Escolher equipamentos de aventura não é uma tarefa fácil, já que costumam ser um investimento alto e de longo prazo. Além disso, são muitos aspectos para serem levados em conta na hora da compra e há muitas marcas disponíveis no mercado. Portanto, este post é para você que está buscando informações sobre melhores sacos de dormir e está na dúvida de como escolher um bom saco de dormir para camping, trilhas e expedições.

Para facilitar o seu trabalho, nós selecionamos os top 5 melhores sacos de dormir disponíveis em 2022 no mercado brasileiro. Você verá também como escolher um bom saco de dormir, quais características levar em consideração na hora da sua compra, quais as marcas mais confiáveis e ainda vamos responder as dúvidas frequentes que surjem ao adquirir este produto.

Continue sua leitura e descubra tudo sobre sacos de dormir!


Melhores sacos de dormir: TOP 5

Para essa lista, levamos em conta alguns fatores como qualidade (óbvio!), peso, composição e demais características como colar térmico, costurar e zíperes. Mas não se esqueça de ficar atento ao formato e à temperatura na hora de comprar também!

  1. Deuter Astro Pro 400
  2. Nautika Antartik
  3. Azteq Zion
  4. Deuter Dream Lite 500
  5. Nautika Freedom
melhores sacos de dormir
Foto por StefaNIkolic

01. Saco de dormir Deuter modelo Astro Pro 400

Vamos começar nossa lista com os melhores sacos de dormir com esse modelo Astro Pro 400 que é um incrível saco de dormir com a qualidade Deuter, super indicado para expedições, inclusive profissionais. Estamos falando aqui de um saco de dormir leve, que pesa apenas 960g (!!!) e é revestido com plumas de ganso.

Suas costuras são elásticas, garantindo maior mobilidade e conforto. Além disso, ele possui um sistema chamado Power Box de câmaras longitudinal, garantindo um melhor isolamento na parte dos pés. Esse saco de dormir é indicado para temperaturas entre +2ºC (conforto), -4ºC (limite) e -20ºC (extrema).

O saco de dormir Deuter Astro Pro 400 já chegou até a ganhar prêmio de equipamento do ano pela revista Go Outside no ano de 2016!

  • Dimensões aberto: 205 x 84 x 56 cm
  • Dimensões fechado: 36 x 15 cm
  • Capuz com ajuste ao redor do rosto.
  • Bolso interno para itens de valor
  • Acompanha saco de compressão.

02. Saco de dormir Nautika modelo Antartik -7ºC à 3ºC

A Nautika é uma marca renomada no campo de artigos esportivos e de montanha e esta se apresenta como uma opção com bom custo x benefício.

O saco de dormir Nautika Antartik está no nosso top 5 porque é um dos melhores sacos de dormir para inverno, principalmente se você for uma pessoa grande. Apesar de ser um saco de dormir não tão leve – ele pesa 1,7kg- , ele possui bolsa compactadora e é ótimo para ser usado em acampamentos ou trilhas mais leves.

Possui tecido exterior com tecnologia anti-rasgo, de fácil manutenção, enchimento hollow-fiber siliconizado, 2 fitas compressoras que possibilitam regular a temperatura dentro do saco, é bastante acolchoado e os acabamentos e costuras são excelentes, não permitindo a entrada do ar exterior no saco.

  • Dimensões aberto: 230cm x 80cm x 55cm (CxLxA)
  • Dimensões armazenado: 20cm x 40cm x 40cm
  • Material interior: algodão
  • Material exterior: poliéster 190T resinado com poliuretano
  • Acompanha saco de compressão

03. Saco de dormir Azteq modelo Zion

O modelo Zion da Azteq tem uma combinação dos materiais de preenchimento: 40% foi feito com fibras sintéticas ocas e 60% com plumas de ganso. Isso lhe garante um melhor custo x benefício x peso em relação aos que são preenchidos somente com plumas de ganso.

Ótimo para acampamentos e trilhas em locais de frio e de neve, suas temperaturas são: 0ºC (conforto), -4ºC (limite) e -10ºC (extrema). O saco de dormir Zion Azteq é no formato sarcófago, é leve (pesa 1,1kg) e possui capuz e colar isolante térmico bastante eficientes.

  • Dimensões aberto: 230 x 80 x 55cm (CxLxA)
  • Acompanha saco de compressão.
  • Camada dupla para manter a temperatura.
  • Ideal para clima frio.

04. Saco de dormir Deuter modelo Dream Lite 500

O saco Deuter modelo Dream Lite 500 é uma excelente opção de saco de dormir para climas mais amenos, já que suas temperaturas ficam entre +13ºC (conforto), +10ºC (limite) e -3ºC (extrema).

Além disso, por ser um dos modelos mais leves, pesando apenas 580g ele é ótimo para longas trilhas, inclusive é um dos sacos mais usados por peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago de Compostela.

Seu enchimento é todo em fibra sintética e ao escolher o seu Dream Lite fique atento ao tamanho, já que você o encontra na versão de até 1,85m e até 2,00m (modelo L).

  • Dimensões aberto: 205 x 75 x 48cm (modelo L)
  • Dimensões fefchado: 12 x 25cm
  • Acompanha saco de compressão
  • Possui bolso interno para guardar pertences.

05. Saco de dormir Nautika modelo Freedom

O modelo Freedom da Nautika é em formato híbrido, isto é, parte retangular e parte sarcófago. Essa opção é ótima para temperaturas intermediárias: quando não está nem quente, nem frio. Seu preço bastante convidativo é ideal para quem busca um saco de dormir agradável sem gastar muito.

Por ser todo confeccionado e preenchido com materiais sintéticos, o seu peso chega a 1,5kg. Por isso, recomendamos esse modelo para trilhas mais curtas e acampamentos!

  • Dimensões aberto: 2,1m x 75cm
  • Faixa de temperatura: -1° C (conforto), -1.5°C (limite) e -3,5° C (extrema)
  • Acompanha bolsa de transporte
  • Possui capuz e elástico ajustável
melhores sacos de dormir
Foto por Wavebreakmedia

Como escolher um bom saco de dormir?

Este é um dos itens mais fundamentais da sua viagem de aventura. Mais do que apenas uma “cama”, o saco de dormir será responsável pelo seu conforto e proteção durante o sono e o descanso. Sem uma boa noite de descanso, vocês sabem, não tem nem como levantar bem disposto e 100% no dia seguinte para continuar sua aventura. Baseado nas nossas experiências com esse item, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar como escolher um saco de dormir ideal para você!

É preciso que você saiba como escolher um saco de dormir que não te deixe passar frio nem calor. Por isso, é preciso analisar alguns detalhes para evitar perrengues no meio da natureza.

As principais características que você precisa avaliar são: temperatura, peso e versatilidade. Além disso, é importante pensar onde você vai usar o seu saco de dormir com maior frequência.

Onde você pretende usar seu saco de dormir?

Primeiro de tudo: pesquise sobre seu destino e as temperaturas que você encontrará por lá em cada estação do ano. Se for fazer trilhas em locais frios ou em estações mais geladas, por exemplo, esteja ciente da menor temperatura que possa pegar por lá e assim poderá escolher um saco de dormir perfeito para frio extremo. O mesmo vale para estações e lugares mais quentes!

Saber isso influencia totalmente no produto que você vai adquirir, pois geralmente os sacos de dormir tem uma temperatura média que eles cobrem (exemplo: -4ºC, +5ºC…).

Além disso, você deve considerar se seu uso será voltado para camping, trilhas ou expedições. Isso vai influenciar diretamente no peso do seu saco de dormir.

Camping 

Num acampamento, geralmente você pode ficar próximo de locais onde vai guardar seu saco de dormir, seja na barraca, no carro ou na cabana. Assim, peso e o volume não são tão significativos. Você pode escolher modelos que ofereçam mais conforto, como os retangulares que, abertos, viram um edredom.


Aproveite para ler: Como escolher uma barraca de camping


Trilhas ou Montanhismo

Se seu foco são as trilhas, saiba que isso pode exigir de um a vários pernoites. Então, a relação volume x peso deverá ser levada em conta na hora de escolher o melhor saco de dormir. Além disso, quem faz trilhas costuma passar por lugares com temperaturas que mudam com frequência.

roupas para trilhas
A sensação de chegar no topo da montanha é demais!

Expedição ou Mochilão

Em expedições, fique atento ao peso do seu saco de dormir, pois serão constantemente carregados na mochila por longos dias.


Qual temperatura o seu saco de dormir precisa aguentar?

Este item está atrelado ao anterior, que é o seu destino. Qual é a temperatura média noturna do local onde você vai visitar? Como falei ali em cima, uma característica importante para avaliar nos sacos de dormir, é a temperatura mínima na qual ele permite que você durma confortavelmente dentro.

A nossa dica é que, ao comprar, você verifique as especificações de temperatura e considere uma margem. Se você é friorento, procure ter um saco de dormir um pouco além da temperatura mínima que você pretende enfrentar. Por exemplo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Petrópolis), as temperaturas durante a noite chegam a -3ºC. Ao escolher o seu saco de dormir, optamos por um que aguentasse até -7ºC.

Lembrando que todos os sacos de dormir possuem especificações a respeito da: temperatura de conforto, temperatura limite e temperatura extrema. Na hora de escolher os melhores sacos de dormir, não esqueça de observá-las:

  • Temperatura de conforto: essa é a temperatura do ambiente em que uma pessoa padrão vai conseguir dormir com facilidade.
  • Temperatura limite: já nesta temperatura, considera-se a temperatura mais baixa que uma pessoa padrão conseguirá dormir tranquilamente.
  • Temperatura extrema: aqui, estamos falando de uma faixa de risco que, ao ser atingida e ultrapassada, poderá causar complicações de saúde como hipotermia.

sacos de dormir inverno


Formatos de saco de dormir que você vai encontrar no mercado

São quatro os formatos de saco de dormir que você encontra no mercado: retangular, múmia ou barril. Entenda melhor cada um deles:

Retangular

São aqueles maiores com zíper. Esse modelo costuma abrir e se torna um grande edredom. Alguns possuem capuz, e isso é ótimo para proteger a cabeça principalmente em lugares mais frios. Em geral, eles também são bons para lugares mais quentes, pois sua grande abertura deixa  escapar o calor corporal com mais facilidade. Além disso, esse é o melhor modelo se você se mexe muito ao dormir ou é meio claustrofóbico.

Múmia / Sarcófago

Este modelo é para quem gosta de se sentir protegido, ou literalmente uma múmia. Eles acompanham o formato do corpo e têm largura estreita do ombro e do quadril para maximizar o calor e reduzir o peso.  Alguns vêm com fitas compressoras e isso é ótimo para diminuir o tamanho quando guardados. Perfeitos para viagens mais longas, como expedições e mochilões.

Híbrido

O modelo de saco de dormir híbrido é uma mistura dos dois modelos anteriores: em sua base, onde ficam os pés, ele possui formato retangular e no topo, onde fica a cabeça, possui um formato mais arredondado como o sarcófago.

Barril

Estes podem ser usados ​​para camping e mochilão. Seu design cônico oferece maior conforto do que sacos retangulares, mas ainda são bastante espaçosos. Além disso, são mais adequados para quem não gosta do ajuste apertado do saco tipo múmia.

saco de dormir frio extremo
Foto por Jupiterimages

Características de um saco de dormir para observar na hora da compra

Na hora de escolher o melhor saco de dormir para você, preste atenção aos detalhes abaixo, que são basicamente os acabamentos do produto:

Colar térmico e capuz

O capuz deve ter um fechamento suficiente para permitir sua respiração sem deixam o calor gerado pelo seu corpo sair. Alguns capuzes oferecem um bolso de travesseiro que você pode encher com roupas para criar um mini travesseiro. Muito mais confortável, né?

Costuras e Zíper

Por conta dos micro furos feitos pela agulha, as costuras podem ser uma grande forma de se perder calor. Sacos de dormir para temperaturas mais frias possuem costuras desencontradas entre a camada interna e externa, o que não permite a fuga do ar quente. Já os zíperes devem ser fáceis de manusear e abrir para os dois lados. É válido lembrar que você poderá ter que manuseá-los com luvas, em noites mais frias. Então eles devem ter um tamanho razoável. Os sacos de dormir desenhados para temperaturas mais baixas terão uma ‘aba’ entre seu corpo e o zíper, para não permitir que seu calor saia por ali.

Tecido interno e externo

Normalmente, a parte externa dos sacos de dormir é feita de nylon/poliéster.  Já a parte interna é geralmente feita com tactel ou microfibra.  O nylon exterior não é tratado com impermeabilizantes, pois seu corpo transpira muito durante a noite e este vapor precisa sair de alguma forma, para não condensar dentro do saco e acabar te molhando.

Isolamento

O ar é o maior isolante que temos e a capacidade das fibras do enchimento de armazenar ar é o que vai tornar seu saco de dormir mais ou menos quente. As fibras podem ser naturais ou sintéticas.

Fibras sintéticas

Os sacos com isolamento sintético são os mais indicados por seu forte desempenho geral e preço amigável. É durável, resiste a crianças e cachorros e não é alergênico. As fibras sintéticas existem em várias formas e nomes, de acordo com seu fabricante, e procuram ‘imitar’ o isolamento e a capacidade de compressão que a pena de ganso oferece. A manutenção é mais fácil, mas, ainda assim, exige alguns cuidados importantes.

Pena de ganso

Esse tipo de isolamento não funciona quando molhado e demora para secar. Além disso, a manutenção de um saco de dormir feito com este material é bastante delicada e ele costuma ter uma vida útil menor que a fibra sintética.

Isolamento de resistência à água

A desvantagem é que ele perde seu poder de isolamento quando ele se molha. Para ajudar a aliviar o problema, existem alguns sacos de dormir que são feitos com tecidos resistentes à umidade.

Preenchimento

Sintético

  • geralmente mais barato;
  • mais pesado e volumoso;
  • tem propriedades de isolamento quando molhado;
  • de fácil cuidado e manuseio;
  • hipoalergênico;
  • não tão duradouro – irá deteriorar ao longo do tempo.

Preenchido 

  • mais leve;
  • mais duradouro;
  • mais caro;
  • sem isolamento quando molhado;
  • altamente compressível, portanto ocupa muito pouco espaço;
  • mais quente do que o sintético;
  • mais difícil de cuidar;
  • não hipoalergênico.

Quais as melhores marcas de saco de dormir?

Com tantas marcas e modelos no mercado você deve estar achando difícil definir qual é a o melhor saco de dormir e como fazer esse investimento com segurança. É importante observar todos os pontos que falamos acima: onde você vai usá-lo, qual temperatura seu saco de dormir precisa aguentar e qual formato mais combina com você.

Dentre as melhores marcas de saco de dormir atualmente, o grande destaque vai para a Deuter. Ela trabalha com tecnologia de ponta e atende inclusive atletas profissionais. Contudo, se você não pretende investir muito em um primeiro momento, a Decathlon ou a Nautika podem ser uma boa opção para você.

saco de dormir nautika
Foto por StefaNikolic

Dúvidas frequentes na hora de escolher um saco de dormir

Diante de tantas opções, a insegurança na hora de escolher qual é o melhor saco de dormir pode aparecer! Mas não se preocupe, a seguir vamos responder as dúvidas frequentes que nossos seguidores têm na hora de escolher um saco de dormir:

É confortável dormir em saco de dormir?

Se você nunca usou um, talvez esteja se perguntando se é confortável dormir em saco de dormir. Podemos dizer que não é exatamente confortável, mas com a escolha de um bom saco de dormir e com alguns equipamentos extras, certamente você será capaz de ter uma boa noite de sono!

Nós sugerimos o uso de travesseiros para sacos de dormir como o travesseiro Azteq ultra compacto e a almofada Quechua para camping desenvolvida pelo time de campistas da própria Decathlon!

Recomendamos também o uso de colchões isolantes térmicos que vão dificultar a passagem da temperatura do chão para o seu corpo. A marca Forclaz possui esse modelo com excelente custo x benefício e a marca Sea To Summit possui esse modelo que é mais indicado para profissionais.

Saco de dormir para frio extremo: qual escolher?

Opte sempre pelos sacos de dormir frio extremo levando em conta as temperaturas descritas e as camadas, revestimento e costuras do saco de dormir.

Nós testamos e aprovamos o modelo Astro Pro 400 da Deuter na Travessia Petrópolis-Teresópolis no inverno e foi perfeito! Ele é recomendado para quem curte aventuras no inverno, ciclismo ou para quem curte acampar nas montanhas.

O modelo Orbit 5 da Deuter também é excelente para frio extremo.

Saco de dormir bom e barato: qual escolher?

Se você está procurando saco de dormir bom e barato, nós indicamos o modelo Super Pluma da marca Trilhas e Rumos que é super recomendada pela qualidade dos materiais. Esse saco de dormir tem como ponto positivo a praticidade na hora de guardar!

Os modelo Antartik -7ºC à 3ºC sarcófago e Viper da marca Nautika também são excelentes alternativas para quem está procurando um material de qualidade sem precisar investir muito dinheiro inicialmente.

Saco de dormir para casal: qual escolher?

Está planejando uma aventura com o seu amor? Saiba que atualmente existem boas opções de saco de dormir para casal! Entretanto, saiba que eles são consideravelmente mais pesados. Avalie isso na hora de escolher também!

A Nautika possui o modelo Kuple para casais acamparem em temperaturas amenas e a marca gringa Lafuma também possui um modelo mais compacto para casais.


Dicas extras

Para fechar, aqui vão algumas dicas extras para você que está em busca dos melhores sacos de dormir para as suas aventuras:

Sacos de compressão

Geralmente você tem que comprar este item avulso e ele não é nada barato, mas faz toda a diferença se você tem pouco espaço em seu mochilão. Observe que alguns modelos de sacos de dormir já vem com esse item incluso e veja a relação do custo para um que não tenha!


Como cuidar do seu saco de dormir

O ideal é tirá-lo das bolsas de armazenamento ou sacos de compressão de vez em quando para que eles possam respirar e para que as fibras possam se esticar um pouco. Eu costumo abrir o meu saco de dormir a cada 3 meses.

Onde comprar

Felizmente, se você está em dúvida sobre onde comprar um saco de dormir, nós temos algumas excelentes recomendações: o site da Decathlon, o site da Nautika e o site das Lojas Americanas. Nesses sites, você encontrará as melhores marcas e modelos de sacos de dormir, mochilas, botas e todo tipo de material de camping que você precisar.

Lembrando que ao comprar através dos nossos links parceiros, você ajuda a manter o nosso blog sempre ativo e cheio de dicas para você! E pode ficar tranquilo: todos os nossos parceiros são selecionados a dedo e são de extrema confiança e qualidade.


Pronto para comprar seu saco de dormir com segurança?

Temos certeza que essas dicas vão te ajudar a tomar sua decisão com segurança. Uma coisa é certa: o investimento é alto, mas ao escolher um bom equipamento, você poderá usá-lo em suas aventuras e expedições por toda a vida.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que será um prazer ajudá-lo(a)!


Continue planejando sua aventura:

Melhores tênis para trilha 2022: marcas e modelos para você escolher

Roupas para Trilha, Trekking e Montanhismo: o que vestir para maior conforto e performance?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

6 respostas

  1. Gostaria de saber se tem experiência ou algum relato da eficiência do Freedom em temperaturas próximas à 0°. Receio se a indicação de -1 de conforto é confiável.

    1. Oi Patrícia! Se você vai fazer trilhas aqui no Brasil no auge do inverno, recomendo uma opção mais “potente” para temperaturas negativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *