem pressa, porque esse é um destino onde gasta-se um bom tempo nos trajetos até os atrativo. A maior parte das estradas são de terra e elas nem sempre encontram-se nas melhores condições.

Você sabia? Não é somente na Região Andina que encontramos cordilheiras aqui na América do Sul. O Brasil também possui uma cadeia montanhosa de beleza única: a Cordilheira do Espinhaço (também conhecida como Serra do Espinhaço).

Ela possui mil quilômetros de extensão, sendo 90% do seu território localizado em Minas Gerais e o restante na Bahia, passando pela Chapada Diamantina. A exuberância de sua natureza abrange três biomas diferentes (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), fazendo jus ao reconhecimento da Unesco.

Lapinha da Serra faz parte da bela Serra do Espinhaço, assim como o restante da Serra do Cipó.

vila de lapinha da serra
A charmosa vila de Lapinha da Serra, em Minas Gerais. Foto: @gaiavani

Lapinha da Serra x Serra do Cipó

Ao planejar nossa viagem para a Serra do Cipó, ficamos sem entender como funcionava o turismo na região. Lapinha da Serra faz parte da Serra do Cipó? A vila fica perto do Parque Nacional?

Existe uma região turística chamada de Serra do Cipó, que engloba os seguintes municípios: Santana do Riacho, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro e Conceição do Mato Dentro.

No entanto, também existe um pequeno distrito dentro da cidade de Santana do Riacho que recebe o mesmo nome de Serra do Cipó  – o que pode gerar a confusão. Esse é um vilarejo situado a 1h de distância de Lapinha da Serra, MG, que depende de uma viagem de carro para chegar até lá.

o que fazer na serra do cipó
A Serra do Cipó é repleta de atrativos naturais, como o Cânion do Travessão. Foto: @gaiavani

Como chegar em Lapinha da Serra (MG)?

O turismo chegou de mansinho e aos poucos foi atraindo e conquistando os olhares dos turistas para a apaixonante Lapinha da Serra (MG). E como fazemos para visitar esse lugar escondido na Serra do Espinhaço?

Vamos te explicar o caminho saindo de Belo Horizonte. Veja só:

De ônibus

Usar o transporte público pode ser uma alternativa econômica para se deslocar do Aeroporto de Confins, em BH, até Santana do Riacho. São 137 km de estrada e a Viação Saritur é a empresa responsável por esse trecho.

Contudo, ao chegar em Santana do Riacho, será necessário pegar um táxi, contratar um transfer ou ir dirigindo para chegar no destino final. Portanto, nossa dica é alugar um carro em Belo Horizonte para fazer esse deslocamento.

como chegar em lapinha da Serra MG
Estradas da região de Lapinha da Serra e Serra do Cipó – Foto: @gaiavani

De carro

Para os aventureiros que curtem uma roadtrip completa, o trajeto saindo do Rio de Janeiro até a Lapinha da Serra (MG) é de 580km, com uma duração de 9h30 de viagem. Já para quem sai de São Paulo, são 719km percorridos em cerca de 10h30.

E para quem prefere conforto, a forma mais prática de chegar ao destino é voar até Belo Horizonte, alugar um carro e dirigir por cerca de 3h para chegar no paraíso que é a Lapinha da Serra MG.

#DicaDaGaia: utilizamos um site chamado RentCars para alugar carro. Ele funciona como uma plataforma de comparação do aluguel de veículos entre as melhores locadoras de cada destino. É ótima para quem quer economizar tempo e dinheiro.

Quantos quilômetros têm de Belo Horizonte à Lapinha?

Já ficou claro que depois de chegar de avião na capital do estado mineiro, o único jeito de chegar em Lapinha da Serra, MG, é por terra. Mas afinal: quantos quilômetros tem de Belo Horizonte à Lapinha? O caminho mais curto entre essas duas cidades turísticas tem uma distância de 113km, via MG-010. São aproximadamente 2h20 de viagem.

cachoeiras lapinha da serra
Avalie nossas sugestões e veja qual a melhor época para você visitar lapinha da Serra. – Foto: @gaiavani

Melhor época para conhecer Lapinha da Serra (MG)

Por se tratar de um destinos com muitas atividades outdoors, a melhor época para conhecer Lapinha da Serra, MG, é durante o verão. Isso porque a Represa da Lapinha fica cheia e deixa a paisagem ainda mais bonita, inclusive favorece os passeios de SUP. Por outro lado, épocas mais secas têm menos risco de chuvas e trombas d’água nas cachoeiras.

Outro fator a ser levado em consideração na hora de definir a data da sua viagem é que trilhas como a travessia Lapinha x Tabuleiro são melhor aproveitadas com o tempo mais seco. Em caso de tempestade, as rochas das montanhas se transformam em “ímãs” de eletricidade e podem haver descargas elétricas.

Dito isso, uma boa época para visitar a região é entre março e maio. As chuvas são menos frequentes e ainda é possível visitar a Represa da Lapinha com bastante água, assim como suas cachoeiras.

o que fazer na serra do cipó
Além de cachoeiras, trilhas e montanhas, há lugares pitorescos para conhecer em lapinha da Serra MG – Foto: @gaiavani

Quantos dias ficar em Lapinha da Serra MG

A quantidade ideal de dias para ficar em Lapinha da Serra, em Minas Gerais, vai depender de quais atrativos você pretende conhecer. Se você tiver apenas um fim de semana, dá para fazer um tour mais básico, incluindo pelo menos 2 cachoeiras e uma visita às pinturas rupestres.

Por outro lado, se você pretende conhecer o destino a fundo e pretende incluir a travessia Lapinha x Tabuleiro, recomendamos ao menos 5 dias.

Onde ficar em Lapinha da Serra MG

Agora que você já sabe quando visitar e como chegar em Lapinha da Serra, vamos compartilhar algumas dicas de hospedagem na região. Vale saber que o destino é rústico, mas tem boas opções de camping, pousadinhas, chalés e casas de temporada.

1. Sítio Jatobá Lapinha – nossa escolha!

Tivemos o privilégio de nos hospedar no Sítio Jatobá, um espaço com algumas casas MA-RA-VI-LHO-SAS em um terreno na beira da represa.

onde ficar em Lapinha da Serra
Vista aérea da nossa pousada super agradável em Lapinha da Serra. Foto: @gaiavani

Nos identificamos demais com o estilo dessa hospedagem, com uma pegada rústica, porém bem sofisticada, tanto na decoração, quanto nos serviços disponíveis.

Piscina com vista, suíte com hidro e varanda com rede para obsevar o céu estrelado a noite são apenas alguns dos highlights de algumas das casas do Sítio Jatobá.

melhores pousadas Lapinha da Serra MG
Recomendamos também passar um tempo aqui nessa na varanda à noite, para ver o céu estrelado. – Foto: @gaiavani
  • Diária (casal) a partir de: R$600  VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota dos hóspedes: 9,0 de 21 avaliações

Avaliação em destaque:

“Foi tudo excelente, desde o tratamento dado a nós logo na chegada até o último momento. Casa com excelente estrutura! Lugar muito bem cuidado e limpo.” Ana em 21 de abril de 2023.

2. Pousada Opicodocipo

A Pousada Opicodocipo conta com uma vista linda das montanhas e é rodeada de verde. Essa é certamente uma das nossas melhores dicas de pousadas em Lapinha da Serra, MG. Sua localização é excelente, fica a apenas 3 minutinhos a pé do centro da vila.

Os quartos são confortáveis, se abrem para o jardim e todos dispõem de uma varanda térrea com rede para relaxar apreciando a vista. Hóspedes também encontram uma bela sauna e piscina disponíveis, providenciais após passeios pelas redondezas.

O café da manhã está incluído na diária e é super elogiado pelos hóspedes, tornando essa uma opção com excelente custo x benefício em Lapinha da Serra!

cidades serra do cipó
Pousada Opicodocipo. Foto: Divulgação Booking
  • Diária (casal) a partir de: R$348   VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota dos hóspedes: 9,0 de 88 avaliações

Avaliação em destaque:

“A pousada é linda, muito limpa, tem muitas árvores. O café da manhã é ótimo. O pessoal que lá trabalha e os proprietários são muito gentis e simpáticos. A localização da pousada é excelente!” Ana em 08 de maio de 2023

3. Pousada Villa Madorna

A Pousada Villa Madorna é simples, mas super charmosinha. Ela tem um ar de casinha de roça e fica localizada próxima ao centro da vila.

Para quem quer viver uma autêntica experiência mineira sem gastar muito, mas com aconchego e conforto na medida certa, este é o lugar.

As pequenas casinhas estão dispostas em um amplo jardim e contam com frigobar, serviço de streaming, entre outras ammenities para os hóspedes.

onde ficar Lapinha da Serra Minas Gerais
Para uma autêntica experiência mineira, casinhas na roça – Foto: Divulgação Booking
  • Diária (casal) a partir de: R$450   VER PREÇOS
  • Nota dos hóspedes: 9,8 de 05 avaliações

Avaliação em destaque:

“Quando você deixa a Villa Madorna fica aquela sensação de estar deixando um pedaço de você pra trás. O acolhimento é fantástico Aline e Dudu nos trataram como se fôssemos amigos há anos, sem falar no conforto da pousada. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado e bem executado. Voltarei com certeza pra continuar as deliciosas prosas com o Dudu.” Paulo em 22 de novembro de 2023

4. Pousada Lapralapa

Entre as opções de onde ficar em Lapinha da Serra, encontramos a Pousada Lapralapa, esse lugar super charmoso, que cumpre muito bem a função de um lugar tranquilo e aconchegante para dormir a noite. Mas não para por aí: o lazer também é garantido com a piscina ao ar livre bem espaçosa para toda a família se refrescar.

Outras vantagens de se hospedar nessa pousada são a boa localização, muita área verde, rede para ler um livro ou relaxar, o café da manhã regional bem completo e o deck de onde dá para admirar as montanhas durante o dia e as estrelas durante a noite.

pousadas na serra do cipó
Pousada Lapralapa. Foto: Divulgação Booking
  • Diária (casal) a partir de: R$200   VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota dos hóspedes: 8,5 de 368 avaliações

Avaliação em destaque:

“A pousada é muito aconchegante, tem uma equipe muito boa, é limpa, tem uma vista maravilhosa para o paredão. Destaque para o café da manhã, que é muito bom e é servido em um local onde você pode observar a paisagem do local. Recomendo bastante a pousada.” André em 26 de outubro de 2023.

5. Pousada Bela Vista do Ismail – Lapinha da Serra

O nome já dá um spoiler, mas realmente os turistas que vão para a Lapinha da Serra MG e ficam na Pousada Bela Vista do Ismail, se deparam diariamente com a beleza natural das montanhas da Serra do Cipó.

Além disso, os hóspedes desfrutam de uma piscina ao ar livre para se refrescar, redes para repousar, um café da manhã caseiro muito variado e sempre estão rodeados por muito verde. Essa pousada é um verdadeiro refúgio para quem quer dar uma desacelerada em meio à natureza.

pousadas Lapinha da Serra
A piscina fica em uma bela área com muito verde e vista para as montanhas – Foto: Divulgação Booking
  • Café da manhã incluso
  • Diária (casal) a partir de: R$350   VER PREÇOS
  • Nota dos hóspedes: 9,0 de 138 avaliações

Avaliação em destaque:

“Pousada muito boa, os proprietários muito educados e atenciosos, quarto com vista perfeita pra montanha, café da manhã muito bom, tudo feito no dia, bem fresco!” Matheus em 4 de novembro de 2023.

O que fazer em Lapinha da Serra: melhores cachoeiras

A partir de agora vamos te contar o que fazer na região, a começar pelos principais atrativos que atraem tantos turistas para esse vilarejo mineiro. Então, vem com a gente conhecer as maravilhosas cachoeiras de Lapinha da Serra (MG).

1. Cachoeira do Bicame

A Cachoeira do Bicame é uma das mais bonitas cachoeiras da região. Ela têm um poço imenso e fundo, perfeito para nadar. Além disso, sua queda d’água é bem alta e impressionante, o que deixa o paredão rochoso ainda mais bonito.

Essa atração costuma ser disputada e, por isso, tem limite de visitação. Portanto, nossa dica é que você vá cedinho, especialmente em fins de semana e feriados. Em contrapartida, recomendamos ir embora no máximo às 15h, para conseguir completar o trajeto de retorno ainda com a luz do dia.

Para chegar lá, você deverá ir de carro até o início da trilha e seguir caminhando por cerca de 8km até o poço da cachoeira. Reserve um dia inteiro para conhecê-la.

Mas atenção: é necessário comprar seu ingresso antes de acessar a trilha! A venda é feita exclusivamente no Jardim dos Cristais, no vilarejo da Lapinha. Isso é levado à risca, então se alguém chegar na cachoeira sem ingresso, não poderá entrar, porque não é possível comprar ali na hora.

  • Ingresso: R$35 por pessoa
  • Horário de funcionamento: Todos os dias 09:00 – 18:00
cachoeira do bicame lapinha da serra
Cachoeira do Bicame

2. Cachoeira do Lajeado

A trilha até a Cachoeira do Lajeado tem uns 6km de distância e pode ser considerada de nível fácil. O trajeto leva em torno de 4 horas no total (ida e volta). No caminho até o poço, você passa por algumas porteiras e é muito importante mantê-las fechadas, para evitar que haja um desvio de gado.

Essa cachoeira tem um poço enorme e fundo, assim como um paredão de pedra medindo 43m de altura. O visual é realmente lindo e impactante, especialmente no finalzinho de tarde, quando o sol ilumina a água. Lá tem pouca sombra, então redobre a atenção com a proteção solar, hein!

  • Entrada gratuita
  • Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
cachoeira do lajeado lapinha da serra
Cachoeira do Lajeado

3. Cachoeira do Boqueirão

Também conhecida como Poço do Boqueirão ou Poço Coca-Cola, essa é uma das cachoeiras mais próximas do centrinho. São 200m de trilha de nível fácil e, ao chegar lá, você se depara com um ambiente super agradável, amplo e tranquilo. Ou seja, essa é uma super dica de o que fazer em Lapinha da Serra com crianças.

No entanto, para curtir com segurança as cachoeiras de Lapinha da Serra, uma coisa essencial é saber nadar. Isso porque os poços costumam ser fundos, como é o caso da Cachoeira do Boqueirão. Apesar de ser uma característica boa para conseguir pular e mergulhar, se você não se sentir muito confiante, recomendamos se refrescar na beirada.

  • Entrada: R$15 por pessoa
  • Horário de funcionamento: Todos os dias 08:00 – 17:00

Leia também: Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza


dicas de viagem lapinha da serra
Encontros surpreendentes nas trilhas de Lapinha da Serra!

4. Cachoeira do Rapel

A Cachoeira do Rapel é uma das mais disputadas cachoeiras em Lapinha da Serra (MG). Ela é simplesmente perfeita para um mergulho bem refrescante e para nadar no poço, que é bem espaçoso.

O grande diferencial dela é que atende desde aqueles que só pretendem tomar um banho de cachu, até os mais aventureiros que optarem por fazer rapel no paredão de 25m de altura, em meio a modesta queda d’água.

O trajeto para chegar lá é de dificuldade média. São apenas 1km do centrinho de Lapinha até a portaria. Partindo dessa portaria até chegar de fato na cachoeira, você percorrerá uma trilha a pé de uns 2km, com algumas subidas mais cansativas, porém encontra uma recompensa incrível no final.


  • Entrada: R$20 por pessoa
  • Horário de funcionamento: Todos os dias 08:00 – 17:00

5. Cachoeira Poço da Pedra

A cachoeira conhecida como Poço da Pedra fica bem no caminho de quem vai para a Cachoeira do Rapel. Ela é super charmosa, conta com uma queda d’água em zigue-zague e um poço espaçoso o suficiente para mergulhar, nadar, boiar, lavar a alma mesmo e sair com as energias renovadas.

O visual dessa cachu em Lapinha da Serra MG é lindo, mas para melhorar, dali você consegue ver também uma parte do povoado e da Represa da Lapinha. Uma dica interessante é parar lá para mergulhar só na volta, depois de curtir os demais pontos de cachoeira e fazer um rapel, por exemplo.

  • Entrada: R$20 por pessoa
  • Horário de funcionamento: Todos os dias 08:00 – 17:00
passeios em lapinha da serra
Há boas trilhas e cachoeiras pela região – Foto: @gaiavani

O que fazer em Lapinha da Serra MG: principais trilhas

Já deu para notar que as trilhas em Lapinha da Serra, Minas Gerais, guardam verdadeiros tesouros naturais, né? A seguir, vamos te ajudar a desvendar cada uma das principais delas e revelar cada preciosidade que você vai encontrar enquanto estiver por lá.

6. Pico da Lapinha

Se você quer conhecer o local mais alto da Serra do Cipó e se deparar com a vista mais deslumbrante da região, não dá para deixar o Pico da Lapinha de fora do seu roteiro.

Para essa trilha, considerada de nível difícil, é fundamental a presença de um guia experiente (ou você pode levar aparelho de GPS!).

Você vai passar pela mesma entrada da Cachoeira do Rapel, fazendo uma caminhada puxada de 2h em uma trilha bem íngreme. Mas a vista durante o trajeto e o visual final fazem valer a pena todo o esforço. Ao longo do caminho existem abrigos para descansar e abastecer sua garrafinha d’água. Isso ajuda a equilibrar o cansaço.

  • Entrada: R$25 por pessoa
  • Horário de funcionamento: Todos os dias 08:00 – 14:00
onde fica o pico da lapinha
Pico da Lapinha.

7. Travessia Lapinha x Tabuleiro

Essa é a mais famosa trilha de Lapinha da Serra! Essa travessia possui 40km de extensão, cruzando a Serra do Espinhaço, até chegar na majestosa Cachoeira do Tabuleiro. Identificada como a mais alta do estado de Minas Gerais, seus 273m de altura  também lhe conferem o título de terceira queda d’água mais alta do país.

Pelo caminho da trilha, você encontra alguns pontos de apoio para recarregar as energias e seguir adiante. Contudo, essa é uma atividade mais intensa, então recomendamos só para quem já está acostumado com esse tipo de atividade física e que tenha um bom par de botas para trekking.

Dica: separe entre 2 a 3 dias para realizar o percurso e contrate um guia local que possa fornecer toda a infraestrutura necessária: hospedagem nas casas dos moradores locais, além de carro de apoio para fazer o resgate no ponto final da trilha (no município de Conceição do Mato Dentro).

travessia lapinha x tabuleiro
Vista da Travessia Lapinha X Tabuleiro

8. Pico do Breu

Já adiantamos dizendo que esse não é o lugar mais visitado pelos turistas na região da Lapinha da Serra (MG). Isso porque é preciso encarar uma trilha mais intensa para alcançar o objetivo final. Claro que isso implica no número de visitas, mas aqueles que se aventuram conseguem ter uma experiência exclusiva.

Se você está se perguntando se vale a pena conhecer o Pico do Breu na Lapinha da Serra, é claro que vale. Principalmente pela vista fenomenal que fica no ponto mais alto de toda a Serra. Além disso, é na base dele que você vai encontrar o sítio arqueológico com as pinturas rupestres, ou seja, uma programação completa e imperdível!

Por do sol na Lapinha da Serra
O belíssimo por do sol ao final da trilha!

O que fazer em Lapinha da Serra MG: outros passeios

Os passeios na Lapinha da Serra (MG) podem ser feitos de maneira autônoma ou acompanhado por um guia. Por aqui, recomendamos sempre optar pelo tour guiado, especialmente para visitar locais mais isolados. Isso vale também para quem  não está muito acostumado com o ecoturismo.

9. Pinturas Rupestres

Você podia imaginar que no interior de Minas Gerais haveriam pinturas rupestres com mais de 7 mil anos? Esses incríveis desenhos feitos com óleo de sementes e frutos misturados aos pigmentos naturais das rochas encontram-se super bem preservados em paredões rochosos próximos à Represa da Lapinha.

Ficamos muito surpresas com essa descoberta e fomos lá conferir de pertinho essas obras dos primeiros artistas de toda a humanidade. Vimos desenhos de animais de caça, de mulheres grávidas e algumas representações de seres diferentes dos seres humanos, (que pareciam ser uma representação de Deus). Incrível, né?

Para visitar o local, contratamos um guia no centro de visitantes da vila. Na época da cheia, o passeio é feito de barco. Já na seca, o trajeto é feito a pé.

pontos turísticos Lapinha da Serra MG
Você vai encontrar esses desenhos históricos de aproximadamente 7 mil anos no Sítio Arqueológico da Lapinha. É incrível ver tudo de pertinho – Foto: @gaiavani

10. Represa da Lapinha

Por último, mas não menos importante, está a Represa da Lapinha. Esse talvez seja o principal cartão postal de Lapinha da Serra e atrai os turistas pelas infinitas possibilidades de lazer no verão: SUP, caiaque e até passeio de barco.

O local é uma antiga represa da Usina Coronel Américo Teixeira. Durante o verão, o nível da água se eleva consideravelmente, transformando o local em uma paisagem cinematográfica que reflete a imagem das grandiosas montanhas ao redor.

Com 5 minutinhos de caminhada, você sai do centro do vilarejo e já chega na margem da primeira lagoa. Caso queira ir mais longe até a Lagoa da Lapinha, prepare-se para fazer bastante força braçal, remando por mais ou menos 1h30m até chegar em uma prainha bem reservada e ótima para se reconectar com a natureza. Vale a pena reservar um tempo para ficar lá.

represa de lapinha da serra
Represa da Lapinha da Serra no verão

Se você optar por praticar algum desses esportes, os equipamentos para caiaque e SUP podem ser alugados no vilarejo. Outra coisa bem legal que também dá para alugar é quadriciclo, assim você adiciona uma dose de adrenalina no seu roteiro pela Lapinha da Serra.

Vale saber que entre os meses de junho a novembro, o nível da água fica muito baixo. Isso muda a paisagem, mas não necessariamente estraga a experiência.

Estivemos no destino em outubro e encontramos uma paisagem muito diferente e interessantíssima!

cachoeiras minas gerais
Represa da Lapinha da Serra do inverno – foto: @gaiavani

Onde comer em Lapinha da Serra, MG

Apesar de ser uma cidadezinha de interior, Lapinha da Serra (MG) tem algumas poucas e boas opções de restaurantes. Nós pudemos comprovar isso pessoalmente e vamos listar abaixo os melhores lugares onde comer em por lá, desde cafeterias até restaurantes regionais.

Vale saber que a maioria dos estabelecimentos locais funcionam nos finais de semana. Portanto, se você estiver planejando conhecer o destino em uma terça-feira, por exemplo, pode ter dificuldades de encontrar restaurantes abertos.

  • Casulo Risoteria & Gelateria – Oferece pratos lindos e deliciosos com raízes italianas, mas ainda assim valoriza demais os ingredientes produzidos na região.
  • Bistrô Lapinha – Tem uma comida muito saborosa, drinks super refrescantes, música ao vivo, ambiente agradável e animado.
  • A Forneria Pizzaria – Lugar mega aconchegante, serve pizzas feitas no forno à lenha de sabor inigualável.
  • BemDito Restaurante – O espaço é rústico, mas a comida é de alta qualidade e com aquele sabor caseiro que te abraça. Seja para o almoço ou jantar, recomendamos uma das cervejas artesanais da casa para acompanhar a refeição.

Lapinha da Serra MG: informações úteis

  • Aja de acordo com os costumes locais.
  • Música alta não é bem-vinda.
  • Ouça o som do canto dos pássaros.
  • Contemple o céu estrelado à noite.
  • Recolha seu lixo por onde passar.
  • Tenha sempre dinheiro em espécie.
  • Compre frutas em outra cidade e leve na bolsa.
  • Leve seus remédios na necessaire.
o que fazer perto da serra do cipó
A paisagem é bem bucólica em Lapinha da Serra. – Foto: @gaiavani

Dúvidas frequentes de quem procura sobre Lapinha da Serra (MG)

Já que Lapinha da Serra não está entre os destinos mais populares de Minas Gerais, é comum que surjam dúvidas na hora de planejar uma viagem para o destino. Essas são as mais comuns entre os turistas que visitam o local:

O que fazer em Lapinha da Serra a noite?

Estamos falando de um lugar bem sossegado, mas de povo muito acolhedor e feliz. Para combinar com esse clima, reunimos as melhores dicas de o que fazer em Lapinha da Serra a noite para incluir no seu roteiro:


  • Observar o céu estrelado
  • Ouvir música ao vivo em algum restaurante
  • Dançar forró
  • Jantar no Bistrô Lapinha
  • Relaxar na rede da pousada
  • Experimentar a cerveja artesanal do BemDito Restaurante

O que levar para Lapinha da Serra?

Para te ajudar a não esquecer de nada importante na mala, segue um checklist de itens essenciais para levar na viagem de Lapinha da Serra MG:

  • Boné
  • Dinheiro em espécie, trocado é melhor ainda para facilitar o acesso nas cachoeiras
  • Filtro solar
  • Frutas e compras básicas de mercado para economizar
  • Garrafa de água
  • Lanche energizante
  • Lanterna
  • Remédios de uso contínuo e para eventuais emergências
  • Repelente
  • Roupa de banho
  • Roupas leves para caminhadas longas
  • Tênis confortável e/ou sapato para trekking
O que levar para Lapinha da Serra?
No Sítio Jatobá – Foto: @gaiavani

Melhores pousadas em Lapinha da Serra MG

Preparamos uma seleção com as melhores pousadas em Lapinha da Serra para te ajudar a escolher onde ficar no destino:


Pronto para explorar Lapinha da Serra em Minas Gerais?

Foi um privilégio conhecer e apresentar para você esse lugar incrível chamado Lapinha da Serra MG. Agora com esse guia à disposição, você está pronto para organizar sua viagem de maneira mais personalizada e vai conseguir explorar cada cantinho surpreendente dessa região do melhor jeito possível.

Compartilha aqui nos comentários o que você mais gostou de saber e quais dicas vai aderir na hora de viajar!


Continue o planejamento da sua viagem por Minas Gerais:

O que fazer em Belo Horizonte: 20 passeios imperdíveis

Onde ficar em Belo Horizonte: melhores bairros e 10 dicas de hotéis

O que fazer em Alto Caparaó (MG): TOP 20 trilhas , cachoeiras e fazendas para incluir no seu roteiro


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *