Se você, como eu, é apaixonado pela neve e está planejando sua viagem para aproveitar o inverno no Chile 2023, esse post é perfeito para você. Aqui você irá encontrar uma lista com os melhores lugares para esquiar no Chile e outras dicas super valiosas para a sua viagem!

Cada vez mais o Chile vem atraindo turistas ávidos para conhecer as estações de esqui e se aventurar na neve. Costuma ser o destino escolhido pelos brasileiros que querem conhecer a neve, aprender a esquiar e fazer um clássico boneco de neve! Continue lendo para anotar todas as dicas!


Lugares para esquiar no Chile em 2023

Existem diversas estações de esqui no Chile. Algumas inclusive são bem próximas a Santiago. Elas apresentam boa infraestrutura e a maioria oferece resorts para que você se hospede alguns dias na montanha!

Alguns dos lugares para esquiar no Chile são bem famosos, como o Valle Nevado, Farellones e Pucón. Mas, há outras opções menos turísticas como Chillán, Corralco e Pucón, cada uma com suas particularidades. Confesso que eu achei muito difícil decidir onde esquiar na viagem que eu fiz em Julho de 2022 com o meu marido, já que são tantas opções de estações de ski incríveis para conhecer.


Inverno no Chile: quando tem neve no Chile?

Da mesma forma que o Brasil, o inverno no Chile ocorre entre os meses de junho e setembro. Temperaturas abaixo de zero são marca registrada nessa época do ano, principalmente nas montanhas. Essa é a combinação perfeita para quem quer ver neve no Chile!

No entanto, é preciso ter em mente que a neve já não começa logo no início do inverno. Você deve ficar por dentro de quando ocorre as altas temporadas das estações de esqui para aproveitar melhor sua viagem.

– Melhor época para esquiar

A melhor época para esquiar no Chile é a partir de julho. Embora os primeiros flocos comessem a cair a partir de abril, as pistas não estão nas melhores condições, é preciso acumular bastante neve para deixar a montanha toda coberta. É claro que também vai depender da região da estação de ski que você escolher. Chillán, por exemplo, costuma abrir antes por estar em um ponto mais alto do Chile.

esquiar no chile 2023
Felicidade de estar no meio da neve! Foto: @nandahudson

– Baixa temporada x Alta temporada

Existem duas baixas temporadas para esquiar no Chile. A primeira época é entre 05 e 30 de junho e a segunda entre 05 de setembro e 03 de outubro. Nesses períodos a neve não estará tão exuberante quanto no auge do inverno e nem muita oferta de pistas em funcionamento. Geralmente, eles usam máquinas de produzir neve para abrir alguma pista da estação.

Entretanto, os preços podem ser mais convidativos. Se você for iniciante, acho que vale a pena ir nesse período, já que provavelmente você não irá nas pistas avançadas, que são as últimas a abrir.

Por outro lado, a alta temporada geralmente ocorre entre 08 e 31 de julho. Durante essa época do inverno o turista vai encontrar mais neve e a paisagem fica ainda mais bonita e branquinha. O ponto negativo é que tudo fica um pouco mais caro! Lembrando que é muito importante sempre conferir o site oficial das estações de ski, onde eles avisam a data de abertura, as condições das pistas e mais informações importantes para a sua viagem de neve no Chile.

– Qual a média de temperatura nas Estações de Ski

Dependendo do local que você esteja, a temperatura média nas estações de esqui gira em torno de 4 graus. Mas frequentemente os termômetros podem marcar temperaturas negativas, então esteja preparado. Lembrando também que a sensação térmica pode ser ainda mais fria, principalmente se o tempo estiver fechado e nevando.


Lugares para esquiar no Chile perto de Santiago

Em primeiro lugar, alguns dos melhores lugares para esquiar no Chile ficam próximos a Santiago. Muitas empresas organizam excursões de 1 dia para essas estações. Contudo, se preferir, vale a pena separar sua viagem e se hospedar na região por um ou dois dias. Você encontrará boas opções de hotel de neve Chile.

01. Valle Nevado

Provavelmente, o Valle Nevado é o local mais famoso e procurado pelos turistas onde esquiar no Chile perto de Santiago. O complexo fica a cerca de 60km da capital e é a estação de esqui mais moderna que existe na América Latina. Localizado a 3.000m de altitude, para chegar até o Valle Nevado, a melhor forma é pegar um transfer de Santiago até lá (recomendamos a empresa Full Tour Chile, que tem motoristas muito experientes).

É importante dizer que a estrada até o Valle Nevado é bem perigosa, principalmente se estiver com neve na pista. São mais de 60 curvas bem sinuosas, então é bom escolher atentamente o meio de transporte até lá. No auge do inverno é necessário colocar correntes nos pneus para conseguir subir ou descer.

valle nevado no chile
Valle Nevado! Já imaginou se hospedar no meio da neve?! Foto: divulgação

O Valle Nevado possui 34 pistas de esqui em diversos níveis de dificuldade. A estrutura da estação é ótima e o turista conta com bares, restaurantes, três hotéis e 11 teleféricos que conectam as pistas. E para quem nunca praticou esportes de neve, antes de se aventurar é possível fazer aulas de esqui ou snowboard. O complexo também disponibiliza aluguel de equipamentos.

Se você quiser passar alguns dias hospedado por lá, recomendo o Valle Nevado Ski Resort do próprio complexo. Outra sugestão é o Hotel Puerta Del Sol.

site oficial do Valle Nevado: vallenevado.com


02. El Colorado

É o lugar onde esquiar no Chile 2023 mais próximo à Santiago. El Colorado está a apenas 36km da capital e é bastante tranquilo e procurado por famílias. Ele fica um pouco antes do Valle Nevado e bem pertinho de Farellones, estação que vamos citar em seguida. O complexo é perfeito para iniciantes. No total são 112 pistas, todas elas mais largas e pouco íngremes.

Há um estrutura bem legal para os esquiadores que não querem perder tempo! Restaurante, foodtrucks e banheiros à disposição.

E para quem busca onde ficar no Chile para ver neve próximo a El Colorado, não deixe de conhecer o Refugio Gran Parador e o Ski Apartment in El Colorado.

Quem nos levou até El Colorado foi a agência de viagens Full Tour Chile. Achamos o motorista super profissional, a van era bem novinha e eles saem bem cedinho, pra gente poder aproveitar o dia todo na estação. Há apenas uma parada em uma loja de aluguel de roupas de neve, caso você precise. Clique aqui para saber mais sobre o Ski Day com a Full Tour.

site oficial de El Colorado: www.elcolorado.cl


03. Farellones

Em seguida, Farellones é uma estação de ski no Chile ótima para aproveitar com toda a família. Ela está a apenas 40km de Santiago e possui atividades que vão muito além de apenas esquiar. Na verdade, Farellones parece mais com um grande parque de diversões na neve do que uma estação de esqui.

O complexo é ótimo para os iniciantes, pois as pistas são bem tranquilas. Além de aulas de esqui, você terá à disposição diversas outras atividades, como tirolesa, esquibunda com prancha na neve, bicicleta e o tubing, uma forma de escorrega com boias.

Dentre nossas dicas de hospedagem na região temos o Hotel Challet Valluga e o Montaña Blanca.

site oficial de Farellones: parquesdefarellones.cl


04. La Parva

Não tão badalado quanto os outros lugares para esquiar no Chile próximos a Santiago, La Parva é a estação queridinha dos chilenos. La Parva fica a 58km de Santiago e é uma região mais chique e tranquila.

la parva
Estação de ski La Parva. Foto: divulgação

Além de vistas de tirar o fôlego, em La Parva você encontra a melhor pista de nível intermediário do país. Embora não existam hotéis na cidade, há boa oferta de casas e apartamentos para alugar. Eu recomendo o La Parva Dpto e o La Parva Dpto com Vista Privilegiada.

site oficial de La Parva: laparva.cl


Lugares para esquiar no Chile: Resort de Neve All Inclusive

Agora se você é daquele tipo de viajante que adora ter todos os serviços incluídos, eu tenho uma ótima notícia. Existe onde ficar para esquiar no Chile no sistema All inclusive. Quer saber que lugar é esse? Então vem comigo que eu te mostro.

05. Ski Portillo

A 163km da capital chilena e próximo com a divisa da Argentina, Ski Portillo é uma estação de esqui com resort all inclusive de primeira linha. Um de seus diferenciais, além do sistema de hospedagem, é a belíssima vista para a Laguna Del Inca.

Ao todo, a estação conta com 35 pistas de diferentes níveis de dificuldade. Quem nunca esquiou na vida pode fazer aulas e também é possível alugar equipamentos.

O incrível hotel Ski Portillo! Foto: divulgação

Quer fazer um bate-volta para conhecer esse paraíso?!

A agência de turismo brasileira Full Tour Chile, que já opera no Chile há anos, oferece um day tour até Portillo. E achei super legal pois eles fazem esse passeio durante todos os meses do ano, não somente do inverno. A grande atração é a Laguna Del Inca, que é liiinda demais. O itinerário funciona assim:

  • Parada aluguel de roupa (Inverno)
  • Monumento Chacabuco
  • Estrada Caracoles
  • Portillo
  • Laguna del Inca
  • Almoço (No retorno, não incluido)

Nossos leitores tem um desconto especial nos tours da Full Tour. Clique aqui para garantir 10% de desconto!

site oficial de Portillo: skiportillo.com


Lugares para esquiar no Chile: estações de ski menos conhecidas

Fora do roteiro mais badalado, existem alguns lugares para esquiar no Chile que você não pode deixar de conhecer. São estações menos conhecidas, mas tão surpreendentes quanto as mais famosas. Veja agora quais são elas.

06. Corralco

Localizada no sul do Chile e a 714km de distância da capital, Corralco é uma região muito bonita e com diversos vulcões. A estação fica na Reserva Nacional Malalcahuello e possui uma neve de ótima qualidade. Para chegar até a região, você pode pegar um avião até Temuco e seguir por mais 120km de carro até Malalcahuello.

Ao todo são 26 pistas, incluindo uma pista backcountry muito querida pelos esquiadores mais experientes. Para crianças existe uma área de recreação com diversas atividades na neve. Outra alternativa de passeio são as trilhas que levam até os pés do vulcão Lonquimay.

Não sabe onde se hospedar nas proximidades de Corralco? Então conheça o Malalcahuello Eco Glamp e a Cabañas Los Huemules.

site oficial de Corralco: chileanski.com


07. Chillán

Para quem, além de esquiar, busca um algo a mais, a região de Chillán ao sul do Chile é uma grata surpresa. A pouco mais de 400km de Santiago, visitar Chillán é uma ótima sugestão de o que fazer no Chile em julho. Para chegar até a região, a melhor forma é ir de avião até Concepción e depois mais 100km de estrada.

termas de chillan
Imagina nadar nessas piscinas quentinhas, no meio da neve? Foto: divulgação

A estação de Nevados de Chillán possui algumas das melhores pistas da América do Sul e a opção de esquiar à noite. Para os iniciantes existem diversas opções de pistas bem tranquilas. Somado a isso, as Termas de Chillán são uma alternativa para dar um tempo na neve. Não há nada melhor do que ficar dentro das piscinas termais quentinhas apreciando a vista.

Para se acomodar na região, duas indicações são o MDS Hotel Chillan e o Lantaño Hotel.

site oficial de Chillán: chileanski.com/por/termas-de-chillan


08. Pucón

Pucón é uma cidade ao sul do Chile que vem atraindo muitos brasileiros. A região já é famosa por suas piscinas naturais termais devido ao vulcão Villarica. O Centro de Ski de Pucón é outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro. Para chegar até Pucón, o melhor trajeto é seguir de avião até Temuco. De lá até o seu destino final serão mais duas horas de carro.

O centro de ski conta com 20 pistas em diversos níveis de dificuldade. Algumas de suas pistas inclusive já receberam competições de esqui e snowboard. Além dos esportes de neve, você também pode aproveitar para praticar rafting, pesca e trekking ao vulcão.

pucón ski
O imponente Vulcão Villarica em Pucón! Foto: divulgação Chile & Ski

Em Pucón, dois ótimos lugares para se hospedar são o Hotel Antumalal e o Newen B&B.

site oficial de Pucón: skipucon.cl


09. Ski Antuco

A cerca de 589km de Santiago, Antuco é um dos lugares para esquiar no Chile na base de um vulcão. Antuco também é um local muito tranquilo, ideal para quem quer esquiar longe de muita gente.

lugares para esquiar no chile para iniciantes

Não há muitas opções de hospedagem na cidade. Assim sendo, recomendo o Eco Hotel Antuco para uma experiência agradável.

site oficial de Antuco: volcanantuco.com


10. Antillanca

Por fim, Antillanca é um centro de esqui a 930km de Santiago, no Parque Nacional Puyehue. Ele é um dos centros de esqui mais importantes do país e com ótima estrutura.

Para os amantes de adrenalina, em Antillanca você encontra áreas super radicais para esqui e snowboard. Em outras estações do ano também é possível se divertir em Antillanca. Há caminhadas, corridas, escaladas e muito mais.

site oficial de Antillanca: antillanca.cl


Hotéis de neve no Chile: top 3 hotéis para ficar na neve

Agora que você já sabe onde esquiar no Chile em 2023, tenho algumas dicas de hotéis para ficar nesses lugares maravilhosos. Se você não estiver a fim de fazer apenas uma excursão bate e volta, acho muito válido separar uns diazinhos em sua viagem para ficar em um hotel em meio a neve.

01. Hotel Portillo Ski Resort

O emblemático Hotel Portillo Ski Resort é muito tradicional no Chile. Sua fachada azul e amarela contrasta com o branco da neve e de longe já chama a atenção. Nele você encontra todas as comodidades que você e sua família precisam para uma estadia confortável e agradável.

hotel de ski portillo
O icônico Hotel Ski Portillo. Foto: divulgação

As suítes são muito aconchegantes e possuem aquecimento, deixando a temperatura ótima, mesmo nos dias mais frios. Ademais, o resort conta com restaurante, jacuzzi, piscina aquecida e sala de cinema além das pistas de esqui.

02. Valle Nevado Resort

O Hotel Valle Nevado possui localização privilegiada dentro do Centro de Esqui. Você estará poucos metros das principais pistas, de lojas, bares e restaurantes.

Os quartos são charmosíssimos e possuem varandas com vista para as montanhas ou para as pistas. Na área de lazer o hóspede pode aproveitar a piscina, kids zone, fitness center e ingressos para acessar as pistas.

03. Nevados de Chillán Ski Resort

Já na região de Nevados de Chillán, o Hotel Altos Nevados é perfeito para quem busca tranquilidade e infraestrutura completa. Os quartos são incríveis e bem quentinhos. Você também terá à sua disposição toda a estrutura de lazer do hotel que conta com academia, piscina, spa, restaurante e muito mais.


estação de ski
Sempre acesse o site oficial das estações de ski para saber as condições das pistas! Foto: @nandahudson

Quanto custa esquiar no Chile?

Eu aposto que depois de conhecer todos esses centros de esqui você está se perguntando quanto custa esquiar no Chile. Esse preço pode variar de local para local. Por isso, preparei uma lista com o valor dos ingressos dos principais lugares para esquiar no Chile 2023:

  • Valle Nevado: CH$ 57.000 o ingresso de 1 dia para adultos entre 25 e 64 anos.
  • Farellones: CH$ 32.000 com todas as atividades inclusas.
  • El Colorado: CH$ 54.000 o ingresso de 1 dia para adultos entre 25 e 64 anos.
  • La Parva: CH$ 57.000 o ingresso de 1 dia para pessoas entre 13 e 59 anos.

No geral, os ingressos variam na faixa de preço de CH$ 55.000. Lembrando que a cotação do peso chileno atualmente (setembro de 2022) está em R$0,0058 centavos.

Lembrando também que os valores variam de acordo com a temporada. Na baixa temporada o valor cai um pouco, e na alta, aumenta. Há também uma diferença de valor nos finais de semana, quando as estações de ski tendem a ficar mais caras. Então, a dica é você organizar os eu roteiro para aproveitas as estações de ski ao longo da semana.

Vale a pena ficar de olho em promoções! Comprar pelo site costuma ser mais em conta e, ao comprar mais dias, você também garante um bom desconto. Veja sempre o site oficial das estações para acompanhar os valores.


Qual é o melhor lugar para esquiar no Chile?

Difícil eleger qual é o melhor lugar para esquiar no Chile. Praticamente todas as estações que foram apresentadas aqui possuem ótima infraestrutura e pistas de diferentes níveis de dificuldade. Talvez, o que faça a diferença na hora de escolher o melhor local seja seu perfil de viajante. Veja a lista a seguir:

  • Valle Nevado – Melhor estação em termos de estrutura e proximidade de Santiago.
  • Farellones – Para quem tem crianças ou busca mais diversão é a pedida certa!
  • Portillo – além da beleza da paisagem, há a opção de se hospedar em um hotel de luxo e já sair com o ski nos pés!
  • Centro de Esqui de Pucón – Ideal para quem curte uma dose a mais de adrenalina.
  • Antuco – Perfeito para os turistas que querem esquiar em lugares mais sossegados.
  • El Colorado – Paraíso do esqui e do snowboard para os iniciantes.
  • Corralco – Ideal para esquiadores com mais experiência.
  • Antillanca – Um dos centros mais importantes do país.
onde esquiar no chile
Há lugares incríveis para você esquiar no Chile!

O que vestir na neve?

Essa é uma dúvida que muita gente tem na hora de fazer as malas para ver a neve no Chile. Quando vamos enfrentar temperaturas abaixo de zero, saber se aquecer é fundamental. O ideal é que você tenha roupas confortáveis, versáteis e que não deixem você perder o calor corporal.


Dessa forma, a dica de ouro que tenho para você é seguir a regra das três camadas. Na primeira camada de roupa, utilize as chamadas segunda peles. Já na segunda devem entrar roupas quentes, mas não muito grossas e que atuem como isolante térmico. E por fim, a terceira e última camada é onde ficam as roupas mais grossas e que vão atuar como uma armadura contra o frio.

Se você quiser dicas de como se vestir de forma certeira na neve, não deixe de ler nosso post de como arrumar uma mala de viagem para a neve. Lá você vai encontrar todo o conteúdo que precisa!

o que vestir na neve
Se vestir em camadas é a dica para não passar perrengue! foto: @nandahudson

Esquiar no Chile ou Argentina?

Além do Chile, lugares como Bariloche na Argentina são famosos destinos de neve na América do Sul. E é aí que podemos ficar na dúvida se é melhor esquiar no Chile ou Argentina.

A principal diferença é que, enquanto Bariloche é, de fato, uma cidade com espaços para esquiar, lugares como Valle Nevado são resorts no meio das montanhas sem centros urbanos próximos.

O ideal é conhecer um pouquinho de Bariloche para fazer uma escolha. Dessa forma, confira nosso post sobre onde Esquiar em Bariloche e Arredores.


Pronto para esquiar no Chile?

Gostou de conhecer os lugares para esquiar no Chile? Agora só falta escolher qual deles você vai incluir em seu roteiro. E se você ainda precisar de alguma ajuda, deixe sua pergunta nos comentários que iremos te ajudar.


Continue o planejamento da sua viagem para o Chile:

Onde ficar em Santiago: 17 melhores hotéis e bairros para se hospedar

Pontos turísticos Santiago: 19 lugares imperdíveis para conhecer na capital do Chile

Onde ficar no Atacama 2022: as melhores opções

Roteiro Atacama: o melhor do Atacama em 5, 7 ou 10 dias de viagem

Pontos turísticos Deserto do Atacama: 15 lugares imperdíveis para conhecer no deserto mais seco do mundo


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *