Florença é uma cidade encantadora e muito rica culturalmente. Além de passear pelas ruelas estreitas observando todos os detalhes, há diversas construções históricas e pontos turísticos muito interessantes! Nesse post, você vai encontrar dicas de o que fazer em Florença.

Fizemos uma seleção especial com 8 passeios imperdíveis para fazer na cidade e em seus arredores. Você encontrará nessa lista charmosos pontos turísticos e restaurantes que valem a pena conhecer. Claro que também preparamos um mini guia para te ajudar a planejar seu roteiro da melhor forma.

Sendo assim, continue lendo para descobrir coisas legais para fazer em Florença e prepare-se para se apaixonar pela capital da Toscana com toda a sua beleza, história e gastronomia.


Vale a pena conhecer Florença?

Confesso que, ao planejar o nosso roteiro pela Itália, não estávamos tão empolgados para conhecer Florença – o nosso foco era visitar as pequenas cidades da região da Toscana – mas, foi só passear por poucos minutos na cidade para ver de perto a sua beleza e charme, que nos conquistaram na hora!

Aos poucos fomos descobrindo uma cidade única, com uma riqueza histórica enorme representada em museus e galerias de arte. É considerada berço do Renascimento, capital da moda (junto com Milão!) e com certeza uma das cidades mais bonitas do mundo.

Ao passear pelas ruelas, parece que cada centímetro da cidade foi planejado – a  preocupação com a beleza, uma arquitetura imponente e rica em detalhes. É de se apaixonar, e isso, sem contar nas paisagens verdinhas e clássicas da região da Toscana que encontramos ao nos afastar um pouco do centro da cidade. Florença, definitivamente, precisa estar dentro do seu roteiro pela Itália!

 

florença o que fazer
Belíssimas paisagens típicas da Toscana!

O que fazer em Florença: 8 passeios imperdíveis

Vai conhecer Florença pela primeira vez? Então não deixe de inserir os passeios abaixo no seu roteiro. Selecionamos os principais e mais bonitos pontos turísticos de Florença, além de ótimas dicas de onde comer e lugares legais para passear que nós conhecemos e adoramos.

01. Tirar fotos na Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é um dos cartões postais de Florença, famosa pela sua beleza e também pela sua história. Ela atravessa o rio Arno no seu ponto mais estreito, ligando a cidade de Norte à Sul.

Essa é a ponte de pedra mais antiga da Europa e, atualmente, é uma das mais famosas do mundo todo. Ao longo de sua história, a ponte foi construída, destruída pela força da água do Rio Arno no período das cheias e reconstruída de novo. Por fim, em 1345 ela foi reconstruída em pedra e com pilares espaçados de modo a facilitar o escoamento da água do rio.

Agora, esse monumento se mantém intacto por mais de 650 anos e, ao longo da ponte, além da paisagem linda que podemos apreciar da cidade e de seu rio (lindíssima no pôr do sol!), você vai encontrar muitas lojas de jóias e relojoarias, que substituíram os antigos açougues que deixavam mau cheiro por lá. Algumas lojas são das mesmas famílias que começaram seus negócios no século 13!

Não deixe de caminhar pela ponte, observar os detalhes e ler mais sobre a sua história que é digna de filme! Se você for mais aventureiro, pode gostar de fazer um cruzeiro de rafting pelas água do Rio Arno e remar sob a Ponte Vecchio.

o que fazer em florença ponte vecchio
A histórica e charmosa Ponte Vecchio, vista da Praça Michelangelo.

02. Ver o pôr do sol na Piazzale Michelangelo

Piazzale Michelangelo é um ponto turístico de Florença super famoso, e, chegando lá, conseguimos entender o porquê: uma vista panorâmica da cidade!

Lá de cima, conseguimos ver vários pontos turísticos, como a Catedral Santa Maria del Fiore, a imponente Duomo e o Palazzo Vecchio. É, sem dúvidas, o visual mais bonito da cidade e ainda mais lindo na hora do pôr do sol!

melhores passeios em florenca
O visual do alto da Piazzale Michelangelo é lindo!

Há também a estátua David, uma das réplicas esculpidas originalmente por Michelangelo, que dá nome à praça. Por isso eu eu digo: além de Florença ser apaixonante, ela é também praticamente um museu a céu aberto.

É possível chegar à Piazzale Michelângelo de carro, ônibus ou a pé. O jeito mais tranquilo (e sem esforço) é de carro/ônibus, seguindo pela Viale Michelangelo. Se optar pelo transporte público, pegue os ônibus de número 12 ou 13 na Estação de Trem Santa Maria Novella.


03. Conhecer o Davi na Galleria Dell’Accademia

Com certeza você já ouviu falar no Davi de Michelangelo durante as aulas de história, né? Então prepare-se para ver uma das maiores obras-primas do Renascimento ao vivo e à cores em Florença!

A estátua original está dentro da Galeria, mas você pode ver duas réplicas pela cidade: uma da Piazzale Michelangelo, como falamos acima, e outra na frente da Galeria. Provavelmente você precisará disputar espaço para tirar uma foto com os muitos chineses que aparecem em suas excursões, mas, é inevitável registrar a tão famosa estátua de Michelangelo.

Vale a pena comprar seu ingresso pela internet, com antecedência para marcar horário e não perder horas preciosas na fila.

réplicas david em florença
Uma das réplicas de David

04. Admirar a Duomo, a belíssima Catedral de Santa Maria Del Fiore

A imponente Catedral de Santa Maria del Fiore, símbolo de Florença, é uma das construções mais lindas e interessantes da cidade. Localizada na Piazza San Giovanni, em meio à outras construções históricas, chama atenção pela sua grandiosidade, detalhes e arquitetura, que até hoje atrai estudiosos buscando entender mais sobre sua estrutura.

A cúpula de Brunelleschi, super famosa, pode ser avistada da Piazzale Michelangelo, de tão enorme que é. De perto, fica ainda mais bonita. A Duomo é uma das obras da arte gótica da renascença italiana, considerada importantíssima para a História da Arquitetura. Uma verdadeira riqueza!

Visitar a Duomo é um dos passeios em Florença imperdíveis. A entrada na catedral é gratuita, mas para visitar a cúpula de Brunelleschi, o campanário de Giotto, a cripta e o batistério, você deverá comprar ingresso. É vendido na hora, mas você pode comprar com antecedência o tour guiado + entrada sem fila, para evitar perder horas esperando para entrar.

o que fazer em firenze
A imponente Duomo vista da Piazzale Michelangelo.

05. Experimentar o sanduíche do All’Antico Vinaio

Se você está procurando coisas legais para fazer em Florença, você não pode deixar de experimentar o melhor sanduíche da cidade! O All’Antico Vinaio começou com uma pequena portinha, mas fez tanto sucesso que expandiu para três lojas na mesma rua! Por lá, você poderá escolher algumas opções (tentadoras!), como presunto de parma + queijo peccorino + creme trufado, que foi a minha escolha.

Além de delicioso, o sanduíche é enorme! Custa 11 euros, mas dá pra dividir ou guardar pra comer depois, que foi o que eu acabei fazendo!

As lojas ficam na Via dei Neri, uma ruela próxima do centro de Florença, onde estão alguns dos principais pontos turísticos, como a Duomo.

sanduíche em florença
O famoso sanduíche do All’Antico Vinaio

Leia também: O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro


06. Comer no Mercato Centrale

Praticamente toda cidade tem um mercadão, né? O Mercato Centrale é uma ótima opção de o que fazer em Florença (Itália), principalmente se você quer encontrar produtos locais e frescos, como queijos, frutas, pães e etc e também para quem está procurando algum lugar bem bacana para comer, que seja rápido, mais barato e claro, delicioso!

No segundo andar do Mercato Centrale, tem uma praça de alimentação “gourmet”, com vááárias opções de coisas gostosas para comer: pizza, massas, saladas, comida japonesa, sobremesas maravilhosas, vinhos, cervejas artesanais… Tudo isso em um ambiente descolado e super arrumadinho!

Ficamos bem surpresos quando subimos para o segundo andar e encontramos esse cenário. Parece que é o lugar onde o pessoal da cidade vai para um happy hour depois do trabalho, sabe? Comemos uma pizza deliciosa, curtimos uma musiquinha que estava rolando e ficamos babando em todas as comidas deliciosas que vimos por lá!

Ele fica na Piazza del Mercato Centrale, Via dell’Ariento, 50123. Vale conferir o horário de funcionamento!

Mercato Centrale Florença o que fazer
Mercato Centrale super movimentado!

07. Passear pelos jardins de Boboli

Os Jardins de Boboli são a maior zona verde de Florença, com 45.000 metros quadrados. Grutas, fontes, pérgulas, um pequeno lago e centenas de estátuas de mármore é um pouco do que você vai encontrar nessa belíssima área da cidade.

Não tivemos tempo de ir até lá, mas achei que valeria muito incluir nessa lista de o que fazer em Florença, principalmente para quem conseguir reservar 2 a 3 dias para visitar Florença. A beleza do Jardim de Boboli é surpreendente e estar em contato com toda essa natureza, é renovador!

Reserve de 2 a 3 horas para caminhar por lá. A entrada é paga e você pode garantir o seu ingresso com antecedência clicando aqui.

coisas legais para fazer em florença
O belíssimo Jardim de Boboli.

08. Visitar museus de marcas icônicas da moda

Você sabia que a indústria italiana da moda foi nascida e criada em Florença? Sendo assim, a cidade pode ser considerada capital da moda, ao lado de Milão!

Se você tiver algum interesse no assunto, vale visitar o museu do Salvatore Ferragamo, estilista que abriu sua primeira loja na cidade nos anos 1920. Outro local super interessante para quem está procurando o que ver em Florença é o Gucci Garden, um complexo dentro do Palazzo della Mercanzia que inclui um museu, uma loja com itens exclusivos e, apenas, um restaurante de chef renomado.


O que fazer em Florença em 1 dia

Para quem planeja fazer um bate-volta Florença, recomendo que você comece o dia visitando a Duomo, já que essa catedral é o símbolo de Florença e não pode deixar de ser visitada em seu passeio pela cidade.

Perto da hora do almoço, vá até o Mercato Centrale e escolha um dos restaurantes para almoçar. Após comer, visite a Ponte Vecchio e caminhe por suas lojas de ouro. Finalize o dia indo até a Piazzale Michelangelo para ver uma das réplicas da estátua de Davi e também um pôr do sol indescritível.

O que fazer em Florença em 3 dias

Com mais alguns dias na cidade, você poderá explorar com calma os pontos turísticos de Florença. A seguir, confira nossa sugestão de roteiro de 3 dias em Florença:

  • Dia 01: Visitar o Duomo di Firenze + cúpula de Brunelleschi + campanário de Giotto + batistério + Galleria dell’Academia + Piazza Signori.
  • Dia 02: passear pelos Jardins de Boboli + Palazzo Vecchio + Ponte Vecchio + visitar os museus da moda + jantar no Mercato Centrale.
  • Dia 03: Piazzale Michelangelo + comer um sanduíche All’Antico Vinaio + Basilica di Santa Croce.
o que fazer florença jardim de boboli
Cantinhos do Jardim de Boboli.

O que conhecer perto de Florença?

Para conhecer outras cidades lindas da Toscana, que ficam próximas de Florença, vale super a pena fazer um bate-volta de trem ou carro. Eu optaria por fazer um bate-volta Florença de carro, para você ter mais conforto e poder ir parando onde e por quanto tempo quiser. Os valores para alugar carro na Itália são super em conta – reservamos pelo site Rent Cars e tivemos uma ótima experiência. As estradas são bem sinalizadas e boas para dirigir!

Abaixo, separei 4 cidadeszinhas que merecem a sua atenção e que são ótimas para fazer um bate-volta Florença:

  • Pisa: Muito famosa por conta da icônica Torre de Pisa! Vale a pena dar uma passadinha por lá e usar a criatividade na hora de tirar fotos – vale colocá-la dentro de uma casquinha de sorvete, empurrar ela com as mãos e por aí vai! Não achei a cidade tão bonita, o que eu recomendo é apenas passar por lá para ver a torre e seguir viagem para Lucca, que fica pertinho!
  • Lucca: Continuando nossa sugestão de bate-volta Florença, Lucca é uma cidade muito charmosa, com o centro histórico mais bem preservados da Itália. Lojinhas, sorveterias, restaurantes e um clima aconchegante te esperam ao visita-la! Separe uma manhã ou uma tarde.
  • Chianti: Há 1 hora de Florença, essa região é cheia de vinícolas e ruelas charmosas. Vale a pena fazer uma degustação em um das muitas vinícolas e também conhecer Montefioralle, um bairro muito fofo que antes era um castelo!
o que fazer em florença
Torre de Pisa e muitos turistas ao fundo!

Como chegar em Florença

Florença é a porta de entrada da região da Toscana, então pode despreocupar, pois opções não vão faltar.

– De avião: há um aeroporto próximo do centro da cidade, que recebe voos diariamente das principais cidades europeias. Não há voo direto do Brasil, mas você pode comprar passagens por ótimos preços em companhias low coast.

– De trem: essa foi a opção que escolhemos para chegar em Florença. Compramos a nossa passagem em Veneza, e pagamos 40 euros pelo trajeto Veneza > Florença direto.  A estação Santa Maria Novella, onde desembarcamos, é uma das principais do país e a mais central de Florença (a menos de 1 km da Piazza del Duomo, coração da cidade). Existem passagens mais baratas, mas são mais longas porque incluem paradas e trocas de trens.

– De ônibus: viagens de ônibus não são tão populares na Europa, mas é possível viajar de outras cidades para Florença. Por exemplo, saindo de Roma, uma viagem de ônibus até Florença dura cerca de 4h e custa cerca de 30o reais já convertendo. Pode ser uma boa alternativa no caso de você encontrar apenas passagens caras de trem!

– De carro: essa é uma ótima opção para quem quer ter mais flexibilidade e ir parando onde quiser – afinal, a Itália está cheia de cidades lindas espalhadas, com certeza você encontrará verdadeiras relíquias pelo caminho.

#DicaDaNanda: Durante a minha viagem pela Itália, aluguei um carro em Florença para conhecer algumas cidades da Toscana, e foi uma ótima experiência! Adoro ter a liberdade de ir parando onde queremos e controlar o nosso tempo em cada lugar. Recomendo o site Rent Cars, que foi por onde alugamos o carro para essa viagem. 


Leia também: Roadtrip na Toscana: vale alugar um carro?


Quando ir à Florença?

As estações são bem definidas em Florença, ou seja: verão bem quente e seco e inverno beeem frio. A melhore época para conhecer Florença vai depender da sua preferência!

A cidade é linda e charmosa durante o ano todo, mas, se você quer uma dica, escolha as estações intermediárias: outono ou primavera! Chove menos, o clima está mais ameno e a cidade menos lotada. Eu fui no início de abril e adorei a minha escolha: frio suportável, calorzinho no sol e a cidade tranquila!

o que fazer em florença clima
Foto tirada da Ponte Vecchio, em Abril!

Quantos dias ficar em Florença?

Se o seu roteiro estiver apertado, sugiro 1 dia inteiro em Florença para conseguir conhecer o principal da cidade: o Centro Histórico e a Piazzale Michelangelo. Se puder, de 2 a 3 dias são o suficiente para visitar os principais pontos turísticos, passear bastantes pelas ruas (que são lindas!), visitar o Jardim de Boboli, a Piazzale Michelangelo e experimentar a gastronomia local.

Outra sugestão é reservar 4 dias para Florença e separar 2 para explorar a cidade e mais 2 para fazer bate-volta para cidades próximas, como citei acima.


Onde ficar em Florença: os melhores hotéis

Para te ajudar também a escolher onde ficar em Florença, nós temos algumas sugestões de hotéis charmosos e com bom custo x benefício para você.

Em nossa viagem, nós reservamos o nosso hotel em cima da hora, então acabamos ficando sem muitas opções com bom custo benefício. O que encontramos foi o Hotel Margaret, que era bem central, perto de vários restaurantes e das principais ruas da cidade, mas era bem simples! A grande vantagem era estar próximo da estação de trem principal, então fomos andando pro nosso hotel ao chegar na cidade!

Outras ótimas opções de hospedagem em Florença são:

01. Hotel Renaissance

Para quem está procurando onde ficar em Florença no centro histórico, nós indicamos o Hotel Renaissance para quem busca conforto, ótimo atendimento e boa localização. Minha prima se hospedou por lá em Julho de 2019 e amou a experiência – camas confortáveis, tudo bem limpo e localização excelente.

o que fazer em florença onde ficar
Hotel Renaissance. Foto: Divulgação Booking

reserva hotel

reserva hotel

02. La Maison du Sage

Jà para quem procura hospedagem nos arredores de Florença, o hotel La Maison du Sage fica em uma região chamada Santa Croce, que é menos turística, mas bem próxima do centro histórico. Os preços por lá são mais baixos e você vai se sentir um local!

onde se hospedar em florença
La Maison du Sage. Foto: Divulgação Booking

reserva hotel

reserva hotel

03. Hostel Arch Rossi

Temos também uma sugestão mais econômica: o Hostel Arch Rossi é muito bem localizado e super arrumadinho. Tem opções de dormitórios mistos e femininos. Muito limpo, com armários e banheiro no quarto.

onde se hospedar em firenze
Hostel Arch Rossi. Foto: Divulgação Booking

reserva hotel

Se você quiser conferir mais opções hotéis, não deixe de conferir nosso post onde ficar em Florença com os melhores bairros e hotéis para ficar na região. Tem opções para todos os gostos e bolsos, tenho certeza que você vai encontrar o seu hotel ideal.


Seguro Viagem Itália

Você já deve saber que é obrigatório ter o seu seguro viagem nas viagens para a Europa, né?

Além disso, é indispensável ter o seu seguro em viagens que incluem roadtrips – afinal, ninguém está livre de um acidente. É claro que não queremos que nada do tipo aconteça, mas, é sempre bom estar prevenido e evitar gastar rios de dinheiro, caso alguma coisa aconteça.


Antes de embarcar, é imprescindível ter um seguro viagem!

A gente sempre indica aqui no blog o seguro viagem do site Seguros Promo. Eles tem várias opções de seguro, com bons preços. Gostamos muito do Assist Trip, que tem uma cobertura bem completa, inclusive para extravio de malas.

E temos uma boa notícia para você: leitores do Mala de Aventuras garantem 5% de desconto ao contratar um seguro pelo Seguros Promo. Basta utilizar o cupom MALADEAVENTURAS. Clique aqui para fazer sua cotação!


Chip de internet para usar na Itália

A praticidade de viajar com chip de internet internacional é tanta que a gente não consegue mais viajar sem internet!

Seja para se comunicar com a família pelo Whatsapp, usar o Google Maps ou o Waze, postar fotos no Instagram, pesquisar sobre algum restaurante e até reservar na hora um hotel através do Booking, ter chip de internet facilita muito as coisas durante uma viagem – até mesmo a comunicação com pessoas que falam outra língua!

Nessa viagem usamos o chip de internet da Viaje Conectado. Gostamos bastante do serviço, a internet estava bem rápida e a cobertura de sinal funcionou em praticamente em todos os lugares.

Nossos leitores tem 10% de desconto na compra do chip de internet para Itália Viaje Conectado. Utilize o cupom MALADEAVENTURAS na hora de concluir a compra.

chip internacional europa quanto custa
Ter internet no celular é uma enorme facilidade quando estamos viajando.

Se você quiser conferir outros chips de internet para Itália disponíveis no mercado e nossa real avaliação sobre cada um deles, não deixe de conferir nosso post chip internacional Europa: qual é o melhor? quanto custa? onde comprar?


Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Florença

Se você ainda tem dúvidas sobre os passeios em Florença, não se preocupe! Selecionamos as dúvidas frequentes dos leitores do Mala de Aventuras e vamos respondê-las a seguir:

O que não pode deixar de fazer em Florença?

Certamente, quando você estiver em Florença, você não pode deixar de visitar a Duomo di Firenze. Arrisco dizer que esse é o principal ponto turístico de Florença e que todo turista deve dedicar algumas horinhas da sua viagem para ir até essa belíssima catedral e observar sua arquitetura rica em detalhes.

Outras coisas que você não pode deixar de fazer em Florença:

  • Ver a estátua de Davi.
  • Andar pela Ponte Vecchio.
  • Comer no Mercato Centrale.
  • Ir até a Piazzale Michelangelo.

Quais são as coisas legais para fazer em Florença?

Florença é considerada o berço do Renascimento italiano e, com isso, a cidade é recheada de museus, galerias de arte, esculturas e igrejas. Todos os passeios misturam história, cultura e uma pitada de modernidade.

onde ficar florença
Pôr do sol especial em Florença! Foto: @nandahudson

Por isso, se você é apaixonado por arte e arquitetura, você vai encontrar muitas coisas legais para fazer em Florença:

O que ver em Florença 1 dia?

Tem pouco tempo e precisa definir o que ver em Florença em 1 dia? Visite os cartões postais da cidade: a Duomo di Firenze, a Ponte Vecchio e a Piazzale Michelangelo.

No caminho entre um ponto e outro você, com certeza, passará por alguma outra estátua, museu ou igreja e poderá aproveitar para tirar umas fotos também!

o que fazer em florença duomo
Detalhes da cúpula de Brunelleschi na Duomo di Firenze.

O que fazer 2 dias em Florença?

Se você precisa conhecer Florença em 2 dias, pode separar 1 dia para passeios em museus e galerias de arte e 1 dia para passeios até as principais igrejas.

  • Dia 01: Museu do Palazzo Vecchio + Galleria degli Uffizi + museu interativo Leonardo da Vinci + jantar no Mercato Centrale.
  • Dia 02: passeio completo na Duomo di Firenze + caminhar pelo Rio Arno + Basílica de Santa Croce + Piazzale Michelangelo.

O que fazer em Florença em 3 dias?

Com 3 dias na cidade, você poderá explorar com calma os principais pontos turísticos de Florença. Não deixe de passear pelas ruas do centro histórico e de saborear a gastronomia local.

  • Dia 01: Visitar a Duomo di Firenze + cúpula de Brunelleschi + campanário de Giotto + batistério + Galleria dell’Academia + Piazza Signori.
  • Dia 02: passear pelos Jardins de Boboli + museu do Palazzo Vecchio + atravessar a Ponte Vecchio a pé + visitar os museus da moda + jantar no Mercato Centrale.
  • Dia 03: Piazzale Michelangelo + comer um sanduíche All’Antico Vinaio + Basilica di Santa Croce e túmulo de Michelangelo + mercado de pulgas Merca

Quais os melhores hotéis em Florença?

Procurando onde ficar em Florença? Nós temos algumas sugestões de hotéis muito bons na cidade com orçamentos para todos os gostos e bolsos. Veja abaixo quais os melhores hotéis em Florença:

onde se hospedar em florença
Hotel Duomo Firenze. Foto: Divulgação Booking

Além disso, temos um post completão com mais de 20 hotéis para quem procura onde ficar em Florença.

O que fazer em Florença de graça?

Engana-se quem pensa que não há o que fazer em Florença de graça. Na verdade, a cidade é um museu a céu aberto e, por lá, você vai encontrar muitos atrativos gratuitos.

  • Caminhar pela Ponte Vecchio.
  • Subir até a Piazzale Michelangelo.
  • Passear pelo mercado de pulgas Mercato delle Pulci
  • Conhecer o Mercato Centrale.
  • Visitar o túmulo de Michelangelo na Basílica de Santa Croce.
  • Entrar na Duomo di Firenze.
passeios florença
Ponte Vecchio em Florença.

Quais são os pontos turísticos Florença?

Lotada de pontos turísticos, Florença é a cidade onde você vai sempre encontrar um museu para conhecer, uma galeria para visitar, uma igreja de arquitetura estonteante para admirar.

Com tantos atrativos ao seu dispor, selecionamos os 10 principais pontos turísticos de Florença:

  • A Catedral Santa Maria del Fiore (a Duomo di Firenze)
  • Piazza del Duomo.
  • Ponte Vecchio.
  • Palazzo Vecchio.
  • Piazza della Signoria.
  • Galleria del Uffizi.
  • Mercato Centrale.
  • Basílica de Santa Croce.
  • Piazzale Michelangelo.
  • Jardim de Boboli.

Bate-volta Florença: quais cidades conhecer?

Quer dicas de quais cidades conhecer em um bate e volta de Florença? Nós indicamos 5 cidades incríveis nos arredores para você conhecer:

  • Pisa
  • Lucca
  • Siena
  • Chianti
  • Cinque Terre

Gostou das dicas? Então aproveite para ver o VLOG do nosso dia super especial em Florença, quando fizemos uma aula de culinária e visitamos uma vinícola na região de Chianti:


Continue sua viagem pela Itália:

Roteiro Itália 7 dias: Milão, Veneza, Florença, Siena (+ cidades da Toscana!)

O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro

Onde ficar na Toscana: a melhor cidade para fazer base + lista de hotéis

Onde ficar em Florença 2022: MELHORES DICAS DE HOTÉIS por bairros


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *