Depois de 1 mês bastante intenso conhecendo a ilha de Bali, as Ilhas Gili, Indonésia, foram uma parada mais do que revigorante. E depois de conhecer esse destino paradisíaco, preparei esse super guia para quem quer conhecer mais sobre o local e está planejando uma viagem para as ilhas.

Para que você entenda melhor, as ilhas Gili são um grupo de três pequenas ilhas que ficam na costa noroeste da ilha de Lombok, na Indonésia. Gili Trawangan é a maior e mais movimentada, conhecida pela animação e vida noturna, Gili Meno é a mais sossegada e muito procurada por casais em lua de mel pela atmosfera romântica. Já Gili Air é um mix de ambas pois oferece tranquilidade, mas também algumas opções de entretenimento.

Todas contam com opções de hospedagens e cada uma delas oferece também aquele mar transparente e paisagens paradisíacas. Ficou interessado? Quer saber o que fazer nas Ilhas Gili? Como chegar, onde se hospedar e muito mais? Então basta continuar sua leitura para descobrir.

como chegar nas ilhas gili
Veja como chegar até esse paraíso na Indonésia! – Foto: @nandahudson

Ilhas Gili, Indonésia: vale a pena conhecer?

Definitivamente essa é uma pergunta bem fácil de responder. SIM! Especialmente se você deseja conhecer um lugar com uma vibe pra lá de gostosa, muito tranquila e super acolhedora.

As Ilhas Gili, Indonésia, foram uma grata surpresa nessa super viagem que fiz por Bali e arredores. Já tínhamos ouvido falar muito sobre elas, mas nos surpreendemos com a beleza do lugar quando chegamos. São cenários espetaculares com o mar mais transparente que já vimos. A fauna marinha do lugar é incrível e a atmosfera de todas das ilhas é super especial.

Cada uma tem sua própria personalidade. Da mais badalada, até a mais rústica, tenho certeza de que uma delas será a sua cara. Com seu mar esplêndido, praias paradisíacas e povo acolhedor, as Ilhas Gili são apaixonantes e vale uma visita. Temos certeza de que você irá se apaixonar, assim como nós!

Como chegar nas Ilhas Gili, Indonésia

Antes de tudo, você precisa saber que não há aeroportos nas Gili Islands, Indonésia. Então, como chegar até elas? A maioria dos turistas costuma chegar de barco a partir de três ilhas próximas: Bali, Lombok e Nusa Penida. Confira a seguir como proceder a partir de cada ilha.

ilhas gili indonésia
As ilhas vistas do alto são espetaculares – Foto: @nandahudson

Saindo de Bali

Em primeiro lugar, a maneira mais rápida e fácil de chegar às Ilhas Gili a partir de Bali é de fast boat. Existem diversos pontos de saídas de barco por Bali, incluindo Serangan (extremo sul de Bali perto de Nusa Dua e Sanur), Padang Bai (mais central e mais perto de cidades como Ubud) e Amed (em direção a norte de Bali, mais adequado para cidades como Lovina).

É bom reservar seu bilhete com antecedência, tendo em vista que os barcos rápidos só saem em determinados horários. A duração da viagem pode variar entre 1h e 2h30. Nós utilizamos a empresa Wanderlust e a passagem custou R$300,00 ida e volta.

Saindo de Lombok

Em seguida, Lombok é a ilha mais próxima às Ilhas Gili. Mas como ir de Lombok para Gili? De lá você encontra tanto balsas públicas, quanto as lanchas que partem diariamente do Píer Bangsal. A boa notícia é que os horários são variados, sendo a primeira partida às 9h30 e a última às 16h30.

O barco público leva apenas 30 minutos para chegar a Gili Trawangan e parte assim que o barco atinge sua capacidade. Os ingressos custam cerca de IDR 22.500. Por outro lado, as lanchas levam 15 minutos para fazer a travessia e o preço do ingresso é IDR 85.000.

Saindo de Nusa Penida

Já a partir de Nusa Penida, a viagem de lancha dura cerca de 25 minutos e conta com 3 saídas ao longo do dia. Até existem outros tipos de embarcações, porém, a lancha é a forma mais rápida de ir de uma ilha à outra.

O valor do ingresso da lancha a partir de Nusa Penida é de cerca de R$69,00.

gili islands
Descubra qual a melhor época para ver esse por do sol! – foto: @nandahudson

Melhor época para conhecer as Ilhas Gili, na Indonésia

Assim como outros destinos da Indonésia, por exemplo Bali e Nusa Penida, a melhor época para visitar as Ilhas Gili, Indonésia, é a temporada das secas. Ela coincide com os meses entre Junho e Setembro e durante essa época você encontrará condições perfeitas para mergulho e navegação.

No entanto, vale ressaltar que a alta temporada nas Ilhas Gili é entre julho-agosto e dezembro-janeiro. Com isso, o fluxo de visitantes aumenta consideravelmente. Caso sua viagem esteja marcada para esses meses, certifique-se de reservar seu hotel com antecedência, por exemplo. E seus transfers também.

Quantos dias ficar nas Ilhas Gili, na Indonésia

Eu ficaria facilmente uma semana desfrutando da tranquilidade e da beleza das Ilhas Gili, na Indonésia. Mas se você planeja conhecer apenas uma das ilhas, o recomendável é passar, pelo menos, dois dias. Não esqueça de incluir um passeio de barco no estilo bate e volta para ver de perto as outras ilhas.

Ilhas Gili, Indonésia: Gili T

Agora chegou o momento mais divertido: vou te apresentar um pouquinho sobre cada uma das Ilhas Gili, na Indonésia. Não vai ser fácil escolher em qual porção do paraíso ficar, mas tenho certeza que uma delas vai fazer mais o seu perfil, assim como fez o meu. Vamos lá:

Em primeiro lugar, Gili Trawangan, ou Gili T como também é conhecida, é a mais famosa e também a maior e mais badalada das três Ilhas Gili, Indonésia. Ela possui uma rua principal bem grande à beira mar por onde passam muitas charretes e bikes.

Gili T teve seu boom no turismo, principalmente após algumas escolas de mergulho se estabelecerem por lá. Isso por causa de seus ótimos pontos de mergulho. Em minha viagem, percebi que Gili T tem uma vibe bem descontraída e animada. A ilha recebe muitos turistas mais jovens e mochileiros que estão em busca de agito e festas!

o que fazer nas ilhas gili
A vibe das ilhas é incrível

O que fazer na ilha Gili T:

Depois de conhecer um pouco mais sobre Gili Trawangan, vamos descobrir quais são os passeios desta ilha. Com fama de ser a ilha mais turística, esses são os TOP passeios por Gili T.

01. Mergulhar em Gili T.

Antes de tudo, o mergulho nas Ilhas Gili é uma das atividades mais procuradas pelos turistas e com razão! Por aqui você encontra alguns dos recifes mais bonitos do mundo!

A temperatura da água é perfeita e a visibilidade é total. Acho que no mergulho em Gili foi a vez que vi a maior variedade de espécies marinhas. Eu recomendo fazer o mergulho em Shark Point, onde é possível avistar arraias e até tubarões.

Nunca mergulhou na vida? Então, experimente o mergulho de batismo. Antes de cair na água, o instrutor explica o básico para você aprender a utilizar os equipamentos. Agora se você já possui a certificação PADI, é possível encontrarmergulhos mais experientes que exigem essa certificação.

gili air
A cor e as águas calmas das Ilhas Gili são perfeitas para o mergulho além do SUP – Foto: @nandahudson

02. Andar de bicicleta pela ilha

Tendo em vista que veículos não são permitidos nas Ilhas Gili, Indonésia, para se locomover na ilha, uma das melhores formas é de bicicleta. Aproveite o meio de transporte oficial da ilha para dar uma volta e ver as diferentes paisagens de Gili T.

Diversos hotéis disponibilizam bike para os hóspedes, mas se não for seu caso, não faltarão lugares onde alugar o veículo por um preço super em conta. Normalmente, você encontra diárias a IDR 50.000.

O passeio de bicicleta pela ilha é ótimo. Em cerca de 2 horas, você percorre toda sua extensão. E a boa notícia é que não há grandes elevações. Eu particularmente recomendo sair bem cedinho ou ao final da tarde para ver o pôr do sol.

gili trawangan
O passeio de bicicleta pela ilha é ótimo. Em cerca de 2 horas você percorre toda sua extensão – Foto: @nandahudson

3. Fazer snorkel nas águas azul turquesa

Além do mergulho com cilindro, o mergulho com snorkel é uma das principais dicas de o que fazer nas ilhas Gili, especialmente em Gili T. Aliás, arrisco dizer que o mar por aqui concorre de igual para igual contra os melhores points de snorkel espalhados pelo Sudeste Asiático.

As águas azul-turquesa de Gili T revelam impressionantes recifes de corais coloridos, peixes das mais diversas espécies, lindas tartarugas marinhas e até estátuas subaquáticas.

Mesmo que você não leve seu equipamento, diversas lojas e moradores disponibilizam snorkel para locação. Contudo, eu acho bem interessante participar de um passeio guiado de mergulho com snorkel. Eles normalmente duram entre 3 e 5 horas e seguem pela costa de Trawangan em um barco transparente.

Você vai encontrar muita gente oferecendo o passeio, mas é melhor reservar em locais de confiança.

4. Curtir a North East Beach

Sem dúvida, as praias são o maior cartão postal das Ilhas Gili, Indonésia. E, dentre elas, uma que ganhou meu coração foi a North East Beach. Essa praia fica logo após a West Beach 3 e costuma ser mais vazia do que outras praias em Trawangan.

North East Beach é perfeita para um gostoso banho de mar. Por lá você também vai encontrar um dos pontos instagramáveis da ilha, o balanço na água que rende fotos sensacionais. E se você tiver sorte, ainda vai conseguir avistar tartarugas por aqui sem precisar ao menos mergulhar!

quantos dias ilhas gili
Assitir ao por do sol é sempre um excelente programa – Foto: @nandahudson

5. Apreciar o pôr do sol na Sunset Beach

Um dos momentos mais bonitos do dia é o pôr do sol e em Gili T ele parece ser ainda mais bonito. Mas qual é o melhor lugar para ver o sol se pôr? Definitivamente, é Sunset Beach como o próprio nome sugere.

Essa praia fica na costa noroeste e há quem diga que o pôr do sol de lá é incomparável. Um dos destaques na praia são os balanços na água. As fotos tiradas por lá fazem sucesso nas redes sociais.

6. Contratar um tour para ver as estátuas subaquáticas de Gili Meno

Você já sabe que o mar em Gili é famoso por suas águas límpidas, recifes de corais coloridos e variedade de espécies marinhas. O mergulho de snorkel e cilindro por aqui é um must! E se puder, acrescente ao seu roteiro o mergulho nas estátuas subaquáticas em Gili Meno.

As estátuas fazem parte do projeto “Nest”  e foram encomendadas pelo resort onde ficam as estátuas. As estátuas são criação do escultor britânico Jason deCaires Taylor e simbolizam a vida e a continuidade. No total, são 48 estátuas em tamanho natural dispostas em círculo. Figuras abraçadas cercam estátuas enroladas no fundo do oceano.

Um fato interessante é que cada estátua foi feita a partir de moldes de pessoas reais, tornando as esculturas ainda mais únicas.

como ir de bali para ilhas gili
As famosas estátuas submersas – Foto: @nandahudson

Onde ficar na ilha Gili T

Por ser a ilha com maior infraestrutura, Gili T concentra o maior número de hotéis das Ilhas Gili. Espere encontrar, então, uma boa variedade de hospedagem para todos os gostos e orçamentos.

Dentre as opções de onde ficar em Gili T, o Jambuluwuk Oceano Gili Trawangan é um luxuoso resort 5 estrelas com preços incrivelmente atraentes. Ele fica bem pertinho da praia, contando inclusive com uma faixa de areia privativa. Dentre as comodidades oferecidas, a piscina agrada bastante aos hóspedes. E se quiser explorar a ilha, é possível pegar as bikes que o hotel disponibiliza.

Mais próximo ao burburinho da ilha, o Gili One Resort é uma opção confortável e cheia de charme de onde ficar nas ilhas Gili, Indonésia. Seu staff é incrível e as instalações são super confortáveis. Destaque para a piscina do hotel que fica em um jardim belíssimo.

Agora, se você busca custo – benefício, recomendo conhecer o Little Elephant. Além de um precinho que cabe no bolso, essa acomodação possui algumas comodidades bem interessantes, como a cozinha privativa e até aceitar animais de estimação. Sua estrutura é mais simples, mas todos os quartos são limpinhos e confortáveis, com um atendimento de primeira.

onde ficar em gili air
O pé na areia Jumbuluk na Ilha Gili T – Foto: Divulgação Booking

Onde comer na Ilha Gili T

Em Gili Trawangan não faltam opções de bons restaurantes. Para você não ficar perdido sem saber onde encontrar boa comida na ilha, selecionei alguns restaurantes que vale a pena conhecer, baseado na minha experiência real:

  • Jali Kitchen – Dentro do Jali Resort, o Jali Kitchen é mestre na fusion food, misturando a culinária asiática e ocidental com maestria. No cardápio você encontra opções deliciosas de curry, saladas e hambúrgueres. O ambiente é super agradável e recomendo escolher as mesas próximas à piscina. A faixa de preço dos pratos no Jali Kitchen varia entre US$ 2,00 e US$ 6,00.
  • Pearl Beach Lounge – Para uma experiência mais elegante, o Pearl Beach Lounge é perfeito. Ele fica de frente para o mar com um visual de tirar o fôlego. A faixa de preço é um pouco mais elevada, mas você encontra pratos acessíveis de massas, pizzas e frutos do mar. Os preços no Pearl Beach Lounge variam entre US$ 4,00 e US$ 15,00.
  • Fat Cats Bar & Restaurant – De longe, o Fat Cats tem uma das melhores atmosferas em Gili T. Ele apresenta dois ambientes, mas a parte que é pé na areia é, certamente, a melhor. O melhor é que o Fat Cats possui cardápio para todas as refeições, então toda refeição será uma boa hora para conhecê-lo. Os pratos variam entre US$ 6,00 e US$ 19,00.

Ilhas Gili, Indonésia: Gili Air – nossa escolha!

Gili Air foi nossa escolha de onde ficar nas ilhas Gili e amamos a atmosfera local! A ilha tem uma vibe mais casal, tranquila e paradisíaca. Eu me lembrei bastante da Vila do Abraão em Ilha Grande!

Gili Air é bem pequena e percorrê-la é uma tarefa simples. Ela tem uma rua principal com ótimos restaurantes, muitos barzinhos e restaurantes na beira do mar onde recomendo assistir ao pôr do sol. Além disso, Gili Air é o melhor lugar para fazer snorkel e nadar com tartarugas.

O que fazer na ilha Gili Air

E que tal descobrir o que fazer em Gili Air? São passeios e experiências incríveis que farão você se encantar ainda mais pela ilha.

01. Mergulhar de snorkel no Turtle Point

Dentre os muitos pontos de mergulho nas Ilhas Gili, um dos locais mais populares fica em Gili Air e é conhecido como Turtle Point. Assim como sugere o nome, esta parte da ilha é conhecida por ser o local onde se avistam as tartarugas marinhas.

Eu amei a experiência de nadar ao lado desses animais incríveis. Como elas estão em seu habitat natural, acabam ficando bem de boa e chegam pertinho da gente. Tenho certeza de que você vai adorar o mergulho em Turtle Point.

mergulho ilhas Gili
Tenho certeza de que você vai adorar o mergulho em Turtle Point. – Foto: @nandahudson

02. Alugar uma bike e passear pela ilha

Esse foi um passeio que fiz e adorei! Não deixe de explorar a ilha de bike para ver de perto as nuances locais. Você pode pedalar beirando a costa e finalizar no centrinho de Gili Air. Eu tirei várias fotos pelo caminho.

As bicicletas normalmente ficam disponíveis nos hotéis ou em pontos de locação nas lojas da ilha. Aproveite, pois o aluguel costuma ser bem barato: por volta de US$3,00 ao dia.

03. Assistir ao pôr do sol em algum restaurante na beira do mar

Em seguida, o pôr do sol em Gili Air é mágico! Não é à toa que muita gente se reúne na beira da praia para assistir a esse momento do dia. E para tornar esse momento ainda mais prazeroso, que tal escolher algum restaurante da orla para curtir o pôr do sol enquanto você saboreia drinks refrescantes e pratos de frutos do mar?

Alguns bares e restaurantes bastante procurados são o Pelangi, Mowie’s Bar, Le Bistro e Sunrise Beach Club. Muitos desses bares possuem música ao vivo, assim você pode esticar a noite e se divertir mais ainda. Vale ressaltar que alguns deles cobram uma taxa para sentar-se do lado de fora no pôr do sol, mas nada exorbitante.

restaurantes ilhas Gili
Existem muitos restaurantes à beira mar nas lhas Gili – Foto: @nandahudson

04. Assistir um filme no cinema ao ar livre

Eu adoro ir ao cinema e quando descobri que em Gili Air existem dois cinemas ao ar livre e ainda por cima com vista para o mar. Então, eu fiquei bastante interessada em saber mais e até em assistir uma sessão. Um dos cinemas fica em Ombak Paradise (na costa sudoeste), enquanto o outro é em Bel Air (costa leste).

Toda noite, as sessões se iniciam às 20h em um ambiente bastante agradável. O mais legal é que você se senta confortavelmente em pufes para aproveitar o filme. Ótima experiência, não é mesmo?

05. Fazer aula de yoga no Flowers & Fire Yoga Garden

A prática de yoga é relaxante e revigorante e na Indonésia encontramos diversos estúdios maravilhosos. Em Gili Air, você encontra sessões para todos os grupos: dos iniciantes aos avançados.

Eu experimentei a aula no Flowers & Fire Yoga Garden, uma pousada que também possui estúdio de yoga. As sessões acontecem na casa da árvore do estabelecimento ou no jardim de mangas. Você pode comprar aulas avulsas ou pacotes de até 10 aulas no site do estúdio. Por lá você também consulta os horários disponíveis. Se você gosta da pratica, não deixe de incluir essa dica na sua lista de o que fazer em Gili Air!


o que fazer em gili air
A prática de yoga é relaxante – Foto: @nandahudson

06. Fazer snorkel em diversos pontos de mergulho entre as 3 ilhas Gili

Ir às Ilhas Gili, Indonésia, e não mergulhar é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não conhecer Copacabana. O mergulho Ilhas Gili é uma das principais atrações e você não pode perder a oportunidade de ver as belezas do mar da Indonésia. Arrisco dizer que essa é uma atividade que é válida de ser feita todos os dias, inclusive. Mar assim não tem igual.

Existem diversos pontos para mergulho com snorkel entre as ilhas e algumas empresas oferecem passeios de um dia inteiro para mergulhar. Entre os locais de parada temos Turtle Point e também as estátuas submersas.

Onde ficar na ilha Gili Air

Gili Air conta com ótimas opções de hospedagem. Em primeiro lugar, se você procura uma opção luxuosa e com atendimento diferenciado, o Slow Gili Air será a melhor opção. As villas são excepcionais e seguem o conceito eco chique. O melhor de tudo, a poucos passos da praia.

Por sua vez, o The Koho Air Hotel é uma excelente opção confortável próxima ao porto de Gili Air. Seu visual é belíssimo e lembra casinhas de pescadores. Os quartos se abrem para a piscina do hotel, criando um visual descontraído e tranquilo.

Outra dica de onde ficar nas ilhas Gili, em Gili Air, é o H2O Peaceful Resort. Além de resort, ele também é um centro de yoga e meditação. O clima por aqui é super tranquilo e o atendimento é um dos pontos altos dessa acomodação. Isso sem mencionar o excelente custo x benefício.

hoteis ilhas gili
Nós no charmoso restaurante do bamboo Beach Cottages – Foto: @nandahudson

Onde comer na ilha Gili Air

Para quem busca comida local autêntica, Gili Air é considerada a melhor das três Ilhas Gili, Indonésia. A seguir, eu separei algumas indicações de locais para saborear pratos deliciosos em Gili Air:

  • Pituq Café: Com unidades em Gili Air e Lombok, o Pituq é um café super charmoso de frente pro mar. O ambiente é lindo, com decoração rústica. No menu tem opções veganas e vegetarianas para café da manhã e almoço. Sucos e cafés bem gostosos, peça o iced vanilla latte e o bolinho de baunilha com banana grelhada e creme de coco, deliciosos! Os pratos por lá variam entre US$1,00 e US$5,00.
  • Bambu Beach Cottage: Já o Bambu Beach Cottage é uma ótima opção para almoçar de frente pro mar! Pedimos um atum grelhado com legumes e batatas que estava delicioso e bem servido. Há opções de massas e também pratos locais. A faixa de preço por lá varia entre US$ 4,00 e US$ 8,00.
  • Mamma Mia: Outro restaurante que adoramos foi o Mamma Mia. Ela é uma pizzaria deliciosa com mesinhas na areia, um ótimo spot para assistir ao pôr do sol! A pizza é feita com massa de fermentação natural e há também várias opções de massas frescas no cardápio.
roteiro indonésia
Nós no Mamma Mia – Foto: @nandahudson

Ilhas Gili, Indonésia: Gili Meno

Por fim, Gili Meno é a menor das três Ilhas Gili, Indonésia, e aquela que carrega a vibe mais rústica. Não espere encontrar por aqui a badalação e as festas de Gili T ou Gili Air. Se seu objetivo é relaxar com tranquilidade, esse será seu lugar.

O interessante é que até os moradores locais defendem a proibição de música alta na ilha. Então o vilarejo é tranquilo e silencioso, perfeito para quem quer ouvir o barulho da natureza e as ondas do mar. Explorar Gili Meno é super fácil, podendo ser feito inclusive à pé e suas praias são bem calminhas e de um azul turquesa que não se vê em qualquer lugar.

O que fazer na ilha Gili Meno

Apesar de pequena, você vai encontrar ótimas opções de o que fazer em Gili Meno, na Indonésia, incluindo alguns dos pontos de mergulho Ilhas Gili mais impressionantes. Então, acompanhe comigo o que fazer por lá.

01. Curtir a Gili Meno Beach

Não há dúvidas de que Meno Beach figura entre as melhores praias das Ilhas Gili, Indonésia. A praia é bem limpa, com areia branca amarelada e fofa. Suas águas calmas são um convite para um delicioso banho de mar. Além disso, a água é tão clara que você pode até ver o fundo do mar.

A atmosfera da praia é super tranquila. Não esqueça de aproveitar os balanços ao longo da praia para tirar fotos instagramáveis. Se você busca o que fazer nas ilhas Gili com crianças, passar o dia por aqui vai ser incrível.

02. Visitar o santuário de tartarugas

Em seguida, o Santuário de Tartarugas Gili Meno é um passeio imperdível, especialmente se você deseja aprender mais sobre esses animais. O foco do santuário é proteger as tartarugas que vivem na região, oferecendo uma área protegida onde elas se sintam seguras.

Quando as tartarugas atingem a fase adulta, elas são soltas no mar. Você pode inclusive participar desse momento pagando uma pequena taxa que é revertida ao santuário.

Durante a sua estadia, aproveite e coloque o passeio na sua lista de o que fazer em Gili Meno. Visite o Santuário de Tartarugas para aprender sobre essas belas criaturas. Todas as idades se apaixonam por esse local.

passeios Ilhas Gili
Turtle Point – Foto: @nandahudson

03. Conhecer o Salt Water Lake

Por fim, o Salt Water Lake em Gili Meno é um dos cartões postais da ilha e uma das atrações mais procuradas pelos turistas que querem aproveitar tudo o que fazer nas ilhas Gili, na Indonésia. Ele possui cerca de 8 hectares e fica na metade centro-oeste da ilha. Para chegar até o lago, você deve caminhar por 10 minutos a partir das docas de barco na costa leste da ilha.

Salt Water Lake é, na verdade, um frágil ecossistema que deve ser preservado. Ao redor do lago, um mangue se estende e é berçário de diversas espécies locais.

Onde ficar na Gili Meno

Por fim, Gili Meno é a ilha que geralmente atrai o público discreto e também casais que procuram um refúgio romântico. Por aqui você vai encontrar acomodações mais exclusivas, incluindo resorts de luxo.

E por falar em luxo, a Villa Pulau Cinta Boutique Suites é uma acomodação impecável. Apesar do ar rústico, não falta conforto nessa acomodação. Você encontrará quartos amplos e confortáveis e uma área externa repleta de muito verde e tranquilidade.

Em seguida, o MAHAMAYA é um hotel em Gili Meno que possui até um pedaço de praia privativa. Os ambientes são super reservados e a decoração elegante dá o tom dessa acomodação. Para sua maior comodidade, o hotel organiza, inclusive, passeios de mergulho.

Um pouco mais em conta, o Breath Villa Meno é uma ótima dica de onde ficar em Gili Meno. Ele possui apenas 5 villas bem reservadas. O hotel é super tranquilo e os anfitriões um amores de pessoas. Na área externa, o hotel conta com piscina e área de yoga.

Como ir para as Ilhas Gili?
O Mahamaya e sua praia privativa – Foto: Divulgação Booking

Onde comer em Gili Meno

Apesar de pequena, Gili Meno possui ótimas opções de restaurantes. Veja alguns que selecionei para uma experiência única.

  • Mahamaya: Sem dúvida, um dos melhores restaurantes da ilha. Seus pratos de frutos do mar são absolutamente incríveis. E o melhor é que o ambiente é descontraído e pé na areia. Os pratos oscilam entre R$25,00 e R$196,00.
  • Jizzy Warung: Melhor indicação de lugar para comer comida tradicional. O restaurante é bem simples, mas a comida é ótima.

Precisa de seguro viagem para a Indonésia?

Você sabia que o seguro viagem é item obrigatório para entrar na Indonésia? Desde a pandemia, o governo do país passou a exigir que os viajantes tenham um seguro com cobertura mínima de US$ 25.000,00, incluindo os gastos decorrentes da covid-19!

Você pode encontrar o melhor seguro viagem Indonésia para seu perfil utilizando a ferramenta de comparação. Com ela é possível colocar lado a lado até 4 apólices distintas para ver os prós e contras de cada uma, bem como os preços.

Utilizo tanto o serviço que até posso compartilhar um cupom para os leitores do blog. Com o AVENTURAS15 você garante 15% de desconto em qualquer apólice. O contrato é todo feito pelo site, sem burocracias extras.

Chip de internet Indonésia

Toda vez que faço uma viagem internacional, já incluo a compra de um chip de internet no meu checklist de viagem. Com ele eu consigo me comunicar com os parentes e amigos que ficaram no Brasil, consultar reservas, postar minha viagem nas redes sociais, dentre outras facilidades. As vezes, chega a ser até mesmo uma questão de segurança possuir internet.


Eu sempre compro meu chip no site da America Chip e recebo em casa dias antes de viajar. A compra é super fácil e prática e o melhor de tudo é que você já chega ao destino conectado tendo acesso à internet ilimitada durante todos os dias da viagem. Clique aqui e garanta seu chip de internet Indonésia e não esqueça de utilizar o cupom MALADEAVENTURAS para adquirir seu chip com 10% de desconto.

Como se locomover entre as ilhas Gili?
O Bambu Beach Cottage é uma ótima opção para almoçar de frente pro mar! Além da comida gostosa, o lugar é super charmoso- Foto: @nandahudson

Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre as Ilhas Gili, na Indonésia

Está planejando o que fazer nas Ilhas Gili? Saiba que algumas dúvidas podem acabar surgindo e isso é super normal. Então, para ajudar o maior número de pessoas, reuni e responderei as perguntas que nossos seguidores mais fizeram. Veja a seguir se a sua dúvida já não foi respondida aqui.

O que fazer nas Ilhas Gili?

Não faltam opções de passeios pelas Ilhas Gili, mas os mais procurados pelos turistas são:

Como se locomover entre as ilhas Gili?

Quer saber como se locomover entre as ilhas Gili? Pois as balsas públicas são a melhor opção. O preço é super acessível, mas elas costumam ficar cheias. Por esse motivo é bom reservar com antecedência.

Gili T, Gili Air ou Gili Meno?

Em primeiro lugar, Gili T tem uma vibe mais boêmia. Definitivamente, essa é a ilha perfeita para quem gosta de uma boa festa. Por ser bastante procurada pelos turistas, não era de se esperar que Gili T tivesse a melhor infraestrutura das três ilhas. Já Gili Air possui ares mais alternativos e é bem mais tranquila. Além disso, ela é ótima para a prática de esportes aquáticos.

Por sua vez, Gili Meno é a mais remota e rústica das três ilhas. Para quem quer se desconectar da correria do dia a dia, não há lugar melhor do que Gili Meno. Contudo, vale ressaltar que é a que possui menor infraestrutura em termos de hospedagem e restaurantes.

No final das contas, a melhor ilha para visitar é aquela que mais tem a sua cara. Mas vale fazer também uma visita às outras ilhas durante sua estadia.


Pronto para visitar as Ilhas Gili, na Indonésia?

Sem dúvida, as Ilhas Gili na Indonésia são um destino fascinante e apaixonante. Espero que essas dicas ajudem a montar seu roteiro e caso ainda tenha ficado alguma dúvida, basta deixar seu comentário abaixo que responderei o mais rápido possível.


Leia também:

Roteiro Bali: opções para 12,15 ou 20 dias de viagem

O que fazer em Bali: 32 passeios na ilha mais conhecida da Indonésia

Onde ficar em Bali 2024: Ubud, Uluwatu, Canggu ou Seminyak?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *