Vinícolas, estações de ski, shoppings enormes, ótimos restaurantes, bons hotéis e uma cordilheira imponente ao redor da cidade. Sim, Santiago tem tudo isso e muito mais!

Recentemente conheci a capital chilena e me apaixonei. Foram apenas 4 dias, mas o suficiente para conhecer os principais passeios e pontos turísticos da cidade. Para te ajudar a montar um super roteiro para Santiago, preparei um post bem completo com dicas sobre a cidade e algumas sugestões de roteiro com diferentes durações de dias.

Continue sua leitura para conhecer o melhor roteiro para fazer na sua viagem para Santiago, Chile!


Por que viajar para Santiago do Chile?

A capital chilena tem atraído cada vez mais turistas ao longo dos anos. Aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, Santiago é uma cidade muito interessante, vibrante e cheia de atrações. Se você ainda não conhece, chegou a hora de incluir esse destino na sua lista de próximas viagens.

hotéis em santiago
Santiago é uma cidade vibrante! Foto: @nandahudson

Queridinha dos turistas brasileiros na América do Sul, Santiago está repleta de atrações para conhecer. Se você gosta de turismo cultural, o Palacio de La Moneda e a Plaza de Las Armas são os locais para você. Para quem curte passeios ao ar livre, os parques da cidade são lindos e convidativos.

Os arredores de Santiago também guardam verdadeiros tesouros. No inverno, a dica é subir a montanha para esquiar. Já no verão, nada melhor do que descer para o litoral. E não importa a época do ano, sempre vale a pena conhecer as vinícolas e saborear um belo vinho chileno.

Já deu para ficar com gostinho de quero mais, né? Então vamos explorar mais esse destino sensacional.


Dicas para você montar seu roteiro para Santiago

Na hora de montar seu roteiro Santiago, existem coisas importantes para se levar em consideração para que você consiga montar o roteiro perfeito. Aqui estão algumas perguntinhas básicas para você se fazer antes de mais nada:

  • De quanto é meu orçamento total para essa viagem?
  • Quantos dias terei para conhecer Santiago?
  • Em qual época do ano ocorrerá minha viagem?
  • Quero tentar conhecer o máximo de atrações possível ou prefiro conhecer cada ponto com mais calma?
  • Qual o objetivo da minha viagem? É alguma ocasião especial?
  • Santiago é apenas um ponto de parada para outro destino ou será meu destino final?

Dessa forma, eu tenho certeza de que você conseguirá selecionar melhor os atrativos para incluir em seu roteiro Santiago, Chile. Outra sugestão que tenho é que você confira nosso post com 10 dicas imperdíveis para montar seu roteiro de viagem.


Qual é a melhor época para visitar Santiago?

Da mesma forma que outras capitais pelo mundo, Santiago é um destino com potencial turístico durante todo o ano. No entanto, se você tiver um objetivo específico de viagem, certamente uma época será melhor do que a outra.

No geral, os turistas procuram mais o inverno e o verão para conhecer a capital chilena. Vejamos então os highlights de cada uma dessas estações na cidade.

Roteiro Santiago no inverno

Em primeiro lugar, se seu objetivo é ver a neve de perto e esquiar, então você deve montar um roteiro Santiago inverno. Entre julho e setembro as estações de esqui nas montanhas ficam cheias de turistas.

Não esqueça de levar roupas adequadas, pois as temperaturas costumam ser bem baixas. Existem lojas que alugam roupas para você ir esquiar, mas é bom pesquisar antes e verificar a disponibilidade.

valle nevado no chile
Valle Nevado! Já imaginou se hospedar no meio da neve?! Foto: divulgação

Aproveite para conferir: Lugares para esquiar no Chile: 10 estações de ski + dicas de hotel de neve


Roteiro Santiago no verão

Por outro lado, quem quer aproveitar as cidades litorâneas e os vinhedos próximos à Santiago deve montar um roteiro Santiago no verão. De dezembro a fevereiro, os termômetros sobem a mais de 30º. Entretanto, não deixe de colocar um casaco na mala, pois à noite é comum ficar mais frio.


Quantos dias ficar em Santiago?

Embora existam muitas opções de roteiro, inclusive roteiro Santiago 1 dia, eu recomendo ficar pelo menos 5 noites na capital chilena. Dessa forma você consegue explorar melhor os atrativos da cidade e até visitar alguns nos arredores.

O aeroporto de Santiago é a porta de entrada no Chile, então, mesmo que a sua viagem seja para conhecer outro destino no Chile como a Patagônia ou o Deserto do Atacama, seu vôo passará por lá. A dica é separar alguns dias para explorar a cidade. Foi o que eu fiz na minha viagem para o Atacama. Ficamos 9 dias conhecendo as belezas do deserto e 4 dias dedicados à Santiago, incluindo passeio por vinícolas, dia de ski e passeios pela cidade.


Como se locomover em Santiago

Para se locomover dentro da cidade, o Uber funciona bem, mas o metrô costuma ser uma das melhores opções. Ele é mais barato e chega bem próximo da maioria dos pontos turísticos. Só é importante ficar muito atento com a segurança. Por ser uma cidade grande, os roubos são frequentes por lá, e alguns moradores nos falaram que piorou depois da pandemia. Não dê bobeira com o seu celular!

Há também agências de turismo que organizam city tours pela cidade e excursões a destinos próximos. Recomendo a Full Tour Chile para fazer tanto os transfers, como para organizar passeios.

Eles ficaram responsáveis por essa parte da minha viagem e só tenho elogios. E o melhor de tudo é que os leitores do Mala de Aventuras ainda garantem 10% de desconto na hora de fechar um pacote. Basta clicar nesse link e preencher o cadastro junto a Full Tour.


Onde ficar em Santiago?

Sem dúvida, existem ótimas opções de hospedagem em Santiago. Na minha opinião, o melhor bairro para ficar hospedado é o Vitacura. Ele é um bairro nobre da cidade, com bastante policiamento, moderno e arborizado. Somado a isso, em Vitacura você estará rodeado de ótimas opções de bares e restaurantes.

Nós nos hospedamos no DoubleTree by Hilton, um hotel espetacular com infraestrutura e atendimento de primeira. Outras opções em Vitacura incluem o Mandarim Oriental com seu belo jardim e quartos com uma belíssima vista da cidade. O Hotel Kennedy fica em frente ao Shopping Parque Arauco e possui quartos bem confortáveis. Também recomendo o Santiago Marriot, que é um dos prédios mais altos da cidade e possui uma bela vista da mesma.

Já no bairro Providência, minha dica é o Sheraton Santiago com suas suítes espetaculares e ótima infraestrutura.

onde ficar em santiago vitacura
O bairro Vitacura é uma excelente escolha de hospedagem em Santiago!

Aproveite para ler: Onde ficar em Santiago: 17 melhores hotéis e bairros para se hospedar


Chip de internet

Sempre que viajo para outro país, não abro mão de comprar um chip de internet antes mesmo de sair de casa. Ele não só deixa a viagem mais prática, como também evita que perrengues aconteçam por falta de sinal e ainda permite que eu compartilhe em tempo real a viagem com familiares e amigos no WhatsApp e Instagram.

Apesar do chip de internet não ser um item indispensável. Eu acho muito prático já chegar conectada para pedir um Uber, checar no mapa onde é meu hotel ou até mesmo comprar algum tour de última hora. Por isso, não poderia deixar de compartilhar essa dica com vocês.

Eu sempre compro o meu no site Viaje Conectado. A vantagem deles é que eles te enviam um chip de uma operadora local do país que você está indo. Então, recebi o chip em casa alguns dias antes da viagem e logo que cheguei em Santiago, só troquei o chip e já estava conectada.


Seguro viagem Chile

Embora não seja obrigatório, o seguro viagem para o Chile é bastante recomendado. Ter um seguro viagem deixa sua viagem mais tranquila. Imagine só sair para esquiar e acabar sofrendo uma torção durante o passeio. Isso pode acabar com sua viagem e ainda gerar altos gastos. Contudo, se você tiver segurado, basta entrar em contato com a seguradora que tudo se resolverá mais rapidamente.

Nesse sentido, nós recomendamos que você busque uma cotação no site da Seguros Promo. Lá você compara apólices das principais seguradoras em uma ferramenta simples e fácil de usar.

O melhor que os seguros possuem um preço super acessível e você ainda pode parcelar no cartão. Ah! E utilizando nosso cupom MALADEAVENTURAS você ainda garante um descontinho no preço final do seguro. Clique aqui para fazer sua cotação!


Roteiro Santiago: quais são os principais passeios de Santiago?

Agora que você já tem as dicas de ouro para planejar sua viagem à Santiago, chegou a hora de conhecer os principais passeios para incluir em Santiago no roteiro.

1. Palacio de La Moneda

Dentre os pontos turísticos de Santiago, o Palacio de La Moneda é um dos mais visitados pelos turistas. No prédio fica a sede do governo chileno. Ele foi construído no início do século XIX e diversos eventos históricos aconteceram nesse lugar, dentre eles o golpe militar de Pinochet em 1973.

pontos turísticos santiago
O Palacio de La Moneda em Santiago.

Todo dia às 10h ocorre a troca da guarda do palácio e você pode acompanhar esse momento. Além disso, existe visitação ao interior do palácio. A visita é gratuita, mas é preciso agendar no site da atração.

2. Plaza de Armas

Podemos dizer que a Plaza de Armas é como se fosse o coração de Santiago. Ela tem grande importância para a história e cultura do Chile. A Plaza de Armas foi construída em 1541 e é considerada o marco zero da cidade.

Ao seu redor você encontra outras importantes atrações da cidade, como a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional. Certamente essa atração não pode ficar de fora do seu roteiro Santiago.

3. Catedral Metropolitana

Bem na Plaza de Armas fica a Catedral Metropolitana e não deixa de inclui-la em seus passeios já que ela é um Monumento Nacional do país.

O interior da catedral é riquíssimo e seu pé direito é gigante! Fora os afrescos, os vitrais e imagens são muito detalhados e impressionam pela sua beleza.

4. Parque Metropolitano e Cerro San Cristóbal

O Parque Metropolitano é onde fica um dos pontos mais procurados de Santiago, o Cerro San Cristóbal. Lá do alto a vista da capital chilena e da Cordilheira dos Andes é de tirar o fôlego! É possível chegar ao topo de micro-ônibus, funicular ou bondinho.

Lá no topo existe uma estrutura bem legal. Você vai encontrar belos jardins, piscinas públicas que funcionam apenas no verão, um zoológico e um dos melhores spots para se apreciar o pôr-do-sol em Santiago.

5. Shopping Costanera Mall e Sky Costanera

Você é daqueles que não dispensa umas comprinhas? Então não deixe de conhecer o Shopping Costanera. Ele é um dos maiores da cidade e conta com lojas de grandes marcas mundiais.

No mesmo edifício do shopping você encontra o Sky Costanera, um belíssimo mirante 360º. Dele você vê praticamente toda a cidade e a Cordilheira dos Andes. Mas deixe sua visita para um dia de céu claro e sem nuvens.

6. Parque Araucano

Outro local bastante agradável para passear na capital do Chile é o Parque Araucano. Ele fica localizado no bairro Las Condes e funciona diariamente das 6h às 21h.

roteiro santiago 7 dias
O enorme Parque Araucano. Uma excelente opção de lazer ao ar livre em Santiago.

Dentro do parque, você encontra diversas áreas de lazer, como pista de basquete, playground, área de basquete, skate e tênis dentre outras. E a dica para depois de conhecer o parque é esticar em um dos bares do entorno e saborear petiscos e drinks locais.

7. Restaurante Giratório

Por fim, o Restaurante Giratório não é bem uma atração turística de Santiago, mas se você quer saborear o melhor da gastronomia andina com uma vista surreal, não há lugar melhor. Ele fica no bairro Providência e possui um ambiente elegante e requintado.

A faixa de preço dos pratos é entre R$127,00 e R$255,00. O atendimento é ótimo e o cardápio está repleto de delícias da cozinha internacional, latina e chilena. Sem dúvida, uma verdadeira explosão de sabores na boca! Ah! Os pratos também são belíssimos e você já começa a comer com os olhos assim que eles chegam na sua frente.

restaurante giratório
Pôr do sol no Restaurante Giratório!

Roteiro Santiago: principais passeios nos arredores da cidade

Dependendo da época do ano da sua viagem e se você tiver alguns dias a mais, existem alguns passeios nos arredores de Santiago que você precisa conhecer. Assim, seu roteiro Santiago fica ainda mais completo.

1. Cajon Del Maipo

Em primeiro lugar, Cajon de Maipo está a cerca de 2h de carro de Santiago é um dos lugares queridinhos dos brasileiros que vão ao Chile. Sem dúvida é um passeio interessante e eu recomendo que você contrate uma agência para fazê-lo.

cajon del maipo chile
Cajon Del Maipo, impossível ficar de fora do roteiro!

O trajeto do passeio passa pela cidade de San José del Maipo, pelo túnel Tinoco e pelo antigo alojamento dos construtores da represa. O ponto final é na grande represa El Yeso. O lago que se formou a 3.000m de altitude é impressionante. Aproveite e inclua as termas da Colina no seu roteiro.

2. Vinícolas

Você sabia que os vinhos chilenos estão entre os melhores do mundo? Para seu roteiro Santiago ficar ainda mais completo, se você aprecia essa bebida, não deixe de incluir as vinícolas na sua lista de passeios.

roteiro santiago vinícolas
As vinícolas não podem ficar de fora do seu roteiro Santiago!

Geralmente, para entrar e visitar as vinícolas, é cobrado uma taxa do visitante. Ela pode variar entre R$72,00 e R$180,00. Mas se você preferir, pode contratar um tour com uma agência. Algumas agências organizam passeios para uma vinícola em específico, ou então um tour mais completo que passe pelas mais famosas.

E por falar nas vinícolas mais famosas do Chile próximas à capital, temos:

  • Concha y Toro: É a maior e mais famosa da região. Os vinhos produzidos aqui são famosos mundialmente. Sem dúvida, vale a visita.
  • Viña Santa Rita: A vinícola Santa Rita conta com uma excelente infraestrutura, que inclui restaurante, bar e até museu. Além disso, a vinícola fica em uma região belíssima, garantindo paisagens de tirar o fôlego para as fotos.
  • Viña Santa Carolina: Considerada uma das maiores do país, a vinícola Santa Carolina se destaca e sua adega subterrânea. Nela é usada a técnica “cal y canto”, uma das mais raras para a produção de vinho.
  • Viña Undurraga: Com acesso facilitado e muito bonita, a vinícola Undurraga é uma verdadeira joia a ser visitada. Foi inaugurada em 1885 e é uma das mais antigas do Chile.

3. Valparaíso e Viña Del Mar

No litoral chileno, duas cidades atraem muitos turistas no verão: Valparaíso e Viña del Mar. Elas ficam a 140km de Santiago, e apesar de serem próximas, são muito diferentes entre si. Em primeiro lugar, Viña del Mar é mais arrumadinha e organizada, Valparaíso, por outro lado é mais caótica, mas super colorida e alegre.

Muitas agências organizam bate e volta para essas cidades. Você vai aproveitar a praia, conhecer mais da história das cidades e caminhar pelas ruas visitando lojinhas e tirando várias fotos.

#DicaDaNanda: fizemos todos os passeios com a Full Tour, uma empresa especializada em atender os brasileiros. Eles são ótimos em todos os quesitos: pontualidade, qualidade, comunicação, atendimento e preço. Pra melhorar, nós conseguimos um cupom de 10% de desconto nos passeios para nossos leitores! Basta preencher o formulário que consta aqui.

4. Estações de Ski

No Chile você encontra ótimos pontos para esquiar e ver a neve. Se você está organizando um roteiro Santiago neve, anote as principais estações de esqui da região.

esquiar no chile 2023
Felicidade de estar no meio da neve! Foto: @nandahudson

Valle Nevado: A 3.000m de altitude, o roteiro Santiago e Valle Nevado é um dos mais procurados. Esse Ski Resort é um dos points de esqui na América do Sul mais famosos e importantes. O resort conta com 39 pistas para todos os graus de dificuldade.

Farellones: É uma estação de esqui ótima para quem nunca praticou o esporte antes. Existem diversas opções de lazer além das pistas. Nela você encontra diversão para toda a família.


Roteiro de 5 dias em Santiago

Conforme citei anteriormente, um roteiro Santiago 5 dias é o mínimo para explorar bem a capital. Veja uma sugestão para 5 dias na capital chilena:

  • Dia 01: Chegada em Santiago com passeio pelo centro (incluindo Palacio de La Moneda, Catedral Metropolitana e Plaza de Armas).
  • Dia 02: Excursão a Cajon del Maipo com a Full Tour Chile
  • Dia 03: Cerro San Cristóbal + SkyCostanera
  • Dia 04: Excursão a uma das vinícolas próximas a Santiago + restaurante giratório com a Full Tour Chile
  • Dia 05: Parque Araucano e retorno para o aeroporto
santiago dicas
A vida noturna em Santiago é agitada, com excelentes restaurantes! foto: @nandahudson

Roteiro de 7 dias em Santiago

Se você tem mais 2 dias na capital do Chile é melhor ainda. Confira a sugestão de roteiro Santiago 7 dias:

  • Dia 01: Chegada a Santiago e tarde livre
  • Dia 02: Passeio pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico
  • Dia 03: Tour pela vinícola Concha Y Toro
  • Dia 04: Excursão a Cajon del Maipo
  • Dia 05: Cerro San Cristóbal + almojantar no Restaurante Giratório na hora do pôr do sol
  • Dia 06: Ida a Valparaíso e Viña del Mar (caso seja no inverno você pode trocar esse dia por uma das estações de esqui)
  • Dia 07: Parque Araucano e retorno para casa

Roteiro Santiago e Atacama

Muitas pessoas optam por fazer um roteiro Santiago e Atacama. Assim você tem a chance de conhecer dois destinos chilenos consagrados. Contudo, vale lembrar que para esse roteiro você vai precisar de mais do que 5 dias. Eu fiz esse roteiro em 14 dias, veja como foi:


  • Dia 01: Chegada em Santiago + Vôo para Calama + tarde livre em San Pedro do Atacama
  • Dia 02: Tour com FlaviaBia Expediciones para Piedras Rojas + Lagunas Antiplânicas
  • Dia 03: Tour com FlaviaBia Expediciones para Magic Bus + Lagunas Escondidas de Baltinache
  • Dia 04: Lagunas Cejar + tarde livre em San Pedro do Atacama
  • Dia 05: Geysers Del Tatio + Tour Astronômico
  • Dia 06: Vale do Arco Iris + Sunset no Vallecito
  • Dia 07:  Tour com FlaviaBia Expediciones para Salar do Atacama
  • Dia 08: Manhã livre no hotel + Sunset com Lhamas
  • Dia 09: Tour de bike para Garganta Del Diablo
  • Dia 10: Chegada em Santiago + jantar no hotel
  • Dia 11: Ski Day em El Colorado com a Full Tour Chile + passeio no Mall Sport
  • Dia 12: Tour na Vinícola Concha Y Toro + almojantar no Restaurante Giratório para ver o pôr do sol
  • Dia 13: Ski Day em El Colorado com a Full Tour Chile + passeio no Shopping Parque Araucano
  • Dia 14: Retorno para casa
roteiro atacama passeios
As paisagens coloridas de Piedras Rojas! Foto: @nandahudson

Você pode gostar de ler o post com o roteiro completo do Atacama:
Roteiro Atacama: o melhor do Atacama em 5, 7 ou 10 dias de viagem


Roteiro Santiago e Valle Nevado

Por fim, se você for para o Chile no inverno e quiser fazer um roteiro Santiago e Valle Nevado com mais tempo, tenho uma sugestão. Lembrando que o Valle Nevado é um ski resort e possui ótimas acomodações.

  • Dia 01: Chegada a Santiago e tarde livre
  • Dia 02: Cerro San Cristóbal + Parque Araucano + restaurante giratório
  • Dia 03: Passeio pelas atrações do Centro Histórico + SkyCostanera
  • Dia 04: Ida para o Valle Nevado
  • Dia 05: Dia no Valle Nevado
  • Dia 06: Manhã no Valle Nevado e retorno para Santiago após o almoço
  • Dia 07: Excursão a Cajon del Maipo
  • Dia 08: Parque Araucano e retorno para casa

Pronto para viajar para Santiago?

Agora vai ficar mais fácil montar seu roteiro Santiago né? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar no que for possível. E se você já esteve na região, conta pra gente como foi sua experiência.


Aproveite para ler também

Pontos turísticos Santiago: 19 lugares imperdíveis para conhecer na capital do Chile

Roteiro Atacama: o melhor do Atacama em 5, 7 ou 10 dias de viagem

Pontos turísticos Deserto do Atacama: 15 lugares imperdíveis para conhecer no deserto mais seco do mundo

Onde ficar no Atacama 2022: as melhores opções

O que levar para o Atacama: como arrumar a mala pro deserto


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @feaimee
Fe Aimee
Empreendedora e brecholeira, a revisora do Mala de Aventuras também é apaixonada por moda e astrologia e está sempre sonhando com a próxima viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *