O último estado que conhecemos durante nosso Mochilão de 18 dias pelo Nordeste foi Pernambuco. O estado tem muitas praias lindas, as mais belas piscinas naturais, uma cultura rica – Recife é considerada a capital do frevo, baião e maracatu – e um povo muito simpático. Então se você tem curiosidade em saber os melhores lugares para conhecer em Pernambuco, esse post é perfeito para você!
Para quem está em busca de uma viagem curtinha pelo Nordeste, a dica é viajar para Pernambuco e curtir uns dias por lá. Os destinos em Pernambuco são encantadores, quase impossível não se apaixonar. Além de ser um destino super cultural.
Se você já está super curioso para saber um pouquinho mais sobre as cidades turísticas, o que elas tem de melhor para oferecer, e o que fazer em Pernambuco é só continuar lendo o post para descobrir. Vamos lá!
Por que visitar Pernambuco?
Pernambuco possui uma lista tão extensa de atrativos turísticos, que para falar de turismo em Pernambuco é preciso ter consciência de que é meio difícil escolher onde ir primeiro. Afinal, são tantas opções lindíssimas que a dúvida acaba aparecendo.
Como falamos anteriormente, Pernambuco é um destino com influência cultural e histórica muito forte. Então, você já pode imaginar a quantidade de cidades e lugares incríveis para visitar e aprender um pouco da história do nosso país, não é mesmo?
Além disso, Pernambuco ainda é um Estado bem praiano, então para você que curte pegar um sol, relaxar em espreguiçadeiras de belíssimas praias, o destino é o ideal para você. Com isso, é possível perceber que esse é um destino super democrático, não é? É quase impossível conhecer e não gostar. Pensando nisso, nós fizemos esse post listando os melhores lugares para conhecer em Pernambuco! Vamos descobrir?
Leia também: 5 praias imperdíveis em Porto de Galinhas e arredores
Melhores lugares para conhecer em Pernambuco
Agora, vamos ao que interessa, vamos mostrar lugares escondidos de Pernambuco, cidades turísticas de Pernambuco e também do interior do Estado. São praias divinas, cidades históricas e muito mais na rota de turismo da região. Aposto que já estão curiosos, para descobrir é só continuar lendo o post!
1. Recife
A capital pernambucana é uma cidade bem desenvolvida e oferece muitas opções de transporte público para os diferentes bairros e cidades próximas. É um ótimo destino para quem gosta de cultura e artes. Para conhecer toda a riqueza cultural e os encantos da capital não deixe de visitar o Recife Antigo e visitais os principais museus do bairro. Abaixo nossas dicas de lugares para conhecer em Recife.
Paço do Frevo
Inaugurado em 2014, o museu Paço do Frevo preserva toda a história do frevo e maracatu. Lá, você pode ver as agremiações e os principais personagens deste ritmo musical símbolo da cultura pernambucana, além de cursos de dança (tem aulões gratuitos de frevo!), música e oficinas.
Museu Cais do Sertão
O Museu Cais do Sertão foi um dos melhores museus que já visitamos. Moderno e interativo, retrata o cotidiano da população sertaneja e conta a história de Luiz Gonzaga. Lá, você pode cantar as músicas do Rei do Baião em uma espécie de karaokê, ter oficina gratuita para aprender a tocar os principais instrumentos do baião e mergulhar no universo do sertão brasileiro.
Marco Zero
Cercado por antigos edifícios neoclássicos, o Marco Zero é um dos principais pontos turísticos de Recife. É lá que o carnaval de Recife ferve, e ao longo do ano o local costuma ficar mais movimentado à noite. Após o circuito turístico pelo Recife Antigo, a dica é parar em um dos bares próximos dali e terminar o dia apreciando o pôr do sol em frente ao Rio Capibaribe.
Instituto Ricardo Brennand
Parada obrigatória! Localiza-se no bairro da Várzea, bem próximo à UFPE, e é bom reservar um dia da sua viagem para só conhecê-lo.
Eleito o melhor museu da América Latina e o 19º melhor do mundo pelo Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor, é uma referência nacional. Dividido em 2 castelos medievais, possui um acervo com obras do Brasil Imperial – de Frans Post, Debret e Taunay – mais de 3 mil peças medievais, uma sala com bonecos de cera e mais de 3 mil armas e armaduras medievais. Tudo faz parte da impressionante coleção do empresário Ricardo Brennand.
Vale contratar um passeio guiado para tirar o melhor da experiência!
Caso vá escolher Recife como base, você pode fazer passeios bate volta até a Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas, Olinda a até por Recife mesmo.
Onde ficar em Recife
Para você que já se encantou e quer pousar em Recife, abaixo damos dicas dos melhores hotéis nas melhores regiões da cidade
- Hotéis luxo: Hotel Luzeiros Recife, Hotel Atlante Plaza, Flat Executive Beira Mar
- Hotéis conforto: Kastel Manibu Recife – Boa Viagem, Marante Plaza Hotel, Mar Hotel Conventions
- Hotéis econômicos: Park Hotel, Silverton Paiva Experience, Ibis Recife Boa Viagem
Veja também: Caribe Brasileiro: 10 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo
2. Olinda
Famosa pelos carnavais, as ladeiras de Olinda encanta com suas casas coloridas e ares coloniais! A cidade além de encantadora é pura alegria. Para chegar até lá indo de ônibus, fica a menos de 1h de Recife e você pode fazer um bate e volta para conhecer o centro histórico da cidade.
Quem quiser fazer uma visita à pé sem contratar o serviços de guia, encontra todas as informações e um mapa bem explicadinho no Centro de Informações Turísticas.
Nós, que gostamos de fazer nosso próprio roteiro, fizemos todo circuito com mapa na mão e foi bem tranquilo.
Nossa visita à pé pelo centro de Olinda começou pelo Alto da Sé, onde conhecemos a igreja mais antiga de Olinda com uma deslumbrante vista para a cidade. em seguida passamos pelo Mercado da Ribeira (ótimo para comprar lembrancinhas) e pela Casa dos Bonecos Gigantes, onde ficam armazenados os famosos bonecões de Olinda.
Terminamos no Mosteiro e Igreja de São Bento, a mais rica de Olinda. O Mosteiro já abrigou a primeira Universidade de Direito da cidade onde estudou o famoso poeta Castro Alves e Joaquim Nabuco, um dos maiores defensores da abolição da escravatura.
Onde ficar em Olinda
- Hotéis luxo: Hotel 7 Colinas, Pousada do Amparo, Estalagem Bomfim
- Hotéis conforto: Hotel Costeiro, Pousada dos Quatro Cantos, Pousada Alto Astral
- Hotéis econômicos: Pousada Flor de Olinda, Pousada Convento da Conceição
3. Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é uma belíssima praia localizada no município de Ipojuca. Saindo de Recife, há ônibus que saem da Rodoviária de 1 em 1h e fazem o trajeto direto até Porto, a passagem custa R$ 15. Caso esteja em grupo, vale a pena dividir o aluguel de um carro. Válido também para que tiver Recife como base, é um passeio bate volta até Porto de Galinhas.
Não deixe de conhecer as piscinas de águas claras e mornas, ver peixinhos bem de perto (sem precisar de snorkel!) e se encantar pelas diferentes formações de corais. Diariamente, saem passeios de jangada do centro de Porto. Os horários variam de acordo com a tábua de marés e o passeio custa, em média, R$ 25 por pessoa (baixa temporada).
Outro passeio que vale fazer é andar de buggy pelos 2,5 km de extensão de piscina natural de Muro Alto, Maracaípe e ver o pôr do sol em Pontal do Maracaípe. Vale saber que de Porto, você também pode fazer passeios bate e volta para a incrível praia de Carneiros.
Caso Porto de Galinhas seja sua base, de lá também saem passeios bate volta para Recife e Olinda.
Onde ficar em Porto de Galinhas
- Hotéis luxo: Pousada de Charme Refúgio da Vila, Privê Pontal de Maracaípe, Summerville Resort – All Inclusive
- Hotéis conforto: Armação Resort Porto de Galinhas, Polinesia Resort Beira Mar Muro Alto – Porto de Galinhas, Samoa Beach Resort
- Hotéis econômicos: Pousada Porto Verano, Pousada Amoré, Villas do Porto 209 by La Playa
4. Praia de Carneiros
A praia mais bonita de Pernambuco! Os diferentes tons de verde e azul da água cristalina compõem uma paisagem impressionante. Você também encontra gigantescas piscinas naturais, coqueiros por todos os 8 km de extensão da orla e uma areia branquinha, um típico cenário caribenho.
Carneiros é acessível por estrada (cerca de 10 km) ou pela praia de Tamandaré (cerca de 40 min de caminhada). Quem for de carro só chega à praia através das estradas de terra que levam aos quiosques e restaurantes à beira-mar onde é cobrada consumação mínima e/ou estacionamento. Vale dizer que os restaurantes não são baratinhos.
Como estávamos em Porto e sem carro, optamos pelo passeio oferecido por algumas agências de viagem locais. Vale saber que há passeios para Praia dos Carneiros saindo de Recife ou de Porto de Galinhas.
Outro charme do lugar é a pitoresca igrejinha de São Benedito, toda branquinha e cercada por coqueirais. Dizem que ela só é aberta para casamentos e quem casa lá tem a boa a sorte de não se separar. Será?
Onde ficar na Praia de Carneiros
- Hotéis luxo: Almareia Boutique Hotel, Bangalôs do Gameleiro,
- Hotéis conforto: Pousada Sitio da Prainha, Pousada Praia dos Carneiros
- Hotéis econômicos: Pousada Solar dos Carneiros, Praia dos Carneiros Flat Hotel
Leia também: Passeios nos Lençois Maranhenses: 5 passeios Imperdíveis para incluir no seu roteiro
5. Fernando de Noronha
Por último, não podíamos deixar de falar de Fernando de Noronha: o paraíso intocável que todo mundo conhece e tem o sonho de visitar. A ilha localizada fora do continente, mais precisamente no Oceano Atlântico, possui praias desertas com os mais variados tons de azul, piscinas naturais, trilhas e vida marinha rica e muito mais.
Por lá você irá encontrar lugares icônicos do arquipélago, como: a Praia do Cachorro, a Piscina Natural de São José, o Forte Vila dos Remédios, a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos, o Mirante Dois Irmãos e muito mais! Para você explorar toda a ilha vale contratar um tour completo por Noronha. Assim você não deixará de conhecer nenhum cantinho do lugar.
A incrível natureza preservada de Noronha faz com que o lugar seja único e especial.
Onde ficar em Fernando de Noronha
Noronha tem acomodações incríveis, desde as mais luxuosas até as mais rústicas, todas super agradáveis e confortáveis. selecionamos algumas opções para ajudar na sua escolha, confira:
- Hotéis de luxo: Pousada Maria Bonita, Pousada Morena, Pousada Zé Maria, Dolphin Hotel
- Hotéis conforto: Casa Flor, Pousada Alquimista , Pousada Alto Mar, Pousada Lenda das Águas
- Hotéis econômicos: Nova Pousada Golfinho, Pousada da Maga, Casa Swell
6. Caruaru
Para quem não sabe, Caruaru é conhecida como a “Capital do Forró”. A cidade conta com a maior Festa de São João do mundo, é alegre e vibrante e de forte cultura tipicamente nordestina. Ah e a culinária nordestina fica mais evidente ainda nessa época.
Outro atrativo da cidade é a Feira de Caruaru, onde você poderá encontrar incríveis peças do artesanato nordestino. Você que aprecia a cultura local vai amar, especialmente se sua visita coincidir com a Festa de São João. Geralmente ela acontece durante todo o mês de junho e sua programação oferece apresentações de forró, quadrilhas juninas, comidas típicas, atividades culturais e até shows de artistas famosos.
Caruaru fica a aproximadamente 130 km de Recife, de carro o tempo de viagem de mais ou menos 2 horas. A rota principal é pela BR232 em direção ao interior. a estrada geralmente se encontra em boas condições e é bem sinalizada. Existem também rotas de ônibus permanentes entre Recife e Caruaru pelas empresas Progresso ou Caruaruense. A viagem leva de 2 a 3 horas dependendo do trânsito.
Onde ficar em Caruaru
- Hotéis luxo: WA Hotel Caruaru, 232 Concept Hotel
- Hotéis conforto: Caruaru Park Hotel, Hotel Maysa Caruaru, Citi Hotel Residence Caruaru
- Hotéis econômicos: Vila Rica Hotel Caruaru, Apartamento 108
7. Triunfo
Triunfo é uma cidade localizada na Serra da Baixa Verde, fazendo fronteira com o estado da Paraíba. O município é muito procurado pela temperatura mais amena, algo raro na região. Acredite, durante o inverno ( junho a setembro), as temperaturas podem chegar a 10°! Não é a toa que Triunfo é conhecida como o “Oásis do Sertão”.
Além da temperatura mais fresquinha, atrativos como cachoeiras, montanhas, cavernas e grutas e parques aquáticos atraem muitos turistas para a região.
Alguns pontos turísticos são o Pico do Papagaio, Cachoeira da Pinga, Cacimba de João Neco, Engenho de São Pedro, ( produção de cachaça para quem curte uma boa cachaça artesanal e rapadura), Teleférico do SESC para ver a cidade de cima, o Prédio histórico do Cine Teatro Guarany, o Museu Cangaço de Triunfo, museu que conta a história da cidade e do cangaço que era presente no lugar.
A cidade fica distante 276 km de Caruaru e a 405 km de Recife, vale visitá-la após sua paradinha em Caruaru. A maneira mais rápida é de carro, porém existem linhas de ônibus até lá desde Recife ou Caruaru.
Onde ficar em Triunfo
- Hotéis conforto: Pousada Alpes, Pousada Calugi, Hotel Encanto do Sertão, Chácara Santa Teresa
- Hotéis econômicos: Hotel Portal do Triunfo, Hostel Pajeu
8. Garanhuns
Garanhuns é mais uma cidade do interior de Pernambuco que oferece temperaturas mais amenas. Cercada por montanhas e áreas verdes é conhecida também como a “Cidade das Flores”ou ” Suíça Pernambucana”. Seu Festival de inverno atrai muitos visitantes, o ambiente é tranquilo e muito pitoresco.
Alguns pontos turísticos para visitar em Garanhuns são: Parque Euclides Dourado, Relógio das Flores, o Mosteiro de São Bento, caminhadas pela natureza no Parque Ruber Van Der Linden, Vinícola Vale das Colinas. Sim, até vinícola no sertão Garanhuns tem!
A cidade fica a 230 km de distância de Recife, a forma mais rápida de chegar é de carro, mas também existem rotas regulares partindo de Recife pelas Viações, Gontijo e FlixBus.
Onde ficar em Garanhuns
- Hotéis luxo: Domo do Matto, Garanhuns Palace Hotel,
- Hotéis conforto: Ibis Styles Garanhuns, Suítes Domo do Matto, Hotel Place Jardin
- Hotéis econômicos: Apartamento Boavista, Flat Bugaylê
9. Bonito
A cidade de Bonito fica na região do agreste pernambucano, a 150 km de Recife. Não confunda com a xará Bonito de Mato Grosso do Sul! Apesar de que a Bonito pernambucana oferece atrativos similares.
Conhecida como a Terra das cachoeiras, o destino é excelente para os amantes do ecoturismo. Já havia pensado em encontrar cachoeiras em pleno sertão nordestino? Pois é, o Brasil é surpreendente mesmo. A pacata cidadezinha é perfeita para a prática de esportes como rapel, tirolesa, trilhas, escaladas e arvorismo no Bonito Ecoparque. Você pode além de desfrutar da natureza, passear pelas pacatas ruazinha com suas lojinhas de artesanato e restaurantes super charmosinhos.
Algumas cachoeiras imperdíveis de Bonito: Cachoeira Véu de Noiva (32 m de altura ), Cachoeira Barra azul e da pedra Redonda. Outro passeio bacana é o teleférico de Bonito que vai te oferecer paisagens espetaculares para você apreciar toda a beleza da natureza da região.
Não espere sofisticação por aqui, é tudo rústico e o luxo é exatamente esse!
Onde ficar em Bonito
Daremos as dicas de pousadinhas e hospedagens charmosinhas, só não espere luxo, mas certamente muito acolhimento e conforto. Veja só:
- Hotéis conforto: Pousada e Restaurante Alto da Serra, Bonito Plaza Hotel, Flat Completo do Rodeadouro
- Hotéis econômicos: Pousada do Gordo, Pousada Rural Estação Verde, Ap Flat 225
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelos lugares para conhecer em Pernambuco
As dúvidas na hora de pesquisar lugares para um roteiro de viagem sempre surgem. Sabendo disso, selecionamos as mais frequentes, comuns a todos os viajantes e já respondemos aqui embaixo. Quem sabe você já tenha a resposta de alguma dúvida que ainda possa ter? Confira.
Qual melhor lugar para conhecer em Pernambuco?
Bem, é muito relativo, mas Fernando de Noronha é o sonho dourado de muitos viajantes.
Qual a cidade mais bonita do interior de Pernambuco?
Para muitos, a cidade de Triunfo é a mais bonita do interior de Pernambuco.
Quais são as praias mais visitadas em Pernambuco?
Dentre as muitas praias espetaculares de Pernambuco, as mais procuradas são: Praia de Boa Viagem, Praia dos Carneiros, Muro Alto, Porto de Galinhas, Praia de Calhetas, Praia de Itamaracá e Praia de Catuama.
Qual melhor cidade para ficar em Pernambuco?
Vai depender se você prefere a praia ou o sertão. Pra ficar na praia, Recife como cidade grande é a principal. Agora, caso você prefira um lugar menor, Olinda ou Porto de Galinhas é a pedida. Lembrando que o carnaval de Olinda é um dos melhores do Brasil, caso pretenda viajar nessa época.
Já no interior de Pernambuco, para quem quer sossego, Triunfo ou Garanhuns cumprem bem o papel de proporcionar momentos relaxantes.
O que não deixar de fazer em Pernambuco?
Conhecer as praias do Carneiro, Muro Alto, Pontal de Maracaípe, Piscinas naturais de porto de Galinhas, Conhecer Recife antiga e o Centro Histórico de Olinda, Mosteiro de São Bento, Embaixada dos Bonecos Gigantes, Paço do Frevo.
Já no interior, não perca a oportunidade de conhecer Caruaru e sua tradicional feira e dependendo da época, também a Festa de São João mais famosa do mundo. As cidades de Triunfo, Garanhuns ou Bonito também, para ver um lado diferente de Pernambuco com temperaturas amenas, cachoeiras e muito verde.
Dicas para montar seu roteiro por Pernambuco
Pra montar um bom roteiro é necessário seguir algumas dicas de quem já tem mais prática. Sendo assim deixamos algumas dicas preciosas para facilitar suas pesquisas, confira.
Como chegar em Pernambuco
Para chegar até Pernambuco, a melhor opção é ir de avião até a capital. O maior e principal aeroporto do Estado é o de Recife (Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre). A partir dele você consegue se organizar para chegar em quase todas as cidades turísticas, incluindo as que falamos por aqui.
A partir do aeroporto uma das melhores maneiras para chegar no seu destino é alugando um carro ou contratando um serviço de transfer. Entretanto, para maior comodidade e economia, nós indicamos você alugar um carro para se deslocar para destinos como Olinda, Porto de Galinhas e o interior de Pernambuco.
#DicadaNanda: em nossas viagens quando é preciso alugar um carro, pesquisamos neste site, que compara locadoras e preços. Sempre tivemos excelentes resultados, vale experimentar!
Qual a melhor época para conhecer Pernambuco
Para quem quer muito sol e praia, o ideal é ir de setembro até fevereiro que é época de seca. Os meses de final de dezembro, janeiro, carnaval e julho são alta temporada, quando os preços sobem muito e tudo fica lotado. Já nos meses de março, abril, setembro e novembro os preços de hotéis e passagens ficam mais em conta e não há muito risco de chuvas.
Vai depender das suas preferências.
Como se locomover por Pernambuco
O carro é a melhor maneira de locomoção para quem quer autonomia e praticidade, além de ser mais rápido. Você pode também optar por contratar passeios bate volta ou até mesmo ir de ônibus para muitos destinos. Outra opção é o Uber ou táxi, porém sai caro.
Pronto para desbravar os lugares para conhecer em Pernambuco?
Depois dessas dicas, a gente espera ter ajudado você a se organizar e planejar a sua viagem para explorar Pernambuco. Conseguiu escolher para qual cidade ir? Difícil, né? Tudo tão lindo! Mas se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar nos comentários para a gente responder e caso você tenha mais alguma dica de destino pelo Estado, comenta aqui embaixo para a gente também! Vamos amar saber! Boa viagem!
Outros posts que você pode se interessar:
Encante-se por João Pessoa e pelas praias da Paraíba
Descubra porque vale a pena conhecer São Luis do Maranhão
Passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa
bom dia!achei muito interessante os lugares maravilhosos,mas e muita distancia entre esses cinco lugares?