A Baía de Ilha Grande é um dos meus destinos favoritos no litoral fluminense. Sempre que posso, faço as malas e vou para lá recarregar as energias. Em meio a quase 200 ilhas, a localidade conhecida como Vila do Abraão (Ilha Grande) é o melhor lugar para conhecer e se hospedar.

Por isso, preparei esse guia com todas as informações que você precisa para montar sua viagem. Vou te mostrar o que fazer, como chegar, onde comer, e onde se hospedar na Vila do Abraão.

Então continue sua leitura para descobrir tudo o que esse vilarejo mágico, pertinho do Rio de Janeiro, pode te oferecer!

Vila do Abraão (Ilha Grande): onde fica e como chegar

Localizada na chamada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, a Vila do Abraão fica em Ilha Grande, um distrito do município de Angra dos Reis. A Ilha é a maior do Rio de Janeiro e está entre as maiores do país.

E por estar em uma ilha, muita gente fica na dúvida de como ir para a Vila do Abraão, se é possível levar o carro até lá, entre outras dúvidas. Assim, anote essas informações importantes para planejar sua viagem.

Como chegar na Ilha Grande?

Para facilitar o seu planejamento, vamos sugerir aqui as melhores opções de chegada em Ilha Grande. Mas já adianto logo: você não conseguirá chegar na Ilha Grande com seu próprio carro, pois não é permitida a entrada de veículos na ilha (com exceção dos oficiais – caminhão do lixo e polícia).

Portanto, saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, há duas opções viáveis: carro+barco OU ônibus+barco.

Dito isto, são três opções de locais que oferecem saídas de barco para Ilha Grande são:

  • Mangaratiba: apenas um horário de embarque e apenas para Abraão. A viagem é mais longa!
  • Conceição de Jacareí: viagem mais curta para Abraão, principalmente para quem está saindo do Rio de Janeiro de carro. Há vários horários de embarque ao longo do dia e bons estacionamentos perto do píer de embarque.
  • Angra dos Reis: principal saída para a maioria das vilas de Ilha Grande. Além da Vila do Abraão, há barcos para Provetá, Aventureiro, Bananal, Araçatiba, entre outros. É a opção mais próxima para quem está saindo de São Paulo.

Para mais informações sobre o itinerário e horário dos barcos para Ilha Grande, clique aqui.

De carro

Se você vai ficar hospedado na vila principal da Ilha, a Vila do Abraão, sugiro dirigir até Conceição de Jacareí (aproximadamente 2h de viagem) e deixar o carro estacionado no Estacionamento Marcio Vista Mar. É o mais próximo do píer, onde você vai pegar o Flex Boat para chegar na Ilha. É importante reservar a sua vaga no estacionamento com antecedência, pois fica cheio, principalmente nos finais de semana!

Nós compramos o ingresso para o Flex Boat lá mesmo com o pessoal do estacionamento. Em 2021, o valor é R$180 ida e volta por pessoa, com duração de 20 minutos.

Telefone para contato: (21) 96461-3561 | (21) 98916-9222

De ônibus

Saindo do Rio, a viagem de ônibus até Angra dos Reis leva cerca de 3h e é operada pela viação Costa Verde. Já para quem sai de São Paulo, são 7h de estrada a bordo do Reunidas Paulista. Uma vez em Angra dos Reis, é necessário pegar um ônibus circular que parte a cada 5 minutos até o cais.

Vila do Abraão (Ilha Grande): como é a vila

O Arquipélago de Ilha Grande é formado por cerca de 200 ilhas e ilhotas, dentre as quais, Ilha Grande é a maior de todas. Com águas transparentes e natureza preservada, o local é um destino roots para quem quer ficar em contato com a natureza.

A porta de entrada para esse paraíso é a Vila do Abraão, o maior vilarejo da ilha. Podemos dizer que é o lugar onde tudo ocorre. Aqui você encontra as maiores opções de hospedagem, comércio e bons restaurantes. Tudo muito pertinho.

Somado a isso, da Vila do Abraão (Ilha Grande), partem passeios para outras áreas da ilha, além de trilhas para outras praias. Então se você quer aproveitar o melhor de Ilha Grande, certamente a Vila do Abrão é o melhor lugar.

vila do abraão
Chegada no píer da Vila do Abraão

Vila do Abraão (Ilha Grande): onde se hospedar

Sem dúvida, você irá encontrar na Vila do Abraão pousadas muito charmosas e com um charme rústico que deixa o ambiente bastante aconchegante. A seguir você verá ótimas opções de hospedagem que selecionei levando em consideração a melhor experiência possível.

– Pousada Naturalia

Em primeiro lugar, a Pousada Naturalia é uma com localização privilegiada. Localizada na Praia do Abraão, ela está conectada com a natureza e com vista deslumbrante do mar de Ilha Grande.

Ela é bem exclusiva, são apenas 12 quartos para hóspedes. Todos muito charmosos e com uma varandinha com vista para o mar e uma rede.

O atendimento da pousada é excelente e o café da manhã é bastante elogiado por hóspedes que já ficaram lá. Ah! A Naturalia ainda oferece um saboroso chá da tarde diariamente aos hóspedes.

pousada naturalia em ilha grande
Quarto super confortável e charmoso que ficamos hospedados na Pousada Naturalia!

> Clique para conferir o preço

– Pousada Rubi

Inaugurada em 2019, a Pousada Rubi é outra opção bem localizada na Vila do Abraão (Ilha Grande), de frente para o mar e próximo ao comércio da Vila.

Os quartos da pousada são clarinhos e arejados. Todos são equipados com ar-condicionado e com opção de vista para o jardim ou para o mar. Na área externa a pousada dispõe de hidromassagem, jardim e sauna para seu maior conforto.

pousada rubi ilha grande
A Pousada Rubi é uma das melhores pousadas pé na areia, bem pertinho do centro de Abraão! Foto: divulgação

Clique para conferir o preço

– Pousada Casablanca

Em seguida, a Pousada Casablanca é amor à primeira vista! Parecendo uma casinha de bonecas, ela é uma ótima opção de hospedagem bem no coração da Vila do Abraão.

Inclusive, um dos pontos positivos é que a pousada fica perto de tudo. Você consegue ir a pé, tranquilamente, para a praia na parte da manhã e à noite curtir os restaurantes da vila.

Os quartos são simples e sem grandes luxos, mas cumprem sua finalidade. Os banheiros foram reformados recentemente e são ótimos.

onde ficar no centro de abraão
Quarto charmoso e confortável na Pousada Casablanca! Foto: divulgação

> Clique para conferir o preço

– Pousada Togomogo

Para quem busca tranquilidade, a Pousada Togomago é a melhor. Localizada a 60m do mar, a pousada é simples e rústica, mas muito aconchegante.

A Togomago possui apenas 6 suítes exclusivas, garantido atendimento exclusivo ao hóspede. Todas as unidades são bem arejadas e com bastante luz natural. Alguns quartos possuem varanda e rede para relaxar no final da tarde

pousadas na ilha grande
Visual bonito da Pousada Togomogo | foto: divulgação

O café da manhã é repleto de delícias fresquinhas. E os donos da pousada estão sempre por perto para garantir que você se sinta em casa.

> Clique para conferir o preço


Quer mais dicas de Pousadas em Abraão? Você vai gostar de ler:
Pousadas na Vila do Abraão em Ilha Grande: as 15 opções mais charmosas e com boa localização


Vila do Abraão (Ilha Grande): o que fazer durante o dia

Durante o dia, não faltam opções de lazer na Vila do Abraão. Vou listar as melhores coisas para fazer por lá!

Passeios de barco na Ilha Grande

Em primeiro lugar, os passeios de barco são uma ótima forma de se conhecer as praias de Ilha Grande para quem não tem muito tempo, ou não quer percorrer as trilhas que ligam uma praia a outra. Existem diversas opções de passeios, em barcos, escunas e lanchas.

Em minha última viagem à Ilha Grande, quem cuidou do nosso passeio de barco foi a Lanchas Ilha Grande. Eles possuem diversos roteiros incríveis passando pelas melhores praias da ilha e arredores. Alguns roteiros super recomendados são o Meia Volta e o Volta à Ilha.

ilha grande rio de janeiro
foto: @brenomadeira

Trilhas para praias mais afastadas e cachoeiras

Os apaixonados por trekking vão adorar saber disso. Por toda a Ilha Grande existem diversas opções de trilha para explorar, das mais simples até as mais avançadas. Ao todo são mais de 100km que percorrem toda a ilha e muitas dessas trilhas partem justamente da Vila do Abraão.

Na verdade, existem 16 trilha oficiais, que juntas dão a volta completa em toda a ilha. As trilhas partem de três “troncos”, ou vilarejos base: Abraão, Bananal e Araçatiba. No geral, as trilhas são bem sinalizadas e algumas delas são tão utilizadas que parecem estradas já.

O tempo de deslocamento entre cada um dos troncos é de 1 dia, no máximo. Já o trajeto entre as praias dura cerca de 1h. A trilha mais extensa da ilha tem 9km e liga Dois Rios à Parnaioca.

parnaioca costa verde
A belíssima Praia Parnaioca, na Ilha Grande! Foto: @brenomadeira

Confira a lista das trilhas de Ilha Grande que partem da Vila do Abraão:

  • T01 – Circuito na Vila do Abraão: Considerada leve; com 4km de extensão; é bem legal para quem chega à ilha e quer explorar um pouco a região, passando pela Praia Preta, Lazareto e Aqueduto.
  • T10 – Abraão x Pouso: Trilha semipesada com 4,2km de extensão; passa pela Praia da Júlia, Mirante do Caminho de Palmas, Praia Brava de Palmas, Praia Grande das Palmas, Praia do Mangue e Praia do Pouso.
  • T13 – Abraão x Pico do Papagaio: Trilha pesada com 12km ida e volta; exige bom condicionamento físico.
  • T14 – Abraão x Dois Rios: Trilha pesada de 16,4km de extensão; com subidas e descidas acentuadas.
    – Praias da vila (praia do abraão, praia do canto, praia da julia…)

Ilha Grande é repleta de praias paradisíacas. Mas se você não tem muito tempo para percorrê-las, saiba que a região da Vila do Abraão possui praias ótimas para conhecer e aproveitar.

A praia da Vila do Abraão é a principal e por onde chegam os barcos com turistas. Não é muito indicada para o banho por causa dos barcos, mas é um lugar ótimo para caminhar, saborear petiscos nos bares e curtir o pôr-dol-sol.

Seguindo para a direita você chega até a Praia do Canto. Ela costuma ser bem tranquila e com águas calminhas. Por lá você encontra bons restaurantes para almoçar enquanto curte o dia na praia.

A partir da Praia do Canto você encontra uma trilha que leva até à Praia da Júlia. Ela é bem pequena, mas bastante procurada por turistas. As águas são bem gostosas e calmas. No entanto não é muita infraestrutura nessa praia, apenas uma lanchonete.

praia em abraão
Que tal alugar caiaque ou stand up na Praia da Julia?

Se você continuar pela trilha vai chegar à Praia da Bica. Sua faixa de areia é bem pequena e praticamente some quando a maré sobe. Não há nenhuma infraestrutura na praia.

Um pouco mais distante na trilha você chega na Praia da Crena. Ela também é acessível de táxi boat, caso você não queira andar até lá. A praia é uma graça, pequena, com águas calmas e de tons esverdeados. Há apenas uma pousada na praia com um restaurante aberto ao público.

Por fim, a Praia do Abraãozinho fica no final da trilha que sai da Praia da Crena e também é acessível por táxi boat. O visual dessa praia é sensacional e é ótima para passar o dia. O Bar Aperitivo possui boa estrutura e voc~e pode aproveitar o dia por lá.

Passear pelas lojinhas da vila

Ao contrário do que muitos pensam, a Vila do Abraão não é um local totalmente rústico. Nos últimos anos, um comércio bem legal tem surgido na vila.

Para fazer aquelas comprinhas básicas e lembrancinhas, recomendo percorrer a Rua Bouganville e a Rua da Praia. Por lá você encontra opções de lojinhas com camisetas, cangas, saídas de praias e biquínis. Já beirando a Praia do Abraão há uma feirinha de artesanato com diversas barraquinhas de moradores.


Quer mais dicas de o que fazer na Ilha Grande? Você vai gostar de ler:
Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


Vila do Abraão (Ilha Grande): os melhores restaurantes

Claro que em meio a tanta coisa o que fazer Vila do Abraão a fome vai bater. Por isso, é sempre bom conhecer as melhores indicações de restaurantes Vila do Abraão para saborear o que a ilha tem de melhor a oferecer.

– Para almoçar:

Não sei vocês, mas a hora do almoço é sagrada para mim. Nada melhor do que comer uma comidinha bem típica da região, principalmente em Ilha Grande, onde o forte são os frutos do mar. Dessa forma, veja nossas sugestões de restaurantes para almoçar na Vila do Abraão (Ilha Grande).

Restaurante Lua e Mar

Localizado na Rua da Praia, o Restaurante Lua e Mar serve o que há de melhor da culinária caiçara, além de saborosas opções de massas e carnes.

O ambiente é bem descontraído e conta com mesas tanto dentro do salão, como na área externa (com pé na areia). Os funcionários são muito simpáticos e oferecem boas sugestões caso você fique na dúvida em meio a tantas opções de da água na boca.

Aliás, os pratos são super bem servidos. Apesar dos preços não serem tão baixos, é possível dividir os pratos com outras pessoas, então acaba compensando. Dentre as opções do cardápio, recomendo os pastéis, Lula e Mar Grill, Badejo ao molho de maracujá e o Famoso Peixe com banana.

Os restaurantes pé na areia são os mais charmosos!

Casarão da Ilha

Com aparência de casa de pescadores, o Casarão da Ilha é um dos restaurantes mais tradicionais da Vila do Abraão. Ele fica na Rua da Praia e além de pratos serve ótimos drinks e ainda possui música ao vivo.

O restaurante possui ambiente rústico com paredes em tijolos aparentes, mostrando como eram feitas as construções caiçaras antigas. Há opções de mesas na área interna ou externa do estabelecimento.

A casquinha de Siri do Casarão da Ilha é fenomenal e você não pode deixar de experimentar! No cardápio você também encontra massas deliciosas, como o macarrão com molho de camarão. E para quem não gosta muito de frutos do mar, o restaurante oferece opções de PF com carne e frango, além de pizzas bem gostosas.

– Para jantar e tomar bons drinks

À noite, a Vila do Abraão também oferece ótimas opções de restaurantes. Conheça alguns deles.

Ateliê Cafeteria

Em minha última viagem à Ilha Grande tive a grata surpresa de descobrir o Ateliê Cafteria, um barzinho good vibes pé na areia com decoração bem diferente e preço que cabe no bolso.

No cardápio você encontra omeletes, sanduíches, crepes, bruschetas, pratos variados e bebidas diversas. Eu saboreei o crepe marguerita e ADOREI, para acompanhar um suco detox verde delicioso.

Os pratos são todos para uma pessoa, mas vem bastante comida. Minha dica é que você pegue uma mesa na areia.

onde comer na ilha grande
Ateliê Cafeteria, ótimo lugar para fazer um lanche ou tomar bons drinks à noite

Steak and Beach

Outro lugar super descolado em Vila Do Abraão é o Steak and Beach.  O bar fica na beira da praia com opções de mesas do lado de fora, o que acho super legal, principalmente para um happy hour.

No cardápio, boas variedades de frutos do mar, carnes, grelhados e drinks variados. Além disso, vegetarianos e intolerantes à glúten também possuem opções no cardápio. Para acompanhar os pratos e petiscos, nada melhor que um dos rótulos de cerveja artesanal que o Steak and Beach possui.

Destaque para alguns pratos que os visitantes elogiam, como o churrasco de frutos do mar, o atum com crosta de gergelim e a deliciosa picanha Steak and Beach.

– Super recomendados

Em minha última viagem à Vila do Abraão (Ilha Grande), nossos seguidores recomendaram diversos restaurantes na região. Claro que fui lá conferir e agora deixo algumas das indicações pra vocês! Aproveitando, acompanhe nossas viagens em tempo real pelo instagram @maladeaventuras.

Las Sorrentinas

O Las Sorrentinas é um restaurante que fica bem escondidinho na Vila do Abraão, mas que vale a pena ser conhecido. A casa é especializada em massas recheadas e suas caipirinhas são imperdíveis! O ambiente é rústico e bem agradável e arejado. As toalhas de mesa quadriculadas dão o tom de cantina italiana da casa.

Espaguetes, raviólis e muitos outros tipos de massa enchem o cardápio e os olhos na hora de escolher. De sobremesa, fica a sugestão do delicioso brownie com sorvete.

restaurante em abraão
O restaurante Sorrentinas é uma delícia! Massa caseira e super fresca, vale à pena conhecer!

Peixe na Brasa Ilha Grande

Localizado na Praia da Julia em meio à natureza, o restaurante Peixe na Brasa é especializado na clássica culinária caiçara. Aqui os sabores mais simples são elevados a um novo patamar e deixam a todos apaixonados.

O local é bem rústico, com mesas grandes de madeira e vista para o mar. A beleza do local é que tudo parece meio improvisado, como se estivéssemos comendo em um acampamento no meio da mata.

Ao invés de diversos pratos, o Peixe na Brasa funciona com um menu fechado. Ele custa R$160,00 por pessoa e é constituído de entrada, prato principal e sobremesa. Uma comida com gosto de simplicidade e muito saborosa, vale a pena experimentar!

Restaurante Dom Mario

Por fim, o Restaurante Dom Mario é um local bem legal para um jantar à dois. Considerado um dos melhores de Ilha Grande, o local conta com um ambiente acolhedor e uma equipe de primeira.


Os camarões da casa são sempre muito elogiados e grandes! A maioria dos pratos serve duas pessoas com facilidade. E não feche sua conta sem pedir a sobremesa mais famosa do restaurante à base de banana e sorvete.

Vila do Abraão (Ilha Grande): o que fazer à noite

Não há dúvidas que há muito para se ver em Ilha Grande durante o dia, mas depois que o sol se põe, o que fazer à noite Vila do Abraão?

Com muitos jovens, a noite na vila costuma ser agitada. Os restaurantes são uma boa opção para se divertir. Muitos oferecem música ao vivo, deixando o ambiente mais alegre e agradável.

o que fazer à noite na ilha grande
A vida noturna na Vila do Abraão é agitada!

Para quem curte baladas, a boate Aquário fica no canto direito da Praia do Abraão, no hostel de mesmo nome. Às segunda o reggae dita o tom da noite, já às quartas é o dia dos forrozeiros riscarem o salão. Outra opção badalada de casa noturna é a Casa de Shows Ipaum Guaçú que abre apenas sextas e sábados.

No entanto, quem gosta de um clima mais intimista, a sugestão fica por conta do passeio de barco ao luar até o Saco do Céu. Sem dúvida, o lugar é perfeito para ver o céu estrelado.

O que fazer com chuva na Ilha Grande

Antes de planejar sua viagem à Ilha Grande, não esqueça de checar a Vila do Abraão na previsão do tempo, já que a principal atração da região são as praias.

Por causa da localização geográfica e do clima, durante o verão os dias na Vila do Abraão com chuva são mais frequentes do que a gente gostaria. No entanto, a boa notícia é que ela costuma cair mais para o final da tarde, então ainda é possível aproveitar alguns passeios.

Se o tempo não colaborar, as trilhas não são uma boa opção de o que fazer em Abraão com chuva. Você também pode fazer passeios de barco por ilhas próximas, já que ao longo do dia um solzinho pode aparecer.

E claro, se não der para fazer nenhum passeio de natureza, escolha um bom restaurante para passar o tempo enquanto toma bons drinks!

Pronto para conhecer a Vila do Abraão em Ilha Grande?

Ilha Grande é um lugar surpreendente e apaixonante. Tenho certeza de que você também vai adorar o local. Se ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos responder o mais rápido possível.


Leia também:

Praia do Aventureiro: tudo sobre acampar em Aventureiro

5 praias maravilhosas na região da Costa Verde

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

O que fazer em Paraty: 20 passeios imperdíveis


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

1 resposta

  1. RECOMENDO POUSADA ARCO IRIS ILHA GRANDE PARA HOSPEDAGEM E PASSEIO, POUSADA COM LANCHA PRÓPRIA E A ÚNICA DA ILHA GRANDE COM CHECK OUT ATÉ ÀS 17 HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *