Com praias paradisíacas, cenotes belíssimos, ruínas maias e cultura riquíssima, esse é um destino sem igual. E se você está montando seu roteiro pela Riviera Maya, vem comigo descobrir tudo sobre essa região do Caribe Mexicano.

Preparamos um guia completo para você descobrir onde ficar, como chegar e o que fazer na Riviera Maya. Selecionamos as melhores dicas, após termos viajado para esse pedacinho de paraíso recentemente. São informações valiosas que gostaríamos de ter encontrado antes viajar.

Então, se você está com uma viagem marcada para a Riviera Maya, no México, não pode deixar de ler esse post todinho!

banner mapa méxico


melhores praias de tulum no méxico
Curtindo a Playa Paraiso em Tulum. Foto: @gaiavani
Nesse post você vai ver: ocultar

Riviera Maya (México): vale a pena conhecer?

Vamos começar com uma pergunta fácil de responder: vale a pena conhecer a Riviera Maya, no México? Com certeza, a resposta é SIM! Essa região é encantadora e merece entrar na sua lista de destinos para conhecer.

Enquanto muita gente fica na dúvida entre conhecer a Riviera Maya ou Cancún, eu diria que cada um dos lugares possui seu charme. Se puder, não deixe de visitar os dois. Caso contrário, o tipo de viagem que você busca pode influenciar na sua escolha.

A Riviera Maya tem uma bossa diferenciada. Além de praias lindas com água azul turquesa, por aqui você encontra uma mistura de passeios histórico-culturais, como as ruínas maias e passeios de natureza com paisagens que vão te deixar de boca aberta, como os cenotes.

Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre Cancún e a região da Riviera Maya. Enquanto Cancun é mais procurada por festeiros e praieiros, a região da Riviera Maya é mais procurada por quem busca ir além das praias.

Claro que por lá acontecem festas e azarações, mas o destino também é muito escolhido por casais e famílias que querem sossego e uma vibe mais pé na areia relaxada.

hospedagem em tulum
Playita Tortuga com vista para o Templo del Dios del Vento, em Tulum

Dicas de viagem: Riviera Maya

Agora que você já sabe o que fazer na Riviera Maya, tenho algumas dicas que você não pode deixar de saber. Preciso de seguro viagem? Como se locomover? Qual a melhor época para visitar? Essas e outras informações você encontrará a seguir.

Pensando em algo mais que pudesse facilitar o planejamento da sua viagem para Riviera Maya, montamos também um MAPA MÉXICO. Já pensou em ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem?

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis pelo México, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, os melhores museus e monumentos históricos e muito mais.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida por R$49. Ficou interessado? Clique aqui!

Onde fica e como chegar na Riviera Maya (México)?

Se você observar o mapa da Riviera Maya, verá que a região está localizada no estado de Quintana Roo, no México. Para chegar até ela, recomendo ir de avião até Cancún e de lá ir de carro até a cidade que deseja.

Aluguel de carro

Sem dúvidas, o aluguel de carro é a melhor forma de chegar e se locomover pela Riviera Maya. E sempre que precisamos alugar um carro durante uma viagem recorremos ao RentCars.

No site, você consegue ver o preço da locação das melhores locadoras disponíveis no destino. O pagamento pode ser feito no cartão e ainda parcelado. Foi assim que nós optamos por explorar as cidades da Riviera Maya.

aluguel de carro em tulum
As longas retas das estradas de Quintana Roo, no México. Foto: @gaiavani

Táxis

Eu não recomendo pegar um táxi no aeroporto de Cancún para chegar até à Riviera Maya. O aeroporto de Cancun é bem caótico e você precisará ser mega paciente para conseguir um táxi. E, para piorar, os preços das corridas são absurdos.

Além disso, não é possível pedir Uber do aeroporto de Cancun, pois ele fica em uma área mais isolada da cidade. No final das contas, acabamos ficando reféns dos táxis, que por lá são chamados de “shutters”. Sendo assim, para sair do aeroporto de Cancun, você precisará estar com carro alugado ou ficar nas mãos dos taxistas.

Transfer

Outra boa opção para ir de Cancún à Riviera Maya é o transfer. Se você não dirige ou não se sente confortável para dirigir em terras estrangeiras, eu creio que vale mais a pena do que o táxi.

Eu já utilizei o serviço de transfer da Civitatis em outros destinos na América do Sul e na Europa e super recomendo. Os veículos são ótimos e os motoristas super experientes e pontuais.

Melhor época para conhecer a Riviera Maya

Se você não sabe quando é melhor ir para a Riviera Maya, eu diria que os meses de dezembro a março são a melhor época. Apesar de coincidir com o inverno no hemisfério norte, na Riviera Maya o tempo é mais firme e a chance de chuva é bem pequena.

Dessa forma, você consegue aproveitar as belas praias da região com um clima bastante agradável.

Vale saber: entre setembro e novembro ocorre o período de furacões em Cancun. Não é que eles aconteçam com frequência (ou potência) todo ano, mas as chances de acontecerem nessa época são bem maiores. Se puder, evite então esses meses, apesar dos preços serem bem mais atraentes.

o que visitar em Tulum México
Os meses de dezembro a abril são ideias para uma viagem à Riviera Maya. Foto: @gaiavani

Quantos dias ficar na Riviera Maya?

Para conhecer as principais cidades da Riviera Maya eu recomendo, pelo menos, 10 dias. São tantas atrações legais que o tempo vai passar voando! Além disso, você poderá dividir sua estadia nas principais cidades para aproveitar um pouquinho mais a vibe de cada local.

Preciso de seguro viagem para o México?

Definitivamente, esse é um item recomendável, apesar de não ser obrigatório. Gastos inesperados com saúde em outros países podem atingir grandes cifras, ainda mais no México, onde não temos direito à saúde pública como turistas.

Assim sendo, recomendo já sair do Brasil protegido por um seguro viagem. Eu costumo utilizar essa ferramenta de comparação para avaliar qual é a melhor opção para a minha viagem.

Chip de internet México

Eu não saio para viagens para o exterior sem meu chip de internet internacional. Com ele, eu consigo internet rápida e estável em praticamente todo o mundo. Nesse caso, a minha recomendação é comprar o chip em uma empresa brasileira especializada.

Costumo utilizar a America Chip, que possui planos com internet ilimitada. Além disso, a facilidade de comprar o chip pelo site e recebê-lo em casa antes de viajar é uma super vantagem.

Utilize o cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto no site.

cenote sac actum em Tulum
Cenote Sac Actun, em Tulum

Você pode se interessar: O que fazer em Playa del Carmen: 20 passeios imperdíveis


Roteiro Riviera Maya: principais cidades

Está na dúvida de onde ficar na Riviera? São tantos destinos incríveis nessa região que essa é uma dúvida super comum de surgir na hora do planejamento. Mas agora faremos um passeio rápido pelas principais cidades da Riviera Maya. Assim, você decide qual delas é mais a sua cara.

Caso seja possível, divida sua viagem em cidades diferentes para uma experiência mais completa. Foi isso que eu fiz e achei ótimo!

1. Playa del Carmen

Em primeiro lugar, Playa del Carmen é a maior cidade da Riviera Maya. Em seus arredores, apenas Cancún consegue superar seu tamanho, agito e procura de turistas. Playa já foi uma simples vila de pescadores no passado, mas hoje é super descolada e com uma vibe super alto astral.

Aqui você encontra praias deslumbrantes de areia branca. Se você quiser, já anote quais são as melhores praias de Playa del Carmen para visitar: Praia de Playa del Carmen, Praia Punta Esmeralda e Praia Mamitas. Temos certeza de que você vai se apaixonar por cada uma delas.

Agora, se você gosta de comprinhas, a Quinta Avenida é o lugar certo. Além disso, em Playa del Carmen você conta com ótimos restaurantes, beach clubs (o Mamita’s Beach Club é o favorito da galera!) e vida noturna bem animada.

Dito isso, vale saber que esses são os passeios em Playa del Carmen mais procurados pelos brasileiros:

  1. Ruínas maias de Chichen Itzá
  2. Parque X-caret
  3. Passeio de catamarã até Isla Mujeres
  4. Bate e volta Cozumel
  5. Boate Coco Bongo
melhroes praias de playa del carmen
A Punta Esmeralda é uma das melhores praias de Playa del Carmen. Foto: @gaiavani

Onde se hospedar na Riviera Maya: Playa del Carmen

2. Tulum

Em seguida, Tulum possui uma vibe mais roots. Por aqui, a vida parece caminhar mais devagar. As praias são o principal cartão-postal da cidade, no entanto dividem espaço com as fascinantes ruínas maias que são um espetáculo a parte. Até na beira da praia há ruínas bem conservadas!

Outro tesouro que a selva da região guarda são os cenotes de Tulum, que inclusive estão entre os mais bonitos passeios a se fazer. Os mais bonitos são: o Cenote Dos Ojos, o Cenote Casa Tortuga e os Cenotes Mariposa e Chen-Ha.

Então, você já deve ter percebido que natureza, história, gastronomia e cultura são alguns dos highlights desse destino fascinante. A cidade é queridinha dos turistas que buscam paz e sossego. E se você está curioso para descobrir os passeios em Tulum preferidos dos brasileiros, veja só:

  1. Playa Paraíso – uma das melhores praias em Tulum e ainda é pública!
  2. Parque Xel-Há
  3. Snorkel em Tulum e Chikin Ha
  4. Zona arqueológica de Muyil
  5. Laguna Kaan Luum
o que fazer em tulum a dois
Não deixe de experimentar os drinks locais com cerveja e pimenta! O Ojo Rojo foi meu preferido! Foto: @gaiavani

Onde se hospedar na Riviera Maya: Tulum

3. Akumal

Akumal é um destino de férias encantador e bem popular com praias de águas calmas. Turistas vêm de diversos cantos do mundo para aproveitar o mar de água cristalina e quentinha, principalmente na Praia de Akumal. Além disso, essa praia é o ponto de partida para quem busca nadar com tartarugas.

O destino é muito procurado por quem gosta de praticar snorkel e se encantar com a biodiversidade marinha. São recifes de corais lindos, além de muitas espécies de peixes e, claro, as tartarugas marinhas. Nesse sentido, o mergulho com tartarugas é o principal passeio procurado pelos turistas.

Entretanto, se você quiser só tirar uns dias de folga relaxando apenas à beira mar ou no seu resort em Akumal, a ideia não é nada ruim! Inclusive, essa cidade na Riviera Maya é muito procurada por casais em lua de mel.

mergulho em playa del carmen
Um dos melhores pontos para apreciar a vida marinha da região é Akumal

Onde se hospedar na Riviera Maya: Akumal

4. Puerto Morelos

Por fim, Puerto Morelos é uma antiga vila de pescadores, que oferece excelentes beach clubs, hotéis maravilhosos e restaurantes deliciosos. O centrinho da cidade é daqueles bem pacatos: tem uma praça pitoresca, uma igreja e, ao redor dela, cafés, restaurantes, bares, lojas e sorveterias.

O que mais chama atenção por aqui são as praias excelentes para mergulho, por conta de suas águas cristalinas. Aliás, acho que esse é um dos principais passeios da Riviera Maya inteira. Que região privilegiada!

Além disso, Puerto Morelos é bastante desejada por quem procura onde ficar na Riviera Maya em família. Como existe uma franquia do famoso hotel da rede Nickelodeon aqui, quem viaja com crianças e está em busca de mantê-las entretidas, acaba por se hospedar nele.

Dito isso, excelentes opções de o que fazer na Riviera Maya em Puerto Morelos são:

  1. Snorkel em Puerto Morelos
  2. Passeio pelos Cenotes
  3. Passar o dia no Unico Beach Club
puerto morelos méxico
Puerto Morelos é uma praia de água cristalina que fica entre Cancun e Playa del Carmen

Onde se hospedar na Riviera Maya: Puerto Morelos

Roteiro Riviera Maya: os 20 atrativos turísticos principais

Você já deve ter percebido que são muitas cidades incríveis para visitar e, provavelmente, está confuso sem saber por onde começar. Nós também ficamos assim enquanto estávamos planejando a viagem! Afinal de contas, o que fazer na Riviera Maya? Confira agora os TOP passeios da região.

1. Tour pelos cenotes da Riviera Maya

Em primeiro lugar, os cenotes estão entre as principais atrações da Riviera Maya. Eles são poços de água cristalina que brotam a partir de rios subterrâneos. Além disso, os cenotes podem ser abertos, fechados, ou mesclar as duas características.

Vale muito a pena fazer um tour pelos cenotes da reigão para alguns dos mais famosos cenotes da Riviera Maya, como o Gran Cenote e o Dos Ojos. Neles, é possível nadar e até mergulhar com snorkel.

Eu visitei alguns cenotes em minha viagem ao México, como, por exemplo, o Casa Tortuga e a Laguna Kaan Luum, e só posso dizer que você vá também. Cada um é diferente do outro e vale a pena adicionar vários ao roteiro.

cenote casa tortuga tulum
Cenote Casa Tortuga. Foto: @gaiavani

2. Nadar com tubarões baleia

Vocês sabem que eu amo mergulhar, né? E ter a chance de nadar tão perto de tubarões baleia é uma experiência indescritível. Essa é uma opção de o que fazer na Riviera Maya saindo de Playa del Carmen e indo de lancha até o local onde esses animais magníficos costumam ser avistados.

Se você não for tão aventureiro assim, fique tranquilo: os tubarões baleia são super pacíficos! Você poderá nadar com eles tranquilamente! Mas, caso prefira apenas avistá-los do barco e aguardar até o barco seguir até a melhor praia de Isla Mujeres para relaxar um pouco, tudo bem também!

Vale saber: estão inclusos nesse passeio as refeições de café da manhã e almoço.

3. Nadar com tartarugas em Akumal

Se você gostou da ideia de nadar com tubarões baleia, então vai adorar também o mergulho com tartarugas em Akumal. Na Baía de Akumal, você pode ver algumas espécies de tartarugas, como as verdes e as de pente.

Antes de mergulhar, o monitor explica um pouco sobre os animais e corais que serão avistados. Em seguida, é só diversão.  Inclusive, se estiver buscando o que fazer na Riviera Maya com crianças, essa opção pode ser ótima!

roteiro riviera maya
A visibilidade  é perfeita para avistar as tartarugas!

4. Fazer snorkel em Puerto Morelos

Como já vimos, Puerto Morelos é uma das principais cidades da região. E aqui você encontra ótimos points de mergulho. Muitos turistas consideram o snorkel em Puerto Morelos como um dos melhores passeios na Riviera Maya.

O mergulho acontece no Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos e você poderá ver tartarugas marinhas, morcegos-do-mar e vários outros peixinhos super lindos e coloridos. Sem contar as mais variadas espécies de corais, já que a segunda maior barreira de corais do mundo está nesse parque!

Depois do snorkel, não deixe de explorar o centrinho de Puerto Morelos e garantir seus souvenirs! As lembrancinhas aqui costumam ser mais em conta do que na badalada Playa del Carmen.

 

5. Conhecer a caverna semi-inundada mais longa da Península de Yucatán

Localizado em Playa del Carmen, o Río Secreto é um sistema de cavernas semi-inundado que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer na Riviera Maya. Se você nunca ouviu falar delas, as cavernas semi-inundadas são formadas por rios que correm por entre suas frestas.

Na Península de Yucatán, você poderá explorar a caverna semi-inundada mais longa com a presença de um guia profissional. A cor da água é inacreditável – tão cristalinas que chega a ser azulada dependendo da incidência de luz.

Esse é um passeio onde você terá a oportunidade de ver uma beleza natural incrível, mas também conhecer um pouco mais da cultura maia, já que acredita-se que esse povo considerava esses locais como portais de ligação com deuses da chuva e da criação e, assim, sacrifícios eram realizados ali.

principais cidades do méxico
Cavernas e Cenotes incríveis!

6. Curtir a balada Coco Bongo

Se quando você era criança assistiu aos desenhos do Máscara, provavelmente já ouviu falar no Coco Bongo. Localizado em Playa del Carmen, o Coco Bongo é uma das discotecas mais famosas da Riviera Maya.


E minha sugestão de o que fazer na Riviera Maya à noite é a aproveitar a festa na boate! Recomendo comprar seu ingresso com antecedência. Para quem gosta de sair para dançar, esse é um passeio na Riviera Maya imperdível.

7. Visitar o Parque los Fundadores em Playa del Carmen

O Parque los Fundadores é uma das atrações da Riviera Maya gratuitas. Ele fica na Quinta Avenida, ao lado do píer de onde saem as barcas para Cozumel, em Playa del Carmen.

Nele fica um dos cartões postais de Playa del Carmen: o Portal Maya, uma bela escultura que retrata o encontro de duas figuras. Recomendo passar por lá ao entardecer para ver o espetáculo chamado “dança do voador“, onde homens dançam pendurados por cordas! É impressionante!

o que fazer em playa del carmen
Um dos espetáculos mais autênticos que presenciei em Playa del Carmen foram os voadores de Papantla. Foto: @gaiavani

8. Explorar o sítio arqueológico Chichén Itzá

Um roteiro pelo México não ficaria completo sem uma visita a esse icônico sítio arqueológico. O local foi a capital da civilização Maia e hoje é uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Dica: a visita a Chichen Itzá não precisa ser guiada. O sítio arqueológico é aberto a qualquer pessoa, sem a necessidade de estar acompanhado por um guia. No entanto, diria que contratar um guia faz toda a diferença em um passeio histórico como esse.

Há alguns anos, eu visitei a Acrópole de Atenas sem guia e me arrependi amargamente. Aprendi a lição e não hesitei em contratar um guia para essa visita a Chichen Itza. Aprendemos muito sobre a história do local e a civilização maia, o que não teria sido possível se tivéssemos apenas caminhado sem rumo em meio às ruínas.

Se você decidir contratar um passeio guiado para Chichen Itzá recomendo conferir dois sites: o Civitatis e o Get Your Guide. Ambos são muito bons para pesquisar ingressos e tours. Sempre uso em minhas viagens internacionais.


Você sabia que pode parcelar seus passeios e ingressos na Civitatis em até 12x sem juros?


ruínas maias méxico
É incrível visitar as ruínas! – Foto: @gaiavani

9. Fazer um bate e volta até Cozumel

Cozumel é uma ilha cheia de charme e eu sinceramente recomendo que você tire alguns dias para conhecê-la se hospedando lá. No entanto, se isso não for possível, adicione a sua lista de o que fazer na Riviera Maya o bate e volta até Cozumel.

Essa opção de passeio mais rápido é ótima para quem não tem muito tempo livre no seu roteiro pela Riviera Maya, mas mesmo assim quer aproveitar, ao seu modo, um pouquinho do que Cozumel tem a oferecer: um mar azul turqueza fantástico perfeito para mergulhar ou praticar snorkel!

o que fazer na riviera maya
Mergulhar nas águas cristalinas de Cozumel é um excelente bate e volta a partir de Playa del Carmen

10. Curtir as melhores praias da Riviera Maya

E com tanta aventura pela Riviera Maya, nada melhor do que um merecido dia de descanso na praia para curtir a brisa do caribe mexicano. Por aqui, não faltam praias deslumbrantes de águas transparentes, calmas, quentes e areia branca. Muitas delas possuem beach clubs com super estruturas.

Sendo assim, veja agora quais são as melhores praias da Riviera Maya e escolha em qual delas você vai relaxar à beira mar:

  • Playa Akumal – Akumal
  • Playa Xpu-Há – entre Playa del Carmen e Tulum
  • Playa Xcalacoco – Playa del Carmen
  • Playa Pescadores – Tulum
  • Playa Paraiso – Tulum
  • Playa Maroma – Playa del Carmen
  • Playa Ruinas – Tulum
  • Playa Puerto Morelos – Puerto Morelos
  • Paamul Beach – Paamul, próxima a Tulum
  • Playa Las Palmas – Tulum
melhores praias da riviera maya
Akumal Beach

11. Se aventurar no parque Xcaret

Eu considero o Parque Xcaret é um dos melhores passeios na Riviera Maya para família. Eu mesma não tive tempo de ir e pensa em uma pessoa que se arrepende disso até hoje? Pois é!

O Xcaret é um parque aquático temático, arqueológico e ecológico. Sua localização é incrível, com selva, rios, cenotes e mar. Nele, você encontra brinquedos, shows e diversas outras atrações ao ar livre. Ao todo são mais de 50 atrativos para todas as idades.

xcaret playa del carmen
O Xcaret é um dos parques mais famosos do México!

12. Se divertir no parque Xenses

O Parque Xenses é um passeio pra lá de divertido que rende fotos bem legais e muitas risadas. Ele é um parque ao ar livre com diversas estações de ilusão de ótica. Esteja preparado para brincar com os seus sentidos e ficar se perguntando “como isso acontece?”!

É uma opção de o que fazer na Riviera Maya para todas as idades! O parque fica em volta de uma região com bastante natureza e atividades como tirolesa também estão disponíveis para garantir que você tenha um outro visual da selva maia!

13. Conhecer a lagoa Kaan Luum em Tulum

A Lagoa Kaan Luum foi um dos passeios que fiz em Tulum, Riviera Maya, e AMEI! Ela é uma mistura de cenote com lagoa em meio à selva e possui um visual deslumbrante!

Sua parte central possui águas chegando até aos 80 metros de profundidade. Apenas mergulhadores podem entrar nesta área. Já a parte mais superficial é mais calma e é perfeita para relaxar, uma vez que é rasa, com águas clarinhas e mais quentes do que as dos cenotes normais por ser ao ar livre.

Há um deck de madeira, redes dentro d’água e um mirante para observar a beleza que é estar totalmente imerso na natureza. Apesar de rústico, o local conta com banheiros e um pequeno bar.

cenotes Riviera Maya
A incrível lagoa Kaan Luum – Foto: @gaiavani

14. Fazer um bate e volta até Isla Mujeres

Localizada em Cancún, Isla Mujeres é um passeio imperdível para quem busca o que fazer nos arredores da Riviera Maya. Antes da colonização espanhola, essa ilha era um espaço de veneração da deusa Ixchel, deusa da medicina, do parto, dos trabalhos têxteis e da lua. Aliás, de acordo com a cultura maia, essa deusa era a esposa do Deus Sol!

Hoje, Isla Mujeres é uma ilha super badalada cheia de atrativos. A principal praia do destino é a Praia Norte. Por aqui, você poderá fazer snorkel, mergulho e ainda conhecer um museu subaquático. A extremidade sul da ilha – chamada de Punta Sur – possui outros pontos turísticos, como ruínas de um templo maia e um santuário de tartarugas marinhas.

Uma boa opção é fazer um bate e volta até Isla Mujeres.

melhores passeios playa del carmen
Isla Mujeres é daqueles destinos com o turquesômetro explodindo, sabe?

15. Explorar a selva maia de quadriciclo

Se você está procurando dicas da Riviera Maya e gosta de uma dose extra de adrenalina nas suas viagens, nós temos uma sugestão bem bacana de passeio fora da rota turística comum da região. O passeio de quadriciclo pela selva maia é o que você precisa pra sentir aquele frio na barriga gostoso!

Esteja preparado para um dia bem radical, já que após o tour de quadriciclo, você será levado a um circuito de tirolesas para se aventurar ainda mais na Riviera Maya! Ao final, um bom mergulho em um rio subterrâneo é a melhor pedida para acalmar o coração!

Nós amamos passeios de aventura e também amamos estar em contato com a natureza. Então, achamos que essa sugestão de passeio na Riviera Maya é o melhor dos dois mundos.

16. Visitar o Cenote Casa Tortuga

Os cenotes são um dos principais pontos turísticos da Riviera Maya. E o Cenote Casa Tortuga foi um dos mais legais que visitei durante minha viagem.

O local abriga 4 cenotes e sua infraestrutura é ótima. Além dos cenotes, o complexo possui outras atividades, como tirolesa. Nós fomos com o nosso carro alugado e foi super fácil de chegar e estacionar.

Por ser bastante movimentado, recomendo ir antes das 09h ou depois das 15h.

cenotes perto de tulum
Os Cenotes Casa Tortuga podem ser facilmente incluídos em um Roteiro Tulum com a família toda!

17. Conhecer o Gran Cenote

A poucos km de Tulum, o Gran Cenote talvez seja o mais famoso do México.

Considerado um dos melhores cenotes Tulum, o Gran Cenote não pode ficar de fora do seu roteiro. Da mesma forma, ele é um dos mais populares. Por isso, recomendo visitá-lo bem cedinho ou no final da tarde para evitar grandes concentrações de turistas.

Ele possui águas cristalinas em meio a selva, e não é um único cenote grande, mas um conjunto de cenotes conectados por passarelas de madeira. Existem dois lagos conectados por uma caverna. Se você gosta de mergulhar, o Gran Cenote é ótimo. Já na beira da água há um deck de madeira onde se pode descansar, admirar a beleza do lugar e tirar muitas fotos.


Eu gostei da estrutura de lá, eles disponibilizam armários para guardar seus pertences e coletes salva-vidas.

gran cenote tulum
O Gran Cenote fica pertinho do centro de Tulum!

18. Passear no Cenote Dos Ojos

O Cenote Dos Ojos é simplesmente impressionante. Seu nome é porque visto de cima eles parecem dois olhos em meio a selva. Eles fazem parte de um dos maiores sistemas de caverna subaquáticas.

Mergulhar aqui é uma experiência incrível! Você pode praticar tanto o snorkel quanto o mergulho de cilindro. Além de ótima visibilidade, a temperatura da água é sensacional. O difícil vai ser querer sair da água.

mergulho com cilindro nos cenotes de tulum
Mergulhar com cilindro nas cavernas do Cenote Dos Ojos é uma aventura inesquecível!

19. Ir até o Cenote Sac Actun

Outro cenote coberto é o Sac Actun. Ele faz parte de uma rede de cavernas com 346km de extensão. Inclusive, esse cenote está ligado ao mesmo sistema de cavernas do Cenote dos Ojos! Eu disse que era um dos maiores sistemas de cavernas subaquáticas, né?

A água é quentinha durante o ano todo e mergulhar no Sac Actun é uma delícia! Ah! E ainda existem alguns lugares instagramáveis para fotos belíssimas por aqui.

cenote sac actum em Tulum
Cenote Sac Actun

Leia também: Cenotes Tulum: Quais os melhores? Quanto custa? Preciso de guia?


20. Fazer uma excursão até a lagoa Bacalar

Também conhecida como Lagoa das Sete Cores, a Lagoa de Bacalar é um verdadeiro paraíso. Chama atenção o seu tamanho: São 70 quilômetros de comprimento e 2 km de largura.

A região da lagoa oferece diversas atividades, como passeio de catamarã, tirolesa e até massagem para quem quer relaxar em uma experiência super diferenciada. E para conhecer esse ponto turístico da Riviera Maya, recomendo a excursão de um dia da Civitatis.


#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado que montamos sobre o México. Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, spots para tirar fotos, passeios incríveis, melhores praias… É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver!


Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Riviera Maya (México)

Ao planejar seu roteiro pela Riviera Maya é bem comum surgirem dúvidas. Por isso, reuni e respondi as mais frequentes dos nossos leitores para te ajudar a planejar sua viagem.

Precisa de visto para o México?

O visto de turista para o México é uma exigência recente e pegou muita gente de surpresa. Mas, ao que tudo indica, ele deixará de ser exigido em breve. Para obtê-lo, é preciso agendar uma visita ao Consulado do México no Brasil e comparecer ao local com os documentos exigidos no dia marcado.

Porém, se você tiver um visto válido para entrar nos Estados Unidos, não será preciso tirar o visto de turista mexicano, já que o visto americano é o suficiente para brasileiros entrarem no México.

A Riviera Maya é uma cidade?

Essa é uma confusão bastante comum! A maioria acha que a Riviera Maya é uma cidade. No entanto, ela é uma região costeira que engloba diversas cidadezinhas bem charmosas.

A cidades da Riviera Maya são:

bate volta cozumel
Imperdível em Playa del Carmen: um bate e volta até Cozumel. Foto: @gaiavani

Cancún ou Riviera Maya?

Confesso que escolher entre Riviera Maya / Cancún para se hospedar é uma dúvida cruel. Mas, você deve levar em conta qual é o seu perfil de viajante e que tipo de experiência você deseja ter.

Se você deseja uma viagem mais relaxada e tranquila, eu recomendo escolher uma das cidades da Riviera Maya. Mas se você curte noites agitadas e muita badalação, aí Cancún será o destino perfeito para você.

A cidade que eu particularmente mais gostei foi Tulum! Voltei apaixonada!

Quais os melhores restaurantes da Riviera Maya?

Para quando a fome apertar ou até mesmo para uma refeição especial, nada melhor do que ficar por dentro dos melhores  restaurantes da Riviera Maya.

restuarante arca tulum
O ARCA proporciona uma verdadeira experiência gastronômica. Foto: @gaiavani

Como ir do Brasil para a Riviera Maya?

Sem dúvidas, o avião é a melhor forma para ir do Brasil até a Riviera Maya. Você pode buscar por voos para Cancún e de lá seguir de carro até as cidades da Riviera Maya.

A Aeroméxico e a Latam operam a rota sem escalas. Outra opção é buscar por voos da Copa Airlines, com escala na Cidade do Panamá, ou a American Airlines, com escala em Miami. No entanto, vale ressaltar que os voos diretos acabam sendo mais caros do que aqueles com escala.

Quais os melhores resorts da Riviera Maya?

Não faltam opções de resorts na Riviera Maya com excelente estrutura. Veja alguns que tenho certeza de que você vai amar:

melhores resorts riviera maya
Nada mau acordar a poucos passos do mar do Caribe, não é mesmo?

Quais os melhores resorts da Riviera Maya all inclusive?

Resorts na Riviera Maya tudo incluído são comuns. A seguir, você vai conhecer os melhores resorts dessa categoria e as cidades onde eles ficam localizados:

Quais os melhores hotéis baratos na Riviera Maya?

Se seu orçamento for mais enxuto, saiba que a região dispõe de hotéis e pousadas com ótimo custo-benefício, como esses que estão aqui embaixo. Veja agora os hotéis baratos na Riviera Maya:

orla playa del carmen
São tantas opções de hotéis a beira mar na Riviera Maya que fica difícil escolher apenas um!

O que fazer na Riviera Maya com crianças?

Vai viajar com seus filhos? Tenho ótimas dicas de o que fazer na Riviera Maya com crianças:

O que fazer na Riviera Maya com chuva?

Normalmente o Riviera Maya clima é bom praticamente o ano todo. Mas se a chuva aparecer durante sua viagem não precisa ficar triste, pois separei algumas coisas para fazer quando chove por lá:

  • Passear pela Quinta Avenida em Playa del Carmen
  • Fazer uma aula de culinária
  • Ir ao cenote Sac Actun
  • Ir ao Museum of Wonders
  • Visitar a fábrica de tequilas
o que fazer em playa del carmen na quinta Avenida
A Quinta Avenida é a pedida perfeita para encontrar souveniers para a família. Foto: @gaiavani

Quais as melhores praias da Riviera Maya?

Que a Riviera Maya tem praias paradisíacas você já sabe. Mas quais são as melhores? Apesar de ser uma tarefa difícil, montei uma lista com as melhores praias na Riviera Maya:

  • Playa Akumal – Akumal
  • Playa Xpu-Há – Xpu-há, entre Playa del Carmen e Tulum
  • Playa Pescadores – Tulum
  • Playa Paraiso – Tulum
  • Playa Maroma – Playa del Carmen

Confira como foi nossa viagem à Tulum em detalhes no YouTube:


Pronto para conhecer a Riviera Maya, no México?

Animado para conhecer a Riviera Maya? Com nossas dicas vai ser bem mais fácil montar seu roteiro. Mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em ajudar.


Leia também:

O que fazer em Cancun: 9 passeios incríveis para incluir no seu roteiro

Melhores resorts de Cancun: conheça as melhores opções para você se hospedar

Holbox, México: 15 melhores praias e passeios para incluir no roteiro

Onde ficar em Holbox: Centro, Punta Cocos ou Punta Mosquito

O que fazer em Tulum: +30 passeios para incluir no roteiro

Onde ficar em Tulum: pueblo ou zona hoteleira?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *