Siena (Itália): como chegar, onde ficar, melhores passeios e dicas
Siena, Itália: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis

Siena, Itália: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis

Planejando uma viagem para Siena, Itália? Localizada no coração da Toscana, essa cidade medieval é um charme além de Patrimônio Mundial da UNESCO e encanta visitantes do mundo todo com suas ruas históricas, arquitetura gótica incrível e um clima acolhedor, típico do interior italiano. Passear por Siena é como voltar no tempo, cada praça, torre e igreja mostra um pedacinho da rica cultura e história da região.

Continue sua leitura para descobrir tudo sobre Siena, Itália: como chegar, onde ficar, o que fazer, os principais pontos turísticos, além das melhores dicas sobre quando visitar e como aproveitar ao máximo essa cidade inesquecível da Toscana!

siena italia praça
Se tem uma coisa que não vai faltar para você em Siena, é bater perna. Dá para conhecer a cidade inteira a pé.

O que fazer em Siena, Itália em 2026

Para quem está planejando um roteiro Itália e já quer saber o que fazer em Siena, deixamos abaixo os melhores passeios e atrações da cidade:

Seguro Viagem com desconto
ATRAÇÕES POR QUE VISITAR?
Piazza del Campo O coração de Siena, além de ser um dos cenários medievais mais bonitos da Toscana.
Duomo de Siena Uma das joias góticas mais impressionantes da Itália. A catedral domina a paisagem da cidade.
Palazzo Publico No coração da Piazza del Campo, o Palazzo Publico é um dos grandes símbolos de Siena.
Palio di Siena Corrida de cavalos medieval acontece na Piazza del Campo.
Basílica de São Domênico Preciosidade gótica de tijolos vermelhos, a basílica oferece uma vista magnífica da cidade e do Duomo de Siena.

 

O que fazer em Siena, Itália: melhores passeios

Conhecer Siena, na Itália, é mergulhar em uma viagem na história, chegando até os tempos medievais, quando a cidade era muito rica e próspera. Toda a arquitetura da cidade remonta a essa época e é maravilhoso ver como esse povo cultiva e preserva a própria história.

Sua praça central, chamada de Piazza del Campo, é considerada o coração da cidade e é também onde ocorre o famoso Palio de Siena, uma corrida de cavalos tão tradicional e tão antiga que é impossível determinar quando ela começou ao certo.

Seja pelas imponentes igrejas medievais ou pelo conjunto arquitetônico muito bem preservado, Siena se transformou em um ponto imperdível nos principais roteiros turísticos na região da Toscana.

Sendo assim, agora vamos descrever cada um dos melhores passeios pela cidade!

1. Piazza del Campo

O coração de Siena é a Piazza del Campo, além de ser um dos cenários medievais mais bonitos da Toscana, é nessa praça onde tudo acontece.

Local onde foi fundada a cidade, a praça é cercada por construções históricas com uma belíssima arquitetura medieval, como o Palazzo Publico e a Torre del Mangia. Nos meses de julho e agosto, é de lá que sai o tradicional Palio de Siena, famosa corrida de cavalos que agita a cidade nos dias 2 de julho e 16 de agosto.

Além de tudo, este é o lugar perfeito para provar a culinária local, curtir um café ou explorar as famosas ruelas medievais.

siena Italia
A Piazza del Campo vista do alto

Vale saber também que, maioria dos tours em Siena saem da Piazza del Campo, ela é o verdadeiro ponto de encontro da cidade.

2. Catedral de Siena (Duomo di Siena)

A Catedral de Siena ou Duomo de Siena, é dedicada à Nossa Senhora da Assunção. Construída no Século XIII, com fachada de mármores branco, verde e vermelho é uma das joias góticas mais impressionantes da Itália. A catedral repleta de esculturas e detalhes domina a paisagem da cidade.

siena itália duomo
Um dos pontos turísticos de Siena é o Duomo da cidade

Seu interior é deslumbrante, com piso de mármores ricamente decorado considerado um dos mais belos do mundo. Afrescos incríveis e obras de mestres como Donatello, Michelangelo e Bernini proporcionam uma verdadeira imersão na arte renascentista italiana.

A Catedral de Siena é sem dúvida um dos pontos altos dos atrativos da cidade, Espiritualidade, fé e história se reúnem aqui.

Nossa dica para maior aproveitamento do seu passeio, é fazer um tour guiado em Siena que inclui a Catedral. Caso prefira, você também pode garantir somente o ingresso para a Catedral

ingresso para a Catedral aqui neste link.

siena itália maria madalena
Essa é a famosa escultura de Bernini, Maria Magdalena.

3. Palazzo Pubblico

Situado no coração da Piazza del Campo, o Palazzo Publico é um dos grandes símbolos de Siena. Esse prédio do século XIII abriga atualmente a Prefeitura de Siena e o Museo Civico. Sua fachada gótica com tijolos vermelhos se mistura às demais construções da praça.

Seu interior é ricamente decorado com belos afrescos, pinturas e documentos históricos da época do Renascimento e do Barroco.

Não deixe de subir na Torre del Mangia, anexa ao palácio, para admirar uma vista inesquecível das colinas da Toscana e da cidade de Siena.

siena itália palazzo
Esse é o conhecido Palazzo Pubblico, ou seja, onde fica a Prefeitura de Siena.

4. Pálio de Siena

O lendário Palio di Siena é uma das tradições mais emocionantes e antigas da Itália! É a corrida de cavalos medieval que acontece na Piazza del Campo, a principal praça da cidade, que é transformada em uma verdadeira arena.

Mais do que um evento esportivo, o Palio é uma festa da alma de Siena, com desfiles, bandeiras coloridas, trajes medievais e muita celebração pelas ruas. É uma experiência única, animadíssima e inesquecível, daquelas que fazem você sentir a verdadeira essência da Toscana medieval.

Representando os diferentes bairros históricos de Siena, os cavaleiros disputam com paixão e muita rivalidade o cobiçado estandarte, o Palio. A corrida é curtíssima, com apenas três voltas ao redor da praça, mas a emoção é intensa do início ao fim, e o cavalo que cruza primeiro a linha de chegada leva o prêmio (mesmo que o cavaleiro caia no caminho!).

Espero que você tenha a sorte de estar em Siena nos dias 2 de julho ou 16 de agosto, quando a cidade inteira vibra com a lendária competição.

#DicaDaNanda: Mesmo que suas datas não coincidam com a corrida, você pode fazer um tour guiado que passa pelos lugares onde o evento acontece e ainda conta toda sua história!

Clique aqui para reservar sua experiência

5. Basílica de São Domênico

Essa imponente igreja gótica construída em tijolos vermelhos domina a paisagem de Siena desde o século XIII. Seu interior surpreende por ser bem diferente das igrejas góticas comuns, pois não há corredores laterais, dando um ar de amplitude magnífico. Em seu interior também é possível encontrar diversas obras da época do Renascimento e do Barroco, além de preciosas relíquias de Santa Catarina.

Além de sua importância religiosa, a basílica também oferece uma vista magnífica da cidade e do Duomo de Siena.

É sem dúvida um lugar marcante até para quem não é religioso.

Siena itália
A diferente e imponente Basílica de San Domenico em Siena

Bate volta de Siena: o que fazer nos arredores

Siena está em uma das regiões mais encantadoras da Toscana, cercada por cidades cheias de charme e história. É o ponto de partida perfeito para fazer os famosos passeios de um dia, os clássicos bate e volta!

Como as distâncias na Toscana são curtas, dá para explorar os arredores facilmente de carro, trem ou até em tours organizados, voltando para Siena no fim do dia. Se você tiver alguns dias a mais por lá, vale muito a pena incluir essas escapadinhas no roteiro.

Aqui vão três cidades que visitamos e simplesmente nos encantaram:

6. San Gimignano

No caminho entre Florença e Siena, está San Gimignano, uma das cidades medievais mais bem preservadas, considerada, inclusive, patrimônio da humanidade pela UNESCO! É uma das cidades da Toscana que mais recebe visitantes o ano todo, e dá pra entender o porquê assim que você chega lá.

A cidade já foi um castelo e já teve mais de 72 torres! Consegue imaginar o quanto de história esse pedacinho de terra carrega? Além disso, para os amantes de sorvete italiano, é em San Gimignano que fica a sorveteria que ganhou o título da melhor do mundo!

A nossa principal sugestão é o tour por San Gimignano até Montalcino, onde você poderá degustar famoso vinho Brunello! É imperdível mesmo, principalmente porque você não vai precisar se preocupar com estrada, direção, GPS, etc.

Clique aqui para reservar sua experiência

onde ficar em Florença arredores
A belíssima San Gimignano patrimonio da UNESCO

7. Lucca

Cidade super acolhedora, Lucca é toda murada, com igrejas, construções históricas e muito charme. A dica é passear sem rumo pelas ruelas, observar os detalhes das janelas, parar em alguma praça para tomar um café ou, claro, um sorvete.

Como a cidade é bem pequenininha, um tour em uma manhã ou tarde já é o suficiente. Dá para passear bastante pelas ruelas que tem um ar medieval e muitas lojinhas legais!

Você pode até combinar duas cidades em um mesmo tour guiado Pisa e Lucca.

Clique aqui para reservar sua experiência

o que fazer na toscana visitar lucca
Passeando em Lucca! – Foto: @nandahudson

8. Pisa

Bem pertinho de Lucca, está Pisa, cidade muito famosa por causa da Torre de Pisa – um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e que, certamente, não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer nos arredores de Siena.

Essa é a grande atração da cidade, então recomendo ir direto na torre, usar a criatividade na hora de tirar fotos (você vai ver toooodo mundo fazendo poses engraçadas!) e, se quiser, há também a possibilidade de subir na torre! Clique aqui para comprar seu ingresso antecipado e evitar filas.

Caso você prefira visitar Pisa em um tour, poderá checar se o ingresso na torre já está incluído.

Clique aqui para reservar sua experiência

o que fazer na Toscana Torre de Pisa
Brincando com a Torre de Pisa! – Foto: @nandahudson

Roteiro Siena: sugestão para 1, 2 ou 3 dias

Temos sugestões de roteiro nessa cidade incrível até para quem quer saber o que fazer em Siena em 1 dia. Os principais pontos turísticos de Siena estão incluídos.

A cidade é tão bonita que apenas um dia não seria suficiente para admirar toda sua beleza, mas às vezes não temos todo o tempo que gostaríamos, então com organização é possível conhecer os pontos mais importantes de cidade.

Agora, quem dispõe de mais alguns dias, pode apreciar a cidade com calma, caminhar pelas ruelas medievais, apreciar as lojinhas, restaurantes e a culinária local. Com 3 dias, por exemplo, é possível incluir no roteiro algum bate volta até cidades nos arredores, como San Gimignano, Lucca, Montalcino e Pisa.

DIAS ROTEIRO
Roteiro 1 dia tour a pé que visita os principais pontos: a Piazza del Campo, o Palazzo Publicco, a Basílica de San Domenico e o Duomo
Roteiro 2 dias
  • dia 1: tour a pé que visita os principais pontos: a Piazza del Campo, o Palazzo Publicco, a Basílica de San Domenico e o Duomo 
  • dia 2: suba a Torre de Mangia para apreciar Siena do alto + explore as ruelas medievais de Siena e seus restaurantes.
Roteiro 3 dias
siena itália cidade
Olha que cenário mais de filme! Siena é de encantar os olhos de qualquer turista.

Onde ficar em Siena

Quem quer saber onde ficar em Siena, precisa saber que lá existem diversas opções de hospedagem. Selecionamos cinco acomodações super bem recomendadas e com ótima classificação no Booking. São opções para todo tipo de orçamento.

Hotel Nota Valor
Hotel Minerva 8.1 $$$
Villa Ermelina 8.9 $$$$
Hotel Athena 8.9 $$$$$
Villa Elda Boutique Hotel 8.1 $$
B&B San Francesco 9.1 $$

Dicas de viagem Siena, Itália

Ao planejar uma viagem, seja qual for o seu destino, quanto mais dicas melhor! Sendo assim selecionamos informações importantes para o planejamento de sua viagem para Siena, Itália.

Como chegar em Siena, Itália

Siena fica na região da Toscana e se você lembrar que a Itália tem o formato de uma bota, a região fica do meio para cima dessa bota, próxima a Florença.

Mesmo sendo um destino de muitos turistas ao longo do ano, Siena não possui aeroporto, o que pode acabar dificultando um pouco sua chegada na cidade, mas nada que seja caótico, pois sabemos que na Europa as estradas possuem ótima qualidade.

Os aeroportos mais próximos ficam em Pisa, distante cerca de 140km de Siena, ou em Florença, cerca de 85km de distância. Depois de chegar em uma dessas cidades, você pode pegar um ônibus, alugar um carro ou fazer um tour para chegar até Siena. Mas fique tranquilo que nós vamos te ensinar direitinho como chegar em Siena saindo de dois lugares centrais: Florença e Roma.

Como chegar em Siena saindo de Roma

Roma é a capital da Itália e fica a cerca de 250km de Siena pelo trajeto mais rápido. Se seu voo saiu do Brasil e pousou no aeroporto internacional de Roma, é possível chegar em Siena de algumas formas.

  • Carro: A primeira opção é alugar um carro online, com antecedência, pelo site da RentCars, que faz um comparativo das melhores locadoras da região. Chegando no aeroporto, é só você retirar o seu carro e curtir a viagem! Tem duas opções: beirando o litoral ou pelo interior no país, mas pelo litoral a viagem fica 30 minutos mais longa, chegando ao seu destino em cerca de 3 horas.
  • Trem: Outra opção é ir de trem. Você já sai do aeroporto de Roma de trem e faz algumas baldeações até chegar em Siena. No site da Trenitalia você consegue consultar horários e valores, mas o que eu posso te adiantar é que a viagem de trem é um pouco mais longa, levando entre 3h30 até 4h20 por conta das trocas de trem, mas acaba sendo mais confortável, pois você não precisa se preocupar em dirigir. Os preços também variam de acordo com a linha que você pega, entre 18 e 60 euros aproximadamente.
siena itália
Campo verdinho que encontramos pelas estradas da Toscana – Foto: @nandahudson

Como chegar em Siena saindo de Florença

De Florença para Siena, é bem mais fácil de chegar, até porque as cidades estão a 80km de distância.

  • Carro: Você pode alugar um carro em Florença e dirigir por cerca 1 hora e 10 minutos pelo trajeto mais rápido, ou pegar um ônibus ou trem. Os horários de ambos são regulares e levam cerca de 1 hora e 20 minutos até seu destino final em Siena (Itália).
  • Trem ou ônibus: Você pode checar horários e preços dos trens e ônibus pelo site da Trenitalia e da Busitalia. Mas fique tranquilo, porque como os horários são constantes, não é preciso comprar com antecedência. Os trens partem a cada meia hora e custam cerca de 10 euros. Vale a pena ir de trem ou ônibus, tendo em vista que Siena é uma cidade pequena, então tudo pode ser feito a pé. E uma observação importante é que somente carros autorizados podem estacionar no centro da cidade, então se você optar por ir de carro, certifique-se de que seu hotel possui garagem, para você não precisar estacionar fora.
  • Tours: Existem vários tours saindo de Florença e que te levam para conhecer os pontos turísticos mais importantes dessa bela cidade. No site da Civitatis você consegue reservar um passeio de 1 dia saindo de Florença para conhecer as principais cidades da Toscana, incluindo Siena. Além de Siena você conhecerá outras joias da Toscana e ainda poderá desfrutar de uma deliciosa degustação de produtos típicos e saborear o famoso vinho da região.

A grande vantagem de contratar um tour como esse é que você não tem nenhum tipo de preocupação e ainda possui o acompanhamento de um guia que vai te explicar todos os detalhes dos pontos turísticos.

Clique aqui para reservar sua experiência

siena itália trem
Ir de trem para Siena pode ser uma grande surpresa, já que você pode ir apreciando a paisagem. Vale a pena a experiência!

Clique aqui e reserve seu carro com antecedência  para garantir o melhor preço!

Como se locomover em Siena, Itália

Siena é uma cidade pequena, seu centro histórico é bem compacto com ruas estreitas e além disso é fechado ao trânsito. Na verdade somente carros autorizados podem circular ou estacionar no centro de Siena. Além disso, a maior parte das atrações, como a Piazza del Campo, o Duomo de Siena eo Pallazzo Publico fica bem próxima uma da outra.

Portanto, sem dúvida nenhuma a melhor maneira de se locomover em Siena é a pé, através de caminhadas agradáveis pelas ruas medievais da cidade para visitar as atrações do lugar.

Melhor época para conhecer Siena, Itália

Assim como em boa parte da Europa, Siena possui as estações do ano bem definidas com invernos bem frios e verões bem quentes. Já a época das chuvas acontece entre o final do outono e o início do inverno, então se você for visitar Siena nessa época, já prepare a capa e o guarda-chuva.


Mas sem dúvidas a melhor estação para conhecer Siena na Itália é na primavera, principalmente a partir de abril, pois nessa época do ano as temperaturas são mais amenas, entre 23Co e chove bem pouco. Outra vantagem desse período é que os dias são mais longos e você acaba aproveitando mais o seu passeio.

  • Siena no verão: Não pense que porque você está na Europa as temperaturas serão sempre amenas. O verão em Siena traz temperaturas na casa dos 30Co e a amplitude térmica é grande:  à noite as temperaturas podem chegar perto dos 15Co. Se você estiver planejando ir para Siena nessa época tenha roupas frescas para usar durante o dia e não deixe de levar um casaco mais leve caso saia à noite.
  • Siena no inverno: Prepare os casacos de frio! Em Siena (Itália) as temperaturas podem ficar perto dos 0Co, chegando ao máximo de 9Co. É frio mesmo e para não passar perrengues durante a sua viagem, é bom estar bem preparado!

Quantos dias ficar em Siena

Chegando em Siena, já nos apaixonamos pelo lugar e a vontade é de ficar lá para o resto da vida de tão incrível que é a cidade. Mas, como não é possível passar o resto da vida em Siena, o ideal é separar pelo menos 2 dias para conhecer todos os pontos turísticos e aproveitar essa região da Toscana.

Com dois dias você será capaz de visitar a cidade e conhecer sua história com tranquilidade. Em Siena não faltam hotéis para se hospedar, e nesse post você vai ler dicas de estadia e opções bem legais para relaxar depois de um dia de muita caminhada.

siena itália prédios
Conheça a belíssima arquitetura de Siena.

Seguro viagem para Siena

O seguro viagem para Itália é obrigatório. Isso significa que sem ele, infelizmente, você não conseguirá passar pela imigração italiana. Mesmo que não fosse obrigatório, o governo brasileiro também recomenda que brasileiros estejam amparados por um seguro viagem quando viajam para o exterior. Essa é a melhor maneira de garantir um atendimento rápido e de qualidade em qualquer imprevisto que venha a acontecer.

Dito isso, nossa dica é pesquisar o melhor seguro para sua viagem nessa ferramenta de comparação de seguros, é o que sempre fazemos em nossas viagens. A boa surpresa é que utilizando o cupom de desconto AVENTURAS15, você garante 15% de desconto no seu seguro viagem Itália.

Chip de internet para usar na Itália

Por mais que muitos lugares ofereçam wi-fi gratuito, não dá para viajar sem comprar um chip de viagem internacional para usar em qualquer lugar na Europa. Utilizei o eSIM da SIM Local que funcionou perfeitamente comigo.

O melhor de tudo, é que utilizando o cupom de desconto AVENTURAS15 na hora da compra do seu eSIM, você garante 15% de desconto!

Caso você queira mais informações, dá uma olhadinha na nossa publicação sobre o assunto: Chip de Internet Itália: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?


Pronto para conhecer Siena?

Siena (Itália) é incrível e com certeza você vai se apaixonar por sua história e seus pontos turísticos. Gostou das nossas dicas? Não deixe de acompanhar o Mala de Aventuras para descobrir muitos outros roteiros ao redor do mundo. Depois conte como foi a sua experiência por lá, nós amamos saber das suas histórias. Boa viagem!


Outros posts que podem te interessar:

O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro

O que fazer em Florença: 11 melhores passeios + GUIA da cidade

Roadtrip na Toscana: vale alugar um carro?

Onde ficar em Florença: Centro Histórico, Santa Croce ou Lungarno?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Nanda Hudson
Nanda Hudson

Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima