A Itália é um daqueles lugares que supera suas expectativas. A cultura italiana, a arquitetura, os monumentos imponentes, a comida, a história, tudo te envolve. E isso é independentemente da estação do ano. Por isso, aqui no post, nós vamos te contar tudo sobre a Itália no inverno e dar as melhores dicas para a sua viagem!
O país tem atrações deslumbrantes para todas as estações. Portanto não tenha dúvida, passar o inverno na Itália vale muito a pena sim. Mas apesar disso, muita gente não sabe o que fazer em lugares onde o frio é mais forte do que estamos acostumados.
E aqui nós vamos te falar sobre o clima na Itália durante o inverno, quais os passeios imperdíveis para esse período do ano, o que levar na mala para não passar frio e, claro, dividir a minha experiência para que você possa se inspirar para fazer o seu roteiro e curtir ao máximo a viagem. Para saber mais, é só continuar lendo o post!
Vale a pena visitar a Itália no inverno?
A Itália é linda o ano todo. Mas no inverno, alguns lugares ganham uma magia diferente. Montanhas cheias de neve surgem na paisagem, a “cioccolata calda” (chocolate quente, vai aprendendo, hein? rs), os casacões elegantes, cidades enfeitadas para o período natalino, feirinhas e todo charme que o inverno trás.
Dentre algumas vantagens de ir para Itália no inverno, tem destaque o preço da passagem aérea. Nos meses de novembro a fevereiro, o valor da passagem aérea para a Europa costuma ser muito mais atrativo do que comparado aos meses de verão.
Porém, não espere que os pontos turísticos estejam com menos fila. Você verá que os turistas do mundo rodam a Itália o ano todo. E quando digo “rodam a Itália”, é realmente isso. A Itália possui um sistema de transportes públicos que abrange todo o país, tornando possível que o turista visite diversas cidades.
Outro ponto positivo é a Itália possuir diversas atrações em locais fechados, como o Museu do Vaticano e a Capela Sistina, que podem te abrigar nos dias mais frios. Mas adianto que o inverno italiano, apesar de realmente frio, não é dos mais rigorosos da Europa.
Então, passear por locais abertos e conhecer as cidades andando pode ser bem agradável, se você estiver com a roupa adequada. Ademais, a Itália possui atrações imperdíveis exclusivas do período do inverno, como visitar as estações de esqui nos alpes italianos. Ainda que você não pretenda esquiar, acredite, visitar as cidadezinhas no meio das montanhas cobertas de neve, vai te deixar maravilhado.
Se você ainda não está convencido se vale a pena viajar para esse destino no frio, veja aqui, selecionamos alguns bons motivos para visitar a Itália no inverno:
-
- Esquiar nas montanhas nevadas
- Aproveitar os museus um pouco mais vazios
- Visitar cidades mais ao sul para aproveitar dias menos frios
- Visitar as Feiras de Natal
- Aproveitar as comidas típicas da época
- Aproveitar as liquidações de inverno
- Visitar os lindos presépios, presentes em quase todas as cidades
- Visitar vinícolas com mais tranquilidade na Toscana
- Ficar em hotéis fantásticos com preços mais convidativos
- Aproveitar o carnaval de Veneza que acontece em fevereiro
Você também vai gostar de ler: Roteiro Itália 7 dias: Milão, Veneza, Florença, Siena (+ cidades da Toscana!)
Itália no inverno: clima e temperatura
Antes de tudo, é importante ressaltar que, pela sua posição geográfica, e sendo uma península, as temperaturas na Itália durante o inverno podem variar bastante, principalmente se formos comparar o sul e o norte do país.
Como já passei dois invernos na Itália, vou falar aqui um pouco da minha experiência e percepção. Vale dizer que, embora o inverno italiano não seja dos mais rigorosos da Europa, a Itália com frequência tem dias bem frios nessa época do ano.
Quando falo em dias mais frios, estou falando em temperaturas positivas, mas ainda assim bem baixas e próximas a zero. Mas não se preocupe, pois o país é preparado para essas temperaturas. Todos os locais fechados são climatizados, incluindo as lojas e restaurantes. E com as roupas certas, você não passará perrengue.
Quantos graus faz na Itália no inverno?
Para dar um panorama geral sobre quantos graus faz na Itália no inverno, vou dar o exemplo de Veneza que fica no norte do país. Eu diria que para os meses mais frios do inverno, Veneza possui uma média de temperatura em torno dos 4° ou 5ºC.
Como visitei algumas cidades da Itália, estive sempre acompanhando a previsão do tempo de vários lugares. Logo, pude observar que Roma, por exemplo, geralmente estava cerca de 5 graus acima do que estava previsto para Veneza.
Durante as noites, a temperatura e a sensação térmica caem consideravelmente, mas no geral não é tão comum ver neve nas principais cidades italianas.
Vale lembrar que a sensação térmica pode ser muito diferente dependendo de algumas variáveis, como vento e incidência solar. Então, considere se a cidade que pretende visitar fica próxima ao mar, por exemplo. Isso pode significar mais vento e consequentemente, mais sensação de frio.
Outro ponto importante é que os dias são mais curtos no inverno. Isto é, o sol se põe bem mais cedo do que estamos acostumados. Durante o mês de dezembro por exemplo, às 16hs já começa a anoitecer. Leve isso em conta na hora de programar o horário dos passeios, principalmente aqueles em locais externos. Em meados de fevereiro os dias voltam a ser um pouco mais longos.
Aproveite para saber mais sobre as estações do ano na Itália e quando é a melhor época para viajar!
Quando começa a nevar na Itália?
Bem, a temporada de neve na Itália vai de dezembro até fevereiro, mas não é um acontecimento muito frequente no páis. Por isso, com tantas mudanças climáticas é quase impossível prever quando começa a nevar na Itália.
Vale lembrar que quanto mais ao norte, mais frio faz, portanto maior é a probabilidade de você ver neve. É claro que se você for para a região das montanhas fica quase certo!
Inverno no norte da Itália
No Norte (Milão, Veneza e arredores) as temperaturas costumam ser relativamente mais baixas. Os meses de inverno na Itália são dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo dezembro e janeiro, os meses mais frios.
Inverno no sul da Itália
As cidades do sul da Itália tem clima tipicamente mediterrânico, com invernos suaves, o clima é mais ameno. Se você não curte muito o frio intenso, talvez o sul da Itália seja sua opção. É um excelente momento para visitá-las, pois os preços ficam bem mais em conta.
Algumas cidades no sul da Itália, caso queira incluir na sua lista: Nápoles, Palermo, Pompéia, Lecce.
Agora continue sua leitura se você quer descobrir onde ir na Itália no inverno!
Cidades da Itália para visitar no inverno
Na Itália, como ocorre nos países de clima temperado, a temperatura varia consideravelmente de acordo com as estações climáticas. Então, se pretende visitar a Itália durante o inverno, precisará adaptar sua viagem às atrações mais apropriadas para o período.
Isso pode significar abrir mão das praias italianas, por exemplo. No entanto, você poderá incluir no seu roteiro passeios diferentes, como conhecer os alpes italianos repletos de neve, esquiar em uma das estações de esqui mais famosas do mundo e relaxar nas piscinas de águas termais.
Ainda convém lembrar que o clima frio não impedirá que você conheça e aprecie os principais pontos turísticos da Itália. É perfeitamente possível desbravar as cidades italianas e todos seus encantos. Vamos lá!
01. Veneza
Com roupas apropriadas, o frio não vai te atrapalhar ao caminhar pelas pequenas ruas de Veneza, que é uma das cidades mais lindas e românticas do mundo. Aproveite para andar sem rumo e se perder pelos becos e pontes dessa cidade tão autêntica.
O que fazer na Itália no inverno: Veneza
Visite a Ponte Rialto, Palazzo Ducale e a Piazza San Marco. Quando o frio apertar, corra para os inúmeros cafés e restaurantes. Repito, não espere encontrar a cidade vazia. Aliás, arrisco dizer que Veneza é um dos locais de maior visitação da Itália.
Abaixo, algumas ótimas sugestões de passeios e atividades em Veneza que você pode reservar no GetYourGuide, plataforma que sempre usamos nas nossas viagens e super aprovamos:
-
-
- Passeio de Barco até Murano e Burano: É fascinante. Apesar do frio, os dias ficam mais bonitos e as cores da natureza ainda mais vívidas.
- Ópera Interativa no Palácio Histórico: Caso o frio esteja intenso, aproveite para assistir à um show de ópera. Cada parte desse espetáculo acontece em uma sala diferente em um fascinante palácio veneziano.
- Grande baile de carnaval com jantar de gala e show: Faça parte da tradição do carnaval de Veneza! Celebre o carnaval com um jantar de gala cheio de trajes luxuosos, máscaras e atmosfera animada!
- Passeio de gôndola: não tem como ir à Veneza e não fazer um passeio de gôndola, não é?
-
Leia Também:
O que fazer em Veneza: GUIA da cidade + DICAS de passeios
Onde ficar em Veneza: DICAS para ECONOMIZAR na hospedagem
Dica: fique de olho na previsão do tempo, e se organize para ir à Veneza em um dia ensolarado. Lembre-se que Veneza fica na beira do mar, portanto, não escapa da brisa gelada marítima. Além disto, Veneza ganha um colorido extraordinário no sol.
Atenção: no inverno é comum ocorrer o fenômeno da “acqua alta”, quando o nível dos canais fica muito alto e inunda as praças. Mas não se preocupe, eles estão preparados para isso. Quase que instantaneamente com o aumento da água, eles instalam uns suportes para que ninguém se molhe.
02. Cortina d’Ampezzo
Cortina d’Ampezzo é conhecida como rainha das Dolomitas (montanhas italianas ao norte do país). Sem dúvida nenhuma, se você estiver na Itália durante o inverno, tem que ir à Cortina. Definitivamente é uma das melhores cidades da Itália no inverno.
A cidade é deslumbrante e fica no meio dos alpes italianos. Possui paisagens de tirar o fôlego e culinária característica dos alpes. Mas fique sabendo que é um roteiro de luxo, ou seja, não é muito barato. Mas com planejamento, é acessível.
O que fazer na Itália no inverno: Cortina d’Ampezzo
Se for possível, não deixe de incluir Cortina no seu roteiro, seja para admirar as montanhas, seja para esquiar (a cidade é conhecida mundialmente por suas pistas de esqui). Para esse destino, a gente super recomenda o passeio de trenó com caminhada na neve. Esse é um tour diferenciado e seguro feito junto de um guia pela floresta coberta de neve. Uma experiência e tanto, né?
Para conhecer outros passeios disponíveis em Cortina d’Ampezzo, não deixe de conferir o GetYourGuide.
03. Padova
Sou suspeita para falar, pois simplesmente adoro a cidade de Padova! Acho linda e tradicional. Cheia de histórias, é uma das melhores cidades da Itália no inverno.
O que fazer na Itália no inverno: Padova
Aproveite para caminhar pelo centro histórico, degustar alimentos tipicamente italianos nas feirinhas, comer pizza, fazer compras, etc. Inclua também a visita à Praça Prato della Valle e a Basílica de Santo Antônio de Padova. Nessa basílica você poderá ver os restos mortais de Santo Antônio, como sua língua e dentes, e seu túmulo.
Além disso, não deixe de viver a experiência de ter uma aula de culinária na casa de um morador. É super especial! Um cozinheiro doméstico certificado vai te ensinar na prática receitas locais, mas o melhor de tudo é que depois haverá a degustação das iguarias com vinho! Que tal?
E se você é fã de gastronomia, pode incluir também uma excursão pelo Mercado de Padova. Visite os mercados de frutas e vegetais, experimente algumas das deliciosas comidas e saboreie uma taça de Prosecco. Um guia gastronômico irá guiá-lo pelo labirinto de barracas e explicará sobre as tradições e a importância dos ingredientes na culinária italiana! Além disso você conhecerá mais um pouquinho da cidade neste passeio a pé de 2 horas.
Aproveite para ver outros passeios em Padova no GetYourGuide!
Dica Extra: nos arredores de Padova existem também algumas termas, que são piscinas de águas termais com propriedades terapêuticas. É um passeio muito relaxante para se fazer no inverno.
Leia também: O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro
04. Verona
É a cidade de Romeu e Julieta, de Shakespeare. Verona é uma cidade romântica e elegante. Ao caminhar pela cidade, você verá o uso do mármore rosa, típico de Verona.
O que fazer na Itália no inverno: Verona
Uma boa dica é visitar a Casa de Julieta e a Arena de Verona. São dois passeios bem procurados e famosos por lá. Apesar de pequena, a cidade é encantadora e inspiradora.
Outras opções de passeios são o tour pela trilha do vinho Amarone no Vale de Valpolicella, uma bela vinícola, com direito a degustação e o banho termal em Aquardens. Nesse dia, você poderá relaxar com banhos termais com vista para o Vale Valpolicella!
Para quem está procurando o que visitar na Itália no inverno, o GetYourGuide possui mais opções incríveis em Verona. Não deixe de conferir!
05. Treviso
A cidade de Treviso fica próxima de Veneza. É uma cidade realmente maravilhosa que possui uma atmosfera tranquila e um centro histórico encantador.
O que fazer na Itália no inverno: Treviso
Treviso é um antigo feudo, assim, é possível notar ainda hoje, resquícios das muralhas que o cercam, as portas de entrada e o rio em volta. Isso tudo torna a cidade ainda mais interessante.
Uma curiosidade gastronômica é que o tiramissù foi criado em Treviso. Logo, aproveite muito para experimentar o doce no seu lugar de origem e em vários estabelecimentos diferentes.
Além disso, não deixe de fazer um passeio guiado pela cidade. Você vai conhecer os principais pontos de Treviso com um guia especializado. Assim, a sua experiência será completa.
06. Florença
Poderia escrever um livro para conseguir citar todos os encantos de Florença. Visitei a cidade no mês de dezembro e fiquei completamente apaixonada pelo lugar. Caminhar pela cidade é como mergulhar em livros de história. É incrível!
O que fazer na Itália no inverno: Florença
Não deixe de visitar a Ponte Vecchio (uma das poucas pontes que não foram explodidas pelos mísseis durante a Guerra), a Piazzale Michelangelo, a Galleria degli Uffizi, o Duomo e o David de Michelangelo. Esse último é de arrepiar!
Assistir a um concerto de ópera na Igreja de Santa Monaca também é uma experiência marcante. Para encontrar mais passeios em Florença, acesse o GetYourGuide, nossa plataforma preferida quando precisamos comprar ingressos e tours.
Veja também: Onde ficar em Florença: MELHORES DICAS DE HOTÉIS por bairros
07. Roma
Eu diria que todos os passeios em Roma são apropriados para qualquer estação do ano. Alterne passeios ao ar livre com museus e cafeterias.
O que fazer na Itália no inverno: Roma
O frio não te impedirá de ficar deslumbrado com o Coliseu ou o Fórum Romano, nem com a imensidão do Vaticano. Não deixe de conhecer os Museus Vaticanos, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.
Se perder pelas ruas de Roma, e encontrar o Pantheon ou a Fontana di Trevi, para jogar uma moedinha e fazer um pedido especial, será um verdadeiro sonho. Se puder, não deixe Roma de lado no seu roteiro Itália no inverno, é realmente uma cidade inesquecível.
Encontre mais passeios em Roma no inverno através do GetYourGuide.
08. Milão
Com toda sua elegância, Milão ganha ainda mais charme no inverno, especialmente por ser referencia na área da moda. Mas lembre-se que pode fazer muito frio em Milão, mais que em outras cidades, como já falamos aqui.
O que fazer na Itália no inverno: Milão
As dicas são visitar a Galeria Vittorio Emanuele e o Duomo, alternando com locais abrigados do frio, como cafeterias e restaurantes. Aproveite para sentir a vibe da cidade, que é considerada a primeira e principal capital da moda mundial.
Lá, é onde os melhores desfiles acontecem, onde as melhores marcas de alta costura estão e as melhores escolas de design de moda atuam. Para quem gosta do assunto, é um lugar e tanto para visitar. Inclusive, você poderá fazer um fashion tour por boutiques exclusivas, lojas incríveis e ateliês vintage.
Para encontrar mais passeios e tours por Milão, não deixe de conferir o GetYourGuide.
Dica: lembre-se de que é muito importante adquirir as entradas e ingressos com antecedência, em todas as cidades que você for. Nós sempre usamos o site da GetYourGuide para reservar tudo de forma muito prática e rápida.
Dúvidas frequentes de quem busca viajar para Itália no inverno
Ainda precisa de uma ajudinha para decidir se Itália no inverno vale a pena? Não se preocupe! A seguir, temos as respostas para as principais perguntas dos nossos seguidores. E também algumas diquinhas extras!
Itália no Inverno: o que vestir?
Agora que você já está por dentro das temperaturas que poderá enfrentar durante o inverno italiano, vamos às malas! Durante a sua viagem você poderá se deparar com bastante frio, o que demanda organização para uso de roupas específicas, a fim de assegurar seu conforto.
Então, respondendo “o que vestir na Itália no inverno”, recomendamos que nos dias mais frios (ou para aqueles que são mais friorentos), você use roupa térmica por baixo de tudo. Ela consiste em duas peças de roupa: blusa de manga longa e calça colada no corpo, são peças apropriadas para manter o calor corporal.
No dia a dia, eu vestia uma meia calça bem grossa e uma calça jeans por cima. Na parte de cima, eu usava aquelas blusas com tecido fininho e uma blusa quentinha de lã por cima. E para finalizar, um casacão de frio. Assim, quando eu entrava em um lugar fechado, era só tirar o casaco para ficar mais confortável.
Junto das roupas, outros itens indispensáveis são: bota confortável ou tênis, cachecol, gorro e luva. Usei esse esquema de roupas em todas as cidades que visitei na Itália, tanto nas do Norte, como também em Roma.
E sobre o casaco, se você ainda não tiver um, recomendo fortemente que você deixe para comprar por lá. A diferença de preço é bem grande para o Brasil.
Itália no Inverno: vale a pena esquiar?
Sim, sem dúvida vale a pena esquiar na Itália no inverno. As montanhas italianas são um show à parte de toda esplendorosa riqueza artística da Itália.
Recomendo as estações de esqui de Cortina d’Ampezzo e arredores, como Madonna di Campiglio e Val Gardena. Mais uma opção é Courmayeur, que apesar do nome, fica na Itália aos pés do Mont Blanc e a poucos quilômetros de Chamonix.
Então veja quais estações te agradam mais e se joga para tentar aprender um pouco do esporte!
Cidades mais quentes da Itália no inverno
Em geral as cidades mais ao sul tem o clima mais ameno. Sendo assim, as cidades mais quentes da Itália no inverno são:
-
-
- Nápoles
- Palermo
- Matera
- Pompéia
- Alberobello
- Lecce (considerada a Florença do sul)
-
Melhores hotéis para curtir o inverno na Itália
Pra facilitar sua pesquisa, selecionamos hotéis incríveis em algumas das cidades citadas no post!
-
-
- Veneza – Carlton Grand Canal, Hotel Dei Dragomanni, Hotel Torino
- Cortina D’Ampezzo – B&B Hotel Passo Tre Croci Cortina, Hotel des Alpes, Hotel Cortina
- Padova – Hotel Canton Dell’Orto, Hotel Casa Del Pellegrino, Hotel Giotto
- Verona – La Stanza Di Giulietta, Hotel Giulietta e Romeo ***S, Novo Hotel Rossi
- Treviso – Hotel Maggior Consiglio, Ai Bastioni Boutique Hotel, Locanda Ponte Dante
- Florença – Villa Neroli, Hotel Berna, Boutique Hotel del Corso
- Roma – Hotel dei Barbieri, Hotel Artemide, Hotel Milton Roma
- Milão – Hotel Fenice, Hotel VIU Milano, Meliá Milano
-
Datas comemorativas durante o inverno na Itália
Durante o inverno, há festivais e festas comemorativas por toda a Itália. Dependendo das datas da sua viagem, você poderá testemunhar algumas delas. Abaixo as principais:
-
-
- 01/11 – Ognissanti (Todos os Santos)
- 21/11 – Festa della Madonna della Salute em Veneza
- o8/12 – Immacolata Conzecione
- 25/12 – Natale
- 26/12 – Santo Stefano
- 01/01 – Capodanno – Ano Novo
- 06/01 – Festa dell’Epifania ou della Befana / Dia de Reis
- 04/01 até 12/01 – Festival Dolomiti Ballon (voo de balão sobre as Dolomitas)
- 14/02 – Dia de San Valentino ou Dia dos Inamorati (Dia dos Namorados)
- Fevereiro/Março – Carnevale em Veneza (Data Móvel)
-
Dicas extras para você planejar a sua viagem para Itália no inverno
Sabemos que é necessário muito planejamento para que tudo corra bem durante uma tão sonhada viagem, não é mesmo? Sendo assim, temos mais algumas dicas para facilitar suas pesquisas e ajudar para que sua viagem seja inesquecível!
Seguro viagem
Além de ser obrigatório na Europa, você já deve saber que é importantíssimo viajar com seguro viagem. Imprevistos acontecem e você não vai querer gastar suas reservas da viagem com hospital ou remédios, ou até mesmo ter prejuízos com bagagem extraviada, não é? Especialmente se você vai praticar algum esporte como o esqui na neve, é muito importante estar precavido!
A gente sempre indica o site da Seguros Promo para fazer o seguro. Nós mesmas sempre usamos nas nossas viagens – dá aquela dó de pagar por uma coisa que a gente nem sabe se vai precisar, mas vai que precisa, né? Então vale a pena para ficar tranquila e se tiver algum problema, ser bem mais fácil e barato de resolver. Testamos e super aprovamos!
E temos uma boa notícia! Usando o nosso código MALADEAVENTURAS, você ganha 5% de desconto na contratação do seu seguro! Clique aqui para fazer o seu seguro viagem.
Chip internacional Europa
Hoje em dia é impraticável viajar sem chip de internet, muita coisa importante depende de conexão, como Waze, Google Maps e Uber, para ajudar no transporte durante uma viagem. Instagram e Whatsapp para se comunicar com a família e publicar fotos, app do Booking, acesso ao e-mail para conferir as reservas e muito mais.
Para poder indicar o melhor chip para usar na Europa, nós testamos nas nossas últimas viagens o America Chip, e super indicamos! E já esclareço a pergunta que muitos fazem “Ué America Chip não é só para os EUA?” Não!!! Eles tem diversos planos (de internet ilimitada sem franquia), incluindo Europa!
Eles enviam pra sua casa o chip e quando você receber, é só você trocar de chip e pronto, vai funcionar perfeitamente. Nossa dica é: adquirindo o America Chip com o código MALADEAVENTURAS você garante 5% de desconto na sua compra! Clique aqui para fazer a sua compra!
Pronto para embarcar para a Itália no Inverno?
Depois de tantas dicas sobre viajar para a Itália no inverno, a gente espera ter ajudado você a definir melhor o seu roteiro e a planejar essa viagem tão maravilhosa. Não esqueça de nos contar depois, como foi a sua experiência visitando a Itália durante os meses mais frios. Vamos amar saber! Boa viagem!
Você também pode gostar de ler:
Onde esquiar na Itália: Tudo sobre esquiar em Cortina D’Ampezzo nas Dolomitas
Lisboa no Inverno: Vale a pena? Como é o clima? O que fazer?
10 Passeios imperdíveis em Lisboa
Ai muito obrigado pelo seu post,
comentei com a galera que vou para a italia no inverno e muita gente ficou pessimista quando a ideia. Já estava chateado também.
Mas acho que é só mania de brasileiro que gosta muito de praia então, me deixou mais feliz.
Oi Thales! Se você tem alguns dias para viajar no inverno da Itália, vai com tudo! Tenho certeza que será uma delícia. Eu mesma fui para Portugal no inverno de 2016 e peguei bastante frio, mas amei cada segundo da minha viagem! Em especial, os cafés e restaurantes deliciosos do país. E nisso, a Itália tb é fera.
Bjs e boa viagem! =)
Olá! Gostei muito das dicas (coisas reais!). Estive na Alemanha e Inglaterra antes da pandemia (No inverno) e amamos. Tinha dúvidas sobre a Itália, mas esses relatos me animaram muito. Valeu! ?
Que demais, Renata!! Adorei saber que gostou das dicas! A Itália é incrível, vale a pena conhecer!
Nath boa noite!
A quarta foto, a foto da Cidade com neve , primeiro aparece ela com sol e depois com neve, que cidade italiana é essa?
Oi Andréa, É Florença! A cidade fica linda de qualquer jeito né?
Muito esclarecedoras todas as suas informações sobre viajar para a Itália no inverno, parabéns!
Oi Dulce! Que bom que gostou das dicas! Aproveite sua viagem!
Ola!
Amei sua viagem!
Voce fez de carro ou trem?
Estava pensando em esquiar uns fias em Cortina e depois ir para Roma ou milao..
Acha legal?
Obrigadaa’
Boa tarde. Estaremos na Itália de 31/12/2022 a 11/01, dando uma passadinha (de 05 a 08 em Paris). Pensamos em ficar mais para o Sul da Itália (Nápoles, uns dias em Sorrento e Costa Amalfitana e Roma) para pegar menos frio. Tens dicas para nós? Seu site é 1000!!
Boa noite! Estarei na Itália em fev/2024. Ida e volta por Milão. Serão 15 dias líquidos. De todos esses lugares, quais seriam melhor eu ter em meu roteiro? Como seriam a distribuição dos dias em cada lugar? E, chego em Milão em 05/02 9h da manhã, é melhor ficar em Milão ou ir já para alguma outra cidade? Como seriam os deslocamentos entre as cidades e quais lugares faria de base para cada região? Sobre o etias há alguma informação?
Oi Nath. Ficamos apenas uma noite em Milão e não fizemos base lá, então não sei te recomendar se seria uma boa opção. Nós fomos para Veneza e Florença, e optamos por dormir nessas cidades.
Ótima materia, eu moro na Itália a 11 anos e confirmo todos pontos positivos citados nesse artigo, nota 10.