Sem dúvida, escolher uma boa agência pode fazer toda a diferença na sua experiência de viagem. E se você está pensando em conhecer esse destino único no Chile e ainda está na dúvida qual das agências de turismo no Atacama escolher, esse post é perfeito!

Fizemos um levantamento de como funciona o turismo na região e das melhores agências Atacama. Assim, ficará mais fácil tomar sua decisão.

Continue sua leitura para saber mais das empresas que organizam viagens para o deserto do Atacama.


Como funciona o turismo no Deserto do Atacama?

Com paisagens super diferentes, o deserto do Atacama é um destino surpreendente e que vem atraindo cada vez mais brasileiros. O turismo por lá é bem rústico e cheio de aventuras, então prepare-se para uma experiência sem igual. Você vai caminhar pelos salares, observar as montanhas coloridas e até escalar um vulcão.

passeios turísticos atacama
À caminho da Garganta Del Diablo! Foto: @nandahudson

Certamente, o Atacama é um lugar bem roots. Longas caminhadas embalam os passeios da região. Contudo, ao final você é sempre presenteado por uma visão espetacular do deserto. Para quem gosta de aventuras e de sair da zona de conforto, tenho certeza de que o Atacama vai te encantar.

Porém, por ser uma região onde o sinal de internet é praticamente inexistente, não recomendo que você se aventure pelo deserto sozinho. A melhor forma de explorar a região é com uma agência de turismo. Eles já conhecem bem as estradas, bem como os melhores horários para aproveitar cada atração.

É melhor contratar os passeios do Brasil ou chegando no Atacama?

Bom, na minha opinião é sempre melhor agendar seus passeios com antecedência, ainda mais na alta temporada. Dessa forma, você garante que vai conseguir fazer os passeios que quer!

Existem diversas agências de turismo Atacama no centrinho de San Pedro e você pode arriscar chegar lá e ir em uma delas para reservar seus passeios. Porém, a chance de você não conseguir vaga para o período da sua viagem é grande. Imagine só, deixar de conhecer um lugar que você quer muito por conta disso. Não vale a pena correr riscos desnecessários, né?

deserto do atacama
Não faltam paisagens impressionantes no Atacama! Foto: @nandahudson

Eu mesma acabei esquecendo de agendar com antecedência o passeio para as termas de Puritama e, dois dias antes, não consegui com nenhuma agência. Então, a melhor opção é já sair do Brasil com tudo agendado.

O que preciso saber antes de ir para o Deserto do Atacama?

Caso você esteja planejando fazer turismo Atacama, algumas dicas são essenciais. Fique atento aos aspectos que você lerá a seguir e evite perrengues durante a sua viagem.

01. Antecedência é fundamental

Antes de tudo, planejar sua viagem para o Atacama, bem como para qualquer outro destino no mundo, requer antecedência. Definitivamente, essa não é como uma viagem que você faz para alguma cidade vizinha a sua.

Deixar para cima da hora pode gerar problemas chatos, como preços mais caros de passagens, hotéis cheios e dificuldade de reservar lugares nas excursões. Por outro lado, quando você planeja tudo com antecedência pode acabar até conseguindo promoções bem interessantes.

02. Escolha bem a época do ano que você vai, pois vai influenciar em alguns passeios

Além de planejar sua viagem com antecedência, é importante saber que a época do ano pode influenciar bastante na sua viagem. Por exemplo, as estações intermediárias podem ser bem interessantes para explorar as belezas do Atacama. Durante a primavera e o outono o risco de pegar temperaturas extremas é bem menor.

Cabe ressaltar que durante o inverno, o frio intenso não é muito agradável. Somado a isso, tempestades de neve podem bloquear o acesso a algumas atrações turísticas.

Por outro lado, o verão coincide com a temporada de chuvas. E outro fator negativos são os termômetros nas alturas. Nessa época o protetor solar é um item indispensável.

03. Sinal de internet é ruim durante os passeios

De fato, dificilmente você conseguirá sinal de telefone ou internet durante os passeios. No entanto, acho que vale a pena adquirir um chip de internet para usar quando estiver no centro da cidade ou no hotel. Nesses lugares, a chance de conseguir sinal é bem maior.

Um chip que estou bastante acostumada a comprar é o do Viaje Conectado. Ele é compatível com todas as marcas de celulares e vem em diferentes tamanhos para destacar. Além disso, ele também é multi-operadoras. Dessa forma, é bem improvável que você fique na mão sem internet ali pelo centrinho de San Pedro do Atacama.

Você pode comprar seu chip no site do Viaje Conectado e recebê-lo em sua casa pelo correio. Quando chegar o dia da sua viagem, basta colocá-lo no celular e utilizar a internet normalmente. O chip para utilizar no Chile é o Outros Países e custa U$69,90. Aproveite e utilize nosso cupom MALADEAVENTURAS e garanta um descontinho de 10% no seu chip na hora de fechar o pedido.

Uma outra alternativa bem interessante é o eSIM da Airalo. Ele é um chip de dados virtual, ou seja, ele dispensa a necessidade de chip físico. Para adquirir o eSIM você deve baixar o aplicativo da Airalo, fazer o cadastro, escolher o chip que melhor te atende e pronto! Na hora de viajar você ativa o serviço e nem precisa retirar o chip da sua operadora usual.

A boa notícia é que nós também temos cupom de desconto na Airalo. Com o cupom MALADEAVENTURAS você ganha 10% de desconto no seu pedido.

04. Atenção na hora de montar a sua mala de viagem para o Atacama

Montar sua mala para uma viagem ao deserto do Atacama pode ser uma tarefa desafiadora. Contudo, a palavra-chave para não errar é estratégia! Antes de sair colocando tudo o que você tem no armário, pare e pense no que realmente é necessário levar. No Atacama, essa dica é ainda mais importante.

Invista em peças versáteis, já que as temperaturas no deserto variam bastante dentro de um mesmo dia. Não deixe o conforto de lado, já que em alguns passeios você vai andar bastante.

agências de turismo atacama confiáveis
Minha mala para o deserto do Atacama.

Confira a seguir uma lista com itens bem interessantes para incluir na sua mala de viagem para o Atacama:

  • Mochila de ataque para carregar seus pertences nos passeios. Assim sua mala fica no hotel e você vai para as atrações com mais liberdade.
  • Garrafa de água para manter a hidratação durante as excursões e aliviar a secura do clima.
  • Itens para se proteger do sol, tais como bonés, chapéus, protetor solar e óculos de sol.
  • Hidratantes, já que o clima extremamente seco faz muito mal para nossa pele.
  • Casaco corta vento, pois ele será um dos seus melhores amigos na viagem.
  • Roupas de banho, tendo em vista que é possível entrar na água em passeios como as Termas de Puritama e também se o hotel tiver piscina disponível.
  • Sapatos confortáveis para aguentar as longas caminhadas.

Leia também: O que levar para o Atacama: como arrumar a mala para o deserto


05. Reserve seus hotéis com antecedência

Caso você deseje se hospedar nas melhores acomodações de San Pedro, a antecedência também é fundamental. Muitas agências já incluem o hotel no pacote, o que facilita, mas se você tiver um hotel especial em mente, é bom consultar o quanto antes.

nayara alto atacama
A varanda do nosso quarto no incrível Nayara Alto Atacama! Foto: @nandahudson

Dica da Nanda: A região de San Pedro possui opções de hospedagem muito boas, incluindo resorts chiquérrimos. Para conhecê-los, leia nosso post de hotéis e pousadas no Atacama.


Como acertar na escolha da melhor agência de turismo no Atacama?

Eu sei que sempre bate aquela dúvida na hora de contratar os serviços de uma agência. A gente fica pensando se fez a escolha certa, não é mesmo? Mas existem algumas dicas que podemos seguir antes de fechar qualquer pacote. Confira a listinha a seguir e veja como acertar na hora da escolha:

  • Converse com amigos e familiares que já estiveram no destino se eles possuem alguma indicação de agência.
  • Procure em blogs de viagem e sites especializados se a agência que você está tratando já foi citada.
  • Confira os relatos de outros viajantes em Sites como TripAdvisor.
  • Veja se a empresa possui reclamações no Reclame Aqui e, caso haja, veja se eles resolveram o problema.
  • Não olhe apenas o site da agência, entre em contato diretamente com a equipe de vendas e faça todas as perguntas que desejar. Observe como será o tratamento reservado a você.

Se você seguir essas dicas, tenho certeza de que será mais fácil na hora de tomar uma decisão.


Melhores agências de turismo no Atacama: principais empresas que atuam no destino

Bom, agora chegou a hora de, finalmente, conhecer as agências de turismo Atacama mais recomendadas. Você também verá a seguir opiniões reais de pessoas que contrataram os serviços dessas empresas e compartilharam suas opiniões na página dessas agências Atacama TripAdvisor. Vamos lá!

– FlaviaBia Expediciones (testada pelo MDA!)

Dentre as melhores agências de turismo Atacama, a nossa escolha foi a FlaviaBia Expediciones e não temos o que reclamar. A FlaviaBia é uma agência de turismo criada por brasileiros que se encantaram pelo Chile e que querem levar muito brasileiros mais para explorar esse nosso vizinho da América do Sul.

Ela atua no Chile e na Bolívia, sendo que no Chile são organizadas excursões na Patagônia Chilena e no Atacama. Com seu bem-estar em mente, o diferencial dessa agência é que eles cuidam de cada detalhe para que sua experiência seja a melhor possível. Transporte, alimentação e hospedagem já estão inclusos em seu pacote.

flaviabia expediciones atacama
Almoço em um dos locais exclusivos da FlaviaBia Expediciones! Foto: @nandahudson

Os funcionários são excelentes, desde a equipe de vendas até os guias nos passeios. Aqui, a conexão humana e a responsabilidade social são valores bastante respeitados.

No TripAdvisor, a FlaviaBia Expediciones possui reputação impecável. Das 488 avaliações, 446 foram classificadas como excelentes e 20 como muito boas. Pelos relatos postados, percebemos que a empresa tem muito cuidado em oferecer a melhor experiência possível.

agências de turismo atacama flaviabia
Perfil de avaliações da agência FlaviaBia Expediciones no TripAdvisor.

Avaliação em destaque:

O Jorge Davo viajou com a FlaviaBia Expediciones Atacama em setembro de 2022 e publicou: “Atenção a todos os detalhes, guias super atenciosos e respostas rápidas. Cuidado com a experiência do cliente definem para mim o serviço da FlaviaBia. Super recomendo”.

Também muito satisfeito com sua viagem, o Flávio publicou sua opinião na página da empresa no TripAdvisor: “Agência é um espetáculo. Melhores horários pra chegar nos passeios sem aglomeração, refeições maravilhosas em paisagens incríveis, suporte para aproveitar ao máximo as atrações, enfim, tudo pensado nos mínimos detalhes. Destaque para nossa guia Mari com toda sua disposição e energia para tornar a jornada ainda melhor fazendo toda a diferença.”

Desconto especial para os nossos seguidores!

E como nossa parceria deu tão certo, o pessoal da FlaviaBia liberou um desconto especial para os nossos seguidores. Para garantir esse presente, basta preencher esse formulário que alguém da equipe irá entrar em contato com você para esclarecer as dúvidas.

    – Fui Gostei Trips

    Em seguida, a Fui Gostei Trips é outra agência que mostra a força dos brasileiros no Atacama. Criada por brasileiros que amam viajar e se encantaram pela região, a Fui Gostei Trips já levou mais de 4 mil brasileiros para realizar o sonho de conhecer o Atacama.

    Um diferencial da empresa é que todos os seus colaboradores já estiveram nos passeios vendidos. Então, eles sabem exatamente o que estão vendendo e são ótimos para tirar quaisquer dúvidas que podem surgir. Eles também organizam todos os detalhes, fazendo com que você fique tranquilo e apenas aproveite a viagem ao máximo.

    Não encontramos o perfil da agência no TripAdvisor, mas encontramos no Reclame Aqui. Pode-se observar que a agência possui 5 reclamações cadastradas em 3 anos, o que não é ruim. Mas o melhor de tudo é que a empresa prontamente respondeu todas as reclamações rapidamente, buscando resolver o problema.

    – Ayllu Atacama

    Por sua vez, a Ayllu Atacama é uma empresa fundada por chilenos, sediada em San Pedro do Atacama. Ayllu significa comunidade familiar no idioma local e a empresa se esforça para você se sinta parte de uma grande família em sua viagem.

    A empresa possui 15 anos de experiência no deserto do Atacama e seu foco é sempre no conforto e segurança dos turistas. Dentre os diferenciais da Ayllu Atacama temos:

    • Excursões em diferentes horários
    • Comida exclusiva
    • Guias super treinados
    • As informações podem ser passadas em português ou espanhol

    O interessante é que a Ayllu está sempre apoiando o desenvolvimento econômico e social da população da região. Além disso, a preocupação com o meio ambiente é uma constante da empresa.

    No TripAdvisor, a empresa conta com 263 avaliações, sendo 181 excelentes e 33 classificadas como muito boa.
    Dentre os relatos de viajantes, em outubro de 2022, o Roberto postou sobre sua experiência o seguinte relato “O Mike sempre ágil para resolver os tours e o Papito com energia e animação contagiantes para animar os passeios e explicar os detalhes do Atacama e seu povo”.

    melhores agências de turismo atacama
    Perfil da Ayllu no TripAdvisor.

    Avaliação em destaque:

    Também muito satisfeita com seus passeios, a Beatriz postou em julho de 2022 “Eu fiz dois passeios com a empresa no mês de julho e os guias eram super bons. Tiago ofereceu uma ótima assistência no pré e pós compra e nos acompanhou no primeiro passeio com Edwin e o Lucio que foram nossos guias. Eles ofereceram toda a assistência que precisávamos por causa da altitude e as refeições eram excelentes. Foi excelente!”

    – Sorbac Tours

    Com uma equipe jovem e cheia de vida, a Sorbac Tour é uma das agências de turismo Atacama criada por chilenos para oferecer a melhor experiência em seu país. Eles possuem um time muito preocupado com os detalhes, desde o veículo utilizado, passando pelo trajeto dos passeios até a comida servida nas excursões.

    Com passeios sempre em pequenos grupos, a Sorbac é ótima para quem deseja privacidade e roteiros únicos. Os guias são excelentes e muito alegres. Eles deixam a viagem muito mais agradável.

    Procurando no Tripadvisor, descobri que a Sorbac possui 493 avaliações. Desse total, 486 foram excelentes e 5 muito boas. Sem dúvida um excelente índice.

    agencias de turismo atacama
    Perfil da Sorbac Tours no TripAdvisor

    Avaliação em destaque:

    Em setembro de 2022 o João Pedro publicou a seguinte opinião: “Fomos eu e uma amiga para visitar San Pedro do Atacama e conhecer as maravilhas do deserto! Posso dizer com certeza que a incrível beleza natural do lugar foi muito melhor aproveitada devido a dedicação das pessoas da equipe! Todos muito receptivos, simpáticos e conhecedores da região. Nos levavam sempre com um carro particular super confortável. Nos locais do passeio (vale della luna, cordilheira de sal, lagunas de sal, geisers e subida ao vulcan lazca) fazíamos sempre um café da manhã delicioso, preparado por uma chef, com tudo que se pode imaginar (omelete, frutas, frios e um doce de leite inacreditável). Depois partimos para caminhar e conhecer a região, sempre com explicações muito interessantes sobre as formações geológicas e sítios históricos, que tornava toda a experiência incrível.”

    Também em setembro de 2022 a Giovana agradeceu a experiência e anexou em seu relato no TripAdvisor: “Eu e minha família fizemos diversos tours com a Sorbac, todos perfeitos! Os roteiros são bem planejados, os guias são muito receptivos, atenciosos e profissionais. Os cafés, os almoços e os lanches da tarde são maravilhosos. A Sorbac entrega uma viagem inesquecível, se importando com cada detalhe e com cada pessoa. A experiência no Atacam é realmente marcante e sinto que o motivo principal para isso é tê-la vivenciado com a Sorbac.”

    – La Ruta Madre

    Por fim, La Rutra Madre é uma agência Atacama formada por um grupo de brasileiros que decidiu começar sua própria empresa organizando experiências bem interessantes. Caso você seja do time que curte experiências fora da caixa, o La Ruta Madre vai te encantar.

    Para a empresa, o grupo da excursão é uma verdadeira família. Ah! E não espere acomodações 5 estrelas, pois o intuito das viagens do La Ruta Madre é mergulhar de cabeça na cultura local.

    Nós não encontramos o perfil do La Ruta Madre no TripAdvisor e nem no Reclame Aqui.


    Como escolher uma agência de turismo no Atacama?

    Existem diversas opções de agência de viagem Atacama, cada uma com seu estilo próprio. Mas na hora de escolher uma, é importante ter alguns pontos em mente.

    Salar de Atacama
    O Salar do Atacama é um passeio imperdível! Foto: @nandahudson

    Dica importante: Nem sempre as agências baratas no Atacama são as melhores. Tenha sempre a sua segurança em mente e procure relatos de quem já utilizou os serviços daquela empresa.

    01. Veículo utilizado

    Em primeiro lugar, preste atenção no tipo de veículo que a empresa oferece para realizar os passeios. Tendo em vista que alguns pontos turísticos são mais distantes e nem sempre a qualidade das estradas é boa, os veículos devem estar em boas condições.

    E não basta que o veículo seja confortável. Observe também se o condutor é experiente e se a empresa mantém a manutenção dos carros em dia. Certamente, isso passa mais segurança na hora de contratar o serviço

    02. Segurança

    Tão importante quanto o veículo utilizado pela empresa é a preocupação com a segurança dos turistas. Peça informações nas agências de turismo Atacama se nos passeios há kit de primeiros socorros e se os guias estão preparados para auxiliar caso alguém passe mal.


    Considerando que você estará em outro país, a segurança é um item primordial nos passeios.

    03. Guias certificados

    Sem dúvida, a presença de guias experientes e certificados faz toda a diferença na sua viagem. Os guias da minha viagem ao Atacama foram sensacionais e muito prestativos.

    Uma dica importante é conferir quais idiomas os guias falam, principalmente se você não fala espanhol.

    04. Número de Participantes

    Ninguém gosta de chegar em um ponto turístico e disputar espaço com um monte de gente, né? Pior ainda é estar em um transporte lotado de outros viajantes. Lembre-se de perguntar para sua agência de turismo San Pedro do Atacama se as excursões saem muito cheias.

    laguna cejar roteiro
    Breno “de boa na lagoa”. Nem parece que estava 9 graus a água, né? Foto: @nandahudson

    Eu particularmente prefiro passeios mais exclusivos e saber sobre a quantidade de participantes nos tours fez toda a diferença. Sem contar que alguns lugares só aceitam grupos menores.

    05. Alimentação

    Conforme disse anteriormente, diversos passeios são distantes de San Pedro do Atacama e podem levar metade de um dia, ou até mesmo um dia inteiro. Então, é sempre bom checar com a agência se eles fornecem alimentação aos turistas.

    Não esqueça que no deserto você não vai sair encontrando lojinhas de conveniência ou vendedores ambulantes nas atrações. Por isso, ter a alimentação inclusa no pacote é um diferencial importante na minha visão. Mas não esqueça de levar sua própria garrafinha de água na mochila. Ah! Caso você possua alguma restrição alimentar, comunique o fato à empresa, eu tenho certeza de que eles irão preparar algo para você.


    Quais são as agências baratas no Atacama?

    No geral, as agências de turismo Atacama são bem parecidas, inclusive nos preços. Elas costumam ser boas no que fazem e acho que o que vale é você entrar em contato e conversar com a equipe e ver com qual delas você se identifica mais.

    Levando em consideração que até os preços são parecidos, desconfie se alguma delas possuir valores muito discrepantes. Às vezes, o barato sai caro e você não quer ter problemas durante sua viagem, não é mesmo?


    Todas as agências de turismo Atacama oferecem café da manhã e almoço incluídos no pacote?

    Oferecer café da manhã e almoço é algo que normalmente está incluso nos pacotes das agências de turismo no Atacama. Ainda mais pelo fato de que muitos passeios são demorados.

    brunch passeio atacama
    Brunch especial da FlaviaBia Expediciones

    No caso da FlaviaBia que foi a agência que utilizamos, a comida estava sempre uma delícia! Tudo preparado com muito cuidado e carinho. Super recomendo!


    Qual agência de turismo no Atacama eu recomendo

    Sem dúvida, a agência de turismo Atacama que eu recomendo é a FlaviaBia Expediciones. Antes de entrar em contato com a agência eu fiz uma pesquisa minuciosa entre as opções disponíveis e cheguei à conclusão de que a FlaviaBia era a escolha certa.

    Como a gente procurar agências que ofereçam uma experiência de viagem diferenciada e que ofereçam maior conexão com a natureza, exclusividade e conforto, a FlaviaBia se mostrou bastante alinhada com o que procurávamos. Nós amamos a viagem. Fomos tratados com muito cuidado e respeito.

    O fato de os guias serem brasileiros fez diferença. Todos foram bastante divertidos e nos deixaram muito à vontade. Certamente se voltarmos ao Atacama entraremos em contato com a FlaviaBia novamente.

    lagunas escondidas
    Depois de um “mergulho” gelado, um roupão quentinho é super bem vindo! Foto: @nandahudson

    Inclusive, se você quiser saber todos os detalhes sobre como foi a nossa aventura no Atacama com a FlaviaBia Expediciones, aproveite para ler o post com a nossa experiência completa com agência no Atacama.


    Pronto para escolher qual é a melhor agência de turismo Atacama?

    E aí, já escolheu sua agência de turismo Atacama? Com nossas dicas, agora será mais fácil escolher a agência que melhor se encaixa no seu perfil. Mas se ainda ficou alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.


    Continue lendo sobre o Chile:

    Roteiro Atacama: o melhor do Atacama em 5, 7 ou 10 dias de viagem

    Pontos turísticos Deserto do Atacama: 15 lugares imperdíveis para conhecer no deserto mais seco do mundo

    Onde ficar em Santiago: 17 melhores hotéis e bairros para se hospedar

    Pontos turísticos Santiago: 19 lugares imperdíveis para conhecer na capital do Chile

    Onde ficar no Atacama 2022: as melhores opções

     


    OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
    Quem escreve | @nandahudson
    Quem escreve
    Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
    • Sobre
      Sobre o Mala de Aventuras
      Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
    • Organize a sua viagem!
      Descubra quais ferramentas nós e
      outros viajantes profissionais usamos
      para economizar nas viagens!
    • Nossos presets!

      Sua fotos incríveis com apenas um clique!
      Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

    • Posts em destaque
    • E-Book fotografia
      ebookMDA
    • Publicidade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *