No coração do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos mais procurados do Estado. Mas você sabe quais cidades da região vale a pena conhecer? Claro que alguns nomes como Gramado, Canela e Bento Gonçalves logo vem a mente após uma pergunta como essa, mas há muito mais para ser visto por lá.

Assim, reunimos as 12 melhores cidades da Serra Gaúcha para você conhecer um pouco mais sobre elas e começar a planejar sua viagem. Continue sua leitura e descubra quais destinos selecionamos.


Por que conhecer a Serra Gaúcha?

Sem dúvida, a Serra Gaúcha é uma das regiões mais charmosas do Brasil. Bastante procurada principalmente no inverno, muitos turistas procuram as cidades da região para curtir as baixas temperaturas e quem sabe até ver a neve de perto.

serra gaúcha cidades
O Lago Negro é um dos cartões postais de Gramado.

A região também é forte produtora de vinhos. Cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha se destacam quando o assunto são vinhos e espumantes. São várias vinícolas para conhecer e não pense que elas são mais do mesmo. Na verdade, cada uma possui um charme especial.

Outra coisa que nós amamos na Serra Gaúcha é que ela é um destino super democrático. Casais vão encontrar aqui acomodações super românticas para passar a lua de mel e famílias vão se divertir nos parques e atrações como o Snowland em Gramado. Por esses e outros motivos que a Serra Gaúcha é um destino que você precisa conhecer e desbravar suas inúmeras belezas.


Serra Gaúcha: principais cidades para conhecer

Você sabe quais as cidades que fazem parte da Serra Gaúcha? Existem diversos municípios nessa região com enorme potencial turístico. Com forte influência alemã e italiana, em muitas delas a gente tem a sensação de ter sido transportado para a Europa.

Para facilitar sua vida, fizemos uma lista com as 12 cidades que valem a pena conhecer na Serra Gaúcha. Descubra quais são os principais destaques e ainda fique por dentro de algumas sugestões de acomodações.

01. Gramado

Queridinha entre os turistas que visitam a Serra Gaúcha, Gramado é aquele tipo de cidade que faz com que a gente se sinta em outro país. Devido a influência italiana, o estilo enxaimel está presente na arquitetura dos prédios e casas da cidade, deixando tudo muito charmoso.

Gramado fica a cerca de duas horas de Porto Alegre e embora o aeroporto mais próximo seja o de Caxias do Sul, normalmente quem vem de outros Estados chega por Porto Alegre. Da capital gaúcha até Gramado você pode alugar um carro e seguir pela BR-116 e RS-373, ou até mesmo de ônibus ou transfer.

Como gostamos de praticidade, a gente prefere reservar o transfer com antecedência e poupar dores de cabeça ao chegar no aeroporto.

serra gaúcha gramado
Passear em Gramado é quase como se estivéssemos na Europa!

A lista de passeios em Gramado é bem extensa e parece que a cada ano ela cresce mais. Por isso, recomendamos que você separe, pelo menos, dois dias para conhecer a cidade. Algumas das atrações mais famosas são o passeio de maria fumaça, Mini Mundo, Mundo a Vapor e o Snowland. Agora se você é chocólatra como a gente, não perca a oportunidade de visitar as fábricas de chocolate da cidade. A Chocolates Caracol tem uma visitação bem legal e os chocolates são perfeitos!

Vale saber que as duas épocas mais disputadas em Gramado são o mês de julho, por causa do inverno e das férias escolares e o Natal. A partir de outubro a cidade já começa a oferecer programação do Natal Luz de Gramado e ela se mantém até meados de janeiro. Sem dúvida, o natal em Gramado é uma excelente dica de passeio em família Serra Gaúcha.

Onde ficar em Gramado

Por ser a principal cidade da Serra Gaúcha, você não terá problemas para encontrar uma acomodação. A rede hoteleira de Gramado é bastante estruturada e com opções para todos os gostos e bolsos. Normalmente, os turistas procuram hotéis em Gramado no Centro, Lago Negro e no bairro Planalto. Com essas informações em mãos, essas são as nossas opções de onde ficar em Gramado.

02. Canela

A apenas 9km de distância de Gramado, Canela é mais uma das cidades da Serra Gaúcha que você precisa conhecer. Aliás, as duas cidades juntas são um dos grandes lugares para viajar no Brasil, especialmente em datas comemorativas como Natal e Páscoa.

As atrações em Canela agradam a todos os públicos. Por lá encontramos passeios em meio a natureza, museus e parques temáticos que fornecem diversão para toda a família. E por falar nos pontos turísticos, ir a Canela e não conhecer o Parque do Caracol é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não ver Copacabana. Nele, a Cascata do Caracol é o grande cartão-postal da região. São 131m de uma belíssima queda d’água e além dela, você pode ver os mirantes e fazer as trilhas disponíveis.

o que fazer na serra gaúcha de graça
A Catedral de Canela é uma das atrações da cidade.

O centrinho de Canela também é puro charme. Não deixe de visitar a Catedral de Pedra, ou sbaorear um deliciosos fondue nos restaurantes da cidade. Quem viaja em família vai adorar conhecer o Alpen Park. Lá encontramos brinquedos para todas as idades. Lembre-se de comprar seu ingresso com antecedência para ter mais comodidade.

Existem diversas outras atrações em Canela e para conhecer boa parte delas, o interessante é passar dois dias na cidade.

Onde ficar em Canela

Assim como Gramado, Canela também possui uma ótima rede hoteleira. Se você gosta de acomodações com ares mais intimistas, não deixe de conferir as sugestões de hotéis na Serra Gaúcha que selecionamos na cidade.

03. Nova Petrópolis

Para quem procura um lugar para relaxar na Serra Gaúcha, certamente Nova Petrópolis é o lugar exato! A cidade possui forte inflência alemã e isso é até perceptível no sotaque dos locais. A cidade é pequena e para onde olhamos vemos muitas flores que deixam o ambiente aconchegante e romântico. Não é a toa que Nova Petrópolis é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha.

Muita gente opta por fazer um bate e volta a partir de outras cidades como Gramado, Canela ou Caxias do Sul, mas se puder ficar um final de semana pode ser bem mais proveitoso. Mas afinal, o que fazer na região da Serra Gaúcha na região de Nova Petrópolis? Inclua no seu roteiro a Praça das Flores onde fica o famoso labirinto verde. Para mergulhar de cabeça na cultura dos imigrantes alemães, recomendamos a visita ao Parque Aldeida do Imigrante.

Ah! E se você é do time que nãos dispensa comprinhas, vale saber que Nova Petrópolis é um importante polo de malharias no RS. São mais de 100 espalhadas na cidade e as peças possuem preços bem convidativos.

Onde ficar em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis conta com diversas pousadas super românticas, ideiais para casais. Se esse é o seu caso, veja onde ficar na Serra Gaúcha em Nova Petrópolis:

04. Bento Gonçalves

Em seguida, Bento Gonçalves é na Serra Gaúcha uma das nossas cidades favoritas. Conhecida como a Capital Brasileira do Vinho, é por lá que encontra algumas das maiores e melhores vinícolas do país, inclusive com rótulos premiados. Se você quiser saber mais sobre elas, temos um post super completo falando sobre as principais vinícolas do Vale dos Vinhedos.

cidades serra gaúcha
Bento Gonçalves e seus parreirais. Foto: @gaiavani

A região é repleta de passeios além das tradicionais vinícolas. Nós conhecemos os Caminhos de Pedra, um roteiro de 12km com casas históricas, restaurantes e a Casa da Erva Mate. Vale a pena fazer também os passeios da cultura italiana, como o Museu do Imigrante e a Epopéia Italiana. Esse último é fantástico para conhecer mais sobre os primeiros imigrantes que chegaram em Bento. E por ser um passeio bem disputado, recomendamos adquirir seu ingresso com antecedência.

Ficou curioso para saber o que há mais para fazer em Bento? Então não deixe de ler nosso guia completo clicando aqui.

Onde ficar em Bento Gonçalves

Definitivamente, a hospedagem em Bento é um capítulo a parte. Além de ótimos hotéis e pousadas na cidade, você ainda tem a chance de se hospedar em uma vinícola. Imagine só que fantástico acordar com a vista dos parreirais. Lindo demais, né?

05. Caxias do Sul

Por sua vez, Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha. Ela possui um aeroporto que opera voos nacionais. No entanto, a oferta é bem pequena e os preços são elevados. Assim, a melhor opção é chegar por Porto Alegre e seguir de carro, transfer ou ônibus até Caxias.

O que fazer na Serra Gaúcha em 5 dias?
Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha.

Também de colonização italiana, a cidade é outra forte produtora de vinhos. Você pode conhecer mais sobre os descendentes deles no chamado Vale Trentino. Esse é um roteiro que vai pelo interior de Caxias do Sul revela cenários belíssimos e um povo muito acolhedor que está sempre pronto para te receber com uma deliciosa cuca e o mate quentinho.

Por outro lado, os amantes do ecoturismo vão gostar de explorar o roteiro da Criúva que leva até o Cânion Palanquinho e outras belezas naturais.

Outros pontos turísticos na cidade incluem o Parque Cinquentenário, o Museu Casa de Pedra e os Pavilhões da Festa da Uva.

Onde ficar em Caxias do Sul

A rede hoteleira de Caxias do Sul é excelente e com opções para todos os gostos e bolsos. Confira a seguir onde ficar na Serra Gaúcha em Caxias do Sul.

06. Garibaldi

Vizinha a Bento Gonçalves, a cidade de Garibaldi é outra forte produtora de vinhos e espumantes. Aliás, aqui você poderá visitar algumas das vinícolas mais importantes do país, como a Garibaldi, Chandon e Peterlongo (e essas são as nossas melhores sugestões de o que fazer em Garibaldi. As visitas + degustações são imperdíveis!).

Além de percorrê-las, você também pode aproveitar para passear pelo Centro Histórico e fazer o passeio de Maria Fumaça até Bento Gonçalves.

o que fazer na serra gaúcha
Maria Fumaça em Garibaldi.

A cidade é super tranquila e romântica. Portanto, se você procura o que fazer na Serra Gaúcha à dois, procure incluir um dia ou dois pela charmosa Garibaldi.

Onde ficar em Garibaldi

Mas se você preferir se hospedar por aqui, essas são as opções de pousadas em Garibaldi que nós recomendamos.

07. Farroupilha

Também de colonização italiana, Farroupilha é uma das cidades da Serra Gaúcha que respiram História. Além de berço da cultura italiana, Farroupilha é também reconhecida como um importante polo de malhas no Rio Grande do Sul. Portanto, se você quer fazer comprinhas na Serra Gaúcha, esse é o lugar.

Quais as cidades que fazem parte da Serra Gaúcha?
As belezas do Salto do Ventoso.

Mas é claro que há mais para se fazer na cidade. Uma das atrações locais é o Salto do Ventoso, uma belíssima cachoeira de 55m de altura e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Agora, se sua viagem é em família e com crianças, temos certeza de que todos irão se divertir no Parque das Águas e no Parque dos Pinheiros.

Onde ficar em Farroupilha

Encontrar um lugar onde ficar na Serra Gaúcha em Farroupilha não será difícil. Afinal, a cidade possui boas ofertas. Confira algumas que selecionamos:

08. Antonio Prado

Em seguida, se você visitou algumas da cidades que já citamos anteriormente e se sentiu na Itália, espere só até chegar em Antonio Prado. Por aqui, os moradores se orgulham de ser a cidade mais italiana no Brasil, assim como Pomerode é a cidade mais alemã. Não é incomum ver os locais falando em italiano ou com sotaque beeeeem carregado.

Antonio Prado é um município bem pequeno, então você pode fazer um bate e volta para explorar o centrinho com suas casas de madeira. Ah! Não esqueça de tirar uma foto de época para guardar de recordação.

Onde ficar em Antonio Prado

A cidade é bem pequena e conta apenas com uma opção de hotel. Contudo, esse não deixa a desejar e é claro que iremos recomendar para quem desejar se hospedar em Antonio Prado.

09. Cambará do Sul

E se você gosta de estar em contato com a natureza, Cambará do Sul é uma das cidades na Serra Gaúcha que você não pode deixar de conhecer. Ela fica na divisa com Santa Catarina e sua maior atração são os grandes cânions que integram o Parque Nacional de Aparados da Serra.

lugar para relaxar na serra gaúcha
O Cânion Fortaleza é um dos atrativos de Cambará do Sul.

Os cânions de Cambará estão entre os maiores do país. O Fortaleza e o Itaimbezinho são os mais icônicos, com até 8km de extensão e incríveis 900m de altura! O Parque Nacional possui diversas trilhas e a maioria delas requer o acompanhamento de um guia. Nós fizemos a trilha do Rio do Boi e foi uma experiência incrível.

Onde ficar em Cambará do Sul

Apesar de ser uma cidade pequena, existem muitas pousadas em Cambará do Sul que são charmosíssimas. Encontramos ótimas opções para todos os bolsos e gostos.

10. São Francisco de Paula

Outra cidade que vale a pena conhecer para quem deseja saber o que fazer na Serra Gaúcha em meio a natureza é São Francisco de Paula. A pacata cidadezinha fica no caminho de Canela até Cambará do Sul e é bastante sossegada.

Em São Chico, como é carinhosamente conhecida, encontramos diversas opções de trilhas no Parque das 8 Cachoeiras e no Parque das Cascatas. A boa notícia é que elas são bem sinalizadas e dispensam o acompanhamento de um guia.

Onde ficar em São Francisco de Paula

Existem ótimas opções de pousadas em São Francisco de Paula. Quem procura paz e sossego vai adorar nossas dicas a seguir.

11. São José dos Ausentes

Você sabia que São José dos Ausentes é a mais fria do Rio Grande do Sul? Observando o mapa da Serra Gaúcha, vemos que a cidade está na região dos cânions e em um dos pontos mais altos do Estado.

O que fazer na região da Serra Gaúcha?
Toda a imponência do Cânion Monte Negro em São José dos Ausentes.

Embora receba menos turistas que Cambará do Sul, São José dos Ausentes conta com cânions imponentes, como o Monte Negro, Amola Faca, Tabuleiro e Boa Vista. Outra atração da região são as cachoeiras. Duas delas merecem destaque por serem as maiores do Brasil: a Cachoeira da Boa Vista (310 m de altura) e a cascata Diagonal (257 m de altura).

Onde ficar em São José dos Ausentes

A saber, a região conta com poucas, mas muito boas hospedagens. Muitas delas estão em meio a natura e são perfeitas para relaxar.

12. Três Coroas

Por fim, Três Coroas é uma cidade a cerca de 25km de Gramado ideal para quem curte o turismo de aventura. No Raft Adventure Park o viajante vai poder fazer diversas atividades eletrizantes, como descer uma tirolesa de 1.200m, fazer rafting no Rio Paranhana, Rapel, Paintball e muito mais. A estrutura do Parque é muito boa, com banheiros, restaurante, vestiário e até um redário para descansar.

Outra grande atração da cidade é o Khadro King Temple. Esse templo budista é o primeiro templo tibetano tradicional construído na América Latina. Ele fica no alto de uma montanha e proporciona uma vista invejável. Vale lembrar que por ser um local religiosos, recomenda-se utilizar roupas mais discretas.

Onde ficar em Três Coroas

Não existem muitas opções de hospedagem em Três Coroas e muitos turistas optam por ficar em Gramado e fazer um bate e volta até a cidade. Contudo, selecionamos algumas opções de acomodações para você.


Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Serra Gaúcha

Apesar de ser um destino bastante conhecido no Brasil, é super normal que surjam dúvidas sobre a Serra Gaúcha. Por isso, reunimos as principais perguntas de nossos leitores para responder a seguir.


Quais as cidades que fazem parte da Serra Gaúcha?
Os parreirais na Serra Gaúcha são um espetáculo a parte.

Quais as cidades que fazem parte da Serra Gaúcha?

Se engana quem pensa que a Serra Gaúcha é pequena. Na verdade, ela é subdividida em 3 regiões a saber:

Região das Hortênsias:

  • Gramado
  • Canela
  • Nova Petrópolis
  • Caxias do Sul
  • Picada Café
  • São Francisco de Paula

Região da Uva e do Vinho

  • André da Rocha
  • Antônio Prado
  • Bento Gonçalves
  • Carlos Barbosa
  • Coronel Pilar
  • Cotiporã
  • Farroupilha
  • Garibaldi
  • Flores da Cunha
  • Marau
  • Guaporé
  • Monte Belo do Sul
  • Nova Araçá
  • Nova Alvorada
  • Nova Bassano
  • Nova Pádua
  • Nova Prata
  • Nova Roma do Sul
  • Protásio Alves
  • Pinto Bandeira
  • Santa Tereza
  • São Marcos
  • São valentim do Sul
  • Santo Antônio do Palma
  • Serafina Corrêa
  • Veranópolis
  • Vila Flores
  • Vila Maria
  • Vista Alegre do Prata

Região Campos de Cima da Serra

  • Cambará do Sul
  • Ipê
  • Campestre da Serra
  • Bom Jesus
  • Jaquirana
  • Vacaria
  • São José dos Ausentes
  • Monte Alegre dos Campos
  • Muitos Capões
  • Pinhal da Serra

Quando é a alta temporada na Serra Gaúcha?

o que fazer na serra gaúcha a dois
Nos meses de inverno a Serra Gaúcha está sempre cheia de turistas.

No geral, a alta temporada na Serra Gaúcha abrange os meses de junho, julho e agosto. Isso porque muitos turistas querem curtir o frio e quem sabe até ver a neve. Caso esteja programando sua viagem para esses meses, certifique-se de reservar acomodação e passeios com antecedência. Ademais, o Natal é outra época do ano bastante visada, principalmente Gramado e Canela por causa das festividades de natal.

O que não deixar de fazer na Serra Gaúcha?

Não faltam passeios para curtir a Serra Gaúcha, mas os a seguir são nosso top 5. Confira:

Por que é imperdível? Link
Ônibus turístico de Gramado e Canela Ideal para conhecer os principais pontos turísticos de Gramado e Canela. Conferir preço
Skyglass Canela Melhor vista do Parque do Caracol Conferir preço
Epopeia Italiana Passeio clássico para conhecer mais sobre os imigrantes italianos Conferir preço
Maria Fumaça Melhor dica de o que fazer na Serra Gaúcha com crianças Conferir preço
Tour da Imigração italiana em Antonio Prado Passeio imperdível para todas as idades Conferir preço

 


Dicas para montar seu roteiro pela Serra Gaúcha

Agora que você já sabe quais são as principais cidades da Serra Gaúcha e o que há para conhecer nelas, temos algumas dicas práticas que vão ajudar a montar seu roteiro. Descubra a seguir qual a melhor época para visitar, quanto tempo ficar e como se locomover na região.

Qual a melhor época para visitar a Serra Gaúcha?

Antes de tudo, se seu objetivo é curtir o frio e ver a neve (com um pouco de dose de sorte), os melhores meses para programar sua viagem são junho, julho e agosto. No entanto, os meses com temperaturas mais amenas são março, abril, outubro e novembro.

Quanto tempo ficar na Serra Gaúcha?

passeio em família serra gaúcha
Quantos dias separar para conhecer todas as belezas da Serra Gaúcha?

Para aproveitar algumas das cidades que falamos no post, o mínimo de dias que recomendamos passar na Serra Gaúcha são 4 ou 5 dias. Isso quer dizer que em um feriado prolongado já conseguimos aproveitar bastante.

Como se locomover pela Serra Gaúcha?

Sem dúvida, se locomover na Serra Gaúcha não é difícil. A forma mais prática é alugar um carro. Mas para quem não dirije, vale saber que existem linhas de ônibus que conectam as cidades e também o serviço de transfer, que é muito mais cômodo.

Pronto para conhecer a Serra Gaúcha?

Com paisagens únicas e povo acolhedor, a Serra Gaúcha é uma região imperdível no Brasil. E agora com nossas dicas será muito mais fácil montar um super roteiro por lá. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar.


Leia também

O que fazer em Bento Gonçalves: melhores vinícolas, passeios, restaurantes e dicas incríveis

Cabanas na Serra Gaúcha: 15 opções charmosas e românticas

Vinícolas no Vale dos Vinhedos: as 15 melhores com preços e dicas imperdíveis

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @maladeaventuras
Marcelle
Apaixonada por viajar e aprender novos idiomas, a colaboradora do Mala de Aventuras está sempre em busca de um novo destino para desbravar.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *