Roteiro Andaluzia: sugestões para 7, 10 e 15 dias de viagem
Roteiro Andaluzia: sugestões para 7, 10 e 15 dias de viagem

Roteiro Andaluzia: sugestões para 7, 10 e 15 dias de viagem

Conhecida como a terra do flamenco, a Andaluzia é uma região deslumbrante no sul da Espanha. Desde a vibrante Sevilha até a mágica Granada e a histórica Córdoba, cada cidade tem um charme que é só seu. E depois de ficarmos encantadas em nossa viagem, reunimos todas as nossas melhores dicas para te ajudar a montar um roteiro Andaluzia para ninguém botar defeito!

Com tantas cidades históricas, praias deslumbrantes e vilarejos encantadores, a primeira pergunta que surge é: “Por onde começar?”. Mas você pode ficar tranquilo, pois fizemos o trabalho pesado por você. Vamos te mostrar quais são as cidades mais bonitas da Andaluzia, o que fazer e 4 super sugestões de roteiro.

Continue lendo para descobrir como montar o seu roteiro pela Andaluzia e transformar a sua viagem dos sonhos em realidade.

cidades mais bonitas da Andaluzia
Sevilha é APAIXONANTE. Foto: @gaiavani

Por que viajar para a Andaluzia?

Viajar pela Andaluzia é mergulhar em um verdadeiro caldeirão cultural. Essa maravilhosa região ao sul da Espanha possui uma história tão rica quanto sua cultura. Por aqui já passaram diversas civilizações, como a árabe e a romana.

A região logo te conquista pela facilidade de deslocamento entre as cidades. Em um dia você pode acordar com vista para a Alhambra em Granada, almoçar tapas num mercado de Sevilha e terminar com o pôr do sol no Atlântico, em Cádiz.

Dicas para economizar em Ronda
Oliveiras são muito comuns na Andaluzia. Foto: @gaiavani

O clima na Andaluzia é generoso a maior parte do ano, mas não se deixe enganar! Durante o verão, os termômetros sobem para valer, chegando a ficar bastante incômodo em alguns dias.

A gastronomia é um capítulo à parte da Andaluzia. Você não pode perder a chance de tapear passando por bares e tavernas provando pequenas porções de clássicos locais, como tortilhas, croquetas cremosas, jamón de Jabugo, salmorejo e gazpacho, pescaíto frito, dentre outras delícias.

E claro que não podemos esquecer do flamenco. Assistir a um tablao em Sevilha, a uma peña em Jerez ou a um espetáculo íntimo no Albaicín, em Granada, é experimentar de perto mais essa faceta andaluza.

Não temos dúvidas que você também se apaixonará pela Andaluzia assim como a gente. A seguir iremos te mostrar quais cidades não podem ficar de fora do seu roteiro. Continue sua leitura para descobrir.

quando visitar a andaluzia
Pronto para ser surpreendido pela Andaluzia? Foto: @gaiavani

Roteiro Andaluzia: principais cidades para conhecer

Desbravar a Andaluzia é viajar por séculos de história, onde a herança moura e espanhola se entrelaçam. De Sevilha, a capital pulsante e berço do flamenco, à mágica Granada com sua inesquecível Alhambra, e a histórica Córdoba com sua Mesquita-Catedral, cada cidade revela uma faceta única da alma espanhola.

Fizemos uma viagem de 7 dias, onde pudemos conhecer Sevilha, Córdoba, Ronda e Setenil de las Bodegas. E olha que ficamos morrendo de vontade de voltar para explorar a região com mais calma. A seguir, vamos te mostrar mais dos destinos imperdíveis que farão da sua viagem pela Andaluzia uma experiência sensacional.

1. Sevilha

Logo de cara já vamos te mostrar uma cidade que ganhou nosso coração. Sevilha é a capital da Andaluzia e é um lugar ideal para os amantes da história, arquitetura e cultura espanholas. Sem dúvida, figurinha carimbada em qualquer roteiro pelo sul da Espanha.

A cidade possui uma atmosfera animada e em suas ruas e praças, a vida parece fluir em um ritmo diferente. Com influências mouriscas, góticas e barrocas, Sevilha merece ser degustada com calma. Não fazíamos ideia de que ela era uma cidade tão encantadora!

Não deixe de caminhar pelas ruas do Bairro de Santa Cruz e admire de perto a imponente Catedral gótica e o Real Alcázar. Aproveite o fato de que você estará na capital do flamenco e assista a um espetáculo dessa dança de alma forte. E é claro que sua visita não estará completa sem um clássico tapeo. Pulando de bar em bar, você pode saborear um salmorejo cremoso ou um presunto ibérico que derrete na boca, enquanto degusta um tinto de verano.

onde comer tapas em sevilha
Um bom tapeo vem sempre regado a bons vinhos. Foto: @gaiavani

Leia mais em – O que fazer em Sevilha em 2, 3 ou 5 dias de viagem


O que fazer em Sevilha

Aproveite para conhecer mais desses pontos turísticos nesse vídeo incrível que tem lá em nosso canal do YouTube.

Onde ficar em Sevilha

Hotel Nota Valor
Hotel Abanico Casa Palacio 86 $$
EME Catedral Mercer Hotel 8,3 $$$
Hotel Lobby 9,4 $$$$
Exe Sevilla Macarena 9,4 $
 Zenit Sevilla 8,9 $$

2. Córdoba

Em seguida, Córdoba não pode ficar de fora da sua lista de o que visitar na Andaluzia. Junto com Sevilha e Granada, ela é uma das queridinhas dos turistas que visitam a região.

Córdoba possui o apelido de “Cidade das 3 Culturas” por conta da influência judia, árabe e católica. Não é à toa que por aqui você vai encontrar uma Mesquita dentro de uma Catedral bem ao lado de um bairro judeu. Certamente esse caldeirão cultural faz dela uma cidade imperdível.

A principal atração de Córdoba é a grandiosa Mesquita-Catedral. Você ficará sem fôlego em meio a mais de 850 colunas de mármore e granito, unidas por arcos bicolores que parecem se estender até o infinito.

E não deixe de se perder na Judería, o antigo bairro judeu. Caminhe pelas ruazinhas brancas e estreitas e se apaixone pelos famosos Pátios Cordobeses. Cada um é mais bonito que o outro e chega a ser difícil de eleger o que mais gostamos.

passeios em sevilha bate e volta
Córdoba é uma verdadeira babel cultural.

O que fazer em Córdoba

Onde ficar em Córdoba

Hotel Nota Valor
H10 Palacio Colomera 9,1 $$
Eurostars Conquistador 8,8 $$$
NH Collection Amistad Córdoba 8,8 $$$
Eurostars Palace 8,9 $$$$
Hospes Palacio del Bailio, a Member of Design Hotels 9,1 $$$$

3. Granada

Aos pés da Sierra Nevada, Granada foi a cidade espanhola que mais permeneceu sob o domínio mouro. Isso deixou uma grande e profunda herança cultural e arquitetônica que pode ser percebida até hoje.

Compacta, vibrante e acolhedora, ela é super fácil de explorar a pé, mas com atrações o suficiente para te surpreender por alguns dias. E por falar nisso, seu grande cartão postal é a Alhambra. O complexo palaciano é uma verdadeira joia arquitetônica.

Do outro lado do vale, o Albaicín é um bairro de alma mourisca. Suas ruas brancas e tortuosas sobem e descem com capricho e te convidam a se perder. Mais abaixo, as teterías da Calderería são o lugar para tomar um verdadeiro chá acompanhado de doces árabes incríveis. Já no centro histórico, a Catedral se impõe com elegância e guarda, na Capilla Real, os túmulos dos Reis Católicos.

E se você gostou de fazer um tapeo pelas cidades da região, vamos te contar que em Granada a experiência é ainda melhor! Granada é uma das últimas cidades na Espanha onde a tradição das tapas gratuitas é levada a sério. Ao pedir uma bebida, você recebe uma porção generosa de comida de graça. Ir de bar em bar é a melhor forma de jantar!

o que fazer em sevilha e arredores
Granada.

O que fazer em Granada

Onde ficar em Granada

Hotel Nota Valor
Seda Club Hotel – Small Luxury Hotels 9,6 $$$$
Áurea Catedral by Eurostars Hotel Company 9,3 $$$
Eurostars Gran Via 8,6 $$$
Hotel Granada Center 9,1 $$
Corral del Carbón GG Luxury Hotel Boutique 9,7 $$$

4. Málaga

Por sua vez, Málaga tem uma vibe incrível e vibrante. Ela combina aquele charme de um destino de praia com a efervescência de um centro cultural e histórico.

O coração da cidade é o centro histórico. E nele, a Catedral renascentista, apelidada de La Manquita, enche os olhos com suas pedras douradas. Perto dali, o Teatro Romano fala mais sobre o passado de Málaga, enquanto a Alcazaba, fortaleza mourisca do século XI, serpenteia pela encosta até se conectar ao Castelo de Gibralfaro.

roteiro pelo sul da Espanha
Málaga é belíssima.

Agora, se você quer saber onde tem a melhor vista da cidade, então você precisa chegar ao topo do miradouro no Castelo de Gibralfaro. Há quem diga que dá para ver os picos da Serra Nevada ao longo em dias mais limpos.

Ah! E você sabia que Málaga é a terra natal de Pablo Picasso? Então, já planeje uma visita ao museu em homenagem ao artista. Se você é do time que curte passeios culturais, o Centre Pompidou Málaga e o Museu Carmen Thyssen são duas ótimas opções na cidade.

Claro que não podemos deixar de falar da praia. A Praia da Malagueta, mais perto do centro, e Pedregalejo e El Palo na costa leste vão te deixar de queixo caído e ainda mais encantado por Málaga.

#DicaDaGaia: Você não pode deixar de saborear o prato mais icônico de Málaga: espetos de Sardinha. Não há nada de glamour em comer as sardinhas espetadas em um bambu e assadas na brasa, mas o sabor! Ah! Esse vale milhões!

O que fazer em Málaga

Onde ficar em Málaga

Hotel Nota Valor
Soho Boutique Colón 8,7 $$$
Cristine Bedfor Málaga 9,0 $$$
Soho Boutique Castillo de Santa Catalina 9,2 $$$$
Hampton By Hilton Malaga Martiricos 8,7 $
Madeinterranea Suites 9,1 $$

5. Cádiz

Embora seja pequena, Cádiz tem muito para te mostrar em meio aos seus castelos preservados, praças charmosas, belos parques e restaurantes incomparáveis. Situada em uma península, você nunca perderá o mar de vista. E isso contribui para que a cidade te conquiste em pouco tempo.

o que visitar na Andaluzia
Cádiz.

A lista de atrações em Cádiz começa com a belíssima Catedral de Cádiz. Sua construção começou no século XVIII  levou 100 anos para ser concluída. Em seguida, prepare-se para ser transportado ao Marrocos quando ver o Gran Teatro Falla de perto.

Quando o assunto são praias, podemos dizer que Cádiz não fica atrás. A província tem algumas das melhores praias da Andaluzia e a cidade é ótima para surfar o ano todo.

O que fazer Cádiz

Onde ficar em Cádiz

Hotel Nota Valor
Áurea Casa Palacio Sagasta by Eurostars Hotel Company 9,3 $$$
Parador de Cádiz 8,7 $$$
Soho Boutique Cádiz 8,9 $
Cádiz Bahía by QHotels 8,9 $
Hotel Cádiz Paseo del Mar, Affiliated by Meliá 8,7 $$

6. Ronda

No coração da Andaluzia, Ronda é uma bela cidade que cresceu na borda de um penhasco e parece desafiar a gravidade. Você pode visitá-la perfeitamente em um bate e volta a partir de Sevilha ou Málaga. No entanto, se puder, reserve pelo menos um final de semana para aproveitar a cidade com calma. Você não vai se arrepender!

A região de Ronda é marcada por diversas influências culturais. Dentre elas, celtas, fenícios, romanos e árabes já passaram por lá e deixaram suas marcas na cidade. E uma vantagem e tanto é que você pode conhecer praticamente tudo a pé já que a cidade é bem pequena.

A lista de atrativos de Ronda inclui a Puente Nuevo, a Puerta de Almocábar e a famosa Plaza de Toros de Ronda. E se você é do time que curte passeios ao ar livre, a trilha dos Molinos del Tajo é sempre uma boa pedida.

O que fazer em Ronda em 2 dias
A Punte Nuovo é um dos principais cartões postais de Ronda. Foto: @gaiavani

Não deixe de ler – O que fazer em Ronda em 1, 2 ou 3 dias de viagem


O que fazer em Ronda

  • Tirar fotos na Puente Nuevo
  • Ver de perto a Puerta de Almocábar
  • Visitar as ruínas dos Banhos Árabes
  • Conhecer a Plaza de Toros de Ronda
  • Visitar a Casa del Rey Moro
  • Fazer a trilha dos Molinos del Tajo
  • Passear na Calle Tenório

Onde ficar em Ronda

Hotel Nota Valor
Hotel La Fuente de la Higuera 9,4 $$$
Catalonia Ronda 9,3 $$$
Palacio de Hemingway 9,3 $$
 La Guzmana 9,2 $
Hotel San Francisco 8,9 $$

7. Setenil de las Bodegas

Pertencente aos chamados Pueblos Blancos, Setenil de las Bodegas é um pequeno povoado de Cádiz cheio de charme. E algo super curioso sobre a cidade é que algumas de suas casas estão escavadas em uma montanha e a própria rocha é o telhado.

Setenil não é apenas um lugar instagramável. Esse vilarejo merece ser apreciado com calma. O que mais gostamos e que ele nos prova que às vezes a arquitetura mais genial é aquela que se conecta à natureza em vez de desafiá-la.

bate e volta ronda
Setenil de las Bodegas é uma cidade curiosa.

O que fazer em Setenil de las Bodegas

  • Passear pelas ruas sob as rochas
  • Visitar o Castillo de Setenil de las Bodegas
  • Conhecer a Iglesia de Nuestra Señora de la Encarnación
  • Explorar a antiga Casa Consistorial

Onde ficar em Setenil de las Bodegas

Hotel Nota Valor
Hotel Tugasa El Almendral 8,8 $
Casa Cueva Sol y Luna Setenil 8,7 $
Hotel Villa De Setenil 8,3 $

8. Arcos de la Frontera

Assim como Ronda, Arcos de la Frontera foi uma cidade que nasceu e se desnvolveu desafiando os limites da gravidade a beira de um penhasco. A simpática cidade é uma das portas de entrada para a Rota dos Pueblos Blancos e mistura a herança árabe e medieval com o ritmo andaluz tranquilo, daqueles que fazem o tempo ir mais devagar.

No centro histórico de Arcos de la Frontera, não perca a oportunidade de caminhar pela Plaza del Cabildo, ao Balcón de Arcos e à Basílica de Santa María de la Asunción. Subindo um pouco mais, o Castillo de los Duques e miradouros como a Peña Nueva oferecem vistas de tirar o fôlego, especialmente no final da tarde.

o que fazer na Andaluzia
Arcos de la Frontera.

O que fazer em Arcos de la Frontera

  • Visitar a Plaza del Cabildo
  • Apreciar a vista no Balcón de la Peña Nueva
  • Explorar as Igrejas de Santa María e San Pedro
  • Admirar o Castillo de los Duques
  • Descubra os Pátios Escondidos

Onde ficar em Arcos de la Frontera

Hotel Nota Valor
Parador de Arcos de la Frontera 8,8 $
Boutique Suites 9,3 $$
La Casa Grande 9,3 $
Hotel Los Olivos 9,1 $
Hotel El Convento 8,9 $

9. Baeza

Por sua vez, Baeza é uma cidade na província de Jaén conhecida por possuir um dos melhores azeites de oliva do mundo. Rodeada por belíssimos olivais, Baeza possui um centro histórico bastante preservado que data do século XVI. Inclusive, ela foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Curiosamente, Baeza já foi dominada diversas vezes ao longo da história, por romanos, muçulmanos, dentre outros. E o tour clássico pela cidade começa na Plaza del Pópulo, com a Fonte dos Leões, a Puerta de Jaén e o Arco de Villalar. Outra parada obrigatória é a Catedral. Termine no Paseo de Antonio Machado, miradouro que oferece uma vista e tanto para o vale do Guadalquivir e a Sierra Mágina.

cidades mais bonitas da Andaluzia
Baeza.

O que fazer em Baeza

  • Explorar a Plaza de Santa María
  • Visitar a Catedral de Baeza
  • Admirar o Palacio de Jabalquinto
  • Conhecer a Antigua Universidad
  • Passear pela Plaza del Pópulo
  • Caminhar pelo Paseo de las Murallas

Onde ficar em Baeza

Hotel Nota Valor
Hotel Puerta de la Luna 8,9 $
Hotel Cetina Palacio de los Salcedo 9,0 $$
YIT La Casona del Arco 8,9 $
TRH Ciudad de Baeza 8,7 $
Hotel Carmen Boutique 9,1 $$

10. Nerja

Por fim, Nerja é uma cidadezinha que pode até ficar de fora de um roteiro Andaluzia clássico, mas que tem tudo para te surpreender. Ele possui um charme litorâneo típico e além das belas praias, no centrinho você encontrará calçadões com diversos restaurantes e muitas lojinhas.


Outro passeio imperdível na região são as cavernas. A Fundacaión Cueva de Nerja fica a 10 minutos do centro da cidade. Por lá é possível ver vestígios de ossos e conchas datadas de cerca de 25.000 a.C.

roteiro andaluzia com nerja
As cavernas de Nerja são impressionante.

O que fazer em Nerja

Onde ficar em Nerja

Hotel Nota Valor
Ona Marinas de Nerja Spa Resort 8,5 $$$
MB Boutique Hotel – Adults Recommended 9,2 $$
Hotel Villa Flamenca 8,9 $$
MB Hostels Premium ECO – Adults Recommended 9,1 $
Toboso Apar – Turis 8,6 $$

Roteiro Andaluzia: opções para 5, 7, 10 ou 15 dias de viagem

Não faltam opções de o que fazer na Andaluzia, né? E para você não ficar perdido, criamos algumas sugestões de roteiro que você pode usar do jeito que estão ou então customizar como preferir.

Roteiro Andaluzia: 7 dias

E já vamos começar com um roteiro Andaluzia 7 dias mais condensado, mas igualmente surpreendente.

  • Dia 01 – Sevilha: Chegada em Sevilha e passeio leve pelos arredores do hotel, como o Parque de María Luisa e a Plaza de España. Já o final de tarde pode ser no Setas de Sevilla para admirar o pôr do sol. À noite você vai adorar tapear em Santa Cruz ou Arenal. Se tiver energia, finalize com a caminhada pela orla do rio Guadalquivir.
  • Dia 02 – Sevilha: Comece o dia bem cedo no Real Alcázar de Sevilla, seguido pelos Jardins do Alcázar. Após o almoço vale a pena conhecer a Catedral de Sevilha e a Giralda. Também na parte da tarde, aproveite para explorar o Bairro de Santa Cruz e Casa de Pilatos ou Museu de Belas Artes. Já ao anoitecer, vá até Triana e veja um show de flamenco.
Roteiro Andaluzia 7 dias
Você vai amar percorrer as ruas de Córdoba. Foto: @gaiavani
  • Dia 03 – Sevilha: No terceiro dia desse roteiro na Andaluzia, a boa é admirar o belíssimo Palácio de Las Dueñas. Após o almoço, vá descobrir as belezas do Bairro Macarena.
  • Dia 04 – Bate e volta a Córdoba: Para o quarto dia, aproveite a proximidade entre Sevilha e Córdoba para fazer um bate e volta.
  • Dia 05 – Sevilha → Ronda: Você pode alugar um carro e dirigir até Ronda. A viagem leva cerca de 1 hora. Também é possível ir de trem ou ônibus.
  • Dia 06 – Ronda: De manhã, recomendamos visitar Plaza de Toros de Ronda, uma das mais antigas da Espanha e os Baños Árabes. Um pouco antes do almoço, conheça a Casa del Rey Moro e o Palácio de Mondragón. À tarde, percorra as rotas de mirantes pelo El Tajo e Alameda del Tajo.
  • Dia 07 – Pueblos Blancos: Saindo de Ronda pela manhã, é possível fazer a rota Grazalema, Zahara e Arcos. Você pode durmir lá ou seguir para Cádiz.

Roteiro Andaluzia: 10 dias

Com 3 dias a mais, você pode manter o roteiro acima e incluir os dias a mais no seu roteiro Andaluzia 10 dias:

  • Dia 08 – Ronda → Granada: Saindo de Ronda bem cedo, a viagem até Granada pode levar entre 2h15 e 3h a depender do meio de transporte que você utilize. Após chegar em Granada, suba ao Albaicín, Mirador de San Nicolás ao pôr do sol e depois deguste os tradicionais tapas nos arredores da Plaza Nueva.
  • Dia 9 – Granada: Reserve a manhã do nono dia para conhecer a Alhambra. À tarde, inclua a Catedral de Granada e Capilla Real, o Mercado de San Agustín ou Calle Navas para tapas em seu roteiro.
  • Dia 10 – Granada: Tenha uma manhã tranquila passeando pela Carrera del Darro e Paseo de los Tristes. Uma alternativa é relaxar em um hammam árabe.

Roteiro Andaluzia: 15 dias

Duas semanas é a duração ideal . Então, confira nossa sugestão de roteiro Andaluzia 15 dias:

      • Dia 01 – Málaga: Calle Larios + Catedral (La Manquita) + Teatro Romano e Alcazaba + Museu Picasso + Mirador de Gibralfaro.
      • Dia 02 – Málaga: Centre Pompidou Málaga + tempo de praia (Malagueta, Pedregalejo ou El Palo) ou Caminito del Rey.
      • Dia 03 – Málaga → Nerja: Cuevas de Nerja + Balcón de Europa + praias como Burriana ou Calahonda.
      • Dia 04 – Nerja → Granada: Albaicín + Mirador de San Nicolás e San Cristóbal + ruazinhas mouriscas + chá árabe.
      • Dia 05 – Granada: Alhambra + Catedral e Capela Real + Calle Navas para tapas.

Roteiro Andaluzia e Marrocos

Por fim, o roteiro Andaluzia e Marrocos foi o que fizemos. Passamos 10 dias incríveis desbravando o país com a Rafa Marrocos e depois mais 7 dias na Andaluzia até partirmos para o próximo destino: a Sardenha e a Costa Amalfitana. E você pode acompanhar todas essas aventuras e roteiros aqui no blog.

Roteiro Andaluzia de trem
Você pode combinar a Andaluzia com o Marrocos como fizemos. Foto: @gaiavani

Dicas para você montar seu roteiro Andaluzia

Na hora de montar um roteiro para visitar a Andaluzia, existem diversas coisas que devemos levar em consideração para montar o itinerário que melhor lhe atenda. Abordamos as principais delas a seguir, mas se ainda ficarem dúvidas, não deixe de consultar esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.

Onde fica e como chegar na Andaluzia

A Andaluzia é uma região espanhola ao sul do país. Ela conta com dois aeroportos principais: Sevilha e Málaga. Não existem voos diretos a partir do Brasil. Então, a forma mais prática é voar até um hub europeu, geralmente Madrid, Lisboa ou Barcelona e seguir de avião ou trem até Sevilha ou Málaga.

#DicaDaGaia: Tem rolado preços muito bons de voos pela Iberia e pela Latam para Madrid. Então a boa é chegar por Madrid e comprar um voo com uma cia aérea lowcost, como a Ryan Air ou a EasyJet, para chegar na região.

Qual a melhor época para visitar a Andaluzia

Definitivamente, a primavera é a melhor época para fazer um roteiro Andaluzia. Entre meados de março a início de junho o clima é mais ameno, os dias são longos e a experiência ao ar livre fica muito mais agradável do que no auge do verão.

Além disso, entre maio e abril ocorre a famosa Feira de Abril em Sevilha. Ela é uma excelente oportunidade de mergulhar na cultura e as tradições locais da Andaluzia. Isso sem contar que a feira é incrível!

Melhor localização em Sevilha
Você sabe qual a melhor época para conhecer a Andaluzia? Foto: @gaiavani

Roteiro Andaluzia verão

Na verdade, um roteiro Andaluzia verão não é o mais indicado. A região fica MUITO quente e pode ser mais difícil de fazer passeios ao ar livre. Nós visitamos em maio e achamos no limite do calor para curtir de boas.

Roteiro Andaluzia inverno

Por sua vez, um roteiro Andaluzia inverno chega com dias mais curtos e isso implica em horário reduzido em algumas atrações. Além disso, essa é a temporada de esqui em Sierra Nevada, próximo a Granada.

Quantos dias ficar na Andaluzia?

Se você quer desbravar as muitas facetas andaluza, recomendamo o mínimo de 1 semana, que foi o que ficamos. No entanto, é recomendável ficar 2 semanas, para poder conhecer com mais calma alguns desses destinos.

Como se locomover na Andaluzia?

Nós amamos roadtrips, inclusive já fizemos várias pela Islândia, Portugal e Estados Unidos. Contudo, a Andaluzia pode ser percorrida de trem também. As principais cidades estão conectadas por trem.

Eu sou particularmente fã de viagens de carro, mas a Andaluzia pode ser percorrida de trem também. As principais cidades estão conectadas por trem. Por exemplo, de Sevilha a Córdoba, a viagem de trem pode levar de de 40 minutos a 1h30 a depender do tipo de trem. Já entre Málaga e Granada a viagem levará cerca de 1h30 se for direto e 2h se houver baldeação

#DicaDaGaia: Em nossa viagem utilizando modais distintos para cada etapa. Em Sevilha, ficamos a pé. Não sentimos a necessidade de utilizar carro ou trem para nada. Daí fizemos um bate e volta até Córdoba de trem. Viagem rápida e bem tranquila. Em seguida alugamos um carro para percorrer os Pueblos Blancos.

Roteiro de 1 dia em Ronda
Nos locomovemos bem a pé pelas cidades da Andaluzia. Foto: @gaiavani

Sugestão de roteiro de trem pela Andaluzia

Conforme dissemos, um roteiro Andaluzia de trem é bem plausível. Confira a seguir nossa sugestão cidade a cidade. Vale mencionar que é possível conhecer as cidadezinhas menores de onibus.

  • Málaga > Nerja > Granada > Córdoba > Sevilha > Málaga.

Sugestão de roteiro de carro pela Andaluzia

Por outro lado, caso você opte pelo carro, esse pode ser seu roteiro Andaluzia.


  • Málaga > Nerja > Granada > Baeza > Córdoba > Sevilha > Cadiz > Arcos de la Frontera > Ronda > Setenil de las Bodegas > Málaga

Invista em um chip internacional para se comunicar

Estar conectado em uma viagem pela Andaluzia faz toda a diferença. Não só para compartilhar suas aventuras em tempo real, mas também para se locomover utilizando o GPS, buscar recomendações de restaurantes, consultar reservas e se comunicar e muito mais. Por isso achamos vale a pena adquirir um chip ou esim de internet Espanha.

#DicaDaGaia: Em nossa recente viagem pela Andaluzia, usamos o chip da SIM Local! Priorizamos o custo-benefício que ele oferece e não nos arrependemos: a internet funcionou perfeitamente durante toda a viagem. E você ainda pode comprar seu chip com 15% desconto ao utilizar nosso cupom AVENTURAS15 no site da empresa.


Leia também – eSIM Espanha: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?


Seguro Viagem: essencial para uma viagem a Andaluzia

A Andaluzia é um dos inúmeros destinos espanhóis e faz parte da zona Schengen. Isso quer dizer que o seguro viagem Espanha é obrigatório para cruzar as fronteiras do país. Além disso, se atente ao fato de que sua apólice precisa ter cobertura mínima de EUR 30.000.

Sempre que precisamos encontrar a melhor oferta de seguro, utilizamos essa ferramenta de comparação. Nela conseguimos avaliar preços e coberturas de apólices das melhores seguradoras do mercado. E usamos tanto que descolamos até um cupom de desconto para nossos leitores que garante 15% OFF no preço final do seu seguro viagem. Clique aqui e faça sua cotação com o cupom AVENTURAS15 para contratar o seu seguro viagem Espanha!


Leia também – Seguro Viagem Espanha (2025): é obrigatório? quanto custa? como comprar?


Pronto para montar seu roteiro pela Andaluzia?

Depois de todas essas dicas será bem mais fácil montar um roteiro Andaluzia, né? Procuramos ser 100% fiéis a nossa experiência, para que tenha a melhor experiência possível. E já sabe que se ficar alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Você também vai gostar de ler:

O que fazer em Ronda em 1, 2 ou 3 dias de viagem

O que fazer em Sevilha em 2, 3 ou 5 dias de viagem

Onde ficar em Menorca: guia completo para escolher a melhor cidade


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Gaia Vani
Gaia Vani

Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima