Está planejando uma viagem pelo Leste Europeu? Aqui você vai encontrar dicas para montar um roteiro de 10 dias, passando por 3 países e 4 cidades diferentes: Berlim, Dresden, Praga e Budapeste.
O Leste Europeu é um excelente destino para quem quer viajar para a Europa sem gastar muito – cidades como Praga e Budapeste apresentam ótimo custo x benefício. Por lá você vai encontrar uma cultura muito diferente da nossa, vai encontrar locais históricos, paisagens lindas e uma gastronomia diferenciada.
Comprando a passagem
Em Agosto de 2016 rolou uma promoção de passagens para a Europa – eram vários destinos com ótimos preços. Eu já havia conhecido algumas cidades mais “comuns” na minha primeira eurotrip, como Paris, Amsterdam, Barcelona e Madrid. Dessa vez, com a intenção de gastar menos e conhecer lugares diferentes, decidimos explorar o leste da Europa.
Conseguimos encontrar a passagem Rio x Berlim / Budapeste x Rio pelo mesmo valor da promoção – R$1.500 com taxas! Achei o valor incrível, e melhor ainda poder chegar por um país e sair por outro, deixando o nosso trajeto mais fácil e evitando perder dias de viagem.
Roteiro pelo Leste Europeu
Com as passagens compradas, começamos a desenhar o roteiro. Berlim e Budapeste já estavam definidos, mas queríamos incluir também Praga e Dresden – a segunda, dica dos meus sogros, que estiveram lá e adoraram.
Separamos 3 dias para explorar cada cidade e apenas um para Dresden, que é uma cidade bem pequenininha e viável de conhecer em pouco tempo. No final, o nosso roteiro ficou assim:
DIA 1 – Rio x Berlim
DIA 2 – Berlim
DIA 3 – Berlim
DIA 4 – Dresden
DIA 5 – Praga
DIA 6 – Praga
DIA 7 – Praga
DIA 8 – Budapeste
DIA 9 – Budapeste
DIA 10 -Budapeste x Rio
Achamos que aproveitamos bem o tempo que tínhamos – ficamos o suficiente para conhecer um pouco de cada cidade e, mesmo assim, riscamos três países da nossa lista.
Como se locomover
Uma grande vantagem desse roteiro é que é SUPER viável fazer todos os trechos de trem. E nada mais prático do que não ter que se preocupar em pegar vôos, né? Pra mim, a melhor forma de viajar pela Europa é assim, de trem <3
Achamos melhor não comprar o passe (Eurail) e nem reservar com antecedência, pois na última viagem do Breno (meu namorado) para a Europa, ele viu que era muito mais em conta e mais fácil fazer as reservas na própria estação de trem.
A dica é: assim que você chegar em uma cidade, vá até a estação e faça a reserva para o seu próximo destino. (Exemplo: quando chegamos em Praga, procuramos o balcão de vendas e compramos as passagens para Budapeste, que seriam dali a três dias).
Abaixo, os trechos que fizemos de trem pelo Leste Europeu com a duração da viagem e o valor aproximado (sou uma péssima blogueira e esqueci de anotar os valores!)
Berlim > Dresden | 1h50 | 20 euros
Dresden > Praga | 2h20 | 25 euros
Praga > Budapeste | 6h30 | 30 – 50 euros
O trecho mais longo foi o último, de Praga para Budapeste. Ficamos na dúvida se não seria melhor ir de avião, para não perder tanto tempo, mas ao comparar vimos que saía muito mais em conta o valor da passagem e não perderíamos tantas horas assim, já que temos que estar 1h antes do vôo no aeroporto, é sempre mais distante do centro da cidade (ou seja, gastaríamos dinheiro com locomoção) e ainda tem o tempo de retirar as malas e sair do aeroporto no destino final.
Pegamos o trem bem cedinho, às 6h. Dormimos uma boa parte da viagem e no início da tarde já estávamos chegando em Budapeste.
Roteiro Leste Europeu: os principais passeios
Abaixo, compartilho com você os principais passeios em cada dia da minha viagem pelo Leste Europeu. Espero que vocês gostem das dicas e se inspirem para planejar a viagem de vocês! <3
-
3 dias em Berlim
Dia 1 – Cervejaria Brauhaus
Chegamos tarde em Berlim, então só tivemos a noite do primeiro dia. Fomos na Cervejaria Brauhaus, que fica no centro da cidade e adoramos. Experimentamos diversas cervejas artesanais, comemos comidas típicas e então caiu a ficha de que muita coisa boa nos esperava nessa viagem – começando pela gastronomia!
Dia 2 – Tiergarten, Portão de Brandenburgo, Alexander Platz
O Tiergarten Park é o “pulmão” de Berlim, com 210 hectares. Aproveitamos a manhã para caminhar pelo parque e observar lindos cisnes, árvores e lagos, apesar do frio congelante.
Na parte da tarde aproveitamos para fazer um Free Walking Tour, passando por diversos pontos turísticos: Universidade Humboldt, Museu Histórico de Berlim, Catedral de Berlim, Parlamento Alemão, CheckPoint Charlie e Portão de Brandemburgo.
À noite fomos na Alexander Platz, a praça mais conhecida de Berlim. Ali estão muitas lojas, restaurantes e ambulantes vendendo o famoso pão com linguiça! Era Novembro, então a praça estava tomada pelas barraquinhas de Natal!
Dia 3 – East Side Gallery, Topografia do Terror, Potsdamer Platz
No terceiro dia, fomos pela manhã até o East Side Gallery, a maior galeria a céu aberto do mundo! São 2km do Muro de Berlim que ainda estão de pé por ali, e serviram de “tela” para ótimos grafites. Também visitamos o Museu do Muro de Berlim, que fica ali perto, e adoramos entender melhor a história.
Seguimos para a Topografia do Terror, um memorial onde era a antiga sede da polícia Nazista. Por último, fomos na Potsdamer Platz, outra praça super movimentada da cidade, cheia de prédios, lojas e opções de lazer, como restaurantes, cinema e casino.
- Em Berlim nos hospedamos no Novotel Tiergarten e no The Circus Hostel.
- Anota aí alguns ótimos restaurantes que conhecemos por lá: Burgermeister (hamburgueria), Schultheist (especializado em frangos – é muito bom!) e Standige Vertretung (comidas típicas).
-
1 dia em Dresden
Dresden é uma cidade super pequenininha, que dá para ser explorada em um dia. Passeamos a pé e passamos pelos seus principais pontos turísticos.
A cidade é realmente fofa e com um ar medieval. Adorei o “Furztenzug“, um enorme muro de azuleijos e também a Igreja de Nossa Senhora, que é maravilhosa por dentro.
Tem muitos outros prédios históricos, mas como tínhamos pouco tempo, não quisemos fazer visitação, ficamos apenas caminhando e observando as construções.
As feiras de natal estavam por toda parte, e a cidade cheia por conta das férias. Não visitamos o outro lado de Dresden, que é mais moderno e cool. Se você tiver mais dias, vale a pena reservar mais um para conhecer mais da cidade!
Veja aqui opções de hotéis em Dresden
-
3 dias em Praga
Dia 1 – Cidade Velha: Relógio Astronômico e Charles Bridge
Chegamos em Praga bem cedinho e após deixar as malas no hotel, fomos logo para a Cidade Velha conhecer os principais e mais famosos pontos turísticos: o Relógio Astronômico e a Charles Bridge.
Vimos um pôr do sol maravilhoso na Charles Bridge e aproveitamos para passear bastante pelas ruelas na Cidade Velha, que é cheia de lojas e restaurantes.
Veja também: 6 coisas que você não pode deixar de fazer em Praga
Dia 2 – Castelo de Praga, Muro de John Lennon, Absintherie
Pela manhã fomos até o Castelo de Praga – que na verdade é um bairro inteiro, com palácios, igrejas e museus. Não compramos ingresso para fazer a visitação completa no Castelo, fomos apenas na famosa Catedral de São Vito e andamos nas áreas onde não era preciso apresentar ingresso. Mas, se você gosta de museus e história, há vários atrativos lá dentro que vale a pena conhecer.
Saímos no Castelo e paramos no John Lennon Wall – um muro cheio de pinturas em homenagem ao cantor.
Voltamos para a Cidade Velha para passear mais um pouco pelas ruelas e conhecemos a Absintherie – um barzinho bem típico da cidade, que vende muitos tipos de absintos! A decoração é muito legal e você não pode ir embora de Praga sem antes experimentar um drink.
Em Praga nos hospedamos no Czech Inn Hostel.
Dia 3 – Bohemian Switzerland National Park
Procurando passeios diferentes em Praga, me deparei com o Bohemian Switzerland National Park, um parque cheio de trilhas e visuais maravilhosos que fica entre a República Tcheca e a Alemanha.
Contei toda a minha experiência nesse post aqui – vale a pena anotar as dicas e fazer esse passeio! Foi inesquecível e trouxe um toque de natureza e aventura pra nossa viagem.
O passeio durou o dia inteiro – saímos cedo do nosso hotel e voltamos só à noite. Lembre-se de inserir esse dia extra no seu roteiro.
-
3 dias em Budapeste
Dia 1 – Basílica St. Stephen e Ruin Bars (Szimpla)
Chegamos na parte da tarde, deixamos as malas no hotel e saímos para explorar a região. O hotel ficava perto da Basília St. Stephen, então o primeiro ponto turístico de exploramos foi ali, em uma região bem central, cheia de lojinhas e, novamente, feirinhas de natal!
À noite fomos até o Bairro Judeu, onde estão os famosos Ruin Bars – são bares construídos em locais abandonados. O mais conhecido é o Szimpla, um bar / boate / restaurante enorme, com muitos objetos diferentes espalhados pelas paredes e teto. Você não pode deixar de conhecer!
Leia também: Onde se hospedar em Budapeste: Pal’s Apartments
Dia 2 – Castelo de Budapeste, Praça dos Heróis, Parlamento Húngaro, Memorial do Rio Danúbio e Rudhas Bath
Depois de uma boa noite de sono, acordamos bem cedo para fazer o Free Walking Tour e conhecer alguns pontos turísticos principais de Budapeste.
Fomos no Castelo de Budapeste (que fica no lado de Buda!), passamos pela Praça dos Heróis, pelo Parlamento Húngaro e caminhamos até o Memorial do Rio Danúbio, chamado “Sapatos às Margens do Danúbio”.
Budapeste é famosa pelos seus spas com água quentinha, então à noite fomos até um deles, o Rudhas Bath. Contei a minha experiência aqui.
Dia 3 – Mercado Central, Széchnyi Spa, Bairro Judeu
O terceiro e último dia foi reservado para conhecer o Mercado Central, que é cheio de especiarias e artesanatos. À tarde, fomos no Széchnyi, o spa mais conhecido e mais antigo da cidade. É realmente incrível, e ficamos algumas horas por lá relaxando e conhecendo cada área do spa.
Aproveitamos o final da tarde para conhecer melhor o Bairro Judeu, que realmente vale a visita. São muitas lojinhas, brechós, restaurantes e os famosos Ruin Bars pelas ruelas. Fomos embora pela manhã no dia seguinte, com boas recordações dessa viagem inesquecível.
Seguro viagem para o Leste Europeu
Não dá para viajar sem seguro viagem, e na Europa ele é obrigatório! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.
Sempre fazemos o nosso pelo site do Seguros Promo, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda garante 5% OFF com o cupom MALADEAVENTURAS.
Chip internacional para a sua viagem
Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.
Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens.
Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.

Eu amei as fotos de vocês! Qual câmera vocês usam??
Chego em Berlim mês que vem, coração nem aguenta de ansiedade hahahaha!
http://www.meninasdemochila.com
Eiii! Que delícia, adorei Berlim!
Eu usei a minha Nikon D5000, GoPro e o iphone mesmo =)
Aproeita muito a sua trip!
Beijos!
Olá! Vocês viajaram em que mês?
Oi Gio! Essa viagem foi feita em Dezembro!
Oii! Adorei o roteiro, certeza que vai nos ajudar muito!
Você recomendaria mais tempo em alguma das cidades? Qual?
Vou estar trabalhando durante alguns dias da viagem, e pensei em estender a estadia em alguma delas hahaha