O que fazer nos Lençóis Maranhenses: opções para 3, 5 ou 7dias
O que fazer nos Lençois Maranhenses: em 3, 5 e 7 dias de viagem

O que fazer nos Lençois Maranhenses: em 3, 5 e 7 dias de viagem

Para quem está se perguntando o que fazer nos Lençóis Maranhenses, saiba que esse destino surpreendente vai muito além da imensidão das dunas de areia.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses encanta com a beleza natural das dunas de areia, mas suas lagoas azuis e cristalinas se misturam com experiências únicas em meio à natureza. A região oferece aventuras para todos os perfis de viajantes, desde trilhas emocionantes pelas dunas até passeios de barco por rios e manguezais.

Existem 3 cidades que servem como base:

Em cada um delas existem passeios incríveis que você não pode deixar fora do seu roteiro! Então, se você não quer perder nenhuma dica sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses, vem com a gente descobrir todas as experiências especiais nesse pedacinho do paraíso!

foto aérea Atins
Passeios nos Lençóis Maranhenses: Foto aérea de uma das lagoas de Atins! / Foto: Breno Madeira – @mountain_drone

Para visitar a região, confira as cidades que servem como base: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Cidade Características
Barreirinhas É a cidade mais estruturada e popular entre os viajantes.
Santo Amaro Ideal para quem busca contato mais direto com as lagoas e dunas.
Atins Apesar de rústica, é a mais charmosa das vilas dos Lençóis Maranhenses.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: TOP 5

Aqui já deixamos os TOP 5 passeios nos Lençóis Maranhenses para quem já está morrendo de curiosidade ou simplesmente não tem muito tempo. São atividades imperdíveis para aproveitar ao máximo essa paisagem única.

Prepare-se para trilhas incríveis pelas dunas de areia branca, mergulhos em lagoas de águas cristalinas e passeios de barco por cenários incrivelmente lindos:

Passeio O que oferece
Circuito Lagoa da Betânia

(Enjoy Maranhão)

Circuito em Santo Amaro, com por do sol inesquecível e paisagem incrível do alto das dunas!
Circuito Lagoas do Atins

(Enjoy Maranhão)

Circuito completo para conhecer as melhores lagoas de Atins.
Circuito Lagoa Azul

(Enjoy Maranhão)

Já em Barreirinhas, esse circuito passa pelas lagoas mais lindas e azuis, que são super refrescantes para um mergulho.
Circuito Caburé

(Enjoy Maranhão)

Passeio de barco pelo famoso Rio Preguiças, em Barreirinhas.
Travessia dos Lençóis Maranhenses (Lugarejos) Essa é uma travessia a pé, partindo de Santo Amaro, passando por dunas gigantes, lagoas cristalinas, rios e comunidades ribeirinhas.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas

Barreirinhas é a principal porta de entrada para o espetacular Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Situada às margens do Rio Preguiças a cidade serve como base para explorar as incríveis dunas branquinhas salpicadas de lagoas de água doce cristalina. O lugar oferece passeios variados para quem busca aventura, contato com a natureza e tranquilidade.

Você poderá navegar pelo Rio Preguiças e conhecer vilarejos ribeirinhos, explorar as famosas lagoas Azul e Bonita que são dois cartões postais do parque ou até fazer um sobrevoo panorâmico sobre as dunas!

Antes de mais nada, acho válido mencionar que fechamos todo o nosso roteiro pelos Lençóis Maranhenses com Enjoy Maranhão. Eles são especializados em roteiros personalizados e entregam absolutamente o MELHOR serviço para quem busca conforto e uma viagem zero estresse (como era o nosso caso).

Continue sua leitura e confira mais detalhes de cada um dos passeios em Barreirinhas:

1. Circuito Lagoa Azul

O Circuito Lagoa Azul é um dos passeios clássicos nos Lençóis Maranhenses, realizado em veículos jardineiras 4×4. O trajeto inclui a travessia de balsa e uma estrada de terra cheia de emoção, com trechos bastante irregulares que deixam a aventura ainda mais divertida.

Durante o passeio, encontramos lagoas paradisíacas e paisagens únicas, além de caminhadas leves pelas dunas. Embora o Circuito Lagoa Azul não transmita aquela sensação de “infinito” que alguns outros circuitos oferecem, ele compensa com lagoas deslumbrantes de águas cristalinas e azuis, perfeitas para banho e relaxamento.

Entre as paradas comuns estão a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz, Lagoa do Peixe e, claro, a famosa Lagoa Azul. No entanto, a rota pode variar conforme as condições climáticas e o nível das chuvas, permitindo que os guias escolham os melhores pontos de visita no momento, garantindo um roteiro incrível.

O passeio tem duração aproximada de 3 horas e 30 minutos e custa R$170,00 por pessoa, mas o valor pode variar conforme a época do ano.

Passeios Lençois Maranhenses
Olha só a cor da água! – Foto: Breno Madeira – @mountain_drone

2. Circuito Lagoa Bonita

O Circuito Lagoa Bonita é uma dica imperdível de o que fazer nos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas, ideal para quem deseja um primeiro contato com as deslumbrantes dunas e lagoas. Com aproximadamente 3h30 de duração, esse passeio é realizado ao longo do dia, com horários variados de saída.

Os tours são feitos em veículos 4×4 conhecidos como “jardineiras”, que possuem bancos na parte traseira, proporcionando uma experiência rústica e autêntica. O trajeto começa com o transporte direto da porta do hotel até o ponto de partida, seguido por cerca de 50 minutos de deslocamento em 4×4 até o estacionamento.

De lá, a aventura continua com a subida por uma escada até o topo da duna mais alta, revelando uma vista de tirar o fôlego. Após a subida, iniciamos uma caminhada por entre as dunas, explorando a espetacular Lagoa Bonita e outras lagoas próximas.  O passeio encerra com uma parada estratégica para contemplar um inesquecível pôr do sol.

Muitas empresas oferecem esse passeio no centro da cidade, mas recomendamos fechar com antecedência se você for na alta temporada. Assim, você garante sua vaga com uma agência de turismo de confiança e que ofereça um bom serviço.

Pôr do Sol Lençois Maranhenses
Pôr do sol inesquecível no Circuito Lagoa Bonita – Foto: @nandahudson

3. Circuito Caburé

Esse passeio incrível de lancha voadeira ao longo do Rio Preguiças foi uma experiência inesquecível! O barco saiu do píer em Barreirinhas e a primeira parada foi em Vassouras, onde vimos macaquinhos super fofos e conhecemos uma feirinha de artesanato, além de visitar uma lagoa linda para relaxar.

Depois, seguimos para Mandacaru, um povoado encantador em que subimos ao topo do farol, que foi inaugurado em 1940. São 160 degraus, mas a vista panorâmica lá de cima compensa o esforço — é simplesmente espetacular e ainda tem entrada gratuita!

Na última parada, chegamos ao povoado de Caburé, onde aproveitamos para almoçar e saborear umas deliciosas caipirinhas. Uma dica aqui: como o almoço não está incluso, é uma ótima ideia levar lanchinhos práticos, além de água, repelente, protetor solar, boné, toalha e uma muda de roupa seca para garantir conforto durante o dia.

O passeio como um todo é super completo, com paisagens que vão de praias a comunidades ribeirinhas, passando por dunas, lagoas e manguezais. Fizemos o passeio com a empresa Enjoy Maranhão, uma das melhores agências de turismo em Barreirinhas, e adoramos a experiência! Eles foram muito profissionais e organizados. A duração total foi de cerca de 7 horas, e o custo gira em torno de R$ 170,00.

Uma  “atração” do passeio são os macacos prego – mas a dica é ficar esperto!! Eles ficam de olho nas comidas e pegam mesmo!!!

Passeios Lençois Maranhenses
Descansando na Península de Caburé! – Foto: @nandahudson

4. Sobrevoo dos Lençóis Maranhenses

O que fazer nos Lençóis Maranhenses além do óbvio? Esse passeio de teco-teco sobrevoando a região oferece é, sem dúvidas, uma experiência única. Esse é um dos passeios mais caros da região de Barreirinhas, mas vale muito a pena investir no sobrevoo por uma das 4 rotas possíveis. 

  • Rota 1: faz o trajeto de ida pelos Pequenos Lençóis, passando por Mandacaru, Vassouras e Caburé. Na volta, retorna pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde é possível ver as lagoas mais incríveis da região. Duração de 30 minutos.
  • Rota 2: voo para  quem deseja ver além dos Grandes Lençóis. Ele passa nos Pequenos Lençóis, Mandacaru, Caburé, Atins e finaliza a rota na Lagoa Azul. Também tem duração de 30 minutos.
  • Rota 3: tem duração de 45 minutos, e é um combo da rota 1 + rota 2.
  • Rota 4: tem duração de 1 hora e sobrevoa a rota do Trekking pelos Lençóis Maranhenses. Passa nos Pequenos Lençóis, Mandacaru, Caburé, Atins, Oásis da Baixa Grande e Queimada dos Britos, Santo Amaro, e nos circuitos das Lagoas Azul e Bonita.

Algumas empresas que fazem esse passeio são a AVA e a Voar Voos Panoramicos (passeios acima).

o que fazer nos lençóis maranhenses
O sobrevoo foi incrível!!! – Foto: @gaiavani

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: Atins

Atins é um vilarejo encantador onde o rio encontra o mar, na ponta leste do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com uma atmosfera mais rústica a tranquila, ele é ideal para quem busca uma experiência mais intimista e integrada com a natureza. As ruas por lá são de areia, no entanto existem pousadinhas super charmosas, o que vem atraindo cada vez mais viajantes que querem algo mais autêntico nos Lençóis Maranhenses.

A partir de Atins é possível fazer passeio por lagoas incríveis da região, caminhar por dunas quase intocadas, praticar kitesurf (os ventos por aqui são constantes) e visitar o famoso Canto do Atins para saborear o famoso camarão grelhado. Em resumo, Atins é o lugar perfeito para quem quer reunir o charme de um vilarejo à beira mar com paisagens deslumbrantes e uma pitada de aventura.

Por isso, muita gente pergunta “Atins o que fazer” e eu vou te apresentar o melhor do vilarejo:

5. Circuito Lagoas do Atins

Nosso passeio com a Enjoy Maranhão começou às 9h no hotel. Eles nos buscaram em um carro 4×4 (jardineira) para fazer o Circuito das Lagoas de Atins. Andamos cerca de 1h até chegar nas primeiras dunas, passando por paisagens lindas. Diferente de Barreirinhas, em Atins é possível andar com o carro pelas dunas.

Os guias escolheram as lagoas mais cheias e bonitas para nos levar. As mais famosas da região são: Lagoa da CapivaraLagoa Tropical e Lagoa das Sete Mulheres. Confesso que eu não lembro qual lagoa é qual e nem se fomos em todas essas – o que vale é explorar as dunas e lagoas e ir descobrindo uma paisagem mais linda do que a outra pelo caminho.

maranhão
As dunas por aqui são surreais ! Foto: @gaiavani

6. Circuito Canto de Atins

O Circuito Canto de Atins é uma dica muito legal de o que fazer em Atins, já que o passeio combina aventura e tranquilidade em uma das áreas mais preservadas dos Lençóis Maranhenses.

Saindo de Barreirinhas em veículos 4×4, o trajeto de dia inteiro passa por trilhas de areia, rios e paisagens incríveis até chegar ao Canto de Atins, uma região isolada e cercada por dunas e lagoas cristalinas. Durante o passeio, é possível nadar em lagoas deslumbrantes, relaxar em praias quase desertas e admirar a natureza intocada do Parque Nacional.

Se você optar por se hospedar em uma das pousadas em Atins, o trajeto será bem mais rápido e fácil, já que o vilarejo está localizado muito próximo da área. Ao contrário das saídas de Barreirinhas, que exigem cerca de 1h30 de deslocamento em veículo 4×4 para chegar à região, saindo de Atins o percurso até o Canto pode levar apenas alguns minutos.

Clique aqui para fazer contato pelo whatsapp com a Enjoy Maranhão

Atins passeio Lençois Maranhenses
Passeios nos Lençóis Maranhenses: Lagoa incrivelmente azul em Atins!

7. Revoada dos Guarás

Uma experiência imperdível para quem procura o que fazer nos Lençóis Maranhenses é assistir à revoada dos guarás, um espetáculo natural fascinante. O passeio geralmente acontece no final da tarde, com saída das pousadas de Atins por volta das 16h30.

O trajeto, feito pelo Rio Preguiças em uma rabeta (canoa com motor) ou em lancha voadeira, combina cenários deslumbrantes de rios, praias, manguezais e o encontro com o oceano. Ao pôr do sol, é possível contemplar bandos de guarás com suas penas de um vermelho vibrante cruzando os céus para pousar nas árvores e se abrigar para a noite.

revoada dos Guarás
Dá para acreditar na cor desses pássaros? – Foto: @gaiavani

8. Passeio de quadriciclo

A pedida perfeita para quem busca adrenalina nos Lençóis Maranhenses! Iniciamos nosso tour pelo centrinho, fomos na praia ver os praticantes de kitesurf, paramos para almoçar no Restaurante da Sesé (experimentamos o tradicional Risoto de Camarão no Abacaxi) e depois seguimos para o Canto de Atins, até chegar nas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Conseguimos andar pelas dunas, exploramos lagoas azuis super vazias e, pra completar, vimos um pôr do sol maravilhoso. Sem dúvidas, um dos meus passeios preferidos quando me perguntarem o que fazer em Atins.

9. Fazer aulas de kitesurf em Atins

Se você quer dicas de kitesurf em Atins, existem muitos instrutores pela região que podem te auxiliar nesse esporte que é bem difícil viu!

Atins foi eleito um dos top lugares no mundo para praticar kitesurf! O vento mais forte acontece a partir de agosto e vai até dezembro, época que o pequeno vilarejo fica super movimentado, principalmente de gringos!

A água plana e rasa oferece condições ideais não só para iniciantes no esporte mas também os mais experientes. O principal ponto para velejar é na Praia de Atins, onde acontece o encontro do Rio Preguiça com o Oceano Atlântico, entretanto, alguns velejadores mais experientes vão até as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para praticar.

É o paraíso dos kitesurfistas!

foto aérea lençois maranhenses
Uma das lagoas vista de cima! // Foto: Breno Madeira – @mountain_drone

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: Santo Amaro

Santo Amaro está localizada em uma área privilegiada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A cidade tem acesso a dunas e lagoas sem a necessidade de grandes deslocamentos, isso permite que os visitantes aproveitem tudo com mais tranquilidade.

O acesso facilitado e a beleza quase intocada dos arredores faz com que muitos achem que esta é a melhor base para quem quer explorar os Lençóis Maranhenses de forma mais autêntica e imersiva.

A partir de Santo Amaro é possível fazer passeios incríveis. Veja abaixo com mais detalhes:

10. Povoado Tapuio e Marcelino

Os povoados de Tapuio e Marcelino são pontos estratégicos e essenciais para quem deseja explorar os Lençóis Maranhenses por meio de trekkings. Localizados na região de Santo Amaro, esses povoados tradicionais costumam ser utilizados como pontos de apoio durante as trilhas de longa duração que atravessam dunas e lagoas, possibilitando experiências imersivas e autênticas no parque.

A Travessia pelos Lençóis Maranhenses pode durar 2 a 5 dias, com pernoites nas casas dos moradores, garantindo conforto e integração com a comunidade local. Essas comunidades também preservam um estilo de vida simples e sustentável, baseado na pesca artesanal, agricultura de subsistência e turismo comunitário. Durante a visita, é possível conversar com os moradores, experimentar pratos típicos feitos de forma caseira e aprender mais sobre a rica cultura local.

Além das rotas a pé, as agências de turismo também oferecem passeios em veículos 4×4 partindo de Santo Amaro, facilitando o acesso e garantindo que os viajantes aproveitem ao máximo a beleza natural e a hospitalidade dessa região isolada e autêntica.

Para realizar o trekking dos Lençóis Maranhenses, indicamos a empresa Lugarejos. Isso porque eles são especialistas em Turismo de Base Comunitária, trabalham com guias nativos e buscamos realizar projetos sustentáveis para com as comunidades que nos recebem. Você pode fazer contato com eles através do Whatsapp para mais informações.

Circuito Lagoa Bonita Lençois Maranhenses
Uma das lagoas maravilhosas do passeio! – Foto: @nandahudson

11. Circuito Lagoa da Betânia

O Circuito Lagoa Betânia em Santo Amaro é um dos principais e mais famosos da região. Saímos cedo da pousada e a agência foi nos buscar de jardineira, que é, praticamente, o transporte oficial dos Lençóis Maranhenses.

Durante o trajeto passamos pela Lagoa da Barragem, uma das lagoas perenes, pela Lagoa Betânia, que impressiona pelo seu formato, Lagoa da Serra e do Espigão. É difícil eleger a lagoa mais bonita, porque cada uma é incrível e faz você se sentir em um mundo paralelo.

Vale a pena também observar a paisagem do topo das dunas e até descê-las no chamado esquibunda, onde você desce a duna escorregando sentada. Devo confessar que eu não tive muita sorte e terminei a descida com muita areia no biquíni. Rs.

O passeio ainda incluía a travessia no rio e almoço no povoado Betânia. Aliás, a comunidade é uma graça e o almoço estava divino. Pedimos um peixe super fresco, mas quem gostar de uma culinária mais exótica, recomendo experimentar o carro chefe da região, que é o bode ao leite de coco.

Encerramos nosso roteiro 3 dias nos Lençóis Maranhenses da melhor forma possível: admirando o pôr-do-sol a beira de uma lagoa e vendo como a natureza é perfeita.

o que fazer em Santo Amaro do Maranhão
Circuito Betânia: as lagoas mais lindas de Santo Amaro. Foto: @gaiavani

12. Circuito Lagoa do Junco

Lagoa do Junco pode ser visitada no mesmo dia do Circuito da Lagoa da Betânia. Ela não é tão badalada quanto a da Betânia, o que dá ao local um ar mais exclusivo. Contudo, os veículos não conseguem parar tão perto e é preciso andar um pouco mais sobre as dunas.

Nada que uma pequena caminhada de 5 minutos pelas areias não resolva. E o visual é essa lagoa incrível, de um azul profundo fantástico!

13. Circuito Lagoa América

Para chegar no Circuito Lagoa da América, é necessário embarcar numa voadeira, que nada mais é que um barquinho motorizado, bem leve, mas que atinge uma velocidade incrível… Depois dessa pequena dose de adrenalina, pelo Lago de santo Amaro, que durou cerca de 20 minutos chegamos à Ilha América. Mais uma pequena caminhada e chegamos finalmente nesse destino maravilhoso que é a Lagoa América.


A Lagoa América, como você deve imaginar, é a principal atração do passeio, embora haja outras durante o percurso. O visual é indescritível e a tonalidade da água é muito bonita. Quase não há ninguém por lá e não existem restaurantes, portanto, lembre-se de levar alguns lanchinhos e bastante água.

Nós fizemos o passeio até a Lagoa da América na parte da manhã e voltamos para almoçar no restaurante da pousada. Foi uma delícia curtir o fim do dia no rio em frente à Ciamat.

Clique aqui para fazer contato pelo whatsapp com a Enjoy Maranhão

Circuito Lagoa América Santo Amaro
Circuito Lagoa América – Santo Amaro. Foto: @gaiavani

14. Circuito Emendadas

Há quem diga que o circuito da Lagoa das Emendadas está entre os mais bonitos dos Lençóis Maranhenses. Só o caminho até lá já impressiona, pois você atravessa dunas enormes que parecem ir até o céu. A primeira parte do passeio começa no tradicional veículo 4 x 4 até onde é permitido.

Em seguida você irá colocar seu condicionamento à prova e encarar uma caminhada de cerca de 2h até a Lagoa Emendada, mas sempre com paradas em lagoas menores para se refrescar.

E vou te contar que todo esse trajeto vale a pena, pois a vista da lagoa é espetacular! Sem dúvida, vale a pena a caminhada. Ah… Tendo em vista o tempo de caminhada de ida e volta, sugiro que você reserve um dia inteiro para conseguir aproveitar bem este circuito.

15. Curtir o por do sol no Rio Grande

Aproveitar o pôr-do-sol no Rio Grande é uma atividade que nós particularmente adoramos fazer. O rio possui uma água deliciosa e temperatura ideal para se refrescar no fim do dia. Além disso, existem bancos de areia onde você pode ficar sentado tomando uma cerveja e batendo papo com seus companheiros de viagem. Super agradável!

Aproveite para tirar fotos incríveis na chamada Golden Hour, pois a luz do sol cria uma espécie de filtro natural para suas fotos e você vai amar o resultado.

pôr do sol em Atins
Passeios nos Lençóis Maranhenses – Pôr do Sol inesquecível na praia de Atins!

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: trekking

O trekking é uma das maneiras mais intensas e inesquecíveis de explorar este pedacinho único do Brasil. A Travessia dos Lençóis a pé, por entre dunas gigantes, lagoas cristalinas, rios e comunidades ribeirinhas, revela a grandiosidade da natureza de forma mais autêntica e aventureira. Mas demanda muito esforço físico. É uma imersão total, sem sinal de celular, sem pressa, só com o silêncio das dunas e a beleza surreal do lugar.

Existem diferentes rotas que podem levar de 5 a 7 dias, sempre com guias locais que garantem segurança e ajudam na navegação pelas dunas. Durante o percurso os viajantes podem dormir em casas de moradores locais nas comunidades no interior do parque, onde vivem de forma simples. As refeições são caseiras e o banho por vezes é no rio ou nas lagoas.

Indicamos fazer a Travessia Lençóis Maranhenses com a agência Lugarejos, especializada neste tipo de passeio. Para mais detalhes é só fazer contato com o Whatsapp deles. O bacana é que como seguidor do Mala de Aventuras você terá 5% de desconto garantido!

Já dá uma olhadinha no que está incluso na Travessia dos Lençóis Maranhenses com a Lugarejos:

  • Todos os traslados e transfers (aeroporto de São Luís a Barreirinhas e Santo Amaro a São Luís)
  • Todos os traslados de 4 x 4 dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;
  • Todas as hospedagens com café da manhã (São Luís, Barreirinhas e nos oásis (casa de nativos);
  • Almoço e jantar na casa de nativos durante a travessia;
  • Guia capacitado e credenciado pelo ICMbio;
  • Seguro viagem;
  • Suporte 24hs da nossa equipe de atendimento, via WhatsApp;

A caminhada é feita sob o sol, em terreno arenoso e com longos trechos sem sombra. É fundamental se manter hidratado, usar roupas leves, filtro solar, chapéu e calçados apropriados. desta forma você garantirá uma experiência inesquecível.

Dicas de viagem: Lençóis Maranhenses

Para quem está pensando em viajar para os Lençóis Maranhenses, é essencial começar com um bom planejamento. Além de escolher os passeios, é importante saber em que cidade ficar e como chegar até lá, já que a região tem acessos específicos e diferentes opções de base para explorar o parque.

Aqui você encontrará dicas para facilitar sua viagem, entender as melhores rotas e escolher entre Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins par aproveitar ao máximo essa experiência por este lugar mágico.

Onde fica e como chegar nos Lençóis Maranhenses

A região conhecida como Lençóis Maranhenses está dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica a 250 quilômetros da capital São Luís no Maranhão.

A melhor maneira de chegar é de avião até o Aeroporto Internacional de São Luís e depois seguir por transporte terrestre até as cidades próximas do Parque Nacional como: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro.

De São Luís até as principais portas de entrada ao parque:

Barreirinhas (a mais popular)

  • Carro ou transfer: são aproximadamente 250 km e de 3h30 ou 4h de viagem.
  • Ônibus ou vans: saem da rodoviária de São Luís ou agências locais
  • Passeios organizados: agências oferecem pacotes com transporte e hospedagem

Santo Amaro do Maranhão (mais rústica, acesso direto as dunas)

  • Carro 4×4: cerca de 4 h de viagem via MA-402 até Sangue, e então estradas de areia até Santo Amaro
  • Transfers: privativos ou compartilhados através de agências

Atins (natureza, sossego e kitesurf)

  • Barco: a partir de Barreirinhas pelo Rio Preguiças (3 a 4 horas)
  • Carro 4×4: a partir de Barreirinhas por trilhas de areia (viagem mais longa e desconfortável)
lagoas atins lençóis maranhenses
Impossível escolher a lagoa mais bonita dos Lençóis Maranhenses! É uma mais linda que a outra!

Qual é a melhor época para viajar pelos Lençóis Maranhenses

A época ideal para conhecer os Lençóis Maranhenses é entre os meses de junho a setembro. Essa é a época em que as lagoas estão cheias pós o período de chuvas e o clima é mais seco com dias ensolarados e temperaturas agradáveis. Observe o clima em cada uma das épocas do ano:

  • Janeiro a maio: este é o período da estação chuvosa, as lagoas ficam cheias, mas o acesso se torna mais difícil e nem todos os passeios funcionam.
  • Junho a agosto: aqui temos o auge da beleza do lugar. Você encontrará lagoas cheias e cristalinas, cenário ideal para fotos instagramáveis. Clima ideal para trilhas e passeios.
  • Setembro a outubro: neste período é quando as lagoas começam a secar, mas ainda é possível aproveitar algumas delas. A vantagem é que há menos turistas e o clima ainda é bom
  • Novembro e dezembro: não é o período mais indicado para visitar os Lençóis. As lagoas ficam praticamente secas e o calor é intenso!

Como se locomover pelos Lençóis Maranhenses

A sua locomoção pelos Lençóis Maranhenses vai depender muito da cidade base escolhida (Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro). Trata-se de uma área de preservação ambiental, portanto com terrenos de difícil acesso, transporte limitado e adaptado. Você deverá contratar uma agência de turismo para tal.

Veja as possibilidades para o seu transporte, dependendo da sua base:

  • Veículos 4×4 ( jardineiras ou carros 4×4 adaptados) – é a forma mais comum para circulação dentro do parque. esses veículos são essenciais para cruzar as dunas de areia fofa e áreas alagadas do parque. Utilizados nos passeios guiados e no transporte entre vilarejos e lagoas
  • Voadeiras (pequenos barcos com motor) – ideais para acessar comunidades ribeirinhas e paisagens de manguezais. Largamente utilizadas para passeios pelo Rio Preguiças (em Barreirinhas) ou Rio Alegre (em Atins).
  • Quadriciclos ou motos: utilização limitada, somente com guias especializados, principalmente em Atins. O uso particular não é permitido dentro da área do parque!
  • Caminhadas e travessias a pé: há passeios que incluem trilhas curtas até as lagoas, porém também há passeios mais longos, para os amantes de aventura, como a travessia de Santo Amara até Atins que pode durar até 3 dias, sempre com guia.
  • Lanchas e barcos maiores: meio de transporte utilizado para trajetos mais longos, especialmente na Rota das Emoções (entre Maranhão, Piauí e Ceará)

O ideal é contratar seus transfers e passeios com agências de turismo da região. Nós indicamos a Enjoy Maranhão.

Clique aqui para fazer contato pelo whatsapp com a Enjoy Maranhão

quando visitar o parque nacional dos lençois maranhenses
Por do sol nas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Quantos dias para conhecer os Lençóis Maranhenses

O tempo ideal para se conhecer os Lençóis Maranhenses é de 4 a 6 dias para aproveitar com calma o que cada cidade da região tem a oferecer. Para viajantes mais aventureiros que desejam fazer trilhas mais longas ou conhecer a Rota das emoções, o ideal são 7 dias ou mais.


Quem tem pouco tempo, mas quer viver essa experiência, com 3 dias é possível focar na cidade de Barreirinhas que tem acesso mais fácil e melhor estrutura. Dá para fazer os principais passeio oferecidos no lugar como o da Lagoa Azul, Lagoa Bonita e o passeio pelo Rio Preguiças até Caburé.

Para quem tem a possibilidade de ficar de 4 a 6 dias, poderá visitar Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Dessa forma dá para incluir passeios pelas lagoas e localidades mais afastadas como a Lagoa das Emendadas ou o canto de Atins.

Agora, quem tem a disponibilidade de 7 dias ou mais, poderá conhecer mais profundamente a região. Ideal para viajantes mais aventureiros que poderão fazer travessias a pé entre vilarejos ou incluir a Rota das Emoções (Lençóis+ Delta do Parnaíba + Jericoacoara) no roteiro.

agencias de turismo Barreirinhas
o lugar é surreal, só vindo aqui para sentir a energia! – Foto: @gaiavani

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

existem diversos tipos de hospedagens distribuídos entre Atins, Barreirinhas e Santo Amaro. São pousadas, casas, sítios, hostels, há sempre uma que se encaixe no seu perfil de viajante ou na cidade escolhida como base. Para ajudar na sua pesquisa já deixamos algumas sugestões em cada uma das cidades indicadas como base em Lençóis.

Barreirinhas

Ficamos duas noites em Barreirinhas e duas noites em Atins, o suficiente para fazer os principais passeios da região. Mas, se você quiser curtir um pouco mais dos dois lugares e fugir dos passeios tradicionais, recomendo que fique ao menos 3 noites em cada cidade.

Em Barreirinhas indicamos a pousada Encantes do Nordeste – não é pertinho do centro da cidade, mas tem uma estrutura maravilhosa para quem quer curtir o clima romântico da pousada, além de estar ao lado de um dos melhores restaurantes de lá, chamado Bambaê.

Entretanto, deixamos abaixo mais sugestões de acomodação em Barreirinhas para diferentes orçamentos, confira:

Atins

Em Atins indicamos o incrível La Ferme de Georges, hotel boutique construído por um casal de gringos que se apaixonaram por Atins. Já contei a nossa experiência nesse post aqui e vale a pena demais se hospedar por lá – com certeza a sua viagem vai ser ainda mais especial! Se você quer uma opção mais em conta, recomendo a Pousada Jurará que é super charmosa e está mais próxima do centrinho de Atins.

Abaixo mais algumas opções para todos os bolsos:

Santo Amaro do Maranhão

Agora, se você optou por se hospedar em Santo Amaro, veja nossas sugestões para que você aproveite o melhor da região:


Aproveite para ler: Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses: Atins ou Barreirinhas?


Lençois Maranhenses
Uma das lagoas que vimos no Circuito Lagoa Azul, em Barreirinhas – Foto: @nandahudson

Duvidas frequentes de quem pesquisa sobre os Lençóis Maranhenses

É natural que antes de embarcar para um dos destinos mais surpreendentes do Brasil, surjam dúvidas, especialmente para que vai pela primeira vez. Afinal tantas dunas, lagoas e diferentes tipos de passeio podem gerar algumas incertezas durante o planejamento da viagem.

Sendo assim, reunimos as dúvidas mais frequentes de quem está se preparando para visitar este paraíso.

Quantos dias precisa para conhecer os Lençóis Maranhenses?
O tempo ideal para se conhecer os Lençóis Maranhenses é de 4 a 6 dias para aproveitar com calma o que cada cidade da região tem a oferecer.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses em 3 dias?

Pra quem tem pouco tempo e só vai ficar 3 dias pela região nossa sugestão é:

  • Ficar na cidade de Barreirinhas que tem acesso mais fácil e melhor estrutura. Fazer os principais passeios oferecidos no lugar como o da Lagoa Azul, Lagoa Bonita e o passeio pelo Rio Preguiças até Caburé.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses em 5 dias?

Com 5 dias na região já é possível explorar mais.

  • É possível visitar Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Dessa forma dá para incluir passeios pelas lagoas e localidades mais afastadas como a Lagoa das Emendadas ou o canto de Atins.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses em 7 dias?

Quem tem a disponibilidade de 7 dias ou mais, poderá conhecer mais profundamente a região.

  • Ideal para viajantes mais aventureiros que poderão fazer travessias a pé entre vilarejos ou incluir a Rota das Emoções (Lençóis+ Delta do Parnaíba + Jericoacoara) no roteiro.
Qual é o lugar mais bonito dos Lençóis Maranhenses?

O parque é repleto de paisagens incríveis, é difícil eleger o lugar mais bonito…no entanto os mais procurados são:

  • Lagoa Bonita
  • Lagoa das Gaivotas
  • Lagoa das Emendadas
  • Canto do Atins

Pronto para escolher seus passeios pelos Lençóis Maranhenses?

Agora que você já sabe que há muitos passeios incríveis pelos Lençóis Maranhenses, está na hora de arrumar as malas!

Que sua viagem seja incrível, que você aproveite ao máximo tudo o que este lugar mágico tem a oferecer! Ah, caso ainda tenha alguma dúvida é só deixar uma mensagem aqui embaixo que tentaremos te ajudar, ok?


Leia também sobre este outros local incrível no Maranhão:

Chapada das Mesas: guia completo para planejar a sua viagem

12 passeios imperdíveis na Chapada das Mesas

Onde se hospedar na Chapada das Mesas

Chapada das Mesas + Lençóis Maranhenses: roteiro de 10 dias

Restaurantes em Atins: onde comer no pequeno vilarejo dos Lençóis Maranhenses


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Nanda Hudson
Nanda Hudson

Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima