Não importa se você vai tirar férias longas ou está em busca um destino para aproveitar um feriadão: a Argentina tem tudo para entrar na lista de lugares para você conhecer na sua próxima viagem! Com muitas paisagens de perder o fôlego e opções de turismo que podem incluir aventura, neve, boa gastronomia, paisagens urbanas, deserto e vinhos, preparamos um roteiro Argentina com o que existe de melhor pelo país.
Nós somos fãs do país dos nossos hermanos e já fomos para lá ao menos 5 vezes nos últimos 3 anos. Por isso, resolvemos montar esse post para facilitar a vida de quem está começando a planejar uma viagem pela Argentina!
E para você sair daqui já com seu roteiro Argentina montadinho, separamos várias dicas de viagem, com direito a estimativa de gastos, recomendações de seguro viagem e chip de internet que a gente costuma contratar nas nossas aventuras. Ao final deste post, você vai encontrar também uma sugestão de roteiro para 5, 7, 10 ou até 20 dias por lá!
De início, você deve estar imaginando que há muito o que fazer pelo país. Então, quais atividades não podem ficar de fora de um roteiro Argentina? Diante de todos os passeios, aqui está o nosso TOP 5:
- Passeio ao Glaciar Perito Moreno: para ver de perto uma geleira incrível
- Tour aos vinhedos e adegas: nada melhor do que degustar bons vinhos direto da fonte, não é mesmo?
- Cataratas do Iguaçu: um dos principais pontos turísticos da América do Sul
- Passeio a Villa Angustura e Villa Traful: para conhecer vilarejos charmosos
- Espetáculo de Tango: um símbolo cultural do país, não tem como não assistir à um espetáculo!
Por que conhecer a Argentina?
Se você nunca foi à Argentina, não faltam razões para você começar a pensar em uma viagem pra lá agora mesmo: seja um mochilão pela Argentina, seja um roteiro Argentina e Uruguai, são muitas opções de passeios e roteiros a fazer. E o melhor: em poucas horas você chega à capital Buenos Aires!
1. Ótima oferta de voos
Sem dúvida, devido à pouca distância, há duas vantagens: a primeira é que a oferta de voos é excelente e você encontra uma grande variedade de datas e horários partindo para as principais cidades argentinas. Outra coisa boa é que o voo é bem curtinho, então você consegue fazer uma viagem internacional sem ter o desgaste de horas excessivas dentro de um avião.
2. Não precisa de visto nem de passaporte
Outro ponto ótimo sobre viajar para a Argentina é a facilidade quando se fala em burocracia. Como não há necessidade de visto e há o acordo entre países do Mercosul, você pode viajar apenas com o passaporte ou mesmo só com seu RG (vale lembrar que a carteira de motorista não é aceita). Assim, uma vez que você tenha a passagem em mãos, basta fechar as malas e ir correndo conhecer as cidades mais bonitas da Argentina.
3. Destino versátil
Dito isto, o que mais chama a atenção de nós brasileiros para nosso país vizinho é o fato da Argentina ser um destino bem versátil e que se encaixa em muitos perfis de viajantes. Além da famosa gastronomia, que se destaca pelas excelentes carnes, vinhos e doce de leite, você encontra também paisagens impressionantes, que incluem neve, deserto, vinícolas e não só cidades pequenas, mas também grandes centros urbanos.
E se você quer saber o que fazer na Argentina, quais as melhores cidades Argentinas e quais passeios tem mais a ver com seu perfil de viagem, vem ver só o que cada cidade reserva pra te ajudar a escolher seu destino!
Dicas para montar seu roteiro Argentina
O melhor roteiro Argentina precisa incluir as dicas básicas para quem ainda não visitou a terra dos vinhos. E que dicas são essas? Veja agora as informações úteis que podem te ajudar no planejamento de viagem:
Qual a melhor época para ir à Argentina?
A melhor época para ir à Argentina depende do seu objetivo de viagem: para quem quer esquiar, o período que vai de junho à agosto é uma boa opção, com mais chances de encontrar neve, por exemplo.
A alta temporada é o período que vai de setembro a novembro. Estes são os meses preferidos dos turistas para visitar o país, onde você vai encontrar temperaturas mais amenas e agradáveis. A partir de dezembro as temperaturas vão a 29ºC e o calorão começa a tomar conta das ruas.
Quanto tempo ficar na Argentina?
Em um roteiro Argentina de 7 dias, por exemplo, é possível mapear alguns dos principais pontos turísticos das cidades, mas o ideal mesmo é poder fazer os passeios com mais calma, passear pelas belíssimas estradas apreciando o visual (vamos inclusive te contar qual a rota mais bonita da Argentina) e degustar a maravilhosa gastronomia.
Por isso, recomendamos tirar uns 15 – 20 dias para organizar o seu roteiro pela Argentina. Assim você conseguirá conhecer diversas cidades com calma.
Como se locomover em um roteiro Argentina?
Para quem gosta de conforto e praticidade, um roteiro Argentina de carro é sem dúvida nenhuma, a melhor alternativa. Você vai curtindo as paisagens na estrada, pode ampliar ou encurtar um destino conforme preferir e ainda pode ser uma opção mais em conta se estiver viajando com mais pessoas.
Ao alugar um carro, uma ótima dica é usar esta ferramenta de comparação, para pesquisar locadoras e preços: nós adoramos e sempre usamos nas nossas viagens!
Quais são as principais cidades para visitar na Argentina?
A Argentina está localizada ao sudoeste do Brasil e a sua extensão permite que o país tenha uma diversidade de paisagens bem diferentes em relação às que estamos acostumadas por aqui. De fato, uma coisa que dá pra dizer é que, não importa para qual cidade você vá, viajar para a Argentina é quase sempre garantia de bastante frio, paisagens incríveis, comida boa e muita história.
E se o turismo na Argentina é sempre lembrado por conta da capital Buenos Aires e de destinos badalados, como Bariloche, vamos mostrar que nossos hermanos tem muito mais a oferecer! Pra te ajudar na missão de planejar sua viagem, vamos falar um pouquinho sobre as principais cidades e o que há de mais legal em cada uma delas pra você incluir no seu roteiro pela Argentina.
01. Buenos Aires – para todo e qualquer roteiro Argentina
É claro que num guia Argentina não pode faltar a porta de entrada do país: Buenos Aires! Uma coisa bem legal da capital da Argentina é que não importa quantas vezes você vá, praticamente todo mundo concorda que a cidade sempre tem muita coisa a oferecer aos seus visitantes e que cada viagem pode ser bem diferente da outra.
Sobretudo se é a sua primeira vez em Buenos Aires, inclua ao menos uma passada pelos cartões postais de lá. Vale destacar alguns pontos mais interessantes para você incluir no seu roteiro, como o Caminito, a Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, a Casa Rosada, o Museu Nacional de Belas Artes, o Café Tortoni e a livraria El Ateneo.
Roteiro Argentina: Buenos Aires
Para quem quer conhecer o básico do turismo em Buenos Aires, o ideal é ficar ao menos três dias inteiros. Se você puder ficar um pouco mais do que isso, vai conseguir explorar os arredores e conhecer mais coisas além dos principais pontos turísticos. Seja como for, caso tenha um pouco mais tempo no cronograma, aproveite para fazer alguns passeios a pé pelas ruas da cidade.
Como caminhar por Buenos Aires é sempre uma boa pedida, vale a pena se deixar levar pelas charmosas ruas, sem se preocupar em focar em pontos turísticos específicos. San Telmo é um dos bairros mais bacanas para fazer isso e é uma atração por si só. Para quem gosta de explorar bairros mais descolados, com cafés simpáticos e lojinhas para garimpar, vale passear também por Palermo.
À noite, além de desfrutar da maravilhosa gastronomia portenha, não deixe de ir a um show de tango no seu roteiro Argentina; essa é uma das top atrações da cidade e as apresentações são muito bonitas e envolventes! O espetáculo no Teatro Tango Porteño é um dos mais concorridos da cidade, mas há muito outros shows que valem a visita!
Se você se interessou, pode encontrar todas as informações no nosso post sobre o show de tango em Buenos Aires.
O que mais gostamos neste destino: Buenos Aires é mesmo uma capital cosmopolita com carinha de Europa, com a vantagem de ser pertinho do Brasil e muito mais em conta!
Aproveite para ler: O que fazer em Buenos Aires: 30 pontos turísticos, experiências, bares escondidos e tours na capital Argentina
Onde ficar em Buenos Aires:
Há opções de hospedagem para todo tipo de orçamento em Buenos Aires sendo a Recoleta um bairro turístico super charmoso, Puerto Madero uma região mais moderna, San Telmo um bairro histórico e cultural e a região de Palermo famosa pela vida noturna. Confira onde ficar em Buenos Aires:
- Hotéis de luxo: Krista Boutique Hotel Palermo, Regal Pacific Puerto Madero, Palladio Hotel MGallery Recoleta
- Hotéis conforto: Pestana Buenos Aires Microcentro, Urban Suítes Recoleta, L’Adresse Boutique Hotel San Telmo
- Hotéis econômicos: Pátios de San Telmo, Up Viamonte Centro, Almanera Puerto Retiro
Leia também:
Onde comer em Palermo Soho: 10 cafés e restaurantes que você precisa conhecer
02. Mendoza – para um roteiro Argentina com muito vinho
Se você ama um bom vinho, é provável que já tenha notado que muitos deles vêm de Mendoza, Argentina. A cidade é conhecida como a capital argentina dos vinhos, já que a maior parte da produção de todo o país vem de lá. Para se ter uma ideia de como o turismo de Mendoza gira em torno desse mercado, há cerca de 130 vinícolas abertas à visitação.
Além de poder acompanhar bem de pertinho todo o processo de produção dos vinhos, em várias dessas vinícolas você pode desfrutar de um almoço ou jantar nos restaurantes. Algumas têm até serviço de hotel ao pé das montanhas – o que pode ser uma ótima pedida para um fim de semana especial. Nós experimentamos a Casa de Uco Wine Resort e adoramos a experiência!
Certamente um destino incrível para incluir no seu roteiro pela Argentina para quem quer fazer uma viagem mais romântica, ou mesmo para quem procura um pouco mais de sossego.
No entanto, se você tiver um estilo de viagem um pouco mais aventureiro, Mendoza também pode entrar no seu roteiro na Argentina. Isso porque há várias trilhas, pontos para escalada e rafting e até mesmo salto de parapente.
Outro esporte bastante praticado por lá é o esqui. Se for o seu caso e você tiver curiosidade sobre a prática de esqui nos arredores, vem ver tudo sobre Las Leñas: a estação de esqui próxima a Mendoza.
O que mais gostamos neste destino: as vinícolas são realmente o ponto alto de Mendoza! Come-se e bebe-se muito bem por lá! Mas em um roteiro Argentina no inverno, a neve também impressiona!
Onde ficar em Mendoza:
Em Mendoza, você pode optar por estadias no centrinho, para fazer os principais passeios à pé, ou ainda na região das vinícolas, em regiões mais bucólicas e românticas. Confira onde ficar em Mendoza:
- Hotéis de luxo: Diplomatic Hotel Centro, Park Hyatt Centro, Casa de Uco Wine Resort
- Hotéis conforto: Villagio Hotel Boutique, Hotel Cervantes, Aires de Uco Lodge,
- Hotéis econômicos: Hathor Hotels, Huli B&B, Posada Del Vino
Leia também:
O que fazer em Mendoza: 24 passeios imperdíveis na famosa região dos vinhos argentinos
03. Bariloche – para um roteiro Argentina de inverno
Outra sugestão que é um verdadeiro clichê entre os roteiros Argentina dos guias de viagem é Bariloche, a queridinha dos brasileiros que vão ao país! E não faltam motivos para você incluir este destino no seu roteiro também! Localizada na Patagônia argentina, San Carlos de Bariloche oferece atividades para todos os públicos: famílias, casais, aventureiros a fim de pouca ou muita adrenalina.
Roteiro Argentina: Bariloche
Além das incríveis estações de esqui, a região da Patagônia argentina reserva paisagens de tirar o fôlego, seja nos períodos de neve ou nos meses mais quentes. Seus lagos e parques contam com uma natureza super preservada e ficam lindos tanto no verão quanto no inverno.
Se você está planejando uma viagem nos meses de junho a setembro, ou seja, um roteiro Bariloche no inverno, vale a pena incluir alguns passeios super diferentes, como é o caso do Noche Nórdica, depois de aproveitar as estações de esqui durante o dia.
Outra coisa bem legal para se fazer por lá é conhecer as cidadezinhas dos arredores, que contam com lojas e, claro, boa comida. Uma cidade que vale a pena incluir no roteiro é Esquel, que fica a 280km de Bariloche, e que conta com uma estação de esqui mais tranquila, o Cerro La Hoya, e uma natureza belíssima no Parque Nacional los Alerces.
Vale saber: conhecer a Patagônia argentina pode ser um super passeio mesmo para quem não quer encarar os graus negativos que dão fama à região. Visitar a região no verão significa que você encontrará vales verdinhos e prontos para serem explorados por trilhas, além de lagos brilhando e pedindo por uma voltinha de caiaque com direito a mergulho ou ainda um passeio de veleiro pelo lindíssimo lago Nahuel.
Para quem prefere terra firme, Bariloche possui muitos passeios pelos pontos mais bonitos da cidade com direito a belos mirantes para apreciar a paisagem!
Leia também: O que fazer em Bariloche: 15 pontos turísticos e experiências imperdíveis
O que mais gostamos neste destino: Bariloche é realmente o destino perfeito para ir em família para esquiar!
Onde ficar em Bariloche:
Em Bariloche você vai encontrar todo tipo de hospedagem: seja para os que querem esquiar (hotéis na base Cerro Catedral), para os que querem fazer tudo à pé (centrinho) ou ainda para os que querem explorar a natureza e o lago Nahuel (Avenida Bustillo). Veja onde ficar na Argentina, em Bariloche:
- Hotéis de luxo: Alma del lago, Arelauquen Lodge, Charming Luxury Lodge & Spa
- Hotéis conforto: Hampton by Hilton, Huinid Bustillo Hotel & Spa, Hotel Cristal
- Hotéis econômicos: Monasterio Boutique Hotel, Estancia Del Carmen, Hotel Ayres Del Nahuel
Se você se animou para conhecer Bariloche, esses posts podem te ajudar ainda mais:
Viagem para Bariloche: tudo o que você precisa para planejar a sua
Onde esquiar em Bariloche e arredores
04. Salta – para um roteiro Argentina diferente
Localizada no norte do país, Salta é um ótimo destino para quem ama paisagens naturais super diferentes e muita cultura. Lá pertinho você encontra as famosas montanhas coloridas da Argentina, o deserto de sal da Argentina e várias outras cidadezinhas nos arredores com uma riqueza cultural indescritível. Se você busca uma viagem fora do convencional, vale a pena incluir esse destino no seu roteiro na Argentina!
Além de estar próxima a outras cidades, Salta também tem um turismo próprio. Por lá, vale destacar o passeio pelo MAAM (Museo Arqueológico Alta Montanha), o Teleférico San Bernardo, a feira artesanal e o passeio gratuito no centro histórico. Pode ser bem legal também fazer o passeio no Tren a las Nubes, que percorre a província de Salta e passa por paisagens andinas incríveis.
Muita gente busca Salta como ponto de partida para outros locais próximos, como é o caso de Jujuy para visitar a Quebrada de Humahuaca, ou as Salinas Grandes. Isso porque no norte da Argentina, o aeroporto de Salta é o que melhor atende a região.
O que mais gostamos neste destino: as paisagens são muito diferentes do que temos por aqui e a cada quilômetro rodado a gente soltava um novo “uau!”.
Onde ficar em Salta:
Em Salta a melhor opção é ficar no centro da cidade, onde você pode fazer passeios a pé para ver o casario colonial, que é uma graça, explorar as principais atrações turísticas e assim conhecer a história e cultura locais. Confira onde se hospedar em Salta, Argentina:
- Hotéis de luxo: Guemes Hotel & Spa, Sheraton, Alejandro 1º Hotel
- Hotéis conforto: Blanc Hotel Boutique, Selina Salta, Hotel Inkaii
- Hotéis econômicos: Accueilant Salta, La Posada del Parque, Hotel Boutique Tramas Andinas
Se você pretende explorar esse pedacinho deslumbrante da Argentina a partir de Salta, vem ver outros guias que preparamos sobre essa região:
Sete lugares imperdíveis para conhecer no norte da Argentina
Jujuy (Argentina): como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis
Purmamarca: como chegar, onde se hospedar, o que fazer e dicas para a sua viagem
05. Ushuaia
Também com uma excelente fama entre os turistas, Ushuaia é uma cidadezinha portuária localizada no extremo sul da Argentina. Apesar de ser bem pequena, Ushuaia tem um turismo rico e de belezas naturais únicas. Colada nos Andes e cortada pelo Canal Beagle (que, aliás, você pode até navegar nele!), ela fica na região da Terra do Fogo, conhecida pela grande diversidade de espécies marinhas e pela extensa área de preservação.
Em Ushuaia, além de conhecer a cidade, que é super charmosa e já vale a visita, também vale explorar o Parque Nacional Tierra del Fuego e a Lagoa Esmeralda. Faça o passeio no Trem do Fim do Mundo e suba até o Glaciar Martial, uma geleira a sete quilômetros da cidade que pode ser acessada por uma trilha. Por lá, você também pode esquiar no Cerro Castor e visitar a Ilha Martillo, onde os turistas vão para ver os pinguins.
O que mais gostamos neste destino: este destino ainda está na nossa lista de o que fazer na Argentina, mas mal podemos esperar para visitar as geladas terras do “fim do mundo”.
Onde ficar em Ushuaia:
Ushuaia possui basicamente 3 regiões para se hospedar: o centro da cidade, os hotéis próximos às estações de esqui e os intermediários (hotéis mais luxuosos e um pouco mais longe do centrinho). Veja nossas sugestões para quem procura onde se hospedar em Ushuaia:
- Hotéis de luxo: Las Hayas Resort, Arakur Ushuaia Resort & Spa, Cilene del Fuego Suites & Spa
- Hotéis conforto: Hotel Albatros, Hosteria America, Hotel Canal Beagle
- Hotéis econômicos: Hosteria Kupanaka, Posada del Fin del Mundo, Hosteria Bella Ushuaia
Leia também:
O que fazer na Argentina: 11 lugares para conhecer
06. Córdoba
Continuando com a lista de melhores cidades para um roteiro Argentina, Córdoba é uma província que fica bem pertinho de Buenos Aires, o que significa que você pode aproveitar para estender um pouquinho a sua viagem e conhecer as montanhas que compõem a paisagem local.
Essa é a segunda maior cidade da Argentina, ficando atrás apenas de Buenos Aires. Por lá, o turismo é bem rico, com milhares de opções de restaurantes e cafés de ótima qualidade. Além disso, o centro possui edifícios modernos, praças com muita área verde e parques. Alguns dos pontos principais da cidade são a Plaza San Martín, a Catedral de Córdoba e a igreja Los Capuchinos.
Córdoba é um grande centro, portanto você encontra uma paisagem bastante urbana e uma agenda com uma programação diversa, com exposições de arte e boa gastronomia. Além disso, o mais legal de lá é que tudo isso fica bem pertinho das montanhas, o que dá a cidade um ar bastante único em comparação a outras cidades turísticas na Argentina: é possível fazer ótimas trilhas!
O que mais gostamos neste destino: Cidade badalada e ótima para quem curte sair a noite.
Onde ficar em Córdoba:
Tendo em vista que não é uma cidade muito grande (embora bem turística!) escolher onde se hospedar em Córdoba é simples: a maioria das atrações turísticas ficam mais concentradas, próximas umas às outras. Então uma hospedagem tanto no centro, quanto em Nueva Córdoba vão atender muito bem. Confira:
- Hotéis luxo: Quinto Cenário Hotel, Holiday Inn, Azur Real Boutique Hotel
- Hotéis conforto: Caseros 248 Hotel, The Hotel, Hotel de la Cañada
- Hotéis econômicos: Selina Nueva Cordoba, Hotel Everest, Hotel Felipe II
07. El Calafate – para um roteiro Argentina no verão
E por fim, para fechar essa lista com as melhores cidades para conhecer na Argentina, não poderíamos deixar de fora El Calafate, base para quem quer desbravar o famoso Parque Nacional los Glaciares e o glaciar Perito Moreno. Aliás, El Chalten e Puerto Natales (Chile) são duas cidades que combinam super bem com esse roteiro Argentina!
Ao contrário do que você pode estar imaginando, a melhor época para visitar El Calafate é durante o verão! A alta temporada acontece nos meses de outubro a abril, sendo dezembro e janeiro os meses mais concorridos. Portanto, planeje sua viagem para os meses de sol, de forma a curtir as trilhas e passeios que essa região gelada oferece.
Além disso, as noites são lindas com um céu super estrelado, tanto que há até um passeio só para observação de estrelas!
O que mais gostamos neste destino: ainda na nossa lista, temos certeza que vamos AMAR esse destino por conta de sua beleza natural.
Onde ficar em El Calafate:
Em El Calafate há duas opções basicamente: o centrinho (para quem quer fazer tudo a pé, com restaurantes, lojas e comércio) e os arredores (a uma curta distância de carro ou táxi com hotéis luxuosos e também mais em conta). Veja onde ficar em El Calafate:
- Hotéis de luxo: Xelena Hotel & Suítes, Terrazas del Calafate, Lagos del Calafate
- Hotéis conforto: Del Glaciar del Libertador, La Cantera, Hotel Michelangelo
- Hotéis econômicos: Hosteria Rukahué, Hotel Bahia Redonda, Hotel Picos del Sur
Para saber mais sobre este destino, confira o relato da Adriana, do Blog Em Algum Lugar do Mundo: O que fazer em El Calafate: dicas e principais atrações.
Roteiro Argentina: opções para 5, 7, 10 ou 20 dias de viagem
Acho que deu para ter uma ideia de que a Argentina tem um turismo super plural, com opções para quem gosta de uma programação mais urbana, para quem busca sossego e boa comida ou para quem quer ficar no meio da natureza, conhecer espécies raras de animais e ainda aproveitar para praticar esportes.
Dessa forma, montar um roteiro Argentina vai depender bastante de que tipo de turismo você pretende fazer e qual é o perfil da sua viagem. Outro fator que é super importante na hora de se planejar é ver o tempo que você tem disponível, afinal um roteiro Argentina 3 dias é bem diferente de um roteiro Argentina 15 dias, por exemplo.
Nós particularmente nunca fizemos uma viagem muito longa para a Argentina, mas adoraríamos pegar um carro para rodar pelo país por uns 20 dias. Aliás, caso você tenha um período longo disponível, fazer uma roadtrip na Argentina pode ser uma super ideia para explorar as variadas paisagens que o país oferece.
Agora, para te ajudar a planejar sua viagem para a Argentina, preparamos sugestões de roteiros de 5, 7, 10 e até 20 dias. Você pode usar nossas dicas como base e adaptar para a sua realidade, seja seu roteiro Argentina verão ou um roteiro Argentina inverno.
Roteiro de 5 dias Argentina
O que fazer em 5 dias na Argentina? De fato, 5 dias é bem pouco tempo, mas ainda assim você pode montar uma programação bem legal que caiba na sua agenda. Caso você nunca tenha ido, a boa é começar por Buenos Aires.
É totalmente possível ficar 5 dias inteirinhos na capital e ainda fazer umas viagens de bate-volta para Tigre, por exemplo. Caso queira curtir mais um destino além de Buenos Aires, nossa sugestão é: fique três dias na capital e pegue um voo para Mendoza para explorar as vinícolas por mais uns diazinhos.
Contudo, se você prefere uma programação mais sossegada ou caso queira pular Buenos Aires, Mendoza também é um destino bem bacana para quem fica pouco tempo no país. Com cinco dias por lá, certamente você consegue aproveitar boa parte do que a cidade oferece, como passeio pelas vinícolas e ainda explorar passeios próximos, como a Alta Montanha.
- 5 dias em Buenos Aires OU
- 5 dias em Mendoza OU
- 3 dias em Buenos Aires + 2 dias em Mendoza
Descubra o que acrescentar no seu roteiro Argentina por Buenos Aires e/ou Mendoza:
O que fazer em Buenos Aires
- Conhecer o bairro El Caminito
- Catedral Metropolitana
- Casa Rosada
- Livraria Ateneo
- Café Tortoni
- Museu Nacional de Belas Artes
O que fazer em Mendoza
- Tour por vinícolas
- Se hospedar em um resort nos vinhedos
- Saltar de parapente
- Fazer um rafting e tirolesa na Cordilheira dos Andes
- Fazer trilha no parque do Aconcágua
Roteiro de 7 dias Argentina
Agora, o que fazer em 7 dias na Argentina? Com uma semana toda disponível, é possível ampliar um pouco mais o seu roteiro e incluir mais destinos dentro do país. Nesse caso, você consegue até mesmo combinar duas cidades grandes, como Buenos Aires e Mendoza ou Córdoba.
Outra opção é ir direto para o norte ou sul do país e explorar o que as regiões têm a oferecer. Embora seja um período um pouquinho apertado, você pode optar por voos que te levem à cidade mais próxima. Por exemplo, caso você queira visitar o norte argentino, pode ir direto até Salta e de lá partir para os pontos de interesse nos arredores.
- 3 dias em Buenos Aires + 4 dias em Mendoza OU
- 3 dias em Buenos Aires + 4 dias em Salta OU
- 3 dias em Buenos Aires + 4 dias em Bariloche OU
- 7 dias entre Salta e Jujuy (Norte da Argentina) OU
- 7 dias entre Bariloche e San Martin de los Andes (Patagônia Argentina)
Veja agora algumas opções de atividades nessas cidades para você incluir no seu roteiro Argentina:
O que fazer em Bariloche
Algumas opções de passeios são:
- Noche Nórdica
- Esquiar no Cerro Catedral
- Fazer um passeio de veleiro pelo lago Nahuel
- Cerro Tronador
- Parque Nacional los Alerces
- Andar de caiaque pelo Lago Gutiérrez
O que fazer em San Martin de Los Andes
Para San Martin, algumas opções são:
- Sete Lagos e Villa La Angostura
- Lago Lácar
- Lago Huechulafquen e vulcão Lanín
- Lagoa Rosales
- Cerro Chapelco
O que fazer em Salta
Alguns passeios em Salta:
- Colina das 7 cores e Salinas grandes
- Quebrada del Toro
- Passeio no Tren a las Nubes
- Free tour por Salta
- Rafting no rio Juramento
O que fazer em Jujuy
Os melhores passeios em Jujuy são:
Roteiro de 10 dias Argentina
O que fazer em 10 dias na Argentina? Para quem não quer ficar restrito aos centros urbanos, um roteiro de 10 dias na Argentina é um excelente período de viagem.
Com essa quantidade de tempo você pode fazer uma viagem de carro pelo norte argentino, incluindo Salta, Jujuy e os pontos turísticos mais famosos, como as montanhas coloridas e as salinas. Outra opção é ir para o outro extremo, no sul, e conhecer as belezas da Patagônia argentina.
- 5 dias em Buenos Aires + 5 dias em Mendoza OU
- 3 dias em Buenos Aires + 7 dias El Calafate e El Chaltén OU
- 3 dias em Buenos Aires + 7 dias entre Salta e Jujuy OU
- 3 dias em Buenos Aires + 7 dias entre Bariloche e San Martin de los Andes OU
- 10 dias na Patagônia Argentina: Bariloche, San Martin de los Andes e Esquel OU
- Roadtrip pela Ruta 40: de Jujuy à Mendoza, passando pela Quebrada de Humahuaca, Cafayate e La Rioja
Algumas sugestões do que você pode incluir no seu roteiro Argentina, são:
O que fazer em El Calafate
- Glaciar Perito Moreno
- Passeio de barco pelos glaciares
- Aproveitar para conhecer Torres del Paine
O que fazer em Esquel
Roteiro de 20 dias Argentina
O que fazer em 20 dias na Argentina? Com 20 dias para o seu roteiro Argentina você sem dúvida consegue aproveitar bem mais do que a maior parte dos turistas. Tendo em vista que é tempo longo, é possível combinar uma viagem para o norte ou para o sul com alguns dias de descanso em Mendoza, por exemplo.
Se você nunca esteve em Buenos Aires, pode incluir uns dias para conhecer a capital também. Dica: para uma roadtrip bem completa, 20 dias é o tempo perfeito!
- Roadtrip pela Ruta 40: de Jujuy à Bariloche, passando pela Quebrada de Humahuaca, Cafayate, La Rioja, Mendoza e San Martin de los Andes OU
- Roadtrip pela Patagônia Argentina: de Buenos Aires até El Calafate, passando por San Martins de los Andes, Bariloche e Esquel
Roteiro Argentina: gastos
A parte boa de se viajar para a Argentina é que, ao contrário de grande parte das viagens internacionais, a passagem de avião acaba não pesando tanto no bolso. Se você acompanhar frequentemente sites de busca de voos e marcar para receber alertas de promoções é possível encontrar ótimos preços.
Outra coisa que pode alterar bastante o orçamento de uma viagem para a Argentina é o destino escolhido dentro do país. Ushuaia e Bariloche podem ser um pouquinho mais pesados para o bolso, por exemplo.
Para se ter uma ideia de como a média de gastos para uma pessoa na Patagônia é sempre um pouco mais elevada, por lá, uma pessoa gasta cerca de R$ 1.000 por dia. Já em Mendoza ou Buenos Aires, que são destinos mais em conta, é possível passar o dia com R$ 500 a R$ 700.
Aqui, fiz um esboço de quanto custa uma viagem para a Argentina a partir de alguns perfis: uma viagem econômica confortável, uma viagem com mais requinte e sofisticação e um mochilão pela Argentina.
É claro que esses gastos podem variar dependendo do destino escolhido dentro do país, mas esses valores são uma estimativa feita a partir da média dos preços. Dica: uma boa ferramenta para checar os valores é o site Budget Your Trip.
Viagem econômica para a Argentina
Para uma viagem econômica para a Argentina, a média de gastos fica em torno de R$ 350 por pessoa ao dia. Enquanto os custos com hospedagem podem variar entre R$ 200 e R$ 400, dependendo de que tipo de acomodação você escolha, a alimentação (por dia) gira em média entre R$ 150.
Quanto ao transporte, dentro das cidades os turistas costumam gastar cerca de R$ 50 com locomoção. Já para ir de uma cidade a outra, os valores são a partir de R$ 250 por pessoa (ônibus).
Para quem viaja em grupo e quer fazer uma roadtrip, uma ótima ideia é alugar um carro. Vantagens: você paga aqui no Brasil e economiza logo de cara o IOF.
Viagem de luxo para a Argentina
Se você está disposto a gastar um pouquinho mais e prefere fazer uma viagem com mais sofisticação, a média de custos por pessoa sobe para R$ 1.000 ao dia. Nesse caso, bons hotéis custam de R$ 500 a R$ 800 por dia por pessoa.
Falando em hotéis, tem cada hotel maravilhoso na Argentina! A gente já se hospedou no Casa de Uco, em Mendoza, e no Grace Cafayate, em Salta e tivemos experiências memoráveis em ambos. Ambos são daqueles hotéis-destino, que vão muito além de uma simples hospedagem e fornecem uma verdadeira experiência para os hóspedes.
Já os gastos com alimentação ficam em média por R$ 250 ao dia. Os valores para transporte também aumentam, com a locomoção entre cidades chegando a mais ou menos R$ 500. Os custos de entretenimento, como shows e bilhetes para as atrações podem custar em torno de R$ 350 por pessoa.
Mochilão Argentina
Se você quer se jogar de cabeça em uma aventura e explorar a Argentina fazendo um mochilão, os preços ficam bem mais convidativos, claro. Por dia, um mochileiro gasta aproximadamente R$ 200 reais. Os gastos com hospedagem giram entre R$ 100 e R$ 150, enquanto a alimentação pode custar até R$ 150.
Já o transporte local pode ficar na faixa dos R$ 50, e o transporte entre cidades representa uma média de R$ 120 no orçamento total.
Vale saber: come-se muito bem na Argentina gastando pouco. A alimentação lá, mesmo em grandes cidades, é bem servida e por preços melhores do que os praticados aqui no Brasil.
Roteiro Argentina: dicas para planejar a sua viagem
Ao começar os preparativos para a sua viagem, lembre-se de checar como é cada estação do ano por lá. Lembre-se que a quantidade de neve e a incidência de chuvas podem ajudar ou atrapalhar seu passeio. Por exemplo, se seu objetivo é esquiar, verifique quando são os períodos de neve para não correr o risco de chegar lá com as montanhas sem condições para o esporte.
Além do clima de cada estação, outro fator que pode encarecer ou baratear a sua viagem é saber quando é a alta temporada. Geralmente os meses de abril e maio (outono) e setembro e outubro (primavera) são de baixa temporada e apresentam preços mais atraentes em todo o país. Ir na baixa temporada pode ser uma forma de economizar e há destinos onde o clima não afeta tanto a experiência na cidade, como é o caso de Buenos Aires.
Caso você vá para locais com temperaturas e umidade mais extremas, como é o caso da Patagônia, lembre-se de caprichar na hora de preparar a bagagem. Ir com uma mala adequada, com roupas preparadas para encarar frio, calor ou secura podem fazer toda a diferença na sua experiência!
Reserve seu hotel antes de sair do Brasil
Agora que você conhece os melhores roteiros na Argentina, já sabe que lugares visitar e quantos dias precisa incluir no seu roteiro, que tal pensar na hospedagem?
Não deixe de reservar seu hotel antes de sair do Brasil! Assim você chega ao seu destino com a reserva já feita e não corre o risco de cair em cilada, tendo que ficar em acomodações ruins ou com preços muito caros. E caso você opte viajar para locais com muita procura (como é o caso de Bariloche, por exemplo) durante a alta temporada, o ideal é que a reserva seja feita com bastante antecedência.
Os sites que nós usamos e recomendamos para este fim são o Booking.com e o Hoteis.com. Além de ser um serviço super confiável, o Booking tem um sistema de avaliação que te permite ter uma ideia da experiência de outros hóspedes. Cheque sempre a nota do hotel escolhido (o ideal é que a nota seja acima de 8,0). Veja também os comentários e priorize locais com boa pontuação e localização.
Seguro Viagem para a Argentina
Ao planejar uma viagem, mesmo que seja para um destino super próximo, não pense duas vezes na hora de contratar um seguro de viagem. É um item fundamental para uma viagem tranquila e sobretudo se precaver contra eventuais dores de cabeça como acidentes, problemas de saúde ou extravios de bagagem.
Se você ainda não pensou nisso, esta ferramenta de comparações pode ter ajudar a fazer o melhor investimento. Nele você consegue procurar os preços mais em conta e a cobertura que melhor atende às suas necessidades. E uma dica melhor ainda: inserindo o código AVENTURAS15 você ganha 15% de desconto no site!
Saiba mais sobre Seguro viagem para a Argentina.
Chip de internet Argentina
Não deixe de buscar também o serviço de chip internacional quando for viajar para a Argentina. Estar conectado facilita MUITO a viagem, seja na hora de conferir as reservas de hotéis ou na hora de buscar um restaurante nas proximidades. Ter acesso aos mapas e informações turísticas em qualquer lugar também é uma mão na roda!
Por aqui, a nossa indicação é sempre adquirir o chip da America Chip, que conta com vários planos com chips que podem ser usados na Argentina e em outros países espalhados por vários continentes. E o melhor de tudo: com o código MALADEAVENTURAS você garante 10% de desconto!
Como levar dinheiro para a Argentina
Em todas as vezes que visitamos o país fizemos da seguinte forma: levamos dólares e, ao chegarmos na Argentina, trocamos pelo peso argentino. Lembre-se de fazer o câmbio (1 real = em média 200 pesos) nas grandes cidades, como Buenos Aires, Mendoza e Bariloche, pois pode ser difícil encontrar uma boa conversão em cidades menores como El Calafate, Jujuy e Esquel.
Nós sempre utilizamos o cartão de débito internacional da Wise para levar dinheiro em nossas viagens ao exterior. Você pode adicionar saldo em pesos pelo aplicativo via PIX e utilizar o cartão durante a viagem para pagar hotéis e restaurantes. Se precisar de dinheiro em espécie é possível sacar em caixa 24 hrs (a taxa é alta, mas pode te salvar em alguma emergência).
Onde comprar passeios na Argentina
Quando montamos nosso roteiro Argentina, nós optamos por já garantir alguns passeios com antecedência e assim economizamos o tempo perdido na nossa viagem buscando agências e tours. Todos os nossos ingressos, passeios e excursões foram adquiridos pelos sites da GetYourGuide e da Civitatis.
Dúvidas frequentes de quem busca informações sobre um roteiro Argentina?
Por fim, abaixo reunimos algumas perguntas que recebemos bastante aqui no blog, para facilitar seu planejamento:
Qual a rota mais bonita da Argentina?
A Ruta 40 é a rota mais bonita e ela corta a Argentina de norte a sul (começa em Cabo Vírgenes e termina em La Quiaca, na província de Jujuy) ao longo de seus quase 5.000 km de extensão. Prepare-se para um cenário lindo e selvagem: são vulcões, regiões desérticas, desfiladeiros, geleiras, parques nacionais, lagos, salinas e vilarejos bucólicos que fica até difícil seguir caminho sem parar a cada trecho.
Como montar um roteiro Argentina?
O mais importante para montar o melhor roteiro Argentina é definir seu orçamento e quantos dias terá no total, para planejar sua viagem. Em seguida, pesquise as cidades que pretende visitar de acordo com seus interesses: vinhos, cultura, gastronomia, ecoturismo, esportes radicais, história, etc.
A partir daí procure combinar cidades próximas para não gastar tanto tempo (e dinheiro) nos deslocamentos.
O que combinar com a Argentina?
Em um roteiro Argentina, outros países que são uma boa combinação para montar um roteiro são Uruguai, Paraguai e Chile.
Pronto para montar o seu roteiro Argentina?
Por fim, esperamos que nossas dicas tenham servido pra te animar a explorar a terra dos hermanos.
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida enquanto você monta seu roteiro para a Argentina, é só deixar aqui nos comentários =)
Você também vai gostar de ler:
Melhores resorts na Argentina: opções para todos os viajantes
Show de tango em Buenos Aires: quanto custa? como escolher?
Preciso de passaporte para viajar para a Argentina?
O que fazer na Argentina: Top 11 lugares para conhecer
Mala de viagem para a neve: como montar uma mala para o frio
Oi,
adorei suas dicas, mas tenho 1 dúvida, se puder me ajudar, ficarei bem satisfeita.
Pretendo viajar para Buenos Aires em agosto de 2020, permanecendo de 8 a 10 dias.
Devo locar apenas 1 hotel, entrar e sair pelo mesmo aeroporto, ou fico 5 dias em BA, e viajo para outra cidade e não retorno para BA?
pretendo visitar Bariloche, Mendoza…
Oi Edite! Tivemos problemas para receber comentários nas últimas semanas aqui no blog. Desculpe a demora para respondê-la!
Buenos Aires é um destino incrível! Certeza que você irá adorar =)
É interessante fazer a busca da passagem de duas formas distintas para encontrar o melhor preço:
1) Brasil > Buenos Aires > Outra Cidade > Brasil
2) Brasil > Buenos Aires > Outra Cidade > Buenos Aires > Brasil
Assim você poderá avaliar os custos de cada uma das opções.
Será que ajudei?
Bjs,
Gaia
Uma dica muito útil e importante: Evitem o máximo pegar taxi em Buenos Aires. Os motoristas são ladrões e safados. O único dia que peguei um taxi, voltando do Caminito para o Hotel, o motorista ficou dando voltas (fez um trajeto muito mais longo – descobri pelo waze) e me passou uma nota de 500 pesos falsa. Uber funciona muito bem lá, e você não tem surpresas
Infelizmente, sempre tem gente querendo se aproveitar de turistas… Isso já me aconteceu no Camboja também. Muito chato!
Boa tarde, baixei o Planejador de Viagem do site e observei que há uma falha com relação aos dias de semana, que só vai de Domingo a Terça-feira… Você repararam nesse erro? Se sim, tem como arrumar?
Oi Guto! Puxa, abri aqui o arquivo e por algum motivo ele ficou desconfigurado. Obrigada pelo aviso!
Você pode alterar por conta própria, ou aguardar nossa nova versão. Vou atualizar o arquivo aqui. =)
olá,
Por que levar o dinheiro em dólares?
Oi João! Não é muito comum encontrar pesos argentinos em casas de câmbio brasileiras e, da mesma forma, não é em toda esquina de Buenos Aires que você vai encontrar casas de câmbio que aceitem real. Se você for para outros destinos, como Salta ou a Patagônia, isso fica ainda mais difícil. O dólar acaba sendo uma saída porque é uma moeda mais neutra e fácil de ser encontrada em ambos os países. Outra opção é o cartão de crédito internacional, mas com o IOF e a variação do dólar, fica difícil de saber a média de gastos da viagem previamente, o que dificulta o planejamento.
oi tudo bom?
adorei as dicas… e pretendo viajar para Argentina em Maio/2022.
Minha única duvida é sobre o detalhe da carteira de motorista… você disse no inicio do post que nossa carteira de motorista não é valida lá, mas depois diz num tópico sobre aluguel de carro.
Fiquei um pouco confusa…
Oi Elayne! O ideal é ter a PID: Permissão internacional de direção. Mas a sua carteira de motorista tem que ir junto contigo também. =)
Olá Gaia. Adorei suas dicas… Prá mim, Argentina era Buenos Aires e ponto final… rsrsrs
Estamos com intenção de viajar nas nossas férias por uns 15 dias entre final de agosto e começo de setembro. Pensamos em Buenos Aires, Córbova e Bariloche.
No entanto, minha esposa escutou que talvez não seja um bom destino nesse momento, devido à situação política atual do país. Isto me deixou com um certo receio e preocupado.
Por outro lado, um conhecido que esteve em Buenos Aires a cerca de 2 meses (o filho faz faculdade lá), disse e que está tudo normal e continua maravilhoso.
Sabe me dizer algo a respeito?
Oi Celso! Conheço algumas pessoas que viajaram à Buenos Aires recentemente e tiveram uma ótima experiência. A cidade é agradável, tem uma gastronomia fantástica e dá para curtir bastante, pois o real está um pouco mais valorizado ultimamente. Achei super bacana seu roteiro passando pela capital, além de Córdoba e Bariloche! Tenho certeza que será uma viagem incrível =)
Oi Gaia, muito obrigada pelas dicas! Super legal. Já passei alguns dias em Mendoza e a cidade é maravilhooosa. Gostaria de fazer uma viagem em dezembro, um tour de carro saindo de Curitiba-PR, ainda não sabemos para qual cidade Argentina haha será que de carro em 7 dias da pra fazer alguma coisa? Ou teriam que ser no mínimo 10?
boa tarde.
Gaia, estou pretendo viajar para Argentina em setembro/2023 para renovar os votos de casamento com minha esposa. Pretendo fazer um passeio romântico e também aventureiro (esquiar). Pode me sugerir uma quantidade de dias e roteiro? Vc acha que 5 ou 7 dias da pra conhecer os principais pontos turísticos de Bueno Aires e Mendoza?
Oi Rodrigo! Se você tem apenas 5 dias, recomendo escolher entre uma ou outra: Buenos Aires ou Mendoza. Com 7 dias é possível dividir a hospedagem sim. O ideal é ter pelo menos 3 dias inteiros em cada uma das cidades para poder aproveitá-las num ritmo legal, que una turismo com o clima romântico que sua viagem pede. =)
Nós adoramos Buenos Aires! Fui com a minha mãe KAREM CAINELLI e o meu padrasto DAVID SIMON BERGMANN.
ELISA CAINELLI ANDREOLA
Porto Alegre/RS
Buenos Aires é mesmo uma cidade encantadora!
Ola. Tenho 12 dias na Argentina com marido e duas filhas de 12 e 16 anos. os voos são ida e volta por Buenos Aires. Vc acha interessante alugar u carro para esses 12 dias e fazer Buenos Aires, Bariloche, e algumas cidades, Ou melhor ir de avião Buenos Aires – Bariloche – Buenos Aires e alugar um carro em cada cidade?
Obrigada
Oi Plivia! Acho que vai depender do estilo de viagem que vocês curtem. Eu particularmente AMO roadtrips. Por outro lado, vocês ficariam horas no carro para fazer esse trajeto. Como são apenas 12 dias, talvez seja melhor comprar um voo entre Buenos Aires e Bariloche sim.
Quais destinos você recomendaria para uma viagem de 11 dias na primeira quinzena de outubro? Penso em buenos aires e mais um destino, mas não consigo decidir qual.
Oi Leo!!
Logo que li 11 dias pensei em uma viagem nesses moldes mesmo: 4 dias em Buenos Aires + 7 dias em um outro destino do país.
Se você curte trilhas e paisagens de perder o fôlego, eu diria El Calafate. Se você gosta de vinhos, Mendoza é a melhor opção. Se você quer um destino fora do tradicional: Salta + Jujuy.
Difícil escolher, né? rsrs =)
oi, Gaia, nossa muito completo esse texto. Ajudou demais. Tenho janeiro todo de ferias, mas nao vou passar viajando (dinheiros ne kkk), mas pretendo sair daqui de Salvador, 3 dias inteiros em BA (um deles fazendo o bate volta pra colonia del sacramento), 3 dias inteiros em el calafate e 1 dia pra fazer o guia visitado por ciudad del leste. So 3 dias em BA pq nao curto muito esse rola mais cultural de museus, igrejas, livrarias e tal. Alguma dica especial? Muito corrido?….
Oi Fábio! Estivemos em Buenos Aires recentemente pela terceira vez e a capital argentina é uma cidade vibrante! A gente visitou vários bares e restaurantes incríveis. Se você curte turismo gastronômico, recomendo pegar mais leve em seu roteiro por BA. Eu particularmente acho 3 dias é muito pouco, massss dá para dar check nos highlights do destino.
Dá uma olhadinha nos destaques do nosso instagram @maladeaventuras para pegar umas dicas mais frescas de lá, como levar dinheiro, onde se hospedar, melhores restaurantes…
Beijos e boa viagem!
Gaia