O Deserto do Atacama estava na minha listinha de destino dos sonhos! Sempre me interessei pelas paisagens lindas que eu via por fotos de outros viajantes e queria ver aquilo tudo de perto. Mesmo com a expectativas lá no alto, o Atacama me surpreendeu demais!

Nesse artigo vou compartilhar com você tudo sobre o meu Roteiro no Atacama. Foram 10 dias de viagem, tempo que eu considero ideal para fazer todos os passeios com calma e aproveitar o centrinho de San Pedro. É claro que também listei as melhores dicas para te ajudar na organização da viagem e sugestões de roteiros que você pode adaptar para a quantidade de dias que tiver.

Continue lendo para descobrir as melhores dicas para a sua viagem pro Atacama!


Por que viajar para o Deserto do Atacama?

Para alguns pode até parecer estranho quando alguém diz que tem vontade de conhecer o deserto do Atacama. O que será que o deserto mais seco do mundo tem a oferecer? Na verdade, esse destino é surpreendente e você vai descobrir logo o porquê.

Na região do Deserto do Atacama você encontra as mais diversas paisagens, passando por salares, vulcões, formações rochosas, fontes termais e lagoas você descobre lugares em que a natureza foi extremamente generosa.

Cada vez mais procurado por turistas brasileiros, o Atacama foi a minha mais recente descoberta e eu AMEI explorar cada canto desse paraíso. Mas o que conhecer por lá? Será que há o que fazer 4 dias no Atacama? Qual a época ideal para viajar? Essas e outras perguntas irei responder logo em seguida!


Dicas para você montar seu roteiro para o deserto do Atacama

Se você deseja montar um roteiro perfeito, existem algumas coisas bem importantes para levar em conta na hora de montar seu roteiro Atacama. Antes de tudo, responda as perguntinhas abaixo e veja que tipo de viagem você procura:

  • Qual é o seu orçamento para essa viagem?
  • Quantos dias você terá para explorar o Atacama?
  • Em qual época do ano você deseja viajar?
  • Você prefere uma viagem mais devagar e relaxada, ou procurar ver o máximo de atrações possíveis do destino?
  • Qual o objetivo da sua viagem? É para celebrar alguma ocasião especial?

Agora você já tem mais condições de elaborar seu planejamento e tenho certeza que vai aproveitar muito sua viagem. Se ainda ficou alguma dúvida, sugiro que você dê uma olhada no nosso post com 10 dicas para montar seu roteiro de viagem.

deserto do atacama
Não faltam paisagens impressionantes no Atacama! Foto: @nandahudson

Qual é a melhor época para visitar o Atacama?

Sem dúvida, as melhores épocas para o seu roteiro Atacama são a primavera e o outono. Consideradas estações intermediárias, nesses períodos você não corre o risco de pegar as temperaturas extremas do verão ou inverno. Eu diria que outubro, novembro, abril e maio são ótimos meses para programar sua viagem. Aproveite um feriado prolongado e vá descobrir as belezas do deserto do Atacama!

Roteiro Atacama no inverno

Se você não pode ir em uma das épocas que eu sugeri acima, aqui vão algumas dicas para o seu roteiro Atacama no inverno. Em primeiro lugar, saiba que o frio intenso pode ser seu maior inimigo nesse período do ano.

Em julho, por exemplo, é comum tempestades de neve que deixam pontos inacessíveis. Frequentemente, temperaturas abaixo de zero obrigam o turista a levar muitos casacos e roupas de frio e alguns passeios chegam a serem interrompidos.

Eu viajei pro Atacama na segunda quinzena de Junho de 2022. Pegamos temperaturas bem baixas, tivemos que levar bastante casaco e roupas térmicas para o frio, mas demos a sorte de não pegar nenhum passeio fechado. Conseguimos aproveitar bastante e ainda vimos os vulcões com o seu topo branquinho, cheio de neve!

roteiro atacama inverno
Sim, você vai encontrar neve no deserto durante o inverno! Foto: @nandahudson

Roteiro Atacama no verão

Por outro lado, quem pensa em fazer um roteiro Atacama verão deve saber que essa é a temporada de chuvas na região. Pode parecer até estranho, mas é possível ter dias consecutivos de chuva! Outro fator que também pode atrapalhar é o calor intenso durante o dia. Não esqueça de passar bastante protetor solar e usar roupas que protejam o corpo do sol intenso.

É a melhor época para aproveitas as lagos, como a Laguna Cejar e as Lagunas Escondidas de Baltinache, que pussuem temperaturas baixíssimas! Então, em um dia de muito calor, fica até gostoso entrar na água a 9 graus, né?

Quantos dias ficar no Atacama?

Minha recomendação é que você reserve pelo menos 5 dias para seu roteiro Atacama. Ainda sim, você vai precisar acelerar um ou outro passeio. Leve em consideração que o deslocamento é longo e também que você vai precisar de um tempinho para se acostumar com a altitude de mais de 2.000m acima do nível do mar.

Como chegar no Deserto do Atacama?

Se prepare para algumas horas de viagem até chegar em San Pedro do Atacama, a cidade mais turística da região, onde a maioria dos turistas fazem base para conhecer o deserto! É lá que estão os hotéis, restaurantes e agências de turismo para você fechar os seus passeios.

san pedro de atacama
A rua Caracoles é a principal de San Pedro, onde estão bons restaurantes e lojinhas, além de ser um charme! Foto: @nandahudson

San Pedro do Atacama fica há 1h30 de Calama, a cidade mais próxima com aeroporto. Nosso trajeto foi: Rio de Janeiro > Santiago com a companhia aérea Latam. Compramos separadamente o trecho Santiago > Calama com a companhia aérea chilena low coast Sky Airlines. O trecho fica em torno de R$300 – R$500, mas lembre-se de incluir mala despachada caso precise.

Chegando em Calama, contratamos um transfer para nos levar até San Pedro. O trecho tem duração de 1h30, passando por uma estrada asfaltada que é mão e contra-mão.

Optamos pela empresa Transfer Pampa, que é super pontual! A van estava bem novinha e o motorista era ótimo. Você pode fazer a sua reserva diretamente no site.

Há a opção de pegar ônibus, táxi ou alugar um carro. Na minha opinião, o transfer é a melhor opção, com o melhor custo x benefício!

Como se locomover no Atacama

Para se locomover sem maiores riscos pelo deserto do Atacama, a melhor opção é fazer seus passeios com uma agência local. Como eles conhecem bem a região, já sabem como chegar em cada destino, evitando as estradas ruins e indo nos melhores horários. As agências de turismo do Atacama oferecem diversos passeios, sempre com transfer ida e volta do seu hotel.

Nós fizemos todos os nossos passeios com a FlaviaBia Expediciones, uma das agências mais confiáveis. Abaixo vou contar mais sobre a minha experiência!

Há também a possibilidade de alugar um carro e fazer os passeios por conta própria. Mas, considero essa uma opção mais perigosa, já que o sinal de internet por lá é praticamente inexistente e as estradas podem ser perigosas para quem não conhece.

Para se locomover no centrinho de San Pedro, você pode alugar um bike ou utilizar a bike do seu hotel, caso o mesmo ofereça. Há muitas opções de hotéis próximos da Rua Caracoles, onde estão os restaurantes e lojinhas e é super tranquilo de andar a pé. Há também táxi caso você precise!

Onde ficar no Atacama?

Sem dúvida, o centrinho de San Pedro do Atacama é um ponto estratégico para se hospedar. Existem diversas opções de hospedagem, incluindo algumas próximas a famosa Rua Caracoles, principal da cidade.

La Casa de Don Tomas combina localização estratégica com ótima infraestrutura. Os quartos são super confortáveis e o café da manhã do hotel é uma delícia, além de uma área externa aconchegante.

hotel bem localizado no atacama
La Casa de Don Tomás: hotel charmoso com ótimo custo benefício e boa localização! Foto: @nandahudson

Com quartos estilo chalé, o Hotel Desertica é um hotel com atmosfera aconchegante e atendimento de primeira. Por fim, o Hostal Mamatierra é perfeito para quem busca acomodações baratas. Os quartos podem ser privativos e em dormitórios, com banheiro privativo e cozinha aberta aos hóspedes.

E se você está em busca de uma experiência super diferenciada, com todo conforto e facilidades, indico demais o Nayara Alto Atacama, um resort all inclusive maravilhoso, com localização privilegiada. É uma experiência completa, já que a hospedagem inclui refeições, passeios e transfer. Ficamos 3 noites por lá e foi incrível!


Para conhecer mais opções de hospedagem no Atacama, não deixe de conferir:
15 acomodações para todos os gostos e bolsos no Atacama.


Como é a internet no Atacama

Por mais que o sinal de telefone e internet no deserto seja ruim, vale a pena adquirir um chip de internet para usar quando estiver no centro da cidade ou no hotel. Hoje em dia a gente já quer logo compartilhar com familiares e amigos nossas aventuras, então eu recomendo o chip da Viaje Conectado.

Além de ser compatível com todos os tipos de celulares, o chip da Viaje Conectado é multi-operadoras, então dificilmente você vai ficar na mão. O chip para utilizar no Chile é o Outros Países e custa U$69,90.

Inclusive, caso você opte por incluir alguns dias em Santiago no seu roteiro, poderá permanecer com o mesmo chip!

Você pode comprar na sua casa com antecedência que ele chega pelo correio. No dia que embarcar, basta colocá-lo no seu celular e sair utilizando a internet normalmente. Aproveite e utilize nosso cupom MALADEAVENTURAS e garanta um descontinho no seu chip.


Roteiro Atacama: quais são os principais passeios do Atacama?

Depois de ficar por dentro dessas dicas valiosas que acabei de passar, chegou a hora de conhecer os principais passeios no deserto do Atacama. Dessa forma fica fácil saber o que você não quer que fique de fora do seu roteiro!

01. Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

A visita a Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas está entre os principais passeios pelo Atacama. Em Piedras Rojas, formações rochosas de tons avermelhados chamam a atenção com a sua cor única. Elas possuem essa coloração por causa do solo rico em ferro que se oxida com o tempo.

Já as Lagunas Altiplânicas são duas, Miscanti e Miñiques. Elas parecem verdadeiros oásis no deserto. O tom azul da água é muito vivo e deixa o cenário ainda mais bonito e as fotos perfeitas!

roteiro atacama passeios
As paisagens coloridas de Piedras Rojas! Foto: @nandahudson

02. Magic Bus + Lagunas Escondidas

Outro passeio que pode ser feito no mesmo dia é o Magic Bus e as Lagunas Escondidas. O Magic Bus fica em El Vallecito e a história dele é bem curiosa. Esse ônibus fazia o trajeto Calama – San Pedro e um dia acabou quebrando no caminho. Como o reboque e conserto ficariam muito caros, o dono do ônibus preferiu abandonar o veículo por lá. Hoje ele é apenas uma sucata, mas todo mundo que visita o local não perde a chance de tirar uma foto com o icônico Magic Bus.

magic bus atacama
O famoso Magic Bus! Foto: @nandahudson

As Lagunas Escondidas são 7 no total e para conhecê-las você vai caminhando em uma passarela de madeira. Para quem curte água fria, saiba que é permitido entrar na água na primeira e na última lagoa. Cada lagoa possui uma beleza singular. Umas são grandes, já outras são pequenininhas.

lagunas escondidas atamaca
A cor da água é linda demais! Foto: @nandahudson

Eu não consegui encarar a água gelada de 9 graus. Do lado de fora estava no máximo 17 graus!! Mas o Breno, meu marido, encarou e não se arrependeu. Ficou lá curtindo a sensação deliciosa de não afundar, por conta do excesso de sal na água! É uma experiência incrível!

03. Passeio de bike na Garganta Del Diablo

Sem dúvida, o passeio até a Garganta Del Diablo é muito agradável e não pode ficar de fora do seu roteiro Atacama. E o melhor é que você pode fazê-lo por conta própria. Basta alugar uma bike no centro da cidade e pedalar até a entrada do parque. O trajeto até a portaria possui cerca de 3km.

Dentro do parque, a trilha principal tem 4km e logo na portaria você recebe todas as informações necessárias. O passeio é uma delícia e a paisagem surpreendente!

04. Geysers Del Tatio

Em seguida, o passeio aos Geysers Del Tatio é um dos melhores. Mas, para observar esse espetáculo da natureza, é preciso ter disposição para acordar cedo. Isso porque as agências buscam os turistas antes do sol nascer para levar ao local dos Geysers.

Geysers se formam em locais vulcânicos e os localizados no Atacama formam o terceiro maior campo geotérmico do planeta. Quando o sol começa a apontar no horizonte, você observa as colunas de vapor que sobem pelas fissuras no solo. A temperatura do vapor é muito alta e pode chegar a 85 graus e a 10m de altura. Lindo demais!!

geysers del tatio
Geysers Del Tatio, passeio imperdível no Atacama! Foto: @nandahudson

Algumas pessoas já pegaram temperaturas extremas, -25 graus!! Quando eu fui, estava -5 e, usando as camadas certas de roupa, não passei frio!

05. Salar do Atacama

O passeio ao Salar do Atacama é super indicado para entrar no seu roteiro Atacama no final da tarde. Durante a caminhada pelo Salar, o guia vai nos contando diversas curiosidades sobre a região.

A Laguna Chaxa é um belo ponto de fotos. Lá é o lar de diversos flamingos e é lindo observá-los soltos na natureza.

Salar de Atacama
O Salar do Atacama é um passeio imperdível! Foto: @nandahudson

06. Vale do Arco Íris

Para quem não conhece, o Vale do Arco íris é um local com várias montanhas coloridas que surpreendem os visitantes. Durante o passeio você observa as montanhas em tons de verde, laranja e marrom. A combinação de cores é fruto dos metais presentes no solo.

roteiro atacama passeios
As montanhas coloridas do Vale do Arco íris! Foto: @nandahudson

Os guias locais recomendam fazer ir ao Vale do Arco íris de manhã. Nesse horário a incidência de sol é melhor. Com isso, tenha certeza de que as fotos ficarão ainda mais bonitas.

07. Termas de Puritama

Seu roteiro Atacama não estará completo sem conhecer as Termas Puritama. O local possui fontes termais de águas medicinais! É uma delícia, principalmente após mergulhar em lagoas congelantes.

O acesso até o local das termas é tranquilo e as agências costumam oferecem apenas o transfer até lá, mas a FlaviaBia Expediciones, agência que fechamos todos os nossos passeios, oferece um tour vip, com direito a massagista para fazer massagens dentro das termas. Incrível né?

O local dos poços é bem organizado. Relaxar nas águas termais é maravilhoso e você não quer sair de lá.

08. Sunset com Lhamas

Esse passeio é exclusivo da agência FlaviaBia Expediciones, com quem fiz quase todos os passeios nessa viagem. É feito no final da tarde e é super interessante, um passeio mais cultural. O guia nos leva até uma fazendinha de lhamas, onde o criador delas conta várias curiosidades sobre elas.

É lindo de ver, já que ele considera as lhamas como suas filhas. Depois, ele empresta uma lhama pra cada um do grupo e vamos dar um passeio com elas por uma duna, enquanto o sol se põe.

passeio com lhamas atacama
Um dos passeios mais fofos!! Adorei passear com a lhama Láscar! Foto: @nandahudson

É um passeio mais tranquilo e super fofo! Vale inserir no seu roteiro!

09. Laguna Cejar

Outra lagoa onde é possível entrar e que você deve inserir no seu roteiro! Por conta da enorme concentração de sal na água, a gente não consegue afundar nessas lagoas, o que deixa a experiência ainda mais incrível.

A Laguna Cejar está de frente para o Vulcão Licancabur, ou seja, a paisagem é surreal! É um passeio rápido, de meio período, então você pode fazer junto com algum outro para aproveitar bem o dia!

laguna cejar roteiro
Breno “de boa na lagoa”. Nem parece que estava 9 graus a água, né? Foto: @nandahudson

10. Tour Astronômico

Sabe qual é o melhor lugar do mundo para observar o céu? O Atacama! Então não é à toa que o tour astronômico é um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam o deserto mais árido do mundo.

E isso acontece por causa do clima, que é muito seco e com baixa umidade. É realmente um espetáculo e você não pode deixar de incluir esse passeio noturno no seu roteiro.

tour astronomico atacama
O Tour Astronômico é imperdível! Foto: @nandahudson

FlaviaBia Expediciones: a melhor agência de turismo do Atacama

Quem acompanha as nossas viagens aqui no site e no Instagram @maladeaventuras, já sabe que sempre buscamos roteiros e passeios fora do comum. Gostamos de ir em busca daquela experiência diferenciada, com maior conexão com a natureza, exclusividade e conforto.

Durante as minhas buscas para decidir com qual agência fazer os principais passeios do Atacama, encontrei a FlaviaBia Expediciones e não tive dúvidas: a agência oferece tudo o que a gente procura, além de ser uma das mais renomadas da região.

FlaviaBia Expediciones é uma agência de turismo e tour operador. No Chile, eles atuam na Patagônia Chilena e Atacama. Na Bolívia oferecemos visitas ao Salar de Uyuni.

O grande diferencial é que eles desenvolvem e comercializam suas próprias experiências, incluindo transporte, alimentação e até hospedagem.

flaviabia expediciones atacama
Almoço em um dos locais exclusivos da FlaviaBia Expediciones! Foto: @nandahudson

Eles oferecem tours para os principais atrativos da região, como Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas, Lagunas Escondidas de Baltinache, Geysers Del Tatio, Vallecito, Salar do Atacama… sempre com um toque especial.


Os passeios de dia todo, com café da manhã e almoço incluído foram os meus preferidos. A comida estava sempre deliciosa, tudo preparado com carinho pela equipe FlaviaBia. Destaque para as sobremesas: o doce de leite caseiro, as tortinhas de morango, o bombom de morango com chocolate branco… Só de lembrar dá água na boca!

Além disso, eles oferecem também os tours para quem curte fazer trekking! Já pensou em subir um vulcão ativo? O Vulcão Láscar é uma aventura e tanto, que pode ser realizada junto com os guias super profissionais da empresa.

Os grandes diferenciais da FlaviaBia Expediciones são:

  • Atendimento humanizado
  • Veículos selecionados
  • Número de passageiros limitado
  • Guias certificados
  • Rotas e horários alternativos
  • Equipamentos de segurança
  • Seguro passageiro por assento em veículos

E preciso destacar os guias, que geralmente são brasileiros e deixam o passeio muito divertido, interativo e informativo. Nossos guias foram o Ramon e a Mari, brasileiros queridíssimos que também se apaixonaram pelo Atacama e decidiram fazer a vida por lá.

Fica aqui a minha dica de melhor agência de turismo para você fazer os passeios no Deserto do Atacama. Nossa experiência foi maravilhosa!

brunch passeio atacama
Brunch especial da FlaviaBia Expediciones

Seguidores do Mala de Aventuras tem desconto nos tours da FlaviaBia Expediciones!

Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações e valores sobre os passeios. Seguidores do Mala de Aventuras tem um desconto especial, é só preencher com seus dados para receber!


    Roteiro Atacama: opções para 5, 7 ou 9 dias de viagem

    Agora que você já teve um panorama geral sobre como é planejar uma viagem para o Atacama, chegou a hora de ler algumas opções de roteiro! Mas, já adianto: você vai ficar com gostinho de quero mais! Eu fiquei 10 dias e mesmo assim, teria ficado mais tempo para aproveitar o centrinho de San Pedro, passar um dia inteiro relaxando em um bom hotel e claro, conhecer mais paisagens incríveis do deserto.

    É uma viagem linda demais, com paisagens únicas e uma vibe sem igual!

    Meu roteiro de 10 dias no Atacama

    Começando pelo meu roteiro de 10 dias, que considero ter sido um ótimo tempo para aclimatar, fazer os passeios principais com calma e passear bastante da Rua Caracoles, a principal de San Pedro. É claro que fiquei com vontade de ficar mais tempo, já que faltam alguns passeios na lista, mas, foi tempo suficiente para aproveitar bastante!!

    Dia 01: chegada em San Pedro do Atacama pela manhã. Fizemos check-in no Hotel Don Tomas e logo saímos para almoçar e passear pelas ruas principais. Esse dia foi mais tranquilo para aclimatar e descansar dos vôos que pegamos de madrugada.

    Dia 02: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânticas. Fizemos esse tour de dia todo com a FlaviaBia Expediciones. O café da manhã e almoço estavam incluídos e foi um dos melhores passeios que fizemos. Cada paisagem única! Voltamos para o hotel e saímos à noite para jantar no centro.

    Dia 03: Magic Bus + Lagunas Escondidas de Baltinache. Mais um tour super especial e completo com a FlaviaBia. Saímos bem cedinho e, após a primeira pausa para o café da manhã, seguimos para o Vallecito, onde fica o famoso Magic Bus, cenário perfeito para fotos! Depois, com o sol já bem quente, fomos conhecer as Lagunas Escondidas. Um passeio incrível que não pode faltar no seu roteiro!! Voltamos para o hotel por volta das 15h, descansamos e saímos novamente para jantar no centro, que é super animado e cheio de lojinhas!

    atacama roteiro 10 dias
    10 dias é o tempo ideal para conhecer com calma os principais passeios do Atacama! Foto @nandahudson

    Dia 04: Trocamos de hotel e fomos para o incrível Nayara Alto Atacama, um resort de luxo no meio do Deserto. Escolhemos esse hotel para comemorar o nosso aniversário de casamento, então, esses 3 dias de hospedagem foram mais tranquilos e super especiais.

    Estávamos com o pacote full, incluindo passeios, e escolhemos alguns tours para fazer com o hotel mesmo. No primeiro dia já optamos por conhecer a Laguna Cejar, que também pode entrar e tem uma vista linda para o vulcão Licancabur. À noite, aproveitamos para jantar com calma e curtir o hotel.

    Dia 05: Geysers Del Tatio: um dos passeios que eu estava mais ansiosa para fazer! O passeio começa antes do amanhecer. O ideal é estarmos nos Geysers um pouco antes do sol nascer, quando está beeeem frio, e a temperatura baixa faz com que o vapor da água quente que sai da terra fique ainda mais intenso.

    Fizemos o passeio com o guia do hotel mesmo e foi super legal, com direito a um café da manhã no meio da neve! Na parte da tarde, fomos ver o pôr do sol no Vallecito, uma vista linda, imperdível.

    Dia 06: Vale do Arco Íris na parte da manhã! Esse passeio foi bem rapidinho e super legal, recomendo! Depois, curtimos bastante o hotel, que tem piscina aquecida, jacuzzi, spa… uma área externa deliciosa. E, à noite, fomos fazer o Tour Astronômico, que aconteceu em uma montanha próxima do Nayara Alto Atacama. A experiência foi incrível do início ao fim.

    Dia 07: Mudança de hotel! Fomos para o terceiro hotel da viagem, o Hotel Cumbres. Ele é mais afastado do centro, então usamos bastante as bikes que eles disponibilizam para os hóspedes. Nesse dia, fizemos o passeio para o Salar do Atacama, com a FlaviaBia Expediciones.

    É um passeio de final de tarde, super interessante e bonito. Vimos flamingos na Laguna Chaxa e aprendemos mais sobre o deserto com a guia Mari, que contou várias histórias e curiosidades. Finalizamos o dia com um brunch delicioso no pôr do sol.

    Dia 08: Trash the Dress, sessão de fotos de casamento no meio do deserto! Sim, isso aconteceu e vou aproveitar para deixar essa super dica aqui pra você. Essa viagem foi a comemoração do meu primeiro ano de casamento com o Breno.

    E, por coincidência, o Ramon Guerrieri, que é guia e fotógrafo, nos convidou para fazer uma sessão de fotos bem especial no Vallecito, no amanhecer. É claro que topamos! Ele conseguiu vestido de noiva e acessórios para deixar as fotos bem legais, e foi uma experiência incrível.

    ensaio casamento atacama
    O Fotógrafo Ramon Guerrieri arrasou na nossa sessão de fotos!

    Então, se você está indo pro Atacama passar lua de mel, comemorar aniversário de casamento ou simplesmente quer eternizar o momento com fotos bem lindas, entre em contato com o Ramon. Gostamos muito do trabalho dele e recomendo demais!!

    Na parte da tarde, fomos passear com as lhamas! Eu amoo as lhamas, acho elas super fofas e únicas! Esse passeio se chama Sunset com Lhamas e é exclusivo da FlaviaBia Expediciones. Finalizamos o dia com mais um brunch delicioso e um pôr do sol lindíssimo!

    Dia 09: Nosso penúltimo dia foi super especial: enquanto o Breno foi subir um vulcão inativo, o Cerro Toco, eu peguei a bike e pedalei até a Garganta Del Diablo, o único passeio que é bem tranquilo de você fazer por conta própria, sem guia. Pedalei uns 12km ida e volta, e passei por paisagens liindas. Vale a pena separar uma manhã ou uma tarde para esse passeio.

    Dia 10: dia de ir embora! Ainda aproveitamos a manhã para fazer as últimas compras no Mercado de Artesanatos, que fica na praça principal de San Pedro e almoçamos no Jardin Meraki para nos despedir desse vilarejo charmoso e cheio de energia! Atacama, em breve eu volto!

    Roteiro de 5 dias Atacama

    Alguns leitores nos perguntaram se seria possível fazer um roteiro para o Atacama em 3 dias. Mas, além de ser pouco tempo, não recomendamos por conta do deslocamento – você perde praticamente um dia inteiro para chegar e para ir embora. Além disso, é pouco período de aclimatação para você fazer os passeios de maior altitude, como Piedras Rojas e os Geysers.

    Então, recomendo pelo menos um roteiro de 5 dias no Atacama. Veja aqui uma boa opção!

    Dia 01: Chegada em San Pedro e passeio de bike na Garganta del Diablo
    Dia 02: Passeio para Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
    Dia 03: Passeio ao Magic Bus e Lagunas Escondidas
    Dia 04: Geysers Del Tatio
    Dia 05: Termas de Puritama e retorno para Santiago

    Roteiro de 7 dias Atacama

    Se você tem dois dias a mais, vai poder aproveitar mais da região e ainda conhecer alguns outros pontos que não citamos aqui. Confira esse roteiro Atacama 7 dias:

    Dia 01: Chegada em San Pedro e descanso no hotel para aclimatar.
    Dia 02: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
    Dia 03: Passeio ao Magic Bus e Lagunas Escondidas
    Dia 04: Geysers Del Tatio + tarde livre para passear no centrinho de San Pedro
    Dia 05: Termas de Puritama e passeio de bike na Garganta del Diablo.
    Dia 06: Lagunas Cejar e Tour Astronômico.
    Dia 07: Passeio pelo centrinho de San Pedro e retorno para casa.


    melhor roteiro atacama
    Prepare-se para passar por estradas de tirar o fôelgo! Foto: @brenomadeira

    Roteiro Atacama e Uyuni 7 dias

    Há quem decida incluir também o Salar de Uyuni, na Bolívia, em um roteiro Atacama. Nesse caso, na hora de montar seu roteiro Atacama e Salar Uyuni, procure incluir 48h de aclimatação por conta da altitude. Isso vai fazer toda a diferença para sua saúde e seu passeio.

    O tour para o Salar de Uyuni tem duração de 3 dias, já que a distância é longa até lá. Várias agências oferecem o pacote fechado e eu recomendo muito que você entre em contato com a FlaviaBia Expediciones para ter uma experiência diferenciada e sem perrengues!

    Dia 01: Chegada em San Pedro e passeio no centrinho da cidade.
    Dia 02: Magic Bus + Lagunas Escondidas
    Dia 03: Tour por Uyuni
    Dia 04: Tour por Uyuni
    Dia 05: Tour por Uyuni e retorno a San Pedro.
    Dia 06: Manhã livre + Salar do Atacama à tarde
    Dia 07: Termas de Puritama + retorno

    Roteiro Atacama e Santiago 10 dias

    Por fim, já que a maioria dos voos que saem do Brasil chegam em Santiago, que tal aproveitar e conhecer a capital chilena? Confira nossa sugestão de roteiro Atacama 10 dias com Santiago incluso:

    Dia 01: Chegada em Santiago. Aproveite para almoçar ou jantar no Restaurante Giratório, com vista 360 da cidade!
    Dia 02: Vinícola Concha y Toro – passeio de meio dia, super indicado para quem curte vinhos. Você pode combinar com um passeio pelo Parque Arauco, um shopping incrível e cheio de bons restaurantes em Santiago.
    Dia 03: Vôo Santiago x Calama + transfer até San Pedro. Aproveite para passear pelo centrinho.
    Dia 04: Magic Bus + Lagunas Escondidas de Baltinache
    Dia 05: Laguna Cejar + Sunset com Lhamas
    Dia 06: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
    Dia 07: Valle Do Arco Íris + Tour Astronômico
    Dia 08: Geysers Del Tatio
    Dia 09: Termas de Puritama + Bike até a Garganta Del Diablo
    Dia 10: Retorno para o Brasil

    Seguro Viagem para o Chile

    Embora o seguro-viagem para o Chile não seja mais obrigatório, ele é sempre muito recomendado, inclusive pelas autoridades do país. Ainda mais levando em conta que os atendimentos médicos no Chile são todos particulares. É melhor pagar um seguro e evitar dores de cabeça indesejadas.

    Sempre que viajamos para fora do Brasil, a Seguros Promo nos oferece os melhores preços quando o assunto é seguro-viagem. Para comprar o seu é muito fácil, basta entrar no site da Seguros Promo e pesquisar para ver qual seguro atende melhor ao seu tipo de viagem. Não esqueça de utilizar a ferramenta de comparação das apólices, pois fica mais fácil de ver as nuances de cada uma.

    Aproveite para ler:


    Pronto para viajar para o Atacama?

    E ai, pronto para montar seu roteiro Atacama? Com as dicas desse post vai ser muito mais fácil estruturar sua viagem. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.


    Aproveite para ler também:

    Pontos turísticos Deserto do Atacama: 15 lugares imperdíveis para conhecer no deserto mais seco do mundo

    Onde ficar no Atacama 2022: as melhores opções 

    FlaviaBia Expediciones é uma boa agência no Atacama? Confira nossa experiência e de outros viajantes no Tripadvisor e Reclame Aqui


    OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
    Quem escreve | @nandahudson
    Quem escreve
    Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *